Nascimento dos dentes: reações, sintomas e como tratá-los

primeiros dentinhosSempre ouvi coisas horrendas sobre a fase de nascimento dos dentinhos: os bebês ficam chatos, irritados, intratáveis, não dormem direito, não deixam a gente dormir, não querem comer, só querem colo, não querem colo, não querem nada… Enfim, até a mais santa das criaturas dá uma passadinha para a turma do capeta nessa terrível fase.Mas eu achei que aqui em casa seria diferente (vejam que eu ACHEI, ou seja, a história é outra). O primeiro dentinho do Léo que percebeu foi o pai dele. Um belo dia, estávamos tomando café da manhã na padoca aqui perto de casa, o Otávio não sei por que colocou o dedo na boca do pequeno e soltou essa: “O Léo está com um dente”. E eu: “Imagina! De que jeito?! Como que EU, que passo O DIA COM ELE, não teria percebido uma coisa dessas?”. E ele: “Pois é, não percebeu. Tá aqui.”.

E estava mesmo. Aquela mini serrinha branca enfeitando a bonquinha do meu ex-banguela. Coisa fofa!

Mas mais feliz com a notícia do primeiro dentinho eu fiquei com a falsa ideia de que o Léo era diferente das demais criaturas da face da terra e não sofria nem um tiquinho só com o nascimento dos dentes. Sim, porque eu não tinha percebido nada demais no comportamento dele até o dentinho aparecer. A única coisa que eu andava reclamando era que ele estava acordando mais cedo de manhã, mas fora isso, tudo na santa paz (quer dizer, típica paz aqui de casa, que nunca é uma paaaaaaaaaz de verdade).

Mas a ilusão durou pouco. No segundo dentinho o Léo já deu uns tilts. Me lembro até hoje que numa bendita segunda-feira, na soneca da manhã, ele não quis dormir de jeito nenhum. Deu um show, berrou, gritou, tentou se jogar do meu colo e assim foi. Passou o dia todo chato e intratável e no dia seguinte lá estava o dente.

Bom, mas até aí, tudo bem. Se o único sintoma fosse uma manhã de pernas para o ar e uma tarde mais confusa, tudo belezinha. Que viessem os outros dentes.

E veio o terceiro, só que aí subimos mais um degrauzinho na escala do “Deus no acuda”. Além de dar show para dormir de dia, o Léo também dormiu super mal duas noites e teve uma diarréia estranha. Ok, mas vamos seguir o baile que até aqui sobrevivemos.

E essa semana chegou o quarto. Para melhorar a situação, no meio de uma crise de bronquiolite do meu pequeno, com ele tomando antibiótico e tudo. Moral da história: o quarto dente acaba de assumir a primeira posição em sofrimento causado para o meu pequeno e para a família em geral (até a sogrona anda pagando o pato, porque vira e mexe corro para pedir socorro para ela).

Bom, dessa vez foi a fez dele não só ficar chatinho (acordado e dormindo, só para constar), ter diarréia, comer menos, muito menos, ter febre, como também ter a assadura mais horrenda da sua história. Tadinho! O bumbum é de dar dó, dar ânsia, dar vontade de chorar (PS 1:  juro que estou cuidando super, super, super bem para o bumbum melhorar logo. E já melhorou bem. PS 2: sei que a situação deve ter ficado pior por conta da bronquiolite e do antibiótico que ele está tomando, então, não posso culpar só o dente).

Bom, contei toda essa história e enrolei até aqui para que? Para dizer que o nascimento dos dentes pode sim causar muuuuuuiiiiitto transtorno em uma casa. E para também passar para vocês algumas dicas para amenizar o desconforto causado por eles.

Mas antes de entrarmos nesses detalhes, vou só passar um panoramazinho geral para vocês terem uma ideia de como funciona o negócio da dentição nos nossos pequenos.

A grande maioria das crianças tem o primeiro dentinho aos 6 ou 7 meses de idade. Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com três meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano. Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida. Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes-de-leite. (Fonte: BabyCenter)

 

Que reações a chegada dos dentes pode causar?

