Técnica para ajudar o bebê a comer papinha

Toda mamãe que já passou pela experiência de introduzir papinhas na dieta do bebê sabe que a chave do sucesso está na insistência. Normalmente os bebês não amam as coisas de cara. A gente dá um pouquinho num dia, dá um pouquinho mais no outro e assim vai indo até ele comer direitinho, sem reclamar.

Mas como insistir em algo que o bebê nem sequer prova? Como fazer ele aceitar um alimento se ele até se nega a abrir a boquinha para comer? É aí que o negócio complica de verdade e que dá vontade de arrancar os cabelos (os próprios, não os do bebê, é claro! ).

A técnica que eu tenho empregado aqui em casa e que tem funcionado até agora é um macetezinho que descobri por mim mesma, na prática. Toda vez que o Léo prova algo pela primeira vez (ou primeiras), estranha, e se nega a abrir a boca para a segunda colherada, eu dou para ele um brinquedinho que ele goste de morder. Assim, sempre que ele abre a boca para colocar o brinquedinho dentro, eu sou mais rápida e introduzo uma colherada do alimento.

Se o bebê aceitar sem cuspir, e engolir direitinho, ponto para nós! Aí é só ir repetindo isso até ele se acostumar e começar a gostar do novo alimento.

Claro, se o bebê cuspir o alimento, chorar ou fizer ânsia, pare na hora. Isso é sinal de que ele realmente não quer, não tolera esse alimento, o alimento está com gosto ruim ou uma série de outras coisas (e não que ele está simplesmente estranhado a novidade).

Enfim, se você sentir que depois que entrou na boquinha ele estranha um pouco mas come o novo alimento, teste esse macete que o faz abrir a boca. Muitas vezes o fato de ser um sabor novo faz com que eles evitem de cara.

Mas nunca esqueça…

Antes de tentar essa técnica, experimente trocar o alimento por outro do mesmo grupo. Talvez ele aceite mais fácil.
Nunca, nunca, nunca enfie a colher dentro da boca dele se ele realmente não quiser comer o que você está dando. Eu faço uso dessa técnica quando percebo que ele está apenas estranhando a novidade, e por isso não está querendo abrir a boquinha.

Leia outras dicas sobre introdução de papinha:

Introduzindo papinha de frutas e suquinho na dieta do bebê
O babador ideal
O preparador de papinhas BabyCook
Dicas que ajudam na hora da papinha

42 comentários

  1. Comecei aqui com frutinhas amassadas há 3 semanas… e a papinha salgada, há uma semana. As frutinhas foram mais fáceis. a papinha salgada não teve muita aceitação, mas dois dias depois ela já estava comendo.
    Minha técnica: cantar uma música que ela goste muito, ou fazê-la rir. Ela abre a boca e eu dou a papinha. Se ela engolir, é porque gostou (foi o que aconteceu). Se não gostou, ela coloca pra fora… e deu certo! ;)

    1. By Shirley Hilgert3 de dezembro de 2012 14:59
      É exatamente isso! Eu também usei a técnica de fazer o Léo rir e aí colocar a papinha para dentro. Se ele aceitasse era porque gostou, se colocasse para fora era porque não tinha curtido. Mas eu acabava levando muito tempo, porque tinha horas que simplesmente decidia não sorrir mais. Aí, por acaso, dei um brinquedinho que ele gosta de colocar na boca e o negócio ajudou muito!
      Claro que esses são paleativos até o bebê acostumar com a papa e abrir a boquinha naturalmente para recebê-la. Se demorar para ele aceitar é porque não gosta mesmo e aí prefiro substituir por outra coisa.

