25 dicas para organizar festas infantis em casa

Há alguns dias atrás, fiz o post do aniversário de um aninho do Léo e nele prometi que voltaria aqui para dar várias dicas do que aprendi organizando a sua festinha. Pois bem, aqui estou eu, cheia de coisinhas para compartilhar com vocês. Espero que gostem e que seja super, super, super útil. Vamos a elas…

PS.: ao longo desse post há vários links que levam a outros posts com informações mais detalhadas sobre os assuntos abordados aqui. Não deixem de ver!

O ANTES:

O antes de um aniversário de criança pode começar BEM antes mesmo (faltando ainda vários meses para a dita festa) ou um pouco mais em cima da hora. Eu entrei no segundo caso. Não totalmente em cima da hora porque tive um mês e pouco para cuidar de tudo, mas digamos que perto de outras mães eu posso quase ser considerada uma insana (tem gente que termina uma festinha e já está de olho na organização da próxima, tipo escola de samba se preparando para o próximo carnaval). Bom, ambas as situações tem seus prós e contras, que até já foram comentados aqui, mas no post de hoje vou dar dicas que funcionam bem para as duas situações.

1. O local. Bom, você definiu que vai fazer uma festinha em casa (ou prédio, ou casa da avó, etc..), então, a primeira coisa que você tem que verificar é quantas pessoas esse espaço comporta e se a infra-estrutura é adequada. Por exemplo: o espaço pode ser enorme, mas só tem um banheiro. Aí não adianta fazer uma festa para 150 pessoas que vai dar problema. Outro detalhe é se necessita ou não contratação de cobertura. Se necessitar, reveja a sua decisão, pois isso pode custar bem caro.

2. A lista de convidados. Decidido o local, faça a lista de convidados, tendo em mente o a infra-estrutura que esse espaço oferece (conforme mencionei acima). E lembre-se: festinhas infantis costumam ter uma quebra de 30% a 40%. Ou seja, somente 60% a 70% dos seus convidados deverão comparecer mesmo.

3. O convite e a confirmação de presença. O ideal é fazer o convite com 30 dias de antecedência da festinha e o mais comum atualmente é fazê-lo via e-mail e/ou telefone. Quando for mandar o convite, caso a festa seja ao ar livre, não esqueça de informar esse detalhe e avisar que talvez seja necessário levar um agasalho extra, principalmente para as crianças e se a festa for num mês que costuma fazer frio ou o tempo virar. Ainda, no que diz respeito à lista de convidados, quando enviar o convite, peça confirmação de presença, por e-mail (mais fácil) ou telefone. Mas lembre-se que essa confirmação também não é 100% segura. Muita gente que não confirma vai e muitas que confirmaram não aparecem. Ah, mas então porque pedir isso? Para dar uma idéia aproximada, o que já ajuda.

4. O tema da festa. O próximo passo é pensar no tema da festa. Se você estiver sem inspiração, recorra ao site Pinterest que lá você irá encontrar infinitas ideias, uma mais linda que a outra. E dica: faça sua pesquisa em Inglês, que aí aparece muito mais coisas. Outra coisa que vale a pena levar em conta é se o espaço onde será realizada a festa combina com algum tema específico. Por exemplo, eu resolvi fazer a festinha na casa da avó do Léo e a casa dela tem muito verde, muitas plantas  e algumas árvores. Claro que aproveite tudo isso e fiz uma festa tema fazendinha. Assim, economizei um monte na decoração, já que o jardim da casa, onde foi a festa, já era naturalmente decorado para esse tema. :-)  Se você quiser outras dicas sobre a questão do tema, veja os posts  Tema x Faixa Etária e Temas Criativos, ambos da Coluna Festas, aqui do Blog, e muito bons. Ou então esse outro post aqui, com sugestões para decorar e alegrar festas infantis.

