10 dicas para ajudar seu bebê a dormir melhor

O assunto sono do bebê não se esgota. E nem é difícil desconfiar por que. Junto com a amamentação, ele está entre as questões mais delicadas da maternidade.

Eu li muito sobre esse tema antes do Léo nascer e tentei colocar em prática tudo que aprendi. Em alguns pontos fui muito bem sucedida (o Léo pega no sono super fácil à noite), já em outros nem tanto (até hoje, alguns dias, o Léo dá um trabalhinho para dormir de dia).

Bom, com base em tudo que li, testei e aprovei, eu trago hoje para vocês 10 diCas para ajudar o bebê a dormir melhor. Quase todas as dicas dizem respeito ao sono noturno, mas muitas delas podem ser colocadas em prática também durante as sonecas diurnas.

Espero que aproveitem!

1. Crie uma rotina para o sono noturno e siga-a à risca

Desde o primeiro dia em casa o Léo teve uma rotina para o sono da noite. Isso incluia mamar, tomar banho e ir para o berço, ainda acordadinho. Posso dizer que essa foi uma das coisas que mais agradeço ter colocado em prática desde cedo. Até hoje, o Léo não me dá trabalho nenhum na hora de ir para o berço à noite (ao contrário do dia), pois quando começa a rotininha, ele, que já está cansado, vai relaxando e dorme. Nessa rotina, você ainda pode incluir uma música gostosa, uma massagem relaxante, uns minutinhos de colo para ninar o bebê… enfim, o que você achar adequado. O importante, é criar uma atmosfera gostosa, na qual o bebê relaxe e que também seja prazerosa para você. E depois, repetir isso dia após dia (salvo casos em que você está viajando, seu bebê está doentinho, você não está em casa na hora ele dormir, ou seja, quando não der mesmo, por um motivo ou outro).

2. Coloque o bebê para dormir na hora certa, nem cedo demais, nem tarde demais

Um dos grandes erros dos pais é querer colocar o bebê para dormir mais tarde, pensando que ele assim também irá acordar mais tarde. Nananinana! Isso não funciona. Quando o bebê passa do horário de ir para a cama, ou seja, já está caindo de cansado, ele vai lutar contra o sono e não irá se render facilmente. O jeito é achar a hora certa, que para muitos bebês costuma ser na hora que o sol começa a se por, ou próximo disso. O Léo costuma ir para o berço entre 8h e 8h15min.

3. Brinque com o bebê durante o dia para ele dormir bem à noite

Bebês que brincam bastante durante o dia, e que, por consequência estão mais cansados à noite, tendem a dormir melhor. Detalhe: esse cansaço é físico, fruto de atividades realizadas, e não um cansaço por falta de sono diurno. Essa cansaço por falta de sono diurno só atrapalha o noturno. Além disso, a idéia não é super estimular o bebê para que ele se canse. Mas dar liberdade para ele brincar e se divertir na medida certa, criando dessa forma um cansaço natural e saudável.

4. Permita que o bebê também descanse durante o dia

Bebês que não tem um bom sono diurno tendem a dormir mal durante a noite. Primeiro eles brigam com o sono na hora de ir para o berço e, depois, acordam mais vezes durante a noite, pois não estão relaxados. Cuidar da rotina do sono diurno também é importante. Esse assunto já foi abordado aqui. Não deixe de dar uma olhadinha nas dicas.

5. Mantenha uma alimentação adequada durante o dia

Bebês que comem adequadamente durante o dia tendem a dormir melhor durante a noite, pois não acordam com fome. O ideal é que o jantar, que normalmente é servido entre 17h e 18h, também seja uma refeição bem completinha, para o bebê dormir com o estômago forradinho (básico né! A gente também não descansa direito quando vai para a cama com fome).

6. Prepare o ambiente

Para o bebê dormir por mais tempo, ele precisa dormir bem, em um ambiente seguro e confortável. Garanta que o quarto estará à meia luz durante o dia e no escuro (ou com bem pouca luz) durante à noite. Garanta também que a temperatura estará adequada (o ideal é 24 graus). Com relação à segurança, o lugar mais seguro para um bebê dormir é o seu berço. Você também pode testar o uso de canções de ninar ou os famosos white noise (sons de chuva, ondas, útero,…). Muitos bebês dormem mais fácil quando ouvem algum som relaxante.

