Como fazer o bebê dormir de dia

Nos últimos dias conversei brevemente com três amigas que estão com bebês novinhos em casa e, para minha surpresa (ou não) a reclamação de todas era a mesma – meu filho não dorme de dia. Para completar, lá no grupo de discussão Macetes de Mãe a pergunta que mais tem rolado também tem a ver com esse assunto: como fazer meu bebê dormir durante o dia? Bom, daí surgiu a inspiração para esse post.

Eu, particularmente, também sofri bastante com esse problema. Quase enlouqueci, na verdade! O Léo teimava em não dormir de dia, brigava com o sono, ficava irritado, me irritava, e por aí ia. No meio da loucura geral, conversei com quase todas as minhas amigas que tinham filhos, fiz mil perguntas, li vários livros, pesquisei na internet, fui fazendo testes e mais testes, mexi daqui, mexi dali até que… tchan, tchan, tchan… hoje o Léo dorme sozinho e tira sonecas longas e tranquilas!

Posso dizer que agora é tudo perfeito, que ele dorme suuuuuuper fácil? Claro que não! Porque cada bebê é um bebê e cada casa é uma casa. Ou seja, não há verdade universal ou solução perfeita que se encaixe em todas as situações. Mas dá para a gente seguir alguns passinhos básicos para a hora da soneca não virar a nossa hora do pesadelo.

O problema das sonecas diurnas, desconfio eu, intensificou-se nas últimas demanas devido ao calor infernal que está fazendo. Inverno é friozinho, é gostosinho ficar na cama, e aí é tudo mais fácil. Mas com esse calorão, quem quer dormir? Nem a gente né, quanto menos um serzinho inexperiente que nem sabe ainda como se faz para dormir.

Vocês viram o que eu acabei de escrever? “Um serzinho inexperiente que nem sabe ainda como se faz para dormir.” Gente, de tudo que eu li, essa foi uma das coisas que mais me marcaram. Bebês não sabem como dormir, não sabem o que fazer para dormir, cabe a nós ensinarmos a eles como relaxarem e pegarem no sono, já que o sono é um fator de extrema irritabilidade para eles. Eles sofrem e nem sabem por que.
Bom, mas e como resolver esse problema? É possível? Existe solução?

Existe sim, mas ela não é a mesma para todo mundo. O caminho trilhado para se chegar na solução é o mesmo, mas a solução que cada mamãe irá encontrar irá variar.

Por exemplo, eu sempre li que o ideal é o bebê dormir sozinho e no seu bercinho. Assim ele está em um lugar seguro que permite que ele descanse tranquilamente. Claro que concordo com isso, mas é claro que não foi assim que o Léo quis. Hoje ele dorme sozinho, tranquilamente, mas na minha cama. Foi assim que conseguimos resolver a situação e é assim que funciona aqui em casa.

Bom, continuando… Depois de muito ler, pesquisar e testar, percebi que se seguirmos algumas regrinhas simples nós conseguiremos ajudar nossos bebês a dormir.

Saiba quais são as sete regrinhas mágicas:

1. Identifique o horário do soninho do seu bebê. Preste atenção no horário que o soninho do seu bebê começa a chegar e o coloque para dormir exatamente nesse momento. Não deixe passar da hora, pois quando perdemos o ponto ideal do sono é mais difícil do bebê relaxar e dormir. Ele começa a ficar irritado, a brigar contra o sono, e aí vira aquela novela que conhecemos. Mas como identificar a hora do soninho dele? Normalmente os bebês demonstram sono esfregando os olhinhos, ficando com os olhinhos vermelhos, bocejando, dando gritinhos e ficando mais irritadinhos que o normal. Preste atenção no seu bebê e identifique quais são os sinais dele. Eu já sei que a hora do soninho do Léo é no meio da manhã e no meio da tarde. Assim, organizei a rotina aqui em casa para não perder esses precisoso momentos.

