Festa de um aninho do Léo – Detalhes e dicas

Amigas, antes tarde do que nunca! kkkkk! Hoje estou aqui para falar da festinha de um aninho do Léo, mostrar alguns detalhes e dar algumas diquinhas básicas.

Na verdade, estou há um mês querendo publicar esse post, mas primeiro aguardei a chegada das fotos oficiais e depois, quando elas chegaram, a correria estava tão grande que não tive tempo nem de vê-las (quanto mais de parar para selecionar o que iria aparecer por aqui).

Bom, vamos ao que interessa agora. Vou contar rapidinho como foi a festinha do Léo e vou tentar dar algumas sugestões para as festinhas dos seus filhotes, com base no que funcionou comigo.

Primeiramente, eu deixei para organizar tudo em cima da hora. Justamente eu, que sempre amei festas, sempre fiz tudo com muuuuuuita antecedência e sempre gostei de cuidar dos mínimos detalhes, com toda a calma e tempo do mundo. Mas sabe como é, chega o filho, aí a gente entra numa correria danada que não sobra mais tempo para nada. C`est la vie!

Parei para começar a ver as coisas da festinha de niver do Léo, mais ou menos, dois meses antes dela acontecer. E aqui vai a primeira dica: não façam essa insanidade! Programem-se para começar a ver as coisas antes, muuuuito antes, para conseguirem fechar com os fornecedores que vocês querem. Eu, por exemplo, tive que atrasar a festinha do Léo em um dia porque o fornecedor de salgados já não tinha a data que eu queria, que era um sábado.

Assim que você começar a ver as coisas da festinha, é super importante decidir, o quanto antes, onde ela irá acontecer e qual será o tema da decoração. Nós decidimos que seria na casa dos avós paternos do Léo, porque buffet estava muito caro e porque lá é uma delícia, com uma super área verde. Aí, o tema, fazendinha meio que “aconteceu” em função disso, super inspirado no ambiente (e também porque eu amo esse tema, acho um charme, apesar de se bastante comum e nada diferentoso).

Depois disso definido, o próximo passo é pensar no que será servido, para comer e beber. Você mesma vai fazer tudo ou vai contratar? Vai ser buffet? Barraquinhas? Vai servir só doces comuns ou aqueles diferentosos também (cupcakes, cakepops, etc…)? Vai fazer um bolo especial ou um simplesinho? E bebidas? Vai ter opção alcoólica ou não? Será servido por garçons ou cada um se serve? Quem serão seus fornecedores? Dica 1: peça indicações. Dica 2: peça indicações. Dica 3: peça indicações. Eu fechei TODOS os fornecedores do niver do Léo por indicação ou por já conhecer o trabalho deles de outras ocasiões.

Outros itens que não podem ser esquecidos são: decoração propriamente dita (mesa de doces, mesas para os convidados sentarem, entrada, etc…) atividades recreativas ou brinquedos para as crianças, lembrancinhas e música.

Bom, minha idéia é fazer um outro post, suuuuuuuuuper detalhado (meio que um check list mesmo), com mil dicas de tudo que você tem que fazer no antes, no durante e no depois da festa. Então hoje, vou deixar esse para comentar mais como foram as coisas no niver do Léo, o que eu aprovei e não aprovei e o que eu indico e não indico. Inclusive, dando nome aos bois, ou seja, citando os fornecedores que me atenderam.

Espero que meu relato ajude outras mamães nessa nem sempre fácil tarefa que é organizar festinhas de aniversário. E qualquer dúvida, deixem seus comentários abaixo.

O LOCAL:

Como eu já disse, optamos por fazer a festinha de um aninho do Léo na casa dos avós dele. Lá tem um super espaço, já fizemos e participamos de várias festinhas lá, então sabíamos que não teria erro, mesmo com o grande número de convidados. O único problema seria o frio e chuva, caso no dia eles aparecessem (a festa seria ao ar livre e até cotamos cobertura, mas era uma insanidade de caro). Por sorte, tudo correu bem, não choveu e fez um dia lindo de viver. Obrigada, São Pedro!

A DECORAÇÃO:

Pensando em não gastar muito com a decoração é que decidimos o tema da festa. Como a casa da minha sogra parece uma mini fazenda no meio de São Paulo, com uma área verde grande e com vários móveis e objetos de fazenda, eu não precisaria investir muito nisso. Então, optamos por simplesmente fazer uma mesa de doces bem bonita e bem decorada, por colocar toalhinhas e vasinhos em cima das mesas que estavam destinadas aos convidados e deixar que a beleza natural do lugar se encarregasse do resto. Modéstia a parte, ficou uma graça. PS: nem balões nós usamos. Teria ficado lindo alguns de gás hélio, com tema de vaquinha, mas acabamos desistindo da ideia.