5. Os salgados. Seguindo a ordem cronológica da organização de uma festinha infantil, o próximo passo é definir o cardápio e pesquisar fornecedores (se for o caso), principalmente aquele que ficará responsável pelo buffet da festinha (salgados). Se for uma festa pequena, você mesma pode arriscar-se a produzir tudo, com ajuda da família e amigos, mas se já tiver algo em torno de 20 convidados ou mais, a sugestão é contratar as comidinhas fora. Você pode simplesmente contratar sanduíches e salgadinhos prontos e cada um se serve, ou partir para soluções um pouco mais elaboradas, que seria a contratação de um buffet com garçons ou de barraquinhas de salgados onde também cada um se serve. Eu fiquei com a segunda opção – barraquinhas – e amei o resultado. Super prático! Só que no caso das barraquinhas, o ideal é que a festa aconteça num lugar aberto ou que o salão tenha pé direito bem alto.

6. Os doces. Bom, aqui vale aquele ditado de que menos é mais. Acho que investir em um bolo bonito e gostoso e nos docinhos tradicionais (brigadeiro, bicho de pé, branquinho, uva encapada, etc…) já é garantia de sucesso. E quanto à quantidade, o ideal é ter entre 5 e 6 docinhos por pessoa, dependendo do tamanho deles. O bolo deve ser calculado considerando-se 100g para cada convidado presente (ou seja, se você tem 100 convidados, pode fazer um bolo para apenas 60 ou 70 pessoas que não irá faltar). E os docinhos diferentosos, como cupcakes e cakepos? Ah, eles são super bem vindos, mas em pequena quantidade, mais para decorar a mesa de doces do que qualquer coisa. (Clique aqui e veja mais informações sobre doces que enfeitam).

7. A decoração da mesa de doces. Eu, particularmente, acho que o ponto alto de qualquer festinha infantil é a mesa de doces. Eu amo babar em cima dela, tanto pelos doces quanto pela beleza da decoração. Minha dica é: pesquise e inspire-se. Se for você mesma que irá montar a mesa, não deixe de pesquisar em sites e blogs ideias legais que poderão ajudá-la a montar uma mesa dessas de revista. Dois blogs que eu adoro pesquisar, que trazem muuuuuiiiita coisa linda são o Karas Party Ideas e o Hostess with the Mostess. Outra opção é o Pinterest, que citei acima. E, por fim, claro, também tem dicas aqui no blog sobre isso. Tudo imperdível! Ah! E mais uma diquinha básica: tente aproveitar o que você já tem em casa para decorar a mesa de doces. Se você olhar bem, dá para usar muita coisa e tudo isso gera economia. Como a casa da avó do Léo é cheia de coisas de fazenda, a gente assaltou a decoração da casa e levamos tudo para a mesa de doces. Ficou um charme e não precisamos gastar muito. Caixas cobertas com papel ou tecido também servem como suporte para doces. Basta garimpar e preparar tudo antes (não em cima da hora, please!)

8. Os brinquedos e as atrações. Festinha infantil sem alguma diversão diferente não rola. Tem que ter algo legal para os pequenos. Se você tiver espaço e um orçamento um tantinho maior, dá para contratar alguns brinquedos. Dois que são sucesso garantido e que servem para várias faixas etárias são a piscina de bolinhas e a cama elástica (ou pula-pula). Não tem erro. Ah, mas você gosta de atividades mais lúdicas! Nesse caso, dá para contratar um teatro de fantoches, um contador de histórias ou um mágico. Ou, você mesma pode criar algumas brincadeiras e atividades com um pouco de criatividade. Algumas sugestões para esse último caso são: bolas e bambolês para as crianças brincarem (e elas podem levar junto, como lembrancinha da festa), caça ao tesouro (é só você esconder um prêmio e colocar pistas no espaço, só que alguém tem que acompanhar a atividade), oficina de montagem de brinquedos (você pode deixar várias sucatas – caixas, descartáveis, fitas, etc….- para as crianças montarem os seus próprios brinquedos. Nesse caso, também é importante a orientação e o acompanhamento por parte de um adulto). Outra alternativa é você deixar alguns brinquedos do seu filhote disponível para as outras crianças brincarem. Arrume, num cantinho, um tapetinho confortável e coloque sobre ele alguns brinquedos. Mas tome cuidado para deixar os favoritos do seu filho de fora, pois pode rolar ciúmes ou até algum acidente e quebra e aí o problema está causado.