  • Maior produção de saliva
  • Gengiva inchada
  • Perda de apetite ou preferência por comer alimentos mais líquidos
  • Irritação, causada pela dor e pelo incomodo dos dentes começando a romper a gengiva
  • Sono prejudicado (noites mal dormidas, dificuldade com as sonecas, etc…)
  • Febre (os especialistas dizem que isso não ocorre, mas alguns pais notam esse sintoma. Segundo a literatura médica, o que pode acontecer é que o nascimento dos dentes debilita um pouco o sistema imunológico, aí o bebê pega uma virose e essa virose causa febre. Mas não que a febre venha diretamente dos dentes)
  • Diarréia (os especialistas dizem que isso não ocorre, mas alguns pais notam esse sintoma)
  • Hábito de puxar a orelha ou colocar o dedinho dentro da orelha (a dor na gengiva costuma irradiar para essa área e o bebê coloca o dedinho ali porque algo o está incomodando)
Obs: alguns bebês não tem reação alguma. Nadica de nada. Pais abençoados!

O que fazer para amenizar o desconforto?

  • Dar mordedores para o pequeno morder. Se forem gelados, melhor ainda. Particularmente, aqui em casa os mordedores gelados não fizeram sucesso (Léo detestou), mas acho válido experimentar. Outro detalhe que observei aqui: quando o dente está quase, quase, quase rompendo a gengiva eles NÃO querem morder nem colocar nada na boca. Acho que aí deve estar doendo muito, e não só coçando. Então, o jeito é respeitar. Claro! Outra opção é dar paninhos molhados gelados para o bebê morder. Se o mordedor gelado não rolar, há essa alternativa.
  • Alimentos frios também ajudam. Amenizam a dor.
  • Massagem feita o dedo bem limpo ou com uma dedeira de silicone.
  • Medicação: em alguns casos, se o desconforto estiver muito grande, o pediatra poderá indicar algum analgésico. Mas isso somente o pediatra poderá indicar.
  • E, por fim, procurar um odontopediatra, que poderá orientá-la melhor nos cuidados para evitar o desconforto e na higiene dos dentes que estão chegando.
Obs: pomadas para aliviar a dor não são indicadas, pois elas não ficam no lugar onde são aplicadas e podem ser engolidas pelo bebê, provocando o amortecimento da garganta e, por consequência, sensação ruim, engasgos, dificuldade de engolir, entre outros.

Fontes:
www.babycenter.com.br
www.revistacrescer.globo.com

Veja outros posts similares:
Siga o Macetes de Mãe no Instagram e acompanhe diversas dicas e inspirações: www.instagram.com/macetesdemae




85 Comentários

  1. Anonymous disse:

    Acho que o ideal e procurar um dentista odontopediatra,pois ele que e especialista, para dar as informações, e medicamento adequado.Pois nessa matéria tem informações equivocada.

  2. Muito legal o texto Shirley!
    Como dentista odontopediatra também dou a dica de levar o bebê ao dentista, este também pode receitar alguma medicação se necessário. E claro, depois do primeiro dentinho, visitar o dentista para começar a prevenir, tirar dúvidas de como higienizar, dos alimentos e tudo mais, é muito importante!
    Quanto a diarréia que pode acontecer, tem o mesmo princípio da febre, nenhum estudo confirmou que são os dentes que causam, mas que provavelmente como o bebê leva a mão, os mordedores, tudo que tiver pela frente, a boca, pode ser que uma bacteriazinha vá lá e cause a diarréia.

  3. Alice Pontes disse:

    Olá, nos primeiros dentes da Anna ela não teve muitos incômodos. Mas pelos relatos acima agora entendo as noites mal dormidas e a irritação e muiiiiiiiita saliva.
    Num primeiro momento imaginei que fosse algum problema na garganta, e outra ainda não apontou nada na gengiva dela. Já são sete dentinhos e pelo jeito ta vindo mais um!
    To pensando em levar num odontopediatra para uma avaliação pois ela ainda chupa bico, e apesar dos meu apelos aos avos para deixar ela um maior tempo possível sem ele, pra eles é mais fácil dar o bico do que tentar outra coisa para distrai-la…gente me de dicas por favor?!

