Como manter o bebê aquecido na hora de dormir

Com o frio se aproximando, uma das coisas que nós mães começamos a nos preocupar é se nossos filhos estão bem aquecidinhos. E na hora de dormir não é diferente.
 
Eu sou super cuidadosa com isso, na verdade sou até meio neurótica, porque sou daquelas que se passa um pouquinho de frio já não dorme.  Mas deixando de lado essa minha neurose, temos que ter em mente que se o bebê estiver com frio irá ter um sono mais agitado e acordar mais (claro, até com um adulto seria assim) e, pior, ainda correrá o risco de ficar resfriado.
Por conta disso, achei super importante fazer esse post com algumas dicas de como manter o bebê aquecidinho na hora de dormir. Todas elas foram colocadas em prática aqui em casa e sempre garantiram noites tranquilas.
 
Uma das principais medidas para garantir que o bebê não passará frio enquanto dorme é manter o quarto a uma temperatura amena (24 graus), fazendo uso de aparelhos como aquecedores, climatizadores ou ar-condicionados. Pelo que andei pesquisando, aquecedores e climatizadores são mais seguros para a saúde do bebê que ar-condicionados, pois a falta de manutenção desses últimos (limpeza de filtro é a principal delas) pode causar problemas respiratórios. Aqui em casa temos um aquecedor a óleo e um climatizador de ar. O ponto positivo do climatizador é que ele aquece o ambiente mais rapidamente, por outro lado, ele não tem um termostato que permite que ele mantenha o quarto na temperatura que queremos (pelo menos o modelo que usamos aqui). Ou seja, quando ligamos ele aquece rápido, mas segue aquecendo, pois não identifica a hora de desligar e voltar a ligar para manter a temperatura equilibrada. Já o aquecedor a óleo leva mais tempo para aquecer o ambiente, mas ele possui esse termostato que regula a temperatura. Por esse motivo, dou prioridade para usar climatizador no banheiro do Léo e o aquecedor no quarto.
 
Aquecedor a óleo similar ao modelo que temos aqui em casa. Imagem: site fabricante.
Climatizador de ar similar ao modelo que temos aqui em casa. Imagem: site fabricante
Outra alternativa para manter o bebê aquecido é vesti-lo com mais camadas de roupas. Assim, nos dias frios, o ideal é usar um body de manga longa, um culote (calça com pezinho) e por cima um pijama ou macacão de flanela, plush, soft, fleece ou outro material térmico. Eu, particularmente, prefiro usar macacões com pezinhos em vez de pijamas, pois tenho certeza que com esses nenhuma parte do corpo ficará de fora. Ainda, há alguns modelos desses macacões que vem com um acabamento no punho que permite dobrá-lo por cima da mãozinha, funcionando como uma espécie de luvinha e protegendo assim até as mãozinhas do bebê. Já fiz um post aqui falando sobre esse modelo de macacão. Para lê-lo, clique aqui.
 
 
 
Para garantir que o bebê ficará bem quentinho, é legal ainda fazer uso de acessórios como meinhas, luvinhas, e gorros. Esses dois últimos funcionam melhor em bebês bem pequenininhos, que ainda não se mexem a ponto de perdê-los e nem tem coordenação suficiente para arrancá-los. Em bebês maiores até dá para tentar, mas é difícil conseguir que eles continuem vestindo o gorro e a luva pela noite inteira.
Imagem: www.tricae.com.br
 
Por fim, a minha dica de ouro é o uso de sacos de dormir, coisa que é pouco conhecida aqui no Brasil, mas super-hiper-mega-ultra-master-blaster comum nos Estados Unidos. Lá, esses acessório se chama Wearable Blanket (cobertor de vestir) ou sleep sack (saco de dormir mesmo) e é feito de diferentes tipos de materiais, como o algodão para períodos mais amenos e o fleece para período mais frios. Eu tenho alguns desses e sempre utilizo como o Léo. Para mim é uma maravilha, pois sei que o Léo está aquecido e que não há o mínimo risco dele se enroscar ou se sufocar como poderia acontecer com um cobertor comum. Abaixo a foto do saco de dormir. Veja que nele só a cabeça e os bracinhos ficam de fora, o que garante que o “cobertor” não será perdido no meio da noite.
Imagem: www.amazon.com
 