A MESA DE DOCES:

Ah, a mesa de doces! Eu sou louca por mesas de doces, tanto em casamentos quanto em aniversários. Quem fez a decoração da mesa do niver do Léo foi a Kika Duarte, que escreve a Coluna Festas aqui do Blog e que é dona da Auguri Festas. Sou suspeita para falar, porque amo o trabalho dela e babo por todas as festas que ela decora, mas acho que ficou impecável a decoração que ela fez para o níver do Léo. Sem contar que ela aproveitou vários objetos da casa e aí deu charme ainda mais especial.

O BOLO:

Outra coisa pela qual eu babo são bolos. Na verdade, doces em geral, mas os bolos são especialmente encantadores para mim. Morro de paixão pela beleza dos bolos de pasta americana e tinha jurado que no niver do Léo teria um desses. Peguei a indicação com a Kika Duarte e mandei fazer com a Bruna Gauss, que é uma fornecedora de Avaré, mas que atende inúmeros clientes em São Paulo. Olha, vou dizer que a indicação não poderia ter sido mais perfeita, pois o bolo, além de lindo, era maravilhoso! Escolhi o sabor brigadeiro (já tinha provado em uma festa da Kika) e ele fez o maior sucesso! Super indico!
Ah, também fizemos cake pops no tema da festa, para enfeitar a mesa de doces. Nem cheguei a provar, pois acabaram em um segundo. Mas quem provou disse que estavam divinos (e eram lindinhos!).

OS DOCINHOS E AS FORMINHAS:

Como já tínhamos bolo e cakepops, optei por não fazer uma grande variedade de doces e investir só nos sabores clássicos, que agradam a gregos e troianos, crianças e adultos: brigadeiro, bicho de pé, beijinho e uva encapada. Ficou tudo divino! Só que o contato dessa fornecedora não posso passar aqui, porque ela não faz “para fora”. Apenas produz por hobby e para atender amigos íntimos. Que pena, pois seria uma indicação certeira também.
E como os docinhos eram simples, resolvi surpreender nas forminhas. Para parte deles eu fiz forminhas personalizadas, com o tema da festa, com a Laura Braga Vieira, da Ateliê Scrapfest.
O trabalho dela ficou impecável. Divino. Encantador. Tinha gente que achou que aqueles docinhos eram lembrancinha e não para serem comidos lá, de tão bonitinhas que estavam as forminhas. Também super indico.

OS SALGADOS:

Na verdade, quem resolveu o problema dos salgados que seriam servidos no niver do Léo foi o pai dele. Eu estava doida, pensando se contratava buffet com garçons, se contratava só os salgados e os garçons por fora, se não contratava garçons e por aí ia. Aí ele deu a sugestão de fecharmos barraquinhas em vez de buffet e eu adorei de cara! Como a festa foi ao ar livre, super combinou. E, mais uma vez, a escolha foi certeira, baseada em indicação da Kika. Fechei com a empresa João Onofre e super, super, super indico. Além de tudo que eles servem ser de ótima qualidade e sabor delicioso, o preço é super justo e o serviço, do início ao fim (desde o contato telefônico) impecável. Vale a pena entrar em contato com eles. E para vocês saberem, eu fechei quatro barraquinhas: uma de cachorro quente e pipoca, uma de mini beirute, uma de pasteis variados e uma de mini pizza e pão de queijo. Tudo que eu provei estava ótimo! Só recebemos elogios.

AS BEBIDAS:

Optamos por fechar uma barraquinha de refrigerantes e água com o próprio fornecedor dos salgados e de bebida alcoólica servimos chopp. Tudo bem prático e sem a necessidade de garçom. Super funcionou! Iamos fazer um vinho quente para servir também, mas aí o dia acabou esquentando e mudamos de ideia (ainda bem!). Para a crianças, havia mini garrafinhas com achocolatado, ideia da Kika. Fizeram o maior sucesso!

A LOCAÇÃO DOS MÓVEIS:

Não investimos muito nesse quesito. Na verdade, quase nada! Usamos parte dos móveis da casa (bancos e cadeiras de madeira e a mesa de doces, bem rústica) e o que faltou, que eram mesas e cadeiras para os convidados sentarem, alugamos de modelos bem simples, de plástico mesmo. Aí, para ficar mais bonitinho, colocamos vasinhos e toalhinhas charmosas em cima. Ficou uma graça.
A locação das mesas e cadeiras foi feita na Equipafestas e os vasinhos e toalhas são da Auguri Festas.

