NOVIDADE!!! Coluna Festas agora aqui no Blog!!!

Mamães, como prometido já há algum tempo, vamos começar a ter umas novidades bem bacanas aqui no blog. A  primeira delas é o lançamento de uma coluna especial sobre o tema festas infantis. A partir de agora, todas as sextas-feiras, quinzenalmente, vocês irão ouvir os conselhos super-hiper-mega ultra profissionais da Kika Duarte, organizadora profissional de eventos, com foco em eventos infantis há mais de 12 anos.

A Kika irá trazer muita informação útil e novidades bacanas sobre esse universo encantador, mas que também costuma deixar muita mamãe de cabelo em pé, devido à complexidade do tema e à falta de experiência que muitas de nós temos no assunto.

Com vocês, o primeiro post da coluna Festas. E aguardem que em breve o MdM irá trazer muito mais novidades.

Organização de festas infantis – por onde começar

Se tem um assunto que é a alegria e o desespero das mamães é a organização das festinhas de seus pequenos. Começa com o chá de bebê, aí segue com o batizado e continua nas festinhas de um, dois, três (e por aí vai) aninhos. Todas começam a pensar no assunto super empolgadas, tendo mil ideias, mas terminam cheias de dúvidas e morrendo de medo que alguma coisa saia errado. Isso é super normal. É assim com todo mundo.

Mas agora, com essa nova coluna aqui no Macetes de Mãe, eu vou ajudá-las nessa árdua mas super prazerosa tarefa.

Ao longo dos meus 12 anos de experiência nessa área, já vi muita coisa por aí, e um dos principais aprendizados que tive foi: se você está disposta a receber, cabe a você, a partir do momento que fez o convite,  receber bem, muito bem.

Receber bem não é o mesmo que gastar bem. O conceito de receber bem é deixar tudo fluindo de forma que seus convidados fiquem à vontade, algo super-hiper-mega-ultra importante em qualquer evento.

E já que isso é tão importante, abaixo eu compartilho algumas dicas simplesinhas que vão assegurar que isso aconteça e garantir o sucesso de todos os seus eventos de agora em diante.

Dicas de sucesso para festas pequenas (até 40 convidados) 

Cardápio:

  • Seja criativa e varie no cardápio. Ofereça opções que agradem a todos os gostos. Sirva sanduíches variados, saladas em tacinhas, canapés quentes e frios.
  • Defina com antecedência se você irá contratar ou fazer o que será servido. Uma opção super prática para quem vai fazer uma festa pequena é contratar uma empresa que forneça coquetel pronto (fingerfood, por exemplo). Mas, caso você resolva aventurar-se na cozinha e oferecer algo feito por você mesma, o que também é super bacana, é MUITO importante que você teste todas as receitas antes.
  • Cuidado com a questão cardápio x horário. Nunca substitua uma refeição, ou seja, em horário de almoço ou jantar nunca e deve fazer um coquetel.
  • Organização:
  • Tenha sempre alguém para ajudar. Pode ser sua empregada ou, se estiver dentro do seu orçamento, você pode contratar uma copeira ou garçom. Há agências deste tipo de mão de obra que cobram aproximadamente R$180,00 por profissional (valor considerando-se o mercado de São Paulo – Capital). Com certeza, isso vai ajudar muito na reposição, limpeza, organização…
  • Faça uma ilha (mesa) de snacks e bebidas. Dessa forma, fica mais fácil dos convidados se servirem sem invadir sua cozinha (risos). Garçom é dispensável em festas até 15 convidados.
Decoração:
  • Varie nas cores da decoração: isso costuma deixar o ambiente muito mais agradável. Uma mesa colorida e bem organizada acaba sendo um grande atrativo.
  • Varie na escolha dos enfeites: monte uma mesa utilizando flores naturais e objetos que tenham a ver com o tema da festa. Opte por suportes e enfeites de diferentes alturas.
  • Tema da festa: Melancia. Mistura de cores, predominando rosa, vermelho e verde.
    Decoração utilizandoflores naturais, objetos e suportes de diferentes alturas.
    Essa mesa montei paraa comemoração de um aninho da minha filhota.
 Diversão:
  • Pense em alguma distração para as crianças (caso contrário, você poderá ter surpresas): programe uma sessão de cinema durante a festa ou deixe alguns brinquedos à disposição, posicionados em algum ponto da casa que os pais possam ficar de olho sem se isolar da festa. Importante: guarde todos os xodós do seu filho. Caso venha a acontecer algum acidente (como uma criança quebrar um dos brinquedos), ele não vai abrir um berreiro deixando o convidado desconcertado.

