Itens que ajudam na hora do sono

Quem não sonha em ver seu bebê dormindo calmo, tranquilo e relaxado e, ainda por cima, rapidinho e por horas? Ah! Acho que qualquer mamãe.
Infelizmente, não há uma receita mágica para isso, até porque cada bebê é um bebê e o que pode funcionar com um, pode não ter o mínimo efeito em outro. Entretanto, tenho visto que alguns produtos prometem ajudar nessa hora que acaba, muitas vezes, virando a hora do pesadelo em muitas casas.
Selecionei alguns e trouxe para vocês. Alguns testei, outros não. Mas se quiser, você pode testar também. Boa sorte!

Sleep Sheep:

Essa ovelhinha toca sons que imitam os da natureza e também os sons que o bebê ouvia dentro do útero. São quatro opções de sons diferentes. Eu usei muito com o Léo, até o terceiro mês, e a impressão que eu tinha é que ajuda bastante. Lá fora ela é vendida na Amazon, Babys R Us, BuyBuy Baby e afins. Aqui no Brasil nunca vi para vender, então quem se interessar teria que dar um jeito de trazer de lá ou recorrer à alternativa abaixo. O valor gira em torno de 35 dólares.

Imagem: site do fabricante

Aplicativo para iPhone e iPad:

Quando abandonei a ovelhinha (isso pq a tecla do som que o Léo mais gostava quebrou) eu a substituí pelo aplicativo Relax Melodies. Sinceramente, bem mais interessante que a ovelha por vários motivos: é de graça, é mais fácil de carregar para qualquer lugar, tem bem mais opções de sons e tem função timer (a ovelha também desligava sozinha, mas tinha apenas duas opções de tempo). Atualmente, é isso que coloco para tocar na soneca matinal do Léo e algumas vezes na hora do sono da noite. O aplicativo está disponível para iPhone e iPad. PS: eu também já havia falado sobre esse aplicativo em outro post, o qual dava dicas para dormir melhor na gravidez.
Imagem: betesiclicks.com

Linha Hora do Sono da Johnsons:

A Johnsons tem uma linha de sabonete, sabonete líquido, shampoo, óleo de massagem, entre outros produtos, que promete ajudar na hora do sono. Segundo o fabricante, os produtos tem essa propriedade calmante e relaxante, pois a sua fórmula possui NaturalCalm, uma mistura de essências que foram testadas e que apresentaram propriedades calmantes. Eu não tenho certeza de que o uso desses produtos ajuda mesmo, mas, por via das dúvidas, uso o sabonete em barra da linha. O cheiro é delicado e gostosinho, a consistência também, então, não custa tentar.
PS: No próprio site da Johnson eles informam que a linha tem um eficácia muito maior se for aplicada seguindo um ritual de três etapas, que consiste em: dar um banho morno, fazer uma massagem relaxante e ninar um pouco o bebê antes de dormir. Assim até sem produto nenhum garanto que o sono vem mais fácil!
Se você quiser saber mais sobre a linha, clique aqui.
Imagem: site do fabricante

Naninhas ou fraldinhas:

Sempre ouvi falar que é legal o bebê possuir um objeto de transição, que o faça se sentir mais seguro quando se afasta da mãe. Isso porque os bebês passam por uma certa crise, chamada crise da angústia da separação (já comentei sobre ela aqui), que é quando percebem que ele e a mãe não são a mesma pessoa. Nessa fase, eles podem ter seu sono prejudicado e, se até esse momento já tiverem um objeto ao qual são apegados, relaxar e dormir quando a mãe sair do quarto será mais fácil. A explicação é mais ou menos essa.
Além disso, alguns bebês, desde muito cedo, antes mesmo da fase da angústia da separação, relaxam quando esfregam o rostinho em algum objeto delicado, de toque agradável, e com um cheirinho ao qual estão acostumados (que pode ser o deles mesmo ou da mãe). Por esse motivo, pelo fato dos bebês relaxarem quando esfregam o rostinho ou cheiram algo macio e delicado, é que se indica dar naninhas ou fraldinhas para os bebês. O Léo nunca se acostumou à naninha, mas ama uma fraldinha.PS: Naninha, para quem não sabe, é um mini cobertorzinho preso à cabeça de um bichinho. Muitos bebês amam. Abaixo foto para não deixar dúvidas.

