Técnica para ajudar o bebê a sentar

Há duas semanas meu pequeno Léo completou seis meses e eu me dei por conta que ele ainda não sentava sozinho, sem apoio. Coisa que alguns bebês já costumam fazer nessa idade.
Mesmo sabendo de cor e salteado e de trás para frente que cada bebê tem seu tempo e seu ritmo, é claro que como boa mamãe de primeira viagem fiquei ansiosa, querendo que ele começasse a desenvolver essa habilidade o quanto antes.
 Na consulta que tive com o pediatra uma semana depois dele completar seis meses, conversamos a respeito disso e ele disse que entre seis e sete meses é um prazo legal para o bebê se sentar sozinho, então que não havia com o que eu me preocupar, mas que, se eu quisesse, poderia dar uma ajudinha para meu bebê empregando uma técnica muito simples. 
Almofada-calça que produzi aqui em casa.
PS: Fala a verdade! Isso não é quase um brinquedo
Fisher-Price? kkkkk!

Essa técnica consiste em sentar o bebê com o apoio de uma almofada especial para esse fim. Essa almofada é feita em casa mesmo, usando uma calça jeans velha e enchimento para travesseiro ou almofada.

Quer fazer uma dessas para o seu bebê? Veja abaixo como é simples!
Do que você irá precisar:
  • Uma calça jeans ou de sarja velha, de preferência masculina, que tem as pernas mais largas (tem que ser de um tecido bem firme, como jeans ou sarja)
  • Flocos de espuma ou fibra acrílica para fazer o enchimento (se você usar fibra acrílica irá precisar de 4 a 5m de fibra, caso essa fibra tenha 1,40m de largura)
  • Linha grossa e agulha para costurar.
  • Fitas, botões, elástico e brinquedinhos para fixar nas pernas da calça e atrairem o bebê.
Como fazer:
Costure primeiro o cós da calça. Pode ser à mão mesmo. Em seguida, encha a calça com flocos de espuma ou fibra acrílica, de forma que ela fique bem firme (pode apertar bem o enchimento e colocar bastante). 
 
Preencha até mais ou menos a altura do joelho. Amarre nesse ponto com uma fita e corte o que sobrou da calça (parte da perna sem enchimento).
Assim que você produziu a base, fixe na perna da calça fitas, botões e brinquedinhos que atraiam o bebê. Legal é fixar essas coisas com um elástico firme, porque o bebê provavelmente irá pegá-las e querer levar à boca. Cuide para não fixar os “chamarizes” muito para trás (perto da prte de cima da coxa), se não o bebê tentará pegá-los e cairá para trás. Uma altura legal para começar a prender é do meio da coxa para frente. 
 
Prenda pelo menos um atrativo em cada perna e TOME MUITO CUIDADO para fixar tudo muito bem para não correr o risco de acontecer algum acidente, com o bebê arrancando e engolindo os atrativos (ou só fixe coisas grandinhas, que ele não possa engolir).
Como usar:
“Zeintein”!!! Esse é o Léo em pleno treinamento! :-)

Depois de pronta a almofada-dalça, sente o bebê de costas para o cós da calça, olhando para os joelhos dela. Sempre sente-o no chão e com um edredon ou tapetinho fofinho embaixo, para evitar acidentes. A parte do quadril da calça irá sustentar as costinhas do bebê e as pernas os seus bracinhos e laterais do corpo.

Almofada sendo usada como suporte na frente.

Outra opção é sentar o bebê com um encosto qualquer (e seguro) nas costas e colocar a calça na frente dele, com o rosto dele visualizando o quadril da calça e os joelhos para trás do seu corpinho. No meio entre o bebê e a calça coloque brinquedos, para ele se divertir. Se ele tombar para frente, será protegido pela calça.

Eu estou empregando essa técnica a menos de uma semana e é incrível a evolução que já percebemos.
Questionei meu pediatra se essa havia sido uma criação dele ele me informou que não. A criadora foi uma senhora que vivia nos cofins da Amazônia e que, tendo que cuidar de três netinhos da mesma idade, que ainda não sentavam, se viu obrigada a inventar algo que funcionasse como uma “cadeirinha”, mas que pudesse ser colocado no chão e que mantivesse os bebês seguros. Alguns médicos, em passagem pela Amazônia viram a invenção e importaram a ideia, de tão genial que essa lhes pareceu.
Eu amei esse macete e super indico!!!!
 
