Coluna Alimentação Infantil – Dicas para introduzir papinha na dieta do bebê

livro como fazer para meu filho comer bem

A nossa nova colunista é autora do livro Como fazer para o meu filho comer bem?

Mamães, mais uma super novidade aqui no blog! A partir de agora, mensalmente, nós contaremos com a colaboração super especial da Mayra Abucham, engenheira de alimentos, chef de cozinha, mãe de quatro filhos e autora do excelente livro “O que fazer para o meu filho comer bem?”.

Todos os meses, a Mayra estará conosco escrevendo  a Coluna Alimentação infantil  e trazendo dicas, sugestões, segredos e receitas para ajudá-las nessa nem sempre fácil tarefa de fazer os filhos comerem de forma saudável e tranquila.

Tenho certeza que vocês irão amar a contribuição da Mayra e que a sua coluna tornará o Macetes de Mãe ainda mais especial. Boa leitura!

 

Com vocês, o que a Mayra tem a dizer….

mayra com os 4 filhos

Mayra com os quatro filhos

Olá mamães! Eu sou a Mayra, engenheira de alimentos, chef de cozinha e mãe do Pedro, da Júlia, do Francisco e do Felipe. A partir de hoje, estarei aqui com vocês, uma vez por mês, para falar dos principais desafios na alimentação dos nossos filhos e para propor alternativas criativas, lúdicas e diferentes para resolvê-los.

Como não poderia deixar de ser, optei por começar essa coluna partindo do princípio, ou seja, falando de alguns conceitos básicos, mas super importantes, para quem está introduzindo sólidos na dieta do bebê.

Abaixo, de forma bem simples e direta, minhas dicas e macetes para a introdução das primeiras frutas e dos primeiros alimentos “salgados” e também para preparação das primeiras papinhas. Espero que gostem!

Alimentos para começar

  • Para as primeiras papinhas, sugere-se escolher legumes mais adocicados, como cenoura, abóbora e batata doce. A chance do bebê aceitar mais fácil é maior.
  • Para as primeiras frutas, sugere-se banana, pera, mamãe e abacate.

Alimentos para evitar

  • O mel é um alimento desaconselhado até a criança atingir um ano de idade, por risco de botulismo.
  • O ovo é um alimento potencialmente alergênico, por esse motivo, ele só pode ser oferecido depois que a criança tiver seis meses de idade, e apenas um quarto da gema (nada de clara por enquanto). Aos poucos, a quantidade de gema irá aumentando, até que, por volta de oito ou nove meses, acontecerá também a introdução da clara.
  • Ao introduzir alimentos ácidos, como tomate, fique atenta para ver se eles não estão causando assaduras.

Como começar

  • Durante o primeiro mês de introdução, ofereça sempre purezinhos de um alimento só, isso para que o bebê conheça um sabor de cada vez e também para identificar mais fácil possíveis alergias.
  • Apresente apenas um novo alimento por dia, também para facilitar a identifcação de qualquer tipo de reação.
  • A papa deve ser amassada, sem peneirar ou liquidificar, para que sejam aproveitadas as fibras dos alimentos e para que fique na consistência de purê.
  • A carne deve ser picada em pedacinhos muito pequenos, tamisada (cozida e amassada com as mãos) ou desfiada (essas duas últimas alternativas são mais indicadas).
  • Por indicação dos pediatras, no início, deve-se dar papinha em apenas uma das refeições do dia, dando preferência para o almoço. Depois, à medida que o bebê vai se acostumando ao ato de comer, introduz-se também o jantar.
  • Conforme a criança vai crescendo, é importante ir aumentando a consistência da papinha, para que, com um ano de idade e tendo já alguns dentes, a criança consiga mastigar.

