Como lavar as roupinhas de bebê que está para chegar

Até chegar aí pelo sexto, sétimo mês de gravidez eu nunca havia pensado sobre o assunto “como lavar as roupinhas novas de um bebê que está para chegar”. Achava que fosse simplesmente tirar as etiquetas, jogar na máquina de lavar, depois na de secar e guardar em gavetas. Mas aí, papo vai e papo vem, descobri que não é bem assim. A pele do bebê é sensível e é importante tomar alguns cuidados para evitar alergias ou irritações.Recorri à minha amiga conselheira (já falei sobre ela aqui antes) para descobrir todos os macetes de como cuidar da parafernália do novo integrante da família. E agora que já dei conta da tarefa, depois de algumas semanas de lava, seca, organiza e guarda, passo adiante o que descobri.
Quando devo começar:

Um bom momento para começar a lavar as roupinhas do bebê  é aí pelo sétimo mês de gravidez. É importante começar pelas roupas de recém nascido, pois aí você já pode ir organizando a malinha da maternidade.

O que devo lavar:

Tudo deve ser lavado: roupas, luvas, meias, gorros, toalhas, lençóis, fraldas, sacos, ou seja, tudo que tiver contato com a pele do bebê, isso porque os tecidos podem estar com poeira, ácaros e fungos e afetar a saúde do recém nascido

O que preciso  ter em casa antes de iniciar o processo:

·      Uma bacia média (para lavar)
·      Sabão indicado para lavagem de roupas de bebê (para lavar)
·      Dois baldes (para enxaguar)
·      Quatro toalhas de banho (para secar)
·      Um cesto de roupas  (para colocar as roupas secas antes de passá-las)
 
Dica:
É importante as bacias, baldes e o cesto de roupa sejam exclusivo de uso para as coisas do bebê. Não os utilize para lavar outras roupas ou coisas da casa. Uma dica é comprar todos da mesma cor e de uma cor diferente da que você já usa na sua casa, para não confundir. Ou, ainda, comprar na mesma cor da decoração do quartinho do bebê, para não ficar dúvidas, afinal, cabeça de grávida nem sempre funciona muito bem.
 
Como lavar:
Alguns especialistas dizem que está liberado o uso de máquina de lavar e secar, mas eu segui o conselho da grande maioria, lavei tudo à mão e sequei no bom e velho varal (mãe de primeira viagem não quer arriscar nunca e sempre pode ficar algum resquício de produto químico de outras lavagens dentro da máquina). Aí, depois que o bebê tiver alguns meses, dá para partir para as máquinas sem problemas nenhum, afinal, ninguém merece voltar ao tempo das nossas avós e abrir mão para sempre da praticidade desses maravilhosos eletrodomésticos.
PS: POST ATUALIZADO – atualmente, acho desnecessário lavar a mão e secar no varal. Acho seguro lavar e secar na máquina, desde que se tomando alguns cuidados, como dar um ciclo de lavagem da máquina sem nenhuma roupa dentro (para limpá-la) antes de colocar as roupas do bebê para lavar. (veja mais neste post)
 
Passos:
1.    Deixar as roupinhas de molho por 10 a 15 minutos em uma bacia com o sabão líquido ou sabão em pó diluído (conforme instrução na embalagem);
 
2.    Esfregar delicadamente só para soltar o pó que pode ter se fixado às fibras (afinal, nada está realmente sujo);
 
3.    Utilizar balde e água corrente (em abundância) para enxaguar. Não pode ficar nenhum resquício de produto nas peças, pois esse é um dos principais causadores de alergias;
 
4.    Secar as roupas em varal, de preferência em local com bastante ventilação;
 
5.    Assim que estiverem secas, tirar as roupas do varal e guardá-las no cesto de roupas do bebê para não misturar com outras peças lavadas (que estão com produtos químicos mais fortes) até que elas sejam passadas;
 
6.    Passar em temperatura média/alta, de preferência do lado avesso.
 
7.    Logo depois de passadas, guardar as roupinhas em sacos plásticos, para evitar que voltem a pegar pó até a chegada do baby (em breve publicarei novo post com dicas de como guardar/organizar as roupinhas recém lavadas).
 
Mais dicas:
Não utilize alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.
 
Como as peças serão lavadas à mão, e por serem delicadas não dará para torcê-las com força, para tirar o excesso de água basta enrolá-las em toalhas de banho e aí sim torcer a toalha. É bom deixar umas quatro toalhas de banho destinadas a esse fim enquanto durar o processo de lavagem. Nesse período, lave e seque as toalhas em máquina, mas não use sabão nem amaciante (afinal, elas estão limpas, apenas úmidas);
 
Se a roupinha lavada ficou com um cheiro muito forte de sabão, talvez seja necessário lavá-la de novo, pois pode ter ficado excesso de produto na peça.

 

SAIBA MAIS:

43 comentários

  1. Anonymous

    Adorei os macetes para lavar as roupinhas, também sou estreante no universo da maternidade e estava precisando dessa ajudinha…

    1. Shirley Hilgert

      Olá! Que bom que você gostou dessa dica. Continue acompanhando o blog, sempre tem novidades por aqui. Beijos!

