10 razões para ter o segundo filho | Macetes de Mãe

10 razões para ter o segundo filho


20 de novembro de 2015

Para muitos pais, bate aquela dúvida: ter ou não ter o segundo filho.

Eles estão felizes, realizados e sentem-se completos com o único filho que tem, sentem medo de começar tudo de novo e, acabam achando que será trabalho em dobro.

Pois bem, eu me aventurei na experiência do segundo filho e, por isso, resolvi fazer um post com uma listinha de 10 motivos para as famílias não pararem apenas no primeiro. Confira!

irmaos1

  1. Você já sabe o que esperar: Como essa é a sua segunda experiência, você já sabe como as coisas são, não se desespera mais tão facilmente e já sabe lidar com os desafios. Isso torna tudo mais fácil.
  2. Não é trabalho em dobro: Ter dois filhos não é ter trabalho em dobro. O segundo filho, na verdade, dá bem menos trabalho que o primeiro deu, isso porque, você já tem experiência, já sabe como agir, já pegou o jeito da coisa.
  3. Eles se farão companhia: Eles brincarão juntos e te darão folga muitas vezes. Quando você viajar e tiver que deixá-los com alguém, seu coração ficará menos apertado, pois um tem ao outro.
  4. Você aproveitará boa parte do enxoval: Sabe aquelas peças do enxoval do primeiro que quase não foram usadas? Pois bem, elas poderão ser aproveitadas com o segundo. E assim, você vai sentir que não jogou dinheiro fora com aquele enxoval lindo e caríssimo que quase não saiu da gaveta.
  5. Você gastará menos do que com o primeiro filho: Ter dois filhos também não é gastos em dobro. Normalmente, você economiza mais com o segundo filho. O enxoval é aproveitado, escolas e demais atividades costumam dar desconto para o segundo filho e você já aprendeu no que vale a pena investir e o que é dinheiro jogado fora, então, não irá fazer nenhuma loucura.
  6. Eles aprenderão a socializar e a dividir: Ter um irmão é aprender a disputar espaço, atenção, tempo e um tanto de outras coisas. Assim, uma ajuda o outro a crescer, a amadurecer, a interagir e se desenvolver.
  7. Sua casa ficará mais divertida: Duas crianças podem não ser trabalho em dobro, mas com certeza são diversão em dobro. A casa fica mais alegre com dois filhos, mais agitada e cheia de cores.
  8. Você terá ainda mais amor para dar: Muitos pais tem medo de não amar o segundo filho como amam o primeiro, mas a verdade é que o amor multiplica com a chegada de um novo bebê.
  9. Você aprenderá mais: Filhos são diferentes e, assim, cada um deles ensina coisas diferentes aos pais. O segundo filho irá apresentar um mundo completamente novo e essa nova experiência irá ensinar muitas coisas.
  10. Eles terão um amigo para toda a vida: O melhor presente que você pode dar para um filho é um irmão. Com ele, ele terá um amigo para toda a vida.

Confira como foi a chegada do segundo filho por aqui:

Confira também dicas para essa experiência: