Festas infantis – dicas para definir o horário e o cardápio

Duas coisas que costumam deixar as mamães cheias de dúvidas na hora de planejar uma festinha infantil são o horário e o cardápio. Sim, porque em se tratando de festa infantil, o horário não é o mesmo de uma festa de adulto (na maioria das vezes) e também o cardápio tende a mudar um pouco, já que teremos diversas crianças participando do evento.

Bom, tendo isso em mente, trago hoje algumas dicas para vocês não errarem a mão na hora de decidir o horário e escolher o cardápio. Com alguns macetezinhos bem simples dá para garantir uma festa gostosa e agradável para todo mundo. Espero que gostem das dicas!

Horário

Antes de mais nada, uma coisa que você precisa saber é que não existe um melhor horário universal para esse tipo de evento, mas sim o melhor horário para o aniversariante. Sim, é isso mesmo, quem define o horário da festinha é a pessoa mais importante dela: o dono da festa. Mas ele não é muito pequeno para decidir isso? Claro que é, por isso que quem irá decidir são o seu soninho e os seus horários de refeição.O que eu quero dizer com isso? Que antes de se tomar a decisão de que horas a festa irá começar e terminar é importante ter em mente os horários de soneca do aniversariante (em primeiro lugar) e os de refeição (em segundo). Tudo para evitar que na hora dos parabéns o pequeno esteja caindo de sono, não aproveite nada e, pior ainda, resolva dar um show tamanho o seu cansaço e irritação (ou alguém conhece algum bebê/criança que não fica irritado quando cansado?).

E outra coisa que também tem que ser considerada nesse planejamento é o tempo de duração da festa, que costuma ser de 4h. (Dica importante: quase todos os fornecedores de festa infantil trabalham com o prazo padrão de 4h, mas é sempre bom checar antes de fechar qualquer serviço). Por exemplo, sabendo que o eu bebê costuma ficar super cansado por volta de 19/20h, e que uma festinha costuma durar em torno de 4h, não se indica iniciá-la depois das 15h. Se você iniciar nesse horário, 15h, por volta de 18h30min deverá ser cantando os parabéns e após 19h os convidados já estarão, provavelmente, indo embora, o que significa que seu bebê terá a horinha do sono dele garantida (e nada de show na hora dos parabéns. Show no mau sentido, é claro!).

Ainda, é importante tomar bastante cuidado com a questão horário x sono x refeições porque, nesse tipo de festa, em função de todas as novidades, atividades e solicitações, os pequenos já ficam agitados por natureza, e se a falta de sono ou a fome piorarem isso, corremos o risco de ter que gerenciar uma pequena crise, o que não é nada legal.

Cardápio

Uma coisa que eu sempre adoro comentar sobre o cardápio é que ele não precisa ser 100% na base da fritura e muito menos 100% na base da frescura. O ideal é garantir comidinhas gostosas, saborosas, saudáveis (pelo menos uma parte delas ) e simples. Minha dica, nesse sentido, é tomar todo o cuidado se você estiver pensando em inovar muito no cardápio. Isso porque, mesmo sendo a grande parte dos convidados adultos, e já estarem acostumados a comidinhas diferenciadas, eles vão para qualquer festa infantil sonhando com os tradicionais cachorro quente e coxinha, e se chegarem lá e só encontrarem canapés super diferentosos, é certeza que vai ter gente saindo decepcionada. Assim, a sugestão que deixo é: garanta o simples que você também estará garantido a satisfação dos convidados.E o mesmo vale para os doces. Quer servir algo bem diferente? Tudo bem! Mas não esqueça de providenciar também uma boa quantidade de brigadeiros, que são o must have em qualquer festinha infantil, pois agradam adultos e crianças.

 

Cupcakes utilizados na decoração da mesa de doces.
Foto: Auguri Festas
Uma dica para inovar nos doces é servir cupcakes. Eles andam super na moda, são ótimos como opção de decoração para a mesa de doces e, se forem de bons fornecedores, são ainda irresistíveis, deliciosos mesmo.  Só não vá exagerar nos cupcakes e cortar demais a quantidade dos doces tradicionais (brigadeiro, beijinho, bicho de pé, entre outros). Tenha sempre em mente que o simples agrada muito mais, mesmo que aos olhos o que agrade mesmo sejam os doces diferenciados e super estilosos.E se você quiser aproveitar a onda dos doces que decoram, dá para incluir ainda cakepops, que também são uma graça, ou então doces que tem a ver com o tema da festa. Por exemplo, se você estiver fazendo uma festinha com o tema circo, por que não servir pipoca e maçã do amor? Ou se você estiver fazendo uma festinha com o tema fazendinha, por que não doces caseiros, como cocada, goiabada, entre outros? Esse tipo de criatividade, desde que os doces oferecidos sejam gostosos, também está valendo.