OS BRINQUEDOS:

No quesito diversão das crianças, fomos no básico. Naquilo que não tem erro mesmo (tudo indicação da Kika, minha salvadora). Assim, optamos por uma piscina de bolinhas e por uma cama eláticas. Foi sucesso total!
Também super indico o fornecedor que nos atendeu, que foi a Magic Fest.

AS LEMBRANCINHAS:

Ah, as lembrancinhas! Eu também amo lembrancinhas e queria que as do niver do Léo fossem especiais. Então, conversei com a Mari, da Mari Melo Ideias e Mimos e pensamos juntas numa alternativa legal. Fizemos cavalhinhos de pau, mas com as cabecinhas de feltro, e foi o maior sucesso. Eu já tinha comprado outras coisas da Mari, tudo muito fofinho e bem feito, e mais uma vez, ela não decepcionou. Vale a pena espiar as coisas fofas que ela faz.

A FOTOGRAFIA:

Bom, esse post fala por si só. Nem preciso entrar em muitos detalhes sobre a fotografia. Quem fez as fotos do niver do Léo foi a Miriam Massei, que já havia fotografado a festa da filha de uma amiga e cujo resultado eu tinha adorado. As imagens dela são super delicadas e o resultado final do trabalho encanta (veio tudo entregue dentro de uma caixa lindinha, super fofa). Todas as fotos que ilustram esse post são dela.

LIMPEZA E CUIDADOS GERAIS:

Para cuidar da limpeza da festa e de alguns outros detalhes como abrir porta, pegar presentes, indicar caminho dos banheiros, etc… nós contratamos duas pessoas que já haviam trabalhado em festas na casa da minha sogra, assim, elas já estavam inteiradas sobre como funciona as coisas e do que tinha que fazer. Ter pelo menos uma pessoa para dar uma ajuda na limpeza considero essencial, já alguém para abrir porta e pegar presentes (além de outras ajudinhas básicas) depende muito do tamanho da festa). A do Léo tinha em torno de 90 pessoas presentes.

Bom, acho (espero!) que eu não tenha esquecido de nada e que essas dicas rapidinhas sejam úteis na hora que você for organizar a festinha do seu filhote.

Prometo voltar em breve para contar todos os detalhes do antes, durante e depois da organização. Tudo que aprendi na prática e que depois vou compartilhar com vocês para ajudá-las.

Serviço:

Decoração: Auguri Festas
Bolo e cakepops: Bruna Gauss Arte em Açúcar
Forminhas: Ateliê Scrapfest
Lembrancinhas: Mari Melo Ideias e Mimos
Barraquinhas de salgados: João Onofre
Locação de brinquedos: Magic Fest
Locação de móveis: Equipafesta
Fotografia: Miriam Massei

47 comentários

  1. Anonymous

    Desculpa a inconveniência, mas vc gastou quanto?

  2. Gigi Sampaio

    Achei tudo muito lindo e de muito bom gosto, a festa ficou simplesmente o máximo!!! Amei as mini garrafinhas com choco para as crianças, gostaria de saber onde eu posso comprá-las, pois eu mesma gostaria de montá-las para a festinha do meu filho, vc pode me indicar?!

    Mais uma vez, parabéns pela criação e execução!!!
    Beijinhos mil
    Gigi

    1. Shirley Hilgert

      Gigi, tudo bem? Quem forneceu as garrafinhas foi a decoradora, da empresa Auguri Festas. Mas veja se não tem na And Many More: http://www.facebook.com/andmanymorebr

      Abraços!

  3. Raquel Victor

    Olá MM… uma dúvida: quero servir essas garrafinhas com achocolatado na festa do meu baby… minha preocupação é o fato delas serem de vidro! Tem algum perigo, essas garrafinhas nas mãos das crianças? Houve algum incidente? Posso servir sem medo de ser feliz? Bjim

    1. Shirley Hilgert

      Raquel, as garrafinhas são sim de vidro. No niver do Léo não teve nenhum acidente, mas eu acho importante sempre ficar de olho. Nós não fizemos uma grande quantidade, acho que tinha umas 20 garrafinhas só, então foi mais tranquilo de tomar conta.
      Beijos! Boa festa!
      :-)

  4. Fernanda Melo

    Shi, ta tudo muito lindo!! Uma perfeição!! Parabéns!
    http://nandamaedeleticia.blogspot.com.br/

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada, Fernanda!!!! :-)

  5. Luiza

    Shirley! Linda a festa! Linda a casa da sogra, realmente com um espaço lindo desses não precisa de casa de festas!
    Parabéns, o mais importante é poder receber bem os amigos e celebrar a vida!
    Ficará uma linda lembrança!