 
E cobertores e edredons? Pode?
Tudo que sempre li sobre segurança para a hora de dormir diz que bebês não podem dormir cobertos por cobertores, mantas, edredons ou afins. Esses itens não podem nem ficar dentro do berço, mesmo que longe dos pequenos. Como muitos bebês se movimentam desde cedo, mas ainda não tem coordenação suficiente para se destapar no caso de uma acidente, o ideal é evitar esse tipo de acessário. Além do mais, pelo fato dos bebês se mexerem eles acabam perdendo os cobertores, mantas e edredons muito rápido. Basta poucos minutos para o bebê estar de um lado e acessório que deveria aquecê-lo de outro.
 
Minha sugestão para substituir cobertores, edredons e mantas são os sacos de dormir. No Brasil é difícil de encontrá-los, mas nada impede que se pegue o modelinho da foto aí de cima e que se leve numa constureira para ela fazer um igualzinho para o seu pequeno. Apenas alguns detalhe caso você decida fazer isso (mandar fazer um saco de dormir): escolha um tecido gostoso e que aqueça bem (soft é uma ótima opção), faça o saco num tamanho que permita que seu filho movimente as pernas dentro dele (mais largo e comprido que o corpo do seu bebê), coloque na frente um ziper para fechá-lo (ziper como o de casacos, que se une um lado ao outro, só que, em vez de fechar de baixo para cima, como é nos casacos, prendê-lo de forma que feche de cima para baixo, para a ponta do ziper não ficar incomodando no pescocinho do bebê).
 
Bom, espero que as dicas sejam úteis. Se você tiver mais alguma para compartilhar, deixe seu comentário abaixo.
Leia outros posts com assuntos similares:

38 comentários

  1. Cristiane Lima

    Tenho uma neném de 1 m e 15 dias, que se mexe tanto que parece que esta dançando o “Harlen Sheik”, ganhamos um saco de dormir de microfibra, uma delicia, aquece muito, porém mesmo sem fechar todo o ziper acordei duas noites com a pequena atravessada dentro do saquinho e graças a Deus, chorando dezesperada… Se eu não me engano, vi esses sacos de vestir no site melissababy…

    1. Aline

      Minha filha tem 1 mês e tb se mexe muito..ela já chegou aficar na horizontal no berço, com a cabeça e ppés na grade. Vc continua usando o saco de dormir? Mesmo após estes problemas? Tem outra solução?

      1. Shirley Hilgert

        Esses saquinhos podem ser usados até cinco anos. Eu ainda uso. O Léo tem 1 ano e sete meses. bjs

  2. Evelyn

    Adorei a dica do saco de dormir! Aqui no RJ não anda fazendo tanto frio ainda… então um pijaminha está dando pra aguentar o friozinho, mas vou eu mesma tentar fazer um saco de dormir pra minha gatinha. E além do mais, o modelo é bem fácil e soft é baratinho… com um metro, +- 10 reais, dá pra fazer um.

    Obrigada pela postagem!

  3. Camila Soeiro

    Adorei o post de hoje, a Alice foi para o berço dela esta noite e como eu sou meio neurótica estava lendo o máximo de coisas sobre a hora de dormir! Tinha dúvidas se podia ou não enrolar ela porque dá medo mesmo que eles se sufoquem! Aqui no Brasil não achamos sacos de dormir assim, só aqueles que não são de vestir ( que eu acho perigoso), aí meu marido trouxe de Miami vários, até com manga comprida! Como aqui no Sul ta muito frio coloquei body+ culote, tip top de ziper e coloquei ela no saquinho ! Ficou quentinha e acordou nos horários certinhos! Mas dá muita dor no coraçao ver ela tão pequenininha num berço tão grande, se pudesse enchia de cobertores rs Beijos!