Outra dica super importante: evite o elemento surpresa. Não faça o convidado achar que irá comer uma coisa e na hora de colocar na boca descobrir que é outra. Um bom expemplo é colocar um doce na mesa que todos tem certeza que é um brigadeiro e quando for ver, tem algo dentro. Se for fazer isso, o indicado é que o doce seja identificado com uma plaquinha, mas isso só para o caso de você querer muito servir esse doce, pois o ideal é mesmo deixar esse tipo de surpresa fora do cardápio.

E para os bebês e crianças? Alguma dica especial?

Quando os bebês são bem bebês mesmo, eles não comem o que é servido nas festinhas, mas o leite ou as papinhas que a mãe leva de casa. Por isso, com esse público, nesse sentido, você não precisa se preocupar muito. Já as crianças maiores sairão super satisfeitas se você servir o tradicional – cachorro quente e brigadeiro – e os pais sairão agradecidos se você pensar em alguma alternativa mais saudável, que pode ser um sanduíche com pão integral, queijo branco e peito de peru, uma saladinha de frutas, ou algo do gênero.
Na festa tema melancia foi servido suquinho natural da fruta.
Foto: Auguri Festas
Já no quesito bebidas para os menores uma coisa que super agrada é servir suquinho ou leite com achocolatado em mini garrafinhas, enfeitadas com canudinhos estilosos. Além de enfeitar a mesa de doces, essas bebidas fazem a alegria da criançada. Só tem que se tomar cuidado com duas questões: se optar por servir esse tipo de bebida nesse tipo de garrafinha não deixe muito tempo em local quente, para não estragar, e não deixe as crianças bricarem com as garrafinhas, caso elas sejam de vidro, pois isso pode ser perigoso.Bom, espero que essas “diquinhas” tenham sido úteis e que ajudem a transformar a sua festinha no maior sucesso. No caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo que terei prazer em ajudar.

Abraços e boa festa!

Kika

Kika Duarte é organizadora profissional de eventos há 12 anos. Entrou nesse mercado, que ela prefere chamar de universo encantado, por conta da sua paixão por balões, bolos, doces e, principalmente, sonhos realizados e sorrisos de satisfação.
Kika também é dona da Auguri Festas e da And Many More e, mais importante de tudo, é mãe da Marcella, uma menininha linda, doce e para lá de esperta de dois aninhos de idade

41 comentários

  1. Katherine

    A festa de 1 ano do meu filho fiz no salaão de festas do prédio… ele dormiu antes de começar a festa….marquei pras 16h por que sabia da soneca depois do almoço que ele tirava hehe. No quesito comida fiz muuuuitos docinhos,bolo,gelatina,salada de frutas ( o Tema era Lilo e Stitch…aí havai tem tudo a ver com salada de frutas hehe)canoinhas de frango…muita comida mesmo…(eu fiz tudo então deu bastante trabalho hehe inclusive o bolo de 3 andares azul….hahaha) O Que para mim mais importa na festa é que o aniversariante se divirta!!!!! Sempre procuro fazer o que meu filho gosta,e o que ele está com vontade!! Pois a festa é dele e não me preocupo muito com o resto!! hehehehe

  2. Unknown

    Olá, onde encontro essas garrafinhas para comprar?

  3. Olá,
    Vou fazer a festinha de um ano da minha filha no mês que vem e achei super legal o horário oferecido pela casa de festas que é das 11 às 15 horas. Assim começa cedo, tem almoço, docinhos, salgadinhos, e termina cedo. Um horário super bom pra ela que quase não dorme nesse horário.
    Dá pra organizar tudo antes e depois da festa e aproveitar bem o dia.
    E quem é de fora ainda tem tempo de voltar pra casa tranquilo.
    Bjo!

  4. Anonymous

    olá estou meio perdida com o primeiro aniversário da minha filha, e adorei as dicas

  5. Anonymous

    Olá minha filhinha vai completar 3 aninhos e eu estou perdida,eu vou fazer a festinha em casa gostaria de ter mais dicas sobre o cardápio, pra adulto e pra crianças adorei as dicas dos docinhos e do suquinho na garrafinha muito legal.

  6. Anonymous

    meu sobrinho vai fazer um aninho vou fazer a festa no salao mais estou em duvidas no q servir adorei a ideia dos docinhos e salgadinhos mais e as bebidas aiii me ajudem gente

  7. Paty Oliveira

    Vou fazer a festinha de 3 aninhos da minha filha!!! Ela está muito feliz. Queria uma dica pois vou fazer da turma da Mônica! Adorei a sua idéia de horário. Mas as pessoas aqui demoram muito pra chegar. Obrigada desde já!!!

  8. elisa casal de rey

    bom dia ,adorei as dicas.
    Quero saber onde encontro essas garrafinhas para colocar os sucos para comprar
    moro no interior de são Paulo Mococa minha filha faz 3 anos dia 24 de março.
    aguardo resposta.

