Decoração de festa infantil – tema x faixa etária

As festinhas para celebrar os primeiros aniversários de nossos filhos são sempre eventos importantíssimos. Bom, pelo menos para nós, mamães. Queremos fazer tudo direitinho, garantir a alegria e a diversão do aniversariamente e, não menos importante que isso, agradar os convidados.

E quando estamos pensando e planejando uma festinha de aniversário, uma das principais dúvidas que sempre vem em mente é o tema da festa. E agora? O que fazer? Arriscar-se escolhendo algo inusitado ou investir nos clássicos para não ter erro?Abaixo eu trago algumas dicas bem basiquinhas mas super úteis que irão garantir o sucesso da escolha do tema. Espero que gostem!

Festinhas até dois dois anos de idade:

Quando o aniversariante tem até dois anos de idade, não há muita dúvida sobre a escolha do tema festa: quem a fará são os pais. Como a criança ainda não tem uma preferência declarada (bom, pelo menos não a consegue comunicar), cabe a eles definir o tema, com base naquilo que eles gostam e que é adequado para a idade do aniversariante.

Uma dica que eu costumo dar é: já que você ainda tem o direito de escolha (lembre-se, ele será por pouco tempo) o melhor mesmo é aproveitar essa liberdade toda e fugir dos temas personagens. Sim! É isso mesmo que você leu. Mas é festa de criança, não tem que ter personagens? Claro que não! Há uma gama bem variada de outras possibilidades e se eu fosse você aproveitaria essa chance. Na minha opinião (baseada em alguns anos de experiência) é melhor deixar os personagens, seja eles gerais, como princesas e bailarinas, ou específicos, como Carros Disney e Galinha Pintadinha, para o momento que a criança começar a decidir por conta própria a decoração das suas festinhas. Se você fizer isso, se fugir dos personagens enquanto pode, irá evitar repeteco de temas dentro de alguns anos.

E qual é a alternativa então? Há duas alternativas principais:

Primeiro, escolher um tema geral, como circo ou fazendinha, que são bastante comuns, mas que passando por uma repaginada e contando com um pouco de criatividade da pessoa responsável pela decoração podem se tornar temas incríveis, encantadores e de tirar o fôlego dos convidados.

Outra opção é escolher entre temas mais simples, que podem tanto ser inusitados, como alguma fruta, por exemplo (fiz a festa de dois aninhos da minha filha com o tema melancia e ficou uma graça), quanto básicos e neutros, como balões, cata-ventos e afins.

Nesse último caso,  o ideal é caprichar nas cores vivas e alegres, pois é isso que criará o diferencial da decoração.

Festinhas de três anos de idade em diante:

Quando as crianças já possuem uma certa idade (três anos ou mais) não tem muito jeito, quem irá querer escolher o tema da festinha, a todo o custo e sem muita margem para negociação, serão elas mesmas.

Como já comentei acima, quando isso começa a acontecer, a chance de se ter um personagem infantil daqueles bem famosos como tema principal da comemoração é grande. Só que nem sempre os pais simpatizam com o personagem escolhido (muitas vezes eles tem até horror) e aí acaba virando um problema.

Minha sugestão, nesses casos, é algo bem simples, mas que pode funcionar muito bem: compre DVDs, filmes ou séries, de novos personagens divertidos e atrativos e  que você também simpatize.  Dê esses DVDs para seu filho assistir, dê tempo para ele se acostumar e começar a curtir e espere pacientemente, sem nenhuma pressão, eles mudarem de ideia.

Se você tentar isso, quem sabe exista alguma chance da turma da Galinha Pintadinha ser trocada pela turma do Toy Story.

Bom, espero que essas dicas simplesinhas ajudem vocês na definição do tema da próxima festinha.

Abaixo trago uma seleção de temas interessantes que podem muito bem substituir os mais basiquinhos que estamos acostumados a ver por aí.

