Como conseguir gratuitamente a fórmula especial para bebês com APLV

Como já comentei aqui anteriormente, o Léo tem APLV – Alergia à Proteína do Leite de Vaca. Pois bem, hoje fui até o Ambulatório Regional de Especialidades Maria Zélia, na Zona Norte de São Paulo, para retirar as 15 latas mensais às quais ele tem direito (fornecidas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, gratuitamente).
Agora que passei por todo o processo para conseguir o leite, que sinceramente, não é muito complicado, contrariando o que normalmente é a realidade da saúde pública no nosso país, divido com vocês os detalhes, pois tais informações poderão ser úteis para outras mães e pais.
 
Minha sugestão, antes de mais nada, é levar o bebê com suspeita de APLV para uma consulta com um gastropediatra ou num alergologista (no nosso caso levamos no gastro). A pediatra do Léo já havia dado o diagnóstico, mas ter a confirmação de um médico especializado nos deixou mais seguros quanto ao problema. Além disso, gastropediatras ou alergologistas costumam conhecer bem todo o procedimento para a requisição do leite junto à Secretaria de Saúde o que facilita a vida dos pais.
 
No estado de São Paulo, os documentos necessários para a PRIMEIRA SOLICITAÇÃO da fórmula de aminoácidos especial para bebês e crianças com APLV são:
 
– Ficha de avaliação para fornecimento de Fórmulas Infantis Especiais preenchida pelo médico (gastropediatras ou pediatras alergiastas costumam ter essa ficha e saber exatamente como preenche-la, mas se o seu pediatra não a possui, é possível baixar o arquivo através desse link:http://www.saude.sp.gov.br/ses/acoes/assistencia-farmaceutica/protocolo-clinico-da-dispensacao-de-formulas-infantis-para-pacientes-com-alergia-a-proteina-do-leite-de-vaca)
– Relatório Médico justificando necessidade de Fórmulas Infantis Especiais;
– Xerox dos exames do paciente (se houver);
– Receita médica em duas vias, carimbada e assinada;
– Xerox da certidão de nascimento do paciente;
– Xerox do comprovante de residência;
– Xerox do CPF e do RG dos pais (ou Carteira de Habilitação que tenha essas informações impressas);
– Xerox do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS – Sistema único de Saúde) do paciente.
 
IMPORTANTE 1: aqui vai uma dica super valiosa! Com esses documentos é possível fazer a solicitação da fórmula infantil, mas não é possível já retirar as latas de leite na hora, só após 30 dias. Para que o posto libere as latas já na primeira solicitação é NECESSÁRIO que o médico forneça um documento extra informando o caráter de URGÊNCIA da entrega da fórmula. Sem que o médico faça esse atestado (que pode ser escrito em folha de receituário médico mesmo) e sem que contenha as expressões “urgente” ou “em caráter de urgência”, o posto de saúde não irá liberar a fórmula no momento da solicitação. Por sorte, meu médico tinha esse conhecimento e já me forneceu esse documento, o que fez com que eu saísse do posto de saúde com as 15 latinhas para o Léo.
 
Depois de 30 dias da primeira solicitação, o pai e a mãe poderão retirar novamente a fórmula. Dessa vez, não é necessário levar toda a documentação de novo, apenas uma folha que é fornecida pelo posto e uma cópia da receita que foi entregue pela primeira vez (o próprio posto entrega tudo isso grampeado e certinho para nós e passa a orientação toda).
 
IMPORTANTE 2… é legal que um médico experiente no assunto dê o diagnóstico do problema e faça o encaminhanto de toda a documentação pois alguns detalhes chatinhos, que normalmente só eles conhecem, deverão ser observados. Por exemplo, na receita não deve conter o nome do leite em pó (Neocate) mas apenas a descrição “Fórmula de aminoácidos livres”. Além disso, no formulário que o médico preenche tem que ser informado o número específico do médico junto ao SUS, algo que nem todos os médicos possuem. Enfim… detalhes que médicos que estão acostumados com esse tipo de solicitação já sabem de cor e salteado.
 
Abaixo o endereço de onde a fórmula poderá ser retirada na cidade de São Paulo:
 
Ambulatório Regional de Especialidades Maria Zélia da UNIFESP
Rua Jequitinhonha, 360, Belenzinho, São Paulo – SP (Zona Norte. É fácil de chegar, via Marginal Tiete)
Telefone: 3583-1900
 
Dica: chegue no local até 7h30min da manhã, no máximo. Dessa forma, você será atendido mais rápido. Se passar desse horário, você poderá perder horas por lá.
 
OBS.: Cada estado tem um procedimento diferente para liberação de fórmulas infantis especiais. Verifique informações relativas ao seu estado, caso esteja fora de São Paulo.
 
Leia mais a respeito desse tema:

160 comentários

  1. Anonymous

    Oi Shirley, estamos suspeitando que a Julia (minha filha de três meses) tem APLV. Será que vc poderia me indicar o gastro q vc levou seu filho?? Meu email é dudacambraia@gmail.com
    Desde já te agradeço,
    Eduarda.

    1. Edilma Carla

      muito obrigada pelo esclarecimento, pois meu bebê toma fórmula para complemento e tenho percebido que a pele dele ficou cheia de manhas vermelhas na cabeça,rosto e pescoço e acredito que seja o leite ,mais irei consultar a pediatra para ter certeza atraves de exames. obrigada

  2. By Shirley Hilgert

    Eduarda, tudo bem?
    O gastro-pediatra do Leonardo, meu filho, é o doutor Ricardo Toma. Ele é EXCELENTE! Referência aqui em São Paulo, além de ser super delicado e atencioso. REalmente, super indico uma consulta com ele.
    O consultório fica em Moema, na Alameda dos Arapanes, N. 105. Telefones: 5052 0884 e 5051 1089.

    Boa sorte. Precisando de alguma ajuda, fale comigo.
    Abraços.
    Shirley

  3. Anonymous

    Oi, Muito legal, divulgar esta informação. Meu filho também tem APLV e retiro o leite neste mesmo posto, pois o custo deste leite é muito alto. Mais uma vez parabéns!! Adoro o blog!

