Como tratar brotoeja

Acabamos de entrar na primavera mas já tem feito uns dias de calor insuportável. Se nós sofremos, imaginem só os bebês, que são cheios de dobrinhas, passam boa parte dentro do bebê conforto, que é super quente, e suam pra caramba.

Resulado de tudo isso? Os bichinhos acabam desenvolvendo brotoeja, que nada mais é que uma reação da pele ao calor excessivo.

Não sou médica nem nada, mas sou mãe, então me dou o direito de falar um pouquinho sobre esse probleminha e como tratá-lo.

A famosa brotoeja. Essa está bem feia,. Pode ter versões
mais amenas do problema (bolinha menores e em menor
quantidade).  (Imagem: www.dermatologia.net)

Afinal, o que é a brotoeja? (informação retirada do site www.bebe.com.br)
A denominação científica da brotoeja é miliária. Trata-se de bolinhas que pipocam na pele, especialmente no pescoço, tronco, ombros e rosto — embora possam surgir no corpo todo. O uso excessivo de roupas é o principal gatilho do incômodo nas crianças. As brotoejas vêm à tona porque as glândulas sudoríparas, as responsáveis por produzir o suor, ficam sufocadas. A febre e o sol também têm culpa no cartório.

Como evitá-la?
Já que brotoeja é uma reação da pele sensível do bebê ao calor e o suor, o melhor jeito de evitá-la é não deixar os pequeninos muito agasalhados , expostos ao sol ou vesti-los com roupas sintéticas.

Ok. Mas esse probleminha já deu as cara, então como tratá-lo?
O tratamento da brotoeja é razoavelmente simples. Primeiro, tem que tomar as medidas preventivas mencionadas acima, depois, dá para tentar outras alternativas simples e até caseiras.

Eu testei algumas e deixo aqui meu humilde parecer…

– Colocar a boa, velha e famosa Maizena na água do banho do bebê. Se fizer uma pasta de água e Maizena antes de misturar à água do banho dá mais efeito. A quantidade que eu uso é de, mais ou menos, meia xícara de Maizena para um copo de água. Ajuda na amenizar o problema.

– Passar Maizena sobre a área afetada. Ajudou também, mas não chegou a resolver 100% o problema.

– Usar talcos líquidos. Usei um da Theraskin, chamado Amilia e no caso do meu filhote ele piorou o problema.

– Adicionar à água do banho chá de camomila (chá de três sachês por banho). Não cheguei a testar, mas dizem que funciona.

– Passar Pasta d`água sobre as bolinhas (A GRANDE VENCEDORA!!!!). Testei aqui em casa e foi o que funcionou melhor. Achei ótimo, nem me incomodei com o inconveniente da pele ficar um pouco branquinha. Apliquei três vezes durante um dia e já vi muuuuuita melhora.

Mas, muito cuidado! Não vá achando que qualquer bolinha vermelha que aparece na pele do seu bebê é brotoeja. A chance de ser isso se o tempo estiver muito quente ou se você o agasalhou demais é grande, mas não dá para ter 100% de certeza. Então, sempre procure o seu pediatra e tire dúvidas antes de medicar o bebê.

Se quiser testar se é brotoeja mesmo, cuidando em casa por uns dias antes de levá-lo para uma consulta, fique na boa e velha Maizena. Porque se não for a chatinha da brotoeja, mal não irá fazer.

Leia mais em:
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/brotoeja-miliaria/
http://brasil.babycenter.com/baby/saude/brotoeja/

 




89 Comentários

  1. Brenda Kayene disse:

    Nossa, direto aparece umas bolinhas no Miguel.. eu sempre coloquei maisena na água por indicação do pediatra mesmo… aí some sozinho.

    Beijos!

  2. Eu uso óleo dersani para tudo e funciona. Eu diria que quase desaparece na hora. Muitooooo bom esse óleo. Recomendo àquelas mamães que não tiveram sucesso com outras dicas.
    Beijocas!!