IMPORTANTE: Essa e outras tantas técnicas que ajudam o bebê a sentar já podem começar a ser empregadas a partir de quatro meses e meio da criança (porque nunca me disse isso??? Kkk!). Quanto antes e quanto mais o bebê for estimulado (sempre cuidando para não exagerar, é claro), mais cedo ele desenvolverá a habilidade de sentar.
 
LEIA MAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE SENTAR:

48 comentários

  1. Legal essa técnica…
    Será que dá pra fazer isso com a almofada de amamentação? pelo menos, pra mim, ela seria útil pra alguma coisa… hehehehe

    1. Thaise Hobold

      Dá sim Marina! A minha em formato de ferradura teve essa super utilidade tanto pra mim, qto pra minha irmã, que tbm pouco amamentou. Estimulo muito minha filha e ela acabou engatinhando antes dos 7 meses… e nós também já notamos que ela “aprendeu” a cair com jeitinho, raramente ela “tombou” para trás.

  2. Luciana

    Olá eu fiz esse calça já faz um tempinho é muito utilizada em fisioterapia e terapia ocupacional, uso ainda porque o meu Gabriel de 1 anos e 2 meses tem atraso motor e não senta ainda….bjs

  3. Náira

    eu usei a almofada de amamentaçao como apoio!! pelo menos pra quem ja tem vale a pena…

  4. Déia

    Olá!
    Linda a sua almofada calça. Eu sou professora de berçário e temos várias destas calças para ajudar as crianças a sentarem. São muito práticas. Outra opção é forrar um pneu com tecido e espuma e sentar o bebê dentro.

    1. By Shirley Hilgert

      Adorei a dica!!!!!!!!!!! Muito boa! Vou compartilhar na fanpage do MdM! Bjs

  5. Eu pensei na mesma coisa que a Náira disse, na almofada de amamentação ou até mesmo o travesseiro de gestante, que é bem maior!!! rs

    1. Shirley Hilgert

      Então, a diferença da almofada de amamentação e do travesseiro da gestnte para essa calça é que elas protegem de queda, mas não “seguram” o bebê firmesinho. Como a calça é mais “fechada”, o bebê fica presinho dentro, e acaba ficando sentadinho. A almofada só segura quando ele cair, mas não o segura sentadinho. bjs

  6. Eu sou estudante de Fisioterapia e na neurologia infantil é utilizado essa tecnica, para crianças com atraso motor ou Pc.
    Sua calça ficou ótima e linda parabéns
    http://simplesgarotaon.blogspot.com.br

  7. Anonymous

    Nossa que legal! Muito boa essa ideia.
    Vou usar com minha baby de 4 meses.

  8. Ariana

    Parabéns pelo blog ficou lido e bem prático … veja só achei o que estava procurando rs
    Minha Sofia vai completar 4 meses e logo logo vou confeccionar uma calça dessas para ela AMEI esse macete.
    Super beijos e obrigada pelo serviço prestado a nos mães

  9. Luciana

    Legal essa dica!
    Eu usei a almofada de amamentação como apoio e tb funcionou bem.
    Abçs.

  10. Vanessa

    Já tinha visto dessas calças porém de napa colorida no berçário que meu filho maior estudou, mas a idéia é ótima vou colocar em prática amanhã mesmo.

  11. Suelen

    Daqui um mês já poderei usar, vou começar a elaborar a minha calça, quando ficar pronta enviarei a foto para você, hehehehehehe

    1. Shirley Hilgert

      Mande sim! :-) bjs

  12. Sabrina

    Muitoooooooooooo boa a ideia. Quando vi ja fiz a almofada de calça. Vamos ver no que dá. Muito obrigada pela dica. :-).

  13. adriana

    Eu copiei a idéia e minha bebe amou!Descobri seu blog ontem e adorei,parabens!

