Dicas para fazer CPF e RG de bebê

foto identidade bebe

Imagem: Telegraph

Essa semana chegou o RG do Léo. Eeeee! E quem acompanha a gente lá no Instagram até viu uma fotinho desse tão importante documento. :-) Pois já que o RG do Léo foi a novidade dos últimos dias, resolvi fazer um post contando como é que se faz CPF e RG de bebê. Afinal, é super importante você, sempre que sair com o filhote, levar junto um documento dele. Pode ser a certidão de nascimento, pode ser a cópia autenticada dela, mas se for o RG, com fotinho e tudo, fica bem mais fácil, prático e seguro.

IMPORTANTE: as informações abaixo referem-se a documentos feitos em São Paulo. Caso você resida em outro estado/cidade, verifique como é o procedimento no seu município (as regras podem variar de localidade para localidade).

Bom, vamos às dicas…

CPF:
Qual a idade mínima para fazer?
Não há idade mínima para fazer CPF. Um recém nascido já pode ter o seu.

Onde é possível fazer o CPF?
Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.
Obs: No caso de bebês, não é possível fazer via internet. Para fazer através da internet, tem que ter o número do Título Eleitoral do solicitante o que, claro, bebês não tem.

Quanto custa?
R$ 5,70 (valor máximo a ser cobrado do solicitante)

Que documentos são necessários?
Certidão de nascimento do bebê e documento com foto do pai ou da mãe (quem for providenciar o CPF do bebê).

O que você precisa saber:

  • O número do CPF do bebê é gerado na hora. Com esse número, você poderá acessar o site da Receita Federal e imprimir o cartão do CPF do seu filho (agora não é mais enviado para casa).
  • É importante fazer o CPF antes do RG do bebê pois, nesse caso, o número do CPF já pode sair impresso no RG.

 

RG – CARTEIRA DE IDENTIDADE
Qual a idade mínima para fazer?
Não há idade mínima para fazer o RG. Um recém nascido já pode ter o seu.

Onde é possível fazer o RG?
Se você mora em São Paulo, pode fazer em uma das unidades do Poupatempo. Para isso, você terá que agendar um dia e horário, o que pode ser feito clicando aqui. Se você mora em outra localidade, é importante se informar antes onde esse documento é feito no seu município.

Quanto custa?
Gratuito quando for feito pela primeira vez.

Que documentos são necessários?

  • Certidão de nascimento do bebê – original e cópia (não precisa ser autenticada, mas tem que levar a original!)
  • CPF do bebê impresso (acima eu coloquei o link de onde imprimir) – para constar esse número no RG
  • Duas fotos 3 x 4 do bebê (Veja abaixo algumas dicas sobre a foto)
  • RG (original) do responsável que está levando o bebê para tirar o documento
  • Importante: o bebê tem que estar junto no momento de fazer o RG pois suas impressões digitais são colhidas (dos dois polegares)

O que você precisa saber:

  • O RG não fica pronto na hora. Caso você faça no Poupatempo, você pode retirar dentro de alguns dias ou pedir para entregar, via Sedex, na sua residência. Dica: se você fizer no Poupatempo, assim que for atendida, já avise que quer receber via correio (se essa for a sua preferência). Nesse caso, a atendente irá orientá-la sobre onde efetuar o pagamento da taxa do Sedex (dentro do Poupa Tempo mesmo). Se você esquecer de avisar isso no início, corre o risco de ter que ir retirar no local.
  • Foto do bebê. Gente, isso pode ser um martírio! No meu caso, foi até que engraçado, pois tivemos que fazer todo um teatro para o Léo ficar sentadinho na cadeirinha para tirar a foto. No fim deu certo, mas no caso de bebês bem pequenos, que ainda não sentam, pode ser mais complicado. Por isso, compartilho aqui a dica que uma leitora me deu via Instagram. Ela disse: “Para fazer foto 3 x 4 de bebê, coloque um lençol branco no berço e deite o bebê sobre ele. Depois use um aplicativo para iPhone que se chama “Foto 3 x 4″, fotografe o bebê e mande imprimir.”. Não cheguei a testar para ver exatamente como é, mas acho que não custa experimentar. E quem não tem o smartphone, pode usar a mesma técnica do berço só que fotografar com uma câmera normal e aí levar em algum lugar de revelação de fotos para eles recortarem e fazerem no formato 3 x 4.

Por que fazer o RG do bebê afinal?