Imagem: http://alquimiadoverbo.blog.com/files/2012/03/naninha.jpg
Já que esses itens prometem ajudar na hora do sono, acho que não custa nada tentar. Eu mesma tenho experiências positivas com eles. Entretanto, com certeza, mais do que recorrer a essas alternativas, acho importante os pais tomarem outros cuidados bastante simples, mas muito eficientes:
  • Sempre ficarem de olho nos sinais de sono e colocarem os seus bebês para dormirem nesse exato momento. Os bebês não variam muito a sua hora de sono, ela deve ser repetir, mais ou menos no mesmo horário, todos os dias. Com uma semana de observação já será possível saber o horário que o bebê está mais propenso a relaxar e dormir (lembrando que a maioria dos bebês começa a sentir sono na hora que o sol se põem).
  • Criar um ritual para a hora de dormir e repeti-lo religiosamente todos os dias. Aqui em casa é assim: mamadeira, banho morno, restinho da mamadeira e berço. Eu sempre tive um ritual para a hora de dormir, desde que o Léo chegou em casa da maternidade, e posso garantir que ele sempre pegou no sono muito rápido à noite (coisa que nem sempre acontece durante o dia, que demorei para criar um ritual).
  • Garantir que o bebê encontra-se numa condição confortável para dormir: ambiente escuro ou com pouca luz, ambiente calmo e tranquilo (sem ruídos e barulhos), temperatura adequada, roupas adequadas (confortáveis e irão aquecê-lo na medida certa), longe de objetos que possam atrapalhar o seu sono (brinquedos dentro do berço, nos quais ele possa esbarrar enquanto dorme).
Bom, espero ter ajudado um pouquinho!Leia outros posts relacionados a esse tema: Como fazer o bebê dormir de dia
Como fazer o bebê dormir sozinho no berço
Soluções para noites sem choro

13 comentários

  1. Anonymous

    Oi Shirley!! Sempre leio seu blog para me ajudar, quando minha Isabella estiver aqui.
    Eu já tinha lido em vários lugares sobre o “ritual do sono”. Mas minha dúvida é seguinte: como vc faz quando tem que sair e essa “rotina” é mudada? Ir na casa de alguém, comer fora (até pq depois dos 3 meses fica mais possível sair), fazer algo de noite… Como vc faz? Beijãoo, Gisele

    1. Giselle, tudo bem? Até o Léo fazer 3 meses eu não o tirei da rotina noturna. Sempre que precisei sair, alguém ficou com ele aqui em casa (ele fazia intervalos grandes nas mamadas à noite). Depois comecei a sair aos poucos à noite mas sempre tentei manter pelo menos parte da rotina. Ou seja, ele mamava 19h, tomava banho e ia para o berço. Ou eu fazia isso (sempre no mesmo horário) e em vez de colocar no berço colocava no bebê conforto no carro, ou colocava no berço mas depois o levava dormindo para o lugar ou, ainda, fazia esse ritual na casa da avó e o deixava dormindo lá (e voltava para pegar na madrugada). Ou seja, o que vinha depois do ritual mudava, mas o ritual continuava sempre igual (mesmas coisas nos mesmos horários). E sigo fazendo isso quando viajo também. Bjs

  2. Mariana

    Oi Shirley …. já com ajuda do site MDM eu passei o usar o aplicativo de sons no I Pad e gostamos bastante e tb comprei , li e já estou aplicando as técnicas do livro “Soluções para noites sem choro “, mas peguei a edição para crianças de 1 a 6 anos já que minha bebê está com 1 ano e 9 meses … estamos iniciando a segunda semana da rotina sugerida e tem dado certo ….. aqui a questão não é não dormir a noite toda, mas sim que minha bebê vai dormir muito tarde , estamos tentando aos poucos mexer no horário dela ! Vamos que vamos ! Adoro as dicas ! beijos e boa semana !

  3. Anonymous

    Vou passar para vcs meu relato, como disse, não há uma regra, cada cça é uma cça…. mas minha mãe, quando minha filha nasceu me ensinou o seguinte: Primeiros dias o bebê mama pouco pois não sabe o leite é pouco enfim, então toda a vez que acordar dá-lhe mama…. Mas passando alguns dias…. cada vez que ela chorar antes de dar o mama, mude o bebê de posição… comigo funcionou assim: Chorava eu mudava a posição, continuava chorando dava mama…. logo… ele dormia umas 3 horas chorava eu mudava de posição mais 3 horas…. assim foi que com com mais ou menos 25 dias… minha filha dormia 9 horas corridas…. sem mamar…. Assim não colocamos o vício do bebê mamar, inclusive diz minha mãe que e necessário para o estomâgo e tudo mais…. um certo tempo sem comer….. Hoje minha filha está com 1 ano e 7 meses dorme 10 a 12 horas todas as noites, e mais 2 a 3 horas à tarde…. é uma benção….

  4. Luca

    Parabéns pelo blog!
    Tenho uma bebê de 43 dias que vira a noite acordada.Chega a tirar alguns cochilos enquanto mama,mas se eu tiro no colo, ela acorda na hora.Estou desesperada, não sei mais o que fazer.Dou o banho por volta das 19 h., mas nada resolve.

  5. Kamilla Arias Henrique

    Meu filho Joaquim ama a naninha dele, é um cobertozinho super macio com a cabeça de um pato ele ama, as noites e horas de sono se tornaram muito mais tranqüilas e prazerosas. Recomendo!

