O poder do Shhhhhhhhh

O post de hoje vai ser curtinho, rapidinho e bem direto porque o dia foi uma correria e só consegui parar para escrever agora, com o Léo já no bercinho e pronto para curtir uma deliciosa noite de sono (assim espero! Kkkk!).

E foi justamente enquanto eu colocava o Léo no berço, há uns cinco minutos atrás, que me veio a inspiração para o assunto de hoje. Acompanhe comigo…

Há um tempo atrás, assisti a uma matéria do Fantástico falando sobre a técnica de acalmar bebês em crise de choro de um tal de Dr. Harvey Karp. Nela, ele dava dicas de cinco passos simplesinhos e infalíveis para transformar bebês chorões em encantadores anjinhos (até já falei sobre esse vídeo aqui). Quando assisti ao vídeo, percebi que lá estava uma das coisas que, por intuição ou inspiração divina, sei lá, eu já vinha empregando aqui em casa há um bom tempo e percebendo que dava suuuuuuuper certo certo. Estou falando da técnica do Shhhhhh, que consiste em fazer o som de shhhhhhhhhhhh bem próximo do ouvidinho do bebê até ele se render e relaxar.

Não sei se em todos os lares do universo isso funciona, mas aqui em casa dava certo e de uns tempos para cá tem dado muuuuuiiiiiiitto certo.

Toda vez que o Léo está quase pegando no sono, mas dá aquela brigadinha não querendo se entregar, eu faço um som de shhhhhhhhhhhhhh sh sh sh sh (kkkkk! Não sei se deu para entender, creio que não. Risos) e ele fica quietinho, calmo, relaxa e pega no sono (funciona melhor à noite que de dia, mas já é alguma coisa).

Tenho empregado a técnica até na madrugada, via babá eletrônica e, pasmem, está dando certo também! Quando vejo que ele começa a resmungar, eu aperto na teclinha do monitor da babá eletrônica que faz o som que eu emito aqui sair lá no quartinho dele e solto o meu característico shhhhhhh sh sh sh sh. Em segundos o Léo fica quietinho e pega no sono novamente (milaaaaaaaaaaagre!!!!!)
.
Esse tal de shhhhhhh vai funcionar em todas as casas e com todos os bebês? Claro que não, até porque, até hoje, nunca vi uma única coisa funcionar 100% do tempo para todo mundo, mas não custa tentar, né. Eu, pelo menos, toda vez que bate o desespero, recorro a tudo, e garanto que fazer shhhhhhhhhhh depois de emitir tantos outros sons bizarros na esperança de fazer o rebento dormir não é nada.

Então, já sabem: o bebê está dando piti, não quer descansar, apelem para o shhhhhhh. Aqui em casa, eu começo com esse shhhhhh bem forte, meio que abafando qualquer outro som ou barulho do ambiente, e depois vou acalmando, ficando com a voz mais delicada, até ficar cada vez mais baixinho o barulho e eu parar de fazê-lo completamente.

E para tentar explicar um pouco mais o que é esse tal de shhhhhh, coloco aqui o vídeo da matéria do Fantástico. O meu estilo de shhhhh não é exatamente esse, mas o que importa é dar uma ideia para depois vocês descobrirem qual é o shhhhh que melhor funciona nos seus lares.

Espero que dê certo! Vou ficar na torcida. Depois venham aqui contar como foi a experiência.

Ah, importante! A técnica costuma funcionar melhor com o passar do tempo. Ou seja, se não rolou 100% bem de cara, não desista. Vá fazendo que, com o tempo, ela se torna mais eficaz (e também, se o seu bebê odiar e realmente não funcionar com ele, ele vai mostrar rapidinho).

PS: e eu falando lá no início que seria um post bem curtinho. Ahahahahah! Não adianta, eu não consigo. :-)

49 comentários

  1. Unknown

    Bem legal seu site… Esta técnica eu tbm uso com minha pequena por intuição e sempre dá certo!!!
    Gostaria de compartilhar contigo meu site, tbm estou desenvolvendo um (aprendendo a mexer ainda) que aborda temas de gravidez e bebês…
    Veja o que vc acha e se puder dar umas dicas!!! ;)
    SITE:
    http://www.gestantes-bebe.webnode.com/

    BJS!

    1. Shirley Hilgert

      Olá! Vou lá conhecê-lo. bjs!