Como temperar

  • O ideal é oferecer papinha com pouquíssimo ou nenhum sal até a criança atingir um ano de vida.
  • Para temperá-la, indica-se refogar um pouco de cebola picada em algumas gotas de óleo de canola (o mais indicado para bebês).
  • No caso de se usar azeite de oliva extravirgem, ele deve ser acrescentado o final, com a papinha já morna ou fria, para evitar que o seu aquecimento faça com que ele perca as suas propriedades nutricionais.
  • Ervas aromáticas indicadas são: salsinha, cebolinha, sálvia, tomilho e outras com sabor suave.

Dicas de segurança e higiene

  • Nenhum alimento que o bebê já tenha começado a comer, ou seja, que tenha tido contato com a sua saliva, pode ser reaproveitado. Se ele não quiser comer tudo, descarte e ofereça um novo alimento na próxima refeição.
  • A papinha do bebê deve ser feita com água filtrada e os legumes devem ser lavados e descascados.
  • Ao preparar a papinha, evite misturar alimetos crus com outros cozidos para não haver contaminação.
  • E lembre-se sempre: quanto maior a quantidade de sabores que apresentados ao bebê, maiores serão as chances de ele gostar desses alimentos no futuro.

Mamães, agradeço a atenção de todas e daqui a um mês estarei de volta! Espero que tenham gostado das dicas!

Mayra Abucham

Mayra colunista

 

Leia mais sobre papinhas aqui no blog:

Introduzindo papinha de frutas e suquinho na dieta do bebê

Técnica para ajudar o bebê a comer papinha

Dicas que ajudam na hora da papinha

53 comentários

  1. Cristina

    Valeu pelas dicas me ajudaram muito to comecando a intruduzir a papinha na dieta ta minha nene!!!! Obrigada

    1. Mayra Abucham

      Que bom que gosyou Cristina, fico feliz em ajudar :)

  2. Juliana

    Adorei as dicas, vamos começar em breve com as papinhas, e foi super util as dicas…Obrigada

    1. Mayra Abucham

      Obrigada Juliana! Beijo,

  3. Talita

    Excelentes dicas!!!
    Valeu Shirley por mais essa conquista! Todas nós ganhamos e o seu blog fica a cada dia mais interessante.

    1. Mayra Abucham

      Oba Talita, obrigada pelo elogio!

  4. Talita

    Ah! Não sei se este espaço também está aberto à perguntas.. mas lá vou eu! Caso não seja possível respondê-la, desconsidere.
    Estou introduzindo frutas na alimentação do meu Samuel. Dou em forma de papinha, suco e vitamina de frutas. Minha dúvida é: minha mãe costuma fazer um suco muito gostoso e nutritivo com limão ou laranja, beterraba e couve. Ele é adoçado com açúcar. Posso preparar pro meu bebê? E posso adoçar com o quê?
    Obrigada!

    1. Mayra Abucham

      Talita, os bebês não conhecem os sabores e sal e açúcar não trazer nenhum nutriente, portanto não é aconselhado o uso. Se for dar um suco de limão, por exemplo, pode usar Nidex ou produtos similares, que são apropriados para esta faixa etária. Eu sugiro, como primeira opção, fugir do limão e deixar apenas o suco da fruta natural, que já é doce. Beijo,

  5. Maria

    Olá, Mayra! Gostei muito do seu texto!! E que ideia ótima essa coluna. Adorei!!!

    Minha filhinha tem 6 meses e começou, por ela mesma, a mostrar interesse por comida. Até agora foi aleitamento materno exclusivo em livre demanda e ela continua a mamar muito. Estou lendo sobre o BLW e passei a disponibilizar algumas frutas pra que ela pegue com a própria mãozinha e leve à boca. Acho uma experiência sensorial importante. Quanto às verduras, vc acredita que um bebê de 6 meses pode comer pequenos pedacinhos, mastigando-os? O que tem a dizer sobre esse assunto?

    Abraço!!

