Técnica para ajudar o bebê a sentar

Há duas semanas meu pequeno Léo completou seis meses e eu me dei por conta que ele ainda não sentava sozinho, sem apoio. Coisa que alguns bebês já costumam fazer nessa idade.
Mesmo sabendo de cor e salteado e de trás para frente que cada bebê tem seu tempo e seu ritmo, é claro que como boa mamãe de primeira viagem fiquei ansiosa, querendo que ele começasse a desenvolver essa habilidade o quanto antes.
 Na consulta que tive com o pediatra uma semana depois dele completar seis meses, conversamos a respeito disso e ele disse que entre seis e sete meses é um prazo legal para o bebê se sentar sozinho, então que não havia com o que eu me preocupar, mas que, se eu quisesse, poderia dar uma ajudinha para meu bebê empregando uma técnica muito simples. 
Almofada-calça que produzi aqui em casa.
PS: Fala a verdade! Isso não é quase um brinquedo
Fisher-Price? kkkkk!

Essa técnica consiste em sentar o bebê com o apoio de uma almofada especial para esse fim. Essa almofada é feita em casa mesmo, usando uma calça jeans velha e enchimento para travesseiro ou almofada.

Quer fazer uma dessas para o seu bebê? Veja abaixo como é simples!
Do que você irá precisar:
  • Uma calça jeans ou de sarja velha, de preferência masculina, que tem as pernas mais largas (tem que ser de um tecido bem firme, como jeans ou sarja)
  • Flocos de espuma ou fibra acrílica para fazer o enchimento (se você usar fibra acrílica irá precisar de 4 a 5m de fibra, caso essa fibra tenha 1,40m de largura)
  • Linha grossa e agulha para costurar.
  • Fitas, botões, elástico e brinquedinhos para fixar nas pernas da calça e atrairem o bebê.
Como fazer:
Costure primeiro o cós da calça. Pode ser à mão mesmo. Em seguida, encha a calça com flocos de espuma ou fibra acrílica, de forma que ela fique bem firme (pode apertar bem o enchimento e colocar bastante). 
 
Preencha até mais ou menos a altura do joelho. Amarre nesse ponto com uma fita e corte o que sobrou da calça (parte da perna sem enchimento).
Assim que você produziu a base, fixe na perna da calça fitas, botões e brinquedinhos que atraiam o bebê. Legal é fixar essas coisas com um elástico firme, porque o bebê provavelmente irá pegá-las e querer levar à boca. Cuide para não fixar os “chamarizes” muito para trás (perto da prte de cima da coxa), se não o bebê tentará pegá-los e cairá para trás. Uma altura legal para começar a prender é do meio da coxa para frente. 
 
Prenda pelo menos um atrativo em cada perna e TOME MUITO CUIDADO para fixar tudo muito bem para não correr o risco de acontecer algum acidente, com o bebê arrancando e engolindo os atrativos (ou só fixe coisas grandinhas, que ele não possa engolir).
Como usar:
“Zeintein”!!! Esse é o Léo em pleno treinamento! :-)

Depois de pronta a almofada-dalça, sente o bebê de costas para o cós da calça, olhando para os joelhos dela. Sempre sente-o no chão e com um edredon ou tapetinho fofinho embaixo, para evitar acidentes. A parte do quadril da calça irá sustentar as costinhas do bebê e as pernas os seus bracinhos e laterais do corpo.

Almofada sendo usada como suporte na frente.

Outra opção é sentar o bebê com um encosto qualquer (e seguro) nas costas e colocar a calça na frente dele, com o rosto dele visualizando o quadril da calça e os joelhos para trás do seu corpinho. No meio entre o bebê e a calça coloque brinquedos, para ele se divertir. Se ele tombar para frente, será protegido pela calça.

Eu estou empregando essa técnica a menos de uma semana e é incrível a evolução que já percebemos.
Questionei meu pediatra se essa havia sido uma criação dele ele me informou que não. A criadora foi uma senhora que vivia nos cofins da Amazônia e que, tendo que cuidar de três netinhos da mesma idade, que ainda não sentavam, se viu obrigada a inventar algo que funcionasse como uma “cadeirinha”, mas que pudesse ser colocado no chão e que mantivesse os bebês seguros. Alguns médicos, em passagem pela Amazônia viram a invenção e importaram a ideia, de tão genial que essa lhes pareceu.
Eu amei esse macete e super indico!!!!
 
IMPORTANTE: Essa e outras tantas técnicas que ajudam o bebê a sentar já podem começar a ser empregadas a partir de quatro meses e meio da criança (porque nunca me disse isso??? Kkk!). Quanto antes e quanto mais o bebê for estimulado (sempre cuidando para não exagerar, é claro), mais cedo ele desenvolverá a habilidade de sentar.
 