  2. Anonymous

    Adorei também as dicas, mas nao entendi pra que as 4 toalhas de banho? Beijos

    1. By Shirley Hilgert

      Para enrolar as roupinhas e tirar o excesso de água. Aí seca mais rápido. :-)
      Claro, também dá para colocar na secadora. Eu, hoje em dia (na verdade, já há um bom tempo), uso máquina de lavar e de secar com as coisas do Léo. Super tranquilo. Só continuo usando sabão em pó especial para roupa de bebês, não misturando com o resto das roupas da casa e não usando amaciante.
      Bjs

  3. Anonymous

    Oi Shirley, acompanho seu blog e tem sido super útil. Mas recebi uma informação nova a respeito do sabão de coco líquido, ele tem fragrância, o que não é bom para o bebê, ao menos enquanto for recém nascido. Por isso o ideal é utilizar o sabão em barra que não tem perfume. No mais, vou seguir suas orientações e lavar tudo a mão mesmo, pelo menos na primeira vez, até a maioria das minhas roupinhas foi herdada do priminho e já foram utilizadas.

    Grande abraço e parabéns pelo blog.
    Atte, Simone Costa

  4. Anonymous

    adorei as dicas!!! já que eu estou grávida de 6 meses:} bjsss!!

  5. Anonymous

    Obrigada pelas dicas…. Na minha primeira gestação lavei as roupas do meu pequeno com OMO BABY, mas eu naum achei mais aqui na cidade. Eu jah estou entrando no oitavo mês e ainda naum lavei nada, vou usar o sabão de coco mesmo. Beijos

  6. Manuella Lavinsky

    não entendo o motivo do balde utilizado ter de ser separado apenas para o bebê…se eu passar uma água quente não serve?

  7. Aldo Junior

    Não me parece nem um pouco inteligente preterir a secagem na máquina. No varal as roupas ficam expostas ao ambiente, pó, bactérias, fungos, etc. O ideal é utilizar a máquina, obviamente com uma boa limpeza antes, preferencialmente um ciclo completo com a máquina vazia. Aqui em casa eu e minha esposa preferimos comprar uma máquina nova para lavar e secar as roupas da nossa filha, minimizando qualquer risco.

    1. Lidiane Machado

      Concordo. Essa coisa de lavar à mão e secar em varal me parece mais uma tradição e um ritual do que realmente uma necessidade. Aqui em casa vamos fazer uma boa limpeza nos compartimentos da máquina e no filtro. Depois colocar pra lavar sem as roupas apenas com água quente. Vamos lavar com sabão de coco líquido, agua morna e duplo enxágue. Pronto! Seco na secadora vertical que já sai passado e no ponto de usar! Pra mim, já sai esterelizado! Tudo de bom! 👍🏻

  8. Viviam

    Adorei as dicas do seu blog.
    Aqui em casa a gnt usa a maquina de lavar, q é nova e possui um ciclo especial p roupas de bebê. Vale a pena.

  9. kesia Eglesia

    Muito boa essas dicas, mae de primeira viagem não sabe o que fazer primeiro são muitos detalhes, e os detalhes que considero importante :-) são os que estão relacionados com a saúde dos nossos bebês…

  10. kesia Eglesia

    Muito boa essas dicas, mae de primeira viagem não sabe o que fazer primeiro são muitos detalhes, e os detalhes que considero importante :-) são os que estão relacionados com a saúde dos nossos bebês..

  11. Dione

    Fiquei aliviadíssima com as dicas. Como mão de primeira viagem é sempre bom ouvir conselhos de quem já passou por essa fase. Adorei e fiz muito boa utilização das dicas!!!

  12. Kelly

    Gostei da dica so nao vou comprar bacias separada vou jogar apenas agua quente quando for lavar as ropinhaa. Abracos!!!

  13. adorei as dicas,sou mãe de primeira viagem,e so estou no começo da gravidez.. fico com muitas duvidas.. mais me ajudou bastante essas dicas.. obg bjuxx..

  14. luiza

    Eu adorei, estou gravida de 7 meses e estou com bastante duvidas, tenho muita coisa pra lavar…

  15. Catherine

    Adorei as dicas mas não sei o que aconteceu que me pareceram meio durinhas as roupinhas com o uso do sabão de côco em barra. Tenho que lavar de novo?

    1. Shirley Hilgert

      Acho uma boa ideia lavar novamente e enxaguar BEM. bjs

  16. Mariana

    Acho que certas coisas são um exagero…
    não acho necessário baldes separados. A não ser que alguem na sua casa esteja doente. caso contrário, é bobagem. A sua casa é contaminada com uma microbiota dos que moram la.. você vai pegar seu bebe no colo com as suas roupas.. ou tbm temos que usar roupas especiais?

    Estou lavando tudo com sabão de bebê para evitar alergia e enxaguando e centrifugando na maquina. só nao lavei porque os ciclos são longos, e acaba estragando as roupas que são delicadas.