Dicas de sucesso para festas maiores (a partir de 40 convidados)

  • Para festas a partir de 40 convidados, sugiro um buffet infantil, o salão do prédio ou se tiver espaço o quintal de casa mesmo, mas nesses dois últimos casos, contratando um buffet domiciliar (será quase impossível você dar conta sozinha de uma festa para 40 pessoas ou mais).
  • Hoje, temos no mercado empresas para todos os gostos e bolsos, mas é sempre MUITO IMPORTANTE você fazer uma pesquisa e buscar referências antes de contratar qualquer fornecedor, seja ele um buffet infantil ou domicilar.
  • Tanto no caso de buffet infantil quanto de buffet domiciar é sempre bom fazer uma degustação antes de tudo que será servido. Isso evita surpresas de última hora e você tem a chance de mudar algum item do cardápio que não lhe agradar.
  • Lembre-se: a média de atendimento é de um garçom para cada 15 convidados em caso de coquetel. Cheque se o fornecedor escolhido cumpre com essa “regra”.
  • Atenção máxima ao horário de inicio e fim da festa em buffets infantis. A hora extra pode ser bem salgada.
  • Converse muito, muito, muito com a empresa contratada até que você sintir-se segura para assinar seu contrato!
Bom, acho que agora já dá para você começar a planejar a festinha do(a) seu(sua) pimpolho(a) com um pouco mais de segurança. Se alguma dúvida persistir, deixe um comentário abaixo que eu respondo e tento ajudá-la da melhor forma possível.
 
Ótimas festinhas para vocês! E acompanhem a nossa coluna aqui no Macetes de Mãe. Ela é quinzenal e trará sempre dicas e macetes que ajudarão você a planejar e organizar os eventos dos seus pequenos: chá de bebê, batizado, festinhas infantis….
  
Kika Duarte é organizadora profissional de eventos há 12 anos. Entrou nesse mercado, que ela prefere chamar de universo encantado, por conta da sua paixão por balões, bolos, doces e, principalmente, sonhos realizados e sorrisos de satisfação.
Kika também é dona da Auguri Festas e da And Many More, loja online especializada em itens de decoração para festas e, mais importante de tudo, é mãe da Marcella, uma menininha linda, doce e para lá de esperta de dois aninhos de idade.

20 comentários

  1. Regiane Makiyama

    Adorei essa nova coluna, vou acompanhar sempre.
    bjs

    http://www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

  2. Tatiana Cali

    Muito legal !!! Aqui em casa como fazemos algo so para a familia (entre 30 e 40 pessoas), e’ a mamae aqui que faz tudo … Nao da pra bancar um buffet infantil. Embora eu ja faca isso ha 11 anos (idade do meu sobrinho mais velho), as dicas de uma profissional sao muito validas. Obrigada ! Bjs, Tatiana

  3. karen Holz

    Amei!

  4. Simone

    Parabéns!!!! Muito legal a proposta! Bjs

  5. Bianca Santos

    Oi Kika!! Eu vou fazer a festa de 1º ao da minha filha em casa. Minha sogra vai trazer as coisas de ornamentação. Aluguel material provençal. Estou preoculpada com as comidas,quantidades,se sirvo jantar. Se é melhor alugar um lugar, pois já inclui mesas, cadeiras. Pois em casa,vou gastar com isso. tem + – 25 crianças e se não tiver brinquedos,pois não há espaço,como vou interter essas crianças? Favor me dá umas sugestões. Grata. Bianca

    1. Kika Duarte

      Boa Noite Bianca,

      Ai que delícia! Curta muito cada minuto da preparação desta festa!
      Você comentou que tem mais ou menos 25 crianças, mas e adultos? Preciso desta informação para ajudar melhor!
      Aguardo esta informação para ajudar com a questão do espaço ;)!
      Até já!
      bjs

      Kika

    2. Bianca Santos

      Bom dia Kika!

      Tem +- 50 adultos,pois a familia é grande. Minha sogra vai trazer algumas coisas para decoração do USA do tema Minnie Baby.Minha preoculpação é ref. a comida, para que não falte nada e espaço para que todos se sintam bem.

      Obg!!

      Atc,

      bjs

      Bianca Santos

    3. Kika Duarte

      Oi Bianca,

      Vc tem um número grande de convidados.
      Faça a festa entre 15 e 16hs assim não precisa servir um jantar.
      Não conheço sua casa, para dizer se acomoda ou não o número de pessoas e não sei de que cidade vc é… mas acho que vale a pena pesquisar um buffet e colocar no papel se vale ou não receber em casa.
      Quantidades 16 salgados por pessoa 6 doces por pessoa…

      Se puder ajudar em mais alguma coisa é só falar
      Bjs e boa festa

      Kika

    4. Bianca Santos

      Boa noite!!