    1. By Shirley Hilgert

      Obrigada! Fico super feliz. Continue sempre aparecendo por aqui. Bjs

      1. Carolina Carvalho

        Boa tarde Shirley,

        Estou com suspeita que minha filha está com ALPV. Por gentileza, você pode me passar o contato do gastropediatra?

        Vi que realizou alguns exames no Léo para saber se ele tinha outro problema além da ALPV, mas para constatar que estava realmente com alergia foi realizado exames? Se sim, quais?

        Parabéns pelo blog, adoro teus artigos!

        Obrigada!

        1. Shirley Hilgert

          Carolina, me mande um email que eu passo o contato do médico: shirley@macetesdemae.com
          Para confirmar a APLV do Leo foram feitos só exames clínicos, ou seja, foi identificado com base nos sintomas.

          1. Elizabeth

            Boa noite …
            Tb preciso do telefone do médico por favor !!
            Meu email é : elizabrai@hotmail.com

          2. Macetes de Mãe

            Olá, Elizabeth!
            Enviei o contato para seu e-mail.
            Bjs

  4. Adriane

    o médico.precisa ser do SUS? ou pode ser particular?obrigada, Adriane

    1. Shirley Hilgert

      Pode ser particular. O meu é particular. bjs

  5. Anonymous

    Oi Shirley tudo bem? Queria tirar uma dúvida com você, esse procedimento para conseguir o leite é válido para crianças com mais de 2 anos de idade? moro em sorocaba e o meu filho começou com reações alergicas agora e o alergologista identificou que ele tem alergia do leite de vaca e soja e me orientou a entrar com uma liminar na justiça p/ tentar conseguir o leite mas estou ainda meio perdida de como proceder, vc pode me ajudar? Mto bom seu blog parabéns. Vanessa Sorocaba

    1. Shirley

      Vanessa, até onde sei, a formula é dada gratuitamente somente até dois anos de idade. Após isso, só com liminar da justiça, mas aí você teria que procurar um advogado para se informar. Eu realmente não sei como funciona. Abraços.

  6. Izabela

    Shirley, parabéns!! Só você para poder nos dar uma luz… pois já fazem meses que estamos tentando encontrar um saída para conseguirmos o leite pelo Estado!! O meu pediatra não conhece o procedimento e o pediatra do posto de Saúde também não nos deu uma explicação e assim estamos “pingando” de pessoa em pessoa!!!
    Aliás se você tiver alguma dica para a alimentação… tipo biscoito… entre outros eu ficaria muito feliz!!!
    Muito agradecida!
    bjs

    1. Shirley Hilgert

      Olá Izabela, tudo bem? Eu só conheço o procedimento para a cidade de São Paulo, para outros locais não. Infelizmente! Sobre biscoitos, tem um de arroz, da marca Marilan, que não tem leite. Bjs

      1. joselina

        Boa tarde moça ,sou de piracicaba e minha filha está com um bb de 3 meses e ele naceu com uma bolinha debaixo da lingua que foi aumentando e vai ter que fazer cirurgia,com tudo isso ele largou do peito pq doi para mamar então o medico receitou o leite aptamil1 mais custa 42,90 a lata e ela não tem condições de comprar direto,então resolvi procurar aqui…vc conheceria alguem que tenha esse leite e que poderia doar pois uma lata dá para 5 dias por favor me responda vou deixar aqui meu what 019-9.98581434 Deus te abençoe infinitamente ha meu nome é josy

        1. Shirley Hilgert

          Josy, não conheço quem possa doar. Você já tentou algum posto de saúde para ver se eles não fornecem?

    2. karina

      Izabela, em loja de produtos japoneses existem biscoitos e cookies sem leite, com farinha de arroz. Se vc gostar de cozinhar da pra fazer bolachinhas r bolos com o Leite em po que seu bebe toma ou suco de fruta natural, farinha de quinoa ou de arroz.
      Em relação ao leite, no Hostipal Mario Covas em Santo Andre eles te dão toda a orientação de como o medico deve fazer os pedidos e relatorios pra vc conseguir o leite, inclusove eles fornecem varios tipos de leite. Espero ter ajudado.
      boa sorte.

  7. Gabriela Gama

    Shirley tudo bem?
    Você tem alguma informação sobre outro tipo de fórmula que pode ser retirado no SUS? A neta da babá tem anemia profunda e a pediatra prescreveu Pediasure como complemento mas ele não tem condições de comprar e ela não apresenta melhora há 3 meses.
    Caso não saiba, consigo obter tal informação em algum lugar?

    Mega obrigada, bj Gabi

    1. Shirley Hilgert

      Gabriela, infelizmente eu não sei. Só sei do Neocate e aqui para São Paulo. Será que o próprio pediatra não poderia orientar a mãe da criança sobre essa questão. Os médicos deveriam saber isso, né? Abraços.

    2. karina

      Gabriela vcs ja tentaram no Hospital Mario Covas, em Santo Andre ABC ? Eles fornecem gratuitamente varios tipos de formulas infantis e o Hostipal é Estadual.

