Fases de pico de crescimento e salto de desenvolvimento

Se tem uma pessoa que rezou, torceu, fez promessa e quase macumba pelo término do primeiro trimestre de vida do filho essa pessoa fui eu. Jesus do céu! Eu quase fiquei doida nesse período. O Léo sofreu de cólicas intensas (fruto da APLV dele, já relatada aqui), acordava todo santo dia às 5h da manhã (e não dormia mais) e voltava a entrar em surto por volta das 18h. Esse é um período que não gosto nem de lembrar e por isso eu quis tanto que ele passasse logo.Só que para meu desespero, no momento que o Léo atingiu três meses, que toda aquela zona do início da maternidade estava pronta para entrar nos eixos, o negócio degringolou mais ainda. O Léo, que não dormia após as 5h da manhã, mas que até esse horário era até um bebê calminho, começou a acordar de hora em hora.

Eu não podia crer no que estava acontecendo. Não podia! Simplesmente! Com a chegada dos tão aguardados três meses, algo que deveria ter melhorado, acabo ficando pior ainda. Então, tomada pelo desespero, resolvi buscar alguma explicação para o que estava acontecendo. E, foi nesse momento, que eu ouvi falar pela primeira vez das tais fases de pico de crescimento e salto de desenvolvimento. Algo que, apesar de eu ter lido vários e vários livros durante a gestação, nunca havia chegado ao meu conhecimento.

Pronto, eu havia matado a charada. O sono do Léo estava todo destrambelhado, muito pior que o normal, porque ele estava passando por uma fase de pico de crescimento/salto de desenvolvimento.

Mas o que são essas fases?

Os bebês não crescem equilibradamente, um pouquinho a cada dia. Na verdade, eles sofrem uma espécie de estirão em algumas fases da vida. Da mesma forma, o seu ritmo de desenvolvimento também não é constante e há alguns períodos específicos nos quais nossos pequenos desenvolvem mais fortemente algumas habilidades. Esses períodos, nos quais eles dão uma esticada ou aprendem algo novo, nós chamamos de fase de pico de crescimento e salto de desenvolvimento, respectivamente.

E o que pode acontecer nessas fases?

Os principais “sintomas” dessas fases são sono mais agitado (é bem comum e o Léo teve isso) e alterações no apetite (o bebê pode comer mais ou menos, no caso do Léo, ele sempre comeu mais, muito mais).
Além disso, no período que imediatamente antecede o chamado salto de desenvolvimento, o bebê repentinamente pode se sentir perdido no mundo, pois seus sistemas perceptivo e cognitivo mudaram, houve uma maturidade neurológica, mas não tempo hábil para adaptação às mudanças. Então o mundo lhe parece estranho, e o resultado da ansiedade gerada é geralmente desejar voltar para sua base, ao que já lhe é conhecido, ou seja, a mamãe! Em vista disso, é comum ficarem mais carentes, precisando de mais colo, e com frequência há também alterações em seu apetite e sono. (Fonte: Guia do Bebê)
Já no que diz respeito à fase de pico de crescimento, o mais comum mesmo é o bebê querer mamar/comer mais e mais vezes ao dia ou à noite, por isso também o sono mais agitado, que tanto me enlouqueceu quando o Léo atingiu três meses (período em que os bebês passam tanto por uma fase de pico de crescimento quanto de salto de desenvolvimento).

Por que isso acontece?

Os bebês costumam comer mais justamente porque nesse período estão crescendo e precisam de mais calorias. Já o sono fica agitado porque eles acabaram de aprender uma habilidade nova e querem colocá-la em prática, a todo momento, ou seja, até dormindo (para nooooooossa alergria!).

Em que momento da vida essas fases são mais comuns?

No primeiro ano de vida da criança. A cada poucas semanas lá vem uma dessas fases para nos tirar um pouco do sério. Nem todas são super perceptíveis, ou seja, nem todas elas fazem a casa virar de pernas para o ar, mas algumas fazem realmente alguma diferença na rotina. Aqui em casa, percebi mais claramente a chegada dessas fases quando o Léo fez três, seis e nove meses.

E quanto tempo essas fases podem durar?

