Benefícios de conversar, ler e cantar para seu bebê durante a gravidez

Lá pelo quinto mês de gravidez os bebês já escutam o que se passa no mundo exterior, e é esse o período em que começam todos aqueles conselhos das mamães mais experientes:  você tem que conversar com o seu filhote, tem que ler para ele, deve cantar canções, alegres e de ninar e, ainda, tem que colocá-lo para ouvir música.

Diversos estudos comprovam que isso colabora no desenvolvimento e aprendizado da criança e ajudam o bebê a se acalmar depois que ele estiver aqui do ladinho de fora, já que ele reconhece a voz da mãe e os ritmos que ouviu enquanto estava em sua barriga.

Bom, como não quis pecar por omissão, aos poucos fui fazendo todas essas coisas. No início é meio estranho, não sabemos muito bem por onde começar, mas na tentativa e erro consegui encaixar tudo direitinho na minha rotina sem sentir que estava fazendo algo estranho.

Conversar: comecei conversando com o meu filho. Escolhia (claro!) momentos em que estava sozinha e vi que a hora do banho era a melhor opção. Aos poucos fui levando isso para outros momentos do dia. Narrar o que você está fazendo é uma boa forma de começar. Outra é conversar com ele e dizer o quanto está feliz com a sua chegada.

Ler: fiz questão absoluta que um livro fosse o meu primeiro presente para o Léo. Ele ganhou no Natal do ano passado e já está aproveitando horrores. À noite, leio algumas historinhas e assim já vou introduzindo-o no universo da leitura, que eu tanto amo. Qualquer livro de historinha infantil serve, mas eu estou usando o “365 Histórias para Sonhar”, justamente pq traz histórias curtas e eu consigo escolher quantas irei ler por noite.

Cantar: devo confessar que isso foi mais difícil para mim. Primeiro porque sou uma péssima cantora e, depois, porque eu simplesmente não conseguia lembrar de nenhuma canção infantil. Aí recorri às amigas e à querida e fiel internet. Acabei escolhendo como meu repertório algumas canções da minha infância: Meu Pintinho Amarelinho, Marcha Soldado, Brilha Brilha Estrelinha, Se Essa Rua Fosse Minha (adoro!) e Ursinho Pimpão (ai que saudosismo!). Se você quer cantar uma canção específica mas não se lembra da letra, acesse o Youtube ou o site http://letras.terra.com.br/, com certeza eles irão refrescar a sua memória.

Ouvir música: todo mundo indica ouvir música clássica para acalmar o bebê, principalmente Mozart, o problema é que eu fiz isso, mas que saiu irritada da experiêcia fui eu. Simplesmente não consigo ouvir música clássica por muito tempo. Aí resolvi experimentar Enya, que também é super relax, e a série MPBaby, que estou adorando. Da série MPBaby comprei dois CDs, um com músicas do U2 e outro do Elvis, mas tem uma infinidade de opções: bossa nova (ouvi algumas músicas e são ótimas), canções de roda, Pink Floyd, Beatles e por aí afora. Veja todas em: http://www.mpbaby.com.br/. Outra ótima opção são as músicas interpretadas pelo grupo Palavra Cantada. Estou ouvindo e adorando. Uma graça!

Sons: se a idéia é o bebê já ir se acostumando com sons enquanto está dentro da nossa barriga para depois identificá-los quando estiver aqui fora, sugiro que você toque também alguns sons que costumam acalmar você. Como já comentei em outro post, baixei um aplicativo para Ipod e Ipad (Relax Melodies – for free) que reproduz diversos sons da natureza e coloco para tocar todas as noites antes de dormir. Se vai acalmar o Léo depois não tenho certeza, mas comigo está funcionando direitinho. Link para download: http://itunes.apple.com/br/app/relax-melodies-hd-white-noise/id367506176?mt=8

DICA PESSOAL: a dica para você fazer conseguir fazer tudo isso (ou pelo menos algumas dessas atividades) é incluí-las na sua rotina. Escolha alguns momentos do dia que são mais práticos e agradáveis para você e mãos à obra! Se isso fizer parte da sua rotina, você não irá esquecer e nem ficará com preguiça. Garanto! Eu, por exemplo, organizei essas atividades da seguinte forma:
· Momento do banho: converso e canto
· Quando estou andando de carro ou fazendo algo no computador: canto e ouço os CDs MPBaby
· Antes de dormir: leio e escuto sons de chuva do App Relax Melodies

Estabeleça a sua rotina diária e você irá perceber quão simples e prazerosos esses momentos podem se tornar.

ONDE ENCONTRAR:
365 Histórias para Sonhar: todas as principais livrarias e alguns sebos (cheque antes ligando)

MPBaby: lojas Alô Bebê e livrarias. Vi que tem alguns sites que disponibilizam para download, mas não cheguei a tentar baixar nenhum ainda.

PARA SABER MAIS SOBRE ESSE TEMA:

 

6 comentários

  1. Jessica

    Eu adoro ler e cantar, e tento fazer isso varias vezes ao dia pra minha Princesinha que cresce em minha barriga…! Ameeei o post..! Gostaria que meu namorado tbm conversasse com ela, mais ele diz que se sente meio louco falando com minha barriga .. :/ Mais tudo bem, eu converso com ela até na rua, mesmo parecendo meio louquinha… hehehe

  2. cleide

    me mande mais coisas, sou mãe de gêmeos um casalzinho de 04 meses

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Cleide!
      Seu e-mail foi cadastrado para receber mais informações :)
      Bjs

  3. Thalita

    Oi Shirley, tudo bem?
    Adorei esse post! Gosto muito de música, e acho importante introduzir o bebê nesse universo musical dentro da barriga mesmo. A sua dica do pessoal da MPBaby foi ótima. No mesmo dia que li o post já fui pesquisar, e eu e meu marido adoramos, inclusive já compramos alguns cds que comecei a ouvir.
    Beijo!

    1. By Shirley Hilgert

      Thalita, que bom que você gostou da dica. Fico feliz!
      Sempre que puder, dê uma passadinha por aqui. Estou sempre postando novidades.
      Bjs

  4. LIVIA SCANNAVINO

    ADMIRÁVEL SUA ABERTURA PARA APRENDER E MAIS AINDA A SUA GENEROSIDADE O USAR SEU TEMPO ESCREVENDO PARA COMPARTILHAR SUAS DESCOBERTAS…..SORTE DO MEU NETINHO NASCER NUM LAR COM A MÃE E O PAI QUE TEM….BEIJOS

Comentários fechado.