  2. Marcia Bubena

    Obrigada pelo post esclarecedor! O meu pequeno começou a brigar com o sono todas as noites e eu já não sabia mais o que fazer. Achava que o shhhh só funcionava nos primeiros meses do bebê.
    Bjinhos

    1. Shirley Hilgert

      O meu tem 1 ano e 2 meses e ainda funciona. Não custa tentar, né? Bjs!

  3. Jéssica

    Meu Marcos já tem 5 meses e uma dificuldade enorme de relaxar e pegar no sono. Ele é agitado e todo dia é uma luta pra ele dormir, ele fica bravo e quer ficar acordado de todo jeito. A única coisa que vai acalmando ele aos pucos é a técnica do shhhhhhhhhhhhhh, que eu uso desde que ele nasceu. Começa com um SSHHHHHHH bem forte pra que ele não escute mais nada e vai abaixando até parar. E palmadinhas no bumbum no ritmo de batimentos cardíacos. Esse som normalmente acalma pq lembra o som do útero.

    Se o shhhhh não funciona, eu apelo pro youtube com whitenoise (um chiado contínuo). Tem vídeos de até 10 horas de duração, mas o preferido dele é esse aqui http://www.youtube.com/watch?v=vfTUuZ1QY1w&list=PL05Y34cLnAIKLyjDD0uIwrWLZjr4TG2dY.

    1. Shirley Hilgert

      A dica das batidinhas no bumbum também é ótima! E obrigada por compartilhar o link do som. Adorei!!!

  4. Pâmela Ghilardi

    Hahaha, ri muito com o post, me vi nele! Ja tento a tempinho, mas parei de fazer, mas vou voltar! Grande beijo pra vcs!

  5. Michelle

    O barulho da água também funciona… baixei um app no celular que faz esse barulho e ele relaxa e dorme. App: Relax Melodies – Rain

    1. Shirley Hilgert

      Verdade! Também usei e exatamente esse App. Bjs

  6. Anonymous

    E muitp caracteristico esse som, tda mae faz uso idependente de conselhos.

  7. Anonymous

    Quando minha bebe era novinha e chorava muito eu usava essa tecnica e funcionava muito. Desde os 6 meses não tem sido mais necessário. Ela dorme sozinha no berço! Hoje é muito calma…acho que o meu shhhh transformou minha pequena…rs!

  8. Aline

    Olá.. Estou aki para compartilhar com vcs q a técnica do shhhhhh sempre deu certo com a minha pequena tbm.. Ela já tem 4 meses e sem saber, desde q ela nasceu eu embalo e faço shh e ela em seguida se acalma, por eqto está infalível, vamos ver até qdo rsrsrs.. Bjinhus à tdas as mamães!!

  9. Tatiana Cali

    Bem legal mesmo … Os especialistas dizem que o Sh sh sh mimetiza o som que o bebê ouve intra-útero pela Aorta abdominal – uma artéria calibrosa que passa por traz do útero e faz barulho semelhante às batidas do coração da mãe. Remete o bebê ao ventre e por isso funciona tão bem, na maioria dos casos … rs. Bjs, Tati.

    1. Shirley Hilgert

      Tati, obrigada por complementar o post, como sempre! :-) Beijocas!

  10. Anonymous

    Com meu príncipe de 1 ano e 8 meses, usei um pouco a técnica do shhhhhhh.
    Agora para ele dormir a noite, apenas dou a mamadeira, fico um pouco com ele no colo.Depois o abraço e digo:
    -Agora é hora de dormir.A mamãe te ama!
    Dou um abraço e um beijo, o coloco no berço, ponho a chupeta e dou um ursinho pra ele.
    E dá super certo, pq ele abraça o ursinho, vira para o lado e fecha os olhos.
    Saio do quarto e ele fica quietinho e dorme sozinho.
    O único problema q tenho (q não está sendo nada fácil por sinal), é q ele ainda acorda 3 vezes na madrugada para tomar mamadeira…O que eu poderia fazer, para que ele durma a noite inteira?
    Beijinhos para vc e para o pequeno Léo.
    Dayane =)

    1. Shirley Hilgert

      Dayane, a única resposta que tenho para a sua pergunta, infelizmente, é: tenha paciência. :-) O meu acordava todas as noites até um aninho. As coisas só melhoraram depois disso. Beijos e boa sorte aí.
      Shi

  11. binha

    o meu maior,hoje com 6 anos,também acordava de 2 a 3 vezes pra mamar.Percebemos,conversando com ele que não era fome e sim sede.Trocamos a mamadeira de leite,que ajuda a dar caries,por mamadeira de refresco com adoçante,tudo sem açucar.com o tempo a sede foi diminuindo e parou de mamar a noite.precisei ter muita paciência e explicar muito a ele que a mamadeira de suco também não era a melhor opção.Que o mais saudavél pra ele seria a àgua.Aos poucos ele desistiu de tudo.