  8. karina

    Shirley, minha filha tambem tem APLV diagnosticada com 15 dias de vida e tivemos que introduzir o NEOCATE ate eu me livrar da ingestão de leite e derivados, pois eu amamentava. Ela não ganhava peso e a alergia da Aimee se deu por manchas no rosto e xiados respiratorios. Como ela tinha fome, pois alem de tudo meu leite demorou muito pra descer, ela aceitou super bem o NEOCATE. Sou de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista e pego o leite no Hospital Estadual Mario Covas, na cidade de Santo Andre, tambem no ABC; e tambem de graça. Esse hospital sendo estadual pode atender pessoas de São Paulo capital tambem e o melhor de tudo é que ja se pegam 16 latas de leite no primeiro dia; apos o cadastro eles ja fornecem o leite. O procedimento é o seguinte: deve-se ir la retirar o formulario, que deve ser preenchido pelo medico, anexar laudo medico, receita medica e exames, cartão do SUS e rg da criança, levar no dia marcado para fazer o cadastro. Eles fornecem todos os tipos de leite, ate o NAN. A entrega é mensal e a cada 3 meses é realizado uma renovação, com novas receitas. A quantidade diminue apos os 11 meses( recebi ontem 8 lata) e vai ate 1ano e meio ou 2 o fornecimento. Um amigo meu que mora na Mooca consegui pegar o leite PREGOMIM la. Vi tem que mães que pergutaram por outros locais de retirada e estou compartilhando. Minha pequena ficou na amamentação mista ate os 5 meses, ai ela mesmo largou o peito. E hoje mesmo comendo super bem e tendo esperimentado alimentos muito mais gostosos, não largou o NEOCATE. Fizemos o teste de provocação em pequenas quantidades e com alimentos que contem leite em pó…. ela tolerou quase um mes, mas ai teve uma reação na pele. Leve pelo que poderia ter aconetecido, mas mostrou que ainda não esta na hora. Ela toma homeopatia, para a alergia, desde os 4 meses e acredito que foi por isso que a reação foi branda e rapida. Mesmo assim dei o antialergico( bom senso sempre).Ourta coisa que descobri é que em lojas de conveniencia japonesa ( meu marido é nisei) existe muitos produtos sem leite e com pouco açucar( sou dentista kkkk), tipo bolachinhas e cookies. Muita coisa feita de arroz. Aimee vai começar na escola agora e por enquanto eu vou levar o lanchinho dela. Eu faço bolo de cenoura sem leite, ou uso o proprio NEOCATE na receita ou uso suco de fruta natural. Ficam otimos. Desculpe o comentario longo, mas sei o quanto a APVL gera duvidas quando temos que introduzir novos alemtentos aos nosso filhos. Minha filha adora frutas, mas na escola não quero que ela como isolada dos amiguinhos, entao ela vai levar o proprio lanchinho. Seu blog é fantatico!!!
    beijo
    Karina

  9. Ana Julia

    Amei seu blog.
    Descobri que minha bebe de 3 meses tem a alergia a proteina do leite. Estou tentando introduzir o pregomin mas ela não quer aceitar, e volto a trabalhar daqui 30 dias. Ando meio desesperada sem saber o que fazer. Tem alguma dica? Será que o Neocate tem gosto melhor?

    Uma duvida este formulário para o medico preencher aonde eu consigo?

    1. Shirley Hilgert

      Ana Julia, o gosto do Neocate é terrível. O Leo aceitou fácil, mas nem sei como, porque a grande maioria dos bebês tem dificuldade em aceitar. Você ainda amamenta? Uma ideia é misturar o seu leite com a fórmula e testar se o bebê aceita. Prepare uma quantidade de fórmula com água e depois misture o seu leite a ela. bjs. boa sorte!

    2. ODETEDE JESUS

      EU DESCOBRI AGORA MEU FILHO TEM TRES MESES EU NAO SEI COMO FASER O POVO AQUI DO POSTO DE SAUDE AONDE EU MORO NAO TEM CONHECIMENTO QUE O GOVERNO DOA ESSE LEITE O QUE EU FASSO TENHO QUE VOLTA A TRABALHA LOGO

      1. Shirley Hilgert

        Odete, infelizmente, só conheço o procedimento na cidade de São Paulo e são essas informações que postei. Beijos.

  10. Roberta

    Shirley,

    Parabéns pelo blog!! Tenho uma bebê de 9 meses que manifestou alergia desde o 1º mês e graças ao seu blog pude obter dicas preciosas em um momento de muita dúvida e angústia e hoje compartilho essas informações (e seu blog também) com outras mães que passam pela mesma situação. Obrigada!

  11. Rosa

    Shirley,

    Seu blog caiu do céu! Superinformativo! Suspeitei que meu filho de 1 mês tinha aplv por causa das suas matérias! Sou de Brasilia e vou ver se consigo o Neocate pelo sus, por enquanto estou comprando, mas não vou dar conta $$$$$.

    abraços

    Rosa

  12. Veruska

    Meninas,

    Tenho um filho com APLV comprei uma lata de pregomin ele não aceitou muito bem ,está cheia estou doando se alguém tiver interesse mande por e-mail veruskatuty@yahoo.com.br.

  13. Adriana

    Olá Shirley, gostaria de compartilhar a minha situação com vc e com as outras mães que acompanham teu blog, o meu bebê foi diagnosticado com APLV com 1 mês e 5 dias, pois ele fez cocô com sangue após tomar uma mamadeira (mais ou menos 90ml) de Aptamil HA e andava muito irritado, não dormia bem e chorava muito. Nesse dia, como eu havia passado a noite em claro com ele, quando chegou a hora de ele mamar novamente meu marido me deixou descansar e substituiu a mamada pela mamadeira, coisa que nós nunca tinhamos feito, pois antes só complementávamos a mamada com o leite em pó, cerca de 30, 40ml no máximo. Enfim, ele fez um cocozinho com sangue, e depois mais duas vezes com raias de sangue, e depois não fez mais, Comecei então a dieta restritiva de leite e derivados, e ele melhorou 100%, só com o leite do peito, ficou muito mais calmo, passou a dormir a noite toda já bem novinho. Hoje ele está com 3 meses, faço ainda a dieta de leite mas confesso que já comi alimentos com derivados de leite e tb com traços de leite e nada aconteceu, sofro um pouco com a restrição porque sempre tomei muito leite e até me sinto fraca as vezes. O pediatra quer introduzir o leite para testar se ele ainda tem APLV pelos 8 meses, o problema é que eu acho que ele não tem essa alergia, penso que ele teve uma reação a àquela mamadeira somente. Pelo que você já teve contato com essa alergia, você acha que é possível ela ser mais fraca em alguns bebês? obrigada pela ajuda. Abraços e parabéns pelo blog!

