Introduzindo papinha de frutas e suquinho na dieta do bebê – Dicas

A introdução de alimentos sólidos foi um momento esperado com ansiedade aqui em casa. O Léo nunca mamou direito, nem peito, nem mamadeira, porque sempre teve refluxo severo e, em consequência disso, até uma esofagite. Assim sendo, eu contava os dias para vê-lo comer papinhas.

Com cinco meses e meio, o pediatra dele introduziu as frutinhas em papinha e suquinho de laranja Lima. Para minha sorte e alívio, ele aceitou sem muita dificuldade ambos.

Primeiro demos o suquinho de laranja, começando com 50ml no primeiro dia, 100 no segundo e 150 no terceiro. Depois que ele aceitou o suco, fomos para a papinha. Comecei com pêra, que não caiu no gosto do meu pequeno (ele fazia até ânsia), aí fui para a maçã cozida, que também não gerou grande empolgação e aí, sem insitir muito, experimentei banana, que ele amou de cara!

Assim que ele pegou a banana, introduzi o mamão, que também foi bem aceito.

Com certeza, cada pediatra tem sua orientação sobre o início dos sólidos e suquinho e cada mãe deve seguir, em primeiro lugar, o que é dito por ele. Entretanto, se alguém quiser saber como foi o processo com o meu pequeno, processo que eu considerei bem tranquilo, é só dar uma olhada abaixo.

Essas orientações me foram passada pelo gastropediatra do meu filhote, dr. Ricardo Toma, da clínica Infantia, de São Paulo.

1. Começamos com suquinho de laranja Lima, que é mais docinha e menos ácida. Demos no primeiro dia 50ml, no segundo 100 e no terceiro 150. O horário sugerido foi o meio da manhã. A idéia de começar só com 50ml é porque se fizesse mal, o bebê não teria ingerido muito. Achei que faz total sentido essa orientação.
2. Antes de espremer as laranjas, lave-as bem. Esprema-as à mão ou em espremedores manuais, caso você use a mamadeira para dar o suquinho. Quando espremidas em espremedores elétricos as fibras acabam sendo super bem trituradinhas e aí passam pelo coador, o que faz o bico da mamadeira entupir. Para dar o suquinho você pode usar mamadeira ou copinhos de transição. O que você preferir. E não esqueça de coar o suquinho quando ele for dado em mamadeira.
3. Assim que foi aceito o suco, introduzimos a papinha de frutas. O horário sugerido para darmos a papinha foi o meio da tarde. Como no caso do suquinho, o pediatra também sugeriu que iniciássemos com 50g, no segundo dia passássemos para 100g e só no terceiro oferecessemos 150g. Também para o caso de fazer algum mal o bebê ter ingerido pouca quantidade.
4. As frutas introduzidas foram maçã, banana, mamão e pêra. Segundo o dr. Toma, qualquer tipo dessas frutas pode ser oferecido, entretanto, os bebês costumam aceitar melhor a maçã Argentina, a banana Prata, a pêra Willams e o mamão Papaya.
5. No caso da maçã ou da pêra não serem bem aceitas, por serem frutas um pouco mais ácidas, o que pode ser feito é cozinhá-las até rachar a casca e aí fazer um purezinho da fruta (sempre descartando a casca). Essa sugestão não me foi passada pelo pediatra, mas quando o questionei sobre esse método ele disse que não havia problema em usá-lo.
6. Agora minha dica pessoal: ofereça primeiro as frutas mais cremosas, macias e doces, como a banana e o mamão, pois são mais fáceis de serem aceitas (pelo menos foi assim aqui em casa). A pêra e a maçã, além de serem mais ácidas, não ficam com pedacinhos mais durinhos no meio do purê e aí o bebê costuma estranhar um pouco.
7. Outro ponto que considero importante: nesse início, jamais insista demais com o bebê para ele comer se ele não está aceitando bem determinada fruta. Nesse caso, é melhor desistir e tentar outra no dia seguinte. Lembre-se que isso é uma nova experiência para o bebê e ele tem que encará-la como algo gostoso, divertido, prazeroso. Nada de choro ou fazer comer até fazer ânsia (quando o Léo fez ânsia com a pêra eu desisti rapidinho e vou tentar de novo dentro de alguns dias).
8. Ainda… vale tudo para fazer desse momento algo legal: sente num lugar gostoso da casa, no qual o bebê parece se sentir bem, brinque com ele, cante, faça ele rir e quando estiver com a boquinha aberta introduza com jeitinho a colher. Como eu disse, faça com que ele assimile o momento de comer com algo prazeroso, jamais com uma obrigação.
9. Outro detalhe importante: se seu bebê tem intestino preso, dê preferência à pêra e ao mamão, que soltam o intestino. Se for o contrário, invista na banana e na maçã.
10. Por fim: nunca misture duas frutas, pois se o bebê não aceitar muito bem uma delas, e passar mal, você não saberá qual delas causou o estrago. Sempre que for introduzir uma nova fruta, dê somente ela por, pelo menos, três dias. Assim, se algo sair errado, você saberá de quem é a culpa.
11. Para dar a papinha, escolha um pratinho ou cumbuquinha que serão apenas do bebê e utilize colher de silicone e jamais de metal, pois pode machucar o bebê (a colher de metal deve ser usada só para raspar as frutinhas).