  2. Este comentário foi removido pelo autor.

  3. Unknown

    Oi
    Minha baby tem 06 meses.
    Comecei com frutinhas aos 5 meses e agora comecei com as papinhas salgadas.
    Está sendo um DESASTRE.
    Não consegui fazer ela comer NADA, nada mesmo. Nenhuma fruta (pera, maçã, ameixa cozida, banana, suco de laranja lima, mamão) nem mesmo papinhas salgadas (purê de batata ou legumes, caldinho de feijão, caldo de sopinha).
    Ja na primeira colherada é choro, grito, guspes e ânsia. E é só forçar um pouquinho para ela vomitar o leite da refeição anterior, a qual aconteceu há 3 horas.
    Estou SUPER chatiada com essa situação.
    Já falei com o pediatra, ele disse que ela não gosta da textura. Me falou para não triturar a ponto de deixar líquido e ir “forçando” e tentando com paciência.
    Mas vou ser sincera, nem dá vontade de cozinhar. Dá vontade de comprar aquela porcaria de papinha pronta, afinal ela vai guspir tudo mesmo.
    Espero que isso passe logo. E toda vez que converso com alguém as mamãe dizem: NOSSA, as meu filhinho aceitou tão BEM.
    Não sei o que fazer!!!

    1. Olá, essa situação é difícil mesmo, mas com certeza não é só você que passa por isso. Muita mamãe reclama do mesmo problema, que o filho não aceita a papinha, se nega a abrir a boca, chora, e por aí afora. A única receita que eu vejo que funcionou com todas é ter paciência e ir tentando. Outra dica, se você puder, peça para outra pessoa dar a papinha para ela. Muitas vezes, a criança com melhor com outra pessoa que não seja a mãe. Isso pode parecer loucura, mas funciona.
      Espero ter ajudado um pouco. Boa sorte!
      Shi

    2. VIVIANE

      Gente muuuuuito chateada tb com essa história de “PAPINHA” meu Deus como é triste vc fazer com tanto amor e o bb não comer né? Não sei mais o que faço, de verdade, minha bb tem 10 meses e desde qdo introdizi a papa salgada é isso, não come por nada. Antes fazia so com legumes, verdura e carne, agora tentei dar arroz, feijão e carne e mesmo assim não vai!!!! O que vcs fazer???? Me ajudem?????????

      1. Claudia

        Estou na mesma situação,não sei mais o que fazer,meu filho vai fazer 10 meses,recusa absolutamente tudo,come pera e maçã cozidas,mas muito pouco e papinha salgada nem pensar.Todos me dizem que é normal e que não é preciso pirar pois ele é apenas um bebê,mas não é fácil viu !!!! Parece que todos os bebês do mundo comem,menos seu filho kkkkkkkkkkk

    3. Cristiane

      Kkkkkk me identifico totalmente com você. Tá difícil demais…Parece que tudo que eu faço é ruim e tudo o que a amiga faz é bom e da certo Kkkkkk mas os bebês não são iguais né..E o negocio é persistência mesmo… Uma hora eles comem rs

      1. Tathi França

        Fiquei até aliviada ao ler o depoimento de vcs. Graças a Deus não sou a única que está tendo dificuldade em dar fruta, suco, papinha pra minha bebê. Eu amamento ainda, minha filha tem 6 meses e não quer nada além do meu peito. Nem mamadeira ela toma. Já tentei dar o leite na mamadeira mais não tem jeito. Espero conseguir fazer ela comer. Aliás espero que nós todas daqui uns dias comentem que conseguimos.
        Força mamães e paciência, Muita paciência. Uma hora vai dar certo.
        Beijosss

        1. Barbara

          Olá Tathi como estão as coisas com o seu bebê ? Iniciei com a minha com 5 meses já faz 30 dias e nada de progresso, não posso dizer que ela gosta de alguma coisa porque tudo ela nega, mamadeira, papas, tenho que forçar tudo e ainda gospel a maioria. Já comecei a trabalhar e eles têm que levar ela 2x para eu dar mamar.

        2. Silvana Santos

          Oi Tathi, minha filha tem 6 meses tb e não queria tomar nada na mamadeira, então eu comecei a dar com a colher e depois no copinho e agora ela pegou a mamadeira. Não podemos desistir. A minha come a papinha de frutas, toma suco de laranja lima, água de coco e água, mas a papinha salgada nem abre a boca. Temos que continuar tentando…boa sorte!