  3. Eu uso CUTISANOL é ótimo!

  4. Anonymous disse:

    eu uso pasta d’agua.

  5. Anonymous disse:

    Eu usei Pasta d AGUA E UM pEDIATRA MANDO PASSAR CREME DE MÃOS ALGUEM JÁ USOU.

  6. Anonymous disse:

    Pomada nebacetim e muito boa sempre funciona com meu bebe rodrigo de 4 meses.

  7. Anonymous disse:

    Pomada nebacetim e muito boa sempre funciona com meu bebe rodrigo de 4 meses.

  8. Anonymous disse:

    Pomada nebacetim e muito boa sempre funciona com meu bebe rodrigo de 4 meses.

  9. Lindsay Tadday disse:

    Gurias, o chá de camomila é a melhor solução, sem dúvida!!! Além de natural a criança fica beemm calminha! Foi indicação da pediatra da minha filhinha. Como dou banho com camomila durante todo o período quente optei por comprar os pacotes maiores de chá que vêm soltinho pois sai mais em conta, então fazia a mistura em uma água a parte e depois misturava à água do banho. Dava esse banho de tardezinha e a Anita nunca me incomodou a noite, era um sonho dos anjos!!! Beijo!!!

  10. Rithiely disse:

    O que é pasta d’água??
    Obrigada!!!

    Obs: Mamãe de primeira viagem. :)

  11. ana lucia disse:

    So quero dizer que Nebacetin tem antibiótico, não se deve passar no bb sem recomendação prescrita do pediatra ok!

  12. Ludmila Ramos Dias disse:

    Meu filho vai completar 1mes,e ele esta cheio de bolinhas no rosto,acho que é a bendita da brotoeja.Agora eu sei oque posso passar,vou apostar na velha maizena.

    • verlayne CORREA disse:

      olá Ludmila MINHA FILHA QUANDO TINHA UM MÊS ELA ESTAVA COM O ROSTINHO CHEIO DE BOLINHAS O PEDIATRA DA MINHA FILHA É MARAVILHOSO PASSOU UMA POMADA MILAGROSA ADINOS (DESONIDA) SUMIU TUDO HOJE ELA TEM CINCO MESES E AS VEZES APARECEM UMAS MANCHAS VERMELHADAS E NO OUTRO DIA NÃO TEM MAIS NADA, ELE DISSE QUE ESSAS BOLINHAS SÃO DERMATITE DE CONTATO( CONTATO DA NOSSA PROPRIA PELE COM A NOSSA ROUPA QUE LAVAMOS COM SABÃO EM PÒ)
      .ESPERO TER AJUDADO.

  13. adriana disse:

    Minha filha esta dando nas bochechas e com a pontinha tipo infeccao.meio com pus ė normal?

    • Shirley Hilgert disse:

      Adriana, não sei responder. Tem que checar com o pediatra. abs.

    • Marcella Bosschart disse:

      Adriana, minha filha teve bem forte… Eram bolinhas com pus que pareciam espinha… No rosto todo!!! E ela tinha só 20 dias… Fiquei desesperada e a levei numa Dermatologista Pediátrica… Rela me receitou um remédio milagroso: LEITE MATERNO toda a vez que ela mamava eu passava no rostinho dela, em uma semana ela já não tinha mais nada!!! Como ela falou, o leite é cheio de anticorpos e o melhor, não tem contra indicação…

      • claudete disse:

        ain meninas minha bb ten um mesinho e ta xeia de brotoejas no rostinho e orelhas e iniciando na cabecinha tadinha ela fica emcomodada demais aki SAO PAULO tem dias q ta muito quente e isso ta acabando com ela tento deixar ela mais avontade mas mesmo assim n adianta muito vou iniciar hoje tratamento dela com maizena mas n sei como usar se e cozida ou crua na agua norma e se posso usar shampool e sabonetinho dela normal me ajudem por favor marquee pediatra ainda na quinta feira mas ja quero ir tratando antes n aguento mais ver rostinho dela taoo carocento tadinha .. bjo bgda

      • Jaqueline disse:

        Muito boa essa página, ótimas dicas.