  4. keli wolf disse:

    Minha filha anda tão chatinha que estou há 3 meses dizendo: deve ser o dentinho… mas cade esse dentinho que nunca nasce? To começando a acreditar que minha filha é chatinha assim mesmo. Bendita fase!

  5. Bruna Bueno disse:

    Realmente tudo isso acontece, e com a minha pequena foi terrivel como o dela, e olha que ela nem estava doentinha. teve a pior assadura dela, febre e diarreia por mais de 3 dias consecutivos, e adivinhem o que apareceu..dois molares, um de cada lado..tadinha…ela até batia na cabeça..com certeza a dor era muita.

  6. Tatiana Cali disse:

    Oi Shirley, tudo bem ?! Concordo com os conselhos acima, de uma visitinha a um odontopediatra. Eles sao os especialistas e embora muitas vezes suas orientacoes sejam diferentes das dos pediatras, eu sempre segui os dentistas e tive sucesso. Uma das melhores dicas foi fazer um cha de camomila, sem acucar, e com algodao, massagear a gengiva. E’ milagroso! Beijinhos, Tatiana.

  7. anonimo disse:

    Primeira vez que entro para ler alguma matéria e me deparo logo no inicio do texto com “dá uma passadinha para a turma do capeta” péssimo palavreado para se referir a anjos!

  8. Anonymous disse:

    Olá, tudo bem?
    Acompanho seu blog e estava buscando um nome com L para meu filho quando vi que o nome do seu é Léo. Curiosidade: O nome dele é Léo mesmo ou é apelido de Leonardo?

  9. marcia adriana disse:

    Ola sou mae d brian f 9meses esta acontecendo tudo isso c ele agora ,n come,ta abatido,c febre n sei o q faco ,to c muita do dele,e muito preocupada espero q passe logo.bjo

  10. Nelma mady disse:

    Oi quero ajuda, ja estar mais ou menos 2 semanas que a minha Anne Beatriz estar fazendo coco com muitas frequências, ela tem 6 meses e 23 dias, eu olho pra vê se ja e é os dentinhos e nao vejo nada ja levei ao pediatra e me falam que e normal, e eu sei que tem algo acontecendo, será se alguém pode me ajudar? Será se ja os dentinhos? Por favor me ajudem?

  11. Anonymous disse:

    O meu gatinho completa cinco meses hoje e faz duas semanas q ele vem apresentando todos esses sintomas. Ele é super bonzinho, mas está uma verdadeira fera. Q dó do meu gatinho…

  12. Anonymous disse:

    Difícil! O meu filhote está exatamente assim, chatinho e super irritado. Haja paciência! Mas, faço tudo que o ped mandou e fico fazendo pesquisas na net pra tentar ajuda-lo! De dia ele fica ótimo, mas chega a noite e tudo começa!

  13. Anonymous disse:

    oii, o meu está bem assim e agora esta tendo convulsões febris,eu imagino q associado com aparecimento dos dentes,nao sei mais o q fazer. amei o texto Shirley,estou desesperada,pois meu Rafael de 1 ano e sete meses está tendo convulsões,aí com 37,50°c eu medico ele com Alivium e logo a temperatura dele começa a cair demais, vindo a 34,00°C, 34,50°C, to com medo meu Deus,Não sei mais o que fazer, ja corri por tudo, foram feitos varios exames e nao aparece nada. A doze de Alivium que dou é 1 gota por kilo, bjuss, se alguem puder me tranquilizar de alguma forma, agradeço

    • dane disse:

      olá!tenho tres filhos e todos ,eles quando começaram a sair o dentinho,eu dava chá da raiz do coentro largo.é uma receita que algumas pessoas vão achar cafona e fora de moda né.mas que ajuda não tenha dúvida alguma.eu assino embaixo.

  14. Renata disse:

    Otimo…muito bom mesmo….o meu bebe quando nasceu o segundo dentinho… ficou com uma febre alta em torno de 38.7 e depois de 2 dias de febre, ficou com o corpo todo empoladinho..,tipo bolinhas de calor, semana passada o sexto dentinho começou a despontar , ele começou a ficar enjoadinho a febre chegou a 39.1, fique apavorada levamos no pronto socorro e aparentemente não era nada, levei na consulta com o pediatra dele, percebeu a garganta meio irritada, falou que era a garganta. Hoje apareceu um monte de pintinha no rosto do bebe..de novo! Se realmente o nascimento da dentição afeta a imunidade, isto explica as pintinhas pela segunda vez no bebe quando nasce os dentinhos. Ficarei mais alerta.