  • Porque ele se conserva melhor e por mais tempo que a certidão de nascimento
  • Porque ele é mais prático de carregar na carteira que a certidão de nascimento
  • Porque ele serve como documento de embarque em viagens nacionais e internacionais dentro do Mercosul
  • Porque ele é uma forma de ter os dados da certidão de nascimento e do CPF no mesmo documento
  • Porque, em caso de sumiço da criança, é mais fácil de encontrá-la pelas impressões digitais

ATUALIZAÇÃO DE POST FEITA EM 02 DE JUNHO DE 2014:

Recentemente, recebi o contato de uma leitora que me informou ter tentado fazer o RG de sua filha e não ter conseguido, pois não foi possível identificar as digitais da criança (até três anos eles não tem as digitais totalmente formadas). Segunda a informação que a leitora recebeu “Desde que mudou o sistema de cédula tradicional para carteira digitalizada, não é mais possível emitir o documento se não puder fazer a leitura e cadastro de todas as 10 digitais”. Procurei informações mais detalhadas na internet, mas não encontrei. Encontrei apenas essa notícia informando sobre a mudança no formato da Cédula de Identidade (agora digitalizada). Dessa forma, a dica é contatar o órgão responsável pela emissão desse tipo de documento na sua cidade e checar essa mudança nas regras antes de fazer o RG do seu filho.

125 comentários

  1. Carla

    Estes documentos são importantes, porque se infelizmente acontece de sequestrarem seu filho você tem como blindar ele, claro que nenhuma mãe pensa nisso mas é importante este aspecto

  2. Simone

    Uau!!! Vou providenciar para meus filhotes o quanto antes!!!
    Obrigada pelas dicas…

  3. Luciana Souto

    O Léo está absurdamente lindo, Shi.
    Queria tirar o RG de Guilherme, mas por aqui ta tudo em greve ha um tempão. :/
    O CPF eu consegui tirar.

  4. Cristina

    Adorei as dicas , já havia agendado para fazer o RG da minha bebe . Agora vou aproveitar e fazer o cpf antes, e a dica do aplicativo para tirar fotos 3×4 da super certo..

  5. Sara

    Oi!!!
    Adorei a dica de como tirar foto do bebê!!!

    Vou providenciar os documentos, bem mais fácil de levar só o RG do pequeno!!

    Obrigada.

  6. Sayuri

    Aqui em Curitiba tem alguns postos totalmente informatizados que não precisa levar a foto 3X4, eles tjram na hora. É só ver as centrais que tem disponíveis no site do Instituto de Identificação do Paraná. Pode ser feito agendamento, mas se quiser, da pra ir direto. Foi o que fiz, procurei um dia tranquilo pra mim e fui com minha filha. Chegamos e já fomos atendidas. O melhor é que o rapaz que nos atendeu era pai e foi um doce com a pequena, pois na hora das digitais ela deu um baile… kkkkkkkkkk. Aqui não tem esse sistema de entrega, mas como descentralizaram esse serviço, é só procurar fazer em um dos lugares próximos de casa que é fácil.

  7. Bianca O. da Silva Zambrana

    Oi Shirley! conheci seu blog durante minha gestação e sempre foi/é muito útil! hoje ele faz parte da minha lista de favoritos para acesso rápido… estava mesmo querendo saber sobre informação para tirar o RG do meu príncipe de 6 meses estava esperando este post quando vi a foto do Léo no instagram; ótima dica sobre tirar o CPF antes.
    bjos e obgda por me ajudar sem mesmo me conhecer rsrsrsrsrs

  8. alessandra

    Oie. Eu moro em Uruguaiana, fronteira com a Argentina e acabei fazendo a do meu gordinho qdo ele tinha 20 dias. É super importante fazer o rg, e eles ficam a coisa mais fofa. Vcs sabem qdo precisa refazer o rg??? Ele ta tao diferente da fotinho, hehehe. Lindo seu blog novo

  9. Sheila

    ola, no painel do blogger apareceu q vc havia postado uma outra imagem, a de um rg sem dados, teria como vc me mandar essa imagem? pois eu quero fazer uma lembrancinha…
    desde já agradeço.

    1. Shirley Hilgert

      Sheila, não tenho mais aquela imagem. Teria que procurar no Google Images. Quando achei procurei por RG Bebê. Abs.

  10. Driele

    Arrazouuu!!!! Ameii as dicas,tava atras de respostas justamente pra fazer o RG do meu bebê…
    Muito Obrigada!!!!

  11. Junis

    Perfeito!
    Adorei as dicas era tudo q eu precisava. ..