>>> Confira o passo a passo para fazer a famosa Técnica do Ninho que ajuda o bebê a dormir melhor:

7. Prepare o bebê

De nada adianta preparar o ambiente se não prepararmos o bebê para dormir. O que quero dizer com isso? Se for à noite, o bebê deve usar uma fralda noturna, se for de dia, pode ser uma fralda comum, mas confortável. O bebê também deve estar vestido adequadamente, nem com roupa de mais, nem de menos. Colocar um bebê para dormir com uma roupa desconfortável, como uma calça jeans, também não rola. O ideal são as roupinhas de malha, que permitem movimento, e nos dias mais frios, usar saquinhos de dormir, para garantir que eles ficarão aquecidos durante toda a noite.

8. Dê um banho morno

Eu tenho a impressão de que uma das coisas que mais ajudam na hora de colocar um bebê para dormir é um bom e relaxante banho morno. Isso vale tanto para o sono da noite quanto para as sonecas do dia. Como disse, na rotina noturna do Léo o banho sempre esteve presente, mas de uns tempos para cá, quando meu pequeno tem dado muito trabalho para relaxar de dia, eu também recorro a um bainho. Aí, é tiro e queda, ele relaxa e descansa.

9. Dê ao bebê acessórios que o ajudem a dormir

Alguns bebês dormem mais facilmente se tem consigo uma fraldinha, naninha, chupeta ou algum outro acessório. O Léo, por exemplo, pega no sono mais facilmente quando está com a chupeta e com a sua fraldinha. Se o seu bebê ainda não tem um desses “ajudantes” do sono, teste alguns e veja se o seu bebê se adapta.

10. Evite maus hábitos (dos pais)

Aqui, quem tem que entrar na linha para o bebê dormir melhor são os pais, e não o bebê. O que quero dizer com isso? Que alguns pais tendem a fazer algumas coisinhas não indicadas e que isso acaba atrapalhando o sono do bebê. Por exemplo: segurar o bebê acordado até mais tarde porque você ou seu marido chegam tarde do trabalho e vocês querem curtir o pequeno. Isso será gostoso para vocês, será gostoso para o bebê também, mas atrapalha o sono, não tem jeito. Ou então pular alguns passos da rotina, com certa frequência. Fugir da rotina faz parte, todo mundo foge de vez em quando, mas quando isso vira um hábito, a rotina deixa de ser rotina e aí os benefícios trazidos por ela também desaparecem.

Leia outros posts sobre esse tema:

Como fazer o bebê dormir sozinho no berço
Como fazer o bebê dormir de dia

48 comentários

  1. Naity

    Adorei as dicas!!! Brigada!!!

  2. Jenny

    Anotando tuuudooo!! ^^
    Beijos

  3. Muito legal, e o bom é saber que já faço tudo isso com a Nina. e dá super certo mesmo!!!
    Nada como uma rotina calminha e gostosa pro bb relaxar!
    Bjo!

  4. Anonymous

    Muito bonitas!!!
    adorei!!!

  5. Anonymous

    gostei muito!

  6. Anonymous

    Voce nao coloca ele pra arrotar?

    1. Shirley Hilgert

      Coloquei até ele ter uns cinco meses e pouco. Depois disso, não mais. Abs.

    2. Anonymous

      O plural de mau hábito é maus hábitos e não mais hábitos como está escrito. Vamos corregir, a língua portuguesa agradece

    3. Shirley

      Oi anônimo, tudo bem? Só para esclarecer: eu sei que o plural de mau hábito é maus hábitos e o que houve foi um erro de digitação (“i” e “u”, ficam um ao lado do outro no teclado). Mas obrigada por avisar, pois assim eu posso corrigir o texto (palavra que, por sinal, é com “i”).

