Identificação na cadeirinha do carro

cadeirinha de bebe para carroE hoje o tema aqui no blog é segurança. De manhã, fiz um post abordando esse assunto – modelos de boias indicados para bebês e crianças – e agora voltei a falar sobre isso, por sugestão de uma leitora.

Lá na fanpage Macetes de Mãe ela deu uma dica muito legal, para garantir a segurança dos bebês e crianças em caso de acidentes de carro em que a mãe fica desacordada.

A ideia é colocar, junto à cadeirinha do carro do bebê/criança, e em local visível, uma etiqueta com dados importantes sobre a criança:

  • Nome completo da criança
  • Data de nascimento
  • Nome dos pais
  • Telefone de contato
  • Alergias
  • Tipo sanguíneo
  • Nome, endereço e telefone do pronto socorro para o qual ela deverá ser encaminhada (caso haja preferência)

Achei a ideia bárbara, e vou fazer o quanto antes para o Léo.

E a minha dica extra é: imprimir as informações, recortar e depois plastificar o cartão de identificação. Assim, se por um acaso ele molhar, as informações não serão perdidas. Depois é só amarrar com um cartão/barbante/fita à cadeirinha (de preferência do lado que fica para a porta, para ser de fácil visualização). Pronto! Simples e eficiente.

22 comentários

  1. Aline

    Sei que o que eu tenho feito no último mês pode até não ser certo pela legislação de trânsito brasileira mas pra mim como mãe no dia 6 de Outubro 2013 eu fui assaltada, foram três homens armados que vieram me abordando e levando meu carro porém meu vidro tinha película escura e eles não. Iram que a minha filha de 2 anos estava na cadeirinha no banco de trás, minha reação foi atracar no braço de um deles e pedi pra tirar minha filha do veículo, graças a Deus ele me permitiu e estamos bem. Porém daquele dia em diante tomei uma decisão que minha filha agora só andará no banco de trás quando houver alguém com ela, quando estamos sozinhas agora eu instalo a cadeirinha no banco do carona ao meu lado. Acho que seria interessante um debate sobre esse assunto.

    1. Magda

      Verdade Aline, concordo contigo, nunca passei por essa situação mais sempre me questionei, se um dia isso acontecer… tenho muito medo, seria um assunto bem importante…

    2. Amalia

      Oi Aline
      Antes de fazer isto, esteja segura de que seu carro não possui airbag ou que ele está desativado. Em caso de colisão, a pressão do airbag irá todo para seu bebê, e mesmo para a cadeirinha, podendo ejetá-la bem longe. Enfim, tome cuidado com esta abordagem…
      Boa sorte!

    3. marilia lauria

      oi Aline,

      eu não vou discutir leva-la no banco da frente, pq imagino o quãi traumático o assalto deve ter sido. Sò tenha certeza de desativar o airbag do banco do passageiro.

    4. Bruna

      Olá Aline! Trabalho no Samu de uma capital e tbm sou mãe de uma criança de 2 anos. Imagino seu desespero qndo sofreu esse assalto…. Mas colocar a cadeirinha no banco da frente não deixará sua filha mais segura. Há vários testes e estudos que comprovam que a cadeirinha adequada instalada no banco traseiro não permite que a criança se machuque, mesmo quando ocorre capotamento. Mesmo sem o airbag, no banco dianteiro a criança pode se machucar com o painel em caso de colisão frontal. O ideal é a criança no banco traseiro e com a porta travada.
      Quanto ao post, achei interessante a dica, mas é desnecessário colocar o hospital que se deve encaminhar e o tipo sanguíneo. Pois em caso de acidentes graves, as vítimas serão encaminhadas para o hospital de trauma referência na cidade e crianças e pais sempre para o mesmo hospital. E a tipagem sangüínea é realizada antes de se fazer transfusão. Espero poder ajudar… Abs

    5. ana flavia diamante

      Concordo que deveria ter um jeito da istalação na frente evitaria até mesmo de pais que esquecem as crianças no carro.

  2. Amanda

    Importante essa dica,providenciarei o cartão da minha bebe também.
    Alyne,complicado e preocupante a questão do assalto,me tira o sono imaginar essa situação.Um dos problemas da cadeirinha no banco da frente,além de nao ser permitido pelo Código Nacional de trânsito,é que caso o carro possua air bag,seu acionamento pode ferir gravemente ou até matar a criança.Tambem não sei o que fazer…

  3. Meire Evelyn

    Amei a ideia vou fazer o quanto antes.( Obrigada por toda ajuda que nós dá viu eu sigo vc no facebook e adoror tudo que vc faz viu.)

  4. Mariana

    É preciso tomar cuidado com as informaçoes colocadas, pois estarão à vista de valets e possiveis ladroes de automóvel, o que pode ser um problema para a segurança da familia e da criança.

