Brinquedos para bebês de 12 a 18 meses

O Léo acabou de completar um aninho, então as minhas atenções andam voltadas para essa nova e importante fase da vida dele. Nesse período, o bebê, que muitas vezes já caminha ou pelo menos engatinha, começa a se tornar mais independente e a explorar o mundo com muito mais interesse. Ele também começa a se comunicar, interagir, participar mais ativamente da vida da casa e curtir mais e melhor o seu “tempo livre” (que bonitinho!!!!!).Com todas essas mudanças também é natural que o seu interesse por determinados brinquedos mude. Então, muitos brinquedos que faziam sucesso no primeiro ano de vida, agora já não atraem mais tanta atenção.

Bom, tendo isso em mente, resolvi fazer o post de hoje. Pesquisei algumas informações sobre esse tema e cruzei com o que eu venho observando aqui em casa nas últimas semanas. Muita coisa bateu direitinho e baseado nisso fiz a relação abaixo, dos brinquedos favoritos dos nossos pequenos nessa nova e tão importante fase da vida (12 a 18 meses).

1. Bola: o Léo é louco por bola. Louco! Ele tem uma bola rosa pink (sim, eu não tenho essas frescuras de que rosa é de menina e azul de menino) que é diversão garantida a qualquer hora do dia. Se deixar, ele passar horas jogando e pegando a tal bolinha como se fosse um cachorrinho (e para ficar mais parecido ainda, ele faz isso engatinhando). A paixão está tão forte que é só eu falar: “Léo, cadê a bola rosa?” que ele sai em disparada para procurar a dita cuja. Então, fica a dica: não precisa investir naqueles briquedos mega tecnológicos da Fisher-Price, Estrela e afins. Basta comprar uma bolinha baratinha de plástico ou borracha que está tudo certo.

2. Brinquedos de encaixar: esse tipo de brinquedo eu não sabia que que era um “must have” dessa idade, mas depois da festinha de aniversário do Léo, e depois do tanto de brinquedos nesse formato que ele ganhou, tive certeza que essa é uma opção que faz sucesso com os bebês de 12 a 18 meses. Juro, acho que o Léo ganhou uns sete brinquedinhos desses, cada um num modelinho diferente do outro, mas todos com o mesmo propósito. Já testei um deles e o Léo adorou mesmo (as vendedoras das lojas estavam certas quando indicaram o treco). Ele se diverte de diversas formas: guardando as pecinhas dentro deles (ele abre a portinha por onde as pecinhas deveriam ser retiradas de dentro do brinquedo e joga vários objetos lá dentro), encaixando as pecinhas nos lugares onde se deve encaixar mesmo (com alguma ajuda da mamãe aqui), abrindo e fechando incessantemente as portinhas e, claro, arremessando o negócio no chão. Enfim, sucesso garantido! Pode comprar que vai agradar.

3. Blocos de montar: outro que o Léo ganhou de aniversário e que tem feito sucesso por aqui. O modelo que ele ganhou, nada mais é que uma espécie de Lego, só que com as peças bem maiores, para evitar acidentes. Há outras opções de encaixar que não lembram o Lego, mas que tem o mesmo propósito: encaixar blocos para formar objetos, então funcionam igual.

4. Brinquedos de puxar e empurrar: esse o Léo também ganhou de aniversário, mas ainda não testamos porque, primeiro, ele ainda não anda e, porque eu estou dando os brinquedinhos aos poucos, para sempre ter uma novidade e ele não enjoar de tudo de uma vez. Mas, apesar de ainda não termos experimentado, tenho lido em vários locais que essa é uma opção super adequada para a idade. Não é para menos, quando eles começam a andar, vão adorar sai puxando ou empurrando de tudo por aí, então, acredito que esse brinquedinho deve cair no gosto mesmo.

5. Instrumentos musicais: bingo! A vendedora da loja que atendeu um dos convidados da festinha do Léo também acertou na indicação (ele ganhou uns tamborzinhos). Nessa idade, os bebês costumam gostar desse tipo de objeto, pois permite uma boa interação e produz bastante som (bom, quem talvez não goste seja os pais. Vamos ver).