Mamães, isso é um pouquinho da experiência que eu vivi com meu filhote nesses primeiros dias de alimentação sólida. Diferentes de muitos lares, achei que foi algo tranquilo, prazeroso e divertido. Claro que cada bebê é um bebê, que uns aceitam melhor e outros nem tanto a mudança do leite para o sólido, mas cabe a nós tentarmos tornar essa nova experiência o mais gostosa e divertida possível.
Boa sorte!

PS: Meninas!!! Tive que vir aqui fazer um adendo a esse post. Agora, duas semanas depois que tentei dar pera Williams para o meu Léo, resolvi oferecer pera Portuguesa e ele ADOROU. Fica a dica!!!!

SAIBA MAIS:

79 comentários

  1. Amanda

    excelente post1 vai me ajudar muitooo!

  2. A Marina aceitou super bem a banana e o mamão também. A maçã não! e a pêra eu ainda não dei.
    Eu misturo a banana com maçã e ela adora assim…
    Também foi fácil aqui de introduzir as papinhas doces…
    Bjo!

    1. Shirley Hilgert

      Meu filhote não pegou muito bem a maçã. Vou experimentar com banana, como você fez. Obrigada pela dica!
      Quando dei pera Williams ele também não curtiu. Aí tentei a pera Portuguesa e é só sucesso aqui em casa. Ele chega a comer quase 180g!
      O jeito é ir tentando!
      Beijos

  3. Cleverson da Costa

    Minhas filhas choram, trancam a boca e cospem pra fora. Elas estão com 5 meses e é o 3° dia de papinha doce. Mas aos poucos elas comem mais, mas comem chorando. Tenho medo de traumatizá-las, será que devo insistir quando elas choram? Sendo que na segunda colherada elas já começam o chororô. Esse momento tão esperado está virando um pesadelo, nunca pensei que isso ia acontecer comigo. Alguém pode me ajudar????

  4. Anonymous

    Estou no mesmo barco do Cleverson.
    Minha bb tem 4 meses e cospe, tranca a boca e chora de ficar banhada em lágrimas. O pediatra disse pra insistir, mas tenho medo de criar uma rejeição dela às frutas. Amanhã é o terceiro dia de sofrimento. Estou muito frustrada!
    Ana Paula

    1. Xismenia

      Boa noite….estou no msm dilema.. começei a introduzir mamadeira quando minha bebê tinha três meses (precisava voltar a trabalhar), tentei vários leites, mamadeiras, bico e copos… não teve jeito…ela não pegou nem com o leite materno…. consegui adiar a minha volta ao trabalho…agora ela está com 5 meses e comecei a papinha de frutas….e estou frustada…ela não aceitou nada até agora. Já tentei diferentes frutas, vitamina, mingau de prato…..nada…ela trava a boca, põem a língua, cospe…e pra melhorar ela tá com refluxo e já é o segundo mês q ela não pega peso….tô frustada, arrasa e preocupada….pq setembro tenho q voltar a trabalhar de uma maneira ou outra…

  5. Anonymous

    Minha filha nasceu prematura e também tem mto refluxo, só o Aptamil AR que deu certo. Ela começou com a papinha com 4 meses. O suco de laranja foi o que não deu muito certo, ela golfou mto, quase tudo, mas a pediatra já tinha me alertado que isso poderia acontecer por causa do refluxo e o suco de laranja além de ser ralinho é ácido. Aconteceu o mesmo com seu filho?

