Como agir em caso de engasgo e asfixia em bebês e crianças

Semana passada, recebi de uma leitora a sugestão de falar aqui no blog sobre um assunto bastante importante e o qual eu já venho pensando em abordar há um bom tempo: asfixia/sufocamento por engasgo com objeto ou alimento.

Essa leitora me contou que, há alguns dias, seu filho havia se engasgado com amendoim a ponto de ficar roxo e sem respirar, e que graças à um movimento rápido do seu marido, eles conseguiram salvar a criança.O que o marido dessa leitora fez ao ver o filho se asfixiando e quase perdendo os sentidos foi a Manobra de Heimlich, muito útil em casos como esse.

Essa manobra é extremamente eficaz se aplicada de forma correta e irá variar se for feita em um bebê ou uma criança um pouco maior. No caso de bebês, o procedimento correto é colocar a vítima sobre o colo, com a cabeça levemente mais baixa que o tronco, e dar cinco tapas firmes nas suas costas (com a parte mais “dura” da mão) mais ou menos na altura dos ombros, conforme mostram as imagens e o vídeo abaixo:

Manobra de Heimlich em Bebês:

Imagem: Profissão Bombeiro

Outro exemplo da manobra:

Imagem: Cemei

Vídeo ilustrativo da Manobra de Heimlich: clique aqui.

 

Já se a manobra tiver que ser aplicada em uma criança um pouco maior, a forma correta é colocar a vítima de pé na sua frente, de costas para você, e passar seus braços em volta dela, mais ou menos na altura do seu estômago, e depois pressionar para dentro e para cima ao mesmo tempo, conforme mostra a imagem abaixo:

Imagem: Hypescience

Essa manobra faz-se tão importante porque, quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico. A pessoa mais próxima precisa de agir rapidamente!

17 comentários

  1. Michelle

    Essa manobra salvou o meu filho dentro de uma loja, antes da sua festinha de um aninho. Ele colocou um pedacinho de durex na boca sem que eu visse, o que obstruiu sua garganta. Me olhava com um olhar parado e a boca tinha uma saliva muito grossa. Felizmente eu tinha assistido a um programa com o corpo de bombeiros dando dicas. Me lembrei e fiz a manobra. Em questão de segundos estava tudo bem.

  2. Mariana

    Também usamos esta manobra quando minha filha tinha 24 dias…recebemos estas orientações por telefone falando com o SAMU….um horror, não desejo pra ninguém!! Mas saber como agir é uma questão de conseguir salvar ou não…graças a Deus conseguimos e a Alice está linda com quase 1 aninho.

    1. Giselle

      Que coincidência chata!
      Minha filha também se chama Alice e passamos pela mesma coisa com exatos 24 dias.
      Um horror!
      Agora ela está com 1 mês e meio e eu ainda estou super neurótica!

  3. Anonymous

    É de arrepiar… Temos que estar prontas para tudo. Uma vez eu engasguei com bala Valda. Meu pai nao conhecia esses movimentos, mas me virou de cabeça para baixo. Ufa! Parabéns pela divulgação! Bj Debora Fazzio

  4. Juliana Gonzalez

    Usei a manobra 3 dias atras. Noah se engasgou com o remedio de colica, que parou na garganta e nao conseguia respirar. Eu, por incrivel que pareca, muuuuito calmamente fiz a manobra, ele soltou o liquido, e minha mae pirando dizia: vc ta vorando ele de cabeca pra baixo, ele vai vomitar o leite! Mas deu certo e foi tudo tranquilo.

  5. Leila Nassif

    Parabéns pelo post é de grande utilidade. Eu acho que deveria ter cursos para mamães e papais de primeiros socorros, juntamente com o pré natal. Pois muitas mães não sabem como proceder nesses casos.
    Estou seguindo. Bjs :)

    http://soumaedecinco.blogspot.com/

  6. Silvana

    Ontem passei por esta situação, muito desesperadora, minha filha de 2 anos e 11 meses estava comendo batatinha e engasgou quando olhei estava com a boca muito roxa e os olhos virando, tentei fazer a última manobra do exemplo e demorou pra voltar, de repetente começou a chorar, foi um sufoco, ela não vomitou mas desengasgou, ficou muito gelada e o corpo bem duro, foi um tremendo susto.