      Moro em Recife/PE, a casa é grande, acredito que vá acomodar as pessoas,apesar que acredito que algumas não vá comparecer, normalmente acontece isso. Nem todos comparecem. Obg pela diga sobre a qnt. de salgados e doces. Já fiz e refiz esta lista para vê se diminui e nada. O bom seria que os convidados pudessem confirmar a presença..kkkkk….seria otimo…kkkk

      Kika,obg pela atenção e pela ajuda, foi mt util e com certeza vc ira ajudar muitas mamães aqui no MDM.

      Um forte abraço e fica com Deus.

      Atc,

      Bianca Santos

  6. Kika Duarte

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  7. Mariana

    Se eu gostei da novidade ????? Adorei !!!!!!!! Bem vinda Kika Duarte!! Pode contar com minha leitura quinzenal ….. beijos para as duas ! Shirley não canso de te parabenizar pelas iniciativas bacanas do site ! bjs

  8. Kátia Malta

    Oi Kika e Shirley, adorei !! Em Dezembro será o aniversário de 1 aninho da Maria Clara e já estou começando a pensar em como fazer, vou acompanhar todas as dicas !! Beijos

    1. Kika Duarte

      Oi Katia, Fico feliz que tenha gostado! Espero poder ajudar muito na festa da Maria Clara! Bjs Kika

  9. Anonymous

    OI…
    PARECE LOUCURA MAIS VOU FAZER A FESTA DO MEU PEQUENO NUM SALÃO MAIS A DECORAÇÃO E AS COMIDAS VAO SER TODOS POR MINHA CONTA E RISCO MESMO… ALGUMA DICA? MAIS OU MENOS 100 / 150 PESSOAS ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS…

    1. Kika Duarte

      Oi….

      Vou te contar um segredo…rs não parece loucura é uma loucura que vai te deixar louca!!! rs

      Desculpe a sinceridade, a não ser que vc tenha um buffet!

      Uma das dicas que citei é que a partir do momento que vc convida vc deve receber bem!

      Vc não vai conseguir dar atenção aos seus convidados, servir todos eles, e curtir a festa que é o mais importante…

      Minha dica para um salão pequeno onde vc mesma pretende servir é diminua sua lista! ;) parece dificil mas dá !

      Se puder ajudar em mais alguma coisa me avisa!

      bjs e boa festa

      Kika
      K

  10. Anonymous

    parabens para criadora desse site achei muito bacana mais precisa de mais criatividade

  11. Como montar a lista de convidados??? Que critério usar??? Quem esteve presente nesse ano que se passou??? Gabi fará 1 ano em dezembro. Já decidi fazer em buffet infantil… Mas na hora de montar a lista, eu travo… Qual sua dica para lista qdo temos família grande, mas aquele grande onde grande parte das pessoas, nem sabem direito como foram os primeiros meses de vida da sua filha. Tá complicado. Ao mesmo tempo que não quero provocar aquela “torta de climão” na família, não acho justo deixar passar essa data tão esperada. Help me, please!!!!!

    1. Shirley

      Olá, minhas dicas são:
      Primeiro: estabeleça o número máximo de convidados que você poderá ter. Sabemos que isso é imprescindível, se não a festa se torna um mega evento e os custos acompanham.
      Depois, monte uma lista com todo mundo que você gostaria de convidar o que tem que convidar.
      Certeza que esse segundo número será maior que o primeiro e aí você perceberá quantas pessoas terá que cortar.
      Quem você irá cortar é decisão sua e do seu marido. Muitas vezes pessoas próximas querem influenciar, mas o melhor é vocês definirem mesmo, com base em quem vocês querem mesmo ter ao lado nesse momento especial.
      bjs!

  12. simone

    Ola Kika! Moro em Curitiba e quero dar uma festa pro meu filho no Rio para meu filho que fará 4 anos. Vc tem dicas de fornecedores? Buffet, decoração e recreacao? Não queria nada muito caro, mas que seja gostosinho e bonito como decoracao. Minha familia toda é do Rio, por isso ainda faco la. Obrigada, bjinhos

  13. sara

    Amei as dicas,gosto mto de festas e gostaria de aprender ainda mais.não p utilizar profissionalmente..somente para minha família… mais uma vez obrigada pelaa dicas.

Deixe seu comentário