      1. Giana

        Nossa, Shirley, kkkkkk! A pessoa quer corrigir estando errado, ou errada!

  7. Anonymous

    Shirley, minha filha tá com quase 6 meses e tenho uma dúvida. Ela ainda amamenta exclusivamente e com 6 meses pretendo dar leite artificial à noite. Aí, devo dar mama pra ela às 18h mais ou menos e depois disso ela deve voltar a mamar que horas? Ela ainda acorda de madrugada para mamar! Bjs
    Luciene

    1. Shirley Hilgert

      Olá Luciene, tudo bem? Quem irá responder essa pargunta para você é a sua bebê mesmo. Eu, por exemplo, sempre dei peito ou mamadeira quando o Léo acordava. Tem gente que costuma dar às 23h(mamadeira que é conhecida como a Mamada dos Sonhos), mas não acho que isso seja necessário. Eu, por exemplo, nunca consegui dar essa mamada dos sonhos para o Léo. Ele não mamava nessa hora de jeito nenhum e duas horas depois acordava para mamar. Tentei fazer isso em várias fases da vida dele. Quando ela acordar, e se ela acordar, ofereça a mamaderia. Com o tempo ela deverá ir deixando as mamadas da madrugada. OU se quiser tentar, dê a mamada dos sonhos, às 23h, com ela dormindo. Em muitas casas funciona. Tem que tentar. :-) Bjs

  8. Silvia Artbaby

    Adorei o post!
    A hora do sono realmente gera muitas dúvidas nos papais de primeira viagem… Nada melhor que uma boa dica eficaz para conservar a rotina de sono do bebê de uma forma tranquila e saudável, tanto para ele quanto para os pais. Parabéns pelo post!

  9. Adorei o post mas estou com algumas dúvidas: Ainda não consegui estabelecer uma rotina com minha bebê porque ela tem 1 mês e meio, mama muitas vezes e como você deve saber bem, eu e meu marido estamos exaustos. Nós meio que dividimos a noite: até meia noite ele fica com ela e da complemento porque não tenho leite suficiente à esse horário e da madrugada até amanhecer ela mama no peito mas só em 1 desses intervalos com 3 horas ela dorme mais pesado. No restante da noite só dorme no colo, fica alguns períodos acordada sem querer dormir e em outros fica brigando com o sono. Alguma dica? Obrigada.

    1. Shirley Hilgert

      Oi Erika, tudo bem? Todas as dicas que tenho sobre o assunto já postei aqui no assunto Descanso/Sono. Dá uma olhadinha. bjs

  10. ana

    Uma touquinha p deixar a cabeça aquecida , não pode ser grande ou larga demais.

  11. beta

    Adoreii as dicas.. inclusive estou amando esse site. ;) estou gravida de 8 semanas.

  12. Suelem

    Oi muito bom a matéria gostei muito a minha filha tem 9 meses tento seguir a maior parte disso ela tem um cochilo entre as 18 e 20 horas e depois só dorme perto das 22 só que peno de noite ela acorda muito e chora demais quando tento dar a mamadeira, só quer o peito e meu médico já disse que esse “peito da madrugada” não é necessário o que devo fazer?

    1. Shirley Hilgert

      Suelem, é difícil responder isso. Acho que só você pode saber a resposta analisando o que realmente acontece por aí. Bjs!

  13. Thais

    PRECISO DE UMA LUZ!!!! minha bebê tem 35 dias de vida. Mama e toma LA. O problema agora é que ela n passa muito tempo acordada!!! Esporadicamente, dorme 4h seguidas. Durante o dia n dorme. Passa em media 7/10h acordada, com cochilos de 20 min. Durante esse tempo acordada, fica NO PEITO, se não, chora. Cochila, chora, peito… A rotina é essa! Nesses 35 dias, NUNCA soltou o peito por iniciativa própria!!!! Fica chupetando o peito ( que tá super sensível)… E cada vez que mantenho essa rotina, mais sinto sua dependencia de mim. Antes ficava mais tempo no berço… Agora… Alguem me ajude. N sei onde vai parar isso!

