Nebulizador Ultrassonico Pulmosonic Star

No final do ano, quando viajamos, o Léo pegou um pequeno resfriado. Primeira orientação do pediatra: fazer inalação com soro fisiológico, três vezes ao dia, por cinco dias. Há um mês, o Léo entrou na escolinha e, como já era de se esperar, também ficou um pouco resfriadinho. Orientação de novo: inalação com soro fisiológico.

Da primeira vez eu estava em um hotel e acabei pegando emprestado o inalador deles. Mas agora não teve jeito, eu tive que comprar um aparelho para termos aqui em casa. Ainda mais porque, com certeza, essa não será a única vez que o Léo fará uso dele.

 
Para chegar à opção ideal recorri, mais uma vez, às indicações do grupo de discussãoMacetes de Mãe. Lá, a grande maioria das mães indicou o mesmo modelo: Inalador/Nebulizador Ultrassonico Pulmosonic Star Premium, do fabricante Soniclear.
Como a indicação foi em peso, eu não tive muitas dúvidas, comprei e usei naquele dia mesmo.
 
E, posso garantir: as mamães acertaram em cheio na indicação. Esse modelo é realmente excelente! Ele é um pouco mais caro que os demais que tem no mercado, mas acho que super vale a pena pagarmos a diferença (em se tratando de saúde, não faço muita economia. Compro o que irá garantir segurança e eficácia).
 
Abaixo descrevo algumas das características do Pulmosonic Star Premium que me conquistaram:
 
Imagem retirada do site do fabricante
  • Efeito mais rápido: por ser um inalador ultrassônico, as partículas do medicamento ou do soro fisiológico usado na inalação são quebradas com mais eficiência, tornando-se menores. Por esse motivo, elas atingem mais profundamente os pulmões, com melhor aproveitamento do medicamento e alívio mais rápido.
  • Inalação mais curta: também por possuir um sistema ultrassônico, o tempo que o líquido leva para ser diluído é muito menor. Em vez de durar em de 20 a  30 minutos, a seção com esse aparelho leva em torno de 12min (tempo para inalação de 10ml de soro fisiológico).
  • Inalação silenciosa: esse aparelho é absolutamente silencioso! Não faz barulho nenhum. É ótimo para fazer inalação em bebês e crianças quando eles estão dormindo.
  • Ínalação deitado(a): por sinal, esse é um dos únicos aparelhos que permite que a inalação seja feita deitada (o outro é o Pulmosonic Star). O que também é ótimo (e, às vezes, imprescindível) em se tratando de bebês e crianças.
  • Três níveis de intensidade de névoa: é possível escolher qual o nível da intesidade de névoa que será utilizado. Achei isso ótimo, pois nem sempre o bebê ou criança deixam a gente colocar a máscara colada ao rosto, e assim, parte da névoa acaba escapando sem ser aspirada. Com uma intensidade maior de névoa, esse problema é amenizado, já que há mais névoa sendo liberada e assim, mesmo que parte seja perdida, ainda sobra bastante para ser aspirado.
  • Bivolt: funciona nas voltagens 110 e 220.
  • Leve: apesar dele não ser super compacto, ele é bastante leve.
  • Fácil de montar e de desmontar: esse modelo é super fácil de montar e de desmontar.
  • Diversidade de cores: esse modelo está dispinível nas cores azul, amarelo, rosa, verde, vermelho e preto.

Se você quiser um modelo quase tão completo quanto esse, mas um pouco mais barato, existe a opção do Pulmosonic Star. Pelo que eu entendi, a única diferença que existe entre essa versão básica e o premium é que esse não possui regulador de intensidade da névoa e nem diferentes opções de cores. Como a diferença de preço não era muito grande (em torno de 10% do valor do equipamento) eu optei pela versão completa, pois achei interessante a opção de intensidade de névoa.

Dicas para uma inalação eficaz:

  • Sempre seguir rigorosamente a indicação do pediatra no que diz respeito a quantidade de medicamento/soro fisiológico a ser administrada, número de seções de inalação diárias e duranção do tratamento.
  • Ao fazer a inalação, deixar o bebê ou criança sempre sem chupeta (pois a névoa deve ser aspirada pela boca também).
  • Depois de cada uso, fazer a limpeza do equipamento, conforme orientações abaixo, retiradas do site do fabricante.