    A Festinha do Théo será esse FDS e mantive o tema inicial de Marinheiro, lembra q vc postou aqui algumas inspirações?!

    Beijos e obrigada por compartilhar!

    1. Shirley Hilgert

      Claro, lembro sim! Aquele post tinha ideias lindas!!!!
      Eu amo o tema marinheiro e tenho certeza que a festa vai ficar linda!!! Beijos! Sucesso na festinha!
      Shi

    2. Rafaelle Sobral

      Oi, Shirley!
      Poderia, por favor, disponibilizar o link deste post q vc fez sobre a festa com o tema Marinheiro? Desde já, te agradeço! bjos

  6. Paola

    Parabéns, estava tudo de muito bom gosto!!! Que lugar lindo!!!
    Abraços, Paola

  7. Anonymous

    shi, o leo ainda tem aplv? se sim, que cuidado tomou com ele durante a festa? um abraço, seu blog está – sempre – de parabéns!
    samanta – aplv sem neura

    1. Shirley Hilgert

      Samantha, não tive muito problema com o Léo porque ele come a comidinha e o leitinho dele. Não come as coisas normais que a gente come, então não provou nada da festa. Tadinho!
      OU seja, foi tudo tranquilo. Já a festinha de dois aninhos, se a APLV ainda existir, será mais complicada. :-)
      Bjs

  8. Mariana

    Shirley ! Adorei o post, as dicas e todos os detalhes ! Inclusive ver nossos cavalinhos tão bem apresentados aqui !!!!!!!! Muito obrigada pelo carinho , atenção de sempre. A festa ficou um encanto, eu amei tudo ! Parabéns ! bjs.

  9. Dana

    Shirley, LINDA a festa, parabéns!
    Me deu uma motivada e animação, pois estava quase desistindo de fazer a do meu pequeno, por conta dos gastos e trabalheira.
    Beijo! Obrigada. =)

  10. Anonymous

    Shriley, Tdo lindo Parabéns!!

    Uma duvida!, tb vou fazer a festa da minha bebe em casa, Agosto.
    vc contratou cobertura caso o tempo chovesse.
    Vc tem alguem para indicar, tenho medo da chuva…

    Beijo! Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Não contratei. Arrisquei mesmo, pois achei muito caro.
      Abraços.

  11. Michelle Amorim

    Linda festa Shirley, parabéns! Eu amo o tema fazendinha, acho muito fofo e um dia espero fazer uma :) E parabéns pelo primeiro ano do gatinho!

    Bjo

    1. Shirley Hilgert

      Oi Michelle, tudo bem? Desculpe a demora na resposta, mas você sabe como é essa nossa vida corrida. :-)
      Com certeza, se você realmente quiser, um dia você terá a sua festa fazendinha. E seu pequeno irá amar!
      Beijocas! Sigo acompanhando as novidades da sua gravidez de longe.
      Bjs :-)

  12. andressa

    Lindo!

  13. Vanessa Sayão

    Linda festa… Tudo de bom tom e gosto. Eu acabei optando por fazer naquelas casas de festas infantis e sera em novembro! Amei a ideia das barraquinhas e na de 2 anos irei investir nessa ideia!!! Lindo mesmo, amei :)

  14. Juliana Lopes

    Linda a festa!! Estou organizando a festa do meu pequeno que também terá o tema fazendinha. Então não pude deixar de notar a roupinha do Léo, muito linda! Que marca é a Jardineira? Beijos e parabéns pela festa!

    1. Shirley Hilgert

      É da Zara. Foi presente da vovó! :-)
      Bjs

  15. Anonymous

    Olá! Linda a festinha do Léo! A festa do Pedro será semana que vem, com o tema Fazendinha também! AMEI as forminhas, pena que acho que não dará tempo de encomendar igual! Beijos e parabéns, Andreza

  16. Malvina

    Lindo, perfeito, parabéns!

  17. Olá, Será que você pode me mandar o contato do pessoal das barraquinhas? O site não está abrindo… Obrigada! Adorei a festinha!

    1. Shirley Hilgert

      11 3966 2240. Abraços.

