Como limpar os brinquedinhos de banho

A maioria dos bebês e crianças costumam ter seus brinquedinhos de banho, coisinhas minúsculas que garantem diversão aos pequenos e um pouco de tranquilidade aos pais.
Mas o problema é que esses brinquedinhos, devido ao frequente contato com a água e também por ficarem sempre num ambiente mais úmido, que é o banheiro, costumam ficar sujos, pegajosos e até com limo/mofo.Sei bem porque ainda vendo o termômetro de água da banheira do Léo, que também é um patinho que ele brinca, meio pegajoso nos últimos tempos, coisa que tem acendido uma luzinha de alerta para a questão da limpeza desses objetos.

Mas a questão é, como limpar essas coisinhas de forma eficaz?

Andei pesquisando na internet e achei num site gringo umas dicas bem bacanas e agora vou compartilhar com vocês aqui:

Lavagem com vinagre

O vinagre é um desinfetante natural maravilhoso e é mais seguro do que água sanitária. Para limpar os brinquedinhos, basta misturar 1/2 xícara de vinagre branco em um galão de água (4,5 litros) e deixá-los de molho por uma hora. Depois, o ideal é esfregar os brinquedinhos com uma esponja ou escovinha limpa e ainda, fazer a limpeza interna, que consiste em puxar essa água com vinagre para dentro do brinquedo e espirá-la, repetindo isso diversas vezes (muitos dos brinquedinhos de banheira vem com um furinho embaixo que faz com que eles fiquem sujos por dentro também). Se necessário, repetir a operação até o brinquedo ficar totalmente limpo e sem manchas de mofo.

 

Lavagem com água sanitária

Caso a técnica acima não seja 100% eficaz, outra opção é deixar os brinquedos de molho, também por uma hora, em uma mistura de 1 galão de água (4,5 litros) com ¾ de xícara de água sanitária. 
 
Depois, repetir o processo descrito acima: esfregar com esponja ou escovinha e puxar e soltar água de dentro do brinquedo, para limpá-los no seu interior também. Essa segunda opção costuma limpar melhor o mofo e o bolor que a primeira.Os brinquedos que não ficarem 100% limpos deverão ser descartados, pois se a criança continuar tendo contato com eles poderá até desenvolver uma alergia.

Outra sugestão que esse site gringo também dá é, depois de 100% limpos os brinquedos, fechar os furinhos que eles tem ambaixo com cola quente. Eu, particularmente, ainda não testei isso, mas acho uma ótima opção, pois aí não temos que ficar limpando os brinquedinhos por dentro a toda hora. O meu único conselho é usar a cola quente e, depois, testar para ver se ela não se solta com facilidade, pois se acontecer dela soltar há o risco do bebê ou criança colocá-la na boca. Mas se a segurança for garantida por um pré-teste, achei a sugestão excelente! (sempre achei uma burrice enorme esses brinquedinhos de banheira de borracha virem com um furo embaixo!)Fonte e imagens: http://welovebeingmoms.blogspot.com.br/2012/07/how-why-to-clean-bath-toys.html

25 comentários

  1. Anonymous

    Tenho duvidas de como limpar os brinquedinhos de tecido também. Você possui alguma recomendação?

    1. By Shirley Hilgert

      Olá, vou ter que pesquisar melhor sobre o assunto para trazer dicas. Mas pode deixar que vou atrás. Beijos!

  2. By Shirley Hilgert

    Olá, infelizmente, ainda não tenho. Mas vou pesquisar e aí posto aqui. Boa dica! Abraços!

  3. Júlia Cristina

    Ola, encontrei seu blog pelo face e adorei!
    :) virei sempre! bjo e boa semana

    1. By Shirley Hilgert

      Que bom Júlia, fico feliz!
      Beijos.
      Shi

  4. Caru

    Olá tbem gostaria de saber como higienizar os brinquedos de tecido ? !