  14. Tamara

    Olá!
    Ótimas dicas. Faço assim com rotina, todos os dias, tudo sempre igual e a minha filha dorme direto sem acordar para mamar de 11 a 12h por noite desde os 2 meses e só mama no peito.
    Mas tem que ter rotina. E claro, silencio depois.
    Muito boas as dicas, só colocar em prática e insistir e persistir.
    Bj.

  15. Gabriela

    Shirley

    Depois que o seu bebezinho mama, toma banho e dorme, qual o horário que ele costuma acordar? No período do soninho noturno tem alguma mamada?

    Obrigada pelas ótimas dicas!

    Gabriela

    1. Shirley Hilgert

      Agora ele está com dois anos, então dorme a noite toda. Abs.

  16. Gabriela

    Olá Shirley, muito obrigada pelas dicas!
    Me tire uma dúvida? Quando o seu bebezinho dorme (deve ser por volta das 19 hs) após a mamada e o banho, qual o horário que ele costuma acordar?
    Tive que dar rigorosamente as mamadas a cada 3horas por conta que meu bebe perdeu peso na maternidade e teve baixa de glicemia, e hj com 50 dias acostumou a mamar a cada 3 horas ou menos que isso.

    Obrigada!
    Gabriela

    1. Shirley Hilgert

      Gabriela, meu filho, agora, já está com dois anos, então dorme a noite toda. Bjs

  17. Debora

    Olá Shirley! Tenho um bebê de 44 dias e de uns dias pra cá está tendo problemas pra dormir. Tem acontecido 2 situações:
    1) Ele briga com o sono, chorando e gritando até pegar no sono, no colo.
    2) Quando colocado no berço ou bebê conforto, dá uns minutinhos ele acorda. Na maioria das vezes não passa de 20 minutos e logo acorda.
    Estou sofrendo com isso pois tem me cansado bastante.
    Será que ainda dá tempo de inserir uma rotina? Alguma dica especial?
    Bjos

    1. Shirley Hilgert

      Debora, com certeza ainda dá para criar a rotina e melhorar a situação. Veja as dicas dos posts da seção bem estar > sono/descanso (menu superior rosa) e os posts da coluna Sono e pós parto (vc tb acha no menu rosa).
      bjs

  18. Viviane

    Shriley..minha bebe completa 3 meses semana que vem mas ainda não pegou nenhuma naninha…tem alguma idade p isso? Como incentivar? Bjs

  19. Milena

    Minha bebe tem 3 meses e não dormi a noite toda e durante o dia é colo o tempo todo

  20. Daiane

    Ola meu caso e um pouco mais cansativo pois aqui sao gemeos. O q eu faço para q eles durmam menos de dia e durmam mais a noite?

    1. Shirley Hilgert

      Daiane, o ideal é a criança não dormir muito próximo ao final da tarde. Se for de manha ou cedo da tarde, tudo bem. bjs

  21. agatha

    Eu agradeço por essa ajuda tomare que isso funcione

  22. mariane

    boa nooite.Meu bebe tem 4dias quero começar essa rotina c ele pq estudo a noite e tambem trabalho o dia tdo.. A questao eh q d madrugada ate d manha ele acorda umas 4 5 vezes e p voltar a durmir so peito.E tenho mt dor ao amamentar,tenho baatante leite mas queria dar mamadeira p ver se ele aguenta por mais tempo.O que acha? to sendo muito doida?

    1. Shirley Hilgert

      Mariane, se você tem leite, amamente, pois oferecer a mamadeira pode fazer com o que o bebê depois não queira mais o peito. bjs

  23. Amanda

    Ola gostaria de saber faco essa rotina de banho e mamada mas dou banho primeiro e dps a mamada …posso dar o banho com a barriguinha cheia ?

