Os cinco itens mais úteis para lista de chá de bebê

Quando uma mamãe resolve fazer o chá de bebê do pequeno que está para chegar, uma das coisas que ela tem que decidir (e que nem sempre é fácil, ainda mais quando se é mãe de primeira viagem) é o que incluir na lista de presentes.

Algumas optam por pedir apenas fraldas, pois são os itens mais consumidos pelos bebês, outras escolhem uma gama mais variada de coisas (desde os itens de consumo basiquinhos até roupinhas e brinquedinhos mais divertidos), o que foi meu caso.

Não há dúvidas que todas querem pedir itens que sejam realmente úteis, mas como acertar na escolha se a gente nunca foi mãe a ainda não sabe como a coisa funciona na prática?

Bom, eu já tenho uma experiência razoável como mãe (o Léo está com dez meses) então já sei um pouco melhor o que um bebê usa e o que não usa e, por conta disso, posso dar algums dicas, agora muito mais baseadas na minha experiência que na minha intuição.

Em primeiro lugar, sugiro não vou pedir itens diversos do enxoval pois isso o bebê costuma ganhar aos montes quando nasce, mas também não acho uma boa ideia pedir só fraldas, porque aí se deixa os convidados com muita pouca opção. O que eu acho bacana é colocar na listinha do chá os itens de higiene mais consumidos pelo bebê no seus primeiros 12 meses de vida.

Acho que assim funciona bem, pois dá opção para os convidados darem algo mais caro ou mais barato e também facilita a vida dos pais, que não terão que gastar com isso e nem correr atrás dos itens que vão precisar a toda hora.

Abaixo a listinha com os cinco itens que eu acho que toda lista de chá de bebê deve conter, com, ainda, em alguns casos, a minha indicação de marca favorita.

Fraldas:

Bom, claro, óbvio, como já era de se esperar, fralda tem que entrar na lista. Acho bacana os pais darem prioridade por pedir os tamanhos P, M e G, que são os que mais se usa. RN sugiro nem pedir, porque dependendo do tamanho do bebê, ele nem irá usar (esse tamanho vai até 3,5kg do bebê). Nesse caso, vale a pena comprar um ou dois pacotes em um lugar próximo de casa e que aceite troca. Assim, se o bebê não usar, dá para ir lá e pegar outro tamanho de fralda no lugar. XG e XXG acho que também podem ficar de fora da lista ou pedir uma quantidade muito pequena, porque irá demorar para o bebê usar (a fralda G vai até 14kg do bebê, ou seja, atende bem todo o primeiro ano). Testei várias fraldas com o Léo e as que mais gostei foram da marca Pampers. Acho que além delas absorverem bem o xixi, elas são mais macias e com um acabamento melhor que o das marcas concorrentes. Uso de dia a Pampers Total Confort e à noite a Premium Care.

Algodão:

Quase todos os pediatras indicam que, para limpar o bebê durante a troca de fraldas, seja usado algodão e água morna, pois assim ajuda a evitar assaduras. E vou dizer uma coisa, vai algodão nessa brincadeira, minha gente! Credo! Se tiver cocô então, aí sim que o algodão evapora. E algodão não é um artigo barato. Muito pelo contrário, ele custa os olhos da cara, pelo menos para o meu bolso. Como algodão em discos é muito melhor e mais prático que algodão em bolas ou aqueles que vem em caixas, o negócio fica mais feio ainda, porque esses costumam custar uma pequena fortuna considerando-se o o quanto um pacotinho. Eu indico o uso de algodão em discos porque esses não deixam fiapos grudados no bumbum do bebê, o que é um saco de tirar. A marca que eu mais gosto de usar é a Cremer, que tem o disco bem prensadinho (não solta fiapos), mas é ao mesmo tempo super macio e delicado (sem aquelas bordas ásperas do prensado que algumas marcas tem).

Lenço umedecido:

O pediatra não indica usar, mas quando estamos fora de casa ou quando o estrago do cocô foi muito grande, não tem como escapar, tem que recorrer aos lenços umedecidos. Eu testei várias marcas e a que mais gostei foi a Pampers Sensitive. Depois dela, gostei da Johnsons. A Huggies Turma da Mônica é boa, macia, mas rasga fácil e às vezes, na correria, isso atrapalha.

Pomada para assadura:

Esse item também é bastante consumido então super vale a pena entrar na listinha do chá de fraldas. A marca mais vendida no Brasil é a Hipoglós, mas eu, particularmente, não gosto dela. Acho o cheiro muito forte e acho que ela não protege 100% e nem trata as assaduras que aparecem. Tem muita gente que gosta, mas eu tentei e não consegui usar. Marcas que são consideradas muito boas aqui no Brasil são a Bepantol e a Welleda, mas nunca provei. Ambas tem preços bem salgadinhos, mas quem usa diz que a qualidade compensa o valor. Eu uso no Léo a Desitin, que é uma marca importada. Adoro! Por comprar lá fora, paguei super barato. Muito, mas muito mais barato que as melhores marcas daqui. E tão boa quanto.