    1. By Shirley Hilgert

      Vou buscar dicas a respeito desse assunto e faço um post. Prometo! Bjs

    2. Renata

      Eu costumo lavar na maquina mesmo, no programa delicado. Lavo todos os bichos de pelúcia 1x por mês.

  5. Andrea Charan

    Adorei, vou compartilhar tá? Bjus Coisas da Lara

    1. Shirley Hilgert

      Claro, Andrea, é um prazer! Bjs!

  6. Anonymous

    Tb tenho duvida sobre higienizaçao dos de tecido….

  7. Daniela Monteiro

    Tb lavo os de tecido na máquina de lavar,no programa delicado…nunca estragou,funciona

  8. Eu sempre troco os brinquedos do banho com frequência, dou uma limpada depois do banho e tiro a água de dentro, mas nunca pensei em lavar com vinagre, com água sanitária eu não lavaria.
    http://diariodasprincesasdamamae.blogspot.com.br/

  9. Karina Marillac

    Adorei a dica, irei fazer hoje!!!

  10. Karina Marillac

    Adorei a dica, irei fazer hoje!!!

  11. Daniela

    E quando a agua fica dentro do brinquedinho e nao sai de jeito nenhum? Jah deixei no sol quente dias, coloquei alcool e ateh agora, quando viro ou balanco o brinquedo, tem agua….

    1. Shirley Hilgert

      Vixi, não sei o que dizer. Realmente, aí acho que só milagre. kkk! bjs

  12. Elaine

    Outra coisa que fica muito suja mas a gente não vê é a mangueira que escoa a água da banheira. Ela normalmente é opaca e branquinha e a gente nem desconfia que tá formando bolor lá dentro. A de casa por acaso estragou e trocamos por outra que tínhamos aqui, só que ela era transparente, daí começamos a ver formar o bolor lá dentro! A cada dois meses, mais ou menos, o bolor volta a aparecer, aí eu limpo com água sanitária. Os brinquedos ainda não limpei, mas era algo que tava me incomodando também depois de ver o que acontece com a mangueira. Vou limpar já com água sanitária já e fechar os furinhos também!!

  13. Barbara

    Ótima dica. Irei testar. Quanto a tampar o furinho acabaria com a diversão dos pequenos,já que a maioria dos brinquedos de banho são de esguichar água.

  14. Clara

    Tem furinhos pq se não eles boiariam sempre. A água entra pra eles poderem afundar! :)

  15. Claudia

    Se houver algum tutorial que explique como limpar brinquedos de pelúcia que têm componentes eletrônicos dentro (refiro-se àqueles que você aperta a mãozinha e tocam uma música, aperta a barriguinha e tocam outra). Porque dizem que é para utilizar um pano úmido com sabão neutro, mas quem confia que isso limpa suficientemente?!?!?!

  16. Renata

    Se a cola quente não der certo para tampar o furinho, com certeza um pouquinho de silicone deve resolver. Aquela silicone que passa para vedar pia, sabe? Com certeza vai dar certo, porque é para água mesmo! Um abraço

    1. Rita

      Hummm bom saber Renata, assim se a cola quente não funcionar, já tem outra coisa para testar. Esse silicone compro em casa de material de construção ? Como peço na loja, silicone para vedar pia ?

  17. Rita

    Eu também acho um absurdo esses brinquedo terem os furinhos…meu filho tem alguns e dois deles acumulou bastante sujeira preta, cada vez que eu apertava saia mais e olha que eu sempre apos o banho retiro toda a água e deixo secar, imagina ele colocar na boca ? Pois são de borrachas, feito para justamente os bebês morderem, fiquei horrorizada…vou testar a cola quente, pois é um dos que ele mais gosta e se não resolver, jogar fora.

  18. Amanda Hass

    Fiz a limpeza com água sanitária, ficaram ótimos, muito limpinhos. Agora estou deixando secar e vou testar o fecho do furinho com cola quente.

Deixe seu comentário