Cada bebê tem seu tempo

Já estava há um bom tempo esperando para fazer esse post. Na verdade, há um tempão. Há uns dois meses ou mais. Eu queria vir aqui escrever sobre o ritmo que cada bebê tem para atingir alguns marcos de desenvolvimento, mas queria fazer isso só depois que o Léo andasse. E vou dizer, minha gente, o Léo demorou para andar! Como demorou. kkkk! Pelo menos aos meus olhos.

O Léo andou ontem, exatamente às 17h30min, no pátio da casa da avó dele, na minha companhia, companhia da avó e da babá. Andou no que podemos dizer 47 do segundo tempo, com um ano, três meses e meio. Nesse momento, deve ter um monte de mães por aí lendo isso, fazendo uma cara de espanto e se perguntado: “Mas meu Deus, essa criança tem algum problema?”. Gente, posso garantir que não, pelo menos nenhum problema que o  impedisse de andar. A única coisa que o Léo tinha era o tempo dele. O seu próprio tempo para fazer cada uma das coisas que nós, mamães, esperamos tão ansiosamente que nossos pequenos façam.

E esse negócio da espera e ansiedade começa bem lá no início. Primeiro, esperando que o bebê focalize as coisas, olhe para a gente e sorria. Depois esperando vê-los segurando objetos, firmando a cabecinha e rolando. Um pouquinho mais tarde, aguardando vê-los sentadinhos, falando suas primeiras palavras, nascendo os primeiros dentinhos e engatinhando (não necessariamente nessa ordem, porque cada bebê é um). E depois ainda segue a novela com a gente aguardando os primeiros passinhos, as primeiras frases e os primeiros sei eu mais lá o quê.

E é claro que não estamos sozinhas nessa espera toda. Parece que toda a família, amigos, vizinhos, moradores próximos, conhecidos e desconhecidos e até representantes de outros planetas esperam com a gente. Esperam, torcem e se importam. Muito mais do que deveriam em muitos casos. E é só colocarmos a cara na rua que lá vem alguém perguntando: ele já senta? ele já fala? ele já anda? ele já ganhou algum prêmio nobel, descobriu a cura da Aids ou lançou algum aplicativo de sucesso na Apple Store? E aí, quando você responde que não, vem aquele silêncio constrangedor, típico de quem esperava outra resposta, ou então aquela fatídica frase (no meu caso): ah, mas menino demora mais mesmo!

Cheguei até a receber um e-mail de uma leitora que me perguntou o que ela podia fazer para o seu filho de um aninho andar. Minha resposta foi: “Ter paciência! O meu já está com um ano e três meses e ainda não anda”.

Mas por que, afinal, eu queria escrever esse texto? Por que eu queria vir aqui contar que o Léo andou nos 47 do segundo tempo? Para mostrar que cada bebê tem o seu tempo, o seu ritmo, e que não tem nada de errado se o seu filho fizer algumas coisas antes e outras depois. Pode ser que ele demore a andar, mas também pode ser que ele já esteja comendo com garfinho, falando palavras como gato e água e entendendo 99% das coisas que você diz. Ou seja, tudo é relativo!

Mas é claro que saber que cada bebê tem o seu ritmo e o seu tempo também não nos liberta de esperar pela próxima fase, torcer para que ela chegue logo e nos angustiar caso ela demore um pouco para se concretizar. É claro que eu fiquei ansiosa para que o Léo andasse, é claro que chegou uma hora que eu comecei estimulá-lo bastante (isso aconteceu no último mês), mas acho que até mais por pressão externa do que por eu estar propriamente preocupada com isso (até porque eu só fui andar com um ano e seis meses, ou seja, eu não tinha muito do que reclamar. kkk!).

Enfim, seu filhote não faz alguma coisa que você acha que ele já deveria estar fazendo? Antes de você começar a ficar angustiada e perder sono pensando nisso, pare e se faça algumas perguntas: ele realmente já está na fase de fazer isso? Ele está sempre no mesmo estágio de desenvolvimento ou é possível perceber pequenas evoluções ao longo do tempo? Eu estou ansiosa por mim e por ele ou por pressão externa? Meu filho tem se mostrado incomodado por ainda não conseguir fazer isso? Com que idade eu e o pai dele atingimos esse marco (isso também influencia)? E, caso você ainda esteja na dúvida e um pouco insegura com relação a essas questões, aí sim vale a pena conversar com o pediatra a respeito e investigar, se for o caso.

