Dicas para organizar e guardar os itens de alimentação do bebê

A gente nem imagina, mas os itens de alimentação do bebê ocupam o bom espaço na nossa cozinha. E se a gente não se preparar e se organizar tendo isso em mente, vira uma bagunça.

Ok, meu caso é um tanto quanto especial, já que o Léo usou mamadeira desde cedo e já que sempre fizemos a comidinha dele separada da nossa, por causa da APLV dele, mas mesmo os lares mais “normais” terão que se reorganizarem um pouquinho.Isso porque, não tem jeito, novos utensílios e apetrechos irão entrar na sua cozinha. Mesmo que você alimente exclusivo no peito, mais dia menos dia, depois que a criança estiver maior, a mamadeira irá aparecer por lá. Ou então o copinho de transição. E também aparecerão os pratinhos, cumbuquinhas, garfinhos, colheres, potinhos para guardar papinha, etc, etc, etc… E aí, minha amiga, se você não tiver pensado antes onde irá guardar tudo isso, garanto que a sua cozinha vai virar uma bagunça.

Se você tem espaço extra no seu armário para guardar tudo, ótimo! O problema está resolvido. Mas se você não tem, se já está fazendo milagre para guardar tudo que ganhou de presente de casamento, então terá que encontrar uma solução alternativa, que foi o meu caso.

O que eu fiz? Como não queria gastar muito, optei por comprar um gaveteiro de plástico para guardar as coisinhas do Léo. Gostei porque acho mais prático guardar as coisas em gaveta, porque ele é pequeno e compacto e caberia no espaço disponível que eu tinha, e gostei porque no dia que eu não usá-lo mais para esse fim, com certeza, darei um outro destino rapidinho para ele (já estou pensando que ele será super útil na minha área de serviço).

E como eu organizei as coisas nele? De uma forma bem simples e prática. Ele tem quatro gavetas e as aproveitei da seguinte forma (de cima para baixo):

Primeira gaveta: Ali guardo, dentro de caixinhas menores, os talheres.

Segunda gaveta: Nela guardo mamadeiras, copos de transição, postes para papinha e dispenser de fórmula.

Terceira gaveta: itens maiores, como potes, espremedor de laranja, forminha de gelo (que uso para congelar feijão e arroz), entre outros.

Quarta gaveta: é onde ficam os pratinhos e cumbucas.

Para completar, uso o topo do gaveteiro para deixar o escorredor de mamadeiras. Assim elas estão sempre à mão.

É claro que você não precisa fazer essa mesma divisão que eu fiz das gavetas e guardar exatamente esses itens da forma que eu guardei. O que gostaria mesmo de deixar aqui, como dica, é o uso desses gaveteiros de plástico para guardar as coisas do bebê. Eles são compactos, práticos e ainda fáceis de limpar e de achar as coisas que estão dentro, já que as gavetas são transparentes e de fora a gente já tem uma ideia do que está onde).

Fica a dica! :-)

Leia outros posts sobre organização:
Como guardar e organizar o enxoval do bebê
Seis dicas para manter a casa organizada (tendo bebês e crianças)
O que não pode faltar na bolsa de passeio do bebê
Dicas para organizar e guardar os brinquedos e objetos dos pequenos

17 comentários

  1. Karina Marillac

    Adorei a ideia, vou fazer isso!!

  2. Karina & Bruno

    Boa ideia, vou usá-la! Mas gostaria de dar uma dica importante (como mãe e farmacêutica), os medicamentos devem ficar protegidos, longe de umidade e altas temperaturas. Por isso o ideal é guardar estes itens em armários no quarto e não em banheiros ou na cozinha.