  12. Denise

    Muito legal as dicas deste site…Adorei! Vou providenciar o Rg e CPF da minha baby …

  13. Ana Catarina

    Obrigada pelas dicas, foram muito úteis! Beijos

  14. Sérgio

    Eu sou pai e pretendo fazer os documentos dos meus filhos também, dicas muito úteis, a sociedade agradece e os filhos também no futuro. Uma boa dica eu deixo aqui seria útil a muita gente, não sei como legislar isso mas infelizmente não existe ainda, adoraria se existisse, aulas de primeiros socorros a mães e pais ainda na maternidade, porque? numero alarmante de bebês engasgados tanto com leite materno quanto os que engasgam com pão. Um simples pedaço de pão quase levou a filha de uma amiga minha, o leite materno quase matou meu filho quando ele nasceu, isso acontece normalmente, não é culpa do leite e nem da mãe, mas noção básica de primeiros socorros salvou o meu, pois eu cheguei do trabalho bem na hora, a mãe dele não sabia nada disso e entrou em pânico.
    Espero que quem não saiba que procure se informar sobre isto para não acontecer com ninguém o que acontece com muita gente.

    1. Éricka Miranda

      Sérgio,
      na maternidade em que eu estive uma criança estava com problemas fatais pois, havia se engasgado com leite materno… Felizmente minha filha tem uma mãe atenciosa pois ela estava com problemas pra respirar por causa do tal “resto de parto”.
      Ainda de resgarde eu fui atrás de uma enfermeira pois não sabia o que fazer, ela trouxe sorine e ficou tudo bem, mas quem é mãe de primeira viagem como eu as vezes padece muito, a moça foi me ensinar a dar mama e o meu seio que estava ferido ficou pior.
      graças a Deus eu saí, mas vc tem razão devería ter um profissional com experiência em primeiros socorros e nos ensinar..

  15. Fabiana

    Adorei seu blog … Parabéns, muito útil …
    Fabiana

  16. Anderson

    Muito legal, Parabéns! Farei a RG da minha pequena Ananda (2 meses). O Posto de identificação da Assembleia Legislativa SP é vazio e de atencioso atendimento, recentemente renovei o meu RG lá. Vivo em transito SP/RJ como é incomodo a pastinha na hora do embarque!

  17. katia

    muito bom seu blog,tinha duvidas sobre tirar o cpf das minhas filhas mas vc me exclareceu,obrigada.

  18. Vinicius de Moraes

    Muito legal as dicas, minha filha tem apenas 6 dias de vida e é bom saber que dá para tirar os documentos desde cedo..
    Agora, qual seria o período ideal para correr atrás destes documentos na sua opinião Shirley?
    Com 1 mês, 2, 3, 4, 5….?

    1. Shirley Hilgert

      Vinícius, acho que com um mês é meio cedo. Pelo conforto do bebê. Mas depois de três já dá. Abs.

  19. Luciana

    Seu post foi excelente! Já providenciei o CPF da minha bebê de 4 meses, e agendei para tirar o RG. Muito obrigada!

  20. Raquel

    gentee que blog maravilhoso!! obrigada pelas dicas, irei acompanhar!! sucesso e saúde!! bjs e abraços da Raquel, mãe do Miguel :)

  21. Rubi Alves

    adorei as suas dicas…parabéns sucesso sempre….

  22. Marcia mendes

    adorei as dicas;vai me ajudar muito

  23. Graziela

    Obrigada!!! Estava procurando essas informações, me ajudou muito.

  24. Fabiana Camilotti

    Olá,
    Eu fiz o RG do meu bebê quando ele tinha apenas 1 mês.
    Foi um pouco complicado para posiciona-lo, mas o pessoal do atendimento ajudou.
    Moramos no RS e por aqui o procedimento é bem parecido com o que a Shirley descreveu.
    Obter o CPF nos Correios (R$ 5,70) e depois ir até um posto do instituto geral de perícias, onde eles mesmos tiram a foto para o documento.
    Para o documento ficar pronto, demora em torno de 20 dias.
    Parabéns pelo blog, tenho acompanhado a algum tempo e adoro.

  25. Edna Santos

    Gostaria de informar que a CEF nao faz mais inscrição de CPF, pelo menos no Rio de Janeiro. Hoje tirei o CPF da minha bebe de 2 meses na agência dos correios. Muito rapido e pratico.
    Adooooro seu blog, sempre recheado de informações importantes e novidades. Grande abraço.

  26. LUCIANA

    OI, VC PRECISOU LEVAR SEU BEBE PARA TIRAR O CPF OU OS PAIS CONSEGUEM FAZER SEM ELE?

    1. Shirley Hilgert

      Para o cpf o bebê não precisa ir junto. Bj

  27. ilana

    Ual! amei a dica! vou tirar do meu bebÊ! ele tem 3 meses!!!!!