  15. Flávia Ferreira disse:

    Adorei seu blog!

  16. Flávia Ferreira disse:

    De fato é necessário muita paciência. Estou passando por essa aventura do nascimento dos dentes novamente e já estou enlouquecendo!!! Mas também acho uma delicia vivenciar tudo juntinho com meus filhos: a gente ri, chora, sofre, melhora tudo juntinho, juntinho. Talvez assim as coisas fiquem mais fáceis e gostosas. É isso aí, eu sou MÃETAMUJUNTO! Tá vendo…Pirei…enlouqueci…Endoidei…Eu disse que tava enlouquecendo…

  17. fatima santos disse:

    minha princesa começou a nascer seus primeiros dentinhos aos três meses foram dois de uma só vez.para minha maior surpresa aos quatro meses vieram mas três dentinhos.para completar aos cinco meses vieram mas três, todos amigos ficavam surpresos quando ela sorria com cinco meses e oito dentinho era o sorrizinho mas lindo hoje está com nove meses muito inchada sua gengiva acho que vem mas dentinhos por ai.o dr.dela diz que ela é muito adiantadinha sorte que tenho casos assim na familia.meu filho tambem começou aos três meses.bjsss.. Amo meus filhos.

  18. alechandra disse:

    meu bebe está com uma assadura muito forte no local do bumbum, e da perereca…
    será que isso é por conta dos dentes???? melhora e volta novamente não sei o que fazer….

    • Shirley Hilgert disse:

      Olá! Não sei responder qual seria o motivo da assadura. O melhor é tratar direitinho e contatar o pediatra. Bjs e boa sorte!

    • Sandra Campanucci disse:

      Alechandra,
      Nessa fase é normal isso ocorrer, o que deve fazer para amenizar, é evitar alimentos e sucos ácidos tanto para o bebe quanto para a mãe caso amamente no peito.
      Outra dica também é a cada troca passar um paninho úmido com água, e cada vez que o bebe fizer coco, o correto a lavar seu bumbum, além é claro de usar sempre uma boa pomada com amêndoas, principalmente na troca noturna, onde o bebe costuma ficar por mais tempo com a mesma frauda!
      Espero ter ajudado.

  19. Andrea disse:

    Nao tem nada de equivocada. Ta tudo muito correto. Com meus filhos aconteceram praticamente todos os sintomas e os metodos que usei e uso ate hoje sao justamente esses. Nos maes podemos em
    algumas situacoes ajudar aos medic
    os especialistas com nossas expe
    iencias.

  20. cleici disse:

    boa noite! em primeiro lugar adorei a shirley ela si parece muito comigo pois acho todas as maes se parecem muito enfim minha bebe esta com 6 meses e 1 dia e ainda nao nasceu dentinhos nenhum mais tbm nao vi nenhuma alteração no comportamento dela mais espero que eu seja como shirley disse os raros pais (abençoados) kkkkkkkkkkkkk adorei mi cadastrei e espero receber dicas que realmente fazem sentidos ! obrigada beijos e um feliz natal e um propesro ano novo beiijos by. cleici

  21. lisiane disse:

    adorei o blog e minha pequena ja ta com quase todos os dentinhos e nunca tive problemas foi super tranquilo mas de uma semana p ca ela começou uma diareia e com uma assadura de dar do acho que vem mais dentinho por ai oque faço manda dica de um creme para assadura por favor

    • Shirley Hilgert disse:

      Lisiane, aqui no blog tem um post sobre isso. Procure no campo de pesquisa (canto superior direito) por “creme assadura” ou “pomada assadura’. bjs

  22. Sara disse:

    Olá!!! Adorei o blog !!! Minha pequena princesa esta com 9 meses agora que saiu o primeiro dentinho!!! É incrível que os sintomas bateram certinho com os sintomas dela,menos a assadura não tive problemas ainda!!! Mas notei que ela começou a puxar e enfiar o dedinho dentro da orelha com frequência e não imaginava que poderia ser um incomodo nela… Obrigado pelas dicas!!