Elas podem durar desde dias até semanas. Quando o Léo estava com três meses eu vi uma alteração no comportamento dele (acordava mais e comia mais) durante uma semana. Quando ele estava com seis meses essa alteração durou duas semanas. Já quando ele estava próximo dos nove meses, durou mais tempo (acho que foram umas três semanas bem conturbadinhas), mas aí também tinha a questão da chegada dos dentes e então misturou tudo.

Todos os bebês passam por essas fases?

Sim, todos passam por elas (afinal, todos crescem e se desenvolvem), mas alguns demonstram mais que estão vivendo/passando por um desses momentos delicados. Muitos bebês não tem nenhuma das “reações” descritas acima e os pais nem percebem que eles estão em uma das fases de pico de crescimento ou salto desenvolvimento. Sorte deles! Inveinha branca também. :-)

O que os pais podem fazer quando o bebê está passando por uma dessas fases? Como ajudar o bebê e como sobreviver a esse momento conturbado?

A palavra de ordem para esses períodos mais atrapalhadinhos da vida do bebê é uma só: paciência. Depois que o bebê supera a fase na qual se sente meio perdido no mundo (principalmente nas fases de pico de crescimento eles ficam ansiosos, não sabendo como lidar com a habilidade recém adquirida), ele volta a ser o bebê de sempre só que ainda mais feliz, pois superou o desafio e está pronto para aproveitar um pouquinho mais a vida.

E em quais momentos específicos da vida do bebê essas fases acontecem?

Abaixo eu coloco uma listinha das “idades” nas quais os bebês costumam ter suas fases de pico de crescimento e salto de desenvolvimento. Vocês irão perceber que a toda hora tem uma ou outra, então pode parecer que vamos viver um eterno caos. Mas, na verdade, o que acontece é que algumas dessas fases são mais intensas (bebê se descobre como um ser separado da mãe, bebê aprende a sentar, bebê aprende a engatinhar, bebê aprende andar…) e outras menos (aí os pais nem percebem que estão passando por uma).
Como eu já disse, aqui em casa foi mais confuso aos três, seis e nove meses, mas hoje, fazendo esse post, descobri que a fase de salto de desenvolvimento dos quatro meses e meio é que os pais mais costumam reclamar de mudanças no comportamento dos filhos (mais irritados, difíceis, agitados…).

Bom, vamos às famosas fases…

Fases de salto de desenvolvimento:

  • 5 semanas (1 mês): mudanças significativas na visão
  • 8 semanas (quase 2 meses): diferenças nos sons, cheiros e sabores ficam mais perceptíveis. Bebê percebe que as mãos e os pés pertencem ao corpo e começa a tentar controlar estes membros.
  • 12 semanas (quase 3 meses): bebê enxerga mais longe, começa a se virar quando escuta um som, torna-se mais sensível às novidades.
  • 19 semanas (4 meses e meio): desenvolvimento motor mais aguçado. O bebê pode começar a virar de costas e de barriga, se arrastar. Esse é um dos saltos mais longos: dura cerca de 4 semanas, podendo porém se estender por até 6 semanas. O bebê também fica mais carente costuma ter alteração significativa do sono. É uma das fases que o bebê fica mais irritadiço.
  • 26 semanas (6 meses): maior coordenação dos braços e das pernas. Bebê senta sem apoio. Costuma reclamar quando a mãe sai de perto (sofri aqui. Ah se sofri!).
  • 30 semanas (7 meses): o bebê tenta se jogar adiante para alcançar objetos, bate um objeto em outro. Pode começar a engatinhar, a falar algumas sílabas e entende melhor o conceito de permanência das coisas. Pode fazer sinal de tchau. Sente ansiedade com estranhos.
  • 37 semanas (8 meses e meio): o bebê fica ‘temperamental’, chora com mais frequência. Quer ter mais atividades e protesta se não as tem! Ainda, não quer que troquem sua fralda. Dorme menos, tem menos apetite, movimenta-se menos e “fala” menos. Passa a entender que as coisas podem ser classificadas, por exemplo, sabe o que é comida e o que é animal. Pode começar a engatinhar (nessa fase as coisas também foram agitadas aqui em casa).
  • 46 semanas (quase 11 meses): bebê costuma começar a entender o funcionamento de algumas coisas: chaves em fechaduras, meias nos pés, etc… Pode levantar-se por alguns segundos, movimentar-se mais, entender o “não” e instruções simples.
  • 55 semanas (quase 13 meses): geralmente a fase em que o bebê começa a andar – um salto no desenvolvimento bem significativo.
  • 64 semanas (quase 15 meses): uso de palavras e gestos para expressar o que quer. Começa a comer sozinho e atende a instruções simples (ex: venha aqui, dê um beijo).
  • 75 semanas (17 meses): o bebê usa cerca de 6 palavras regularmente, gosta de jogos de imitação, gosta de esconder brinquedos, alimenta uma boneca, joga bola, dança, separa brinquedos por cor, formato e tamanho. Olha livros sozinho e rabisca bem.