Então, meu conselho final: lembre-se que cada bebê é um. Faça sua parte, estimulando adequadamente, mas não force a ponto do seu filho sentir-se incomodado. A cada nova – mesmo que pequena – conquista, vibre junto com ele. E evite fazer comentários pejorativos ou negativos na frente do bebê/criança (lembre-se bebês são bem mais espertos e inteligentes que a gente imagina e entendem 99% do que a gente fala). Se mesmo assim você continuar se sentindo insegura quanto a evolução do seu filho, consulte um pediatra. Mas nunca, jamais, em hipótese alguma, deixe-se incomodar pela opinião dos outros (ahahahaha! Falar é fácil, né! Eu até brinquei que iria mentir a idade do Léo da próxima vez que alguém o visse engatinhando e perguntasse quantos meses ele tinha – sendo que ele já estava com mais de um ano! Ahahaha!).

Enfim, mais um marco atingido! Mais uma coisa para comemorarmos. E agora é me preparar para a próxima fase, que segundo todos dizem, tende a ser a mais perigosa e difícil, cheia de quedas e machucados, mas também uma das mais encantadoras e gostosas, cheia de experiências e descobertas , algo que não tem preço.

E assim caminha a humanidade, até a próxima etapa. Seguindo cada um com seus passinhos.

PS: não poderia deixar de compartilhar com vocês um pouquinho dos primeiros passinhos do Léo. Depois dessa “andadinha”, ele caminhou mais, correu, caiu e até ralou a bochecha. E viva a evolução da vida!

80 comentários

  1. Mamy Antenada

    Parabénns…
    Que felicidade sem fim…ver o filhote dando os primeiros passinhos deve ser uma delícia!
    Dá para notar no tom de voz de vocês…emoção!!
    Realmente nenhuma criança é igual a outra, são todas singulares…
    E para aqueles que olham com aquele cara de espanto pq seu filho não fez algo tão precoce…um singelo “tô nem aí, meu filho é unico!”…

    Bj Bj
    Pri Aitelli

    1. Shirley Hilgert

      Ahahaha! Deu para perceber isso no vídeo? Ficamos bem emocionadas e felizes mesmo. :-) Bjs

  2. Liliane Junqueira

    Que delíííícia Shi!!!!! Vai ver que ele pensou assim “melhor eu começar a andar logo… vai que meu carrinho some de novo!!!”
    A Clara tbém andou com 1ano 2meses e 15dias! Ah, e ela não engatinhava. Ela só se locomovia daquele jeitinho engraçado dela!
    Parabéns querida, e curta mais essa fase! Ah, e não pense que agora que ele andou vc vai descansar sua coluna, pois agora vc vai ter que correr – deliciosamente – mais do que nunca!!!

    1. Shirley Hilgert

      Ahahaha! Verdade, acho que foi isso mesmo que ele pensou. Bjs!!! :-)

  3. Andreza Fiuza

    Shiiirley!Essa história de muitos tombos e hematomas também depende, viu? Minha filha está com 1 ano e 10 meses, caminha desde 1 ano e até agora conservamos todos os dentinhos (cada vez que ouço um choro já penso “os dentes”.) hahaha. Parabéns pelo filhote. bjooos

    1. Shirley Hilgert

      Tomara que com o Léo seja assim Andreza! :-) Bjs

  4. é o que eu sempre digo quando insistem em colocar meu filho no andador… ele vai andar no tempo dele, quando ele achar que deve!

    tempo ao tempo!

    beijo

    1. Shirley Hilgert

      Sim! Cada mãe sabe o que é melhor para o filhote. Pode ter certeza disso. Bjs

  5. Priscilla Maiotto

    que delicia!!! parabens flor!!!! vale mais que ganhar na loteria ne!!!

    1. Shirley Hilgert

      Sim! Mto feliz! :-)

  6. Anonymous

    que lindo!!! me emocionei com suas palavras… tenho uma bebê que vai fazer 1 aninho que ainda não anda. E pra me complicar tenho uma vizinha que a bebê dela nasceu no mesmo dia que a minha e a menina dela andou com 10 meses… TODOS OS DIAS OUÇO “E a´a Ana já andou?”… e agora o pessoal da minha rua me disse que teve outro bebê que ‘só’ andou no aniversário de 1 ano e que a Ana deve ser igual… Ou seja… o Níver dela é sábado e tá todo mundo colocando como se essa fosse a data limite.. ô Glória!!!