 

Festa tema pipas. Imagem: Pink Paislee


Festa tema ferramentas. Imagem: Blog HWTM



Festa tema maçãs. Fonte: Blog HWTM

 

Festa tema fundo do mar. Imagem: Karas Party Ideas

h

Festa mini monstros. Imagem: Site Babble
Festa tema joaninha. Image: Delightfully Noted
Kika Duarte é organizadora profissional de eventos há 12 anos. Entrou nesse mercado, que ela prefere chamar de universo encantado, por conta da sua paixão por balões, bolos, doces e, principalmente, sonhos realizados e sorrisos de satisfação.
Kika também é dona da Auguri Festas e da And Many More e, mais importante de tudo, é mãe da Marcella, uma menininha linda, doce e para lá de esperta de dois aninhos de idade.

40 comentários

  1. Tatiana Cali

    Muito bom ! Aqui em casa tentei fazer exatamente isso, fugir de temas que mais tarde eles poderiam querer e não aceitar que haviam tido uma festinha destas. De um ano, do menino não fugi ao tema de palhaço (um clássico também) e da menina fiz de borboleta que ficou super mimoso e lindinho ! Adoro sua coluna. Parabéns pelas abordagens simples e super legais !!! Bjs, Tati.

  2. Bruna

    Olá, parabéns pelo blog!! Estou lendo ele todinho!! Sempre fui dessa opinião e gosto de inventar temas e fazer eu mesma as coisas. A festa de um ano do meu filho foi tema “catavento” e estou pensando em usar o tema “nuvem” para o aniversário de dois anos do meu filho com nuvens brancas feitas de feltro e gotinhas de chuva bem coloridas, mas fiquei na dúvida de ser um tema muito bebê e não para uma festa de 2 anos, o que você acha?? Muito obrigada!!

    1. Shirley Hilgert

      Bruna, acho que o tema tem mais a ver com chá de bebê e aniversário de um aninho, mas se você gosta, por que não? É lindo e delicado. E você pode criar coisas divertidas. bjs

      1. Bruna

        Muito obrigada pela resposta e pelo carinho Shirley!! Como o aniversário dele é só em Outubro ainda estou pensando bem no assunto, mas me encantei com algumas fotos que vi no google com esse tema!! =)

  3. sonia

    Por incrível que pareça, minha nora está grávida de 3 meses, e eu já estou pensando na primeira festa de aniversário do meu neto (dele ou dela)….podem acreditar? kkkk

  4. Claudenice de Oliveira

    Olá! Por favor me deem dicas de temas para festas do dia das crianças, que englobe ambos os sexos para bebes de 6 meses a 2 anos

    1. Macetes de Mãe

      Olá Claudenice!
      Um tema bem bacana é arco-íris. Mas aqui no blog tem diversas inspirações, clique no link para ver: http://www.macetesdemae.com/categoria/aniversario
      Espero que goste!
      Bjs

  5. Josi

    Oi Shirley! Parabéns por sua página! Sempre com informações muito proveitosas e criativas! Gostei muito deste post e gostaria de pedir sua sugestão. Minha bebê faz 2 aninhos em setembro. O que eu poderia fazer como tema? Pensei em bailarina, mas agora estou em dúvida novamente!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Josi!
      Obrigada pelo carinho :)
      O tema é lindo!! Tem um post (http://www.macetesdemae.com/2013/08/30-ideais-para-festa-tema-bailarina.html) com dicas lindas, espero que ajude.
      Bjss

  6. Adriana

    Boa noite,
    não estou conseguindo escolher o tema da festa de 02 anos da minha filha. não gostoui tô de temas repetitivos ou da moda. A festa ainda é em dezembro. Alguém pode me ajudar com sugestoes????

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Adriana!
      Na categoria ‘Aniversário’ tem muitas dicas legais e diferentes – http://www.macetesdemae.com/categoria/aniversario
      Acredito que vai te ajudar na escolha :)
      Bjss

  7. renata

    Ola boa tarde sou Renata meu filho vai completar 10 anos e não sei um tema ele também não se decide ,diz que o que eu escolher ta ótimo,mas ele quer do Real Madri e eu disse que não

  8. Maritza Aguiar

    Bom dia, minha filha vai fazer 3anos em Dezembro. Esse será o primeiro q irei festejar. Gostaria de fazer um tema bem legal q pudesse lembrar 1 e 2 anos q nao comemoramos. Vc tem alguma ideia q poderia usar como tema??
    At,
    Maritza