  14. Elaine disse:

    Nossa, muito obrigada pelas dicas, meu bebê está com 9 meses e tem sofrido bastante com as danadas, e agora vou viajar para o interior do Rio, o calor por lá está imenso.. Imagina se o bichinho já sofre aqui em Brasília, imagina por lá, como vai ser?
    Muito obrigada!

  15. JOCIMARA disse:

    Meninas como uso a maizena no banho? Coloco ela direto na água e depois uso o sabonete normal?

  16. Fernanda disse:

    Talco de hamamélis também é excelente, além de natural. Pode ser feito em farmácias de manipulação e não tem o inconveniente da pasta d’água de deixar tudo branco.

  17. Gabriela Donha Veron disse:

    Usei Calamed e resolveu em 1 dia

  18. Marina disse:

    Não gostei muito de usar a pasta d’água. É bom quando tem muitas, mas resseca demais a pele. Depois de dar uma melhorada com a pasta d’água por um dia, 2 vezes, comecei a dar banho com amido de milho. Realmente é muito bom!

    Falei com a Pediatra o que poderia passar (na verdade já tinha passado pasta d’água e amido de milho). Ela pediu que não passasse a pasta porque resseca e meleca muitimoto e me indicou um talco que chama Semilla. Detalhe: a base de amido de milho, dificil de achar e custa cerca de R$40. Pode até ser ótimo, não encontrei.

  19. Lisiane disse:

    O pediatra mandou ferver aveia na agua e colocar na agua do banho, melhorou.

  20. Claudia disse:

    Meu bebe de 5 meses ficou assim a 10 dias. Passei pasta d,agua e curou rapidinho.

  21. Evelyne disse:

    Olá.

    Eu tb sempre uso pasta d´água no meu filho, e realmente é o que resolve!!! Já usei tb o Cutisanol mas n]ao funciona tanto quanto a pasta d´água. abrs.

  22. Adelise disse:

    Uso cutisanol desde o filho anterior…rs

  23. Jéssica disse:

    Gurias, com a maizena e a camomila no banho posso usar sabonete e shampoo normal ou só a água?

    Beijooos

  24. Gabriela disse:

    Costumo usar Proderm. Dá um ótimo resultado e deixa o bebê cheirosinho

  25. Amilton disse:

    Acho a inciativa ótima, porém, se tratando de crianças o melhor é visitar sempre um pediatra e não sair testando todas as dicas. Tenho uma filha alérgica, toda hora é uma novidade, toma vacinas, uma gaveta repleta de pomadas e nada! Mas, temo sempre em auto medicar.

  26. Talita Cabral disse:

    Obrigada pelas dicas eu tenho 25 anos e trabalho de calça jeans e eu fico com a parte de trás das pernas cheia de brotueja por causa desse calor dos últimos dias no Rj, mas irei tentar o nebacetim pois tenho em casa, a minha dúvida era em relação a pasta d’água, qualquer coisa eu tento ela!

  27. Pâmella Oliveira disse:

    Estou muito preocupada com meu filhinho de apenas 3 meses, ele está cheio de bolinhas que no inicio eu achei que fossem brotoejas mas a agora depois de um tempão passando tudo que ja pude imaginar: talco granado; Talco liquido Amilia; Uma pomada cloridato de dexametasona. Minha tentativa agora é hipoglos que me disseram que é muito bom. Essas bolinhas estão incomodando muito meu bb apareceram no pescoço embaixo dos braços, nas dobrinha , mas nenhuma esta me assustando mais como a que apareceu no bumbum dele começou como bolinhas e agora esta uma mancha enorme vermelha e aspera aonde a beira da fralda pega já não sei o que fazer, são bolhinhas grandes com olhinho que começa a descascar, ele ja teve brotoejas e não chegavam aos pés disso!!!!