    1. Shirley Hilgert

      Adriana, eu acho sim que há graus da alergia, mas você deve SEMPRE SEGUIR A ORIENTAÇÃO MÉDICA. Se você não está satisfeita com o que o seu pediatra disse, então busque uma segunda opinião, mas não faça as coisas seguindo só o que você achar certo, acha que funcionará. Os pediatras estão aí para nos ajudarmos e tem que ser consultados sempre. Bjs

  14. anaxsamia

    Muito legal seu blog Shirley, só entende quem passa por isso, meu bebe foi diagnosticado com 15 dias de nascido, ficou muito mal, graças a Deus o pior já passou, hoje ele está com 7 meses, infelizmente na cidade onde vivo está sendo difícil receber o leite pelo governo, eu recebia até pouco tempo, mas tive que entrar na Justiça Federal pra poder conseguir, mas quando se vive numa cidade pequena até uma ordem Sentenciada de um Juiz é difícil de ser cumprida. Eu compro pela internet uma lata por R$ 170,00 reais, se vc souber de algum site que venda mais barato, me informe por favor. BJs.
    Anaxsâmia.

    1. Shirley Hilgert

      infelizmente, não conheço nenhum lugar ou site que venda mais barato. :-(

    2. Gabriela

      Anaxsamia não sei se você ainda está procurando mas no site Sabor de Viver (da Danone) ou no 0800 727 8027 você encontra a caixa com 4 latas por menos de R$ 500,00. dê uma olhada lá. Boa sorte!

  15. Fabiana

    Olá shirley, o cartão do sus para retirada do leite pode ser feito na hora ou tem que fazer em outro lugar antes? Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Tem que fazer antes em posts de saúde que tem esse serviço. bjs

  16. Juliana Inácio Fresneda da Silva

    Olá Shirley hj meu bebê de 8 meses recebeu o laudo da Gastro , porém estou meio perdida quanto ao lugar para fazer 1 etapa . Poderia passar i endereço de onde VC fez toda avaliação para recebe o leite??? Aguardo retorno seu blog e de grande ajuda..

    1. Shirley Hilgert

      Juliana, quem preencheu todos os documentos e deu os laudos foi o próprio pediatra. A esses documentos ele anexou os exames feitos (EED e Endoscopia). Bjs

  17. Jaqueline

    Olá! Meu filho de quase quatro meses tbem toma. Neocate, além do LM. Compro pelo site, há um programa da danone sabor de viver, pelo qual cada lata sai por +- cem reais. O inconveniente é que é preciso comprar 4 latas de uma vez, mas eles parcelam no cartão de crédito.
    Parabéns Shirley e obrigada po partilharar sua vivência, vc não imagina como tem me ajudado. Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Jaqueline, não sabia dessa dica da Danone! Bom saber! Obrigada por compartilhá-la.
      bjs

      1. Manoela

        Olá Shirley descobri semana passada q minha pequena de 2meses e meio tem APLV estou desesperada. Hj a pediatra me deu o encaminhamento pra da entrada p receber o leite vc pode me dizer se demora muito o atendimento lá Maria Zélia e como faço qndo chegar lá onde procurar? Não tenho com quem deixar minha filha queria saber se demora muito lá

  18. Tatiana Ataide

    Boa noite Shirley,

    Minha pequena acabou de receber este diagnóstico, e ainda vai fazer os exames.

    Com quanto tempo seu bebe fez, acho a endoscopia tão evasiva para um bebe.

    1. Shirley Hilgert

      Fez com quase 4 meses. É um exame bem invasivo mesmo, mas sendo bem feito, é seguro. Fique tranquila. Beijos!

  19. Raimundo Borges

    Shirley parabéns!
    Olha minha filha Maria Fernanda de 7 meses foi “diagnosticada” como tendo APLV por uma médica particular pediatra pneumologista. Ouvir dizer que só tenho direito de adquiri a fórmula se o laudo for dado por uma gastro pediatra do SUS. Procede?

    1. Shirley Hilgert

      Raimundo, como vai? Até onde sei, não procede. Pelo menos se vocês morarem na cidade de São Paulo e tentarem conseguir a fórmula aqui (outras cidades não sei como funciona). O pediatra que deu o laudo do meu filho é particular e a secretaria de saúde aceito. Abraços.

  20. Kenzo

    Bom dia!!! Nosso bebê tá com esse problema e enquanto não estamos recebendo o leite pelo sus eu me cadastrei no site sabor de viver e lá o leite sai por 110 reais comprando 4 latas.

  21. Vania

    Olá, sou mãe de gêmeos e mês passado um dos meninos ficou internado c sangue nas fezes. Após vários exames o médico chegou ao diagnóstico q era alergia do leite o qual toma desde 22 dias de nascido e hj estão c 5 meses.
    Então médico passou o Neocate LCP
    meu filho não gostou. Fiz tres tentativas e nada.
    Então gostaria de vender mais barato para q eu possa comprar o leite q eles estão tomando hoje. Se alguém se interessar entre em contato por email
    vaniam.silva@hotmail.com

  22. Nathália

    Shirley!!! Vc salvou minha vida! Estava louca achando que tinha que comprovar uma renda muito baixa e etc… sem saber nem por onde começar!

    Muito obrigada por essa e outras dicas que acompanho diariamente no seu blog e facebook do Macetes de Mãe!

    Boas Vindas ao Caê!!!

  23. Talicia

    Shirlei, gostaria de agradecer muito pela informação sobre a possibilidade de conseguir fórmula especial pelo SUS. Tenho um bebê, hj com 4 meses, e por volta de 2 meses atrás descobri que ele tem APLV. Descobri de uma forma muito desagradável: Febre sem explicação, vômito, diarréia, sangue nas fezes. Ele ficou internando por 5 dias e a fórmula especial foi inserida neste período no hospital. Após descobrir que tratava-se realmente de APLV fui pesquisar o valor e quase enfartei quando vi. Graças ao seu relato , que é a única informação sobre o assunto, consegui juntar toda documentação e hj retiro 15 latas por mês. O pediatra do meu filho me passou o contato das meninas da danone que fazem a documentação para que o pediatra autorize com assinatura e carimbo. Posso informar por email pra vc estes dados e quando aparecer alguém no mesmo desespero, acredito que ajude muito! Como eu informei, não existe absolutamente nada na internet explicando sobre o procedimento para retirada da fórmula. Por isso quero mais uma vez agradecer. Graças a vc meu bebê tem se alimentado ds forma que precisa. :) Obrigada pela atenção.

