Um ano de blog. Muita coisa a comemorar.

Gente, hoje o blog completa um aninho! Eeeee! É até difícil de acreditar, pois parece que foi ontem que eu resolvi compartilhar aqui a minha ainda pouca experiência no universo materno e hoje me vejo participando da vida de tanta gente. Sim, porque cada vez que alguém entra aqui, deixa um comentário, conta uma história ou faz um desabafo, eu me sinto participando um pouquinho da vida dessa pessoa, e para mim é um imenso prazer.

Quando eu resolvi começar esse blog, eu não tinha ideia de que tanta coisa iria acontecer. Eu achei que iria começá-lo e que, por conta da correria da vida de mãe, logo depois eu iria abandoná-lo. Mas algo me empurrou a começar, algo me fez acreditar que eu deveria escrever, mesmo que fosse para dar em nada e que fosse só um mero rompante hormonal de fim de gestação, mas acho que esse algo não estava errado.

Bom, querem saber como tudo começou? Vamos lá, vou contar. Puxa o banquinho aí e senta que negócio vai longe…

Num belo dia, se não me engano no dia 31 de março de 2012, um sábado, eu cheguei em casa sozinha, nem sei de onde, e quando entrei no elevador para subir até o meu apartamento, percebi que estava sem as chaves (cabeça de grávida em fim de gestação, esquece tudo!). Pelo menos eu tinha lembrado de pegar o celular e liguei para meu marido vir abrir a porta para mim. Mas é claro que em se tratando do meu marido, eu já estava preparada para esperar, pelo menos, uma hora. Só que para mim, esperar mais de cinco minutos já é algo enlouquecedor, agora imagine uma hora! E com a bexiga estourando (coisa comum nesse período da gravidez), costas doendo, fome do cão (sempre com fome também, claro!), ou seja, com os hormônios da gravidez e plena ebulição. De surtar!

Para não fazer um buraco no chão do hall do prédio, andando de um lado para outro enquanto eu esperava, resolvi que ia escrever. Ia pegar a cadernetinha que vivia largada no fundo da minha bolsa e iria começar um blog. Isso mesmo! Começar um blog numa cadernetinha de fundo de bolsa enquanto esperava o marido chegar para abrir a porta do apartamento. Insano? Não! Minha cara!

Na verdade, alguns amigos, assim que eu fiquei grávida, me sugeririam fazer um blog sobre gravidez, maternidade, essas coisas… (era o que eles diziam). Eu já tinha um blog sobre livros mesmo, não custava nada ter um sobre gravidez e filhos, devia ser o que passava na cabeça deles. Mas toda vez que eu ouvia a ideia, que para mim parecia viagem total, eu só pensava: a criatura enlouqueceu por completo, né? Só pode! Como é que eu, um ser que nunca teve experiência nenhuma com bebês, nem leva muito jeito com crianças, vai fazer um blog falando sobre o assunto maternidade, filhos e afins? Impossíble! No way! Eles não tem noção do que estão falando.

Mas que não tinha noção era a tonta aqui. É claro que eu não tinha experiência com a coisa porque ainda não tinha vivido nada até aquele momento. E é claro que quando o pega pra capar começasse de verdade, ou seja, o Léo nascesse, eu iria aprender direitinho o que ser mãe, com tudo de lindo, de difícil e de tragicômico a que se tem direito.

Pois foi aí que, nessa meia hora de ócio criativo, surgiu o primeiro post do blog. Entre um parágrafo e outro, uma chamada telefônica reclamando da demora e outra, uma página da cadernetinha arrancada e outra, eu dei vida ao Macetes de Mãe. Quando entramos em casa, olhei para o meu marido e anuncie: Criei um blog! E ele: Oi? Como assim? Eu: Sim! Assim mesmo! Enquanto te esperava criei um blog na minha cadernetinha e agora dá licença que eu vou passá-lo para o computador.