    • Shirley Hilgert disse:

      Pâmela, tudo bem? Sugiro você mostrar para o pediatra para ele dar o diagnóstico correto. Deve ser alguma coisa diferente de brotoeja. Uma vez o Léo teve isso, no bumbum, o pediatra receitou uma pomada e logo curou. Abraços.

      • Pâmella Oliveira disse:

        Já marquei a pediatra já, mas enquanto o dia não chega o que eu estou tentando fazer agora é dar banho com maisena comecei hoje e amanhã de manhã vou ver se deu algum resultado.

        Mas muito obrigado todas vocês me ajudaram muito com as suas experiencias!

        Beijosssssssssss

  28. rita disse:

    Obrigada pelas dicas!

  29. Aninha disse:

    A pomada trok è ótima sumiu tudo praticamente no segundo dia, agora para prevenir estou usando em meu bb Cutizanol…maravilhoso!

  30. leirini disse:

    pasta d agua com pomada nistatina e otimo

  31. Pâmella Oliveira disse:

    Levei O Miguel a pediatra e ela me disse que aquilo nele começou com uma brotoeja mas ficou pior porque pegou uma bacteria por causa da fralda. Ela passou duas pomadas Uma TROK QUE EU SÓ PODERIA USAR DUAS VEZES AO DIA ; E A OUTRA NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO. Pra usar em todas as trocas de fraldas.
    Em dois dias já estava sumindo tudo, não tem nem uma semana que eu estou usando e já sumiu tudinho realmente essa pomada é maravilhosa!!!

  32. CINTIA disse:

    minha bb ta com brotoeja levei ela no pediatra ela passou pasta DAGUA…ESPERO .QUE MELHORE LOGO O ROSTINHO DELA TA CHEIO DE BOLINHA!

  33. Bruna Vanessa disse:

    Meu filho tem 1 ano e 9 meses e desde que era recem nascido sempre teve esse problema com brotoejas… já passei varias pomadas diferente mas a unica que no sulfoco mesmo me socorre é a pasta d’agua… e o Cutizanol tambem é muito bom… então tambem recomendo!
    Bjos

  34. Maria Solange disse:

    Gostaria de saber o que é pasta d` água se alguém souber me avise por favor

  35. emily disse:

    minha nenem esta com 20 dias, e muitas bolinhas vermelhas no rosto ela fica agoniada nao sei oque fazer sera que se eu passar maizena ou pasta d´agua vai melhorar?

  36. Marcia disse:

    Shirley, meu pequenino estava com brotoeja, passei a pasta d agua e no outro dia sumiu,
    Obrigada pela dica…abraço

  37. Paula disse:

    A minha filha tem aplv e uma maior propensão a ter problemas de pele. Essa semana apareceram as benditas brotoejas. Comprei o talco líquido Amilia, super caro R$ 50,00 e ele está piorando, fiquei chateada! Vou tentar a pasta d’água, maizena e camomila para ver se melhora.

  38. Helouise disse:

    Gente, a maisena funciona mesmo.
    Como sou mãe de primeira viajem, achava que minha bebê não podia pegar nenhum vento e deveria estar sempre bem agasalhada (Mesmo estando no verão). Resultado: Levei um susto enorme quando acordei e vi minha filha toda vermelhinha e cheia de bolinhas na testa e em algumas partes do corpo.
    Marquei consulta com o pediatra e procurei alguma coisa a respeito no Google. Achei este blog e resolvi tentar a dica da maisena pois ela apenas 10 dias.
    Eu dilui umas 4 colheres em um copo com água e passei na testa e nas dobrinhas da minha bebê. A vermelhidão sumiu na hora. Em seguida despejei a mistura na água do banho dela. As bolinhas diminuíram bastante após o banho. Achei bastante eficiente.