  12. Karen Holz

    Adorei! Mais uma técnica para tentar aqui em casa, ultimamente está um Ultimate Fighter entre meu filho e o sono hehehe. Obrigada. Bjs.

  13. Anonymous

    Minha pequena tem 3 meses, e uso mto tbm a técnica do shhhhhhhh até ela se render ao sono!!!
    Oi Dayane como seu bb já tem mais d um ano, acredito q ele queira a mamadeira por vício msm, talvez ñ seja nem fome!!! Tenta colocar a chupeta no lugar da mamadeira. Espero ter auxiliado!

    >Carol

  14. Anonymous

    ah isso funciona mesmo, é que o som do xiado, barulho de secador, de tv sem sintonia, lembra o barulho que eles escutavam dentro da barriga por isso se acalmam, assim tambem como o banho de balde..acalma demais o bebe.

    abraços Jéssica

  15. Anonymous

    Adorei o post, vou usar com minha filha, ja tinha visto mas a gente esquece, vale a lembranca, o blog está um arraso! My favorite! Bjos Flávia

  16. Luciana Miller

    Eu fazia quando a Clarice era bebê e funcionava!!! Vou tentar hoje, daqui a pouco, logo depois do banho!!! Ontem ela deu um baile no pai (eu bebi um pouquinho a mais pra relaxar e capotei) e a bichinha só foi se entregar as 2 da manhã!!! Hoje cedo ele me diz: vc não sabe como eu sofri!
    Há Há…..eu faço isso todo santo dia e noite, e ele quem sofre! Bah! :P

  17. Anonymous

    Pessoal fugindo um pouco do assunto mas ainda continuando no assunto do sono.. queria pedir socorro pra vcs… Minha filha esta com 10 meses e meio e acredito que eu coloquei costumes errados nela… Ela esta sempre dormindo mamando no peito só assim.coloco ela no berco e ela.acorda rapidinho pois quer ir para nossa cama… Eu amoleço e trago ela. .. So que isso esta acabando. Comigo e meu esposo… Acordamos sempre cansados pq ela acorda varias vezes a noite pra mamar.. Ela.chupa chupeta. Pois achei que fosse ajudar mas nao ajudou nada. NAO SEI MAIS O QUE FAZER…quem ja passou por isso pode me ajudar?!?!?!?!!?!

    1. Anônimo, eu tenho duas filhas, com a mais velha eu fiz exatamente o que vc fez, deixava ela dormir mamando, ficava com peninha e levava ela para a minha cama para dormir entre eu e meu marido. Resultado, ela passou os primeiros 3 anos da vida dela dormindo comigo, mesmo depois de largar o peito – isso ela fez com 8 meses.
      Com a minha filha mais nova eu resolvi endurecer um pouco, desde que saí da maternidade eu dava o peito e antes de ela pegar no sono colocava ela no berço, bebê conforto ou carrinho, onde ela fosse dormir…fora as fases de saltos e picos ela dorme até bem. Eu dei chupeta para ela, mas depois de uns meses ela largou sozinha…
      O que eu posso te aconselhar a fazer – do alto da minha experiencia,rs – é criar uma rotina para ela; escreva num papel tudo que vc deve fazer com ela antes de dormir, e durante uma semana siga a risca. Exemplo: 17:00hrs diminuir o ritmo das brincadeiras / desligar o desenho; 18:00 – jantar; 18:30 – banho morno, deixe brincar um pouquinho na água para cansar; 19:00 – mamada, carinho, berço…ela não vai aceitar logo de primeira, mas não ceda. Uma coisa importante é não deixá-la chorar muito, mas também não pegar logo no primeiro resmungo…por que se vc deixar chorar vai acabar cedendo e levando ela para a cama – eu sei, pq já fiz isso – e se vc pegar logo que ela começar a resmungar ela vai saber que basta ela reclamar um pouquinho para a mamãe aparecer…só escute um pouco, espere, às vezes os bebês “falam”dormindo e quando a gente chega perto eles acordam! Meu marido diz que minha filha sente meu cheiro! Ah, essa é outra dica, foi minha sogra que me deu: quando vc for fazê-la dormir, enrole ela numa camisa sua, de preferencia a que vc usou durante o dia – se não tiver muito suada,rs – pq a roupa pega o seu cheiro e se vc enrola o bebê com esta roupa ele sente como se ainda estivesse no seu colo…comigo essa “técnica”dá certo tb!