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Maritza!
      Você deve escolher um tema importante para você e sua filha. As dicas que tenho estão em posts aqui no blog.
      http://www.macetesdemae.com/categoria/aniversario Espero que ajude.
      Bjs

  9. Luciana Rabelo

    Olá tenho dois filhos um que vai fazer 7 e o outro que vai fazer 1 ano os dois fazer aniversário no mesmo dia. Qual tema posso usar que sirva para os dois?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Luciana!
      Um dos temas que está bem em alta e agrada muitas crianças é dos Minions. Existem outros como futebol, avião, balões de ar. Veja alguma coisa que combina com os dois :)
      Bjs

  10. Jaqueline

    Meu filho vai fazer oito anos gostaria de saber se o tema do marinheiro conbina

    1. Shirley Hilgert

      Sim, com certeza. bjs

  11. Nayara

    Olá, minha filha ira fazer 3 anos e já escolheu o tema da festa dela será da Turma Do Chaves, já tentei negociar mais não tem jeito ela so quer dele. Gostaria de algumas ideias pois estou perdida na cidade onde moro não encontro nada nem nas cidades vizinhas, talvez eu vá encontrar em salvador, mais seria muito gasto. Será que voce poderia me dar umas dicas.

  12. Clea

    Boa noite…. tenho dois filhos. A menina vai fazer 3 anos em junho/2016 e o menino 1 ano em março/2016. Será que é muito longe um do outro pra fazer uma festa só?
    Obrigado!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Clea!
      Isso é muito pessoal, mas não vejo problemas em fazer uma só festa.
      Bjs

  13. nayara

    Obrigado achei muita coisa interessante, so não sei como deixar a festa da turma do chaves mais feminina pra ela.

    1. Macetes de Mãe

      Uma dica é usar flores na decoração :)

  14. meile daiana da silva

    Tenho uma bebe que vai fazer 2 anos o que poderia faze posso uma decoracao em que eu e meu marido pudessemos uasr as roupas como ela

  15. Andreia

    Qual a sugestão para uma festa de menina de 9 anos? Ela é bem grandinha no tamanho, e acho que frozen e princesas já não combina mais.
    Obriga

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Andreia!
      O melhor tema é o que a sua filha gosta, acredito que o mais importante é a festa ter a cara dela :)
      Frozen é um lindo tema.
      Bjss

  16. Dayana

    gostaria muito da sua ajuda meu filho mas novo faz 1 aninho dia 21 de fevereiro e o mas velho dia 28 de fevereiro gostaria de um tema legal para comemorar o aniversário dos dois juntos vc pode me ajudar desde já agradeço a atenção

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Dayana!
      Faça de algum tema que os dois gostem, pode ser de algum desenho ou até de alguma brincadeira que os dois gostem.
      Bjs

  17. Tátilla

    boa tarde, em maio farei o mesario de 6mese da minha filha..
    Que ideia poderia me dá.

  18. Tátilla

    Ola, farei o mesario de 6 meses da minha filha..
    Que sugestão vc me daria?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Tátilla!
      Faça algum tema simples, pode ser da cor preferida de vocês.
      Bjs

  19. daniele

    ola queria muito saber se pode me ajudar estou numa duvida cruel meu filho vai fazer 12 anos e a meninas 02 eles sao do mesmo dia queria muito fazer uma festa so com dois temas e nao sei qual tema seria bom?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Daniele!
      Floresta, fazendinha ou um desenho que os dois gostem.
      Bjs

  20. Juliana

    Olá tenho dois filhos um de q vai completar 7 anos e outro q já fez 4 anos,optei por fazer a festa junto gostaria de saber se na lembrança personalizada coloco o nome dos dois juntos e idade? Me ajudem

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Juliana!
      Claro, pode colocar.
      Bjs

  21. Joselma

    Olá!!! Meu filho vai fazer 6 anos e vimos vários temas de festas. Ele gostou do fundo do mar. Acha muito infantil para essa idade? Obrigada

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Joselma!
      Claro que não, é lindo o tema! E se seu filho gosta, melhor ainda :)
      Bjs

  22. franciele

    Qual o tema mais indicado para o aniversario de uma menina de 7 anos?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Franciele!
      Tem que ser um tema que ela goste. Bjs

Deixe seu comentário