    1. Shirley Hilgert

      Na boa, essa sua vizinha é muito sem noção. E para ser mais sincera ainda, acho que ela é meio ignorante. Por favor! Isso lá é comentário que se faça. Se fosse eu, já teria respondido meio virado para ela. Tive sorte de sempre cruzar com pessoas educadas, sensíveis, e que nunca fizeram nenhum comentário desagradável (só ficavam em silêncio quando eu falava a idade. kkk!). Bjs!

  7. Anonymous

    Você deveria publicar este texto todos os dias. A coisa mais irritante que existe no mundo da maternidade são estas comparações. Haja saco para aguentar. A minha filha andou com 1 e 2 meses e meio e foi ótimo, pois pude aproveitar muito mais ela no meu colinho já que agora eles querem “andar” pelo mundo novo deles. E sabe outra coisa que ainda não chegou o tempo da minha filha? Dentes. Ela já fez 1 e 3 meses e nada, mas eles estão apontando e incomodando absurdamente, visto que agora virão quase todos de uma vez.
    Adoro seu blog, você, seu filho e tudo que acontece por aqui. Parabéns e obrigada por compartilhar conosco um pouquinho da maravilhosa e mágica experiência da maternidade.
    Ana Paula e Cecilinha.

    1. Shirley Hilgert

      Também acho um fim comparações. Eu não saio por aí contando todas as maravilhas que o Léo faz. Então, porque os outros tem que fazer, né?! Bjs!

  8. kudSilva

    Concordo com tudo o que escreveu… passei por diversas neuras… o meu filho só andou com 1 ano e 4 meses…. e começou a comer sozinho com 1 ano e 7 meses…. aprendi a relaxar e a deixar que ele descubra o mundo no tempo dele, do jeito dele…. é bem mais bonito e especial!!! Não comparo mais… ele é único!!! Só uma dica: Seu filho não andou nos 47 do segundo tempo, e sim no tempo que ele achou certo….!!!

    1. Shirley Hilgert

      Verdade, foi no tempo dele. Usei a expressão 47 do segundo tempo porque a maioria das pessoas espera que o andar aconteça até um ano e dois ou um ano e três meses. Bjs! :-)

  9. Su Rocha

    Passei demais por isso…e ainda passo rs rs rs. Meu filho andou com 1 ano e 7 meses!!! O pediatra pediu tudo quanto foi exames e até com neuropediatra ele passou (e ainda passa), mas não tem absolutamente nada!!! Graças a DEUS!!! Agora não quer falar rs rs… com 2 só fala Carro :(
    Mas aprendi a esperar o tempo dele.

    1. Shirley Hilgert

      Su, eu também só fui andar com um ano e seis meses. E sou bem normal, viu! Te garanto. kkk! Bjs

    2. andressa

      Nossa to passando por isso,… meu bebe tem 01 ano e 6 meses ja vai fazer 7, e so fica de pé…, segurando não anda, to achando que deve ter algum problema para andar…, muito triste vou leva-lo no ortopedista essa semana…, é uma cobrança de todos…Fora minha ansiedade..

      1. Miriam

        Ola!!

        Seu bebê andou direitinho? Vc foi no neuro?

        Estou com o mesmo problema q vc.. e como se passou um tempo .. gostaria de saber o q aconteceu..
        Beijos

  10. Monica

    Oi! Sou de uma agência de comunicação 2PRÓ Comunicação e estamos promovendo um lançamento que terá um evento para blogueiros. Gostaríamos de coletar os seus contatos para envio de convite. É possível? Preciso de (nome completo, email, telefone e endereço). Ah, outro porém… inicialmente o evento será para o pessoal que está em São Paulo, é o seu caso?

    bjs e muito obrigada pela atenção!

    Monica (11) 3030-9435
    monica.agnello@2pro.com.br

    1. Shirley Hilgert

      Mônica, já mandei uma mensagem via email para você. Bjs!

  11. Anonymous

    Concordo com o post atcima. Seu filho não andou nos 47 do segundo tempo. .. acho que o jogo dele (e do meu filho também) tem um tempo diferente. Adorei seu texto!

    1. Shirley Hilgert

      Verdade, não foi 47 do segundo tempo nao, foi o tempo dele! :-) Coloquei a expressão porque a maioria das pessoas espera que os bebês andem até um ano e dois ou um ano e três meses.

