Festa infantil – doação ou presente?

Uma ideia super bacana que já vem conquistando vários adeptos, até mesmo aqui no Brasil, é a troca dos presentes de aniversário por doações para instituições de caridade. Eu mesma, sou super a favor.

A grande verdade é que, até dois aninhos de idade, mais ou menos, a criança não entende exatamente o significado de todos aqueles brinquedos e roupas que ganhou. Ou seja, para ela, tê-los recebido ou não não fará muita diferença. Já uma doação de algo útil e importante, para uma criança carente ou necessitada, pode até salvar uma vida.O que eu percebo é que a festinha de um aninho acaba sendo muito mais dos pais. E acho super justo que ela exista. Nesse lindo e importante evento, se comemoram as alegrias e dificuldades superadas no primeiro aninho do filhote, e é sempre válido realizar alguma coisinha que registre esse marco, seja uma grande e linda festa ou um bolinho simples em casa. O importante é fazer e registar, guardar para sempre em imagens e no coração. Já a festinha de dois anos começa a se tornar um pouco mais interessante para a criança, pois com nessa idade ela consegue aproveitar a festa e se divertir junto com outras crianças, mas os presentes ainda acabam não dizendo nada para ela.

Por isso, deixo aqui a minha sugestão: se você pensa em um dia fazer uma festinha que, em vez de seu filhote receber presentes você irá solicitar itens para doação, faça isso até o segundo aninho de idade dele. No fim, será ótimo para ambos os lados, já que várias crianças serão beneficiadas com aquilo que precisam e você também não ficará com a casa cheia de coisas que muitas vezes não são sequer usadas.

Outra alternativa, no caso do seu filho já estar maiorzinho, é a negociação de presentes por doação. Fazendo isso, além de vocês ajudarem quem realmente precisa, estarão ensinando valores importantes para os pequenos. E como é que funciona isso? Nesse modelinho, você pode sugerir para a criança que ela abra mão dos presentes de aniversário em troca de uma ou duas coisas que ela realmente queira. Ou seja, na festinha os convidados irão levar itens de primeira necessidade, como fraldas e leite em pó, e em troca dos presentes que a criança abriu mão vocês darão para ela algo que ela realmente deseja. Só que essa estratégia não deve ser imposta. Só faça se realmente o seu filhote entender e concordar com a ideia. Muitas vezes, ele quer mesmo é a festinha ou alguma outra coisa que deseja e não receberá de presente dos convidados, então vocês podem dar isso para ele em troca dos demais presentes que ele viria a ganhar.

Mas como sugerir aos convidados que façam doações em vez de dar presentes para o aniversariante? A forma ideal é incluir no convite uma mensagem como: “Neste ano, nós queremos fazer o bem! Pedimos que o seu presentinho seja trocado pela doação de alguns dos itens abaixo, os quais serão encaminhados para a instituição X”.

Entre os pedidos de doação, os itens mais comuns são leite em pó e fraldas, coisas fáceis de se encontrar e que também não custam tão caro. Ou seja, não gerarão transtorno nenhum para os convidados.

Se preferir, você também pode pedir de presente brinquedos, mas, nesse caso, deixe claro que eles serão doados. Se for essa a sua opção é legal pedir o convidado deixar junto com o presente (no caso doação) uma mensagem para a criança que irá recebê-lo.

E, para finalizar, sugiro que no dia que a doação for feita, você tire fotos registrando o momento e depois as encaminhe para os convidados com uma mensagem de agradecimento. Caso a doação tenha sido um brinquedo, a criança que o recebeu poderá redigir um recadinho de próprio punho agradecendo e aí você encaminha essa mensagem para quem deu o presente (nesse caso, não esqueça de pedir que o convidado identifique seu nome no presente e você não pode esquecer de anotar essas informações para depois ter um controle para enviar as mensagens de agradecimento).

Ah, e último detalhe! Não deixe de levar o aniversariante junto no dia que a entrega das doações for feita. Dessa forma, você ensinará na prática o valor e a importância da generosidade.

Espero que tenham gostado da sugestão.

Beijos e até a próxima.
Kika

Kika Duarte é organizadora profissional de eventos há 12 anos. Entrou nesse mercado, que ela prefere chamar de universo encantado, por conta da sua paixão por balões, bolos, doces e, principalmente, sonhos realizados e sorrisos de satisfação.
Kika também é dona da Auguri Festas e da And Many More e, mais importante de tudo, é mãe da Marcella, uma menininha linda, doce e para lá de esperta de dois aninhos de idade
 

26 comentários

  1. Anonymous

    Já tinha pensado nisso. É uma ideia muito interessante. Parabéns!!
    Edjane Oliveira
    Blog Conversinha de Mãe
    http://www.conversinhademae.com.br

  2. Sabe, eu queria muito fazer isso na festa de um aninho da Nina mas acabei não fazendo porque meu marido disse que eu sempre quero ser a diferente.
    Acho muito legal.
    No próximo ano, vou fazer isso se tiver festinha, porque ser diferente é muito legal!
    Adorei o post!
    Bjo
    !

  3. Anonymous

    Voce sempre surpreendendo! Sempre tive duvidas a esse respeito, mas foram esclarecidas! Se cada um de nos fizermos a nossa parte o mundo sera cada vez melhor!
    Parabens pelo tema!