    1. rosemeire

      estou dando laranja lima que não é ácida. ele também é prematuro e se deu super bem com as raspinhas e suco ate agora.

  6. Elaine Antunes

    Começamos hoje com a pera! A Lavínia simplesmente AMOU!

  7. Lana

    Adorei o post, vou começar a introduzir os alimentos essa semana e me ajudou muito esse post!
    Obrigada!

    P.s. Já virei fã do site!

    1. Shirley Hilgert

      Lana! obrigada! Fico muito feliz que tenha virado fã do blog. :-)

  8. Carol

    Minha filhinha está com 4 meses e 6 dias e já começamos com o suquinho de laranja, que foi muito bem aceito. Na próxima semana serão as papinhas de frutas e adorei as dicas que passou, muito obrigada por compartilhar sua experiência. Como sou mamãe de primeira viagem estou um pouco ansiosa com essa nova etapa e empolgada também! rs Tomara que seja tranquilo e prazeroso para ela.

  9. Daiane

    Meu Erik tem 6 meses, desde que nasceu mamava muito por isso não via a hora de dar papinha pra ele kkkkk o suquinho de laranja lima e outras frutas ele adorou mas o que foi mais incrivel a primeira colherada de papinha salgada, ele deu uma mastigadinha sorriu e ficou com a boquinha aberta esperando mais kkkk tudo que eu dou ele adora! Essa de cozinhar a fruta é nova, deve ficar uma delicia bem mais macia! Obrigada! Saude para seu gatinho Léo.

  10. Eliana

    Meu filhote tá com 6 meses e tá começando agora com os sólidos. Lendo teu post achei curioso que nenhum dos 2 pediatras que levei ele mencionou o suquinho… Mas já começamos com banana caturra que ele adorou e hj testamos mamão formosa. Acho que ele tava com muito sono pq tava dano umas choradinhas, entao nao insisti com o mamão. Vou ter que procurar essas peras aqui, só achei na feira a pera argentina…

  11. Silvana

    Olá, minha bebê tem 6 meses e comecei a dar as frutinhas ( pera, banana e maçã), mas confesso que foi sem sucesso. Aceita duas colheradinhas e já fecha a boca e não tem jeito. Também estou frustada, achei que seria um sucesso. Vou tentar cozinhar a maçã e a pera.
    Adoro seu blog, ajuda bastante…principalmente que sou mãe de primeira viagem.
    Abraço

  12. Deise

    A maioria das dicas que vc escreveu minha mãe havia me dito mas mesmo assim aprendi muitooo com as outras… So estou trite por que minha bebe depois que comecei a introduzir os alimentos minha bebe esta sem fazer coco dois dias tive que parar com tudo e estou com medo pois volto a trabalhar em janeiro não quero que ela sofra!!!

  13. Liliam

    Minha filha esta com 4 meses e meio e não esta aceitando nada. Não toma o suco. E as frutas que tentei deu ânsia ou ela empurra com a língua … maçã, pera portuguesa, banana prata e o mamão. Estava tudo docinho mas ela não aceita. Já fazem 10 dias que estou tentando. Alguma dica? Foi bem mais fácil com meu primeiro filho. :(

    1. Shirley Hilgert

      Tente variar a consistência: amassar, cozinhar no vapor e esmagar, raspar…. Bjs e boa sorte!

      1. Liliam

        Obrigada Shirley. Disso só não tentei cozinhar e vou tentar. Já tentei até dar só o saquinho da maçã qdo raspamos mas tb não deu certo. Bj

    2. Vânia

      Talvez ela ainda não esteja preparada pra ingerir outros alimentos. Eu esperaria uns 15 dias e tentaria de novo, se não der certo mais 15 e assim por diante. Cada bebê tem seu tempo, acho que as vezes nós pais que por ansiedade e comparações acabamos “atropelando” o momento deles na melhor das intenções mas pra eles muitas vezes não se sentem preparados.
      Abraço.