Orientações para limpeza:

1. Antes e após o uso, é necessário lavar todos os acessórios com detergente/ sabão neutro. Após a lavagem deverá ser feita a desinfecção com uma solução a base de vinagre (ácido acético) ou água sanitária, conforme recomendações abaixo. Pode-se também utilizar “esterilizante/ germicida” encontrado em farmácias e casas especializadas para que não danifique as partes plásticas.
Ácido Acético (Vinagre): Na proporção de 2 (duas) colheres de sopa para cada 1 (um) litro de água filtrada, mergulhando os acessórios pelo período de 20 a 30 minutos, aproximadamente.
Água Sanitária: Na proporção de 1 (uma) colher de sopa para cada 1 (um) litro de água filtrada, mergulhando os acessórios pelo período de 20 a 30 minutos, aproximadamente.
Esterilizante/ Germicida: Seguir as proporções e cuidados recomendados por cada fabricante.
 
2. No gabinete do aparelho passe somente um pano umedecido com qualquer uma dessas soluções, para que a assepsia fique completa.
 
3. Limpe e seque o reservatório do inalador e os acessórios do inalador com papel toalha.



17 Comentários

  1. lucia disse:

    onde vc comprou?? qto custou a “facada”?? rs rs

  2. Tatiana Cali disse:

    Oi Shirley, tudo bem? Gostaria de saber ha quanto tempo voce tem o aparelho. Eu ha algum tempo estou querendo um nebulizador ultrassonico para aposentar o meu que e’ compressor de ar e estou buscando informacoes. Pergunto isso pois no site “Reclame aqui” tem varias reclamacoes sobre este aparelho. Que para de funcionar da noite pro dia, que so funciona quando quer, assistencia tecnica q cobra mesmo com garantia e cobra muito caro … Enfim, continuo insegura de qual comprar! Voce tem mais informacoes de pessoas que tem ha bastante tempo? Agradeco se puder me orientar. Bjs, Tatiana.

    • OI! Confesso que não havia feito pesquisa no site Reclame Aqui. Meu inalador é novo, comprei na semana passada. Mas ele já teve umas boas quedas e segue funcionando direitinho. kkk!
      NO grupo de discussão Macetes de Mãe algumas comentaram que tem e adoram, mas não sei exatamente a quanto tempo. Enfim, só espero que ele não venha a dar problemas. Seria muito chato isso.
      Mas se der, garanto que coloco a boca no trombone.
      Abs.

  3. Anonymous disse:

    A pediatra da minha filha nao indica o ultrassonico para administrar medicamentos como bronco dilatador ou antibiótico somente o mecânico, sim aquele barulhento e lento… Sendo assim, aqui em casa uso o ultrassonico para soro fisiológico e mecânico para demais medicamentos.
    Graças a Deus ambos foram raramente usados.
    Bjs Luciana

  4. Fernanda West disse:

    Oi, Shirley!
    Passei a tarde fuçando seu blog. Parabéns! Ele é mto bacana.
    Então… Resolvi comentar nesse post, pois comprei esse nebulizador e logo depois tive que comprar o comum justamente pelo que a colega afirmou acima.
    Meu filho acabou de sair de uma bronquiolite (que pavor, hein?) e o remédio não estava fazendo efeito. Sou neurótica por bulas, mas devido ao nervoso não li a bula desse medicamento, mas devido a falta de eficácia, resolvi ler. Lá estava escrito que esse tipo de nebulizador não está indicado p/ esse medicamento (corticóide). Fui pesquisar e li que esse nebulizador aquece as partículas do medicamento fazendo c/ que o mesmo perca a sua eficácia.
    Então é isso: p/ soro fisiológico, ok. P/ medicamentos tem que ler a bula (nem perguntar ao pediatra adianta! Rs O do meu filho desconhecia essa informação e em muitos depoimentos que li pela internet constavam que os pediatras tb não sabiam disso… Hehe). Bjos!

  5. Mãe da Luiza disse:

    Vc faz a desinfeccao depois de cada uso?

  6. Sheila disse:

    Encontrei este espaço e acho que posso compartilhar, afinal tb sou mae e como todas preocupadas com a saúde de nossos pequenos,

    Vc costuma higienizar seu inalador? pois é, li que é necessário pois pode transmitir fungos, bom, falaram em colocar agua sanitária…. meu Deus será que é seguro? se alguém já fez por favor me deixe mais calma… tenho muito receio desse produto… e vinagre? será? e se a criança inalar algum resto desses produtos? Bom fico no aguardo dos comentários.

    Obrigada

  7. daniele fagundes disse:

    como faço para limpar a mangueira é um saco é a minha segunda troca e o preço é salgado!!!!

  8. Pamella disse:

    Otimo…. Comprei um desse recentimente,para minha bebe e è,mt bm pq pode fazer de varias formas

Deixe seu comentário