  28. Ana Teresa

    Obrigada pelas dicas…vou fazer os 2 da minha bebezinha…Amei este site…

  29. Simone Raquel Hippler

    Parabéns, as suas dicas foram ótimas, fiz hoje o CPF e após o RG da minha filha que irá completar 3 meses amanhã, e o RG fica pronto dentro de 4 horas!!! E a dica da fotografia é maravilhosa, dá certo, depois só levar num terminal para imprimir e cortar. Obrigada por compartilhar!!! O site é muito bom… Abraços

  30. Melo

    Shirley,essa dica me ajudou muito,meus parabens . Nao moro no Brasil a muito tempo e nao tinha nocao do procedimento para tirar a identidade do meu filho. Assim que for de ferias vou providenciar ,muito obrigado. Paz ,Sucesso e prosperidade para voce e sua famila.

  31. Murilo

    Olá Shirley, gostaria de saber se essa foto tirada via iPhone precisa ser impressa em papel específico para foto ou pode ser papel comum mesmo. Obrigado pela atenção.

    1. Shirley Hilgert

      Os órgãos que fazem documentos só aceitam papel fotográfico. Não pode ser papel comum. Abs.

  32. Isabel martins

    Meu bebê precisa fazer o cpf , mais eu quero sabe se não vai ter problema por causa do título .
    Ele não tem , será que preciso fazer primeiro?

    1. Shirley Hilgert

      Não precisa do título. Eu fiz e deu tudo certo. Abs.

  33. Simone

    Amei as dicas quase perdi meu tempo eu ia fazer o Rg antes do CPF,Assim ficou bem mais pratico.

  34. Glaucia

    Além das indicações acima, também é importante pois existem operadoras de planos de saúde que exigem que a criança tenha CPF.

  35. Aline

    Fiz o CPF do meu Adrian, e já marquei a Identidade, Gostei muito da dica de foto. Vou tirar e Fazer como foi dito. Obrigada

  36. Joaquim Drumond

    Parabéns Shirley pela iniciativa e clareza nas informações.

  37. CLAUDIA

    EU SENDO VÓ POSSO FAZER O CPF DO MEU NETO POIS MINHA FILHA TRABALHA E NÃO TEM TEMPO…

    1. Shirley Hilgert

      Cláudia, não sei responder. Vc terá que ligar no órgão responsável por isso na sua cidade. bjs

  38. Carlos Dutra

    Primeiramente parabéns pela iniciativa de construir um blog essencialmente útil. A minha Bebê Alice ainda não nasceu, mas procuro informações a respeito, pois logo após o nascimento quero providenciar os documentos dela. Obrigado pelas informações.

  39. keila

    Adoramos a dica , estava pensando em tirar os documentos do Enzo mas não sabiamos como proceder , obrigada !!!!

  40. rafael luz araujo

    Vc saberia me informar a validade do rg de uma crianca para viajens ao exterior, vou viajar ao exteriore meu filho hoje co 4 anos viajara com um rg de quando tinha 1 ano, Havera problemas?
    obrigado

    1. Shirley Hilgert

      Rafael, infelizmente, não tenho essa informação. Abraços.

    2. Andrea Pessarelo

      Olá Rafael, cada país tem sua exigência com relação à documentação para entrada, por exemplo, a Argentina exige que o RG esteja com prazo de 5 anos da data de emissão. Para a maioria dos países será necessário o Passaporte, portanto, este é um documento que também deve ser providenciado, pois a liberação de visto também exige que o passaporte tenha sido emitido há no mínimo em 6 meses.

  41. Cicera Lidiane

    Adorei vc… Parabéns por tirar minhas duvidas

  42. Leonardo

    Obrigado pela dica Shirley!

    Meu filhote agora também vai ter…

    Deus abençoe você e o pequeno Léo… Aliás que nome bonito, rs!

    Abraços,

    Xará do Léo

  43. Luciano VilaNova

    Mais um ponto da Agenda GLOBAL (Nova Ordem Mundial), implantada no Brasil, para numeração das pessoas, depois disto vem o CHIP direto na maternidade.

  44. Guillermo

    Quem mora em São Paulo capital e for tentar agendar para tirar o RG do bebê como diz neste site vai morrer na praia, basta comparecer no poupatempo com os documentos, abraços! o Paizão.

  45. Rita

    Obrigada pelas dicas, vou tirar o CPF para abertura da poupança, minha bebé tem 2 meses e já precisa do passaporte, poderia também postar algo sobre o passaporte para bebes, o que temos aqui é diferente do que pedem no DPF. Já tenho que providenciar tudo isso essa semana, uma correria só.
    Bjs e fica bem.

    1. Shirley Hilgert

      Vou fazer o passaporte do Leo e aí posto dicas aqui. ABs.

  46. Raquel Cruz

    Acabei de fazer o CPF da minha filha nas agências dos correios aqui de Sp, muito rápido e prático, adorei !!! agora vou fazer Rg dela..mando notícias !! adorei seu blog !!! :D

  47. Geruza Gadelha

    Dicas valiosíssimas. Obrigada!!!! Vou solicitar ainda hoje o CPF dos meus dois filhos.