  14. Jaqueline

    Minha filha tem 4meses e 5 dias estou tentando a 6dias dar suquinho a ela que o pediatra liberou,no primeiro dia ela tomou de laranja lima e tomou 90ml no segundo tentei de tomate ela nao quiz no terceiro dia tentei de laranja pera diluida em um pouco de agua conforme especificaçao medica e nao gostou tbem,no quarto dia tentei cenoura ela tomou umns 30 ml no quinto dia fiz laranja lima com cenoura e tive q dar forçado ela chorou muito sempre em todas as vezes ele so chorou menos ma primeira e agora tentei novamente de laranja lima e ela nao quiz e chorou muito , o que faço era que vou traumatizar minha filha qual o proximo passo estou ficando desesperada. Me ajude.

    1. Shirley Hilgert

      Jaqueline, até onde sei, você tem que oferecer 10 vezes o mesmo suco ou alimento para ter certeza de que o bebê não gosta mesmo. Eles levam um pouco de tempo até acostumar com o sabor. Para evitar o choro, tente algumas técnicas como levar o bebê para um local gostoso, que ele goste de ficar, cante, brinque, enfim… deixe o bebê bem confortável na hora de oferecer o suco. Ah, e é claro… fique calma. :-) bjs

  15. leticia

    Oi minha filha tem 5meses ela não gostou da maçã a banana ela aceitou bem a pêra não gostou também ela gostou de morango mais fiquei com medo de fazer mal ela até chorou quando tirei da boca dela

  16. Maria

    Gostaria de saber se posso dar banana prata para bb de 5 meses.

    1. Shirley Hilgert

      Maria, tem que checar com o pediatra do bebê. bjs

  17. Andreia Paschoal

    Meu pequeno (Felipe) esta com 5 meses e meio, comecei pela frutinha (pera, maçã, mamão papaia e banana prata). Ele aceitou todas… Isto foi na primeira semana, na semana seguinte comecei dar papinha salgada no almoço, (mandioquinha com cenoura e músculo) não gostou, no dia seguinte dei papinha só com legumes e o músculo, ele papou quase tudo!

    A maçã prendeu radicalmente o intestino dele, então dei papinha de ameixa da nestlé para ele, e tudo voltou a funcionar normalmente. Agora intercalo, um dia uma fruta que prende, noutra outra que solta, esta dando super certo!

    Parabéns pelo seu blog! Perfeito!

    Beijão mamães!

  18. Ananda

    Olá, minha prima tem 4 meses e pouquinho. Ela tem refluxo e toma o leite NAM AR (indicado pelo pediatra). Mas de uns tempos pra cá ela anda rejeitando o leite, já tentei dar de várias formas mas ela não aceita mais! Eu estou pensando que ela está abusando o leite, posso dá alguma papinha de fruta mesmo ela tendo refluxo? Tenho medo dela se engasgar pelo fato da papinha ser um pouco mais grossinha do que o leite. ME AJUDA, OBRIGADA!

    1. Shirley Hilgert

      Ananda, tem que checar com o pediatra. abs.

  19. Leydianne

    Amei demais as dicas, muito bem explicadinhas, vou começar a IA em meu bb de cinco meses e esse passo-a-passo me ajudou demais, confesso que estava meio perdida.

  20. gislaine

    nossa minha bebe vai fazer 5 meses terca feira ela nao ta mamando bem e ainda nao dei nada pra ela sem se a mamadeira

  21. Fernanda

    Amei o post! Minha bebê tem 6 meses e começamos com as papinhas de frutas hoje e as dicas me ajudaram muito!
    Parabéns pelo blog!

  22. Fernanda Marques

    Ola, meninas!
    Adorei o blog, tem dicas maravilhosas mas estou preocupada com meu pequeno Rafinha ele esta com 4 meses e 5 dias, esta tomando suquinho e comendo frutinhas mas faz 3 dias que nao faz coco, tentei dar pra ele caldinho de ameixa mas ainda nao fez efeito, alguem pode me ajudar? Tem alguma dica que possa funcionar?

    Obrigada.

    1. Shirley Hilgert

      Fernanda, veja o que o pediatra fala a respeito. É normal mudar os hábitos do intestino na introdução de sólidos, mas se o seu filho demonstra desconforto o ideal é checar com o pediatra o que deve ser feito. bjs

  23. Jaqueline

    Era exatamente disso que eu precisava, uma explicação bem apuradinha!!!!!!!!!!!! Muito obrigada, vai me ajudar muito!!!!!!