Fases de pico de crescimento:

  • 7-10 dias
  • 2-3 semanas
  • 4-6 semanas
  • 3 meses
  • 4 meses
  • 6 meses
  • 9 meses (mais ou menos).

 

SE VOCÊ GOSTOU DESSE POST, TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Leia mais sobre esse tema em:

55 comentários

  1. Suzy S. da Lapa

    Nossa, adorei esse post. Fico procurando várias coisas que expliquem essas mudanças de humor na minha filha que tem 4 meses. E assim como você, eu rezava pra passarem os 3 meses, mas eles passaram, e eu continuo sem dormir, e com a minha bebê mais irritada que antes. É complicado não é?
    Espero que passe logo tudo isso.
    E haja paciência…
    Abração e obrigada pelo post bem esclarecedor.
    Suzy
    http://oblogdasuzy.blogspot.com.br

  2. Adorei o post. Meu bb está passando por isso agora aos 6 meses. Foi uma leitura super valiosa!
    Tuuuudo passa e como é bom ajudá-lo a superar dando muuuuito carinho!!!

  3. Alessandra Lima

    Adorei. O sono do meu bebê ta mudando. Tipo de 3 em horas ele acorda pensa numa mãe cansado e só quer colo e mamando muito!!! Ele acabou de fazer 4 meses.

  4. A Nina passou, até agora, por todas as crises…
    Ela dormia super bem, aí ficou um tempo sem dormir…
    E acontece mesmo. Até guardei o link pra mandar pras minhas amigas!
    Bjo!

  5. Paola

    Nossa, preciso urgentemente voltar a dormir…

    O rafa está com 11 meses e, tem mais ou menos, duas semanas que ele não dorme direito e além do mais acorda as cinco (quando dou sorte de ter dado as cinco da matina).
    Ufa, que bom que é tudo passageiro… Com minha primeira filha, foi exatamente assim, ela realmente só voltou a dormir melhor, depois do nascimento de todos os seus dentinhos… Já estou na contagem regressiva dos dentinhos que faltam do rafa.

  6. vanessa Sayão

    Oi Shi… Esse post caiu como uma luva no que estou passando nesse momento lá em casa. Milha filha esta com 6 meses e meio, e de uma semana pra cá tem acordado de madrugada, coisa que ela não fazia desde os 2 meses. Acorda, brinca um pouco (que é o tempo em que eu o meu marido acordamos com os gritinhos que ela dá, rs), mama e depois dorme de novo. Mas isso tem levado em média 1 hora, consequência acordamos moídos pro trabalho. E exatamente a 1 semana ela começou a sentar sozinha, coincidência ou não. Aff, espero que passe logo pois esta difícil!!!

  7. Anonymous

    Amei esse post vou entrar na fase dos três meses daqui duas semanas, agora ja tenho idéia de como será daqui para frente.

  8. Anonymous

    dicas valiosas, está de parabéns pelo blog…
    Obrigada

  9. Anonymous

    Nossa, estou quase enlouquecendo. Mas tudo melhora, pode até demorar, mas uma hora passa.