2. Crie uma ROTINA de sono para o seu bebê (esse talvez seja o ponto mais importante. Arrisco-me a dizer que É!). Assim como acontece à noite, que o bebê tem uma rotininha antes de ir para o berço, ele deve ter também uma rotininha diurna. Se você repetir diariamente sempre os mesmos passos antes de colocá-lo para dormir, ele irá identificar que essa é a hora do soninho, irá relaxar e dormir mais rápido. Por exemplo, você pode sempre levá-lo para o mesmo lugar, escurecer o ambiente, colocar ou cantar uma música, entregar seu bichinho favorito e dar um beijo na sua testa. Todos esses passinhos são a rotina da sonequinha do bebê.

3. Descubra o lugar que o bebê gosta de dormir. Outra coisa super importante é identificar o local que o bebê se sente mais à vontade para dormir. Muitas vezes ficamos insistindo e insistindo e insistindo em fazer o bebê dormir no berço, mas ele simplesmente não aceita dormir ali de dia. Foi assim aqui em casa. Lutei muito tempo para o Léo dormir no berço, até que desisti. Fui testando e testando, fiz ele dormir na cadeirinha vibratória por um tempo e, por fim, hoje ele dorme na minha cama (claro que super protegido por almofadas e travesseiros por todos os lados). Eu deito do lado dele, ele relaxa e em minutos dorme. Aqui funcionou assim, você tem que testar e tentar descobrir em que lugar da sua casa seu bebê aceitará dormir mais fácil.

>>> Confira o passo a passo para fazer a famosa Técnica do Ninho que ajuda o bebê a dormir melhor:

4. Cuidado com temperatura e roupas. Preste atenção se a temperatura do ambiente agradável e se o bebê está vestido adequadamente. Dormir sentindo calor ou frio é impossível!

5. Dê para o bebê fraldinhas, naninhas, que o ajudem a pegar no sono. Escolha objetos que irão identificar a hora do soninho e que poderão ajudar o bebê a dormir. Pode ser uma fraldinha ou um bichinho macio que o bebê fique apertando ou esfregando no seu rostinho (cuide para escolher objetos seguros). Objetos que identifiquem a hora do soninho são importantes para o bebê já ir se preparando para isso. É mais ou menos como na hora de comer. O bebê sabe que é a hora da papinha pois vê o cadeirão, vê o pratinho, colher, etc… Na hora de dormir deve ser a mesma coisa. Aqui em casa uso com o Léo uma fraldinha e um travesseirinho de pelúcia super fofo. Ele fica massando e apertando os dois até pegar no sono.

6. Deixe o ambiente à meia luz. Outra dica é escurecer um pouco o ambiente, para o bebê relaxar e identificar que é a hora da sonequinha (sem escurecer demais, para o bebê não trocar o dia pela noite).

7. Coloque para tocar lullabies. Uma coisa que pode ajudar na hora da soneca é tocar músicas ou sons que ajudem o bebê a relaxar – os famosos lullabies. Eu, particularmente gosto muito dos Lullabies Baby Einstein e até já fiz um post sobre isso aqui.

Gente, essas são algumas coisas que baseada em leituras, experiências de terceiros e experiência própria eu percebi que ajudam na hora da soneca do bebê. Sugiro você testá-las e ir adaptando à sua necessidade, pois como disse, cada caso é um caso.

Boa sorte!!! Espero que em breve seu baby esteja tirando longas e gostosas sonecas. E lembre-se: crie uma rotina do sono diurno e repita-a religiosamente todos os dias, sempre no horário do soninho do bebê. Com o tempo, ele irá se acostumar a isso, relaxar e dormir tranquilamente, seja no berço ou em qualquer outro lugar que ele se sentir confortável e seguro.


Leia mais sobre o tema sono aqui no blog: 
Shantalla – massagem relaxante para bebês
Como fazer o bebê dormir sozinho no berço à noite

58 comentários

  1. amor eterno

    gostaria que vc e ajudase meu bebe ñ dorme noite tem como vc me ajudar ele troaca o dia pela noite o que eu fasso para ele dormir de noite tem com vc me ajuadar

    1. By Shirley Hilgert

      Olá, tudo bem? Infelizmente, não existe uma receita pronta que resolva o problema do sono dos bebês, porque cada bebê é um, com seu jeitinho e necessidades. E quem inventar isso um dia ficará milhonário! Mas há alguns cuidados que podem ajudar. Dê uma olhada em outros posts aqui do blog, talvez sejam úteis para você: http://www.macetesdemae.com/2012/07/como-fazer-o-bebe-dormir-sozinho-no.html
      http://www.macetesdemae.com/2012/10/solucoes-para-noites-sem-choro.html
      http://www.macetesdemae.com/2012/09/shantala-massagem-relaxante-em-bebes.html

  2. arianne

    Oi Shirley, como faço para participar do grupo de discussão?

