Atividades para estimular o desenvolvimento de bebês de nove a doze meses

Nos últimos dias venho postando dicas de brincadeiras e atividades para estimular bebês, retiradas do livro 125 Maneiras de estimular o cérebro do seu bebê, da autora Jackie Silberg. Pois hoje chegou a vez de postar a última leva de dicas, voltada para bebês de nove meses a um ano. Vamos lá…
Desenvolvimento de conceitos espaciais – Dentro e fora
Compreender conceitos espaciais como dentro e fora, em cima e embaixo, atrás e na frente é importante para o desenvolvimento do cérebro. Brincadeiras que incentivam essa compreensão irão beneficiar o seu bebê nos próximos anos.
Comece com dentro e fora. Pegue um saco de papel grande e ponha lá dentro o brinquedo favorito do seu bebê. Ajude-o a encontrar o brinquedo e a tirá-lo do saco. Repita a brincadeira diversas vezes.
Invente uma musiquinha fácil e cante-a toda vez que puser e tirar o brinquedo do saco. Por exemplo:
“Cadê o brinquedinho, cadê o brinquedinho? Está aqui, está aqui!” (o último som deve ser dito com a voz mais forte.
Desenvolvimento de força e coordenação motora – Puxa puxa
Sente-se no chão de frente para seu bebê. Pegue a ponta de um cachecol comprido e dê a outra ponta para ele. Comece a puxar delicadamente o cachecol e mostre ao bebê como puxar o lado dele. Quando o bebê começar a puxar forte, caia para frente. Isso sempre faz os bebês rirem.
Essa brincadeira é excelente para desenvolver os músculos e divertidíssima.
Desenvolvimento da fala – Música vocal
Escolha uma música da qual o bebê goste e cante-a de várias maneiras: cante bem alto, cante bem baixinho, cante fazendo o som na garganta, com a boca fechada.
Quanto mais variadas forem as formas que seu bebê escutar essa música, tanto mais tentará imitar você e desenvolver a fala.
Conheça as atividades indicadas para as demais idades:

Informações adicionais:

Livro: 125 Maneiras de estimular o cérebro do seu bebê
Autor: Jackie Silberg
Editora: Ground
Páginas: 142
Preço: em torno de R$ 35,00

 

4 comentários

  1. Juliana Paes

    Otimas dicas! Adorei!! Tentei procurar o livro em varias livrarias, mas não encontro! Sabe onde posso encontrar? Muito obrigado!

    1. Shirley Hilgert

      Não sei dizer. Lembro que quando comprei foi difícil de achar também. Mas não lembro onde comprei. bjs

  2. Nathália

    Gostaria de dicas para bebes de 1ano ou mais. Adoro seu blog. Bjs.

    1. Macetes de Mãe

      Tem um post no blog com várias dicas de atividades para bebês de 12 a 18 meses.. aqui está o link: http://www.macetesdemae.com/2013/06/brinquedos-para-bebes-de-12-a-18-meses.html Confira! Bjs.

Deixe seu comentário