O que é ser pai

Gentein! Hoje tem post diferente aqui no blog. E mais do que especial! Depois de inúmeros convites para o papai do Léo dar a sua contribuição, ele tomou coragem e aqui vos escreve. Provavelmente porque é a semana que antecede o dia dos pais e isso deve ter mexido com ele. :-)

E então agora, com vocês, um pouquinho do que É Ser Pai, pela visão do meu querido maridão.

O que é ser pai

Léo, na sua primeira semana de vida, nos braços do papai

A minha querida esposa-blogueira me pediu, por várias vezes, que eu escrevesse um depoimento sobre a experiência de ser pai, mas eu sempre encontrava uma [genuína] desculpa para não fazê-lo.

Para começar, sou engenheiro de formação e, como vocês bem sabem, os engenheiros gostam de números, não de letras; são racionais, não emocionais; são comedidos, não expansivos; são objetivos, não subjetivos… e por aí vai. Resumo da ópera: se me arriscasse a escrever algo, seria um depoimento de 5 linhas, no máximo, caso eu estivesse em um daqueles dias super inspirados. E, muito provavelmente, ainda seria em bullet points. Enfim, o resultado estaria certamente distante daquilo que a minha linda esposa-blogueira imaginava ao pedir que eu escrevesse um depoimento sobre esta experiência.

Conclusão: seria um desastre!! Eu traçava possíveis cenários e nenhum deles me convencia. Em um deles, talvez o mais provável, eu enviaria o “depoimento de 5 linhas” pra minha linda esposa-blogueira que, com toda a razão, se negaria a publicar. Até aí tudo bem, se eu não tivesse levado umas 5 horas para escrever aquilo (1 hora por linha era a minha estimativa [otimista]) e se não ficasse possuído por ter jogado meu tempo no lixo!

Em outro cenário, ela elogiaria minhas 5 linhas – para não me chatear, claro – e se ofereceria para fazer alguns pequenos ajustes com o intuito de deixar a leitura mais agradável  – ou “fluída”, como ela gosta de dizer. Bacana, se o resultado não fosse um texto de mais de 50 linhas, relatando múltiplos aspectos da vida paterna, como as alterações no relacionamento com os amigos – e realmente mudam – ou as alterações na vida do casal – e se mudam! Enfim… descaracterizaria por completo o meu relato e, por mais genuíno que fosse abordar estes tópicos, são coisas que nós homens dificilmente escreveríamos… e muito menos nós engenheiros!

Mas, por força do acaso, os planos mudaram. Talvez eu teria sim um bom motivo para iniciar esse post que ela tanto pediu, e agora vocês vão entender porque.

Fiquei sabendo que precisaria viajar para os EUA a trabalho, para atender alguns compromissos que se estenderiam de segunda à quinta-feira. Quando soube disso, pensei que seria uma oportunidade  para ir já na sexta-feira anterior e aproveitar o final de semana por lá. Pensei em visitar alguns amigos, passear pela cidade e, obviamente, fazer compras! (sim, os homens também curtem fazer compras de vez em quando, MUITO de vez em quando).

Como um bom engenheiro, resolvi começar uma pequena lista de compras com os itens que potencialmente compraria nos EUA para já deixar tudo organizado. Mas fazer a lista onde? Na hora, pensei que deveria usar algo prático e simples e que estivesse comigo sempre, do contrário eu poderia ter ideias brilhantes e acabar esquecendo (sim, minha memória não é das mais admiráveis).

Após pensar um pouco, me veio à mente o óbvio: o telefone celular! É claro que teria algum aplicativo para “notas” lá. E foi então que veio a surpresa. Ao abrir o aplicativo percebi que nele já existia uma lista preenchida!! Wow! Que lista seria essa?

Eu realmente já não me lembrava, mas essa lista tinha sido iniciada no dia do nascimento do Léo. Sim, eu havia decidido anotar, com o nascimento daquela coisinha linda, as mudanças – geralmente simples, cotidianas – que sua chegada trazia e que faziam com que a minha vida tivesse muito mais brilho e ganhasse novas perspectivas.