    1. Shirley Hilgert

      Realmente, bem lembrado! Talvez deixar de fora o telefone de contato seja uma opçao.

  5. Rafaela

    Gente minha filhota ta com 3 meses e eu ainda nao tive coragem de
    Dirigir por causa da violência que ta aqui em Fortaleza-Ce. Só saio com meu marido dirigindo, mais também não abro mão do bebê conforto e colocar ela na frente não tenho coragem por conta dos acidentes. A gente fica com o coração na mão, Seria bom um debate sobre esse assunto.

  6. Katherine

    Acho complicado! E se levarem o carro? Sai eles terão os dados e nossos filhos além de nosso endereço!!!???? Seria super difícil psicologicamente saber que os ladrões sabem onde moramos.

  7. thabata eloah

    verdade!!adoro sua dicas, meu bebe tem 9 meses e se chama Miguel..

  8. Nathalia

    Ideia mto legal ! Tb irei providenciar….

    Lendo os comentários, me arrepiei de ler o relato da colega Aline. Uma ideia talvez, seria colocar aqueles adesivos (em lugar visível do carro) que sinalizem que tem nenem no banco de trás “Bebê a bordo” ou de lojas infantis. Particularmente não acho bonito mas seria uma maneira de alertar o bandido. Sem dúvida eles tem noção que é muito mais trabalhoso e arriscado assaltar um carro com bebê pois a chance de reação do motorista ou a demora na liberação do veículo façam eles desistirem de te tornar uma vítima.

    Obviamente não nos deixa 100% seguras mas penso ser um paliativo nesse mundo louco que estamos vivendo.

  9. Tatiana Cali

    Nossa… Não consigo nem imaginar o que vc passou!!! Quando eu estava grávida do meu filho mais velho houve aquele roubo de carro que culminou com a morte do menino Joao Hélio. Em casa eu ficava me imaginando na situação da mãe e tentando ensaiar como eu deveria agir… Graças a Deus nunca passamo por isso! Concordo que no banco da frente vc tem a sensação de maior segurança, mas também concordo que eh apenas uma sensação. Isso não irá proteger a criança, mas poderá colocá-la em risco. Nada do que dissermos certamente não mudará sua conduta, pois só vc sabe o que passou. Mas tente superar! Eu cheguei a usar o Bebe conforto no banco da frente em percursos curtos. Mandei vir um dos Estados Unidos onde eh permitido em alguns Estados. Um modelo próprio para este fim e comprei um carro sem airbag. Mas assim que troquei pela cadeirinha, nunca deixei de colocá-los atrás pois em nenhum Pais, que eu saiba, eh permitido por questões de segurança.
    Obrigada pelas dicas, Shi ! Vou providenciar. Bjs, Tati.

  10. Helena

    Meninas, há uma polêmica se a cadeirinha deve ficar no meio do banco traseiro ou no canto, atrás do banco do carona. Alguém sabe responder?

    1. Renata

      Oi Helena,
      Quando eu morei nos EUA um amigo bombeiro me ensinou o seguinte: A crianca mais nova sempre vai atras do motorista pelo simples fato de se voce estiver em um acidente a percepcao natural do motorista é proteger o seu proprio lado, isso significa poupar o mais vulneravel de uma lesao mais grave. Faz muito sentido, a coluna de um bebe é mais fragil, assim como formacao craniana entre outros. Espero ter ajudado.

  11. Ana Paula

    Olá meninas!!! Ótimas dicas!!!!
    Cheguei ficar arrepiada com o comentário da Aline!! Tenho um bebê de cinco meses e meio e até hoje não tive coragem de sair sozinha com ele de carro por esse motivo!!! Sempre dirigi inclusive na gravidez até o final, mas agora…!!! Todos dizem para parar de bobeira, mas estou super insegura!!! Alguma dica???Ahhh moro no Rio de Janeiro!!! Bjsssssss

  12. Natália

    Olá Shirley!
    Obrigada pelas dicas!
    Estou a procura de uma cadeirinha para automovel. Tem algum post com dicas e opçoes? Nao encontrei pela lupinha.
    Desde ja obrigada.
    Bjos

    1. Shirley Hilgert

      Natália, nunca falei sobre esse assunto. Está na lista de próximos posts. Abraços.

      1. Natália

        Vou aguardar então. *-* Obrigada!

  13. spree

    os engenheiros ainda não inventaram uma cadeirinha mais confortavél para o bebê/

    pois os bebês dormem nas viagens, é preciso de um adulto para segurar sua cabecinha, principalmente em estradas com lombadas. alguem pode ajudar?

    ?

Deixe seu comentário