    4. Muriel

      Entendo o que você está passando, meu bebê é assim tbm :( mas não dá papinha pronta não, eu dei e meu bebê adorou, depois não parava de vomitar :(

    5. Murilo Augusto Galdino de souza

      To passando pela mesma coisa … não quer nenhuma… de jeito nenhum, não sei mais o que eu faço

  4. Josi

    Unknown estou no mesmo barco … Gente estou super preocupada … Minha bebe esta com 5 meses e já introduzi as frutinhas, suquinhos e papainhas salgadas, porém ela não gosta de nada, nem suquinho … Tudo ela da trabalho pra comer … Estou preocupada pois mês que vem eu volto a trabalhar e ela vai ficar na creche, queria que ela se acostumasse pra ser mais fácil quando for pra creche maisss esta difícil … Uma técnica que estou usando que não sei se tem problema: eu coloco a papinha na boca dela e logo em seguida coloco a chupeta ai ela engole tudinho … Se eu não coloco a chupeta ela cospe ou fica com a boca aberta … Mais gente na creche não vão fazer isso neh … Tenho medo dela ficar com fome …

    Meninas quais os horários e o que vocês dão???? Peguei os horários da creche olha só como vai ser:
    08:30 ás 09:00 – as crianças chegam e tomam lanche(vitamina até 10 meses)
    09:15 – descanço se necessário atividade
    10:30- almoço: sopa até os 9 meses
    11:30 as 12:30 – visita (eu vou la visita-la)
    12:30- sono
    14:30 – sopa
    17:00 – sáida

    E vai ser assim na creche eu comei esta semana a tentar fazer as mesmas coisas nos horários da creche para ela ir adaptando … Maisss não esta dando muito certo, to com medo gente …

    E vocês meninas quais os horários de vocês e outra duvida eu posso dar o suquinho logo em seguida a papinha ou devo esperar algum tempo pra depois dar ???

    Ai gente desculpa o desabafo é que estou preocupada mesmo ….

  5. thayane

    Ahhhh tem 20min que tem tentei dar por mas uma vez a papinha salgada pro meu bebê…..e ele não gosta msm..jah estou nessa a duas semanas e é um chororô só…..já me disseram até pra colocar um pedacinho de uma fruta que ele goste misturada na papinha mas não adiantou
    ele fica tão irriitado que cansa e dorme msm que tenha acabado de tirar um grande cochilo…já a papinha doce é uma maravilha, abre um bocão!!! Vou experimentar dar a papinha pra ele brincar e lamber;ainda não tinha pensado nisso e vou tentar
    Não custa nada jah estou DESESPERADA KKKK

  6. thayane

    Ahhhh tem 20min que tem tentei dar por mas uma vez a papinha salgada pro meu bebê…..e ele não gosta msm..jah estou nessa a duas semanas e é um chororô só…..já me disseram até pra colocar um pedacinho de uma fruta que ele goste misturada na papinha mas não adiantou
    ele fica tão irriitado que cansa e dorme msm que tenha acabado de tirar um grande cochilo…já a papinha doce é uma maravilha, abre um bocão!!! Vou experimentar dar a papinha pra ele brincar e lamber;ainda não tinha pensado nisso e vou tentar
    Não custa nada jah estou DESESPERADA KKKK

  7. Marciléia

    Comigo foi diferente, minha bb começou a comer papinha aos 6 meses e desde a primeira vez aceitou super bem, podia colocar qualquer legume que ela comia mais agora que esta com 8 meses e meio, faz mais ou menos uns 4 dias que não quer comer, coloco na boca dela e ela joga tudo pra fora se insisto abre a boca a chorar, só esta mamando, tomando suco de laranja lima e qdo quer come mamão ou banana e só…..como sou mãe de primeira viagem já estou ficando desesperada sem saber o que fazer……

    1. Shirley Hilgert

      Quando o Léo ficou assim, eram os nascimentos dos dentes. Depois normalizou. Não pode ser isso por aí tb? bjs

      1. Fernanda Simao

        E se for os dentes? O que fazer? O que dar pra ele até que passe está fase?