    1. Shirley

      Arianne, tudo bem? Aqui no menu superior do blog tem uma aba que irá levar para o grupo de discussao no Facebook (ela se chama Grupo de Discussao). Clique nela e depois que entrar na pagina do grupo no Face clique em Participar do Grupo (algo assim). Fica do lado direito da página.

    2. soely antunesfineto

      cuido do meu neto de 8 meses ele nao dorme de dia fica bvavo chora briga com o sono

  3. amor eterno

    oi meu nome é rosemeire sou mae de menino e ele tem muita colica vc tem como me ajudar nessa parte

    1. Shirley Hilgert

      Olá!
      Como vai?
      Eu sofri muito com as cólicas do Léo também. Elas só acalmaram quando ele fez três meses.
      Dê uma olhada nos posts abaixo. Eles deverão ajudá-la nesse problema.
      Abraços e boa sorte!

      http://www.macetesdemae.com/2012/09/tecnica-para-acalmar-bebes-em-crise-de.html

      http://www.macetesdemae.com/2012/07/como-enfrentar-as-crises-de-colica-do.html

    2. Aida

      Colokinds

  4. Olha amiga concordo com vc em gênero, número e grau,rs – com a minha primeira filha eu sofri MUITO, pela inexperiencia mesmo. Agora, com minha segunda filha – um bebê de 2 meses – estou um pouquinho mais confiante! Com relação ao calorão, posso te falar por conhecimento de causa (uma vez que moro em Manaus / AM) que o melhor jeito de ajudar os babys a pegar no sono é um bom banho FRIO – não, não é maldade – e colocá-lo no local mais arejado da casa, pode ser a sala, por exemplo. Comigo funciona assim: eu dou o banho, deixo com roupinhas bem leves ou mesmo só de fralda e meia, e coloco no bebê conforto ou no carrinho (tipo guarda-chuva) ou ainda no sofá, com um ventilador no local. Também vou fazer uma manta em tricô para colocar no chão – com o chão bem limpinho e forrado, não tem problema de deixá-los tirar uma sonequinha ali. Ah, e a naninha dela é uma diquinha da minha sogra que repasso às mamães de primeira viagem: uma roupa sua! uma blusa, de preferencia que tenha sujado um pouco com leite – o baby sente o seu cheiro e fica mais tranquilo; com esse método eu consigo esticar tanto as sonecas quanto o sono da noite da Úrsula! Bjões!!

    1. By Shirley Hilgert

      Sâmia, adorei a dica de dar a minha roupa como naninha. Na verdade, por acaso, hoje eu fiz isso, na soneca da manhã do Léo. Dei a camisola que havia dormido na noite anterior e ele ficou ali abraçadinho nela. Logo, logo pegou no sono e dormiu. Acho que vou repetir a dose. :-)
      Beijos!

  5. Natália Lanza

    Aqui o problema é o tempo da soneca… Ele sempre acorda depois de 45 minutos ou 1 hora. Não dorme de novo no berço, aí tiro fica uns minutos sorridente e depois começa o show: grita, chora, me belisca e custa a se acalmar! É assim toda soneca, tanto de manhã quanto de tarde. Mas quando começa a escurecer ele já dorme melhor e de noite dorme bem também. Não sei como prolongar essa soneca, já que ele não fica descansado com as sonecas curtas…

  6. Sonia e Daniel

    Adorei ler esse post pois me identifiquei com o fato do Léo dormir na sua cama durante o dia, é o que acontece aqui em casa tb, minha Mariana tem 9 meses!!
    A pediatra nos falou várias vezes que ela deve dormir no berço, bla blá blá, tentei seguir a risca o que ela disse mas não rolou, ela acorda assim que a coloco no berço, é na minha cama que ela relaxa!!
    Sempre é bom compartilhar ideias!!
    Teu blog é ótimo!!
    bjs

  7. Fernanda

    Adorei ler esse post, e vou tentar pq minha bebe não dorme durante o dia.. mas espero que agora observando td eu consiga por ela p durmir.kkk e esses Lullabies Baby Einstein existe em DVD??

    beijinhos
    Amei o post!!