  24. Aline

    Oi, a minha filha vai fazer 4 meses e o pediatra liberou suco e frutas. Como dar a papinha pra ela? Será que ela já conseguiria ficar apoiada em um cadeirão? Ela ainda não senta sozinha, mas já está bem “durinha”. Em casa eu tenho aquela cadeirinha vibratória da Fischer Prince..bjos

  25. nice gomes

    meu bebe de cinco meses adora melão, faço uma papinha de melão com pera ou maçã o suco de uma laranja lima bato no liquidificador e ele ama come tudinho.

  26. keiti priscila

    Minha filha tem 5 meses e meio e já come de tudo tanto papinha salgada e papinha de frutas e suquinhos ela ama,não rejeitou nada do que eu dei graças a deus beijos.

  27. Daniela

    Estava por aqui lendo as dicas e comentários para me preparar, pois meu bebê iniciará com as papinhas de fruta daqui 10 dias… Ele estará com quase 5 meses. E lendo os comentários de quem está passando “sacrifício” por os bebês não aceitarem as papinhas, lembrei de uma orientação que minha nutricionista me deu certa vez… Na maioria das vezes a criança chora e não aceita a papinha porque ainda não tem maturidade para isso, não completou o desenvolvimento da deglutição de sólidos; cada criança tem seu próprio tempo, e se não deu certo espere uma semana e tente de novo. Até ela estar “pronta” para aceitar.

  28. Danielle

    Ai… eu tô ficando desisperada já. ..
    esperei até os 6 meses pra introdução dos alimentos conforme a recomendação da pediatra e agora minha filha não quer tomar nem o suco… Já faz 20 dias que to tentando e nada… a papinha de fruta ela tbm nao quer comer e a salgada ela só come três colherada…
    a pediatra mandou eu introduzir um pouco a cada semana…. mais ela nem quer tomar o suco… ela chora muito e pede peito. … o q eu faço?

    1. Shirley Hilgert

      Danielle, todas as dicas para introdução de sólidos eu dei aqui no blog. Procure na categoria Bem estar > Alimentação (no menu principal). Bjs

  29. Larissa

    Ameeei ! Meu bebe tem 5 meses e 7 dias estava com medo de introduzir papinhas de frutas , mais depois dessas dicas estou me sentindo mais segura ! Obrigada

  30. Caroline Baptista

    Muito obrigada pelas sugestões :) minha filha vai entrar com suquinhos e papainhas essa semana e vc me ajudou muito. Ja é a segunda vez q me deparo com seu blog rs e acho q vou passar a visitar sempre agora, pois foi muito importante pra me ajudar no sono da minha princesa tambem!
    Adorei, obrigada mesmo.
    Bjs

  31. Fabiana

    Olá, meninas!!
    Alguém aí oferece as frutas naqueles sugadores, aqueles saquinhos onde se coloca um pedaço da fruta?
    Estou começando a introduzir as frutas p minha princesa e ela não pegou muito o bico da mamadeira. Ela gosta mesmo é de ficar lambendo e chupando as frutinhas…
    Bjs

  32. jaqueline

    adorei a matéria estava em dúvidas sobre o q dar p minha pequena,obrgd!!!

  33. tatiane furlan

    bom dia a 3 meses o pediatra do meu filho introduziu o suquinho mas meu filho não toma de forma alguma já tentei na mamadeira no copinho de transição na colher no copo de vidro copo de plástico e ate em seringa…mas infelizmente ele não toma nem agua e nem suco gostaria de saber se você tem mais alguma dica pra me dar…em questão as papas doces e salgadas ele come de tudo ele esta com 7 meses…obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Tatiane, a única dica que tenho é insistir. Abs.

  34. cris

    Ai que bom ler isso…meu bb tem 5 meses e já já vou começar com as frutinhas.

  35. Patricia Arruda

    Ola Shirley, minha bebe esta com 4 meses e o pediatra liberou a papinha de frutas e suquinhos. Ela aceitou super bem o suco de laranja lima e serra d’agua, laranja com mamão, mas a papinha de mamão ela não aceitou mto bem. Nos primeiros dias o intestino dela travou…dava do de ver a forca q ela fazia. Parei por um dia pra ver se realmente era os sucos e…sim! Voltei a dar frutinhas a ela comecei com a banana prata, vamos ver o que vai dar :) vc tem alguma dica pra ajudar qto ao funcionamento do intestino de bebês?!