  8. Rodrigo William

    E em casos em que o bebê não abre a boca nem pra morder brinquedos?? Ele simplesmente os pega e arremessa longe, nem sequer arrisca colocar na boca…

    1. Shirley Hilgert

      Rodrigo, nesses casos, teria que tentar outras alternativas. Veja o que o pediatra sugere. Essa fase é complicada mesmo. bjs

  9. karla antunes

    preciso de ajuda minha filha tem 2 anos e 3 meses ainda mama além de nao conseguir desmamar ,ela nao aceita comer nenhuma fruta ela comeu frutas ate 1 anos depois nao quer saber de nenhuma só toma suco de uva e de caju e papa come mingau pão biscoito menos as frutas,pode me ajuda com alguma dica….

  10. Leane

    Adorei a dica, obrigada!

  11. Paula

    Olá,comecei a dar a papinha salgada essa semana mas meu bebe de 6 meses não aceitou mto bem… Coloco na boquinha e ele faz careta e cospe, ou fecha a boquinha e não abre por nada… Será que é melhor dar um legume por vez ? Como vc preparava as papinhas salgadas para o Léo?
    Obrigado

    1. Shirley Hilgert

      Leo nao come mais papinha, mas as do Cae eu cozinho tudo junto no vapor e depois esmago. Bjs

  12. RoLopes

    Meu bebe tem 11 meses, mamava super super super bem, mais de uns 2 meses pra cá não quer mais saber da mamadeira .. suco tomava bem tbm agora não quer .. a papinha e fruta sempre desda primeira vez que chora tem dia que chora de cair lágrima, mais não desisto sou bastante insistente… chora mais come td não dá pra entender .. não consigo entender, me sinto triste pq faço td com tanto amor e dedicação e sem sucesso :'(

  13. sonia

    Pessoal!

    To vivendo o mesmo dilema. Minha filha fez 8 meses essa semana e de uns 10 dias para ca não quis mais comer papinha salgada (carne com legumes ou frango com legumes) so quer saber de mamadeira.
    Eu a coloquei no bercário e ela começou a adoecer, toda semana era uma diarreia, um vomito, uma assadura, uma gripe e nesses períodos emagreceu bastante. Comecou a se recuperar e a comer, so que agora resolveu parar, so quer saber de mamadeira e algumas frutas. Outras ela deixou de comer qdo pegou infecção intestinal, ela nao aguenta o cheiro… eu insisto sempre pra ela comer, mas se coloco na boca, ela joga fora, inclusive o alimento que comeu na refeição anterior ela vomita…
    Nao sei mais o que fazer para ela comer. Faço uma comidinha bem saudavel (cebola, alho, pitada de sal e azeite), mas ela nao come
    Está so perdendo peso. E ela é um bebê que além de não ter nascido grande, não é gorda tbm (7kg)…
    To sem opção pra fazer pra ela comer!

  14. Etiquetas de alimentos

    Segui uma das dicas da Shirley, usei a insistência não forcei apenas oferecia se ele recusasse esperava meia hora e oferecia novamente e se ele não comesse novamente, adiava para a próxima refeição e nunca substituia por outro alimento.

    Não desistam, pois é apenas uma fase de adaptação.

    Boa sorte a todas!!!