  4. greco .miura

    optei por doaçao no 1o ano, nao queria a casa cheia de brinquedos, sabendo q ele curte muito mais potes, caixas, rsrs, e queria tb aproveitar p/ ajudar uma instituiçao conhecida, deu super certo. dei como opçao p/ quem quisesse muito presentea-lo, dar 1 pacote de fraldas, mas so se quisesse muito pois nao era necessario. deu certo tb foram mais 4 meses sem comprar fraldas, sem falar nas XG ainda guardadas

  5. Livia Scannavino

    PARTICULARMENTE NÃO GOSTO DA IDÉIA POR TER PREZER EM DEDICAR UM TEMPO NA ESCOLHA DO PRESENTE DE PESSOAS QUERIDAS. RECONHEÇO POREM QUE ESTA IDÉIA AGRADA A MUITAS PESSOAS E BENEFICIA OUTRAS QUE RECEBERÃO AS DOAÇÕES O QUE ME FAZ CONCLUIR QUE PODE-SE OFERECER AS DUAS OPÇÕES PARA OS CONVIDADOS. NO CASO DA PESSOA OPTAR PELA DOAÇÃO GOSTEI MUITO DA SUGESTÃO DE DOCUMENTAR O MOMENTO DA DOAÇÃO E DEPOIS MOSTRA-LO AO DOADOR.

  6. Helvira Melo

    Eu e meu marido já decidimos q vamos fazer isso no aniversário de um ano do nosso filho.

  7. vanessa

    Muito legal!!!!

  8. Raquel

    Só para as ricas né meu bem.

    1. Edilma

      Raquel, você pode até achar que essa é uma atitude para pessoas ricas no entanto não é. É um ato de bondade e que faz super bem a todos os envolvidos. Não tenho uma condição financeira alta ,mas vivo bem com o que tenho e por isso ajudo a quem posso quando posso, a ultima doação foi no natal e a doadora foi a minha filha de apenas um ano de idade, só em ver a felicidade dela em uma escola filantrópica aqui na cidade onde resido ao doar os brinquedos para crianças de fiquei super emocionada e já planejamos (eu e meu esposo) a proxima visita a essas crianças.

      Pense a respeito e com carinho.

  9. Paula

    Pessoal, tenho interesse em fazer mas fico na dúvida de como informar. O que devo fazer? Coloco no convite?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Paula!
      Dá para colocar no covite sim :) é uma atitude super bacana.
      Bjs

  10. Simone

    Já tinha pensado em pedir doações de alimentos, no aniversário de 1 ano da minha filha, mas, gostei muito da idéia de doar brinquedos, até porque o niver da minha filha será no fim de setembro e dará pra levar as doações no dia das crianças.

  11. Aila

    SUAS dicas são maravilhosa fico contente por existe pessoas assim como vc . Continui assim e que papai do céu. Te proteja e te guarde.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Aila!
      Obrigada pelo carinho :)
      Bjs

  12. Gostaria muito de receber doações de brinquedos, roupas ou com o que puderam para que eu possa fazer uma festa para as crianças carentes daqui da minha cidade, moro no interior e é difícil conseguir patrocínio ou alguém pra ajudar é em Boa União município de Itabirinha MG, será no final do ano desde já eu agradeço que Deus abençoe hoje e sempre…. Meu contato 033 32473144 ou 033 88039088 pelo facebook olgacaetano@hotmail.com ou watsap 033 88039088 min ajudem por favor…

  13. Gostaria de receber doações de brinquedos

  14. Sara margarida

    Eu gostaria de fazer o aniversário da minha filha ela vai fazer 11 anos ela nunca teve o tema que ela gostaria e da gatinha Marie quem tive a mesa completa delá eu aceito adoção com maior prazer o aniversário vai ser no dia 01/07/2016 por favor me ajude ela nunca teve uma festa.

  15. sandra

    Gente quero fazer aniversario da minha filha de 7 anos mais nao tenho como pra julho se alguém pode me ajuda sou de porto alegre bairro Sarandi ela que da mini me mada mensagem pelo face obrigada se alguém pode me ajuda

  16. Jennifer

    A idéia é ótima!
    Meu marido e eu queremos ajudar um lar transitório na nossa cidade.
    Pensamos em pedir o valor em dinheiro. Será que não fica de mal gosto?
    Como posso colocar no convite?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Jennifer!
      Que ótima ideia :)
      Acredito que não. Acho que só fica ruim pedir um valor fechado, o mais bacana é que cada convidado contribua com o que pode.
      Bjs

  17. marcia

    Ola vou fazer a festa de 10 anos da minha filha, o tema sera flores, ela quer pedir leite em po para uma instituição da cidade gostaria da sugestão de como escrever e em que local do convite coloco

    1. Macetes de Mãe

      Pode ser no finalzinho como observação, Marcia!
      Super curti a ideia. Bjss

  18. Marcela

    Olá! Quero comemorar meu aniversário de 40 anos junto com aniversário de 2 anos da minha filha já que nascemos no mesmo mês (Agosto). Só que estou em dúvidas de qual tema usar na festa e gostaria de solicitar doação de algo ao invés de presente para mim e para minha filha . Vc teria alguma ideia para me ajudar?

    1. Shirley Hilgert

      Marcela, um tema que combina tanto para adulto quanto para criança é flores/jardim. E aqui no blog tem um post falando sobre doaçao em vez de presente. Dê uma olhada: http://www.macetesdemae.com/2013/08/festa-infantil-doacao-ou-presente.html

  19. Raiane Correa

    Eu vou fazer assim o aniversário do meu filho de um ano. Mas ao invés de fazer um aniversário eu estava pensando em fazer tipo uma tarde de lazer. Alugar brinquedos, máquina de algodão doce ,pipoca , pintura de rosto. E muitas coisas para quem quisesse participar e só dar algo para doação. O que vcs acham?

    1. Macetes de Mãe

      Ótima ideia, Raiane! Bjss

Deixe seu comentário