    1. Shirley Hilgert

      Existe sim! Bj

  8. Camila

    Oi Shirley! Minha filha tem 45 dias e sempre dormiu muito bem de dia. De uma semana pra cá, tem brigado muito com o sono. Ela ainda adormece no colo e quando tento colocá-la no berço ou carrinho, acorda rapidamente e muito irritada. As vezes só acalma no peito, o que faz com que ela gofe demais.
    A noite ela continua dormindo bem. O que pode ser?

    1. Shirley Hilgert

      Camila, nunca temos resposta para essas perguntas, pois pode ser tanta coisa e, ao mesmo tempo, nada. Observe e veja se melhora. Crianças são super de fase. Bjs

  9. Daniela

    Minha bebe tem 01 mês e meio e de dia não consegue dormir fora do meu colo. Depois da mamada ela dorme e é só colocar no berço ou em qualquer outro lugar ela acorda. Eu fico irritada porque não consigo fazer nada além de ficar com ela no colo. De noite até que vai bem. Dorme umas 5 até 6 horas consecutivas mas de dia são apenas alguns minutos. Alguém já passou por isto?

    1. Caroline

      Ei Daniela, ja faz um tempo que você escreveu o comentário dizendo que sua filha não dormia as sonecas. Estou com o mesmo problema. A minha bebê tem 2 meses. No fim do dia ela ta cansada e chorando. Como você resolveu? Melhorou ou piorou com o tempo?

      1. Laís

        Eu tenho o mesmo problema :(
        Minha bebê tem 2 meses, a noite ela vai bem no berço, mas de dia é um Deus nos acuda,só quer dormir no colo. Consegui até fazer ela dormir no berço, mas ela não dorme nem 15 minutos, tô ficando louca aqui… Se deixo ela no colo ela dorme por uma hora ou mais…

  10. Marcia

    Oi Shirley!
    Já vi essa dica da naninha em alguns livros mas tenho duvida de quando podemos dar um objeto pro bebê segurar sem perigo enquanto dorme, vc sabe dizer?
    Adoro seu blog!
    Bjo,
    Marcia

    1. Shirley Hilgert

      Márcia, boa pergunta! Acho que é seguro dar depois que os bebês já tem mais controle sobre os movimentos. Agora a idade exata que isso acontece eu não sei exatamente (não lembro quando foi com o Léo). Bjs

  11. Emily

    No meu caso estou tendo grandes problemas com minha filha de 3 meses pois durante o dia ela só dorme no colo, se deitar ela acorda. Por esse motivo fico com ela no colo para que ela durma e descanse, mas no final quem fica morta sou eu, rs. Faço isso para que ela consiga descansar pois quando ela não dorme fica muito enjoadinha. Sei que não e certo, pois com ela tanto tempo no colo não tenho tido tempo pra mais nada. Alguma dica pra mudar essa situação??? Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Emily, ela é novinha ainda. Com o tempo as coisas melhoram. Vá tentando outras alternativas. Vá no método tentativa e erro mesmo. Uma hora, você descobre algo que funciona melhor. Bjs e boa sorte!

  12. Jessica

    Camila e Daniela, meu bebê hoje tem 3 meses e meio, mas até um mês eu também sofria pra fazer ele dormir. Ele dormia no colo e quando sentia que colocávamos no berço ou no carrinho abria o berreiro.
    Uma dica é enrolalo em uma manta leve ( nesses calores), pois quando eles sairem do colo não perceberão tão fácil pois continuarão quentinhos.
    Mas a coisa começou a melhorar depois que implantei rotina com meu bb, e coloco uma fraldinha no rostinho dele com meu cheirinho, eh tiro e queda. No começo eh difícil, mas a gente vai percebendo o que dá certo e errado e vai ajustando até que engrena o negócio srsrs
    E também conforme vai passando o tempo eles vão começando a identificar a rotina, quando são bem novinhos ainda não entendem o que está acontecendo e sentem muito inseguros.