      Abs, qq coisa me mande um e-mail: samiacsouza@gmail.com

    2. Anonymous

      Eu vou tentar essa tecnica, mas deixa-la no berço eu acho meio perigoso já que ela fica em pé… tenho medo dela cair… tentei um dia mais fui mole e tirei … ela não chegava a chorar, só resmungava e ficava em pé… deitava ela novamente e ela levantava… ai é muito dificil mas eu vou tentar im.. venho te contar o resultado rsrs

  18. Anonymous

    Eu uso aqui na creche todos os dias..e tem a ser assim mesmo, UM som Alto p comecar, p pegar a atencao so bebe, e apartir Dai ir acalmando ela. Tambem uso passar o dedo no nariz, entre os olhos..eles acalmam rapidinho. Ou, a melhor, que eu acho are engracado, olhar para a crianca e piscar..piscar Como se vc mesmo estivesse adormecendo… Isso so funciona qdo eles estao cancadinhos e lutam p nao cair no sono. Mas se este for o caso, funciona direitinho :) abracos da dinamarca, que acreditem ou nao, tå Mais quente que ai hihihi Tamara

  19. Janaina santana

    Ai foi muito bom encontrar a pagina do Facebook e encontrar esse blog, estou com UMA recen nascido em casa e ja sabem Como e’ os bebezinhos ne, nao tem hora PRA Nada ainda. Muito boa a dica, vou fazer e voltar PRA contar como esta sendo!

  20. Anonymous

    Seus posts são os melhores!!!
    Um + útil que o outro!
    Amooooo

    xoxoxoxoox
    Kaa

  21. Anonymous

    Aqui funciona muito. Qualquer horario. E se balançar um pouquinho, nao tem como nao dormir. Mas uma coisa que eu percebi, tenho que ser constante. Nao adianta ficar mudando o ritmo, mesmo que ela chore, continuo, para ela perceber que tudo continua igual e que pode relaxar. Bjs Débora

  22. Anonymous

    Essa técnica por intuição eu e meu marido utilizamos com a nossa filha de 11 anos e conseguíamos acalmá-la até bem crescidinha. Agora temos um bebê de 45 dias e o shhhhhhh continua funcionando.

  23. Milena Vboas

    Olá Shirley… adooro seus posts… sempre com uma pitada de bom humor;) O shh funciona bem com meu bebe tb… ele está com 3 meses agora… e sempre luta com o sono de dia… de noite já temos uma rotina de banho, mamada e carinho q ele dorme bem… acorda 1 ou 2 x p mamar so…Agora estou num dilema e gostaria de umas dicas. … ele SÓ dorme no colo… de noite vai bem p berço, não acorda… mas de dia se tirar do colo ele acorda logo. Não consigo fazê-lo adormecer sozinho… a sua técnica do sh é no colo… e ele dorme só no berço? Bjjoo

    1. Shirley Hilgert

      Olá Milena, tudo bem?
      Minha situação é parecida com a sua. O Léo à noite vai acordado para o berço e dorme lá. Mas de dia, é no colo. Só que quando o coloco no berço, ele não acorda. E quando acorda, faço um pouquinho a técnica do shhhh e também carinho nas suas costinhas. Quase sempre funciona. Bjs

  24. Tatiana

    Achei seu blog hoje no facebook, ainda nao sou mamae, mas ja sou tia e ja fiz minha sobrinha dormir varias vezes com esse recurso do SHHHHH, e ela dormia rapidinho. Estamos planejando nosso primeiro bebe para ano que vem, entao sempre estou atras de toda informacao possivel, estou como dizem as americanas: I have the baby fever! (febre de bebe – literalmente) ja seguia alguns blogs e sites americanos, mas nao tinha achado nada daqui. Ainda bem que achei voce, otimo blog! Ja estou seguindo! Beijos

  25. Rochele Bento

    Acabei de aplicar a técnica com o meu Edu! e não é que realmente deu certo? ADOREI!!!

