Brincadeiras para crianças de 18 meses

criança brincando

Imagem: Ready Steady Toddler

Bebês e crianças são assim: passa um mês e parece que os interesses deles já viram outros. Então, não adianta muito a gente ficar repetindo as brincadeiras de meio ano atrás que não cola mais (com raras exceções). O que temos que fazer é investir em brincadeiras e atividades que sejam adequadas para a idade delas – nem simples demais para seu desenvolvimento, nem complexas demais para o que eles podem fazer – e que elas curtam de verdade. Assim, trago para vocês, abaixo, uma relação de brincadeiras que costumam fazer sucesso com crianças de 18 meses e que, pelo menos aqui em casa, é diversão garantida!. Espero que as dicas sejam úteis!

Brincar de esconde-esconde: essa é uma das raras brincadeiras que entraram na rotina da casa há meses e que ainda fazem o maior sucesso. O Léo adora e não tem um dia que ele não se divirta com isso.

Jogar bola: O Léo é fã incondicional de uma bola. Sem dúvida nenhuma, é seu brinquedo favorito. E eu adoro! Acho bola algo super saudável e divertido e que, com certeza, agrada a ambos os sexos (meninas nessa idade também amam!).

Ler e brincar com livros interativos: O Léo ama um livrinho. Seja para eu contar um historinha (parte dela, é claro, porque a atenção só fica nessa brincadeira por alguns minutos) ou para ele interagir e se divertir com os sons e texturas que alguns livros tem. Esse brinquedo também é algo que ele adotou há algum tempo e continua gostando. E muito!

Riscar e desenhar: essa brincadeira virou a nova febre por aqui. Léo adora um giz de cera e um papel. Vira e mexe me pega pela mão para irmos até a mesa da sala desenhar.

Simular histórias com bonecos ou marionetes: nessa idade as crianças já entendem boa parte do que a gente fala. Por isso, vale à pena usar um pouco a criatividade e inventar algumas histórias divertidas com os brinquedos que a criança já tem. Eles adoram.

Brincar de casinha: acho bobagem essa história de que menino não pode brincar de casinha. Vira e mexe eu estimulo o Léo a cuidar de um ursinho que ele tem. Peço para ele colocar o ursinho para dormir, levar o ursinho para passear, dar comidinha para o ursinho. Normalmente, essas são brincadeiras mais comuns para meninas, mas não vejo problema nenhum dos meninos divertirem-se dessa forma também, até porque, eles não tem preconceito nenhum e adoram (e, quem sabe, isso não os estimula a serem ótimos pais no futuro, hein!?).

Brincar com água: ótima opção para dias quentes. Eles amam! Uma opção é brincar dentro de piscinas de adulto ou infantis (sempre na companhia dos pais e usando boias), em piscinas infláveis (sempre com a supervisão de um adulto), brincar de dar água para plantinhas, brincar de encher de água diferentes potes e garrafinhas e por aí afora.

Brincar em parquinhos: crianças nessa idade adoram correr, subir, descer, “voar” e experimentar. Então, super vale a pena levá-los, sempre que possível, a um parquinho. E sempre com a supervisão de um adulto. É claro.

Ajudar em tarefas diárias: vira e mexe eu peço para o Léo me ajudar com alguma coisa: colocar a fralda no porta fraldas, guardar os brinquedos na caixa e por aí vai. Claro que ele não desenvolve a tarefa com perfeição, muito pelo contrário, mas ele se diverte e já vai aprendendo a forma certa de fazer  para quando tiver condições de fazer direitinho.

E com vocês, o que é que funciona? Do que é que os seus pequenos dessa idade (18 meses) gostam de brincar? Compartilhe com outras mamães a sua experiência. A gente super agradece!

Leia outros posts com assuntos similares:

Brincadeiras para os primeiros 12 meses do bebê (mês a mês)

Atividades para estimular o desenvolvimento do bebê de 9 a 12 meses

Atividades para estimular o desenvolvimento do bebê de 6 a 9 meses

12 comentários

  1. Márcia

    Tenho uma menina de 2 anos… fazemos essas brincadeiras e ela é uma criança muito prestativa, adora ajudar… ultimamente tem ajudado na louça, eu lavo e ela enxuga (mais ou menos, né?!), mas só coisas de plástico!!!! Ela se sente!!! É muito linda!!!

  2. Verônica

    Meu bebê Guilherme tem 1 ano e 6 meses, e brincamos muitos com essas brincadeiras citadas no blog. Quanto á ajudar o Gui adora também, peço para ele ajudar a arrumar a mesa quando vamos fazer alguma refeição. Quanto vamos arrumar a casa ele já pega o paninho dele e começa a passar no chã com a mãozinha muito fofinho.

  3. Iza

    Qual o brinquedo que um menino de 18 meses , exceto bola, gosta e possa brincar sozinho?

    1. Shirley Hilgert

      Brinquedos de encaixar agradam bastante nessa idade. Bjs

  4. Barbara

    Estou adorandooo suas dicas..
    Meu bebe gista de algumas dessas coisas…
    Meu filho tem 1 ano e 9 meses ele me ajuda nas tarefas tbm.. Muitas das vezes,ele faz sozinho sem eu pedir rs
    Coloca a roupinha dele no cesto, a fraldinha suja no cesto de lixo e fica falando lixu lixu lixi rs

    Bjs meninas

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que está gostando Barbara :)
      Kkkk! Muito bacana!
      Bjss

  5. Nathalia

    Lego. Meu filho de 1 ano e 9 meses ama, eu tb, o Pai tb. Passamos um tempão montando, criando histórias com as coisas que ele monta, é minha opção para dias de frio e vento, quando não prefiro não expor.

  6. Lilian Victorino

    Massinha de modelar !!! Meu filho adora! E vc pode fazer em casa com água, farinha, sal etc.

  7. Simone

    Meu Arthur tem 1 ano e 10 meses ele gosta muito é de brincar ao ar livre, gosta de passear como ele mesmo diz “sea”.. Parque, bola, desenhar entre outros.. E também gosta muito de ajudar tanto a mamãe quanto ao papai.. Secar louça, varrer, colocar roupa no sexto de lavar, pega um potinho e uma lé (colher) e faz comidinha .. Acho engraçado como gostam de fazer ou imitar o que a gente faz ..rsrs
    Bjs meninas

  8. raquel

    Meu Joao tem 1a e5m e eu e minha filha de 14 adoramos brincar de esconder, ele sabe juntar os brinquedos dele, pede agua qdo esta com cede, e adora presentes, faz cossegas em todos nos e qdo o papai liga do cervico ele diz vem pai, eu me divirto muito, nao pode ouvir barulho de agua que mostra as maos querendo lavar, renovou minha vida esse mulequinho. Amu muito.

  9. Carla Marquesc

    Olá! Muitos parabéns pelo seu site!
    Tem dicas fantásticas, informação muito útil e relevante e está muito bem organizado. Vou passar a vir aqui diariamente inspirar-me e aprender coisas para ser uma mãe melhor e mais informada.

    Muito sucesso!

  10. JULIANA FERREIRA DUARTE

    Meu filho nao brinca de nada ja tentei um monte de coisas massinhas(ele tem nojo dela), brincadeira de torre com copos, brincando com graos e mtas outras brincadeiras ele nao brinca.. Agora ele so brinca na caboninha com as bolas mas enjoa mto rapido de brincar e logo ja ta enjoadinho… Nao sei mais o qe inventar..

Deixe seu comentário