    Aline

  15. Elisangela

    Eu tenho uma bebê de 7 meses tambem não sei o que fazer pois ela chora e faz vômito quando consigo colocar a comida na boca dela. To desesperadaaaa

    1. Andreia

      Meu bebe tem 7 meses e meio, e não ta sendo fácil para alimentá-lo também, dou papa de fruta a ele desdos 4 meses, parecia que no início ele aceitava melhor, quando ele completou 6 meses comecei a dar as papas salgadas, e ele faz muita ansia e as vezes acaba vomitando, to que não sei mais o que fazer,pois vc passa um tempão preparando e ele não aceita, e a dr.me diz que tem que alimentá-lo a cada duas horas,se alguém tiver alguma dica,pesso ajuda.Obrigada!

  16. Luana

    A minha filha tem 7 meses e não come de jeito nenhum banana não sei mas o que faço!! E não gosta também de maçã e nem de um tipo de fruta!! Tudo isso tem me deixado triste com muita vontade de chorar! Alguém tem uma dica pra me dar ?

  17. Silvia Daniele

    ola…..comecei a dar papinha de fruta para minha bebe agora com 6 meses, pois a pediatra não achou necessário antes já que ela só mamava no peito…..ela aceita bem a banana, a maçã ela não gostou muito amanhã vou dar mamão e no encarte da pediatra diz amassado e coado, ai é q esta a minha duvida…..PQ coado…..?

    a sim depois de 3 dias da adaptação do mamão irei começar com a sopa salgada, já q não é mias época de pera né hehehehehehe….

    bjos o/

    1. Shirley Hilgert

      Também não entendi por que coado. Sugiro perguntar para ele. bjs

  18. Maria Beni

    Jente minha bebê tá com 8 meses e não aceita alimento algum não sei mais oque faço já fiz de tudo nada deu certo tô desesperada sem saber oque fazer por favor alguém pode me ajudar

  19. Fernanda

    Shirley, por aqui está sendo bem parecido com seu processo, mas ainda não evoluímos tanto. Acabou que se filho com l tempo passou a comer bem? Tem ideia de quanto tempo demorou pra se render? Rs

  20. Dionesia dos santos gomes

    Meo bebe tem 7 meses
    Com 6 meses
    Começei a sar legimes
    Depos flutas por isso
    Que ele é resecado

  21. Barbara

    Ola,meu bebe tem quase 10 meses e da mr trabalho pra comer,vira o rosto,começa a passar a mãozinha na cara,chora.Eu insisto,e consigo faze-lo comer praticamente tudo,pq depois q coloco na boca ele engole de boa,mas é um estresse grande.na hora das frutas eh pior.Agora oq me aflige msm eh q ele nao come nada amassado,com pequenos pedaços q seja q ele engasga e põe pra fora,so come se for passado na peneira.nao sei mais oq fazer.

  22. Viviane

    Olá! Parabéns pelo blog!
    Minha bebê tem 5 meses e ama frutinhas mas detestou a papinha salgada. A pediatra me deu uma dica que eu repasdo aqui: junto com as colheradas, dar um gole de suco ou água porque aí ela acaba engolindo a papinha junto…
    No início minha bebê fazia ânsia e cospia tudo fora… Agora, com a água facilitou… As vezes dou umas três colheradinhas e depois dou um gole da mamadeira.
    Enfim… O processo é lento mesmo! Paciência é o principal ingrediente desta papinha!
    Boa sorte pra todas!
    Viviane/RS

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Viviane!
      Obrigada pelo carinho <3
      Adorei seu comentário, vai ajudar as mamães. Paciência é essencial né?!
      Bjs

  23. Marcia Ribeiro de Campos

    Minha bebê tem 10 meses tem uns 10 dias que não quer comer papinha tentei de todas as formas como não ia ofereci arroz c caldo de feijão tem comido. Será que é uma fase comia tão bem todos os legumes agora se eu colocar qualquer legumes no meio ela põe pra fora e n aceita mais… Pediatra disse que é por causa do leite maternoessa explicação não me convenceu…

  24. joelma

    Meu bebê de 1 e 2 meses so quer tomar mingal ,tô desesperada 😭

  25. Adriana

    Me ajudem minha bb de 6 mês vomita tudo que come 😢

Deixe seu comentário