    1. Macetes de Mãe

      Bom dia! Que bom que gostou Elisa! A dica é você reutilizar várias garrafas de vidro pequenas, estilo as de suco integral, que geralmente são de 500ml e de vidro. Espero ter te ajudado :)

  9. macilene

    Olá o meu filho vai completar 9 aninhos e eu estou perdida, gostaria de ter mais dicas sobre o cardápio, pra adulto e pra crianças

    1. Macetes de Mãe

      Olá Macilene! Você pode conferir vários posts sobre alimentação na parte do bem estar. Que está aqui nesse link: http://www.macetesdemae.com/categoria/alimentacao. Tem várias dicas. Bjs

  10. gostaria de pedir ajuda a vc,pois meu filho vai fazer um aninho no dia 31/05/2014 as 18:30,quero saber o que servir nesta festinha que deve ser de 18:30 até 21;30 o tema da festa é fazendinha eo meu faceé clauciane souza.

    1. Shirley Hilgert

      Olá, vc pode servir comidinhas tradicionais de festas infantis. Elas casam bem com o horário. bjs

  11. Debora

    Vou fazer a festa da minha filha em casa. Vou fazer uma mesa decorada no tema princesa e o cardapio vai ser salgadinhos, tabua de frio, sanduíches de metro e docinhos tradicionais as bebidas sucos e refrigerantes.

  12. Talita

    Boa noite! Gostaria de uma opinião sua ,vou fazer a festa de 1 ano da minha filha mês que vem e vai ser em uma chácara ( maio costuma ser frio em Minas Gerais) dai estava pensando em começar a festa as 16h e cantar os parabéns as 20 h ( porque minha filha tirava soneca entre 18,19h) o que acha? Ou será que começo as 15h e tento cantar os parabéns as 19h? ( mas tenho medo dela estar com muito sono e não querer tirar foto!)

    1. Shirley Hilgert

      Se será numa chácara, num lugar aberto, e em maio, que já está friozinho, sugiro fazer ainda mais cedo. Que tal 14h? Abs.

  13. jackeline Souza Oliveira Santana

    Boa noite,queria tirar uma dúvida,estou querendo fazer o aniversário do meu filho de 2 e o tema que eu quero é fazendinha,e estou planejando fazer no horário de 11:00 as 15:00, e não seio o que fica bom pra servir,de entrada é prato principal,fica legal fazer um churrasco,e colocar frutas e sucos para as crianças,fica legal fazer assim. Deis de já obrigado pela atenção

  14. Luana

    Olá ! Meu nome é Luana , e em novembro farei a festa do meu primeiro filho de 1 aninho ( Tema marinheiro ) será em um salão , to pensando em começar as 17h e canta parabéns as 20h .
    Meu bebe costuma torar a soneca as 15h .
    To em duvida no que servi .. Terá mais adultos do que criança . Alguém tem dica pra mim ? Oque eu posso servi pra agradar a todos .! Obg , aguardo resposta .

  15. Nildinha

    Olá, meu filho irá fazer 7 aninhos e o tema é: Super Heróis, gostaria de uma dica de decoração simples, pois vou fazer aqui em casa mesmo.
    Obrigada

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Nildinha!
      A festa do Leo foi com esse tema. Tem um post com as fotos, você pode encontrar muitas inspirações.
      http://www.macetesdemae.com/2015/06/festa-de-3-aninhos-do-leo-fotos-e-detalhes.html
      Espero que ajude.
      Bjs

  16. Jurema Andrade

    Bom dia, Gostaria de dicas… meu neto vai completar 01 aninho (fev/2016), festa em um pequeno salão, será servido doces, gelatina, pipoca, cachorro-quente, salgadinhos, devo servir tb um jantarzinho? o que servir? horário da festa 16:00 às 19:00hs. Obrigado.

    1. Shirley Hilgert

      Não acho necessário servir jantar se terá salgados na festa. bjs

  17. Jessica

    Boa noite! A festa do meu filho de 7 anos será em um campo de futebol e ele pediu pra ser feito churrasco. A festa inicia as 16:30, pensei em servir um coração e linguiça já qdo vão chegandobos convidados e logo depois do parabéns, acredito que será mais ou menos 19:00 horas servir uma carninha, com salada, salpicão, pão, farofa. De doces serão docinhos tradicionais, bolo e picolé. Estou em duvida em servir churrasco neste horário, pode me dar algumas dicas? Ah, no lugar não tem cozinha. Muito obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Jéssica, não vejo problema. bjs

  18. Marcela

    Olá, boa tarde.