  4. nenecrescendo.com

    Parabéns pelo post! Sempre muito bom e esclarecedor! Como o Joaquim nasceu em junho do ano passado, no pico do inverno de Curitiba, já nos preparamos previamente e já colocamos em prática todas essas dicas. Ainda adicionaria uma: colocar uma fralda úmida no quarto do nenê para que o aquecedor não deixe o ar tão seco irritando as mucosas do nenê (essa foi passada pela própria pediatra). E também procurar vestir o bebê já no banheiro mesmo, para evitar que ele tome friagem na troca de ambientes!

  5. Amanda Caldeira

    Quando bebê eu usei um saco de dormir no Gustavo mas de um outro modelo, a minha duvida é, será que agora, ele com 1 ano ele aceitaria um desses, pois ele já está quase andando, será que não incomoda, alguém sabe me dizer??

    1. Luciana Lima

      Amanda….eu acho que não, minha filha tem 10 meses e eu tenho um saco que uso apenas para sair já que tenho um outro filho de 7 anos e tenho que levá-lo a escola e ela sempre está acordada na hora que vou e a coloco no saco ” acordada ” e ela não gosta imagina….minha sugestão é que você coloque um cobertor bem quentinho e grande e forre o berço, o agasalhe bem e pronto. Estou fazendo isso e minha filhotinha dorme a noite toda, espero que sirva pra você, bjs

  6. Gisa

    Eu tb adorei a idéia e estou conversando com a minha sogra, que é costureira, de fazermos um pro meu filho. Ele tem 11 meses. Acredito que se o modelo for larguinho embaixo e o bebê conseguir se movimentar bem, não haverá problema.

  7. Luciana Lima

    Muito legal suas dicas como sempre!!!! Usei um quando minha pequena nasceu em Junho do ano passado, agora ela está com 10 meses e realmente é muito complicado deixá-los cobertos, então uma dica é para quem não tem condições de comprar um saco desses a Shirley indicou é forrar um lençol tipo de soft no colchão e agasalhá-los bem.
    Estou fazendo isso no momento por que aqui em casa o negócio tá apertando só o meu marido trabalhando….ela dorme a noite inteira e fico tranquila.
    Ah….gostaria de sugerir que vc fizesse um post relacionando doações de roupas, berços, enfim sempre tem alguem precisando e as vezes você tem algo para doar que serve para o próximo que as vezes tá bem próximo e não sabemos, bjs.

  8. Tatiana Cali

    Eh! Tudo bem explicadinho. Aqui em casa, minha Bisa nos ensinou a forrar o colchao com o cobertor (tipo Paraiba) e o lencol por cima, prendendo-o e protegendo o corpo do contato com o cobertor. Assim a cama fica bem quentinha, que nao da nem vontade de levantar. Bjs, Tatiana.

  9. Oi … sou pai, tenho uma bebezinha de 4 meses, e estou sempre lendo seu blog. Gosto muito das postagens e nos ajuda bastante.
    Agora quanto a essa postagem, compramos esse saco de dormir no último sábado. Encontramos por R$ 19,90 no outlet BBB em Embu. Como você disse que é dificil encontrá-lo, decidi compartilhar aqui. Espero que ajude!!!
    Parabéns e continue com as postagens!!!

  10. Anonymous

    Na Havan também tem saquinhos de dormir por R$ 29,90.

  11. Anonymous

    Boa dica meu bb tem quase 3 meses também vou colocalo no saco pra ele fica bem
    quentinho….

  12. Anonymous

    Oi mamae. adorei seu blog.MAs a temperatura que se deve manter no quarto do bebê é de 16 e 20 graus Celsius. O quarto abafado do bebê aumenta risco de morte súbita. Tem atéalguns estudos falando sobre isso. Beijos

  13. Simone

    Olá, otimo post, parabens! Gostei da dica do saco de dormir, até tenho um e estava evitando pois não sabia bem se funcionava e como usar. O meu é de plush, com manguinhas compridas. Neste caso, se não estiver muito frio (cerca de 18-20 graus por exemplo), devo colocar uma calça no bebê por baixo do saco ou deixar as perninhas “livres” sem cobertura extra? Pq seria uma temperatura que eu só usaria 1 camada de plush (se usasse roupinha), entao fico na duvida se devo colocar algo por baixo e aquecer demais, ou deixar peladinho e ficar muito “arejado” na parte das pernas.
    O que acha? Como faz com seu baby?
    Agradeço a ajuda!