E assim surgiu o Macetes de Mãe. Meio que como uma mãe que descobre a gravidez de surpresa, sem tê-la planejado, mas já amando muito o pequeno rebendo que está para chegar.

Por um ou dois dias, meu filhote virtual não teve nome (tipo o Léo, que também ficou um tempinho sem ter nome depois que descobrimos que ele era menino). Vasculhei feito doida o Blogger para tentar achar um nome bacana que não tivesse sido usado ainda, mas nada de encontrar algo legal. Tudo que envolvesse o tema maternidade, ou já havia sido usado, ou era hiper-ultra-top cafona. Só que aí lembrei da palavra Macetes, que pouca gente lembra e menos gente ainda usa, e foi a minha salvação. Batizei o queridinho do blog de Macetes de Mãe. Primeiro seria Macetes da Mamãe, mas achei que não era a cara dele (bem cafoninha, né!?) e aí, quando  vi Macetes de Mãe escrito na tela, sabia que esse seria seu nome. Era para ser e foi.

E sabe que não é só essa questão do nome que o MdM e o Léo tem em comum. Na verdade, eles tem muita, mas muita coisa parecida nessa não tão longa, mas também não tão curta, vida deles.

No caso dos dois, eu olho para trás e penso: Deus do céu! Como o tempo vôa! Parece que foi ontem que eu estava gestando essa coisinha, agora estou aqui, correndo feito doida para dar conta de tudo. Parece que foi ontem que ele veio ao mundo, que saltou de dentro de mim e encheu a minha vida de alegria. Parece que foi ontem que ele vivia só na minha imaginação e hoje ocupa metade do meu dia. Sim, porque um ocupa uma metade e o outro a outra. E sim, no tempo que sobra eu durmo, pois estou acabada! Quer dizer, durmo quando eles deixam, porque o que costuma acontecer é o seguinte: Léo chora no meio da noite, eu levanto para colocar a chupeta ou fazer um cafuné, ele volta a dormir, mas euzinha aqui fico acordadona, pois alguma ideia mirabolante envolvendo o blog passou pela minha cabeça e agora ela não quer mais descansar. Coisa de vida de mãe de dois filhos. Quando não está correndo atrás de um, está socorrendo o outro.

E também hoje vejo como os dois, Léo e blog, cresceram, se desenvolveram e se tornando independentes. A cada dia o Léo aparece com uma novidade que me deixa encantada – rola, senta, dá tchauzinho, bate palminha, se arrasta, engatinha –  e também a cada dia o blog me traz algo novo e diferente que me enche de grata surpresa – um depoimento emocionado, um sincero agradecimento, um início de amizade (mesmo que só virtual), um pedido para não parar nunca com este trabalho. Amo e me emociono com tudo isso!

Hoje, não consigo mais imaginar minha vida sem o blog. Assim como o Léo, ele também é um dos motivos de eu ter decidido não voltar a trabalhar. Afinal, esse meu segundo filho também merece um pouquinho de atenção, mesmo que ele só a receba quando o filhote número um está dormindo ou na escolinha. Mas tudo bem, tenho certeza de que ele me perdoa por ter sido deixado em segundo plano pois ele sabe que, se não fosse pelo Léo, ele não teria sequer nascido.

Ah, tem mais uma coisinha! Esse filhote virtual nasceu inspirado no Léo, mas ele só vem crescendo, se desenvolvendo e dando seus primeiros passinhos com mais independência porque por trás dele tem milhares de tias, de outras mamães, que dão suporte e estão ajudando a criá-lo. E essas “tias” são vocês, minhas queridas leitoras, que a cada participação, aqui ou no Facebook, me dão inspiração para escrever mais, sobre novos temas, com mais segurança e vontade. E isso, garanto para vocês, faz a maior diferença.

Bom, para finalizar, eu gostaria de falar um pouco sobre algumas conquistas do meu querido filhote virtual, afinal, mãe que é mãe é babona. Sempre!