9. Música: gente, pelamordedeus, não façam como eu esqueçam de ver com antecedência o som que irá rolar na festinha do filhote. Sim, música em festa é importante, é legal, dá o tom da festinha. E não precisa rolar música de criança o tempo todo. Dá para intercalar, deixando música de adulto e de criança, ambas agradáveis, é claro. E tentem incluir o papai nessa tarefa. Normalmente, esse é um trabalhinho que os pais não se importam de fazer. E é uma forma deles sentirem que estão participando e ajudando (mesmo que isso seja ínfimo perto de todo o resto, já é alguma coisa).

10. Móveis extras. Sim, talvez seja necessário você contratar ou pegar emprestado alguns móveis extras, como cadeiras, mesas e puffs. Nem todo mundo precisa sentar o tempo todo, mas é importante ter um mínimo de assentos para os convidados mais velhos, mulheres com filhos pequenos, gravidas e por aí vai.

11. Lembrancinhas. Lembrancinha de festa infantil é para criança, então não precisa se preocupar em produzi-las para adultos também (só se você quiser). Um detalhe importante é não esquecer de fazer algumas lembrancinhas extras, para o caso de algum convidado levar um amiguinho. Aqui no blog, há alguns posts com dicas de lembrancinhas que dá para fazer em casa: este e este.

12. Limpeza. Contrate alguém para ajudar na limpeza e organização do local: recolher copos vazios, juntar lixo deixado nas mesas ou no chão (muito cuidado com o lixo deixado no chão, pois os bebês podem colocar na boca e vocês terem problemas), limpar banheiros,… Isso é essencial para manter a organização e o local agradável (se for uma festinha pequena, combine com alguma amigo ou familiar antes, para que essa pessoa a ajude com isso).

13. Indicação. Conselho de ouro (e bem óbvio, né): dê preferência por contratar fornecedores que você já conheça ou que foram indicados por alguém próximo (de preferência que você já tenha visto o resultado do trabalho em outras festas). Eu fiz isso e não me arrependi nem um pouco. Fiquei super satisfeita com os fornecedores contratados para a festinha do Léo e super indico todos eles.

O DURANTE:

O durante da festa é que é o problema (risos!). Pois se você deixou passar alguma coisa no antes, é no durante que vai aparecer. Mas também tem aquelas coisinhas que só no durante é que a gente vai perceber, então, com base no que vivi, vou deixar aqui para vocês umas diquinhas.

14. Leve para a festinha o contato de todos os fornecedores contratados. No caso de algum atraso (antes da festa eles informam o horário que irão chegar, o qual é sempre antes do início oficial da festa, é claro) você pode ligar e ver o que está havendo (e não entrar em surto).

15. Marque com o fotógrafo e equipe de filmagem (se houver) para eles chegarem uma hora antes, assim vocês podem fazer algumas fotos e imagens em família e também registrar direitinho os detalhes da decoração antes dos convidados chegarem.

16. Faça todo o possível para que, nesse dia, seu filhote esteja bem descansado. Monte uma estrutura de guerra para que a noite anterior seja bem tranquila e também deixe que ele tire uma soneca bem longa antes do horário da festa.

17. Vista-o com a roupinha da festa somente na hora da mesma. E tenha mudas extras (eu precisei!). Se a festa for ao ar livre, não esqueça de providenciar um casaquinho (sempre) e um gorrinho (para dias mais frios)

18. Se possível, monte uma espécie de fraldário no local (um trocador, lenços umedecido, pomada para assadura). As mamães com bebês agradecem. Eu, por exemplo, fiz isso. Levei o trocador do quarto do Léo e deixei à disposição para quem precisasse. Também deixei alguns itens de higiene e algumas fraldinhas.