  13. FLAVIA

    Shirley, pode me ajudar?? tenho um bebe de 9 meses que dorme muito mal a noite…chega um certo horario não há o que faça ele continuar o berço, já tentamos mantê-lo lá, tira-lo de lá, dar mama, dar agua… enfim….ele fica extremamente incomodado e é assim até de manhã, ja consultei a medica dele varias vezes e até mesmo outros pediatras, eles disseram que é adaptação, tudo bem que ele é assim desde que nasceu, mas já tem 9 meses e não se adaptou, tem algo que posso fazer para que ele durma melhor a noite?ele tem a rotininha dele e tudo, mas como fica com babá, nem sempre ela segue a risca o que ele precisa… mas ele sempre dorme no mesmo horario em casa….. outra coisa que ele começou a fazer muito também é brigar com o sono, e ganha! ele fica horas brigando com o sono até passar, já tentei brincar até cansar e depois um banho relaxante, tentei tentar fazê-lo dormir mesmo assim, mas ele só fica irritado… enfim… varias coisas também foram tentadas…rsrs…será que poderia me ajudar com algum dos meus probleminhas…rsrs… obrigada desde já…. att. flavia

    1. Shirley Hilgert

      Flávia, todas as dicas de sono que eu tenho eu já compartilhei aqui no blog (no menu principal, em BEM ESTAR > SONO DESCANSO). Mas, se te consola, o Léo só foi dormir bem à noite com uma ano! Até lá ele deu trabalho (dormir fácil e rápido, mas depois acordava várias vezes à noite).
      Alguns bebês tem o sono mais agitado mesmo, mas com o tempo entra nos eixos. bjs

  14. cristina

    Nossa!!! Acredita que faço quase tudo com o Vinicius (1ano e 3meses). Principalmente o item 3.
    Fico muito feliz em perceber que estou no caminho certo!!!
    Obrigada por compartinhar conosco suas experiencias!!! Um beijao em vc e no Leo!!!

  15. Roberta

    Meu bebê tem 1 mês e meio. Estou sendo super rígida com a rotina dele. Na minha opinião, Isso influência muito, tanto que ele dorme depois de todas as mamadas, no carrinho ( bebe conforto). No meio da manhã ele sempre toma um banho, acho que isso ajuda muito a relaxar, ainda mas no calor do Rio de Janeiro. A noite ele toma outro banho, mama ( uso a técnica do enchendo o tanque da Encantadora de bebês) e tem dormido 5/6 horas seguidas. Estou super feliz!!! Durante o dia não pulo nenhuma mamada. Meu anjinho!!!! Disciplina é tudo!!!

  16. Paula Talmelli

    Oi Shi!

    Amei as dicas! Obrigada por compartilhar sua experiência. Meu Frederico tem 4 meses, até dorme com facilidade, mas é só colocar no berço que acorda. Vc acha que quando ele acorda rápido assim não está realmente com sono, ou vale a pena insistir para ele dormir?

    Obrigada,
    Paula

    1. Shirley Hilgert

      Paula, não há resposta certa para isso. Acho que é tentativa e erro, porque o que funciona com uma criança não funciona para a outra. bjs e boa sorte! Shi

  17. Samara

    Olá, percebi que o problema de muitas mães era o mesmo que eu tinha com meu bebê de 40 dias: era só colocar no berço que acordava! Até que li um texto explicando pq isto acontece. O fato é que, por questão de sobrevivência, os bebês tem sono muito leve, eles iniciam com sono leve, sono REM e só depois de uns 20 min. entram em sono profundo (que também é mais leve que dos adultos). Ou seja, se você não esperar ele entrar em sono profundo (quando não tem mais contrações musculares, não mexe mais os olhos e está completamente relaxado) ele acorda assim que movimentamos ele! Difícil né?! Mas com paciência por aqui está dando certo esperar meu Arthur entrar em sono profundo!

  18. Ana Carolina

    Nossa, eu super preocupada porque meu filho não dorme no berço durante o dia e sim na sua cadeirinha vibratória que ele adora, estou aliviada depois de ler seu texto.