Nesses 365 dias de vida, o Macetes de Mãe teve 208 posts publicados, recebeu mais de 800 comentários (só de leitoras, fora os meus), conquistou quase 40 mil seguidores e,  para minha imensa alegria, bateu record de visualização de página no dia de ontem: quase 10 mil page views em um único dia! Inacreditável para um blog até bem pouco tempo atrás sequer existia! Foi para realmente fechar, com chave de ouro, seu primeiro aninho de vida e deixar a mamãe toda orgulhosa aqui! :-)

Ah, e também não posso esquecer de mencionar os meus outros queridinhos, todos surgidos do blog: Fanpage MdM no Facebook, Grupo de Discussão MdM, Feirinha MdM e Instagram MdM. Todos esses canais secundários também cresceram e conquistaram vida própria, sempre com a participação super ativa das leitoras que começam com a gente por aqui e seguem rapidinho para lá.

Por fim, é super, super, super importante mencionar que nenhuma dessas conquistas teria sido possível sem a participação de cada uma de vocês. São as mamães que vivem dando uma passadinha por aqui, que lêem, deixam seus comentários, sugerem assuntos e compartilham histórias que fazem o MdM existir e ser o que é hoje. Afinal, um blog que não tem público não passa de uma página cheia de palavras, mas vazia de significado.

Agradeço imensamente o apoio, o incentivo, as palavras carinhosas e os minutos ou horas de leitura que vocês dedicaram ao Macetes de Mãe ao longo desses 365 dias. Isso aqui também é feito por vocês e é por isso que hoje temos tanto a comemorar.

Obrigada a todas! E continuem sempre passando por aqui, levando um pouquinho de mim e deixando um pouquinho de vocês comigo. É nessa troca de experiência que conseguiremos fazer um MdM cada vez melhor.

34 comentários

  1. Line Sena

    Shi,
    Parabéns!!!

    Eu sou uma tia do MdM que apareceu no meio desse caminho, e veio hoje nesta festa ajudar a soprar a velinha!
    Parabéns pelo post, e pelo sucesso do blog! =)

    Bjocas!

    Line
    http://mamae-moderna.blogspot.com.br/

    1. Line, obrigada pelo carinho! Não vejo a hora de nos encontrarmos de novo. Beijos! :-)

  2. Regiane Makiyama

    Meus Parabéns, para todas nós que estamos atuando nessa blogosfera é gratificante chegar a este marco tão importante.
    Quando chegar a minha vez ficarei emocionada rs
    Obrigada por compartilhar com a gente tantas coisas boas.

    beijos

    http://www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    1. Regiane, super obrigada! :-)

  3. Diego Schutt

    Muito sucesso Shi! Vida longa ao site.

    Uma delícia acompanhar tuas experiências e descobertas de mãe mesmo que virtualmente.

    Grande beijo.
    Diego

    1. Diego, obrigada! Super obrigada! :-)
      Beijos!

  4. Karen Holz

    Parabéns Shirley!

    Teu blog já virou uma leitura diária e obrigatória sem palavras para agradecer, pois já me perdi várias vezes dentro dessa loucura maravilhosa de ser mãe, mas aí sempre consigo achar tudo que preciso por aqui. Fora o grupo do facebook que é simplesmente fantástico, onde temos espaço para falar abertamente tudo que nos aflige nesse momento único das nossas vidas.

    Obrigada por todo o trabalho e dedicação, e quero agradecer também a todas as mamães do grupo que estão sempre ali para dar apoio e trocar experiências.

    Bjs.

    1. Karen, super, super, obrigada! Bjs

  5. Tatiana Cali

    Oi Shirley, parabens !!!! Embora eu tenha chegado no meio do caminho, fiquei super fa e sao raros os dias que nao passo por aqui !!! Seu blog e’ um sucesso porque fala do coracao de uma mae e suas novas descobertas … Tao sincero e tao honesto que comove. SUPER PARABENS PELO PRIMEIRO ANO DESTE FILHOTE! Bjs, Tatiana e galerinha (Lucas e Clara).