  48. Renata

    Fiz o RG da minha filha com um mês e dez dias e só pode ser feito porque as digitais estavam formadas, foi tirada as dez digitais e não somente do dedão.

  49. Mayra

    Oie!
    Fui hoje tirar o CPF do meu filhote nos Correios e tive uma surpresa: não são todas as agências dos Correios que tem esse serviço. A funcionária informou que são as agências matrizes que podem fazer isso, as outras não. Por sorte em frente a essa unidade dos Correios tinha um Banco do Brasil e deu tudo certo! :) Só pra fazer um update nesse post que me ajudou bastante!

  50. Carla Requião

    Olá querida, fiz a identidade de minha bebê com três meses. Amei as dicas, deixadas em seu blog por esse motivo almejei atualizá-la. As novas cédulas são feitas, porém a foto é que é o problema. Pois, utilizei a dica de colocar um lençol branco no berço e deitar o bebê sobre ele. Depois usar o aplicativo para iPhone, fotografei a bebê por mais de 30 vezes para que uma foto saísse perfeita. Mandei imprimir e quando cheguei ao SAC (serviço de atendimento ao cidadão), fiquei frustrada, pois me disseram que não podia ser aquela foto, pois o vinco do lençol aparece e tem que ser sobre algo plano. Sendo assim, você faz a foto lá ou utiliza a seguinte dica: em uma parede ou móvel branco, segure a criança por trás colocando uma mão apoiando a nuca e a outra por baixo e fotografe o tronco da criança. Assim a sua foto vai sair melhor que a minha, pois quando descobri o truque já estava em cima da hora marcada e a minha pequena já estava estressada. Então a fotinha ficou torta mesma. Risos. Salvador- Ba

  51. Aline

    O fundo da foto tem que ser branco?

  52. Nubia

    eu consegui fazer o RG sem todas as digitais. Acho que vai do atendente. Fiz no Poupatempo.

  53. Daniela Caleffi Trevizol

    Também fiz o RG do meu quando ele tinha 2 meses, isso foi em junho deste ano e só pegaram as digitais dos polegares, foi super tranquilo. E foi tudo agendado na internet, chegamos no poupatempo e fomos muito bem atendidos também. Só pra informar que funciona muito bem….Beijos

  54. jhenifer

    para fazer o cpf e preciso ir nos correios ?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Jhenifer!
      Pode ser nos Correios, no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Essas informações são para a cidade de São Paulo, se você morar em outra deve se informar, acredito que na prefeitura eles saibam.
      Bjs

  55. Ana

    Não li todos os comentários, não sei se alguém mencionou isso, mas um dica importante é a possibilidade de abrir uma poupança pro seu filho, e para isso precisamos desses documentos.

  56. eduardo greco

    Um dos beneficios em caso de rapto dificulta tirar certidao de nascimento ou no futuro se for tirar rg vai aparecer o nome da mae legitima.

  57. marciani

    legal ….

  58. Veronica

    Ola, tudo bem?

    Agendo no site com o nome dele? ou com o meu?

    Beijos e obrigada!!!

  59. Sabrina

    Adorei a dica de tirar foto do bebê, eu tirei do meu filho que está com. 4 meses e agendei para fazer o RG do meu bebê, obrigada pela dica!!

  60. Adnilson Ribeiro

    Já tou providenciando o CPF do meu filho, vou precisar declarar ele no imposto de renda da receita federal.

  61. Lucas

    Olá,
    Sou pai do Vitor de 8 dias e da Sofia, que têm 1 ano e 10 meses.
    A Sofia tirou o Rg pelo sistema antigo e deu super certo
    O Vitor já tem CPF, o RG estou com receio de marcar horário e não conseguir tirar por conta das digitais.

  62. Alexandra

    Adorei as dicas ! Super detalhado, com links e tudo ! parabéns ! bj

  63. Vc esta de parabéns! Tudo que eu qria saber encontrei em um site só. Abraços!!!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom saber disso Shauane!
      Obrigada pelo carinho.
      Bjs

  64. Judá Oliveira Cabral

    Muito obrigado pelas dicas, irei fazer o CPF e a RG do meu Judá Vinícius, gosto de viajar e vai facilitar muito.

  65. Alessandra Dias

    Segui suas dicas e aqui no RJ tb foi super fácil e rápido para tirar a identidade e CPF da Marcela. Muito Obrigada, eu indico seu blog para todas as mamães! Sou sua fã!!!