6. Atividades de escalar: esse último tópico não é um brinquedo, mas uma brincadeira, mas mesmo assim resolvi incluir, pois é super legal e diversão garantida. Nesse período que o Léo está agora, os bebês adoram subir, descer, escalar, vencer obstáculos e tudo mais. O que costumo fazer com o meu pequeno é me deitar no chão e deixá-lo ficar subindo, descendo e passando sobre mim, como se eu fosse uma montanha. Ele ama. Também dou uma forcinha e ele sobre no sofá, só que aí fico monitorando todo o tempo, para evitar qualquer acidente.
Bom, espero que as dicas sejam úteis. Se seus bebês estão em idade ente 12 e 18 meses, podem investir sem medo nesse tipo de brinquedo que a diversão é garantida.
Assista também:

10 comentários

  1. Meu bebê completa 1 ano neste dia 22. Por coincidência, neste final de semana compramos para ele este tamborzinho… Na loja, quando mostramos o brinquedo ele ficou sorrindo e encantado, mas foi só chegar em casa que ele desistiu do tambor e foi atrás das forminhas de picolé (que ele brinca de encaixar)…
    Quem sabe ele ainda se interesse pelo brinquedo!

  2. Ju Herweg

    Comentários perfeitos. Minha filha tem 13 meses e tb é alucinada por bola, qq uma e de qualquer cor, muito engraçado. Tb ganhou lego e esse brinquedo de encaixar de aniversário, mas estou testando aos poucos. Escalar, e agora subir e descer escada incansavelmente, é o novo hobby!

  3. Gisa

    Meu Murillo fez 1 ano dia 12/05 e também está muito interessado em encaixar as pecinhas e ver o que cabe onde. Ele ainda não sabe apertar teclas, então “soca” um pianinho musical que ganhou quando quer ouvir alguma música e também o joga no chão, rs!

  4. Silviane Leonel

    Adorei as dicas!!! O Felipe vai fazer 01 ano mês que vem e já está me escalando pra pedir colo e adora jogar bola e é bola daquelas de borracha do 1,99!!! Isso porque tem duas caixas de brinquedos pra ele fuçar a vontade!! Amo demais!!

  5. Interessante e bom saber desses brinquedos, pois estimulam muito o desenvolvimento!
    escalar aqui em casa já está acontecendo… hehehe
    Realmente eles perdem um pouco o interesse por alguns. Nina adora bacias, colheres, panelas, coisas que fazem barulho… caixinhas de remédios com a bula dentro, pra então sacudir e ouvir o barulho, garrafas pet com coisas dentro…
    Bjo!

  6. zaira

    Olá Shirlei, meu filho tem 1 ano e 3 meses e adora tudo que vc postou acima. Gostaria de deixar uma sugestão de brinquedo, que achei, depois de ver meu pequeno brincando de fechar a garrafinha de suco. Esse brinquedo é da Playskool, são 4 barris de tamanhos e cores diferentes q abrem ao meio.

  7. Maria

    Adorei o post!!! Minhas meninas têm 14 meses e adoram a bola e os brinquedos de encaixar!! Só que elas não gostam muito de encaixar no lugar certo, kkk, tiram a tampa e colocam e tiram da maneira mais fácil mesmo!!!

  8. Wagner

    Eu sou um grande fã de brinquedos

  9. Wagner

    Muito bom, eu sou um grande fã de estimular a imaginação das crianças, e brinquedos de montar são o que eu realmente imagino, aumenta muito a noção das crianças e é muito bom mesmo a criatividade, e escalar inspira muito a aventura da criança.. Realmente ótimo, meus parabéns a dedicação..

  10. Simone

    Esse post acerta em cheio!
    Tenho uma neném de 15 meses, e ela adora tudo descrito acima!
    Também senti a necessidade de brinquedos diferentes depois que a Sofia fez 1 aninho, o foco dela mudou.
    Outra coisa que eu adicionaria aqui são aqueles brinquedos educativos, geralmente de madeira, que tem umas bolinhas e caminhos diferentes, e a criança vai passando as bolinhas até chegar na outra extremidade. Sofia adora!

Deixe seu comentário