Pelos meus cálculos recentes, a lista parou de ser preenchida após duas semanas de vida do meu pequeno e, com a loucura que veio a seguir, caiu no esquecimento para ser encontrada só agora, mais de um ano depois.

Se por um lado lamento não ter continuado a escrever a lista, por outro entendo que tê-la deixado cair no esquecimento resultou em uma lista de enorme valor sentimental já que registra, justamente, os primeiros dias da fase mais transformadora da minha vida. Pois é, quando meus amigos solteiros compartilham comigo o temor de um possível casamento, as estratégias para “enrolar” a noiva por mais alguns anos (rsrsrsrs… brincadeira, claro), costumo dizer que casamento pouco muda as nossas vidas, mas ter filho, sim, é algo transformacional. Realmente, muita coisa muda, mas essa parte eu deixo para a minha esposa-blogueira pois, como dito acima, engenheiros não escrevem sobre essas questões muito sentimentais.

Enfim, vamos ao que interessa: a lista! Antes disso, porém, apenas um alerta. Não esperem algo emocionante, sensacionalista, Hollywoodiano! Como dito acima, é uma lista de pequenos eventos e cenas muito pessoais, muito simples, mas que eu gostaria de guardar para sempre na minha memória.

Parece contraditório, mas não é. Já pararam para refletir sobre a palavra “sublime”? Segundo Alain de Botton, trata-se do “sentimento no qual o medo e o respeito por algo muito grandioso se fundem em uma estranha sensação prazerosa de humildade”. Pois é, posso dizer que a magia daquele momento deixou meu coração mais aberto para admirar a vida em seu estado mais puro, sem excessos, sem brilhos… apenas a vida.

Agora sim, a lista:

“Ser pai é…

… admirar o maravilhoso nascer do Sol em São Paulo da janela do berçário da maternidade

… esquecer sua própria assinatura ao dar entrada na maternidade e só lembrar 3 dias depois

… ficar no estado de mais pura felicidade quando o filho mama bastante e cai em sono profundo

… sair a 1h00 da manhã e rodar São Paulo atrás de farmácias 24h para comprar um tal leite “especial” e não encontrar

… descobrir que esse leite “especial” é um tipo de leite em pó que se vende também em supermercado e, às 2h30, conseguir comprar

… observar em sua esposa o limite da sanidade humana resultante da falta de sono

… assumir as rédeas quando a sua esposa, já exausta, precisa de um ombro amigo e um braço forte

… curtir 30 minutos de ociosidade para ficar admirando aquela coisinha linda em sono profundo

Coincidentemente ou não, o dia dos pais está chegando e se me perguntarem o presente que eu quero ganhar, eu digo: “não quero presente nenhum, quero passar o tempo com essa minha família linda… e isso basta”.

Léo e Shi, amo vocês!

59 comentários

  1. Kathy Lopes

    Emocionante….a frase ” curtir 30 minutos de ociosidade para ficar admirando aquela coisinha linda em sono profundo”, demonstra o quanto o mundo de hoje nos consome e o simples fato de parar, observar e curtir o momento nos mostra que ainda podemos viver e nao sobrevivier…rsrs. Parabens ao casal!

    1. Shirley Hilgert

      Realmente. Acho que se não fossem esses 30 minutos de pausa e tranquilidade, a gente piraria. :-)

  2. Cristiane Mello

    POde chorar? Lindo, lindo, lindo!
    Ser pai (e mãe) é padecer no paraíso!
    Bjs,
    Cristiane Mello

    1. Shirley Hilgert

      Que bom que você gostou! Meu maridão está todo feliz com os comentários deixados. Bjs e obrigada!

  3. Fernanda Oliveira

    Ai que lindo chorei rsrsrs muito emocionante… sou mãe de um bebe de 3 meses e esse post tbm faz lembrar do meu maridão que faz de tudo pelo nosso Mateus e sempre está ao nosso lado! Parabéns pela linda família!

    1. Shirley Hilgert

      Temos muita sorte de termos maridos que são pais exemplares! Beijos para a família!

  4. Anonymous

    Nada Hollywoodiano, mas genuíno. Lindo!

    1. Shirley Hilgert

      Beleza das coisas simples, né? Também adoro! Bjs e obrigada pela mensagem.