  66. Talita

    Olá, sou mamãe da Beatriz de 3 anos. Já fiz o CPF dela, e quero fazer o RG. Preciso levar ela junto? O que preciso levar?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Talita!
      Ela deve ir junto sim e você precisa levar:
      Certidão de nascimento do bebê – original e cópia (não precisa ser autenticada, mas tem que levar a original!);
      CPF do bebê impresso (tem o link para imprimir aqui no post) – para constar esse número no RG;
      Duas fotos 3 x 4 do bebê;
      RG (original) do responsável que está levando o bebê para tirar o documento;
      Bjs

  67. Sheila

    Oi Bom dia
    Estava procurando um blog assim.
    Essas informações me ajudaram muito, pois no site as informações são complicadas e dificultam muito para informações via telefone.
    Obrigada..
    Beijos

  68. Fernanda Waisman

    Meu bebê tem também, CPF e RG desde os dez meses.

  69. Fernanda Waisman

    Oi, muito boa a matéria. Meus dois filhos já tem CPF e RG. Do meu nós fizemos com 10 meses. Fizemos primeiro o CPF, porque se você levar o número dele na hora de fazer o RG, já sai RG com número de CPF junto, aí usa um documento só. Fizemos o CPF na Caixa Econômica e RG no Poupatempo. Levamos os documentos pessoais e as fotos foram tiradas lá mesmo.

  70. Lorena

    Meu filho tem CPF desde q nasceu, meu marido trabalha no correio, então logo fez.. Já o RG foi uma luta, esperei o Pedro Henrique fazer um ano, a foto 3×4 foi moleza, sou filha de fotógrafo, mas quando fui na agencia de identificação que foi um caos, a moça q nos atendeu não tinha a menor paciência pra lidar com meu filho, ela brigou com ele porque o coitadinho encolhia o dedinho , aqui no Paraná as exigências são muitas na hora de fazer RG, só sei que sai de lá sem fazer o documento, morrendo de raiva e com meu filho chorando, vou esperar ele crescer mais um pouco pra ele entender e deixar pintar os dedinhos!!!

  71. Viviane Raniel

    Em janeiro li o post sobre tirar o RG do bb. Porém, quando me dirigi ao poupatempo de SP, lá não aceitam ( apesar de estar inscrito no site deles, para levar duas fotos do bb) as fotos 3×4 que levamos, posto que, o sistema mudou é informatizado e tira a foto na hora. Para mim foi a pior coisa, o bb não ficava olhando para a câmera e depois de muito sufoco, uma foto entre vários se salvou. Depois que sai de lá, me ligaram em casa dizendo que teria que retornar para tirar outra foto do meu bb, já que tiramos dele sem body (estava um calor de 40 graus no dia). Fiquei puta da vida, mas retornei. Tiramos outra foto e para minha decepção quando meu esposo foi retirar o documento depois de uma semana, eles erraram e usaram a foto dele sem body. Que pais é esse?

  72. Priscila

    Eu fiz do meu bebê no poupa tempo e não teve problema com relação às digitais pois fizeram em papel mesmo devido a idade (11 meses).

    Abraços

  73. Shirlei

    Muito obrigada, suas dicas foram ótimas e pouparam um tempo que toda mãe sabe o quanto é precioso.

  74. Kannanda

    Boa tarde.
    Solicitei o CPF da minha filha na Caixa Econômica, e, ao menos lá, não existe uma taxa por isso.
    Para o RG não é necessário levar foto, pois agora é tudo digitalizado, então a foto é tirada na hora.
    Se tirar o CPF antes do RG é ótimo, pois não existe mais aquele cartão do CPF, então o número já vem no RG depois.

  75. Patricia

    Minha filha de 10 meses tem CPF desde que nasceu e o RG fizemos o mês passado em um poupatempo no interior. Todos foram muito amáveis, pegaram as digitais dos polegares com tinta e tiraram a foto na hora, com ela sentada no meu colo e um pano branco entre nós duas para que eu não aparecesse. Ela não chorou em nenhum momento e ainda brincou com os atendentes.

  76. Angélica Maria da Silva Gomes Teixeira

    O CPF da minha filha fiz quando nasceram no Banco do Brasil. O RG fiz assim que sentaram para tirar a foto 3×4. Depois refiz quando aprenderam o nome e assinaram. Depois só com 18 anos. É ótimo. Nas viagens eles mesmos entregam ao motorista.

  77. Michele França

    Obrigada por compartilhar tantas informações importantes e direcionadas a nós mamães !!!!

    Muita saúde a você e sua família!!!!!

    Abraços,

  78. Simone souza

    Nossa que.coisa maravilhosa issó. adorei muito bom.mesmo.

  79. Lucinéia Froes

    Realmente é muito importante que a criança tenha os documentos, tenho um filho de 3 anos, e fiz o RG e CPF dele quando tinha 6 meses.