    1. Tatiana, obrigada pelo carinho. Sempre! :-) Bjs

  6. Camilla

    Parabénsss adoramos esse seu cantinho..bjsss

    1. Camilla! Obrigada! Sinta-se sempre MUITO bem vinda aqui. Bjs

  7. Bia

    Eu acho que nunca comentei, mas sempre leio e adooro suas dicas, Parabens pelo primeiro ano e que vc continue dando suer dicas pra mamães de primeira viagem como eu! Vc já fez algum post sobre ” bolsa para maternidade” ?? Queria saber o que eh realmente util…obrugada desde já,Beijos!

    1. Bia, fiz um post sobre isso sim. Dê uma olhada: http://www.macetesdemae.com/2012/06/bolsa-da-maternidade.html.
      Bjs

  8. Luisa Guimarães

    Parabéns MdM!!! E parabéns pra você Shirley, que faz nossos dias mais alegres, nos da segurança e conforto em momentos difíceis, além de dar dicas incríveis em todos os aspectos da vida de mãe(principalmente as de primeira viagem)!!
    Parece exagero mas a leitura dos seus textos me ajuda, alegra, emociona, enfim, faz meu dia mais feliz!!
    Obrigada de coração!!
    Com carinho,
    Luisa

    1. Luisa, emocionada fiquei eu! :-) Muito obrigada pelo carinho!
      Um forte abraço.
      Shi

  9. Paola

    Parabéns Shirley e MdM,

    Meu primeiro contato com os blogs de maternidade, foi através do seu post (sobre a APLV). Depois disso, passei por muitos outros: alguns que me agrediam e chocavam pela forma agressiva de conduzir os temas, outros que me encantavam e ensinavam. Mas em todos eles, me reconheço demais nos seus, talvez, como já havia dito, pela leveza e simplicidade, com a qual você pontua as questões da maternidade. Para mim, são gratificantes e enriquecedores,

    Obrigada pelas suas preciosas palavras, abraços, Paola

    1. Paola, obrigada! Vejo sempre você por aqui e ADORO! Beijos!

  10. Dani

    Shi
    Super parabéns pelo blog e pelo teu talento. Assim que soube que estava grávida devorei os posts e parece que tu adivinhas exatamente o tema que preciso naquele dia! Muitas dicas e dúvidas tirei e tiro todos os dias dessa nova vida de mãe, e muitas vezes me tranquilizei também em saber que existem outras pessoas passando pelo mesmo que eu! E quando vejo minhas amigas compartilhando teus posts sinto um super orgulho! Espero que tu continues com essa inspiração, nos ajudando e compartilhando um pouco desse teu talento para escrever (e espero que um dia te dê retorno $$$ tb, para que nunca penses em parar!)Enfim, parabéns pelos teus 2 filhotes, um mais lindo que o outro! Um super beijo, Daniela Reckziegel

    1. By Shirley Hilgert

      Dani! Obrigada pelas palavras e pelo incentivo. Fico muito feliz que você goste tanto assim do MdM e que ele esteja sendo útil. Por sinal, sua princesa (que está LINDA, by the way) deve ser tranquila, pois você está até tendo tempo para ler. kkkkk! Beijos para os três! :-)

  11. Anonymous

    Parabéns e sucesso sempre! Adoro o seu blog, me identifico demais pq tenho um filho de uma idade próximo do seu (9 meses), também sou autônoma e meu filho tem ALPV. Ou seja, muitas coisas em comum! Rs. Muitos anos de vida para o MdM! Beijos, Julia.

    1. By Shirley Hilgert

      Nossa, Júlia! Quanta coisa em comum mesmo!
      Muito obrigada pelo carinho. Continue lendo e participando do MdM. Beijos!