    1. Shirley Hilgert

      Acho que o ideal é primeiro o banho e depois a mamada. Bjs

  24. Paula

    Boa noite.
    Minha bebê, alice, de um mês e meio, dorme geralmente três vezes durante o día depois que acorda, a última soneca dela geralmente é as 20hrs, despertando por volta de 23hrs, 00hrs. Eu penso em colocar uma rotina diária de ir para cama umas 22hrs, 23hra. Caso ela não acorde, eu espero ela acordar dou acordo para seguir esse horário?
    Ela é um bebê muito agitado, vale a pena deixar no berço chorando?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Paula!
      Tem uma coluna sobre sono aqui no blog, com várias dicas que podem te ajudar :)
      http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto
      Bjs

  25. Joangela

    Meu filho tem 7 meses o qe eu faço para ele dormir a noite toda pq ele acorda uma fez pra mamar e isso me deixa muito cansativa porque todo dia ele acorda as 7 da manha ?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Joangela!
      No blog tem diversos posts sobre o assunto – http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto-, espero que ajude.
      Bjs

  26. Cintia

    Olá! Minha bebe tem quatro mesese dorme só de madrugada. Faço a rotina de banho por volta das oito da noite, mas ela tira um cochilo de dez minutos e só volta a dormir entre uma e meia e duas horas da manhã. ai de manhã acorda depois das dez.
    Ela tem o bercinho dela que fica aNexo a minha cama, mas a maior parte do tempo dorme comigo na minha cama, até pq mama durante toda a noite.
    Preciso muito de ajuda pra mudar esse horário. Em alguns meses voltou a trabalhar e precisamos nos organizar.

  27. Letícia martins

    Adorei as dicas mais minha bebe nai dorme anoite

  28. Bruna Corrêa

    Oi, Shirley

    Tenho um menino de 4 meses. Desde que completou 3 meses ele tá dormindo no berço, no quartinho dele. Dorme super bem, em torno de 7, 8 horas seguidas. O problema é ele adormecer. Ele chora muito quando eu o coloco no berço, mesmo caindo de sono. Poucas vezes coloquei e ele ficou quietinho. Ele mama, fica um pouquinho comigo e com o pai que chega umas 19h15 em casa (mas sem muito estímulos), daí quando começa a reclamar de cansadinho eu já pego e levo pro quarto. Daí troco e ponho no berço.
    Eu sempre fico junto, deixo o quarto com a luz apagada mas a luz do corredor acesa, falo “a mãe tá aqui”, faço carinho, dou o bico, a naninha… Mas é um sufoco. Fico nervosa, tento acalmar sem pegar no colo, mas tem noites que sou obrigada a pegar. To policiando a hora que ele começa a bocejar e coçar os olhinhos pra já levar ele pro quarto, pois sei que se a gente demora muito eles ficam muito cansados e aí demoram pra dormir mesmo… Mas ainda assim é um desespero. Me ajuda? O que me aconselha? É normal ele ainda chorar pra dormir, já que tem só 4 meses?

  29. Sandra Medeiros da Costa

    Amei essas dicas, vou continuar fazendo com a mimha princesinha Laura Vitória ela tem 1 mês, mais já me ajuda bastante dorme bem durante o dia e a noite também por q por encrivel q pareça eu faço essas dicas com ela agora só vou acrescentar mais atenção para q eu não falhe nem um dia obrigada pelas dicas maravilhosa.

  30. Alana

    Nossa te sigo no insta e nunca tinha vindo aqui, que dicas maravilhosas…parabens e obrigada por me ajudar !

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Alana!!
      Que bom que gostou <3 Obrigada pelo carinho!
      Bjss

  31. EMELINE

    Minha bebê tem 3 meses. À noite dorme super bem (de 23 às 9 ou 10, acordando às 4 e às 7), mas de dia só quer dormir no braço. Tento sempre o berço, rede, ninho, mais ou menos roupa, ar condicionado, vento natural, mais ou menos escuro, etc. Já tentei, mas não consigo instituir uma rotina porque passo o tempo todo alternando o que falei acima, embora consigo identificar algins horários de sono. O que ainda posso fazer? O que justifica essa diferença do sono de manhã e à noite?

    1. Shirley Hilgert

      Com o Leo era igual. De noite dormia sozinho e de dia só no colo. Não mudei isso. Segui dessa forma até ele parar de dormir de dia. Bjs

Deixe seu comentário