    Minha filha ira fazer 1 Aninho em fevereiro. E vou fazer um bolinho aqui em casa mesmo para os mais intimos. Ela tem uma rotininha para dormi a noite q começa as 21:00. Pensei em começar a festinha as 18:00 e cantar parabéns as 20:30. Por q sempre tem aqueles q mesmo depois do parabéns não vai embora.
    Esta bom esse horário?
    Seria falta de educação eu me retirar da festa mesmo depois de já ter servido o bolo?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Marcela!
      Acho que você pode cantar parabéns pelas 20h, aí não corre o risco da sua filha dormir :)
      Os convidados vão entender, a prioridade é sua filha.
      Bjs

  19. Renata

    Olá vou fazer a festa da minha filha no domingo mas não gostaria de fazer almoço mas tenho os meus irmãos que moram fora da cidade e tem que ir embora as 18 horas será que a festa pode começar as 14 horas ou seria um horário muito ruim????

    1. Macetes de Mãe

      Olá!
      Claro que pode, Renata :)
      Bjs

  20. Aline

    Bom dia!

    Estou organizando a festa de um ano da minha filha e gostaria de sugestões para doces para a lembrancinhas dos pequenos (1-3). Gostaria de algo diferente dos maiores. Algo mais saudável e sem risco de fazer mal as crianças. Obrigada!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Aline!
      Aqui no blog tem vários posts com dicas. Pesquise por lembrancinhas. Espero que ajude.
      Bjs

  21. Priscila Rezende

    Boa Tarde :
    Qria uma informação … vou fazer niver da minha filha de 2 aninhos …
    e estava pensando e servir janta .. acho q compensaria mais.. só estou pensativa no q ser .. na entrada o de sempre .. amendoin torrada pates…Guarana e Suco e agua ..
    vc teria alguma sugestão ?
    Obrigada desde de Ja !
    Priscila

  22. Eliane

    Ameiii suas dicas estou com serios problemi has …..niver de 1 ano ..niver do papai……nao misturar festinha de crianca com bebidas etc…..mas queria comemorar em horarios diferentes…..o que faço.

  23. Natália

    Olá! Vou fazer a festa de 2 aninho a minha filha num buffet, mas estou em dúvida se escolho 3 ou 4 horas de duração.. Qual seria melhor?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Natália!
      Pense nos seus convidados…se eles curtem festa vão gostar de 4horas. Kkkk!
      Bjs

  24. jaqueline

    vou fazer a festinha da minha filha de sete anos , começando 16;00, estou sem saber o que servir

  25. Maria

    Meu pequeno esta fazendo 6 anos, a festa vão ser no clube às 13h, é necessário servir almoço ou os doces, salgados, cachorro quente e mini pizza basta?
    Convidados 50 crianças e 70 adultos, qual a média de bebida e salgados e de doces?
    Ass. Conceição

  26. aline

    boa tarde!!
    marquei a festa da minha filha 13 hs num domingo?
    estou na duvida no que servir vc pode me dar umas dica?

  27. Mariana Xavier

    Olá, estou pensando em fazer a festa de 3 aninhos do meu filho, ele quer o tema Mogli, e eu tenho um galpão ENORME que dá pra fazer a festa tranquilo.
    E pensei em fazer churrasco, meu filho adora, e é mais prático, já que acima de tudo eu estou grávida, e até a data da festinha, eu estarei de 37 semanas de gestação.
    Pensei em fazer arroz branco, arroz primavera ( aquele com ervilha, milho, cenoura ) salada verde e salada de maionese, beterraba e chuchu (meu filho adora chuchu, vai entender! rs) – por trabalhar no Ceasa tenho facilidade em encontrar essas coisas..

    E os tradicionais docinhos, como brigadeiro, beijinho e doce de leite no copinho, além de cupcake ( um maravilhoso, que a criançada adora, é prático e uma delicia é o de cenoura coberto com chocolate, ou até bolinho de laranja com chocolate. – ficam maravilhosos)

    Sucos e refrigerantes, e claro, cerveja para os bebedores..rs

    Só o horário, estou meio perdida.. pensei em começar às 13h00 – meio almoço de domingo, sabe?! – ou às 12h00 mesmo…

    E agora????

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Mariana!
      Que maravilha, ótimas ideias!
      Acho que as 12h mesmo, e aí se você não quiser que a festa se estenda muuito sirva os doces mais cedo. Bjs

  28. Carla

    Boa noite!
    Fechei o aniversário de 1 ano da minha filha numa sexta feira a noite, pois no sábado no período da noite não está disponível. O horário na sexta seria de 19 as 23hs. Acham muito tarde para uma festa de 1 ano? Tenho a possibilidade de mudar para o sabádo, porém de 12 as 16hs. O que acham?

  29. PATRICIA

    Boa noite!
    O aniversario da minha filha será numa sexta a noite pois não tinha data no salao no sábado. Qual horário mais adequado? Pensei de 19h as 23h, está tarde?

Deixe seu comentário