19. Tenha disponível alguma frutinhas e, se possível, até uma papinha pronta, para os convidados bebês (mas não é 100% necessário porque toda mãe acaba levando isso, eu, por exemplo, só tinha as frutinhas).

20. Tenha alguém para abrir a porta (se a festa for em casa ou apartamento ) e receber os presentes trazidos pelos convidados. Dica: providencie etiquetas adesivas e caneta para que essa pessoa possa identificar no presente que é que foi que o deu. Eu fiz isso na festinha do Léo e foi ótimo!

21. Durante a festa, não esqueça de tirar fotos com as pessoas mais importantes. E tente fazer isso o mais cedo possível. Não deixe para o final da festa, porque aí a luz já não é tão boa (principalmente em festas ao ar livre), a maquiagem já foi embora e o aniversariante pode já estar com uma carinha de cansado (e de mau humor, sem querer fazer as benditas fotos).

O DEPOIS

22. Alguns dias após a festa, mande um e-mail para todos os presentes agradecendo a presença na festa. Se tiver algum link já com fotos da festinha, pode mandar junto. E se tiver com tempo livre, mande e-mails individuais, agradecendo pelos presentes dados (e citando o que é que você recebeu da pessoa, para ela saber que você recebeu e que gostou).

23. Não esqueça de checar o prazo para troca dos presentes recebidos. Muito comum em festa infantil é ganhar presentes repetidos, muitas roupinhas parecidas ou brinquedos que serve para o mesmo fim. Aí, o ideal é ir, o quanto antes até as lojas para já fazer a troca (o quanto antes porque alguns presentes são comprados bem antes do dia da festinha e aí já estão com o prazo de troca quase vencendo).

24. Faça o álbum das melhores fotos da festinha. Ok, hoje em dia quase ninguém mais revela fotos. Mas se você fizer isso e deixar em local de fácil acesso (como sobre a mesa de centro da sala), vira e mexe você dará uma espiadinha e aí aquele sentimento gostoso da festa voltará. É uma delícia reviver momentos bons e importantes.

25. Por fim, se tiver ânimo e tempo, anote em algum lugar o contato dos fornecedores que você gostou bem como as dicas do que aprendeu com a organização dessa festinha. Assim, a próximia se tornará bem mais fácil.

E você? Que dicas teria para acrescentar? Deixe abaixo, nos comentários, que eu e inúmeras outras mamães agradecemos.

59 comentários

  1. Luana Santos

    Oi Shirley, gostaria se possível na coluna festa que fosse abordado, festa com alimentação saudável, só esse mes fui em umas 5 festas infantis e a alimentação é muito ruim frituras doces e refrigerantes, não sou radical mas acredito que temos que pelo menos oferecer opções mais saudáveis, exemplo mantem os doces mas oferece também salada de fruta.+
    2º pedido festa com mais sustentabilidade é muita embalagem e papelzinho que viram lixo, tudo sem radicalismo lógico.
    Acredito serem assuntos atuais e de grande relevância, amoooooo blog e todas as ideias fofas! Bjo Luana

    1. Shirley Hilgert

      Oi Luana, AMEI as dicas! Demais! Vou pesquisar e também falar a respeito com a Kika, que faz a coluna Festas, para produzirmos algo sobre isso. Beijos!

      1. Laura

        Oi Shirley! Primeiramente: adoro o seu bloco e acompanho sempre que consigo ter um tempinho pra ler, rs! Também sou mãe de um menino de 1 ano e 9 meses que me suga toda energia e criatividade! rs… Parabéns pelo seu trabalho, você me faz refletir, me informar e me diverte! Saiba que você deixa o meu dia muito mais leve com os seus comentários e relatos no face. Obrigada pela companhia diária! É muito legal, pois como o Léo é quase da mesma idade do Arthur, te entendo PERFEITAMENTE!!! rs… consigo imaginar até as travessuras do seu pequeno! É muito bom!