    1. Macetes de Mãe

      Olá Talicia!
      Que bom saber que o blog te ajudou :)
      Obrigada!!
      Seu depoimento pode ajudar outras mamães. Bjss

  24. Alessandro

    Olá Shirley, Parabéns pelo seu blog…

    Sabe me dizer se existe fornecimento de leite pra bebes com intolerancia a Lactose? É o mesmo procedimento?

    Desde já, obrigado

    1. Shirley Hilgert

      Alessandro, teria que checar com um pediatra. Não sei responder. bjs

  25. crisley

    olá, meu nome Crisley sou mãe da pequena Agatha que tem APLV diagnosticado no 4º mes de vida, hoje ela esta com 2 anos, e estou tendo dificuldades em receber o leite pela forma administrativa, então se alguem tiver ou puder me ajudar agradeço…

  26. pamela

    ola meu nome e pamela sou mae de um garotinho Guilherme que tem refluxo e suspeita de alegia a lactose.ele ja esta com dois anos ,e estou tendo dificuldades em relaçao a alimentaçao ja que tudo o que contem leite faz mal ao meu pequeno,gostaria de saber se pode ser medico particular pra da o laudo? e se o leite a base de soja e fornecido a criança com refluxo? entao se possivel alguem me ajuda obrigada!!!

  27. alessandra bastos

    Bom dia, gostaria da sua ajuda… estou com um amigo de trabalhon com problema com o filinho dele.
    Ficamos no Rio de janeiro, já fiz pesquisas… mas não encontrei aqui.
    Como ele é muito humilde, estamos tentando ajudar.
    Sabe se no Rio tem esse projeto?

    Agradeço

    1. Shirley Hilgert

      Alessandra, não sei informar como funciona no Rio. bjs

  28. flavia

    gostaria de saber qual o melhor leite para dar para meninos? já que o de soja dizem fazer mal, meu filho tem APLV. obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Flávia, voce tem que checar isso junto ao pediatra do seu filho. Abs.

  29. Gabriela

    Meninas não sei se vocês tem conhecimento do site Sabor de Viver da Danone ou 0800 727 8027 onde conseguimos comprar o Neocate direto da distribuidora, fica bem mais em conta que nas farmácias, mas mesmo assim, ainda muito caro! :( Espero ter ajudado!

    1. Raniery da silva

      boa noite

  30. bianca

    nao consigo acessar o formulari pra preenchimento, poderia enviar no meu e-mail? no sitem nao está disponivel so as orientações.
    at
    bianca

  31. tami

    oi eu nao consigo retirar o formulario para minha pediatra preencher como eu faci vc me enviaria por emaul tamilarissa65@gmail.com obg

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Tami!
      Enviado.
      Bjs

  32. Inan baliza

    Olá shirley para bens pelo blog!!!! Tmb naõ consigo retirar o formulário para minha pediatra preencher vc poderia me enviar.Grato

    1. Shirley Hilgert

      Inan, eu não tenho o formulário. Foi o próprio pediatra que forneceu e preencheu. abs

  33. fernanda

    Olá meninassssss
    acompanhei todos relatos de vcs…pois é o q toda mãe fax qdo se vê em desespero com nossos pequenos; e foi através desse blog,que ao ver meu filho sofre a 5 meses,que consegui convencer a pediatra a começar o teste.
    O Caio desde que nasceu tinha dificuldade p mama,dormia no peito mas n mamava; sempre gritando muito;ainda normal p um recém nascido,o tempo passou e o Caio começou gritar muito ao mamar,se arqueando p trás e gritando empurrava meu peito…era muito triste.
    Fui em diversos pediatras e a maioria diagnosticou q ele n queria mamar pq eu n tinha leite suficiente, fiquei péssima. …chorei muito….e assim o Caio passou p mamadeira e a luta continuou,pois Caio continuou ainda pior empurrava mamadeira,sempre gritando;chorando;se contorcendoe sem esquecer está abaixo do peso desde o segundo mês;mama apenas 90ml,aí voltei ao pediatra e perguntei:Se o problema rta o meu leite; pq continua chorando tanto;com colica;se arqueado p trás e sem peso?
    Começou a desconfiança de refluxo oculto toma todos medicamentos e nda,n houve melhora ;n ganga peso.Na sexta feira uma nova pediatra avaliou e s dúvidas disse q vamos testar p saber se intolerância à lactose ou APVL.Comecei o teste na sexta mas o Caio continua aos gritos em todas mamadas,principalmente depois q mama,pois grita muito e se contorce,acho q pela dor q vai sentir se recusa mamar….
    tomav o Similac,e para o teste pediatra mudou p Aptamil sem lactosé e agora vamos começar o Neocate..
    e estou rezando p q agora apresente uma melhora…p q esse pesadelo acabe e possa ter prazer em ve-lo mamar e ganhar peso pois hj c 5 meses tá c peso de bebe c 3.
    preciso iniciar o teste p daí então ir atrás de formulário p retirar o leite,n quero antecipar sem concluir esse diagnóstico, então mamães gostaria de saber se alguém poderia me ajudar,se alguém tem Neocate para eu começar a tentar?Já tive q comprar diversas latas até aqui para testes ,e o Neocate está fora do alcance do q tenho é muito muito caro…preciso começar o teste o concluir ver o Caio bem e conseguir o leite pelo governo.
    Agradeço ao Blog q tanto me ajudou a chegar até aqui; e a cada relato aqui deixado q foi abrindo informações p questionar a pediatra para agora estar chegando talvez no verdadeiro problema.
    Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Fernanda, infelizmente, não tenho neocate para dar. Leo já parou de tomar há muito tempo. Mas torço para que você consiga. Já tentou pedir para o pediatra, ou ligar no SAC da Danone e explicar o problema? Nunca soube de ninguém que tenha conseguido via SAC, mas não custa tentar, né?
      Abs.