  80. Bianca Machado

    Nossa gostei muito das dicas!!!
    Minha princesa já tem seu cpf, estava em dúvida em tirar o Rg.
    Pesquisei e obrigada por me ajudar com minha dúvida.

  81. gerlany

    Aqui tirei minhas dúvidas e mais fiquei bem informada. Amei!
    Obrigada.

  82. Igor

    Agora estão exigindo comprovante de endereço dos pais, além da certidão e taxa de 5,70

  83. Cilenilce

    Amei a informações obrigada, vou fazer dos meus filhos.

  84. Milton

    A expedição da carteira de identidade é muito importante, porque a certidão de nascimento não identifca a pessoa, apenas contém informações acerca de dela e certifica que ela nasceu e teve seu nascimento registrado. Assim, identificação segura é aquela que contém dados que possa identificar a pessoa física com a sua presença.

  85. Carina

    Meu filho tem 2 anos e 8 meses e eu fiz o cpf dele pela internet.
    Pode fazer sim.

  86. Mirelly Mendes

    Minha filha tem seis anos já tem o CPF desde os dois anos e amanhã irá fazer sua primeira identidade, tiramos as fotos hoje!

  87. Inara

    Aconteceu isso comigo. Resolvi tirar o RG dele com pouco mais de 1 mês. No momento que estavam recolhendo as digitais dele, fui avisada que na maioria dos casos era difícil pegar. E foi o que aconteceu. Quando fui buscar, toda ansiosa… não ficou perfeita. Vou repetir essa semana. Espero que dê tudo certo dessa vez. A foto eu tirei no berço e usei o app pra foto 3×4. E mandei revelar.

    O CPF tiramos numa agência do Banco do Brasil.

  88. andre

    fiz o rg do meu bebe, e ontem fiz o cpf dele. rg de graça, cpf 7,00 no correio da bahia. este site me ajudou.

  89. Renata

    Boa noite! Quais são os documentos necessários para fazer o cpf ? É pra minha filha , ela tem 5 meses e meio.. obg .

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Renata!
      Você deve levar a certidão de nascimento do bebê e documento com foto do pai ou da mãe.
      Bjs

  90. Leonardo

    Show de bola aqui

  91. Alberto

    Quero deixar minha experiência:

    CPF – Só dá pra fazer pela internet (site da receita) se tiver título de eleitor. No caso de bebês então tem que fazer nos correios ou em outro lugar.

    RG – Fiz no poupatempo sé. Lá eles tiram a foto na hora, o que pode ser meio difícil no caso de bebês. Mas deu certo após algumas tentativas. As digitais (para o caso de bebês) eles pegam manualmente, somente dos polegares.

  92. Daniela

    Vou providenciar imediatamente estes documentos pro meu filho , afinal estes documentos são importantíssimos tanto pra ele e quanto pra gente mesmo , Obrigada !

  93. Rafael

    Novidades para as mães de DF, MG, RJ e SP. A partir de dezembro é possível tirar o CPF do recém-nascido junto com a certidão de nascimento e sem custo algum. Isto é possível pela parceria firmada entre a Receita Federal e a ARPEN/SP. A principal vantagem é economia de tempo, pois com o CPF é possível incluir o recém-nascido no plano de saúde dos pais.

  94. Kelly

    Fiz os documentos dos meu filho com 19 dias, realmente agora tem de se tirar todas as digitais das 2 mãozinhas, então eu só esperei aquela “pelinha” terminar de trocar e pronto, não tive problema nenhum, sou de MG e aqui da pra se fazer o CPF e RG no mesmo lugar e no mesmo dia em uma agencia UAI, aliás como bem lembrou o Rafael acima o CPF já pode ser tirado junto a certidão de nascimento e sem custos. Porém é obrigatório um dos pais munido de RG e certidão do filho para retirar os documentos que em geral ficam prontos no dia seguinte.

  95. Rosangela

    Olá boa tarde, gostaria de saber se o bebê pode tirar foto 3×4 sem camisa 😐 acabei que tirei foto dele sem camisa. Ele tem 7 meses e vai seu RG amanhã. Por favor me responda.
    Grata!

  96. Livia

    Para fazer o CPF precisa da presença do BEbe?

    1. Shirley Hilgert

      Não precisa. bjs

  97. lucianaol

    eu avo faço o cpf dos meus netos.

  98. Rejiane de Barros

    Obrigada pelas dicas, o CPF foi bem rápido mesmo, pega na hora, o RG demorou um pouco mais, quase um mês, acabei de pegar! Ficou linda o RG da minha pequena!