    1. Shirley Hilgert

      Acho que se a temperatura for 18 ou 20 graus você deve colocar uma ou até duas camadas de roupa embaixo do saquinho de plush. Bjs

  14. Fabiele

    Qual tua opinião sobre lençol térmico para bebês/crianças? Meu filho tem 1 aninho… Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Fabiane, não sou a favor. Acho muito perigoso. Muito mesmo. Abraços.

  15. Suellen

    Ola!! Minha filha fica quentinha mas fico q noite toda ligando e desligando o aquecedor!! O quee
    Deixa aflita eh o rostinho dela fixa mega gelado… Da vontade de enrolar e levar pra minha cama!!
    O que eu faço?

  16. Kelly Castilho

    Estava aqui procurando como aquecer o quarto do meu bebê de 3 meses, e vejo o post sobre Sacos de Dormir. A minha empresa Pas De Chat Couture tem lindos sacos de dormir, em tecidos finos, e para verão e inverno, inclusive algodão peruano. O zíper é na lateral, o que é mais seguro para o bebê. Temos sacos de 0 a 5 anos. Vejam no nosso Facebook ou entrem em contato por contato@pasdechat.com.br. Se esse comentário não for permitido, peço desculpas e você pode apagá-lo. Muito obrigada, abraço Kelly

  17. Suelen

    Olá. Nos primeiros dias usei luvas e toucas no meu bebê, ele nasceu em julho e dormia num berço de cama no meio de nossa cama. Uma noite acordei com o meu bebê fazendo um barulho abafado, não era choro…qdo olhei, a touca escorregou da cabeça e tampou a frente do rosto. Foi um susto. Nunca mais usei toucas nele para dormir. Fica o alerta. Bjos

  18. fernanda

    Gente! Moro na serra gaúcha, mesmo com o aquecedor e ela bem enroupada é pouco pq aqui é frio demais, temperatura negativa!
    Sou obrigada tapá)-la!!

  19. Simone

    Shirley, tenho uma bebe de 5 meses, volto a trabalhar na próxima semana, logo agora que está fazendo esse frio imenso em SP, então vou ter que tirar a bebe do berço bem cedo quando está bem frio. Minha dúvida é, no caso de uso de aquecedores, quais cuidados devo tomar, desligar horas antes? minha casa tb é muito gelada, tenho medo de trocá-la de um ambiente aquecido por outro não aquecido.
    Adoro seu blog, parabéns!

    1. Shirley Hilgert

      Simone, o ideal é que o aquecedor tenha termostato. OU seja, que você defina a temperatura do quarto e que ele desligue sozinho quando chegar lá. E que religue quando necessário. Quando usar aquecedor também é importante cuidar para ver se o quarto não está muito seco (eles costumam deixar o ambiente mais seco) e aí fazer uso de técnicas que ajudem a umidificar o ar: colocar água em uma bacia dentro do quarto (bacia é melhor que balde porque a superfície da água em contato com o ar é maior), estender uma toalha úmida ou até usar um umidificador de ambientes.
      Sobre a variação de temperatura de um cômodo para o outro, se isso faz mal, aí já não sei responder. Teria que checar com o pediatra. bjs!

  20. Aline Olegui

    Oi Shirley,
    Conheci os sacos de dormir na gravidez da Giovanna, há pouco mais de 2 anos. O primo dela mora na Espanha, e ela ganhou um que era dele. No frio de Uruguaiana/RS, é o que me salva!!! Uso até hoje, e planejo comprar outros qdo esse não servir mais… são excelentes!!!

  21. Jam

    Olá!! Adorei o post! Eu não conhecia o saco de dormir e achei muito interessante!!!!
    Meu filho está com 2 anos e 9 meses e sempre se mexeu muito durante a noite, então para mante-lo aquecido eu coloco um pijama quentinho e por cima um colete, assim o peito e as costas ficam protegidos.
    Obrigada!!!
    Bjs

  22. Regiane

    Muito bacana as dicas! Meu bebê tem 1ano e 2 meses, se mexe muito durante a noite, no frio eu coloco um cobertor sob o lençol do berço, mesmo que descoberto, ele tem contato com o coberto e fica quentinho, esta funcionando.