  23. Ozana disse:

    Minha filha, Narielly, apontou o 1° dentinho aos 6 meses, agora com 7 meses ela tem 2 dentinhos, nesse segundo ela está com umas bolinhas no queixo,que estoram e ficam vermelhas, estou preoculpada, algumas de vcs sabem o que pode ser isso???

  24. Celia disse:

    Gente ta acontecendo tudo isso com o meu bebe de 10 meses. Por causa das fezes mais moles surgiram assaduras. A dica que dou, INFALIVEL, e : USEM CETRILAN, a melhor pomada do mundo para assadura. Custa um pouco mais cara $ 25’oo mas VALE A PENA.

  25. Silvana disse:

    Ola Shirley, adoro seu blog. Temos muitas dúvidas e vc traz os assuntos de uma forma leve.
    Beijos.

  26. Juliana disse:

    Olá Shirley, o meu bebê de 7 meses está com os dois dentinhos de baixo apontando, eu fico preocupada
    mas as dicas aqui me ajudaram demais, bacana.Eu cuido sempre, pra deixá-lo bem .Mas sei que precisarei de mais e mais ajuda, ao longo do tempo que forem surgindo os próximos, me socorra !Obrigada.

  27. lenir disse:

    ola meu bebe tem cinco messes e esta começando com irritação nas gingivas posso dar algum tipo de remedio para ajudalo neste desconforto

  28. mirlene disse:

    o meu bebe esatar com 9 meses e estar com diarreia qual remedio ideal pra ele

  29. Patricia disse:

    Somemte como desabafo….
    Minha filha Beatriz (1 ano e 3 meses) está a quase uma semana se alimentando somente com leite, recusa qq tipo de alimento, inclusive iogurtes geladinhos… está com diarréia e com a boquinha cheia de pipoquinhas na região do queixo. Todos os dentinhos do fundo decidiram nascer juntos!
    Estou de cabelos em pé tentando fazê-la se alimentar… isso tem acabado comigo!
    Amanhã vamos ao pediatra dela, mas, ele já adiantou que não tem muito o que fazer :-(
    Obrigada por me escutar…

  30. Silmara disse:

    Adoreii as ideias vou aproveitar todas bjss

  31. Eva Andrade disse:

    Nossa! Estou a uma semana na luta com o Miguel, até eu estou nervosa! Ele chora fica irritado, não dorme direito, querendo colo. Já vomitou, está com diarréia, (um dia melhora outro piora). Não quer mamadeira, morde meu peito na hora de mamar e não mama. Ainda bem que adora sopa. Espero que melhore, estou achando ele mais magro. Meus 02 filhos não deram tanto trabalho. Aff. Aki no trabalho morrendo de sono, logo vou ficar com ele e cuidar direitinho, ele é lindo! Muito amor. Vai passar. Abraços

  32. Rafaela Peixoto disse:

    Gente! Eu tambem estou passando por isso: Emily Nayara faz 10 dias que estar assim. Ela tem febre, vomita quase todo dia, vevi irritada. Ja perdeu 1 kilo. Os medicos nao resolvem. Sinceramente eu nao sei o que fazer.

  33. Luciana Caitano disse:

    Adorei as dicas, me identifiquei com tudo e morri de rir ,,, Fiquei mais tranquila pois sei agora que isso tudo que minha neném tá passando uma outra pessoa tb passou. Valeu mesmo! Bjs

  34. simone disse:

    Olá, adorei seu blog… realmente shirlei estou passando pela mesma situaçao…
    Manuella, minha filha desde seus primeiros dentinhos com 6 meses q eu sofro, rsrs… agora elaela com 11 meses… mês passado nasceram os pontudinhos de cima… esta igual a uma vampirinha…rsrs..foi o q eu mais sofri… pois pegou uma bacteria e entrou no antibiotico e entao apareceram is dentinhos..
    Agora, esta tudo inchado na parte da frente superior…medi a temperatura dela hj pois a achei um pouco quente e estava 37°c…. fiquei mais tranquila…mas, mesmo assim estou preocupada,pois esta com diarreia e salivando bastante, fora a irritaçao e soh qrer colo…
    Noooossaa !!! Tudo novamente… Naaaao!!! Rsrs
    Mas, ser mae é maravilhoso, um amor fora do meu corpo, um qrer bem e nao se importar se estar sem dormir, sem comer, e só o bem estar de nossos filhos q importa…
    Um super Beijo pra vc… adorei as msgs…aajudam bastante saber q tem outras maes passando pelo mesmo…rsrs
    Tchau!!! :D