    2. Aline

      Oi Fernanda.
      Você ainda precisa de Neocate?

    3. Lilian

      Oi Fernanda… espero muito que vc Leia essa msg. O que aconteceu com seu bebe? Trocou o leite e deu certo?

  34. fe.g.f@hotmail.com

    Olá Shirley
    obrigadaaaaa
    depois volto p dizer como foi a nova experiência. ..
    Beijinhosssss mamae

  35. bruno

    tenho 7 latas de leite alfaré a 30 reais cada se alguem interessar bruninhoribeiro@gmail.com

  36. jaqueline

    sabe me dizer se o sus aceita guia dada por medico de plano de saude?

    1. Shirley Hilgert

      O SUS de Sao Paulo aceita sim. Nao precisa ser de médico do SUS.

  37. VIVIANE

    OLA MAMAES, PODERIAM ME INFORMAR ATE QUE IDADE A CRIANÇA CONSEGUI O LEITE PELO ESTADO DE SAO PAULO. GRATA

  38. Lilian araujo

    Shirlei, minha filha tem 5 meses e descobrimos que ela tem APLV com 1 mês! Sigo seu blog desde q engravidei mas só agora descobri que teu filho também tem. Você pode dividir conosco se ele já está curado, consumindo leite ou ainda não? Bjs e parabéns pelo seu trabalho

    1. Shirley Hilgert

      O Leo já está curado sim. Curou com menos de um ano. Agora está com 3.

      1. maria

        alguem pode me dizer se ha alguma medicaçao para aliviar as dores,ou algo que faça o bebe ganhar peso minha netinha esta enternada desidratada e perdendo peso ela tem um mes obg

        1. Macetes de Mãe

          Olá, Maria!
          O pediatra do bebê que deve indicar isso. Bjs

  39. Grasielle

    Boa noite Shirley tem algum contato que eu possa falar com voce?
    queria o contato do medico que voce levou seu filho.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Grasielle!
      Envie para: contato@macetesdemae.com
      Bjs

  40. Aline

    Boa noite, Shirley.
    Voce sabe me dizer se o procedimento para Intolerância à Lactose é o mesmo, ou seja, é o mesmo formulário, o sus fornece leite sem lactose ou apenas para APLV?
    E quanto à carteirinha do sus que tem que fazer, pode ser no posto de saude mais proximo de casa ou é em algum especifico?
    Obrigada.
    Aline

  41. isis

    Ola meninas, sou do Rio de janeiro e estou desesperada, pois nao sei como conseguir o leite pelo governo e nao estou tendo condições de comprar. Alguém sabe???

    1. Ana Carolina

      Hospital Menino Jesus em Vila Isabel próximo a estação de trem da mangueira
      La dá o leite zap 991391964

  42. tatiana regina rodrigues

    qual a formula neocate para bebe 4 meses lata rosa lpc ou azul advente me ajudem preciso comprar.

    1. Shirley Hilgert

      Tatiana, sugiro você checar o que o seu pediatra indica. abs

  43. Sâmilla

    Olá, não consigo retirar o formulário para levar para o pediatra(ele não possui) você poderia me enviar por e-mail? samillafreitas.94@hotmail.com

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Sâmilla!
      Enviado :)
      Bjs

  44. Ana Paula

    Olá, gostaria de agradecer as suas informações muito úteis. Foi no posto retirar o formulário pois o link do posto está desatualizado. Caso queira atualizar, agora estão neste link http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/comissao-de-farmacologia/solicitacao-de-medicamento-ou-nutricao-enteral-por-paciente-de-instituicao-de-saude-publica-ou-privada?

  45. lilian cristina

    Oi gostaria de saber se no maria zelia tem formula pra prematuros?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Lilian!
      Você deve se informar lá. Não sei te informar sobre.
      Bjs

  46. Adriana

    Olá, boa tarde. Estou tentando o leite para o meu filho, que foi diagnosticado recentemente com alergia severa grau 4 à lactose e caseína e proteína de leite – mas o pessoal da Farmácia de Alto Custo do centro Maria Zélia está me falando que a idade limite é de 2 anos. Meu filho está com 2 anos e 8 meses. Procede essa info de limite de idade? Alguém aqui já passou por isso? Obrigada-

  47. natalia

    Oi, boa tarde
    Minha filha também tem APLV, e gostaria que me ajudassem a saber onde compro o leite pregomim pepti com um preço melhor, pode ser por site tb. obrigado.

  48. Thereza

    Olá td OK conheci uma moça muito carente com 5 filhos e o menor de 8 meses tem alergia a proteina do leite e o Maria zelia como já vi na TV está sem leite para fornecer o bebê está sendo internado constantemente pois sua pele está toda tomada da alergia fiz ação entre amigos mas esse leite é muito caro e não consegui recursos queria muito ajudar ela o bebê está precisando se alimentar …. Você sabe onde posso conseguir as latas ? Alguma ONG? algum lugar que eu possa pedir ajuda por ela pois ela tem mais 4 crianças entre 2 e 7 anos e não está achando em.posto algum , como posso ajudar ? Se alguém puder ajudar ele me mande um email thecaldana@globo.com obrigada

  49. MARIAH

    Isso que eu acho errado, se o sitema unico de saude é o sus, vcs devem utilizar o sus e nao medico particular para depois ir pedir a justica que o sus dê as coisas pra vcs.

  50. Sabrina

    Shirley, muito obrigada pelas informações e ajuda!!! Tentei agendar consulta com o Dr. Ricardo, mas é importante ressaltar que ele só atende particular e cobra R$650,00 a consulta, e como estamos em janeiro (2016), talvez haja algum reajuste, a secretária não deu certeza… e a agenda dele só para daqui há 2 meses…. Mesmo assim, muuito obrigada pelas orientações valiosíssimas!!!