        Bom, estou aqui vasculhando o MdM procurando dicas para me inspirar para a festinha do meu pequeno (1 de maio). Vc tem algum poste que fala de festinha sustentáveis? Sugestão de cardápios mais saudáveis? Claro, terá doces e alguma fritura, mas gostaria de colocar opções saudáveis e práticas para os pequenos.

        Super beijo da sua “amiga virtual” (é assim que eu me sinto, rs)!

        Laura Varajão – Diamantina/MG

        1. Shirley Hilgert

          Laura, há muito tempo que quero fazer um post com ideias para festinha sustentável, mas está difícil de encontrar tempo para a pesquisa. kkk! O que tem é esse post com dicas de comidinhas saudáveis: http://www.macetesdemae.com/2013/08/12-comidinhas-saudaveis-e-criativas-para-festa-infantil.html
          Espero que ajude. bjs

    2. Luana Santos

      Vai me ajudar muito o niver do meu pequeno é em jan. te envio as fotos e o relato da festa! Bjo

    3. Mariana

      Concordo !!!! E vou adorar estes temas tb …. fiz a festinha de dois anos da minha filha Bianca e me preocupei com um lanchinho diferenciado para as crianças que inclui sanduiches com pao de mandioquinha e salada de fruta , foi um sucesso !! Também não sou radical não, mas acho legal incentivar em momentos assim alimentação saudável e idéias sustentáveis ! beijos

  2. Trícia

    Ano passado fiz o aniversário da minha filha em casa. Este ano vou fazer tanto o dela quanto do meu caçula no apartamento. Foi bem tranquilo. Optamos por festas mais simples pq estamos focando em uma mega-viagem com as crianças!

    Adorei o post! ;)

  3. Line Sena

    Oi, Shi.
    Adoreio o post! Já estou aproveitando as dicas! =)

    Bjs.

  4. Shirley Hilgert

    Opa! Festinha à vista, pelo jeito! :-)
    Tem outros posts com dicas legais aqui no blog. Dá uma olhada.
    Bjs

  5. Oi Shirley.. você tem dicas de festa de aniversário com batizado ? e pq irei batizar meu filho no mesmo mes do aniversario estava pensando em fazer uma festa só,so que nao tenho ideia de decoração.do que servi.. será que vc tem dicas aí ?

    1. Shirley Hilgert

      Olá, não tenho dica de festa com batizado junto, mas aqui no blog tem alguns posts sobre batizado e vários sobre aniversário. Sobre batizado tem:
      http://www.macetesdemae.com/2013/05/coluna-festas-organizando-o-batizado.html
      http://www.macetesdemae.com/2013/02/sobre-o-batizado-do-leo-e-dicas-para.html
      http://www.macetesdemae.com/2013/02/ideias-e-inspiracoes-para-batizado.html

      Sobre aniversário, procure nas categorias Coluna Festas e Aniversários.
      Bjs

    2. Kelly Matos

      Faz no tema anjo. =)

  6. Vanessa Souza

    Shirley, eu simplesmente adoro o blog….. leio todos os dias , amei o post de mães empreendedoras,e agora estou aqui vendo todas as informações sobre festa , falta bastante para a festa de 1 ano da minha filha , mas já estou começando a ver as coisas, ela completa um ano em 28/05013 quero fazer tema de bailarina…… mas as dicas já me ajudaram muito !!!! Bjssssssssss

    1. Shirley Hilgert

      Oi Vanessa! Adorei saber que vc adora o MdM! Fiquei mega feliz. Vou fazer um post sobre o tema Bailarina, gostei da sua ideia. :-) bjs

    2. Vanessa Souza

      Adoreiiiiiiiiiiii, estou aguardando ansiosamente ….. bjs

  7. Mislene

    Shirley Me indica por favor o bufet que realizou a festa do seu filho…Adorei seu post, perfeito e me ajudou muuuuito.Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Mislene, dá uma olhada nesse post. Aqui tem todos os fornecedores que eu contratei para a festinha do Léo. Bjs
      http://www.macetesdemae.com/2013/06/festa-de-um-aninho-do-leo-detalhes-e.html

  8. Thais Helena

    ADOREI, VOU COMECAR AGORA A PLANEJAR A FESTINHA DA MINHA PEQUENA PARA DEZEMBRO.