  10. Camila Lima

    Ja havia lido esse post antes, porque leio bastante sobre as fases de desenvolvimento, e vários assuntos do blog, ooootimo esse post!!! Meu filho esta com 04 meses e meio e ha dois dias esta dando muuito trabalho pra dormir a noite, chora muuuito, super irritado e só dorme quando cansa de chorar, fico quase doida, fazendo de tudo pra tentar acalmar ele, sem muito sucesso… ele nunca deu muito trabalho pra dormir, e desde os 03 meses,dorme por volta das 22h, acorda pra mamar e dorme de novo ate por volta das 5 ou 6h da manha!! um anjinho, mas agora esta super agitado..ainda bem que essa fase passa logo…fico com pena de ver ele chorando tanto…

  11. Anonymous

    meu bebe está quase com 3 meses e nao dorme mais como antes. durante o dia, com muito sacrifício e horas de tentativa ele dorme por, meia hora, quando chega a tanto. depois no final do dia ele só chora e quer ficar no peito. se tiro ele chora. só vai dormir de novo pela madrugada, chora até dormir. com sorte isso acontece a uma h da manhã. as vezes vai até as 4hs! ele parece só querer brincar e ficar fazendo sons com a boca, rindo e fazendo bolinhas de cuspe. parece até que tomou guaraná em pó rsss haja paciência!
    post muito bom!

  12. Anonymous

    meu bebe esta com 4 meses e meio e faz 4 semanas que acorda toda hora a noite e chorando só acalma quando dou peito, por este motivo ele esta mamando mais a noite que de dia….espero que isso passe logo preciso dormir

  13. Kelly

    Nossa, meu bebe está com 5 meses, porém nasceu com 08 meses então fisiologicamente falando ele está com 04 meses, e começou a ficar super irritado, manhoso, só quer colo e está superrrrr agitado a noite. Owwww fase dificillll….mas se Deus quiser vai passar!

  14. Izabela Rancone

    Já estava enlouquecendo quando resolvi fazer igual a você e pesquisar o que poderia ser essa fase horrível do meu filho Davi, de 4 meses e meio acordar de 1 em 1 hora e ao ficar nervoso soltar gritos. Foi então, que também descobri essa tal fase de crescimento e pico de desenvolvimento e como adoro seu blog e suas observações resolvi pesquisar por aqui se você tinha algo a dizer sobre isso. Nossa como é bom saber que não é só a gente que passa por isso, que oi problema não é com o meu filho, mas que é uma fase que ele está passando. Confesso que essa semana cheguei ao meu limite e que saber disso tudo me fez acalmar e entender um pouquinho mais o que se passa com ele. Muito obrigada, pois acompanhar o seu site me faz ver que minhas inseguranças e erros são normais até porque sou mãe de primeira viagem e acabo exigindo um pouco menos de mim. Abraços

  15. Teluíra Barbarotto

    Tô acordada agora e são três da manhã, o sono do Tomás tá muito agitado desde às oito da noite!!! Não sei mais o que fazer, ele tá chorando a cada duas horas… Depois de amanhã ele fará seis meses, acredito que ele esteja passando pela fase de crescimento e pico ded esenvolvimento, espero que essa fase passe logo. Socorro!!!

  16. Patrícia

    Este post era tudo o que eu precisava! Meu filhote está com 4 meses e meio e esta nesta fase irritadiça, acordando de 2 em 2 horas de noite e eu não estava entendendo porque. Muito bom! Obrigada!

  17. Danny

    Nosssa…Adorei esse post!
    Estamos passando por uma fase dessas aqui em casa,meu bb tá com quase 5 meses, e faz umas 3 semanas q ele tá estranho e nós não entendíamos oq ele tinha…nossa q fase estressante. Mas quando entendemos oq nossos,pequenos tem fica bem mais fácil de lidar com a situação!

    Obrigada pelo post, me ajudou muito.E com certeza ajudou muitas outras mamães tbm! Bjs

  18. Mylene

    Ótimo post! Mas, ao ler dá vontade de chorar, de sair correndo…rsrsrsrsrs… Sabem por quê? Porque é desse jeitinho mesmo. Tive meu segundo filho, que está com 3 meses e meio, e estou vivendo tudo isso pela segunda vez… Sem falar nas terríveis cólicas, problemas com leite, refluxo etc etc etc… Ai, Deus! Dai-me forças!