    1. Shirley Hilgert

      Suco de laranja lima costuma ajudar. Mamão e manga também. Beijos e boa sorte! ps: aqui no blog tem um post detalhado dando dicas de alimentos que soltam o intestino das crianças.

  36. waleska

    Boa Noite!
    Minha filha tbm tem refluxo , gostaria de saber se quando vc iniciou as papapinhas o Leo parou com refluxo.

    1. Shirley Hilgert

      Waleska, melhorou bastante na introdução dos sólidos sim. bjs

  37. laianny

    Boa noite meu baby vai fazer 4meses já comecei a da o suco de laranja mas enjôo.dei a banana ele gostou c e sem leite.o mamão ele puro ele n gostou ai coloquei leite e ele amou come Tudinho se deicha ele q mas.

  38. Vanessa rodrigues

    Minha pequena fez 6 meses e comecei com o suco de lima. O primeiro dia ela recusou mas continuei tentando nos outros dias sem forçar e no terceiro ela aceitou bem. Hoje dei papinha de maça e ela não aceitou fez ate ansia de vomito como faço pra cozinhar a maçã?? Melhor oferecer outra fruta amanha ou insistir na maçã???

    1. Shirley Hilgert

      Tente maçã crua, raspadinha. É mais saudável que cozida. E se depois de algumas tentativas ela não aceitar, troque por outra fruta. Talvez ela não goste dessa mesmo. bjs

  39. Carmen

    Shirley, quando começou a dar frutinhas, quantas mamadeiras o Léo tomava e quantos ml? Minha bebê tb tem APLV e só toma neocate com Vitalon, puro não toma nem 60 ml…

    1. Shirley Hilgert

      Carmen, infelizmente, não me recordo dessa informação. Abs.

  40. Thais Cabral

    Boa noite shirley, estou iniciando com a papinha “salgada”. Não quero colocar oleo nem sal, como cozinho no vapor, não sei como temperar, pois alguns legumes necessitam de um temperinho para ficar mais gostoso, como por exemplo o inhame, que ele não gostou muito. Mas enfim, como temperar de forma saudavel? quais papinhas vc me indica para essa faixa etária?

    1. Shirley Hilgert

      Thais, no início eu temperava só com cebolete, salsinha e azeite de oliva. Sal eu usava.
      Para ideias de papinhas, sugiro o blog As Delícias do Dudu. Beijos!

  41. Márcia

    Gostaria de saber se quando começamos a dar suco e frutas, temos que diminuir as mamadas? Ela tem 6 meses e esqueci de perguntar para pediatra hoje.

    1. Shirley Hilgert

      Márcia, tem que checar com o pediatra. bjs

  42. Priscila

    Boa tarde! Comecei a dar frutinhas para minha filha de 5 meses e meio semana passada.
    Mas estou com receio nos casos da pera e maçã…minha pediatra orientou fazer uma papinha no mixer dessas frutas, mas elas oxidam muito rápido…e a papinha fica escuro…e eu com receio de dar…ai não sei o que fazer…como você dava pera e maçã?raspando ou fazendo papinha?

    1. Shirley Hilgert

      Eu dava raspando. Raspava e dava na hora. Não guardava. bjs

  43. Marcia

    Adorei as dicas, minha filha faz 6 meses amanhã e por orientação médica, há 3 dias comecei a introdução alimentar. Comecei pelo mamão, e foi sucesso garantido…minha Mariah aceitou bem, já a água, a maçã e a pera não tive muito sucesso, após ler seu post fiquei mais tranquila.Amanhã testarei banana…espero q ela aceite legal, já o leite de fórmula, não tem jeito…ate aqui dei , exclusivamente o peito, porém tenho q voltar a usar o anticoncepcional, e preciso introduzir o leite…mas não estou achando a melhor forma. Hj coloquei meu leite na mamadeira e nada…ela não aceitou, qdo minha mãe ofereceu na colher ela tomou tudo!! Porém, o teite de fórmula, não tem mágica. Lembrando, as mamães de primeira viagem como eu,que ate 1 ano a alimentação é complementar, sendo o leite( materno ou de formula) o principal alimento, portanto nada de forçar os pequenos, afinal eles estão conhecendo esse universo agora. Bjus

  44. Dani

    Oi, só para compartilhar com vocês.
    meu bebê não gostou muito de frutas “comuns”…rs
    Comida por enquanto não quer nada, dá ansia, vomita….mas…
    Hoje ofereci Graviola! E foi sucesso :)
    Adorou :)!