  51. Adriana Alves

    por favor alguem tem o formulario pra me mandar por favor estou desesperada pois nao tenho condição mas de comprar

  52. Angelica

    Ola Shirley. Sou de são Bernardo, tive trigêmeos sem tratamento, gostaria de saber se consigo o leite no Mário Covas? Eles n tem alergia, porém n tenho condições de comprar, ouvi dizer q no caso de trigêmeos entra como alto custo, você poderia me informar,? Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Angélica, não sei responder. Abs.

  53. Marilda lopes

    Vc poderia me ajudar com o formulario para pedir no SUS meu neto faz Amanha 1 mes medica passou Neocarte , minha Filha ao nascer tambem teve tolerancia ate o leite marterno , sou do Rio de Janeiro Pedro nasceu agora no dia 19 dezembro 2015 . Obrigada Vovo preocupada

    1. Shirley Hilgert

      Marilda, tem que pedir ajuda para o pediatra que atende seu neto. Ele tem as informações necessárias.

      1. Marilda lopes

        Obrigada Shirlley, vamos ao pedriata nessa semana, ai vou comentar com ela. Abracos

  54. Fabiola Moreira

    Boa noite, Shirley
    Meu none é Fabiola, sou mãe do pequeno Davi q ira fazer 2 meses no próximo sábado, ele nasceu com uma má formação cerebral chamada encefaloce e agora descobrimos q ele tem intolerância a lactose, a medica prescreveu Pregomin, vc sabe se este leite é fornecido pelo SUS?
    Muito obrigada e meus parabéns pelo seu blog.
    Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Fabíola, eu acho que o Pregomin é fornecido sim, mas teria que checar com o pediatra. bjs

  55. Fabio Canavezzi

    Ola. Bom dia. Fui retirar o leite pregormin no Maria Zelia na data de hoje e o mesmo encontra-se em falta o que temia aconteceu e isso é muito triste

  56. Genilda

    Olá Shirley, primeiramente parabéns pelo blog. Vc sabe me informar se a doação de fórmulas é somente para bebes que tem APLV, ou doam outras fórmulas TB?

    1. Shirley Hilgert

      Genilda, não sei informar. Abs.

  57. Luciana

    Olá Shirley, tudo bem
    Também descobri agora que meu bebe tem APLV, e onde consegui mais informações foi no seu blog! Muito obrigada por compartilhar. Estou tentando o link do formulário para preenchimento mas não abre. Será que mudou?

    Obrigada
    Luciana

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Luciana!
      Enviei para seu e-mail.
      Bjs

  58. Patrícia

    Boa noite, meu bebê tem 50 dias e tb foi diagnosticado com aplv. Eu não armamento mais e ele estava tomando NAN. Agora que preciso introduzir o neocate, ele não quer aceitar. O Léo aceitou bem o neocate? Pq o gosto é horrível né?! Vc tem alguma dica pra me ajudar nessa transição? Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Patrícia, Leo aceitou bem desde o início, mas na época a pediatra indicou misturar umas gotas de baunilha caso ele não aceitasse bem. bjs

  59. Natália

    Boa tarde,

    Tenho duas latas de leite de Aptamil Soja e Neocate LCP para doar. Se alguém tiver interesse me manda um e-mail….

    1. Daniele Silva

      Boa tarde Natália, por gentileza estamos precisando urgente do leite Neocate LCP você ainda tem a doação?

      Aguardo seu retorno…grata Daniele

    2. Ana Carolina Souza

      EU MORO NO RIO DE JANEIRO EM OLARIA
      MINHA FILHA TA PRECISANDO DO APTAMIL SOJA 2. EU NÃO TENHO COMO COMPRAR
      ESTOU DESEMPREGADA E O PAI TB
      PRECISO DE AJUDA
      Meu Tel. 021 991391964

  60. Valquíria da silva

    Oi também não tenho este formulário, pode me enviar. Moro RJ.
    Aguardo ….

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Valquíria!
      Enviei para seu e-mail.
      Bjs

    2. Ana Carolina

      Sou do Rio também
      Me Adc no facebook
      Lavynia Leo Lane Carolina Bittencourt

  61. Daniele Silva

    Boa tarde Shirley,

    Muito legal a sua iniciativa em ajudar, por gentileza você teria o formulário atualizado no site está antigo e não abre o link.

    Grata! Daniele

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Daniele!
      Obrigada pelo carinho :)
      Enviei o formulário para seu e-mail.
      Bjs

  62. Patricia

    Oi Shirley
    Me ajude, meu filho tem que tomar o pregomin Petit e o pediatra dele atende pelo particular e disse que pra solicitar o leite tem que que ser na consulta pela rede pública, isso é verdade

    1. Shirley Hilgert

      Não precisa ser consulta na rede pública. Pelo menos nao em São Paulo. Só se em outras cidades a regra é outra. Abs.

  63. Neusa Maria de Oliveira e Silva

    Shirley você tem o formulário para a solicitação do leite para portadores de APLV, meu filho vai ter que tomar o Pregomin Peptil é muito caro jamais vou poder comprar devido minhas condições financeiras e vendo seu blog tive uma esperança e vou lutar para conseguir esta alimentação para meu filho se Deus quiser.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Neusa!
      Enviei para seu e-mail. Vai dar tudo certo :)
      Bjs

  64. Dayane

    Olá Shirley!
    Por favor, poderia me enviar o formulário p/ a solicitação do leite?!

    Sabe me dizer se o local de retirada é só no Belenzinho mesmo? Sou da zona Sul de SP.

    Obrigada desde já!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Dayane!
      Enviei para seu e-mail. É importante você verificar na secretaria de saúde.
      Bjs

  65. sara

    oi moro aqui em sao vicente mas aqui so consigo uma lata sera que eu consigo ai em sp???

    1. Shirley Hilgert

      Sara, acredito que não. Tem que morar aqui para conseguir. abs.

  66. Alessandra

    Oi
    Obrigada pelas informações. Descobri que minha filha tem com 3 semanas de vida! Muito triste. O leite está em falta no posto, por isso já quero dar entrada na documentação e deixar estocado!