  39. osvalddir disse:

    obrigado pelas dicas vou colocar o cha na agua

  40. Vicki disse:

    Olá

    O que funciona muito bem para mim, é dar banho com chá de Picão. No primeiro banho já alivia a pele avermelhada. A óleo Dersani também ajudou. Abraços

  41. Alexsandra disse:

    Olá meninas!
    Graças a Deus meus filho nunca tiveram brotoejas, mesmo eu morando no RJ, porém mesmo assim gostaria de dar minha opinião, algumas das pomadas citadas contêm corticoides que são ótimos com ressalvas, então enquanto estiver na pasta D,água, maisena, chás e instantânea num caso mais “grave” tudo bem, melhorando ótimo, mas se a coisa desandou como foi o caso da amiga Pamela o melhor mesmo é levar ao médico… E importante a Trok não deve ser usada indiscriminadamente.. Ela é ótima , mas não deve ser usada para qualquer brotoeja que apareça, espere o médico indica-la.

  42. Monica disse:

    Minha filha tem 1 mês e está com brotoejas no rostinho e na cabeça, o pediatra receitou um loção chamada Dermovance, irei testar hoje e depois digo o resultado.

  43. Anne Caroline disse:

    Meu filhote tem 5 meses e teve brotoejas , a pediatra receitou a linha semilla , que tem vários produtos sabonete mousse , sais de banho , talco líquido todos a base de amido de milho e camomila, sem contar que deixa um cheirinho maravilhoso! Só o preço que é meio caro. Espero ter ajudado.

  44. Isabella Siqueira disse:

    Olá meninas,

    Meu filho tem 1 ano e 4 meses e tem essas brotoejas que todas falaram ,levei no pediatra e ele não descobriu alergia de que , apesar de eu sempre falar que era do próprio suor, pois piorava muito com o calor ,as costinhas dele fica igualzinha da foto da matéria acima , então levei até em uma alergista pediatra e a mesma fez todos os testes e não achou também , ou seja finalizou me dizendo que era suor mesmo, e me passou amilia , mais não esta resolvendo no meu filho , a única coisa que ameniza , mais não completamente é a pasta d´agua, e a maisena na água. Deixo ele todo branquinho o dia todo, e usa somente roupinhas de algodão para absorver mais o suor. Espero que ajudem vocês.

  45. obrigada meu bebe sofre muito com isso

  46. Alice disse:

    Olá mães meu Izaque está assim tem 1ano 1 mês eu tinha uma pomada em casa e no sufoco de velo assim usei ela é q olhei já estava q sem as manchas isso com a pele áspera Use Betacortazol

  47. deborah disse:

    Olá gente! Para a tentativa da maisena diluída no copo antes de jogar na água do banho, qual a temperatura da água?

  48. deborah disse:

    Olá, para o caso da maisena diluída antes de jogar na água do banho, qual a temperatura da água?

  49. Luciana Sena disse:

    Meu filho tem 1 ano e 2 meses e está sofrendo muito com as brotoejas , meu primeiro filho tb foi assim. Já foi para a consulta com pediatra e duas dermatologistas diferentes , pois não me conformo que nada resolva, já usei trok, óculos creme, caladryl, cutisanol hidratante saniskin.Moro em salvador , aqui está muito quente mesmo .
    A dermatologista passou essa pomada amilia, mas pelos relatos já vi que não vai resolver, no momento estou usando pasta d’água e o deixo o tempo todo só de fralda, até para dormir.
    Vou tentar a maizena ,quem sabe funciona. O corpo dele esta todo tomado , pior do que na foto acima .
    Cada troca de fralda um banho sem sem sabonete , só para refrescar e melhorar a coceira

  50. Adriana disse:

    Meu filho tem 1 ano e 3 meses e está sempre com brotoeja no pescoço. Já usei Cutisanol, nistatina, desonida, hipoglós, mas melhora um pouco e é só fazer calor novamente que piora. O pediatra indica sempre Cutisanol, mas falei que não estava adiantando. Ele pediu para dar mais banho, mas nada resolve! Vou fazer o banho com maizena. Obrigada pelas dicas.

  51. Lúcia disse:

    Gostei muito dessas dicas!

  52. dannii disse:

    Meu bebe tem 22 dias e esta com seu rostinho cheio de pipoquinhas nao sei oq faser posso passar pasta dagua???