  19. JACQUELINE

    Ola….
    Minha bebe tem 04 meses e a algumas semanas começou a brigar (desesperadamente com o sono). Tentei a principio niná-la cantando com um cheirinho, mas ela ficava tão brava de me arranhava, me mordia e grito! acaba adormecendo de cansaço…então li suas dicas e comecei a fazer aqui em casa…mas me surgiu uma duvida…
    Eu coloco ela na minha cama, com musica e ursinho, deixo escurinho, canto pra ela, enfim faço todo o ritual, só que depois que saio do quarto ela chora muito, berra, então gostaria de saber se no começo é assim mesmo e deixo chorar, ou se tento acalmá-la? Ou sera que ela é muito novinha ainda? to bem na dúvida….O pior é que ela começou a acordar a noite com o chororo, pra sair do berço e ir pra minha cama fiar pindurada no seio…affff…por favor me ajude!

  20. Renata

    Vc se lembra com quantos meses conseguiu c q ele dormisse bem de dia? Eu segui alguns de seus passos, ando lendo mto tbem, e ja consigo fazer ele adormecer de dia no berco, sem ser no colo. O problema é q 10, 20 min depois ele esta acordado… Meu bebe tem 2,5 meses e nasceu de 36 semanas

    1. Shirley Hilgert

      Nossa, acho que ele tinha mais de um ano (risos!). O Leo sempre foi ruim para dormir de dia. Realmente só foi dormir bem quando estava mais velho (depois de um aninho).
      Bjs

  21. Vanessa

    Boa tarde gostei muito do seu post, no meu caso ja é mais complicado, pois meu bebe nasceu prematuro de 31 semanas e agora ele esta com 6 meses, mas por ter ficado internado na Uti ele não ouve nadinha dos odis ouvidos o que complica ainda mais as coisas na hora de dormir!!!!!!

  22. jackeline

    Meu bb tem 6 meses e dorme de 2 a 2:30 hs por dia, send q a tabela diz de 3-4 hs, desde q ele tinha 5 meses ele nao dorme o proporcional p idade dele, e acorda muito facil e nao tem sonecas prolongadas. Embalo e as vezes ate durmo junto p ver se else dorme mas, porem quero tirar este costume dele pois voltarei a trabalhar em breve. Porem acho q o ritimo da casa esta ajudando a dormir mal pois estao todos de ferias. O q vc me inficaria p ajustar esta rotina dele. Vc acha q uma casa agitada eh prejudicial p o sono do bb? Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Jackeline, tudo bem? Sendo sincera, acho que uma rotina agitada atrapalha sim o sono do bebê. O ideal é ele ter sempre a mesma rotina e que ela seja bem tranquila, pelo menos na hora do sono. bjs

  23. Aline Simioni

    Oi, meu bebe desde dias de nascido sempre dormiu muuuuuito bem a noite mas de uns tempos para CA não quer mais dormir durante o dia. As sonecas dele não chega a 30 minutos e uma só a tarde. Isso é normal? Como posso agir para mudar isso. Abraços

    1. Shirley Hilgert

      Aline, depende da idade dele. Vc já deu uma olhada nesse post? http://www.macetesdemae.com/2014/08/transicao-das-sonecas.html
      bjs

  24. Camila

    Olá!

    Onde você conseguiu comprar a Sleep Sheep?

    Beijos!

    1. Shirley Hilgert

      Camila, eu trouxe dos EUA. Mas há lojas virtuais que revendem produtos importados. Veja se na Missy Baby nao tem. bjs

  25. Anicia

    Olá!
    Boa tarde!
    Meu nome é Anicia, sou Mãe de primeira viagem. Minha filha está com 2 meses. Notei que de uns dias pra cá ela não dorme o dia inteiro, briga com o sono, fica toda enjoadinha e nao dorme. Quando acho que ela está dormindo derrepente se acorda. Isso está me preocupando. Alguma dica pra me dar?