  12. Munique Lhamas

    Que delícia!!! Aqui em casa também estamos todos felizes, minha pequena também começou a andar faz uma semana!
    Concordo com você, cada bebê tem o seu tempo e a sua hora. e o que mais as pessoas precisam aprender é que não existe uma regra, existe sim o jeito de cada um se desenvolver!
    Bjos
    http://coisasdegabieassim.blogspot.com.br/

    1. Shirley Hilgert

      Eeeee! Cada vez que vejo o Léo abrindo os bracinhos e vindo na minha direção é uma alegria sem fim. Mto bom, né? Bjs

  13. Daniela Maia Trindade

    Uma dos mais preciosos ensinamentos que a maternidade me deu foi ter paciência! Realmente tudo tem seu tempo. Meu filhinho que hoje está com 1 ano e 11 meses hoje só andou com 1 ano 5 meses e tanto!! Hoje ele corre por todo lugar e só traz alegria para nós!
    Parabéns por mais esta etapa vencida!

  14. Sara

    Que lindo!!! Dá para sentir a emoção mesmo nesses poucos segundos de vídeo… Parabéns!!!

  15. Anonymous

    Que lindo! Parabéns! Como sempre vc está certíssima!!! Minha filha começou a andar na semana passada com 1 ano e 4 dias, e quase não cai, pode ser que o Leo tb seja assim… ela é abusada e quer é correr.. rs , em compensação só agora é que começaram a surgir os primeiros dentinhos, cada criança no seu tempo!!!
    Adoro seu Blog…Parabéns Shi!

    Bjs Alessandra- RJ

  16. Vanessa Sayão

    Vc falando da pressão externa me fez lembrar… Hoje mesmo uma Senhora me perguntou se a Eduarda ja andava e eu disse que ainda não, mas que com apoio ela conseguia andar, e a mesma perguntou quantos meses ela tem e eu respondi, 10 meses… A moça fez um discurso, disse que minha bebe é preguiçosa, que esta demorando pra andar. Oi? Ela só tem 10 meses, kkkkkkk

  17. Raquel12

    Chorei lendo, eu estou grávida de 10 semanas e comecei a ler estudar um pouco ‘para ser mãe’ rsss … lendo o post eu voltei ao passado e me lembrei do meu irmão mais novo, apesar dos 5 anos de diferença entre nós dois minha mãe fala que eu engravidei junto com ela, e como é incrível o sentimento que tenho com meu irmão, mas voltando no post, eu comecei a andar com 11 meses, e meu irmão com 1 ano e 9 meses, e eu lembro como se fosse hoje meu irmão com a minha mãe e eu chamando ele do outro lado da sala como eu sempre fazia mas dessa vez ele em vez de engatinhar ele veio andando e rindo para mim … eu fico pensando se eu me lembro com tanta emoção os primeiros passos do meu irmão imagine do meu bebe

  18. Luisa Guimarães

    Perfeito Shirley!
    Como sempre!!!
    Fiquei até emocionada com o vídeo do Léo andando! Parabéns por essa conquista!
    O Gui tá com 10 meses hoje e NADA de engatinhar. Já não sou muito encanada com essas coisas até por que, também andei super tarde! Mas enfim, seu post melhorou meu dia!
    Obrigada por essa “amizade” que conforta diariamente nossos coraçõeszinhos de mães de primeira viagem.

    1. Shirley Hilgert

      Luisa, o Léo também só engantinhou com 10 meses. Fique tranquila. :-) Beijos!!!

  19. Alinny Rehbein

    Minha bebê tem 10 meses mas nasceu prematura, 5 semanas antes, só que por ser esguia e ter atingido o tamanho certo para a idade cronológic, a, as pessoas se “esquecem” que ela é prematura e cobram que ela ande, engatinhe…ela não engatinha mas eu nem ligo, estimulo, a deixo no chão a maior parte do tempo, mas não a forço, ela tem, tecnicamente, 9 meses!! Foi precoce em muitas fases, o que criou uma expectativa muito grande em todos, já que ela já era “durinha” com 2 meses, sentava com encosto com 3 meses, sentou sozinha com 5 meses, com 6 meses falava “papá”, “mamá”, “bobó” (vovó), “áqui” (jack – cachorro) e com 8 meses dava tchau, fazia “não” com o dedinho e falava “nanana” qdo não queria mais comer, ou trocar a fralda, enfim…eu não ligo mas passei por algo que vc passou, ela nasceu muito pequenina, até para a idade gestacional dela, nasceu com 40cm e 1800kg com 35 semanas, então qdo tinha 3 meses, parecia ter um, eu pensei em mentir a idade dela tbém, pq as pessoas me olhavam como se eu fosse uma péssima mãe por causa do tamanho da minha bebê, fora as receitas para ela “engordar”. Hoje ela continua p25 no peso mas está com 71,5cm. Engraçado que durante o sono dela, que é extremamente agitado (por isso ela não engorda apesar de comer muito bem), ela engatinha, se levanta e faz o movimento certinho, mas acordada não vai…hehehehehe…

  20. Paula

    Shirley, meu bebê acabou de fazer 9 meses, não engatinha nem se rasteja, hj li que isso pode acarretar problemas de aprendizado e convívio social no futuro, fiquei super preocupada. O que você acha?