  26. Daniele

    Aqui em casa o Shhhh da super certo também assim como o nana nene!

  27. Margareth

    Bom aqui em casa, estou aprendendo muito a conhecer o meu pequeno, por ele ter apenas 1 mês estou ainda na adaptação…
    Mais estou usando muito essa técnica na hora do soninho dele, ele resiste muito mais no final ele se entrega e dorme muito bem depois.
    Obrigada pela dica estou adorando o blog.
    Mãe de 1º viagem é assim mesmo neh….kkkk

  28. Flavia

    Olá! O que sempre acalmou minha bb foi o som do utero! Baixei do YouTube e é uma beleza….rapidinho já está dormindo…

  29. Luiza Garcia

    Oie! curti a matéria vc poderia colocar o´link da matéria para eu ter maior idéia desse som?
    Obrigado

  30. Lilian

    Olá adorei o blog, tb faço por intuição esse shhhh da super certo aqui tb… Sempre fiquei meio assim e me cobrava por não cantar pra ele, mas percebi que o shhhh era melhor que cantar… Mesmo pq acho que ele já sabe que a voz da mãe é de taquara rachada hahahahahaha.

  31. Gi

    Essa técnica realmente dá mto certo, minha pequena vai fazer 4 meses e utilizo com ela dsd q nasceu, agora, qdo ela resolve brigar incansavelmente com o sono, o santo secador me dá um help, é batata, ligou ela fecha os olhinhos, rs!

  32. anna

    Esse tecnica do shhhh é otima, mas não funciona apenas com bebês… a maioria dos animais respondem bem a esse som, que por algum motivo louco tem msm efeito calmante! Sempre uso o shhhh e fico surpresa com o efeito dele!

  33. Adriana

    Minha bebê tem 3 meses e alem de usar o shhhhhhhh eu tb uso um aplicativo de celular bárbaro chamado sleep baby que tem som de aspirador de pó, secador de cabelo, máquina de lavar, ventilador e até o som do útero da mãe. Vc escolhe e coloca o som pelo tempo determinado. A Heleninha sempre dorme qdo eu coloco.

  34. Natielen

    Essa técnica dava e ainda da super certo aqui em casa!!! Mas como estou esperando outro bebê, preciso do nome dessa baba eletrônica para poder fazer o shhhhhhhh do meu quarto!!!???

  35. Thais Capel

    Sou mãe de 3 e o som do Shhhh associado aos tapinhas no bumbum sempre funcionaram.
    Por aqui a cama é compartilhada, então, na verdade é: peito+ shhhhh+ tapinha no bumbum…RS
    Mas em outros momentos, como no carro, por exemplo, tenho usado um aplicativo que se chama “Som do útero”. Ele é ótimo pois não depende de internet e funciona o tempo que você quiser.

  36. Jessica

    Boa noite.
    Essa técnica do shhhhh é muito boa deu super certo quando o meu filho era pequeno e as vezes cantarolava canções calmas e sempre deu muito certo, ate hoje quando ele tem algum sonho ruim ele pede para cantarolar ou bate nk bum bum dele fazendo shhhh kkkkk. Adoro seus posts. Beijos

  37. Lidiane

    Por intuição também uso o shhhh e dá super certo, mas como vc disse, só a noite.

  38. Diana

    O meu João Lucas é muuuuito chorão.. é um bb bem agitado, inquieto.. está com 3 mese agora, mas confesso, já foram muitas noites e dias embalando e fazendo o possível e impossível para acalmar. É daqueles bebês beem chorões mesmo. Vou tentar a técnica do shh, e tomara que passe logo essa fase “chorão” do meu príncipezinho.. gosto muito dos teus post. Me identifico na maioria das vezes.. Beijoo

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Diana!
      E aí, deu certo? Estou torcendo para que a resposta seja simm :)
      Muito obrigada pelo carinho!!
      Bjs

  39. Juliana

    Isso é imitação do som do útero. Pegar vídeos no YouTube com o título ” som do útero ” e por para o bebê escutar ele vai dormir instantaneamente.

Deixe seu comentário