  5. Fernanda Urquidi

    Tambem me fez lembrar meu marido (e sua racionalidade). A paternidade/maternidade é mesmo sublime. Parabens ao papai ai!

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada! Agradeço por ele. :-)

  6. Fabi Kapp

    Lindo texto!!! Fiquei super emocionada, pois ví nesse relato o meu marido ahuhauahuah

    1. Shirley Hilgert

      Ah, então você é também uma das sortudas!!! :-) Que bom que seu marido também é um desses. Bjs

  7. De_terminada

    Noooossa que lindo!!!
    Estou com lágrimas nos olhos…imagina se ele não fosse engenheiro….hahahahaha
    Espero um dia sentir algo assim quando o meu marido descrever o que é ser Pai…
    Felicidades pra vcs!!!

    1. Shirley Hilgert

      Ele é engenheiro, mas sempre foi ótimo com as palavras. Só que não acredita nisso. kkk! Bjs

  8. Priscila

    Lindo relato! Parabéns!

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada! :-)

  9. Anonymous

    Lindo, esse papai está pronto para ser blogueiro também!
    Abraços e feliz Dia dos Pais!!

    1. Shirley Hilgert

      Vou convidá-lo para escrever como colunista no blog. Acho bem difícil, mas vai que ele topa, né? kkk!

  10. Mãe do Lucca

    Uau!!! A tal lista nada Hollywoodiana, quase me fez chorar!!!
    Muito bom texto papai do Léo. Acredite, entendo bem a dificuldade de comunicação de um engenheiro. Meu marido é um. Mas o texto está perfeito, claro e acredite, muito emocionante. Pode se aventurar mais vezes.
    E parabéns pelo blog mamãe…leio sempre e gosto muito. Já aprendi muitas coisas, me identifiquei com outras, tirei dicas incríveis e encontrei outros sites muito legais através do Macetes de Mãe.
    Valeu…estão de parabéns.

    1. Shirley Hilgert

      Meu marido nunca acredita quando eu falo, mas ele escreve muito bem. Bem que podia ter tempo e ânimo para me ajudar com o blog. :-)

  11. Parabéns pelo texto, ficou muito bom e sim, você me fez chorar!!
    Meu marido também é um super pai e está se saindo muito bem com os cuidados, carinho e atenção com o nosso Dudu. Então pai do Léo, você tem a companhia do pai do Dudu, nessa maravilhosa jornada que é ser pai. Sejam muito felizes!!

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada pelas palavras! E que sorte que nossos filhotes tem de ter pais assim. :-)

  12. Anonymous

    Para um engenheiro que diz ter dificuldades de escrever e expressar emocoes, o texto esta bem emotivo e excelentemente bem escrito. Imagino que a esposa bloggeira nem precisou tocar de tao fluido que esta… lagrimas brotaram dos meus olhos! Feliz dia dos pais, papai engenheiro que sabe emocionar atraves das palavras! O que nao faz um filho, hein?!

    1. Shirley Hilgert

      Pois é, o papai engenheiro tem talento com as palavras, mas não quer acreditar nisso. :-) Quem sabe eu o convenço a escrever de vez em quando de novo!!! Bjs

  13. andressa
  14. Claudinha

    Ahhh vc conseguiu emocionar… chorei sim.. parabéns! Acho que ser pai (e mãe) é bem isso mesmo.. Sublime!!!

    1. Shirley Hilgert

      “Sublime” também acho que é uma palavra que descreve bem a maternidade/paternidade. Nada como colocar um filho no mundo para ver a vida de outra forma! :-) Beijos

  15. Thayná Borba

    Oi Shi, tudo bem? Adoro o seu blog e sempre acompanho os posts.
    Resolvi iniciar um blog para beleza das mães. Se puderes indicar aqui no seu, ficarei grata.
    http://www.maesemprebela.blogspot.com.br

    Beijos

  16. Nani

    Sem palavras…os olhos cheios de lágrimas! Isso tudo porque ele disse ser um homem mais racional. Aí meu Deus não gostaria nem de imaginar se ela fosse do tipo sensível…rs. Parabéns papai do Léo e a mamãe tb, por estes dois presentes do céu. Felicidades á família.