    1. Shirley Hilgert

      Paula, nunca ouvi falar de “problemas de aprendizado e convívio social pq não engatinhou”. Conheço vários bebês que nunca engatinharam. Andaram direto, ou se arrastavam de bundinha, ou seja… se viravam para se locomover.
      Mas, na dúvida, cheque com o pediatra. Eu não sou médica nem entendo 100% desse assunto. Bjs

  21. Rafaela

    Meu filho tem 1 ano e 4 meses, já dá uns passinhos sozinho, mas acha ” mais fácil ” engatinhar, tem preguiça de andar. E isso tem me deixado muito preocupada, afinal ele sabe andar, mas não anda……

  22. Anna

    Meu bebê tem 1 ano 3 meses e oito dias e ainda não está andando. Tb não engatinha. Ele se locomove por toda a casa se arrastando de bundinha! Jeitinho q ele desenvolveu e acha confortável! Ele nasceu um mês antes, c quase 37 semanas. Mas a pediatra dele nunca o considerou prematuro e disse q está tudo bem c ele. Mas msm assim fico ansiosa p ele andar logo! Não vejo a hora de sentir a emoção q vc descreveu ao ver os primeiros passos do Léo!

  23. Cinara Mainardes

    Nossa! Me ajudou muito seu post!! Pois a ansiedade é imensa…nessa fase! O Breno meu filhinho, está com quase 1 ano e 3 meses e só anda segurando…Vai de sofá em sofá…cadeira em cadeira mas andar sozinho nada! E com tantas pessoas fazendo a mesma pergunta a preocupação sempre vem! Mas enfim, é segurar a emoção e esperar!! Beijos.

  24. Elaine Guedes

    Adorei o Post! Minha filhota (Rayca) tem 1 ano e 4 meses. E só anda segurando em alguma coisa como a ponta do meu dedo, o sofá, a cadeirinha e outras coisinhas mais!rsrs acho que ela ainda está insegura de andar sozinha né? Eu ando muito ansiosa pra que ela ande logo. Cada evolução conquistada é muito comemorada. esses dias mesmo ela aprendeu a falar água, tia, e a emitir o som que a vaquinha faz! é só perguntar pra ela: Como é que a vaquinha faz? e ela responde: môôô! haha é uma delícia ouvir ela falando. Agora falta ela andar pra tudo ficar mais lindo ainda! Foi um prazer compartilhar minha experiência com vocês! Bjos

  25. Debora

    Boa tarde!
    Minha filha tem 1 ano e 4 meses, e não são todos os dias que anda, tem dia que da uns passinhos sozinha, outros ela pede para dar a mão e anda uma belezinha segurando no dedo.
    Mas estou achando estranho sabe, ela sabe andar e pq nao tem o interesse de ir sozinha andando onde quer, confesso que fico preocupada com essa mudança de comportamento.
    bjs

  26. Tatiana

    Pessoal, tive uma experiência com isso e queria compartilhar. A minha filha já tinha feito 1 ano e nada de andar. Foi aí que percebi que, além disso, ela também quase não ficava de pé. Sabe aquela coisa de ficar de pé no berço? Segurar nossa mão andando? Não rolava… Ela engatinhava super bem, subia e descia escadas, mas tinha ZERO interesse em ficar de pé. Fiquei desesperada, é claro. Levei numa neuropediatra que foi um ANJO, fez vários exames no consultório mesmo e constatou que ela estava ótima e que somente ainda não tinha chegado o momento dela. Dito e feito… Com 1 ano e 3 meses a minha pequena, do nada, deu os primeiros passinhos. Claro que teve um sentimento de alívio também, mas eu aprendi que ela tem o tempo dela e que não podemos forçar nada. Ela nunca caiu, ela simplesmente esperou estar segura o suficiente para sair andando por aí… Hoje está com 2 anos e 2 meses e é um foguete! Fiquem tranquilas e conversem sempre com o pediatra, nada de consultar outras mães… Beijos

  27. alessandra

    Ultimamente tenho estado muito ansiosa. Meu bebê tem 1 ano e 10 meses e ainda não anda sozinho. O pediatra nos garantiu que ele não tem nenhum problema físico que justifique essa demora. Ele levanta apoiado nos moveis, paredes, brinquedos e até mesmo anda com apoio. engatinha perfeitamente bem e rápido, entretanto andar sozinho nem da sinais que vai tentar. Alguém já passou por isso? Ele é uma criança muito ativa e alegre, já fala muitas palavras e canta mesmo que não sai a letra corretamente esta sempre no ritmo. aprende tudo muito rápido é muito esperto, mas ainda não anda sozinho.