LEIA MAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE SENTAR:
Marcos do desenvolvimento – Sentar
Sentar – Um desafio para o bebê



31 Comentários

  1. Legal essa técnica…
    Será que dá pra fazer isso com a almofada de amamentação? pelo menos, pra mim, ela seria útil pra alguma coisa… hehehehe

    • Thaise Hobold disse:

      Dá sim Marina! A minha em formato de ferradura teve essa super utilidade tanto pra mim, qto pra minha irmã, que tbm pouco amamentou. Estimulo muito minha filha e ela acabou engatinhando antes dos 7 meses… e nós também já notamos que ela “aprendeu” a cair com jeitinho, raramente ela “tombou” para trás.

  2. Luciana disse:

    Olá eu fiz esse calça já faz um tempinho é muito utilizada em fisioterapia e terapia ocupacional, uso ainda porque o meu Gabriel de 1 anos e 2 meses tem atraso motor e não senta ainda….bjs

  3. Náira disse:

    eu usei a almofada de amamentaçao como apoio!! pelo menos pra quem ja tem vale a pena…

  4. Déia disse:

    Olá!
    Linda a sua almofada calça. Eu sou professora de berçário e temos várias destas calças para ajudar as crianças a sentarem. São muito práticas. Outra opção é forrar um pneu com tecido e espuma e sentar o bebê dentro.

  5. Eu pensei na mesma coisa que a Náira disse, na almofada de amamentação ou até mesmo o travesseiro de gestante, que é bem maior!!! rs

    • Então, a diferença da almofada de amamentação e do travesseiro da gestnte para essa calça é que elas protegem de queda, mas não “seguram” o bebê firmesinho. Como a calça é mais “fechada”, o bebê fica presinho dentro, e acaba ficando sentadinho. A almofada só segura quando ele cair, mas não o segura sentadinho. bjs

  6. Eu sou estudante de Fisioterapia e na neurologia infantil é utilizado essa tecnica, para crianças com atraso motor ou Pc.
    Sua calça ficou ótima e linda parabéns
    http://simplesgarotaon.blogspot.com.br

  7. Anonymous disse:

    Nossa que legal! Muito boa essa ideia.
    Vou usar com minha baby de 4 meses.

  8. Ariana disse:

    Parabéns pelo blog ficou lido e bem prático … veja só achei o que estava procurando rs
    Minha Sofia vai completar 4 meses e logo logo vou confeccionar uma calça dessas para ela AMEI esse macete.
    Super beijos e obrigada pelo serviço prestado a nos mães

  9. Luciana disse:

    Legal essa dica!
    Eu usei a almofada de amamentação como apoio e tb funcionou bem.
    Abçs.

  10. Vanessa disse:

    Já tinha visto dessas calças porém de napa colorida no berçário que meu filho maior estudou, mas a idéia é ótima vou colocar em prática amanhã mesmo.

  11. Suelen disse:

    Daqui um mês já poderei usar, vou começar a elaborar a minha calça, quando ficar pronta enviarei a foto para você, hehehehehehe

  12. Sabrina disse:

    Muitoooooooooooo boa a ideia. Quando vi ja fiz a almofada de calça. Vamos ver no que dá. Muito obrigada pela dica. :-).

  13. adriana disse:

    Eu copiei a idéia e minha bebe amou!Descobri seu blog ontem e adorei,parabens!

  14. Fabíola Batista disse:

    Parabéns pelo blog é ótimo e indico para várias amigas minhas, vou por em prática a idéia adorei, tenho a almofada de amamentação, mais achei a idéia da calça mais firme… obrigada

  15. Fabíola Batista disse:

    Parabéns pelo blog é ótimo e indico para várias amigas minha, vou por em prática a idéia adorei, tenho a almofada de amamentação, mais achei a idéia da calça jeans mais firme… obrigada ;

  16. Michelle disse:

    Nossa achei um máximo!! Será que serve para minha pequena ela sempre tomba pra frente???

  17. Ana disse:

    ola minha filha fez seis meses e ainda nao faz forças nas pernas de pé… fico um pouco preocupada…

  18. lisa disse:

    nossa a minha avo fazia isso para meus tios usava calças com enchimento e muito bom mesmo vou fazer uma para meu filhote tambem

  19. elba disse:

    Adorei essa idéia!!! Tenho um bebê de quatro meses e oito dias, e concerteza vou colocar isso em prática!
    Não sei o seria de mim sem o seu blog, já faz parte da minha rotina diária.

  20. kiara disse:

    Muito legal essa tecnica, vou usar no meu bebe de 5 meses.

  21. Ingrid Suzane disse:

    Nossa adorei a idéia, vou fazer para minha baby que fará 4 meses daqui há alguns dias. Suas dicas são maravilhosas. Obrigada por ajudar tantas mamães de 1° viagem como eu!!!

  22. Lorena disse:

    Que legal vou fazer uma também pra minha princesinha de 5 meses

  23. Gi Picorrucha disse:

    Otima dica… Já ate a utilizei e o meu bebe adorou só que como não tinha como eu sair de casa para comprar o material para fazer a almofada resolvi improvisar, peguei uma calça minha por ser menor e fiz o enchimento com alguns cobertores do meu bebezinho,ficou boa ate, rsrsrs por enquanto esta resolvendo bem.

Deixe seu comentário