Livros sobre criação de bebês e crianças

Eu sempre amei ler, tanto que até tinha um blog sobre leitura (o Leitura Valiosas, que ficou abandonado nessa nova fase da minha vida). E sabendo disso, e também tendo conhecimento da chegada do Léo, vários amigos me indicaram alguns livros que tratam sobre a criação de bebês e crianças, já imaginando, claro, que me interessaria pelo tema.

Como já era de se esperar, eu super me interessei, mas desde que o Léo entrou na minha vida, o tempo que sobra para eu me dedicar a esse hobby diminuiu (e MUITO!!!). Mas pensando que um dia eu terei tempo para ler novamente, eu anotei todos os livros que me foram indicados e busquei mais informações a respeito.

Alguns deles eu achei super interessantes e decidi compartilhar com vocês, mesmo ainda não os tendo lido (mas super confiando nas indicações que recebi, pois vieram de pais super sensatos, responsáveis e que por um ou outro motivo eu admiro muito).

Se você já leu algum dos livros que eu sugiro aqui, deixe um comentário abaixo emitindo a sua opinião. Será super útil para mim e para tantos outros leitores.

O bebê mais feliz do pedaço

O autor utiliza sua experiência de 25 anos como respeitado pediatra e especialista no desenvolvimento de crianças para ensinar os pais a acalmarem os bebês recém-nascidos e acabarem com seus intermináveis choros.
Apresenta quatro conceitos que se mostraram revolucionários justamente por sua simplicidade. Harvey Karp explica que “a falta do quarto trimestre” demonstra como, ao nascer, o bebê se comporta mais com um feto do que com um ser humano plenamente desenvolvido. Por isso, em seus três primeiros meses de vida ele precisa ter sensações que reproduzam as condições que encontrava no útero.
Reúne dicas práticas que abordam desde a compreensão dos mecanismos de funcionamento do cérebro do recém nascido até o levantamento dos métodos utilizados em diferentes culturas e épocas para acalmar as crianças.
 
Sinopse extraída de: http://livraria.folha.com.br
Autor: Harvey Karp
Editora: Planeta
Número de páginas: 288

A criança mais feliz do pedaço 

Em A Criança mais Feliz do Pedaço você receberá uma série de dicas importantes sobre educação infantil. Escolha algumas que façam mais sentido para você e – esta parte é importante – tente praticá-las várias vezes ao dia por uma ou duas semanas. A prática é crucial. Por meio da prática, você irá construir a confiança e o sucesso de seu filho e o seu. E pouco a pouco, você se sentirá mais competente e efetivo, você e seu filho desenvolverão um relacionamento que será repleto de diversão, respeito e cuidado. “A excelente abordagem do Dr. Karp dá aos pais os instrumentos de que precisam. Seus métodos simples tornam muito mais fácil a tarefa dos pais de crianças agitadas.” Steven P. Shelow, M.D. Editor chefe, American Academy of Pediatrics’ Caring for Your Baby and Young Child “Os pais ficarão deliciados com esta abordagem inteligente para se comunicar com crianças pequenas. Isso nos permite ver o mundo de nossos filhos a partir de um ponto de vista único.” Jane Serwint, Professora de Pediatria, Diretora da Harriet Lane Children’s Clinic, John Hopkins School of Medicine 
 
Sinopse extraída de: http://www.apaixonadaporlivros.com
Autor: Harvey Karp

Criando meninos

Quem tem meninos, está preocupado. Toda hora eles enfrentam problemas. Os pais gostariam muito de entendê-los e de ajudá-los a serem amáveis, competentes e felizes. ‘Criando meninos’ discute questões importantes sobre o desenvolvimento de um homem, do nascimento à fase adulta. Um texto repleto de orientações práticas, essencial na nobre tarefa de criar um menino. 
 Sinopse extraída de: http://www.livrariasaraiva.com.br
Autor: Steve Biddulph
Editora: Fundamento
Páginas: 165