    Porém o link para baixar o formulário dá erro. Você tem outro link?
    Obrigada

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Alessandra!
      Que bom que o post ajudou :)
      Vou enviar para seu e-mail.
      Bjs

  67. ANTONIO MARCOS

    Ola gente boa tarde ..

    sou pai de uma bebe pré matura que já tomou o leite neo da neste , hoje ela toma aptamil soja numero 2 ( rotulo marrom ) dia 23-06-2016 ele completa 2 anos e não é mais possivel retirar no maria zelia pela prefeitura de sp , gostaria de saber se alguém sabe algum outro meio de conseguir este leite pelo estado ?

    muito obrigado a todas ..

    att

    Antonio Marcos / pai da Mirella ( careca pai rs )

  68. Ana Carolina

    Alguém do Rio de Janeiro. Sou de Olaria
    Zap 991391964
    Alguém doando soymilk sem lactose
    Minha filha só se adaptou a ele.
    Não tenho condições financeiras de comprar
    Minha filha tem 1 ano e tem intolerância à lactose

  69. Tiago Rodriguez Dan

    Olá Shirley, pode me mandar o formulário. muito boa essas dicas. obrigado!!!!!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Tiago!
      Que bom que gostou!
      Enviei para seu e-mail.
      Bjs

  70. Andreza

    Oi bom dia,tambem não tenho esse formulario pode me enviar. Obrigado

    1. Shirley Hilgert

      Eu também não tenho o formulário. É o médico que fornece (tem que ver com o seu médico). ABs.

  71. regina hazan

    Boa tarde!!! Será que poderiam mandar para o meu e-mail o formulario para eu tentar conseguir o leite Neocate para uma sobrinha minha? Desde já agradeço

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Regina!
      Enviado :)
      Bjs

  72. Ana Carolina Souza

    Envia o formulário pra mim
    Carolcaylane@gmail.com
    991391964

  73. geisi

    Oi bom dia sou de bh e descobri a poucos dias que meu filho tem intolerancia a lactose depois de vários internações .como faço para conseguir leite para ele

  74. Cleo Caroline

    muito obrigada pelas dicas, seu bebe se deu bem com o leite? vou começar a dar para minha bebe e se der certo o medico fará o pedido no posto, mas eles dão os leites direitinho lá no posto, ou é como os remédios que vivem em falta?

  75. Ingryd

    Ola boa noite…qualquer classe social tem direito a receber o leite?ou so classe baixa

  76. Kelly

    Olá, muito valiosas suas dicas..
    Descobri a pouco tempo que meu filho tem alergia a proteina do leite..tem 3 meses..e tinha muitas colicas dia e noite.chorava muito para mamar, e tinha muita assadura.
    Agora comecei uma dieta sem leite, ovo e soja.pois ele ainda mama no peito.
    Mas está muito difícil..pq ele ainda continua com cólica e dorme muito mal.
    Quero tentar o Neocate pelo Sus

  77. Marli

    Boa noite Shirley, sou vovó de primeira viagem. Minha netinha precisa tomar o Pregomin ou Alfaré. Ambos de alto custo. Preciso do formulário para minha nora e filho entrarem com processo para conseguir o leite gratuitamente.
    Por favor, nos ajude! Obrigada!!.❤

    1. Macetes de Mãe

      Boa noite, Marli!
      Enviei o formulário para seu e-mail. Espero que ajude :) <3
      Bjs

  78. Aline Veloso

    Boa tarde.

    Alguém sabe me informar se no Rio de Janeiro eu consigo gratuitamente esse leite?
    Minha filha só pode beber esse leite.

    Fico no aguardo de alguma resposta.

    Obrigada

    Aline
    aline.veloso@gmail.com

  79. Cláudia Hoffelder

    Olá shirley
    vc conseguiu o leite até q idade do Leo?

    1. Shirley Hilgert

      Até a alergia dele acabar. Foi com quase 2 anos. Bjs

  80. Airton

    Por gentileza, alguém pode enviar o formulário para solicitação de Fórmulas Infantis Especiais.
    Airton: airtonvictor@hotmail.com

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Airton!
      Enviei para seu e-mail. Bjs

  81. Pedro Zanchin Neto

    Olá! Meu filho tem 25 dias e tem intolerância a galactose, estamos dando aptamil soja, mas vamos trocar para neocate. Alguém pode enviar o formulário para solicitação de Fórmulas Infantis Especiais.
    pedrozneto@yahoo.com.br Obrigado.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Pedro!
      Enviei um formulário para seu e-mail. Espero que ajude. Bjs

      1. Janaina

        Olá por favor pode me enviar o formulário?
        jana.naina.morais@hotmail.com

        Esse formulário pode ser preenchido pelo médico do convênio particular?

        1. Macetes de Mãe

          Olá, Janaina!
          Enviado!! Isso você deve verificar na secretaria de sua cidade. Bjs

  82. Jussara bezerda

    Meu BB também tem alergia a proteína do leite de vaca mas ele faz o uso do pregomin.. ru consegui pelo estado de São Paulo . Pego no hoapital Mário covas 15latas ao mês

  83. Janaina

    Olá esse o relatório pode ser preenchido pelo médico do convênio médico? Ou tem que ser preenchido pelo médico do sus?

    Por favor me envia o relatório. Tenho consulta com o gastro esse mês
    jana.naina.morais.@hotmail.com

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Janaina! Enviei o formulário para seu e-mail. Bjs

      1. Adriana

        Shirlei, Boa noite! Vc poderia me enviar o formulário para o médico preencher? Esse formulário é nacional ou só válido para SP? Pois sou de MG. Grata

  84. Fernando

    Boa noite, por gentileza nos envie o formulário.
    Moramos em Rio Claro interior de São Paulo, precisamos do leite Aptamil Pepti, sera que serve para aqui?
    Obrigado queridos,

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Fernando! Enviei para seu e-mail. Bjs

  85. bira

    Ola Boa tarde

    Gostaria De solicitar o formulario
    alguem poderia me ajudar

    oabrigado

    Bira
    ubirajarasantos2508@gmail.com

    1. Macetes de Mãe

      Olá!
      Enviei para seu e-mail.
      Bjs

Deixe seu comentário