Shampoos e sabonetes:

Esses dois itens o bebê não consome em grande quantidade, mas acho que vale a pena entrar na lista, pois são itens de higiene que são usados por vários e vários anos. Eu não gosto muito daquela opção que, à primeira vista, parece super prática: os famosos sabonetes da cabeça aos pés, que servem como shampoo para os cabelos e sabonete para o corpo. Isso porque eles não são práticos de aplicar ao corpo (abrir a embalagem com uma mão, colocar o sabonete na outra e ainda segurar o bebê. Como???). Acho que eles só funcionam direito no caso de se ter um dispenser com válvula pump em casa, o que nem sempre se tem. Assim sendo, sugiro que o sabonete seja em barra (mais prático de passar, por incrível que pareça) e que o shampo seja shampoo e pronto. Usei as marcas Natura Mamãe e Bebê e Johnsons Hora do Sono de sabonete em barra e gostei. Já o shampoo estou usando o da Turma da Mônica e tenho gostado. O Léo não chora quando vai no olho e tem um cheirinho delicado e gostoso. Importante: quando for escolher a marca do shampoo para colocar na lista, certifique-se de que a opção eleita não contenha nenhuma dessas duas substâncias: formaldeído e 1,4 dioxando. Esses dois componentes são cancerígenos e aparecem em alguns produtos infantis, como o Shampoo Johnsons.

Mamães, há, ainda vários outros itens de higiene que o bebê usa, mas que, na minha opinião, acho que vale muito mais a pena comprar do que pedir, pois eles são consumidos em pequena quantidade, muitas vezes apenas uma unidade. Alguns deles são: cotonete, gaze, álcool gel, álcool 70%, água oxinenada, óleo de amêndoas, entre outros.

Também há aqueles produtos que indico não pedir e nem comprar, porque dificilmente você irá usar, e se for usar, deixe para comprar na hora que precisar: condicionador e creme hidratante.

21 comentários

  1. Anonymous

    Não acho nada legal pedir com marca, mesmo pq é caro. Se ficar com medo nem peça, faça de fraldas sem marca tb, afinal é uma brincadeira.
    O chá do meu filho foi inesquecível, todos ficaram a vontade em relação a marca. Ganhei todo tipo de fralda que vcs possam imaginar, mas as marcas que nao conhecia procurei usar pela manha, trocando mais vezes e as de marca boa, a noite. Quanto os produtos ganhei marca johnson e Monica e eu nem exigi a marca, dei sorte. Acho que o mais importante é comemoração da chegada do bebe, é a reuniao.

    1. By Shirley Hilgert

      Com absoluta certeza, o mais importante é a reunião. Eu também não pedi com marcas, até porque, na minha lista, tinha um monte de outras coisas além dos itens acima, como eu já comentei no post. Mas como várias mamães me pediram anteriormente indicação de marca, não pude deixar de fora. Obrigada pelo seu comentário! Beijos! Shi

  2. Anonymous

    no meu cha pedi so fralda e mesmo assim os convidados trouxeram fralda e mais uma roupinha ou item basico.

  3. Tatiana Cali

    Bem legal as suas sugestoes! Aqui em casa, por causa das alergias, ja rodamos diversas marcas. Fraldas comecei com a Soft touch da Monica q deu super certo com o Lucas, mas com a Clara o elastico antivasamento machucava o bubum dela. Troquei pela Pompom Top Confort, mais barata e q de inicio funcionou, mas 5 meses depois tb comecou com a mesma lesao q a anterior. Agora estamos comecando a testar a Pampers verde, muito mais cara, mas se der certo tudo bem! Das pomadas, eu nao abro mao do Hipoglos normal. Com todas as outras as assaduras apareciam (Bepantol, Hipoglos amendoas, Monica, Granado …). Lencos umedecidos sao uma mao na roda, mas a Clara tb fez alergia a todos. Shampoo e sabonete tb gosto bastante dos da turma da Monica, mas tivemos q passar para a linha da Cetaphill por aqui (hiper, super, mega caro). O algodao eu sempre usei o bola mesmo pois acho o outro muito caro. Parabens pelas dicas! Bom feriado e uma FELIZ PASCOA !!! Tatiana.

  4. Tatiana Cali

    Ah! Esqueci de comentar. Com meu filho mais velho tb nao sugeri marca nenhuma (fiz so cha de fraldas), mas com a Clara eu sugeri sim Monica ou Pampers. Como aqui so vieram as pessoas de casa, nao vi problema. Ate porque com o Lucas, no meu trabalho, ganhei de muitas marcas muito genericas que acabei doando. As pessoas acabavam dando dois pacotes da generica e poderiam ter dado apenas um de uma marca melhorzinha. Acho q se forem de casa, nao tem problema, mas com pessoas de cerimonia, fica chato. Bjs

  5. Anonymous

    O que esta valendo e a chegada do baby…comemorem sem ser indelicadas..!

  6. Anonymous

    parabens! Adorei o seu blog! Sou mãe de primeira viagem, e com certeza, vou “devorar” o seu blog!