  35. camila costa disse:

    Minha filha tem 9 meses,e não tem dente,mas está com muita diarreia,,não tem febre e nem vomito.
    Algumas pessoas fala que é o dente que está saindo serão que é verdade!por favor me ajuda eu não sei o que fazer..

  36. rita disse:

    oi pessoal eu só queria uma ajuda o meu filho ta com 6 messes e 21 dias e esta com diarreia, vómitos e tem os olhos muito fundo, por favor me ajudem estou apavorada não sei o que fazer ,experimentei e coloquei o dedo na gengiva dele e nos molares do fundo e mais uma no maxilar inferior esta inchada e muito duro, não sei se é a saída de dente ou o quê mas ele ta muito mal e eu estou com muita pena dele, da vontade de chorar .me ajuda ai Shirley

    BOA NOITE
    CONTO COM A VOSSA AJUDA BJS

    • Shirley Hilgert disse:

      Rita, se o seu filho está com diarréia e vômito é muito importante que você procure um pediatra. Como mães não podemos fazer o diagnóstico do que nossos filhos tem, isso cabe a médicos. ok? Procure um pediatra, converse com ele e tire todas suas dúvidas. O quanto antes! Bebês podem desidratar muito fácil quando apresentam quadros de diarréia e vômito e isso é bastante perigoso. Beijos!

  37. Bruna disse:

    Muito bom esse assunto! Parabens shirley! estou contente com minha Bebê, o nome dela é Laura, e sabe quando você diz: Pais abençoaos. Tenho que agradecer a Deus a minha Bebê è tranquila, mas sempre dou um chazinho de camomila. bjs e parabens!!!!!!!

  38. FRANCIELLE DE OLIVEIRA disse:

    MUITO BOM …ESTOU BEM PASSANDO POR ISSO .MEU FILHO ESTA MUITO IRRITADO E ESTA TENDO MUITA FEBRE E DIARREIA.E REALMENTE ESTA MUITO CHATO…..MAS ISSO FAZ PARTE O NOME DELE E TALLES ESTA DE 6 PRA 7 MESES .MUITO OBRIGADO PELAS DICAS BJS…..

  39. Kah disse:

    Olá! Adorei o texto, mas gracas a Deus a história com a minha pequena (hj com 5 anos) foi completamente diferente! Percebi seu dentinho pq vi uma pontinha branca, mas nada de chatice! E tds os dentes foram assim! Hj estou com um princípe de de 5 meses e meio, mas ando notando um aumento na salivação e tudo o que ele vê, vai direto pra boca dele. Acho que vem dentinho por aí ;) Parabéns pelo blog. Bjos.

  40. Sara oliveira disse:

    Ola meu filho tem 9 meses e nao tem nenhum dentinho, é normal isso?

  41. Sara oliveira disse:

    Ola, meu filho Enzo tem 9 meses e ainda nao saiu nenhum dentinho é normal nao ter saido nenhum ainda??

    • Shirley Hilgert disse:

      Normal sim! Do meu filhote só saiu com 10 meses. Bjs

    • Cristiane disse:

      Meu bebê está com um aninho e um mês e só agora os dentinhos começaram a nascer, só que logo uns seis juntos… agora eu entendo porque ele está tão irritado, e também teve febre, vômito e diarreia. Mas graças a Deus agora voltou a comer, pois não comia nada e perdeu quase um quilo em dez dias. Eu estava muito triste e preocupada mas pelo visto isso acontece com muitos bebês, só precisamos ter paciência e dar muito amor e carinho. Gostei muito do blog, bjs pra todas.

  42. leide disse:

    Boa tarde,a minha filha tem 7 meses ultimamente ela anda comendo e vomitando e com diarreia 2 dias agora melhorou mas o vomito não ,isso pode ser os dentes.