  18. Anonymous

    Ola tenho um lindo bebe chamado Augusto que fara aniversariode um aninho em dezembro. Adorei suas sugestões, mas o que eu mais gostei foi a roupinha do seu bebe o look completo de fazendeiro AMEI ! E as garrafinhas com achocolatado. Tudo de muito bom gosto. Obrigada Magda

  19. Deborah Penido

    Amei tudo, e amei tanto que resolvi fazer a festa do Miguel de 01 ano de fazendinha também. Obrigada pelas dicas e ideias. Amo o MdM

  20. Camila ESTEVES

    Olá! Queria te parabenizar pela festa e pelo bom gosto…. Tudo muito lindo!!! Só tenho uma duvida: quero muito servir achocolatado para as crianças como vc fez, porém tenho MUITO medo deles “perderem” por se tratar de um produto muito perecível, vc sabe me falar quanto tempo eles podem serem consumidos após abertos??? Na sua festa eles ficaram sem refrigeração??? Se puder responder ficarei muito agradecida!!!

    Obrigada,

    Camila Siqueira.

    1. Shirley Hilgert

      Camila, tudo bem? Eu servi achocolatado pronto, de caixinha. Compramos no mercado na hora que estávamos começando a montar a festa (isso foi decidido de última hora) e nem chegamos a colocá-lo na geladeira. Quando a festa iniciou, ele foi servido e colocado na mesa. Ele foi consumido 3h e meia depois, que foi na hora do parabéns. Não tivemos nenhum problema. :-)
      Contei com a orientação de uma organizadora profissional de eventos para fazer isso.
      Bjs

  21. Alessandra Macas

    Bom dia,amei sua festa tudo perfeito parabéns.Vc me salvou pois também terei que fazer a festinha do meu filho que irá completar 1 aninho e estava em uma grande dúvida se contrataria buffet ou barraquinhas.Obrigada vou atrás das barraquinhas mesmo ,mas práticas.Obrigada mesmo.

  22. Elaine

    Olá, q coisa mais linda a festa do seu filhote!!! Vc pode me dizer a receita do achocolatado p as garrafinhas? To com receio de errar… e o canudo de papel, não amolece? bjs e obrigada!!!!

    1. Shirley Hilgert

      Elaine, o canudo não amolece não. Ele é próprio para ser usado em líquidos. O achocolatado foi comprado pronto. Nem lembro a marca. Mas qualquer uma serve. Só não pode deixar muito tempo fora da geladeira e se o dia for muito quente não é indicado. ok? bjs

  23. Samira

    Olá, ótimas dicas. Vc disse q além das barraquinhas vc tbém contratou uma outra de salgados e bebidas. Não foi da Onofre?

    1. Shirley Hilgert

      Todos os salgados e as bebidas contratei com o João Onofre. Só os doces que não. abs.

  24. Paula

    Olá Shirley,
    Só barraquinhas é suficientepara hora do almoço?
    Obrigada!

    1. Shirley Hilgert

      Paula, sinceramente, acho que sim. Se for o caso, escolha mais opções de barraquinhas. bjs

  25. Liza

    Olá. Td bem?
    Adoro seu site.
    Tem algum outro contato de Barraquinhas?
    Contato que passou não tem disponível minha data.
    Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Só esse, infelizmente.

  26. Leana

    Oi Shirley, vi que os cavalinhos que você fez para lembrancinha são de “cabos” finos e parecem curtos na foto… Pode me dizer que tamanho eles tinham mais ou menos ;) sempre vejo os de “cabo de vassoura” achei assim, como você fez, bem legal! Abraço, obrigada.

    1. Shirley Hilgert

      Leana, tudo bem? Eu comprei cabos de mini vassourinhas, essas para crianças brincar, e usei esses cabinhos. Bjs

  27. Mara Cristina

    Linda a festa.Amei cada detalhe. Aqui não tem o costume de não ter garçom. Mas gostei muito da idéia. Queria saber se é tranquilo. Se as pessoas servem normalmente. não tenho espaço para barraquinhas. Seria uma boa eu separar por mesa e cada um servir? Me dê uma luz. Rs. Obrigada.

    1. Shirley Hilgert

      Mara, se vc não tem espaço para as barraquinhas não acho que esse modelo seja o ideal para você. Aí não vai funcionar. bjs

  28. Rafaéla

    Olá Shirlei e essas forminhas paa docinhos em 3d, onde encontrou..
    A festa estava linda.. BEIJOS

    1. Shirley Hilgert

      Uma amiga que fez. Técnica de Scrapbook.

Deixe seu comentário