  7. cleide

    adoooooorei

  8. Josiane

    Adorei seu blog e suas sugestões.
    Mim ajudo muito, vou fazer chá de fraldas e esses itens são
    um máximo!!

  9. Jessica

    Com relação a fraldas, gostaria de saber quantas sao necessarias nos tamanhos P, M ou G. Estou planejando fazer um cha de fraldas ms nao tenho noção de quanto usam, pois sou marinheira de primeira viagem.

    1. Shirley Hilgert

      Jéssica, infelizmente, não sei o número exato. E isso também depende muito do tamanho e do ritmo de desenvolvimento do bebê. Abs.

    2. Thaise

      Olá Jéssica.. fiz chá de fraldas e minha filha faz 1 ano amanhã… há 1 mês que comecei a usar fraldas G. Minha sugestão é fazer a lista das tuas convidadas e dividir o número em 6, depois pedir nessa proporção: 1x P 3x M e 1 ou 2x G.. e não pegir GG pq as fraldas tem prazo de validade… as minhas G só começei a usar pq vi que estavam quase vencendo. Meu medo era que o gel desse alergia ou perdesse o poder de absorção, mas por enquanto tudo OK! PS: ganhei 63 pacotes de fralda mesmo assim ainda tive que comprar qdo foram acabando os tamanhos… VAI MUITA FRALDAAAAAAAAA HEHEHE

  10. maristela gadotti

    Estou gravida de 5 meses é o meu primeiro filho é tanta duvida sobre o que pedir no chá de bebê olhei o que voçê sugeriu só que tenho receio em pedir com a marca também não sei o que tenho que levar para a maternidade.Beijos que DEUS le abençoe.

  11. Sabrina Sousa Marques

    Amei o blog… E gostaria de indicar um site onde calcula a quantidade de fraldas,tamanho e quantidade de convidados,achei bem legal e gostaria de compartilhar com todas…
    Boa Sorte a todas as futuras mamães,que Deus lhe proporcionem um belo parto.. E eu assim como algumas serei mãe de primeira viagem e confesso são tantas as dúvidas… Abraços e parabéns pelo Blg..

    http://revistapaisefilhos.uol.com.br/aplicativos/calculadora-de-fraldas

  12. Paloma

    Fralda vou pedir com marca sim para não correr o risco de ganhar algo que não quero usar. Não vejo problema algum pedir com a marca pois são meus amigos e parentes.

  13. Ana Cláudia

    Oii.. Descobri seu blog ontem e estou amando. Estou grávida de 7 meses, primeira gravidez e tenho procurado me informar sobre tudo o que posso antes que ela (é uma menina) nasça.
    Uma coisa que descobri recentemente foi que os lenços umedecidos não dão alergia se antes de você passar no bebê, você passar uma água neles para retirar parte dos resíduos que eles contém. kkkkkk… Fiz o teste no bebê de uma amiga que tem 8 meses e estava com um mini estoque de lencinhos umedecidos em casa. Ela só usava para sair já que o pediatra não recomendava o uso diário. E deu super certo… Descobri isso lendo em outro blog, que já não lembro qual foi. O lencinho vira apenas um tecido fino e molhadinho para limpar o bebe. Sem química!! É uma mão na roda quando acaba o algodão (que eu comprei o rolo de 500 para cortar e ficar muito mais barato do que os discos). Fica a dica…
    Mil beijos!!!

  14. Rosana

    Aqui onde eu moro não tem pacote de fraldas do tipo Jumbo (com bastante), só encontramos pacotes com em média 10 fraldas. Como fazer então pra especificar no convite de Chá de Fraldas a quantidade? Sei que tenho que ter bom senso de não pedir demais, mas tb tem gente que não tem noção né, rsrsrsr… Dicas por favor!!!

  15. Lila

    Também não acho legal exigir marcas ou determinados produtos no chá de bebê. O objetivo do chá é reunir as pessoas para celebrar a chegada do bebê e não montar o enxoval até o bebê completar 6 meses Os presentes mais caros devem ser dados logo após o nascimento na maternidade ou quando as pessoas vão conhecer o bebê em casa. Na minha opinião as convidadas podem levar o que quiserem no chá de bebê, assim não haverá pressão tornando a festa mais saudável e adequada.

  16. Erica Ferreira

    Estou no sexto mes de gestaçao e estou em duvida no que pedir junto ao pacote de fraldas, decidi que vou pedir P e M, a G so umas 5! mas o que pedir em complemento a fraldas?

  17. Maira

    Ola estou no 8 mes vo fzr o cha de bebe sabado agora muitooo legal pedirr a fralda ee algo bem baratiinho e o que eu fiiz maae de 2 viajem experiência booas dicas parabens

  18. Winie

    Eu sugiro não pedir sabonetes, shampos, pomadas.pois a criança pode ter alergia e os pediatras não indicam nada que tenha perfume, parece besteira , mas pode fazer diferença. Minha filha teve alergia a todas essas pomadas comuns. Tivemos que usar o cetrilam creme, otima por sinal. Mas no meu caso, o que ganhamos e realmente usamos foram fraldas e algodão.

Deixe seu comentário