  14. Fabíola Batista

    Parabéns pelo blog é ótimo e indico para várias amigas minhas, vou por em prática a idéia adorei, tenho a almofada de amamentação, mais achei a idéia da calça mais firme… obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Fabíola, não tenho certeza absoluta, mas acho que até 18kg. O Léo tem 12 e o carrinho serve super bem. bjs

  15. Fabíola Batista

    Parabéns pelo blog é ótimo e indico para várias amigas minha, vou por em prática a idéia adorei, tenho a almofada de amamentação, mais achei a idéia da calça jeans mais firme… obrigada ;

    1. Shirley Hilgert

      Exato! A calça fica bem mais firme que a almofada. Ela segura mesmo os bebês. A almofada já não faz isso tão bem. bjs

  16. Michelle

    Nossa achei um máximo!! Será que serve para minha pequena ela sempre tomba pra frente???

    1. Shirley Hilgert

      Vc pode colocar a almofada virada, e colocar nas costas da sua bebê um travesseiro. bjs

  17. Ana

    ola minha filha fez seis meses e ainda nao faz forças nas pernas de pé… fico um pouco preocupada…

    1. Shirley Hilgert

      Ana, o meu também nao fazia nessa idade. Está tudo certo. bjs

  18. lisa

    nossa a minha avo fazia isso para meus tios usava calças com enchimento e muito bom mesmo vou fazer uma para meu filhote tambem

  19. elba

    Adorei essa idéia!!! Tenho um bebê de quatro meses e oito dias, e concerteza vou colocar isso em prática!
    Não sei o seria de mim sem o seu blog, já faz parte da minha rotina diária.

  20. kiara

    Muito legal essa tecnica, vou usar no meu bebe de 5 meses.

  21. Ingrid Suzane

    Nossa adorei a idéia, vou fazer para minha baby que fará 4 meses daqui há alguns dias. Suas dicas são maravilhosas. Obrigada por ajudar tantas mamães de 1° viagem como eu!!!

  22. Lorena

    Que legal vou fazer uma também pra minha princesinha de 5 meses

  23. Gi Picorrucha

    Otima dica… Já ate a utilizei e o meu bebe adorou só que como não tinha como eu sair de casa para comprar o material para fazer a almofada resolvi improvisar, peguei uma calça minha por ser menor e fiz o enchimento com alguns cobertores do meu bebezinho,ficou boa ate, rsrsrs por enquanto esta resolvendo bem.

  24. mariangela

    Adore vou fazer pra minha bebe q tem4meses

  25. luana

    nossa boa ideia meu bebe tem quase 5 meses falta somente uma semana completar e ja faz forca para sentar vou fazer uma dessa para ver o que vai dar obrigada pela dica

  26. Maria

    adorei a dica, sou mamãe de primeira viagem e minha filha já esta com quase 6 meses e ainda não senta sozinha.

  27. Valeria

    Essa dica é ótima! E a do pneu ´também! Fiz as duas técnicas para minha filha há 5 anos atrás e, agora estou utilizando com meu bebê também!!!

  28. luciana

    Eu fiz eu aciiho que fico legal

  29. Creuza

    Meu bebê tem 9 meses e senta sozinho só fica alguns segundo….

  30. nivia

    Adorei esta almofada

  31. Juliana

    Adorei as dicas

  32. Isa

    Amei a dica!!! Vou fazer para o meu bebê, e passar a ideia para as mamães que conheço.

  33. Mari

    Amei a dica, minha bebê tem 3meses, já vou começar a fazer.

  34. Kelly

    Meu bebê vai fazer seis meses e ainda não se senta vou fazer essa calça pra ele… Gostei da ideia.

  35. juliana

    A minha bebe ja tem 8 meses e ainda nao senta sozinha ja estou ficando preocupada…

  36. Angelica hono

    Amei a dica!

  37. Daniele

    Nossa…Adorei.
    Hoje estava falando pro meu esposo que nosso Bebê vai fazer 5 meses é muito molinho ainda.A gente senta ele com apoio e ele não se firma.
    Vou fazer essa ideia …
    Beijos

  38. MamaeManu

    Adorei essa dica. Vou preparar uma dessas pra Manu, ela tá quase sentando…

  39. Ruty

    Adorei!! Vou tentar fazer pra o meu bebê de 4 meses

  40. Carla Rodrigues Bispo

    Que legal vou fazer uma pra minha bebê ela tem 6 meses e ainda não senta sozinha .

Deixe seu comentário