  19. CAMILA FLORES DOS SANTOS

    Aqui em casa eram bastante visíveis essas fases de “picos de crescimento”, minha filha ficava bastante irritada, inquieta até mesmo quando estava dormindo e o apetite também aumentava bastante. Hoje ela esta com 3 anos e estamos enfrentando mais uma vez esse período, está bastante “manhosa”, falando algumas palavras erradas que já falava corretamente. Sabemos que é mais uma fase que irá passar, é preciso muita paciência.

  20. Thais

    Nossa, achei o post simplesmente perfeito. A minha bebê está passando pelo pico de 4 meses e meio e estava difícil de entender o que estava acontecendo com ela. Mais agora tudo ficou mais fácil!
    Valeu muito (;
    Obrigada
    Beijos

  21. Dayanny

    Jesus, Laura está com 8 meses e 10 dias hj, Senhor… Só faz chorar, quer colo e o apetite foi para o beleléu… Ainda por cima é APLV. tô um caco

  22. Flavia

    Engraçado meu filho tem 1 ano e sempre foi um anjo de criança desde o segundo dia em casa ate semana passada ele dormia a noite inteira, logico quando menor acordava para mamar a cada tres horas, após 7 meses dormia a noite inteira as vezes mamava uma unica vez na noite. E agora com 1 ano esta passando por isso, mama ate 3 vezes na noite e um sono conpletamente agitado que me incomoda muito, acorda gritando na madrugada, porem dormindo, tenho que chama-lo sacudi-lo para que acorde e pare de gritar. Estou passando por um período complicado, pois trabalho a noite e a noite que estou em casa nao durmo, por causa dele.

  23. tati

    Shirley vc sempre me salva com seu blog. Na gestação falava tanto de vc aqui em casa que meu marido me perguntou se eu ia te convidar para o chá de bebê ( ele achou que vc era minha amiga, quem dera). E agora sofro com o pico das 8 semanas…ta tenso, mas ler tudo isso me acalmou o coração. Obrigada mesmooo.

    1. Shirley Hilgert

      Ah, por que não me convidou???? Se fosse aqui em Sampa eu teria ido com certeza! :-) Fico feliz de ser útil. Beijos e obrigada pelo carinho. Shi

  24. caren

    Adorei esse texto estou entrando na fase dos quatro meses e já estou sentindo as mudanças de humor e no comer. Está comendo menos.

  25. juliê

    Incrível essas informações.

  26. Isabella

    Shirley,

    Estes saltos podem acontecer quando a criança já é maior? Por exemplo, com 4 anos? Você tem conhecimento disso?

    Obrigada e parabéns pelo blog! Ele é MARA! ^^
    Beijão

    1. Shirley Hilgert

      Isabella, que eu saiba não, mas não tenho absoluta certeza. Abs.

    2. Elaine

      A minha tem 1 ano e 11 meses e está passando por uma há uma semana.

    3. Janaína

      Me fiz a mesma pergunta,pois meu filho de 3 anos e 10 meses está exatamente com esses sintomas… Está bem difícil, já que sempre foi mais calmo!

  27. Juliana

    Muito obrigada pelas informações. Minha filha de 4 meses está muito enjoadinha, não entendia pq. Agora entendi, muito bom!!!!

  28. Elda Wichmann

    Excelente post, amei demais e me ajudou muito aqui em casa, minha filha tem quase 4 meses e tem vários sintomas relacionados ao pico de crescimento. Eu resolvi pesquisar aqui na internet e achei seu blog, parabéns e obrigada.
    Mas minha bb é muito tranquila e quase não chora, mas agora ela tem uns momentos de carência.

  29. analu

    Nossa , isto explica pq meu pequeno ansa bem manhoso e mei chato para comer , obrigada pela sua ajuda !!!

  30. analu velo

    Agora sim entendo o pq do meu Luiz está mais manhoso ele tem 8 meses e 21 dias , e este seu post me esclareceu muitas coisas , obrigada mesmo !!!

  31. Carolina Neves

    Minha filha tem 2 anos e 7 meses e de um mês (mais ou menos) pra cá ela tem apresentado todos esses “sintomas”, apetite diminuído, sono agitado, fica só querendo meu colo, se saio sem ela o choro é certo, birras além do costume. Será que nessa idade também tem a fase do pico de desenvolvimento ou salto de desenvolvimento? Ah propósito sempre leio seus posts, adorooo….