  43. Larissa disse:

    Com a minha primeira filha, não tive nenhum problema quando os dentes começaram a nascer, a única alteração vou o aumento da saliva, o que me obrigava a trocar a roupa dela com mais frequência, mesmo estando com babador. Já a segunda, desde os 3 meses que ela tá babando muito, fica super irritada as vezes e mordendo tudo o q consegue colocar na boca (chupeta, mordedor,mão dela, minha mão ou de quem estiver a segurando, brinquedo, cobertor… 0 e o que não consegue ela tenta também, mas ainda não saiu nenhum dentinho, apesar da gengiva estar bem branquinha e já ver o dente por baixo de uma camada bem fina de gengiva e ela está com 5 meses, tem dias q são mais tranquilos, mas outros são terríveis

  44. emanuelle disse:

    olha minha filha Elloá está com 1 aninho fez ontem mais já faz uns 8 dias que ela ta gripadinha e agora ta tão xatinha sem vontade de comer direito e as gengivas dela de cima está tão enchada e já está vindo um dentinho de cima e dar para ver os outros vindo também será que esse catarro todo é dos dentes realmente

  45. vanderléia disse:

    adorei o blog!!
    minha bb tem 3 meses parece que esta começando a aparecer os sintomas d dentinho..
    .esta com a gengiva enchada
    .salivando muiiitttoo
    .nao esta dormindo direito
    .nao quer sab d mamadeira
    .e só quer colo
    nao vejo a hr diss td acabar e ela volta a ser como era
    alguem sab quanto tempo isso demora???

  46. Aline disse:

    Minha mãe e minha cunhada usaram uma raiz chamada pepaconha para o alivio. Eu nunca usei pq minha bb não sentiu incomodo. Não sei se alguém já usou e também aprovou, pois com elas deu super certo.

  47. Marina disse:

    Olá. Minha filha esta com 9 meses e já tem 6 dentes.. os primeiros nasceram por volta dos 4 meses, eu passava Nene dente, mas não resolvia muito.. agora dou ela um remedio chamado Camomilina C, é uma capsula, é só voce abrir ela e dar o pózinho qe fica dentro, pode dar direto na boca(aos poucos, para não engasgar) ou então misturar nos alimentos, ta sendo muito bom para minha filha. costumo dar ela a noite, na hora de dormir.. eu dou e ela dorme que nem um anjo. hehehe

  48. Helen monteiro disse:

    minha bb tem 1 e 4 meses e ta com todos esses sintomas tmb da um dozinho mais fazer o q eles tem q passar por isso…

  49. Bruna disse:

    Olá!!! Minha filha está com 2 aninhos e três meses, há cinco dias que ela está com diarréia e agora está irritada e sem apetite. Acredito que seja o dentinho vou levar ela no pediatra. Mais ela sofreu demais com os dentes fico apavorada e chego a achar que é só com ela… Rs Pois ela fica extremamente chata… Que dó!!!
    Um Abraço e boa sorte a tds as mamães que sofrem junto com seus bebês!!!

  50. Raquel Serra disse:

    Nestes últimos dias pensei que fosse apenas um resfriadinho chato mas depois percebi os Dentinhos de trás rasgando a gengiva da minha bebê. Estou dois dias sem dormir. Que fase! Uma dó. Mas faz parte mesmo do crescimento e desenvolvimento deles. Para quem esta sofrendo esta fase agora saiba que estamos juntas na dor! Rs Boa Sorte mamães.

  51. cassia disse:

    Ola alguem me ajude!!eu filho Davi fez um aninho e ja nasceu 8 dentinhos, ele nao sentiu nada mas a algumas semanas as pressaa e os dentes de traz começaram a inchar pra sair as pressas sairam,os de tras continua ichados e esta roxo o lugar ele esta sentindo tantas dores que começou a morder o canto da bochecha e esta machucando muito esta branco e amarelo como se fosse pus, o q eu faço munca vi isso bjos e obrigado!!!

  52. Alinne disse:

    Meninas, boa tarde!

