15 Coisas que não se fala ou pergunta para uma mãe que amamenta

15 Coisas que não se fala ou pergunta para uma mãe que amamenta


11 de Maio de 2015

Parece que é só um bebê nascer para todo mundo ter algo a dizer, ter um pitado a dar. E na fase da amamentação então, a coisa fica mais complicada ainda. Sempre tem aquela parente, amiga, conhecida ou até desconhecida da rua que vai olhar para você, vai olhar para o seu bebê e vai soltar uma pérola. Tem mães que são mais desencanadas, ou então mais preparadas, e aí a besteira entra por um ouvido e sai pelo outro, mas tem outras que já encucam com aquilo, ficam pensando a respeito, criam mil teorias, sofrem e podem até ter um problema na amamentação por conta disso.

15 coisas que nao se fala para quem amamenta
Photo Credit: Matteo Bagnoli via Compfight cc

E foi por isso, porque tem gente que leva a sério e sofre com as bobagens que escuta, que fiz esse post. Nele, você encontra uma listinha das coisas que não se deve falar para alguém que está amamentando. Afinal, nem todo mundo tem bom senso ou sensatez.

1.Será que seu bebê não está com fome? Pode ter pergunta mais infame que essa? É claro que a mãe vai ficar cheia de grilos e achando que realmente não tem leite suficiente.

2. Seu leite é fraco, por isso ele não cresce. Santa ignorância. Tem gente que ainda acha que existe leite fraco. Isso é mito. O que há é o primeiro e o segundo leites. O primeiro é mais aquoso, pois é formado principalmente por água e serve para hidratar o bebê. O segundo é mais grosso e é o que faz o bebê ganhar peso.

3. Será que ele está mamando o suficiente? É só perguntar isso para a mãe começar a se fazer essa pergunta também. Melhor não falar nada, né? Se o bebê está ganhando peso e crescendo, ele está mamando o suficiente. Não é a vizinha, prima, amiga que vai saber o quanto ele tem que mamar.

4. Seu peito é pequeno, será que tem leite? Só para esclarecer: peito não é estoque, é fábrica. 80% do leite que o bebê mama é produzido na hora. Tem muita mãe com peito minúsculo e com bebê que é um verdadeiro bezerrinho.

5. Quando eu amamentava, meu leite jorrava. O seu não? Good for you, como dizem os americanos! Se o  seu leite jorrava, ótimo. O meu não jorra, mas alimenta (não seria uma ótima resposta? ahahah!).

6. Será que seu bebê está largando o peito? Tem bebês que fazem isso. Ah, claro, está largando sim. Ele prefere comer picanha. Não sei por que o bebê poderá largar o peito se ele não conhece outra opção para se alimentar (ok, há casos em que isso pode acontecer, mas é bastante raro, então não há necessidade de se fazer esse tipo de comentário e colocar caraminholas na cabeça da mãe).

7. Amamentar em livre demanda vai deixá-la presa. Esqueça isso. Quem vai ficar presa? Eu ou você? Só para ter certeza.

8. Será que não está na hora de você dar mamadeira? Sempre tem uma parente dando essa dica, né? Será que não está na hora dela cuidar da vida dela?

9. Você não tem leite porque não se cuida, não dorme e não se alimenta bem. Ok. Aconselhar a mãe a se cuidar é ótimo, mas veja como falar isso. Se falar em tom de acusação, a mãe que já está arrasada por achar que está com pouco leite vai se acabar de fez.

10. Seu bebê é tão magrinho, né? Será que está se alimentando bem. Tem bebês que são gordinhos, outro são magrinhos. Se estiver crescendo, ganhando peso e dentro da curva de crescimento não há problema nenhum com isso.

11. Você vai amamentar aqui? Com todo mundo vendo? Não, vou ali me enfiar naquele banheiro pegajoso e fedorento para amamentar. Eu amamento onde me sentir confortável (não dá vontade de responder isso?).

12. Por que não se cobre para amamentar? A mãe se cobre para amamentar se ela preferir amamentar dessa forma. Se não, ela tem o direito de amamentar sem usar paninho nenhum por cima. Afinal, o corpo é dela, o bebê é dela e amamentar não tem nada de sexual.

13. Você ainda dá de mamar à noite?  Mas nessa idade ele não precisa mais. Vamos deixar o bebê decidir isso? Ok?

14. Você ainda amamenta? Mas nessa idade ele não precisa mais. Aqui também, quem decide se mama ou não mama mais é o bebê e a mãe.

15. Você sabia que ele não mama, né? Só faz seu peito de chupeta. E aí, o peito é de quem?

Veja também: Ingurgitamento mamário