    1. Shirley Hilgert

      Karina, muito obrigada pela dica! Adorei! Vou tirar já da minha cozinha os medicamentos e também vou tirar essa informação do post, para evitar que outras mães cometam o mesmo erro. E, ainda, vou fazer uma Mini Dica sobre isso e postar no Facebook. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. :-)

    2. Karina & Bruno

      Legal, isso é muito comum! É bom repassar a informação mesmo. =)

  3. Cristiane Mello

    E o que a gente faz quando a criança já mexe em todas as gavetas?? To pensando aqui… minha Ju tiraria tudo do lugar!

    1. Shirley Hilgert

      Cristiane, o Léo mexe também. O que eu fiz foi deixá-lo mexer sempre que quis, com a minha supervisão, é claro. Agora ele não acha mais graça, pois não é mais novidade, aí não dá mais bola para o gaveteiro. :-)

    2. Cristiane Mello

      Que fase, né Shirley?! A minha Ju é muito arteira, mexe em tudo, lógico que tem lugares que eu não deixo, mas tem horas que a gente precisa lavar uma louça em paz rsrsrsrsrs Minha mãe diz q a Ju é igual a mim, quando bebê e que estou pagando tudo que eu fiz com ela. Espero que essa fase de curiosidade passe logo! Bjs

  4. AGUEDA PRADA

    Nossa boa dica ;)
    já fiquei pensando como q vou fazer na minha cozinha ;)
    beijos

  5. Anonymous

    Adorei! Fiquei curiosa quanto aos congelados nas forminhas de gelo. Você poderia fazer um post contando como você faz com as comidinha do Léo, como tornar essa tarefa mais prática!
    Ah, nada ainda sobre os quantitativos dos docinhos em festas infantis?
    bjs
    Rafaella

    1. Shirley Hilgert

      Rafaella, a Kika está dando uns cursos em várias partes do Brasil está super enrolada. Não está respondendo e-mails. Mandei outros para ela, mas não obtive resposta. Vou ver se consigo falar c ela via FB. Bjs

    2. Shirley Hilgert

      Sobre as forminhas de gelo… Eu preparo o arroz e o feijão normal, só que não coloco mil temperos, só um pouco de cebola e sal (pouco). Depois de prontos, espero esfriar e coloco em forminhas de gelo e congelo. Depois, tiro os cubinhos e coloco em um outro pote e saquinho e vou tirando para usar nas refeições. Bem simples mesmo. Abs.

  6. Claudinha

    Gostei muito..mas me interessei também em saber como congela arroz e feijão… minha Manu está com qse 9 meses.. almoça e janta muito bem.. mas eu faço a comidinha dela pra 5 ou 6 dias… coloco legumes e verduras como base, depois faço uma com arroz, feijão e carne e outra com macarrão e frango (e acrescento beterraba que muda bem o gosto), dou uma no almoço e outra no jantar…sempre mudando os legumes… mas percebo que ela está enjoando…se tiver uma dica, pra mudar e ter praticidade ao mesmo tempo, agradeço!! Bjoooosss…

    1. Shirley Hilgert

      Olá! Eu preparo o arroz e o feijão normal, só que não coloco mil temperos, só um pouco de cebola e sal (pouco). Depois de prontos, espero esfriar e coloco em forminhas de gelo e congelo. Depois, tiro os cubinhos e coloco em um outro pote e saquinho e vou tirando para usar nas refeições. Bem simples mesmo. Abs.

    2. Claudinha

      Obrigada!!! Já surgiram algumas ideias por aqui.. assim fica mais fácil cozinhar algo pra menos dias e ela não enjoar… =]

  7. Viviane

    Shirley, queria usar um escorredor de mamadeiras, mas fico na duvida se não é ruim deixar sem cobrir, pegando pó.

    Como vc faz? Atualmente eu deixo numa bandeja e cubro com um pano.

    Bjs

  8. Paula

    Olá Shirley, aonde vc comprou o gaveteiro? obrigada e bjs

    1. Shirley Hilgert

      Foi via internet, mas não lembro a loja, pois faz muito tempo. bjs

Deixe seu comentário