    Minha pequena está com 1 ano e 1 mês, está há uns 3 a 4 dias com diarreia bem amarelinha, mais não é uma coisa continua, acontece uma ou duas vezes ao dia. Ontem ela fez 3 vezes e hoje pela manhã, a madrinha me ligou no trabalho apavorada pois ela tinha feito uma diarreia bem escura, praticamente quase preta. Alguém já passou por essa mesma situação? Já me falaram que por causa do nascimento dos dentinhos as fezes podem escurecer, mais confesso que estou com medo. Ela não está tendo febre, continua brincando normalmente, e só hoje está um pouco manhosa, querendo mais colinho, mais deve ser porque está com um pouquinho de tosse, desde hoje pela madrugada. Obrigada a todas. Beijos

  53. Gigica disse:

    Querida, eu li que a diarréia ocorre não pelo surgimento dos dentinhos, mas porque, coincidentemente, nesse período os bebês costumam levar tudo à boca, como forma de amenizar a coçeira e a irritação; e com isso ingerem muitas bacterias, que são a real causa da diarréia!!

  54. Fernanda disse:

    Meu bebe de 1 ano e 2 meses estava colocando os dedinhos na orelha eu nao sabia disso….fora que agora ele deu de acordar a noite toda e levanta as 5 da manha! Agora sei o pq!! Ontem vi a gengivinha dele rasgada, tadinho, mas é o pre molar!!

  55. maryanna disse:

    minha bebe tem 3 meses e esta muito chatinha babando muito e coçando os dentinhos com panos e mordedor to quase maluca com essa situação faço massagens com a fraldinha molhada ela adora to com muita do da minha bebe

  56. Nathalia disse:

    Já ouviu falar do colar de âmbar? Dizem que faz milagres.
    Eu não estou nessa fase ainda mas tenho muitas amigas que usaram e super recomendam!

  57. renata disse:

    Olá, adorei a história, me identifiquei muito, tudo isso estou passando com meu bebe de 1 ano e 1 mês…igualzinho, parabéns pelo blog. Bjs

  58. Juliet disse:

    Estou vivendo esses momentos, minha bebê começou com uma diarreia muito estranha, agora um estado de febre, sono inquieto e bastante abusadinha. Afy um sofrimento só, adorei o post vai me ajudar bastante nesse período!

  59. sandra disse:

    Amei seu Blog…. é tudo isso mesmo…… Meu filhote esta com seis meses e extremamente chato.. mas muito chato mesmoooo… O pediatra prescreveu Camomilina C duas vezes por dia e Tilenol ou dipirona, no caso do meu filhote, nene dente e mordedor não funcionaram em nada. beijos para todas as mamães e parabens pelo texto.

  60. valdir disse:

    esses medicos de fundo de quintal acham que são senhores da verdade.
    Meu filho esta com 4 anos e meio, esta nescendo um molar nos fundos e ele esta com febre relacionado a isso, 38,5 de febre.
    Estamos controlando com alivium.
    Depois que um dos medicos do meu filho disse que nao deveria passar nenhum tipo de pomada em assaduras e usar somente um pano umidecido percebi que os medicos hoje não sabem de nada.

    Essas univesidades ridiculas estão formando pseudo medicos.

  61. joseanne disse:

    Amei muito bom meu bebe tem 3 meses e ja tem esses sintoma obrigada gostei muito

  62. Sheila Mariana Dearo disse:

    Minha filha não quer o peito, coça a gengiva o tempo todo, e seu intestino esta solto, acredito ser mesmo o dentinho… Mas o fato de não mamar direito e chorar quando mama é tbém sintoma de dentinho?

  63. Marcelo disse:

    O primeiro dente do bebê nasceu nesta semana. Ele ficou simplesmente insuportável!! Grita, berra, briga, bate, chora, enfim está totalmente diferente do que era. É muito bom saber que são reações normais, pois está muito difícil cuidar dele nós últimos dias.

  64. amanda disse:

    Olá o meu bebe tem apenas seis meses,e anda muito agitado,realmente
    não quer ficar deitado não dorme bem,será se é porque ele anda
    muito acelerado no andamento de sua dentição?O Cauã Lucas
    já tem 3 dentes superiores e 4 inferiores.É normal?

Deixe seu comentário