    1. Shirley Hilgert

      Carolina, acredito que não. O ideal é procurar o pediatra. bjs

  32. Paloma Fonseca

    Nossa essa matéria me ajudou demais! Meu filho está na fase dos 4 meses e meio e agora tudo faz sentido! Muito obrigada!

  33. Clarissa

    Também penei aos 4 meses e agora com 15 meses faz duas semanas que voltou a acordar e chorar a noite inteira. Estou um bagaço. …

  34. Bruna

    Adoreiii o post!!!! Tenho uma princesinha de quase quatro meses e esta matéria me ajudou mtooo. Valeu.. Que DEUS te abençoe mto vc e seu filhote…

  35. Josi

    Falou tudo e me ajudou mto….ai como me ajudou!!! Seu filho é lindo!!!!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom Josi!! Obrigada!! Bjs

  36. Brenda

    Mamae em apuros!! Meu caçulinha ta com quase 3 meses e tem passado por um pico ou salto rs nao sai do peito, quer sugar somente pra acalmar pq ta saciado. Entao soltamuuuito leite pra fora, dorme mal… o fato é que seu blog é um alento… rs tenho fé que vai passar… obgd

  37. Tyta

    Estou enloquecendo. Malu fez 3 meses e 1 semana. Acho q nao vou conseguir!!!!
    Ela virou um monstro!
    Desculpa a expressão, mas sinto isso.
    Será que passa mesmo?

    1. Shirley Hilgert

      Fique tranquila que passa sim. E aí vem outras fases difíceis também (risos!). Bjs

  38. Livia Ferraz

    Meu bebê está com 2 meses e 20 dias e comecei a passar por essa fase anteontem…ele está acordando de 1 em 1 hora. É desesperador!!! Tem que ter muuuuuita, mas muuuuita paciência. O pior é que não consigo descansar durante o dia quando ele dorme.

  39. regiane

    O meu BB esta com 4 MS e meio, ultimamente está super agitado, gritando bastante. Voltou a mamar muito durante a noite, durante o dia só cochila poucos minutos.

  40. Lara Borges

    Ótimo! Me esclareceu muitas coisas!

  41. Talita

    Me esclareceu muita coisa esse post! Minha bb está com 4 meses e 4 semanas, estou sofrendo junto com ela :/
    Nao dorme direito nem durante o dia, nem durante a noite, mama praticamente o tempo todo e esta muito dengosinha… O que me acalma é que isso tudo é passageiro!

  42. Mariana

    Adorei o post. Por meio dele tenho conseguido acompanhar os saltos de desenvolvimento e picos de crescimento de minha filha. É impressionante como dá certinho! Obrigada, pois tive como compreender melhor essaa fases!

  43. Mariana

    Mais uma vez, obrigada. Meu bebê está com 8 semanas e mudou bem o comportamento há dois dias, mais agitado, choroso, mamando menos e só quer colo. Excelente blog. Beijo grande.

  44. Patrícia

    Ótimo esse postado! Muito esclarecedor e desesperador também kkkkk
    Quando a gente pensa que as coisas vão melhorar, aiaiai que tristeza, vem lá mais uma fase difícil. Também esperei muito pelo término dos primeiros 3 meses, mas não senti muita mudança… ainda estou sem dormir…

  45. Aline

    Ola minha baby vai completar 4 meses e realmente observo que ela esta mudando seu comportamento esta super irritada e não quer se socializar com outras pessoas algumas vezes esta de mau humor kkkk.

  46. Simone Ferreira

    Oi, tenho uma bebê de 8 semanas. Há 2 semanas está super agitada. Só fico no colo e peito e quando mama balança pernas e mãos, chora. Fica agitada para mamar. Por que está assim? Estou angustiada. Alguém pode ajudar?

  47. Letícia

    Sempre volto a esse post, agora passando pelo pico dos 9 meses…

    1. Macetes de Mãe

      Fico feliz que o post está sendo útil, Letícia! E te desejo sorte para as fases mais difíceis. Bjs

Deixe seu comentário