  23. luiza castro

    Oi. Sacos de dormir são excelentes opçoes ainda mais aqui no sul. Eu compro os sacos de dormir numa loja online ótima http://www.babybee.com.br/ tem de varios materiais e tamanhos. bj

  24. Ingue

    Comprei nos USA esse cobertor de vestir e nunca usei. O velcro é grosso e pode machucar. Não achei bom. E depois que começa a se mexer é impossível usar. Se acordam e tentam levantar ou andar no berço pode dar acidente, como escorregar e bater com a cabeça. Pernas livres sempre é a melhor solução.

    1. Shirley Hilgert

      Ingue, tudo bem? O meu modelo não tem o velcro. É só ziper. bjs

  25. Angelina

    Eu li esse post uns dias atrás, muito obrigada pela ajuda pois eu não tinha ideia de como manter meu bebê aquecido. Ele tem 3 meses e sou mamãe de primeira viagem… a dica do saco de dormir foi ótima, já até comprei no mercado livre um de fleece :-)
    Bjs

  26. Heidi

    Bom dia mamães, meus filhos tem respectivamente 29 e 26 anos, quando bebês usei a técnica dos custos, uma grande manta de tecido apeluciado ( época não existia soft). Enrolava logo abaixo dos bracinhos (parte de cima com roupinha de algodão e lã por cima) fazia um envelope, deixando os pezinhos livres, e prendia com fita crepe (tinha azul e rosa). Parecia um sleepingbag, no segundo filho aperfeiçoei costurando um saco gigante de tecido atoalhado e peludinho por dentro, com fita para puxar em baixo do bracinho e suspensorio costurado atras e preso c botoes na frente, era o que os mantinha vem quentinhos, sem confusao com cobertores, dormiam bem, podiam se mexer a vontade. Para nao baterem nas beiradas do berço, fiz estofado com espuma fina, cheio de babados, que dava a volta no berço, problemas silucionados, noites nem dormidas para todos, bjus

  27. Marcia

    Oi Shirley, gostaria de saber como você usa o aquecedor a óleo, comprei um ontem, e liguei ele por cerca de uma hora e não vi diferença. Você deixa ele ligado algumas horas antes? E a noite você deixa ele ligado direto? O quarto da minha filha marca 14 graus na baba eletrônica, e preciso urgente dar um jeito para melhorar a temperatura.
    Também tenho o climatizador mas quando aquece ele ventila junto,e coloquei uma toalha molhada no quarto.
    Obrigada
    Marcia

    1. Shirley Hilgert

      Márcia, o meu tem uma espécie de termostato. O que eu faço é os seguinte: ligo bem quente uns 15 a 20 minutos antes. Depois diminuo o termostato para ele manter uma temperatura média no quarto (eu deixo em 23 graus normalmente). Quando chega nessa temperatura, ele desliga, quando a temperatura baixa, ele volta a ligar. Teria que ver se o seu aquecedor tem essa funcionalidade (o meu a óleo que tem, o outro não). bjs

  28. Ana Cristina

    Ola, Shirley! Estou no dilema…compro o aquecedor a óleo ou o climatizador? A Amanda tem 6 meses…Minha casa é pequena, não gostaria de ter doi trambolhos…. no calor faz muito calor, gostaria de saber custo beneficio…o que seria mais economico? Se o climatizador é muito barulhento e se adente ao aquecimento de um quarto de 12m2. obrigada. bjs

  29. Dalva

    Boa noite, gostei das dicas porém vejo q as orelinha do meu bebê estão sempre gelada mas o corpinho aquecidos,e as toucas quando coloquei escoregan no rostinho e então fiquei com medo e não usei mais, gostaria de algumas dicas para aquecer as orelinha de meu filho… obrigada

  30. duda

    E a bolsa termica eh boa?

Deixe seu comentário