    Elaine à espera do meu milagre: LORENA! Em breve.

    1. Shirley Hilgert

      Eu acho que por trás da casca racional existe um homem para lá de sensível. Essa é que é a verdade! Bjs

  17. tatibithaty

    Lindo! Uma pequena lista com um valor gigantesco! E se alguém te disser: continue de onde parou, não o faça! A beleza está justamente em ter sido escrita no calor das emoções, num tempinho roubado desse turbilhão em que nossas vidas se transformam.
    Um beijo

    1. Shirley Hilgert

      Eu também acho. Mesmo curtinha, essa lista já diz tudo. Não precisa de continuação. :-)

  18. Anonymous

    Parabéns ao papai do Léo pelo empenho e coragem de abrir seu coração no blog. Sincero e emocionante! Em consideração, eu que nunca tinha escrito em nenhum blog, resolvi parabenizá-lo!

    Maria Alice

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada, Maria Alice!
      Fiquei até emocionada das palavras do meu marido terem tocado você a pode de escrever pela primeira vez num blog. Adorei suas palavras. Beijos e volte sempre! :-)

  19. Luciana Miller

    Pra mim está bem holliwoodiano! hahahahaha Ou minhas lágrimas me enganaram????
    :P
    bjs

    1. Shirley Hilgert

      Ahahahah! Adorei o comentário. Bjs

  20. Gisa

    O depoimento do papai demorou, mas valeu a pena…quem sabe outros pais não se inspiram, né??

    Parabéns pela família, abraço aos 3!!

  21. Adorei: lindo, verdadeiro e direto.
    Precisa algo mais?!?!
    Bjo!
    Feliz Dia dos Pais!!!

  22. Paola

    Parabéns ao papai querido do Leo, assim como a tantos outros!!! Ao ler, fiquei imaginando o meu marido listando a inigualável experiência da paternidade, que com certeza, teria a delicadeza e a profundidade do grande pai que ele é, sorte da bia e do rafa!! Bjs Feliz Dias dos Pais!!!

  23. Anonymous

    ADOREI!!! Súper sincero nas palavras que escreveu!!! Parabéns ao papai do Leo!! E parabéns a você mamãe, que tem um marido tão paizão!!! Lindo lindo, chegou a emocionar! Feliz dia dos Pais!!! Bjus!

  24. Lívia

    Tá… chorei!!! Lindo, cheio de sentimento, conteúdo e veracidade! Chorei porque as coincidências entre o teu Léo e a minha Luiza são grandes, consequentemente as coincidências dos nossos super maridos do mundo matemático são tb!!! Parabéns e um super dia dos pais para teu marido Shirley.

  25. Anonymous

    Emocionada!!!! Muito bacana o que ele escreveu… Parabéns pela família Shi!

    Bjs Alessandra

  26. Gabs

    Lindo mesmo, meus olhos lacrimejaram e eu me segurei para não chorar já que estou no trabalho agora…haha
    Meu marido nunca quis ser pai e hoje temos uma menina linda que ele é apaixonado…quando vejo os dois juntos fico muito feliz…agora estou grávida do segundo!!!

  27. Adorei a participação do maridão no blog!! (ainda mais com um texto tão bom!). Bjos na família!

  28. Mamy Antenada

    Lindo depoimento! Chorandooo…
    Nessas horas é que temos certeza que escolhemos a pessoa certa, não é?!
    Apesar de ainda não termos filhos (somos tentantes a 5 anos) todas as vezes que meu marido me olha e diz que vai ficar tudo bem, toda aquela inquietude vai embora e vem a certeza que ele será o Melhor Pai dessa vida!

  29. Nayanne Divina

    Que depoimento lindo!!! To emocionada…principalmente quando ele disse “costumo dizer que casamento pouco muda as nossas vidas, mas ter filho, sim, é algo transformacional. “

    Bjos

    Nay

  30. Julia Costa

    Que máximo este post! Nem sei dizer o quanto adorei!!! Parabens, familia linda!! Beijos mil!

    http://www.lulueeu.blogspot.com

  31. Anonymous

    Sou do grupo Desapegos….lindo demais e emocionante perceber o que “ser pais” pode fazer na vida de uma pessoa. Família abençoada…..pode contratar como sócio nessa sua jornada de blogueira…….rsrsrsrssss; Sensacional ler a visão de um pai…estou prestes a vivenciar isso, até dia 13 desse mês nosso bebê nasce. Parabéns Shiley. Fiquem com Deus, Maisa.