  12. Lúcia e Flávia

    Parabens Shirley, adoro seu blog,sigo desde que comecei a pensar em engravidar, agora estou de 20 semanas esperando uma menininha, continue assim, com posts práticos, claros e uteis! Vc é bem pra cima e aborda temas muito interessantes! Bjos e sucesso sempre! Flávia

    1. By Shirley Hilgert

      Flávia, super obrigada! Adorei a mensagem. Beijos!

  13. Mariana

    Adorei o post !!!!!!! dei risada de como tudo começou ….. já comentei outras vezes que adoro a qualidade de tudo que vejo por aqui , que venham mais muitos anos deste seu segundo filhote para comemorar !!!!! Parabéns ! um beijo.

    1. By Shirley Hilgert

      Obrigada, Mari!!!! Beijos!

  14. Karina Palacio

    Conheci o seu blog recentemente, e o resultado foi: ADOREI!
    Otimas dicas para mim que sou mae de primeira viagem, na verdade estou gravida mas estou me preparando com o maximo de informacao possivel para nao fazer o que nao eh necessario, nao gastar com o que nao for preciso e obter dicas inteligentes e uteis. Estou gostando demais do seu blog.
    PARABENS e muito SUCESSO!

    1. By Shirley Hilgert

      Karina, obrigada pelas palavras! Fico muito feliz que o blog esteja sendo útil. Beijos! Shi

  15. Maura

    Este comentário foi removido pelo autor.

  16. Maura

    Estou gravida de oito meses e meio e como toda mãe de primeira viagem fiz buscas incansáveis pela internet buscando informações e relatos de outras mães que pudessem me ajudar a passar pela gestação e receber meu pequeno com mais tranqüilidade, foi quando encontrei o seu blog e vc e o Léo passaram a fazer parte da minha vida e me ajudar a esclarecer minhas duvidas e anseios.
    Li todos os posts novos e os antigos e leio incansavelmente tudinho, a maneira como vc relata as coisas me fez apaixonar, me encantar pelo seu trabalho!!!!!!
    Obrigada por me ajudar, por tornar essa espera mais tranqüila e por me preparar para chegada do meu pequeno Diego e fazer parte desse momento tão especial….. Vc não imagina como tem feito parte de tudo!!!!!!

    1. By Shirley Hilgert

      Maura, até me emocionei lendo seu relato. Fico MUITO, MUITO feliz em saber que eu e o Léo fazemos parte da sua vida e em breve também da do Diego.
      Parabéns pela gravidez e tudo de bom na chegada do seu pequeno. Ah! E depois participe do grupo de discussão Macetes de Mãe, lá no Facebook. Ele é ótimo para ajudar as mamães cheias de dúvidas. Beijos.Shi

  17. Thalita

    Oi Shirley, parabéns! Achei que vc já tivesse o blog há bem mais tempo! Realmente os posts são inspiradores, e quem chega por aqui nem imagina que são de uma “mamãe de primeira viagem”.
    Também estou na contagem regressiva para a chegada da minha pequena (que ainda não tem nome!), fiz 35 semanas ontem.
    Agora uma pergunta: vc já escreveu sobre diabetes gestacional? Falo pois eu tenho, e descobri com 28 semanas. Fiquei um pouco desesperada no início, devido à quantidade de informações truncadas na net e falta de informação. Mas depois de um acompanhamento nutricional (que farei até o fim da gestação), me senti mais segura de que as coisas vão caminhar bem.

    Passei para te parabenizar e escrevi um monte! :D

    Beijo,
    Thalita

    1. By Shirley Hilgert

      Thalita, tudo bem? Nunca escrevi sobre diabetes gestacional porque sempre me inspiro na minha experiência para fazer os posts. Como não passei por isso, acabei não abordando o assunto.
      Beijos.

  18. Fernanda Melo

    Oi Shi, to amando cada post seu, to gravida da minha primeira filha, e fico muito feliz em ter um blog no qual posso tirar algumas duvidas. Voce tem me ajudado muito!! Parabéns pelo blog e que vc continue ajudando tantas mamaes como eu sem muita experiencia.
    Beijos!!

Deixe seu comentário