Criando meninas

O que você deseja para a sua filha? Como gostaria que ela fosse no futuro? Embora muitas sejam as respostas possíveis para essas perguntas, é certo que você deseja que ela se torne uma mulher forte, segura e confiante. E isso, em grande parte, está em suas mãos.
Em Criando Meninas, você encontrará orientações claras e precisas, que vão ajudá-lo na tarefa de educar sua filha com carinho, amor e disciplina. Com muita experiência no assunto, a autora dra. Gisela Preuschoff, mostra como evitar os erros mais comuns na criação das meninas e aponta os caminhos que levam á formação de pessoas determinadas e felizes.
Desde os primeiros anos de vida até a adolescência, Criando Meninas mostra como estimular, desenvolver e encorajar sua filha. Apoiada em fatos científicos e na própria experiência como mãe, psicológica e terapeuta familiar, Gisela Preuschoff ensina a medida certa entre autoridade e amor. Dessa maneira, você pode estar seguro de que sua filha terá um futuro brilhante.
Existe algo melhor do que isso que você possa oferecer a ela? 
 
Sinopse extraída de: http://www.fnac.com.br
Autor: Steve Biddulph
Editora: Fundamento
Páginas: 131

 

4 comentários

  1. mariana

    Oi Shirley … Sempre prestativa com seus posts …. também adoro ler, mas não tem sobrado muito tempo, confesso ! Vamos lá o bebê mais feliz do pedaço foi uma indicação da nossa obstetra no dia em que nos deu alta na maternidade ! Passado alguns dias com a Bianca em casa tivemos uma noite bem movimentada por aqui , rs! A noitecida em claro, ela chorando e nós sem saber o que fazer …. Dia seguinte encomendei o livro para minha mãe. Na livraria mais perto não tinha o livro, mas tinha o DVD o que para nós naquele momento foi muito útil pois não acredito que teríamos condições de ler qualquer livro !!! Assistimos o DVD é realmente muito interessante , ele ensina algumas técnicas para acalmar o bebê e para nossa surpresa aqui em casa super funcionou !!! Ficamos pasmos pois foi como no DVD , aplica a técnica e parece que apertou o botão desligar ! Até me assustei no início…. Mas estava tudo bem, ela se sentia realmente mais aconchegante ! Nós adoramos ! Recomendo ! Quero ler a Criança mais feliz do pedaço. Estes dias também vi uma indicação de outro livro neste mesmo tema que fiquei com vontade de ler ” Como falar para seu filho ouvir ” neste link http://www.jbsilva2.com.br/como-falar-para-seu-filho-ouvir-na-pratica/ deixo esta dica! Depois que eu conseguir fazer estas leituras volto para comentar ! Bjs

    1. By Shirley Hilgert

      Mariana, amei a dica do livro “Como falar para seu filho ouvir”. Com certeza, vou buscar mais informação à respeito.
      Obrigada por ser tão participativa no blog. adoro!!! :-)
      Beijos. Shi

  2. Dana

    Puxa, que delícia ler num mesmo espaço sobre maternidade e livros!
    Sou apaixonada por leituras e mesmo na correria que é ser mãe, não passo um dia sem ler, nem que seja uma folhinha de um livro, preciso!
    Amei saber do seu blog Leituras Valiosas e já estou lá lendo as resenhas, mtos estão na minha fila de leituras e alguns já li.
    Dos que vc citou lá e aqui, eu li Encantadora, e um livro de estudo baseado no Nana Nenê, qdo fiz o curso presencial do Gary Ezzo e esposa, que foi maravilhosoooo).
    De criação de crianças, li recentemente e amei o “Além do Nana Nenê” (dos mesmos autores do “Nana Nenê”) e Acorda, Alice! Preciso reler Domando sua Ferinha e Criando Meninos, que li qdo meu mais velho era pequenino.
    Fiquei super interessada nesse “A Criança mais feliz do pedaço”. =)
    Obrigada pelas dicas.
    Beijo!

    1. Shirley Hilgert

      Também sempre amei ler, mas devo confessar que desde que o Léo nasceu e que eu me apaixonei pelo Blog e por todos os outros canais que fazem parte dele, não sobrou tempo para mais nada. Mas, com toda a certeza do mundo, irei ler Criando Meninos. Se conseguir,e é para logo.
      Beijos! Continue sempre passando por aqui, viu! Shi

Deixe seu comentário