  9. Nádia Mendonça

    Olá Michele, muito legal as dicas. Esse ano fiz a festa da minha filha em um parque ecológico, foi uma festa pic nic, comidas de pic nic, brincadeiras ao ar livre (corrida de saco, queimada, etc…) Minha filha e os amiguinhos adoraram…. bjs.

  10. Sabrina

    Olá, Shirley!

    Adorei o post! Super didático e divertido! Eu também me atrapalhei toda na primeira festa de aniversário do meu filho Pedro, e não só aprendi na pele, como o fato me incentivou para tocar a adiante uma chamazinha craft que acendeu em meu coração! TUM DUM! RS.Eu, junto de uma amiga, agora sócia, fiz a festa toda em tecido, com o tema fazendinha! Nossa idéia perpassava a concepção sustentável, e hj, toda a arte que eu usei, eu alugo e reformo para festas de outras crianças.
    Vi um comentário de uma mãe que ressaltava o fato de as festas ainda servirem alimento agressivo à saúde, sobretudo, das crianças. E eu gostaria de deixar meu contato, pois a minha linhda de trabalho é toda voltada para essa lógica. Oferecemos oficinas socio educativas durante a festa, alem de indicar sugestões de cardápios mais suaves e originais e não menos deliciosos!
    Enfim… quero deixar aqui o agradecimento do espaço que contriu muito no dia-a-dia da vida materna!
    Obrigada!

  11. Tatiana Martinez

    Excelente post, Shirley!

    Completinho e cheinho de dicas fundamentais!

    Beijos

  12. Cibele Madai

    Shirley, por intuição de mãe, sem querer acabei seguindo muitas das dicas postadas aqui, e acho que uma das principais é a soneca antes da festa. Como a festa de 1 aninho do meu filho Caio foi no salão aqui do prédio e eu que montei as coisas, mandei-o para a casa da minha mãe… lá ele dormiu, tomou banho, COMEU antes da festa (acho que isso também é muito importante, forrar os estômago dele (a) antes para não quebrar a rotina de horários e não fazê-lo esperar tanto para comer) ele aguentou firme das 19h até às 22h, horário em que a festa terminou oficialmente. Fica a dica para as outras mamães!

  13. Graziela Sant'Anna

    oiii!!!

    A festa de 1 ano do meu filho é só em abril mas já estou de cabelo em pé! rs
    Adorei as dicas e penso mesmo em segui-las, a única coisa é que não vai ter nenhum brinquedo especial ou atração, será que vai ficar ruim? Vou fazer no salão de festas do prédio e além de não ter espaço, vai acabar sendo uma festa mais para adultos (de 40 convidados, 5 crianças de até 4 anos), mas vou caprichar na decoração e na comida! rs
    beijos

    1. Shirley Hilgert

      Graziela, não tem problema em não ter brinquedo ou atração. Se quiser, dá para improvisar algo caseiro, como levar uns brinquedos do seu filhote, algumas bolas, essas coisas. Criança se diverte, e muito, com pouco! Isso eu garanto. bjs

  14. Livia

    Muito legal a meteria !!! o ideal e ser criativo ..
    Aqui em Belo Horizonte tem o pessoal da Rosinha Kids que são especializados em Home fest. Eles montam festa personalizadas conforme o gosto e bolso do cliente . Vale apena conhecer !!!

  15. Fátima

    Achei perfeito, a festa da minha pequena é no dia 20/02 e eu já estou me descabelando!!!rsrsrsrsrsr

  16. Priscila Menezes

    Shirley gostei muito das dicas! vou aproveitá-las para festa da minha filha que será em julho. Queria saber sobre sabores de bolo que combinam com festa infantil. Minha filha fará 1 ano.

    Aguardo retorno. Grata

    1. Shirley Hilgert

      Brigadeiro e chocolate são sabores que sempre agradam. Abs.