  26. dani

    oi, meu filho vai fazer 13 mrdrs e pra ele dormir eu segurava ele, quase imobilizando, me preocupo se ele nao pode ter ficado traumatizado com isso pq agr nada faz ele dormir, tento fazer carinho, cantar, rezar, pegar no colo, colocar na cama comigo, e nada, depois de muito choro ele mama e dorme. meu marido nao gosta de choro de crianca por isso nao posso deixalo sozinho no berco chorando ate dormir, as vzs tenho apenas um dia sem o marido em casa, mas isso nao resolve o problema. estou desesperada com tanto choro

  27. Ana

    O soninho, o bercinho, a fraldinha, a sonequinha, o serzinho, a rotininha, irritadinho… porque falar tanto no diminutivo? Que aflição, as leitoras são adultas.

  28. Denise

    Nossa…..esse texto era o que eu precisava ler hoje. Minha luta aqui é a dificuldade que meu bebê tem em dormir de dia. Ele só consegue dormir no peito. …às vezes eu não posso ficar com ele pq tenho almoço pra fazer,etc. Mas procuro ficar o máximo com ele no peito pra ele poder dormir e descansar. Mas e ai? Será que to errada? Ele é mto agitado e nunca conseguiu dormir se não tiver pelo menos um balanço. Ele está com 4 meses e meio.

  29. Nina

    E com bebês bem pequeninos? Funciona esse objeto que identifique o sino? Minha BB tem um mês e meio. Ela reconheceria uma fraldinha ou similar?
    Quero parabenizar pelas postagens! Me ajudam demais! Abraços

    1. Shirley Hilgert

      Com essa idade os objetos ainda não funcionam. Bjs

  30. Thiago de Jesus

    Sou o único homem por aqui? Rsrsr! Olá gostei muito da matéria. Embora eu já vinha seguindo alguns truques que, pas isso enriqueceu ainda mais a nossa experiência. Parabéns!

  31. Suzana

    Olá, Eu amo seu blog!!!Parabéns!!! Estou na maior luta para fazer meu filho dormir de dia….Obrigada pelas dicas!! Bjus!!!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Suzana!
      Obrigada pelo carinho!!! <3
      De nada, tomara que dê certo :)
      Bjs

  32. Isa

    Gente estou desesperada. Minha bebê tem 50 dias, não dorme um minuto se quer de dia. Não limpo casa, não consigo tomar banho, não faço nada mais, estou um bagaço. De noite dorme bem, mas se dormisse um soninho de dia me ajudaria muito. Vou tentar seguir todos os exemplos aqui. Se der certo, daqui uns dias volto e falo para vocês. Muito bom esse site.

    1. Caroline

      Isa, a minha filha só dorme sonecas curta e no fim do dia está morta de cansaço. Você conseguiu fazer a sua dormir de dia? Como?

  33. Lara

    tenho aprendido muito com seu blog, sou mãe de primeira viagem e cheia de dúvidas. Obrigada por compartilhar suas dicas e experiências. Meu filho tem 3 meses e sofre de refluxo e aplv, não consigo fazer ele dormir de dia, só que ele morre de sono, mas não se entrega, tadinho. Estou exausta. Vou tentar seguir suas dicas. Obrigada e sucesso pra vc. Bjs

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Lara!
      Fico muito feliz em saber que o blog tem te ajudado :)
      Apareça sempre por aqui!
      Obrigada pelo carinho <3
      Bjs

  34. Cris

    Minha dúvida é: faço essa rotina e coloco ele ainda acordado no local de dormir e espero pegar no sono sozinho? (Mãe de primeira aqui).
    Minha bebê tem 3m10d e é muito difícil dormir de dia, coloco música, embalo no colo, às vezes na rede (porque ela é muito pesada, 7kg Rsrs), aí quando adormece coloco deitada de bruços na cama. (De barriga para cima não dorme de jeito nenhum, se espanta muito! Não sei porquê). Às vezes dorme bem de bruços, cerca de 2h, mas tenho que estar ao lado pois se mexe muito e acorda, aí dou batidinhas no bumbum e ela volta a dormir. Outras vezes dorme só 15min. De uma forma ou de outra não consigo fazer nada, seja pq ela não dorme muito tempo ou porquê se dorme, tenho que estar ao lado.

    1. Shirley Hilgert

      O ideal é a criança dormir sozinha sim, pois aí ela acostuma dessa forma e até dorme melhor (quando acorda não estranha e volta a dormir sozinha). Mas a gente sabe que nem toda criança gosta e aceita isso. Vai de criança para criança. bjs

Deixe seu comentário