    1. Luciana

      Meu bebê também não vive sem o pato da sonho de luz! Ele é famoso na escola por isso. É muito fofo ver o sorrisão dele quando agarra a naninha. Tenho uma de reserva em casa pra não correr o risco de ficar sem… Ele também tem rotina desde bebê, só que só foi dormir a noite toda com 9 meses, depois de eu usar a estratégia do “deixa chorar” por 3 noites. Hoje, com 1a7m, dorme antes das 20h, acorda às 6 ou 7, e tira um sonecão no meio do dia. Só chora de noite se estiver dodói.

  6. Aline

    Olá,
    Sou mãe de segunda viagem e estou tendo problemas para conseguir colocar meu bebe de 2 meses para dormir de dia e de noite.
    Estou seguindo uma rotina a noite o que parece funcionar as vezes, mas de dia, ele nao dorme nada, nadinha!
    Moro fora do Brasil e nao tenho família para ajudar. Estou enlouquecendo, nao tenho tempo para nada e minha filha de 3 anos esta sofrendo por ter que ficar de lado sempre.
    Meu bebe nao fica no berço de jeito nenhum, so quer colo e esta com uma tosse estranha. Os pediatras dizem que nao tem nada de errado com ele, sem secreção no pulmão.
    Mandei fazer um teste de laboratório nas desse para ver se ele esta tendo algum tipo de problema com o leite. Ele toma aptamil desde que nasceu.
    Alguma dica? Por favor!!
    A mamãe aqui esta desesperada!
    Obrigada! ;)

    1. mari

      Oi Aline! Olha, sou mãe de 1ra viagem e meu bebê tbm nunca gostou de ficar longe de mim.. sempre quis colo não gosta do carrinho até hj – tem 5 meses- nem do Bebê conforto. .. só possi te dizer que isso vai passar.. os bebês são carentes de muuuuuuito amor mesmo.. sei que esse começo é difícil, as noites principalmente, mas ele vai mudar tão rápido. . Sobre a tosse, li que pode indicar refluxo.. de uma pesquisada.. Bjinho

  7. Luciana

    Olá, Shirley, tudo bem? Adoro seu blog, muito embasado, sensato e com dicas realmente úteis!
    Minha Alice está com 3 meses e não consigo fazê-la dormir de jeito nenhum…:(
    Sigo o mesmo ritual toda noite. 21h banho, 21h30 mamar para dormir. Porém, ela só dorme mesmo lá pela 1h da manhã…deixo tudo escuro, sem barulho, mas não adianta. Ela não pegou chupeta e também não gosta de ser ninada, odeia ficar na posição de “bebezinho”.
    Para ajudar, também não dorme sozinha no berço, já tentei tudo, acalentar no berço, música, cantar, contar história…nada deu certo, ela abre o bocão…
    Você tem alguma dica pra me dar?
    Obrigada!! Um beijo.

    1. Shirley Hilgert

      Luciana, e se você tentar colocá-la para dormir mais cedo. Às vezes, quando o bebê passa do seu horário ideal de dormir ele tem mais dificuldades para pegar no sono. E a grande parte dos bebês costuma dormir mais fácil logo que o sol cai. Tente e veja se funciona. bjs

  8. Sandra

    Olá Shirley

    Minha filha esta com 11 meses ela simplesmente acorda muito durante a noite para mamar, o maximo que ela dorme são 3 horas seguidas, geralmente um dia sim um dia não, outro dias ela acorda a cada 2 h, ate mesmo de 1 h, ja tentei de tudo para ela se apegar com alguma coisa fralda, manta, etc., agora ela tem uma boneca de pano todas as vezes que ela dorme e faço com que ela abrace a boneca, mas assim que ela acorda do sono profundo ela joga a boneca para la, ela sempre dormiu no berço, o berço fica do lado da minha cama, ela quer mamadeira de jeito nenhum, ja tentei de todas as formas da mamadeira para ela nas madrugadas, mas ela simplesmente não aceita, ja tentei parar de dar o peito para ela durante a madrugada, mas como ela não aceita a mamadeira eu fico com dó acabo dando o peito, não sei mas o que fazer se alguém puder me ajudar eu agradeço muito. Obrigada!!! Amo seu Blog!!! Bjs!!!

  9. Vanessa

    Olá Shirley, boa noite!
    Tenho uma bebe de 37 dias, desde os 15 dias ela dorme bem a noite, mas consegui isso enrolando ela como um charutinho, ela dorme umas 6 a 7 horas. O problema esta sendo em fazer ela dormir, só consigo embalando ela no colo, e preciso esperar bem para colocá-la no moises, se não ela acorda e aí tenho que começar tudo de novo. Durante o dia está difícil, pois por conta do calor não posso enrolar e aí ela até dorme no colo, mas e só colocá-la na cama que acorda na hora, e aí e um chororo danado. Não sei o que fazer :(
    Adoro seu blog, bjos
    Vanessa

Deixe seu comentário