  45. Marcela

    Olá! Adoro seu blog!
    Minha filha tem 8 meses, aceitou muito bem todas as frutas que oferecemos e a papa de legumes também. Além disso ela ainda mama no peito.
    Agora minha dúvida, o pediatra orientou a complementar todas as refeições com o peito, porém, o pediatra de uma amiga a orientou a não fazer isso, pois disse que o leite retira o ferro dos alimentos. Vocês tem alguma orientação a respeito?

    beijos!
    Marcela

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Marcela!
      Que maravilha :)
      Acredito que o seu pediatra deve ter dado a melhor orientação, pois ele acompanha sua filha mais diretamente.
      Bjss

  46. Sara

    Oi, minha bebê tem 5 meses e tentei dar pêra cozida. Ela não gostou, cuspiu tudo. As outras frutas ela adora. Gosta da pêra raspadinha. A única fruta que ela não gostou foi o morango, tentei um monte de vezes e ela rejeitou.

  47. Camila

    Boa noite, meu filho tem 5 meses e meio e o pediatra liberou iniciar com suco no meio da manhã e fruta no meio da tarde. Queria saber se vc, além do suco e da fruta, também complementava com leite a refeição desses horários, ou dava apenas o suco/fruta?
    Obrigada! Camila.

    1. Shirley Hilgert

      Apenas suco/fruta. bjs

  48. Karina

    Meu filho P.A tem 4 meses mama somente no peito , comecei a 15 dias com suco de laranja morcott ele não aceitou por nada, troquei para laranja lima tb é uma guerra, já tentei todas os tipos de bico e ainda não tive sucesso, chupeta ele tb não curte, é só nos momentos de desespero,que não são muitos pq ele bem bonzinho, não sei se tem ligação mais desde então ele não dorme a noite toda como antes.
    Hoje comecei com a maçã foi mais fácil , porém teve cólicas, coisa que não tinha a quase um mês.

  49. Verônica

    Olá…gostaria de saber como vc cozinhou a pera e a maçã…meu bebê ñ gostou mto da maçã e pra ser sincera tenho medo de dar raspadinha. Obrigada!! Seu post me ajudou.

    1. Shirley Hilgert

      Pode cozinhar no vapor. bjs

  50. Rosanny

    Olá! Meu filhinho tem 5 meses e meio, mamou exclusivamente até os cinco e me vi protagonizando a dificuldade em introduzir os sucos. Comecei pela laranja lima, depois mamão, maçã… foi difícil mas aos poucos vem gostando destes novos sabores. Esperarei os 5 meses para iniciar com papinhas.
    Ah… e sobre a mamadeira… fracassei com os bicos. Só aceita na chuquinha.
    Espero podermos compartilhar muitas experiências 👍👍👍

    1. Rosanny

      Esperarei *6 meses

  51. Gabi Vasconcelos

    Olá, Shirley!

    Amanhã começo a dar suco para o meu filho e suas dicas vão me ajudar bastante. :)

    Beijos

  52. Vanessa

    Me ajudou muito!!!
    Obrigada…
    Vc tem algo sobre papinhas salgadas???

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Vanessa!
      Tem simm, é só pesquisar por papinha salgada aqui no blog. http://www.macetesdemae.com/?s=papinha+salgada
      Bjs

  53. Isis

    Meu bebê tem 10 meses,só quer mamar.
    Dei peito até 6 meses,daí em diante fui tentando outras coisas, mas ele não aceitou. Tento até hoje.
    As únicas coisas que ele gosta é papinha de banana,e sucos de qualquer fruta.
    Não gosta de leite em pó, não gosta de papinha salgada,mem de feijão.
    Não sei mas o que fazer.
    Ele é o tempo todo no peito.
    Não aguento mais.
    Mim ajude.
    O que eu faço???

  54. Juliana

    Muitos úteis as dicas,

Deixe seu comentário