  7. Fernanda

    Boa noite!

    Muito bom o assunto abordado, dicas que podem salvar vidas
    Hoje pela segunda vez passei pelo sufoco de ver minha filha
    Engasgada e sem respirar por causa do refluxo, é um desespero
    Parece que falta o chão, eu sabia apenas sugar o nariz apesar de
    Que isso nao funciona muito pois ela demora a volar
    Espero muito que isso nao aconteça novamente, porém se acontecer
    Estarei mais preparada, muito obrigada.

    Fernanda Novaes

  8. Thaise

    Minha filha c 7 meses engasgou com banana amassada ficou bem roxinha,eu coloquei de cabeça para baixo e dei tapas nas costa em 30 segundos voltou ao normal dá uma angustia mt grande e para mamães de primeira viagem pior. Vejo tantos casos de engasgo,ate nas creches e escolinhas acontece e todos precisam saber agir nessas horas,muito importante issi.

  9. Sávia Moraes

    Já passei por isso. Meu bebê broncoaspirou leite, tinha apenas 4 meses e chegou a desmaiar. Não desejo isso para ninguém, mais acho que só tive lucidez para agir rápido por ser mãe… Até hoje não sei de onde tirei um pouco de cada: concentração, calma e fé. E tudo ficou bem! Graças a Deus.

  10. Ana

    Nossa estou grávida e não consigo nem imaginar, acho que ia entrar em pânico. Meu marido uma vez engasgou e eu sabia dessa manobra mas na hora gelei e só consegui esmurrar as costas dele. Por sorte não foi nada, pq se dependesse de mim…

  11. leilane angelo

    Gostei mt desse post pois tenho um bebê de 8 meses uma linda menina ainda não precisei usar a manobra,mas é mt importante conhecê-la.

  12. Josili

    Oi passei por isto já 2 vezes….a primeira eu estava na maternidade ai as enfermeiras fizeram o procedimento e conseguiram fazer minha filha recém nascida respirar, a outra vez eu estava em casa e minha pequena com apenas 6 dia se engasga novamente, ai eu fiquei apavorada sozinha as 3 da matina, tentei de todo o geito fazela respirar mais nao consegui, entao sai no quintal e comecei a pesir ajuda para minha mae e para minha irmã ai que elas consegui fazela respirar. ..nao desejo isto para ninguem. E agora nem dormi eu consigo. …

  13. Jamicely

    Minha filha engasgou com remédio começou a ficar rocha fiquei desesperada sem saber o que fazer gritei meu marido que estava do lado ele também muito nervoso sem saber o que fazer deu batidas nas costas o leite saindo do nariz percebi que faltou respiração mais graças a Deus ela voltou minha filha única n posso ter mais entrei em pânico de imaginar em ficar sem ela é terrível ufa

  14. Samanta

    Aconteceu algo parecido comigo essa semana, meu filho de seis meses se engasgou com uma bolacha de maisena, eu virei ele de cabeça para baixo e bati nas costas, quando percebi que não estava adiantando, sai gritando por socorro na varanda da minha casa, mas graças a Deus ele desengasgou. Foi horrível…

  15. Tainara

    Eu perdi um bebê o nome dela era Laura ela tinha apenas dois meses e meio quando ela valeceu. Se afogou com leite materno na madrugada e ninguém ouvi quando eu e meu marido se acordemos era tarde demais . mais deus sabe oque vez sintimos muita falta dela…

  16. Carol Morsi

    Já conhecia a manobra e tive q utilizá-la com minha filha há uns 2 meses. Ela engasgou com um pedaço de maçã (com casca) e eu agi rápido e sem desespero. Achei q poderia ficar nervosa qdo precisasse fazê-la, mas fiquei calma, com isso ela tb ficou calma e o pedaço da maçã saiu rápido e fácil.

Deixe seu comentário