  32. Lindo texto, sincero e cheio de emoção!!! Parabéns pela família!

  33. TALITASNABARRO

    Eu imagino se ele gostasse de escrever!!!
    Parabéns a Família!

  34. Rodrigo A. Neves

    Olá,

    Irei ser pai de primeira viagem daqui a aproximadamente 01 mês e venho acompanhando algumas postagens deste blog e me identifiquei muito ao ler o relato de seu marido.

    Apesar de ter uma profissão um pouco diferente da dele (sou contador), a forma como ele se auto descreve “os engenheiros gostam de números, não de letras; são racionais, não emocionais; são comedidos, não expansivos; são objetivos, não subjetivos…” corresponde a maior parte das pessoas do gênero masculino, porém anseio, que assim como ele, eu deixe um pouco de lado a razão (característica esta tão marcante em nós homens) e se entregue à emoção do privilégio de ser pai.

    Espero ainda, encontrar mais relatos, não só de seu marido, mas de outros homens que também receberam a benção da paternidade.

    Desde já aproveito para desejar um Feliz dia dos Pais à todos os leitores deste blog, que acredito, têm sido de grande valia para o aperfeiçoamento de muitos pais.

    1. Li

      Olá Rodrigo! Tem um relato do meu marido no meu blog essa semana. Se quiser passar por lá para conhecer e ler, será muito bem vindo!!!

      http://www.diversaofamilia.blogspot.com.br

      Feliz Dia dos Pais!!!

      Lívia.

  35. Jéssica

    Adorei os itens: ser pai é ….
    Muito emocionante!

  36. Alexandre / Kelly / Alícia

    Olá família!
    Sou marido de uma esposa e mãe maravilhosa… Ela acompanha o Macetes de Mãe desde que a nossa pequena Alícia nasceu.
    Todos os dias ela tem um comentario ou uma nova historia pra contar.
    Hoje ela me pediu que lesse o relato do pai do Léo… que por sinal escreveu maravilhosamente bem, e conseguiu descrever boa parte do que é ser pai.
    Quero dizer que poder viver momentos como estes é um presente de Deus, e realmente, o presente já está com a gente…
    E se tem um conselho que eu possa dar aos papais que estão lendo isso é: “Participem de tudo o que puderem com o seu filho(a) e ajudem suas esposas… Vocês deixarão uma marca na vida de vocês três… Para sempre…

    Preciso terminar meu texto porque vamos dar banho na nossa pequena… aliás, eu vou dar banho, que por sinal, faço desde a maternidade…

    Aproveitem todos os momentos… E valorizem suas famílias… É o maior bem que o mundo pode receber…

    Um grande abraço e um feliz dia dos pais para todos!

    1. Shirley Hilgert

      Alexandra, obrigada pela linda mensagem. Gostei tanto que acabei de compartilhá-la na fanpage do Macetes de Mãe. E parabéns por também ser esse pai exemplar. Beijos na família! Shi

  37. Anonymous

    Lindo! Vou compartilhar com meu marido como forma de incentivo!!! Talvez ele participe mais e com entusiasmo!!!

  38. Tatiana Cali

    Meu Deus !!! Quem disse que não é emocionante ?!!! Quem foi que disse que engenheiro e só pratico ?!!! Ao pai do Léo, apenas uns recadinhos … Quando se é pai os sentimentos simplesmente afloram, como vc bem demonstrou ! Parabéns pelo belíssimo texto e parabéns pelo DIA DOS PAIS !!! Curta bastante ao lado do seu maior presente !!! Bjs, Shi e parabéns pelo maridão !!! Tati.

  39. nanicoloneze

    Sensacional!!! Feliz dia dos pais!

  40. Nossa tive que me segurar para não chorar, que coisa mais linda!!!

    Muitas muitas felicidades a vcs!

Deixe seu comentário