    1. Karol

      Oi Alessandra! Minha filha completou 2 anos agora é aindá não anda sozinha! Sempre fiz acompanhamento com a pediatra, o desenvolvimento dela é normal….! Já fiz exames neurológicos, de sangue, coloquei na natação, fisioterapia, e agora ela está na escolinha! Já deu uns passinhos sozinhas. Mas é muuuuito insegura! Te entendo perfeitamente…. Se quiser conversar karol.monteiro@gmail.com! Bjs

  28. merielen

    Meninas minha bebe nasceu c 26 semanas, ou seja praticamente 6 meses… passou 3 meses na uti. … quase morreu mas hj esta c 1 ano e 11 meses…. linda forte e saudável. .. mas ela nao tem interesse em andar… no dia 24 de dezembro de 2014 ela deu uns passinhos e fiquei meeega feliz!!! Depois disso nao quis mais.
    So quer engatinhar! Eu fico de coracao partido de ve-la ja grandinha engatinhando… enquanto as outras crianças da mesma idade ja ate correm… a pediatra e as duas neuro que a acompanham diserram que ela esta normal, nao tem sequelas nao indicaram fisio… mais alguem aki passou por isso????

    1. cida

      Oi imagino o que vc esta passando, pois tenho um bebe de um ano e um mês e não anda, nunca levantou sozinho no berço e nem anda segurando nas coisas e por fim engatinha para trás, resumindo estou passando ele na neuropediatra , onde solicitou exames, no mês que vem eu volto lá, Deus ajude que seje apenas o temo dele, que para nós são eternos.

  29. neusa

    Minha bb tem 1 aninho e deu uns passinhos com 11 meses vejo os dias passando e nada dela se firmar p andar prefere gatinhar

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Neusa!
      Cada bebê tem seu tempo, mas para ajudá-la você pode auxiliar nos movimentos de caminhada.
      Bjss

  30. Alessandra

    Oi Merielen sei exatamente como se sente… meu filho tbem está com a idade da sua e só eengatinha e anda segurando nos móveis e paredes

  31. Alessandra

    Oi Merielen estou na mesma situação que vc. Meu filho já vai fazer dois anos e ainda não anda. Não descobrimos nada físico ou neurológico para esse atraso simplesmente ele não anda sozinho. Compartilho da sua angústia. Vamos nos falar alecegat@hotmail.com

  32. Karen

    Ameeeeeeeeei vc!!! Primeira vez que entro e já amei td que li até agora. Parabéns! Como é bomler outras mães!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Karen!
      Obrigada pelo carinho!!!
      Bjs

  33. Anna

    Meu Pedro tem 1 ano 3 meses e 7 dias e ainda não anda, so segurando nas coisas… ja levei no medico e dizem estar tudo bem, mas confesso estar bem preocupada..

    1. Macetes de Mãe

      Cada bebê tem seu tempo Anna. O que você pode fazer é estimulá-lo a andar :)
      Bjs

  34. Sheila

    Alessandra e merielen

    Também entendo perfeitamente vcs. meu BB de 1 e 6 também não anda… Tem o mesmo comportamento que ambas descreveram…é saudável, engatinha rápido, segura nas coisa, fica em pé, mas parece não fazer nenhuma questão de andar, ou se arriscar…ele é gêmeo, o irmãozinho já corre…. Também me corta o coração velo engatinhando no meio das crianças que já correm na idade dele….comecei leva lo a fisio e vou começar a natação…se quiserem conversar, meu email Sheila.jardim@hotmail.com

  35. Cíntia Andrade

    oi adorei suas dicas e me deixou mto aliviada,minha bebê tem oito meses e sempre tem alguem dando palpite.kkk. me deixam louca..adorei tudo..bjo

  36. priscila

    Minha filha tem1 ano e 8 meses e ainda não anda ela já engatinha fica em pé sozinha da uns passinhos sobe por tudo mais não anda sozinha eu sei que ela tem o tempo dela pra começar a andar mais as outras pessoas ficam falando e perguntando se ela não vai andar que ela é muito preguiçosa esses tipo de coisas

    1. Dirceu

      Minha filha tem 1 ano e 8 meses também e não anda. Só anda se levar pela mãozinha, caso contrário rasteja de bunda. fica de pé sozinha mas não consegue equilibrar-se para sair andando. Estamos muito preocupados. A sua nenê ja andou?