  17. aline

    oi Shir,eu adorei os suas dicas ,tenho uma filha que vai fazer 1aninhu em juho será que sedo de mais pra pensar no niver dela ? e será que é preciso tudoo isso mesmo pq ela nun entende ainda vai completar 1 ano só.. me responda ,, obrigada Aline

    1. Shirley Hilgert

      Aline, claro que não precisa de tudo isso. Você coloca na festinha o que você julgar adequado. bjs

  18. ana claudia

    oi minha filha vai fazer 3 anos em julho penso em fazer a festinha na creche dela, onde eu moro não conheço muitas pessoas mas tbm não dar pra fazer uma mega festa pra todos os coleguinhas e suas famílias fora q a creche tem os coleguinhas q são praticamente sua segunda família… quais as dicas q me da.em relação.a isso, comida decoração etc o tema escolher já vai ser da minnie já q minha pequena não é ligada nessa questão de tema

    1. Shirley Hilgert

      Ana, infelizmente, não tenho dicas sobre esse assunto. abs.

  19. ana

    festa na creche comida bebida decoração queria dicas sobre.. o tema escolhido é minnie
    ansiosa pela resposta

    1. Shirley Hilgert

      Ana, infelizmente, não tenho dicas que sejam especificamente para festa em creche, berçario, escolinha. bjs

  20. Patricia

    Oi Shirley, adorei as dicas!
    Trabalho com festas de crianças a 15 anos, mas estou com um bebê de 08 meses e perdida sobre a organização desta festa. Quero fazer algo delicado e bem gostoso.
    Obrigada por esse e tantos outros posts ultra úteis.
    Sou fotógrafa e junto do meu marido temos uma empresa, como seria divulga-la aqui no seu blog?
    O site dela é, http://www.gardeleventos.com.br/kids

    Um beijo, aguardo, Patrícia!

    1. Shirley Hilgert

      Patrícia, já respondi. Escrevi no seu email. bjs

  21. Juliana

    Qlá! Adoro seu blog!
    Em fevereiro meu filho completa 1 ano, o tema da festa será Arca de Noé, já estou planejando, mas o que me preocupa é o calor do mês . . . até já troquei a ideia de alguns doces por isso.
    Teria mais dicas sobre festas no verão? E sobre o tema, alguma inspiração??
    Obrigada!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Juliana!
      Não tenho nada especificamente da Arca de Noé, mas dê uma olhadinha no blog, tem várias dicas sobre o assunto. http://www.macetesdemae.com/categoria/aniversario
      Espero que ajude. Bjss

  22. joyce

    Ola, gostaria de saber se e ruim fazer a festinha de 1 em um domingo a noite ?

    1. Shirley Hilgert

      Joyce, como vai? Já fui em festa de criança domingo à noite. Não acho que seja o melhor horário, principalmente para as crianças, que já estão cansadas, mas é possível fazer sim. Bjs

  23. Flavia

    oi Shirley td bem?
    te marquei numa foto no face na festa de 1o ano da minha filha feita no ano passado. o tema foi Joaninha e eu e minha mae que fizemos tuuudo!
    esse ano queria fazer a de 2 anos, mas estou relutante em pagar tao caro num buffet e estou sem alternativa de locais…o salao de festas do meu prédio ta horrível, impossível…prefiro nem fazer. Vc possui algum post que dá dicas sobre locais/alternativas para se fazer uma festa de 1 a 3 anos?
    obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Flávia, tudo bem? Não vi a marcação na foto. Que pena!!! :-(
      Sobre locais alternativos e baratos, o que eu tenho visto muito aqui em Sampa e que é um charme (eu amooooo!) são festas em praças. Elas tem menor duração, pois não tem infraestrutura de banheiro, por exemplo, mas são divertidas e lindas.
      Só que se for feita uma festa assim, o ideal é escolher uma praça tranquila, segura, arborizada e que tenha parquinho, para as crianças se divertirem.
      Outra alternativa é fazer na casa de algum parente ou amigo próximo, que tenha um espaço legal e que tope emprestá-lo para a comemoração. Eu fiz a festa de um aninho do Leo na casa da avó dele, foi ótimo! bjs

  24. Adriana

    Nossa,eu amei as dicas! Faz uns dois meses que estou pesquisando para a festa de um ano da minha princesa,que sera minnie vermelha,enfin achei informacoes uteis e em um so lugar. Obrigada.

