Cuidados de beleza durante a gestação

Imagem: Health 2 Fit

Imagem: Health 2 Fit

Os nove meses de gestação são um período muito delicado e se não nos cuidarmos direitinho acabamos ficando com algumas marquinhas que serão para sempre. Pensando nisso, trouxe para você algumas dicas simplesinhas, mas que poderão ser muito úteis. Eu as segui à risca e garanto que funcionou.

Evite o sol: sim, para quem gosta, isso é um problema. Para mim, que nunca fui muito fã de tostar, foi uma ótima desculpa. Mas o fato é que o sol, durante a gestação, por conta das mudanças hormonais, pode causar algumas manchinhas bem chatinhas, principalmente, no rosto (os famosos melasmas). E assim, para evitar essas marcas que depois são bem complicadinhas de tirar, o ideal é fugir totalmente do sol ou, então optar por tomá-lo antes das 10h da manhã e após 16h. E sempre com protetor solar.
Use protetor solar sempre (só tire para dormir!): o negócio do protetor solar é tão importante que decidi colocá-lo em dois tópicos. Sim, não basta fugir do sol, tem é que usar protetor solar mesmo na sombra, mesmo dentro de casa, mesmo no escuro (risos!). Como não é só o sol que mancha, mas o mormaço e algumas lâmpadas também, e como a nossa pele está muito mais propícia para isso durante a gestação, não dá mesmo para fugir desse cuidado especial. Mas atenção: antes de sair passando qualquer protetor solar, cheque antes com o seu Obstetra se todos os componentes da fórmula do produto que você escolheu estão liberados para o uso durante a gestação. E não esqueça: usar protetor solar significa reaplicar o protetor solar ao longo do dia e usá-lo em todas as partes do corpo que ficam expostas à luz, principalmente rosto, pescoço, colo e mãos.
Tome água, muita água: a água ajuda a desinchar e também auxilia na prevenção de estrias. Então, use e abuse.
Use cremes específicos anti-estrias: uma coisa que eu garanto que é possível é ficar grávida e sobreviver a ela sem nenhuma estriazinha sequer. E auxiliando a água nessa tarefa, estão os cremes hidratantes corporais. O ideal é aplicá-los pelo menos duas vezes ao dia, nas áreas que costumam expandir mais nesse período: barriga, seios, parte de baixo das costas, bumbum e coxas. Eu usei o hidratante Mustela e para mim ele foi perfeito! Minha pele voltou à forma original (ou muuuuuito próximo dela) bem rapidinho. Importante: ao aplicar o hidratante nos seios, não deixe que ele entre em contato com a pele do mamilo (não passe sobre o mamilo). Isso é importante para a pele dessa área não ficar mais fina, lisa e delicada e, assim, mais propensa a machucados durante a amamentação (pelo contrário! O mamilo é a única parte do corpo que deve tomar muito sol durante a gestação, sem proteção, mas também respeitando os horários indicados. Para saber mais sobre esse cuidado preparatório para a amamentação, clique aqui).
Pratique exercícios físicos: sim gente, não tem como fugir. Se você quer ser uma gravidinha linda e super saudável, os exercícios físicos são um dos seus maiores aliados. Eu caminhei do início ao fim da gestação, quase todos os dias. Isso me ajudou muito a não ganhar kilinhos extras (ganhei um kg por mês) e a me sentir bem durante todo esse período. Além de caminhada, hidroginástica, pilates e ioga também são super indicados. E os exercícios físicos ainda ajudam mamães na hora do parto, caso optem por parto normal.
Faça drenagem: algumas mães dizem que não vivem sem, outras afirmam que não vêem diferença nenhuma. Eu, particularmente, não posso falar nada porque nunca fiz na vida. Mas como muita gente fala muito bem, resolvi deixar aqui a dica. Assim, quem sabe, você venha a experimentar e, para você, fará toda a diferença
Se você seguir essa meia dúzia de dicas simplesinhas e fáceis de colocar em prática, muito provavelmente gestação será a fase da sua vida que você ficará mais bonita. :-)

9 comentários

  1. A drenagem é ótima, principalmente no final da gravidez, quando estamos mais inchadas, e, no meu caso, pra ajudar, ainda era dezembro, um calor do cão! Rs…
    Super recomendo!

  2. AGUEDA PRADA

    Ótimas dicas, já estou fazendo uso do protetor solar,
    ando com uma garrafinha dia inteiro na minha mesa de trabalho pra tomar água mesmo
    e os cremes e óleo para estria também.
    Beijãoo

  3. Eu uso essa expressão e sempre mantenho quando necessário que, alguns blogs como o seu, além de conter muito amor, são de suma utilidade pública. Parabéns pelo empenho e carinho que você põe aqui. Abs

    1. Shirley

      Muito obrigada pelas palavras de carinho! :-) Amei! Beijos!

  4. Anonymous

    Tomei muuuuita água na gravidez mesmo e abusei do filtro solar no rosto e óleo na barriga… resultado: sem manchas, em estrias e o melhor sem infecção de urina que é tão comum entre as gestantes!

  5. Tatiana Cali

    Oi Shi, muito boas as orientações, mas olha eu aqui metendo meu “bedelho” …rs.
    Em relação ao Sol, ele é muito importante !!! Ele promove a “conversão” de vitamina D fundamental para absorção do cálcio – importantíssimo para mãe e bebê. Existem estudos ainda em andamento que mostram uma “coincidência” da falta de sol com o autismo, que é mais comum nos países escandinavos. Sim! As manchas com o sol podem “tatuar” e não desaparecer, então filtro/bloqueador solar no rosto e na barriga. Mas deixem os braços livres para o sol. Ele é muitíssimo importante !!!
    Para evitar as estrias eu usei o Materskin e não tenho nenhuma estria na barriga, mesmo após dois filhos e tendo engordado 13kg na primeira e 15kg na segunda.
    Bjs, Tati.

    1. Shirley

      Tati, como sempre, ótima contribuição e esclarecimento! Bjs!

  6. Lorena

    Olá, descobri sábado que estou grávida. Estou feliz e um pouco assustada. rs
    Mas espero me acostumar logo com esta nova fase.

  7. Iorlanea

    Gennteeeeee!!!!…nem sou mãe ainda, mas olhando esse blog (que cheguei nele por um acaso, eis que estou preparando um chá de bb pra uma amiga) deu vontade!

    Muito criativo, cheio dicas e de coisas úteis!!

    Parabéns pelo Blog, ele é maravilhoso!

Deixe seu comentário