      1. andressa

        Nossa, meu bebe tem 1 ano e 6 meses e tmb não anda so fica em pé segurando em alguma coisa,.., estou ficando preocupada vou leva-lo no ortopedista.., o seu bebe ja andou???

  37. isa

    Gente tou aqui a procura de consolo já que a minha filha sophia fez hoje 1ano e 6 meses e ainda não anda, vejo q algumas já ficam anciosas quando vai completando 1 e 4:imaginem eu afff, mas se deus quiser ela vai andar logo, o tempo dela vai chegar

    1. Fernanda

      Estou no mesmo dilema, a minha filha está com 1 ano e 4 meses, não dá nem sinal de querer andar. Infelizmente o incômodo maior vem ela cobrança das pessoas, a começar pelos familiares. Já procurei até um ortopedista, mas, felizmente ela não tem nenhum problema, só esperar mesmo.

  38. Carol

    Pessoal, tbem estou ansiosa… Meus gemeos estão com quase 1 ano e 5 meses e ainda não andam sozinhos, somente segurando nas coisas…

  39. Ana Paula

    Cada bebê tem seu tempo, tenho duas filhas a mais velha hoje com 7 anos começou a andar com 1 ano e 1mês e a mais nova hoje com 1 e 1 mês começou a andar uma semana depois que fez 1 ano, não se preocupem

  40. Ana Paula

    Cada bebê tem seu tempo, tenho duas filhas a mais velha hoje com 7 anos começou a andar com 1 ano e 1mês e a mais nova hoje com 1 e 1 mês começou a andar uma semana depois que fez 1 ano, não se preocupem
    Cada criança é diferente que a outra também detesto comparações, e ficar forçando a criança par determinadas coisas é pior pois acaba deixando elas anciosas.

  41. Isabela

    Meu bebe tem 10 meses e nasceu de 33 semanas, sentou com 7 meses mas nao quer saber de engatinhar… To aguniada mas coloco ele de bruço e ele so resmunga querendo ficar de pé, ele ja fica durinho e até da uns passinhos segurando na mão, pediatra aconselho fazer fisio para incentivar a engatinhar… Eu fico muito ansiosa pra ve ele engatinhando mas temos que respeitar o tempo deles

  42. Leticia

    Gostei muito do seu post, porque estou agoniada porque minha filha de 1 ano e 4 meses não anda, já chegaram a me perguntar se ela tinha algum problema? Valeu pelo post, estou mais calma.

  43. Célia

    Ai mamães quero saber d vcs minha bb tem 1aninho e 1mês não anda só da passadinha segurando na mão da gente medrosa…Tô anciosa me falem de seus filhos hoje obrigada a tds vcs bjs

  44. Bianca

    Oi gente boa tarde. Muito bom o post, mas aqui em kza as coisas são o contrário, as cobranças partem de mim mesma, enquanto minha familia e amigos tentam me tranquilizar eu fico preocupada. Minha filha esta com 1 ano e 2 meses e nem em pe fica, já levei ela ao pediatra e ele me pediu que tivesse paciência pq nos exames não deu nada. Passou fisioterapia também pra ela, vou comecar semana que vem. Mas nem ando dormindo direito de ansiedade. Fico com medo dela ter algum problema, pelo fato dela nem ficar em pé sozinha. Mais alguem na mesma situação que eu???

  45. Neia

    Entrei na internet para ver se encontrava algo que parecesse com o que estou passando e encontrei essas colocações. Puxa eu também tenho passado por esse tipo de sufoco. Minha bebe vai completar um ano no próximo dia 25 e ainda nao andou. As pessoas fazem interrogatórios e me fazem sentir culpada pela demora. O pior São as comparações. Como é desagradável. Mas ler tudo isso que vocês colocaram me deixou mais aliviada. É o tempo dela. O pediatra diz isso também. A minha pequena Giovana fica quase engatinhando. Faz gangorrinha fica em pé segurando nos móveis mas não andavsozinha só com apoio. Mas tenho fé em Deus que logo ela vai andar como fez o Leo. Para minha alegria e o sossego dos incomodadires. Pois muita gente só tem o interesse de nos chatear. E não sabem respeitar a individualidade dos outros.

