Atividades para estimular o desenvolvimento de bebês de três a seis meses

No meu último post eu trouxe aqui dicas de brincadeiras e atividades para estimularbebês de zero a três meses. Pois como prometido, hoje trago dicas para bebês de três a seis . Elas foram retiradas do livro 125 Maneiras de estimular o cérebro do seu bebê, da autora Jackie Silberg.

Comunicação e interação – Quem é esse bebê?
Sente-se na frente de um espelho com seu bebê no colo e diga “Quem é esse bebê?”.
Acene com a mãozinha do bebê e diga “Oi bebê!”.
Pergunte: “Onde está o pé do bebê?”. Acene com o pezinho e diga: “Oi pé!”.
Continue fazendo perguntas e mexendo em diferentes partes do corpo do bebê, ou, ainda, encoste a cabeça na dele, faça tchauzinho, bata palmas, etc… 

Visão – Vamos olhar?

Pense em todos os lugares diferentes para os quais é bom olhar. Os bebês gostam muito de olhar coisas em movimento. Uma simples máquina de lavar roupas ou secadora com abertura na frente pode ser interessantíssimo para eles.
Ou, melhor ainda, sente-se próximo a uma janela ou em uma área externa e deixe seu bebê ser tocado pelos estímulos: árvores em movimento, pássaros, carros andando pelas ruas, etc…
Reserve um tempo para sentar com seu filho e olhar o mundo junto com ele. Estar pertinho de você dará o conforto e a segurança que ele precisa para curtir as maravilhas do mundo.
 
Comunicação – Bate papo?
Nessa idade, geralmente, os bebês fazem muitos ruídos. Imite os sons emitidos por ele. Mais tarde esses sons se transformarão em palavras. Quanto mais você repetir os sons do seu filho, mais ele será incentivado a fazer mais sons. Esse é o verdadeiro início de uma conversa.
De acordo com Penélope Leach, especialista em desenvolvimento infantil, os bebês fazem diversos de sons diferentes ao logo do dia, mas se você bate palmas e aplaude quando ele diz uma “mamá” ou “dadá”, mais ele continuará repetindo os sons porque isso a deixa feliz.
 
Coordenação motora – Vamos chutar?
Chutar desenvolve a coordenação motora e é algo que os bebês adoram fazer.
 
Amarre fitas coloridas aos tornozelos do bebê e observe como ele chuta com prazer. Ainda, pegue seu bebê no colo e balance um chocalho ou sininho diante dos seus pezinhos e mostre para ele como chutar esses objetos.
 

Informações adicionais:

Livro: 125 Maneiras de estimular o cérebro do seu bebê
Autor: Jackie Silberg
Editora: Ground
Páginas: 142
Preço: em torno de R$ 35,00

 

1 comentário

  1. Paula

    Adorei!!!!!!!!

Deixe seu comentário