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou Adriana!!
      Bjss

  25. Leandra

    Meninaaaasssss,
    Help me!
    Quanto tempo antes da festa posso colocar as bolinhas, confetes e marshmallows nos pontinhos, vidrinho e saquinhos??? E os focinhos como brigadeiro, cocadinha e beijinho???
    Thanks, girls!!!

  26. Sabrina Têmis

    Olá! Adorei todas as dicas! Gostaria, se possível, receber os contatos da Sabrina (festa sustentável). Obrigada! Abraços,

    1. Shirley Hilgert

      Sabrina, infelizmente, não tenho os contatos. Abs.

  27. Jeanne Oliveira

    Adorei as dicas. Bom, seguindo esses passos, estou fazendo tudo com antecedência, principalmente a papelaria…pq criei tudo exclusivo. A dica que tenho para dar é: se vc tem condição, compre dois furadores de scrapbook, um de círculo de 3,8cm +- e outro escalopado, de uns 5cm +-, com eles vc pode fazer inumeras coisinhas para decorar, como toppers para docinhos, adesivos para lembrancinhas, etc…sem falar que vc vai usar em todas as festinhas depois…Fica a dica!
    Bjus

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pela dica Jeanne! Adorei!!!
      Bjss

  28. Elizabete Vasconcelos

    Shirley, acompanho seu blog a bastante tempo. Sei que este post e antigo, mas… Na época da festa o Leo aibda era APLV, não era? Como vc fez com as comidas? Ele não comeu nada???? Como vc conseguiu controlar isso?

    Pergunto pq meu filho tbm é APLV e estou organizando a festa dele e não encontro fornecedores de produtos sem leite e qd encontro são muito caros. Ou seja, vou preparar tudo!!!

    1. Shirley Hilgert

      Elizabete, ele nao comeu nada. Mas como ele não era curioso, foi fácil. Bjs

  29. Jacira Ramos

    Adorei seu blog!!!
    Minha filha vai fazer 10 ano, e quer a festa de arco iris e flores, não sei como fazer ou organizar.
    Gostaria de uma dicas.
    Parabéns pelo blog,

    1. Macetes de Mãe

      Olá Jacira!
      Que bom que gostou :)
      Aqui no blog tem algumas dicas, mais especificamente nesse post: http://www.macetesdemae.com/2013/09/festa-arco-iris-cha-de-bebe-ou-aniversario.html
      Espero que ajude.
      Bjs

  30. alessandra

    Ola Shirley adorei seu blog,e vou fazer o niver da minha filha de 6 anos,mais só no começo do ano q vem e quero começar organizar pra n ter correria ela quer da Elsa,do filme frozen to sem nenhuma ideia VC pode me ajudar

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Alessandra!
      Que bom que gostou :)
      Tem várias dicas no blog: http://www.macetesdemae.com/?s=frozen
      Espero que goste!
      Bjs

  31. Grace

    Adorei o post.Super completo. Vou compartilhar no meu Blog! Abraços.

  32. Rosane

    Me ajude meninas minha bebe vai fazer 3aninho e eu to em duvidas se fasso da moranquinho baby sera pela idade ta muito infatil.me ajudem por favor

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Rosane!
      Se a sua filha gosta faça com esse tema, é isso que importa.
      Bjss

  33. Renata

    O que fazer qdo alguém chega numa festa infantil e sai saqueando td, ela sai com várias sacolas cheias de goloseimas, lembrancinhas… Fico constrangida, não sei nem o que fazer, me ajudem!!!

Deixe seu comentário