Ideia de brincadeiras diferentes para fazer em chá de bebê

Organizar um chá de bebê para já ir celebrando a chegada do(a) pequeno é algo super divertido. Eu fiz, quando estava grávida de sete meses e adorei. Encontrei várias amigas, dei muitas risadas, recebi dicas e conselhos e vi quão querido e esperado já era o meu pequeno Léo.

Mas sendo muito sincera, chá de bebê, muitas vezes, acaba sendo algo chato. Todo mundo vai já sabendo quais as brincadeiras que irão rolar e a festa acaba tendo aquela carinha de “mais do mesmo”, ou seja, uma reedição de outros chás dos quais a gente já participou.

Por isso, achei legal trazer hoje para vocês dicas de brincadeiras diferentes para se fazer em chá de bebê. Se você conhece outras, não deixe de compartilhar no espaço para comentários abaixo. Espero que vocês gostem das sugestões.

1. A bolsa estourou
Essa brincadeira consiste em distribuir para as mamães presentes um copo de água com um cubinho de gelo com um bebezinho de plástico dentro. Todas as mamães recebem os copos no mesmo horário, para garantir que o gelo de uma não está mais derretido que o da outra. A mamãe cujo gelo derreteu primeiro e deixou o bebezinho de plástico “livre” deverá gritar: “Minha bolsa estourou”. Aí, ela ganhará um presentinho dado pela dona festa.

Para fazer a “bolsa” que irá estourar basta pegar forminhas de gelo, colocar bebezinhos de plástico dentro, preencher com água e levar para congelar. Não esqueça de já preparar isso no local onde será a festa, para você não ter que carregar já pronto e derreter no caminho. Fonte: http://www.babyshowerstuff.com/mywbabshowga.html

2. Medindo a barriga
Essa brincadeira é bem simplesinha, mas super divertida. Ela consiste em acertar o tamanho da barriga da grávida usando um pedaço de fita. Ou seja, uma ou mais amigas da grávida passará entre as convidadas com um rolo de fita de tecido ou de papel. Cada convidada deverá cortar a fita do tamanho que acha que está a barriga da grávida. Depois que todo mundo já cortou o seu pedaço de fita, deverá passá-lo em volta da barriga. Quem acertar o tamanho ou chegar mais próximo também ganha presente. Eu fiz essa brincadeira no meu chá de bebê e foi um sucesso. Vejam só euzinha aí…

Vixi! Essa errou feio! :-)

2. Testando os conhecimentos da futura mamãe
Uma brincadeira diferente que acaba resultando em boas risadas é criar um questionário com perguntas basiquinhas sobre cuidados com bebês e fazer a futura mamãe respondê-las sem errar. Ou então, fazer a gestante cumprir algumas tarefas, como trocar a fralda de uma boneca, mostrar como se faz para o bebê arrotar, simular um banho e aí por diante. Se a futura mamãe errar a resposta ou se der mal no teste de simulação, ela paga uma prenda ou poderá ser pintada pela amiga que fez a pergunta. Essa brincadeira, diferente das acima, não poderá ser organizada pela futura mamãe, pois aí ela saberá as respostas e perderá toda a graça o jogo. O ideal é pedir para uma amiga próxima ou alguém da família organizar tudo com antecedência e executar a brincadeira na hora. Quem ficar responsável por isso deverá levar as perguntas e e a lista de tarefas prontas, para não se perder muito tempo na hora. Aí quem quiser participar só tira um papelzinho, faz a pergunta ou indica a tarefa a ser cumprida.

10 Dicas de perguntas a serem feitas:

  • Qual a posição mais segura para o bebê dormir? (R.: de barriga para cima)
  • Como se faz a limpeza do coto (umbigo) do bebê  antes dele cair? (R.: com cotonete, álcool 70% ou água oxigenada)
  • Quanto tempo é indicado que o bebê mame em cada seio? (R.: de 15 a 20min por mamada)
  • Quantas horas de sono um bebê recém nascido tem por dia (R.: de 17 a 18h. Mas pode chegar até 20 com alguns bebês)
  • Quais são os sinais de cansaço e sono que o bebê costuma dar (R.: ele boceja, esfrega os olhinhos ou rostinho e costuma ficar irritado)
  • Qual o horário mais comum dos bebês sofrerem de cólica (R.: final do dia, quando eles estão mais cansados)
  • Quais alguns cuidados a mamãe deve ter na hora da cólica do bebê (R.: acalmar o bebê e manter-se calma, usar bolsinha de água quente, fazer massagem na barriga, fazer movimentos de bicicletinha com as pernas,…)
  • A partir de que idade é comum aparecer os primeiros dentinhos? (R.: o comum é a partir dos seis meses, mas há bebês que já começam a ter a partir dos quatro)
  • Quais vacinas são dadas ao bebê logo após o nascimento? (R.: hepatite B e BCG
  • Com que idade o bebê fará a segunda série de vacinas? (R: aos dois meses)
  • Como fazer a limpeza da gengiva e lingua do bebê pós mamadas? (R.: com gaze ou fraldinha embebida em água fervida ou filtrada)

5 Dicas de tarefas a serem cumpridas:

  • Trocar a fralda do bebê
  • Trocar a roupinha do bebê
  • Colocar o bebê para mamar no peito
  • Fazer o bebê arrotar
  • Dar banho no bebê

Leia outros posts relacionados ao assunto Chá de Bebê:
Ideias fofas e criativas para chá de bebê
10 lindas inspirações para alegrar e decorar festas feitas em casa
Inspirações para lembrancinhas de chá de bebê




9 Comentários

  1. Anonymous disse:

    Adorei esse post, tem poucos blogs que dao ideias de chá de bebe, muito boa as brincadeiras!
    Bjo Flá

  2. Fabiana Brazao disse:

    No meu eu fiz um bingo, coloquei como presentinhos sabonetes, porta retrato, saquinhos de guloseimas, toalhinhas bordadas por mim. Foi uma bagunça muito gostosa e todos gostaram.

  3. jessica disse:

    ola , gostaria de uma ajuda, estou querendo fazer a brincadeira minha bolsa estourou que usa a forma de gelo e os bonequinhos plásticos, mais estou tendo muita dificuldade de acha-los aqui no rio de janeiro, alguém sabe algum site q venda?
    desde já agradeço!!

  4. Luana disse:

    O que você deu de brinde ? as mesmas da mesa de decoração ?

  5. Mariana disse:

    Perfeito.. Ameiiii, estou indicando pra todas amigas*

  6. ana gabriela disse:

    minha amiga esta em decida o que da de brinde

Deixe seu comentário