  46. Paola

    Também vim em busca de consolo.
    Como foi muito bem colocado, sabemos que cada criança tem seu tempo, mas como não ficar angustiado. Sobretudo quando as comparações externas acontecem.
    Marcinho tem 1 ano e quase 6 meses e ainda não quer andar sozinho.
    Sim, pq andar ele anda, mas ainda não se sente confortável pra soltar o dedo da mamãe ou do papai…nos usa, no mais singelo voto de confiança!
    Paciência.
    Vamos curtindo assim mesmo!

  47. Antonia

    Olá, eu também passo pelos mesmos questionamentos, Luísa tem 1 ano e 3 meses e ainda não engatinha e não anda, começou a sentar sem apoio agora, ela faz fisio 2x por semana, a ressonancia não deu nada.
    Ela é prematura de 32 semana, fico super ansiosa para ve-la andar logo, mas sei que ela terá o tempo dela. Ela faz acompanhamento com neuro também que me disse para estimular bastante e ter paciencia.

    Vendo os comentarios de vcs me sinto até mais aliviada, pois sei que no tempo dela ela ira andar e eu estou fazendo a minha parte que é estimular.

  48. Marli lopes

    Bom dia… Minha sobrinha tem 1 ano e 4 mês e não anda e nem senta ….. To preocupada o pediata disse q e normal …. Agurdo respostas bjsss

  49. Jeciane

    Oi Shirley, tudo bem minha flor?
    Li teu post buscando um refúgio para minha angustia… Aaafff!!!
    Minha bebe tem 1 ano e 6 meses, e ainda não anda sozinha, parece não ter equilíbrio na verdade, ela segura em um dedo apenas da minha mão e caminha lado a lado comigo, porém se eu tento soltar o dedo ou estimula-la a ficar em pé sozinha ela imediatamente se senta, e se irrita.
    Fico nevosa, ansiosa e triste de pensar que ela possa ter algum problema, mas todos dizem que é normal, até o pediatra, mas nunca vi ou soube de alguma criança que tenha levado tanto tempo para andar sozinha. Por favor, o que posso fazer? Estou me sentindo culpada, sinto como se tivesse errado em algum ponto e não notei, principalmente pelos comentários e questionamentos. Tem algo que eu possa fazer? Alguma dica conselho, aceito qualquer ajuda, estou desesperada já.
    Obrigada pela atenção desde já.
    Um abraço.

    1. Shirley Hilgert

      Jeciane, eu só andei com 1 ano e 6 meses. O filho de uma amiga com 1 ano e 7 meses. Minha sugestão é você conversar com o pediatra e, se ele achar que está tudo bem, que sua filha está se desenvolvendo direitinho, não há com que se preocupar. bjs

  50. Vanessa

    Fico tão feliz em ver esse post é essas mensagens… minha menina ainda anda com medo e tem 1 ano e 2 meses e a cobrança é terrível. Além do pediatra já levei no ortopedista, neurologista e todos dizem que é mega normal … Mas ouvir mamães com a mesma dúvida é revigorante… Saber que minha menina não é a única rsrs
    Abs,

  51. Suzi

    Amei seu texto …e falou com qto tempo? Obrigada pelas dicas bjs

    1. Shirley Hilgert

      Leo falou bem cedo. Tinha uns 8 meses. Mas caê já tem quase 1 ano e 3 meses e só fala “esse” e “auau”. kkk! bjs

  52. Creuza

    Passa poisso tmb pois meu filho tem 2 e 1 mês e ainda não anda .. Ele se arasta pelo chão sent ..faz fisioterapia e acompanhamento fico muito triste principalmente quando vejo outras crianças mais novas fazendo TD q era pra ele fazer 😢

  53. Rafaela

    Meu filho vai completa um ano e sete meses e só anda com apoio a pediatra me disse q está tdo bem com ele pois ele tem equilíbrio e força nas pernas mas to muito preocupada pois ja está demorando muito e tambem não aguento mais a pressão q tdos colocam em cima d mim porque meu filho ainda ñ anda por favor me ajudem.

  54. Gi

    O meu tem 1 e 8.e só levanta c apoio e gosta dó d engatinhar. Fico triste c as críticas d outras mães. Tínhamos q ser unidas.

Deixe seu comentário