    1. Ana

      Fofa, como você é grossa.
      Se você mistura as roupas da criança em baldes e bacias, que provavelmente você nao lava só roupas, mas bota tênis, sandálias, calcinhas, cuecas de adultos com certeza nenhuma mãe vai querer botar as roupas do bebê frágil e sem imunidade.
      Se você que está dentro de casa com roupas limpas vai pegar o bebê logico que pode, mas com certeza toda mãe protege a roupa de pessoas que chegaram da rua com uma fralda para que a poeira e bactérias externas não tenham contato com o bebê.
      Se lembre que piolhos, carrapato, pulga, lêndea, ovos de vermes e outras coisinhas mais resistem a lavagem.
      Também se lembre que seu filhote não sabe dizer que a pele dele coça, que o perfume do adulto ta muito forte… Etc.
      Lembre também que várias doenças de fungos passam por roupas… Eh por isso que nem eu nem você usamos calcinhas emprestado de ninguém, mesmo que lavadas.

  17. Vanessa

    Shirley,
    em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Ótimas dicas!
    Estou com uma dúvida e gostaria de ajuda, se possível. É necessário lavar os protetores de berço e outros itens de pano que compõem o quartinho do bebê. O que fez?
    Grata!
    Bjs,
    Vanessa.

    1. Shirley Hilgert

      Eu sugiro lavar tudo sim. É mais seguro. bjs

  18. vilma

    Não pode passar nem o amaciante próprio para bebes

    1. Shirley Hilgert

      Vila, no início, por conta da pele super delicada do bebê, o ideal é não usar. Abs.

  19. Carol

    Shirley, queria agradecer suas dicas, estou na reta final da minha gestação e elas tem ajudado muito…Mas ainda tenho uma dúvida:,como você lavou o protetor de berço. Pergunto isso porque no protetor que comprei não consigo retirar o enchimento. O seu era assim também? E se era, como você fez?
    Obrigada
    Bjos

    1. Shirley Hilgert

      Carol, comprei o meu protetor nos EUA. Ele é um modelo desses fininhos. Aí eu laveu tudo junto na máquina, pois o enchimento também não saia. Bjs

  20. Rodrigo

    Muito obrigado pelas dicas, vai ser de grande valia já esta na hora de começar as lavagens,e papai de primeira viagem sofre rs

  21. Klau Rodrigues

    Adorei seu blog
    estou de 7 meses também sou mãe de primeira viajem, tenho uma dúvida moro em apartamento minha lavanderia é muito pequena não tem muita ventilação, tem algum problema colocar as roupinhas para secar?

    1. Shirley Hilgert

      Klau, nao entendi a sua dúvida. Vc quer saber se tem problema de colocar para secar neste espaço por conta dele não ter muita ventilação? Se secar rápido e não ficar úmido, creio que não. A roupa só não pode ficar úmida ou com cheiro ruim. bjs

  22. Larissa'

    Ameei as dicas estou com oito e meio talvez semana que vem já vou pra maternidade ter minha baby e estava precisando dessa ajudinha pois ainda estou lavando todas as coisinhas que por sinal são muuitas rs obrigada !

  23. jousy

    Adorei a dica, me ajudou bastante.

  24. jacqueline

    Gostei das dicas so achei chato a hora de torcer a rouoa com a toalha de banho

  25. caroline bernardino

    as roupinhas podem ser secadas ao sol ? e pode ser lavadas no tanquinho

    1. Shirley Hilgert

      Sim, sem problemas. bjs

  26. deizieli

    Ainda não tenho bebê, mas me bateu uma curiosidade de como lavar roupinhas e entrei no seu blog…. É sempre bom saber de tudo um pouco..obrigada….Casei recentemente,e se Deus permitir vou ter um ou uma logo logo….bjsss

  27. larissa wanderley

    Olá, obrigada pelas dicas! Uma dúvida, as roupas de bebê não soltam tinta feito as de adulto? Tem alguma dica para testar se a roupa mancha se deixar de molho com outras?

  28. Vanessa

    Eu lavei tudo na máquina com o sabão específico para bebê. Coloquei no ciclo delicado mas como moro em apartamento tive que colocar para centrifugar porque senão não secava.
    Lavava somente as roupas dela, não misturava com outras peças.
    Não tivemos problemas e recomendo para qualquer futura mamãe.

  29. Amanda

    Eu lavei tudo na máquina mesmo e não teve nenhum problema, usei sabão e amaciante especial para roupa de bebê. Não achei necessidade de separar balde, bacia e afins. Quando meu bebezinho tinha uns 2 ou 3 meses minha sogra lavou um body dele com sabão para roupa normal ai ele ficou com um pouca de alergia….

  30. Estefani Karen

    Oi Shirley. Suas dicas sao muito eficaz pra mim… Mas ainda tenho dúvidas sobre o que devo levar na malinha do bebê para maternidade, …

  31. Lucia

    Adorei as dicas obrigado me ajudou muito

  32. jonas carvalho

    Essas dicas são realmente valiosas ,principalmente para mamães de primeira viagem,que ficam perdidas sem aber o que fazer.

    Obrigado pelas dicas.

Deixe seu comentário