  99. Ale Freitas

    Shirley!
    Amei as orientações para estar fazendo RG e providenciando o CPF primeiro, pois estou pensando em abrir uma conta no banco para minhas crianças.
    Obrigado!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou, Ale!
      Obrigada pelo carinho :)
      Bjs

  100. giovanna

    Boa tarde adorei as dicas
    Sera que voce sabe me dizer ?Pra fazer o convenio da minha filha tive que fazer o cpf mais nao sei aonde foi para o numero , onde consigo achar?

    1. Shirley Hilgert

      Giovanna, não sei dizer. Infelizmente. Abs.

  101. Mauricio

    Lí logo mais acima que uma das funções práticas (na verdade a única) seria encontrar o BEBÊ pela impressão digital com mais facilidade.

    Agora vem minhas indagações:
    01 – Você ja ouviu falar de uma mãe ou pai que “perdeu” seu filho e foi facilmente encontrado com a ajuda do RG? Se sim, gostaria de informações a respeito deste episódio para poder consultar.

    02 – No meu ponto de vista… NO CASO do bebe perdido ser encontrado, um RG poderia ajudar na IDENTIFICAÇÃO mas não no processo de investigação e efetivo encontro do BEBE.
    Concordam?

    03 – Você realmente acha que tirar um RG de um Recem Nascido vai ajudar em alguma coisa no caso de você perder seu bebe?

    04 – Acho que os pais deviam ser mais responsáveis e cuidadosos e buscar mecanismos de prevenção (PRÓ ATIVOS) e nao mecanismos REATIVOS, ou seja, “Caso eu seja totalmente desleixado e despreocupado com a segurança do meu filho… O RG Vai salvá-lo.

    Sinceramente to dizendo isso pq todo mundo vem me perguntar sobre o RG do meu filho, amigos, colegas, parentes… mas sinceramente… a única verdade que vejo nisso é que no caso de precisar das informacoes da certidao de nascimento é mais prudente usar um RG de fato doque a certidão de nascimento. Para evitar deterioração do Principal documento que temos hoje. Documento que tem que durar a vida toda.

    De resto… acho papo furado!!! (nada pessoal mamães) apenas um pai de exatas pensando sobre o assunto.

    Se alguem tem argumentos para me mostrar o contrário gostaria de “ouvir”…

    Outra coisa… meu filho tem convênio médico desde o 1o mes de vida… e só possui a certidao de nascimento mesmo.

    Sua certidão foi digitalizada uma unica vez, o arquivo esta guardado no google drive… e sempre que preciso uso essa copia digital.

    Ou seja por hora nao vejo necessidade nenhuma de fazer qualquer outro documento para ele.

    Obrigado!!!

    1. Jocimara

      Oi Maurício no caso das digitais elas ficam registradas e arquivadas, no caso de sequestro onde a intenção é ficar com a criança em algum momento eles terão que fazer o documento rg mas se está crianças já está no banco de dados ele avisa de sequestro ou fraude podendo assim achar os responsáveis legais.
      Eu já vi sim no jornal O caso de um idoso que foi preso no poupatempo em Santos-Sp por ser foragido ao tentar tirar novo documento o sistema alertou ser um foragido.

      Logico que como mãe é minha obrigação zelar pela segurança da minha filha, mas tudo pode acontecer de bom ou ruim.. Eu fiz o rg dela por questão de praticidade

  102. Priscila

    O RG é mais prático do que a certidão para carregar. É importante ter sempre consigo a documentação do seu filho caso seja questionado se ele é seu filho por alguma autoridade… não por conta de perder seu filho… Conheço uma mãe que já teve esse problema.

    Agora todos os recém-nascidos já têm CPF na sua Certidão de Nascimento.
    Em 2013, quando meu filho mais velho nasceu, ainda não tinha. Fiz nos Correios, sem custo e em menos de 5min estava pronto.
    Abraços!

  103. Éricka Miranda

    Ameeei o site, parabéns!!
    vou providenciar logo, na juventude é mais fácil atualizar do que emitir primeira via!!
    Obrigada, Milenna Gabriela agradeçe

  104. Jocimara

    Eu fiz o da Sophia qndo ela tinha 1 ano e meio, no poupatempo da luz. Levei as fotos e mesmo sendo no novo sistema digitalizado eles tiraram a impressão digital dos polegares sem dificuldades e digitalizaram a foto q tinha levado.

  105. Leonardo Magalhães

    Adorei a idéia!
    Moro no RJ, minha princesinha tem 1 ano e 7 meses, será que há algum impedimento para tirar?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Leonardo!
      Acredito que não tenha nenhum impedimento.
      Bjs

  106. Nazaré

    Mto obrigada pela matéria. Estava super perdida. Suas dicas foram otimas. Seguindo pelo insta desde já. Bj. 😍😘

Deixe seu comentário