  53. natiele disse:

    dicas muito boa ,mas o que sarou as brotoejas do meu filhote foi uma pomada chamada nistatina(creme vaginal)por incrível que pareça receitado por um pediatra é claro…….

  54. Minha bebe tem 22 dias e estar com o rostinho cheio de bolinhas oq faco pra resolver?me ajude por favor bju

  55. danielle disse:

    Minha nene esta com um mes e dois dias esta cheia de bolinha no rosto nas orelhas vou tentar usar a maizena no banho o pediatra mandou passa cha de camomila no comeco estava dando certo depois ficou horrivel de novo obrigada pela dica bjss

  56. douglas andrade disse:

    Oque é pasta d’água?

  57. Fabricia disse:

    Nossa muito bom este tópico. Vou tentar a boa e velha maisena também!
    Com tantas indicas impossível q uma destas não funcione.
    Valew!!!

  58. Liliana disse:

    Será que posso tentar o polvilho granado??

  59. Vanessa Pisani disse:

    Minha bebe com 23 dias, teve brotoeja e passei somente o leite materno e foi o que resolveu o problema.
    Toda vez que iria dar de mama passava o leite no rostinho dela e sarou em dois dias.

  60. Elinalva disse:

    Minha filha está com 14 dias e está com o rostinho cheio de bolinhas com pus parecem espinha será brotoejas

  61. Carolina disse:

    Olá..meu bebe tem 2 meses e apareceu umas bolinhas no rosto dele eu ja usei o desonida o dersani o cutisanol e nada de sumirem ja nem sei mais o que fazer

  62. Luciana disse:

    Minha bebê está com 23 dias e também está cheia de brotoejas… Já levei no pediatra, ele confirmou que é brotoejas mas disse que não era pra passar nada que sumiria sozinha… Mas não sumiram e pelo contrário, aumentaram… Vou tentar a maizena, e gostaria de saber como usar a pasta D’agua???

  63. Elisangela disse:

    Olá Mamâes

    Minha bêbê tem 1 aninho, e está com bolinhas na barriga, pescoço, coça muito a cabecinha!!!
    Ela é muito calorenta, mesmo durmindo em um quarto com ar condicionado, fica suando o pescocinho
    Estou preocupada, sou mãe de primeira viagem, e estou anotando todas as dicas, falarei com o pediatra qual a melhoe e se realemnte é brotoeja.

    Obrigada Bjs a todas!

  64. Hélio disse:

    Ola eu só o hélio tenho 17 anos de idade mas não sei como apanhei a Miliária,isso é muito orrivel acho que já é o inferno,o pior é que eu só jogador de Futbool.está a estragar a mia carrera e enpedir os meus estudo,alguem sabe oque posso fazer purfavo já não aguento mas..

  65. Tatiana disse:

    Olá…meu bebe de 6 meses está cheio nas costas ele chora e recalam muito, me ensinaram a colocar aveia em uma fraldinha e fazer tipo uma bucha e colocar na água na banheira, vou começar hoje se não melhorar vou tentar a maisena, dói de mais ver ele assim…tadinho

  66. vanderleia gonçalves da silva disse:

    meu bebe sofre de uma groseira na pela ja faz uns 8 meses e eu estou desesperada estou gastando com dermatolista e nao consegue descobrir o que é, e sempre piora com o calor. será que é a tal da brotoeja? me ajudem por favor nao sei o que fasso ele esta sofrendo demais.bjs.

  67. aline disse:

    Meu filho desde pequeno sofre com problemas de pele, tem a pele muito sensivel, o melhor que a gente pode fazer antes de levar ao médico são as famosas receitas caseiras, mayzena, cha de camomila e um pouco de aveia cozida em agua e jogar na agua do banho para hidratar a pele, pro meu filho nada resolveu, e ainda piorou a situação quando passei oleo de amendoas recomendado pelo médico, procurei outro médico e recomendou shampoo e sabonete liquido Fisiogel, o que ele sofreu por uns 3 meses sumiu em uma semana, foi milagroso

Deixe seu comentário