    1. Mayra Abucham

      Maria, o risco é o bebê engasgar, você tem que balancear o custo x benefício… Ao meu ver, com 6 meses, é mais interessante colocar os legumes dentro daquelas redinhas e daqui há alguns meses dar os pedacinhos, mas acho legal você checar com o seu pediatra. Boa sorte!

  6. Tatiana Cali

    Muito bom o texto e as dicas. Só fiquei com uma dúvida: por que usar água filtrada se ficará fervendo por horas?! A fervura já acabará com qualquer germe da água, ou não?! Em relação ao lavar sou bem “neurotica”, esfrego com esponja e sabão para sair qualquer resquício de terra.
    Parabéns, mais uma vez Shi! Certamente ajudará muito !!!
    Bjs, Tati.

    1. Mayra Abucham

      Tatiana, o correto é usar água filtrada em todas as preparações, para adultos inclusive. Beijo,

  7. Andressa Paviani

    Olá! Bem vinda! Adorei o texto… Meu Miguel completou 5 meses dia 10 e comecei a introduzir suquinhos… daqui a 10 dias, frutinhas e, quando ele completar 6 meses papinha. Este artigo veio em ótima hora! Confesso que, como uma boa mãe de primeira viagem, estou meio perdida!!!!

    1. Mayra Abucham

      Andressa, é assim mesmo, todas as mães de primeira viagem passaram por isso! Fique tranquila. Beijo,

  8. Raquel Tomczak

    Adorei o texto, e o assunto vem bem num momento que estou passando por apuros na alimentação da minha pequena. Ela tem 7 meses e meio e estou encontrando muitas dificuldades na sua alimentação, de há alguns dias ela não quer comer nada nem a papinha salgada nem frutinhas, agora que estou introduzindo a janta que briga ela até agora não quis tem fome e se recusa a comer, mas eu não desisto… bjos

    1. Mayra Abucham

      Raquel, ela está apenas começando a aprender… Meu conselho: tenha paciência, oferece, e se ela não quiser não tem problema! É melhor ela aprender a encarar este momento com tranquilidade do que comer um pouco a mais “em guerra”. Beijo e boa sorte.

  9. Dárika Ribeiro

    Oi Mayra! Sou nutricionista, formei aqui na UnB e atuo a mais de 6 anos no hospital. Gostaria de atualizar uma recomendação do Ministério da Saúde que mudou. Quando eu fazia faculdade também aprendi que a clara do ovo só seria dada depois… mas em setembro fiz um curso para ser tutora do Ministério da Saúde na estratégia Amamenta e Alimenta, sobre aleitamento materno e alimentação complementar e agora tanto clara como gema podem ser introduzidos aos 6 meses de idade pois se a criança tem alergia a albumina é ótimo que se identifique nessa idade e antes dele receber as vacinas que contém albumina que são dadas acho que as 10 meses. Essa nova orientação já consta no Guia alimentar para crianças menores de 2 anos do MS versão 2010 (link: http://www.ibfan.org.br/documentos/outras/doc-582.pdf )
    página 18 fala sobre o ovo.
    bom, é isso!

    1. Mayra Abucham

      Que legal Dárika, obrigada pela atualização! Meu filho faz 6 meses no sábado e imagino que o pediatra ia me dizer isso na próxima consulta, que será na semana que vem… Agora já sei, e na próxima edição do livro já posso corrigir. Beijo e obrigada,

  10. Indiara

    Muito bom o texto! Estou começando frutinhas essa semana em meu bêbe de 6 meses, portanto as informações vieram em boa hora! Obrigada!

    1. Mayra Abucham

      Que bom Indiara, fico feliz! Beijo,

  11. Andrea Couso Balieiro Fraga

    Olá! Adorei suas ideias.
    Desde que meu filho completou 6 meses passei a oferecer os sucos, as frutinhas e depois almoço e janta.
    Fazia diariamente a papinhas fresquinhas e ele comia bem.
    O problema foi que quando completou 11 meses, quando começaram a nascer os dentes, ele passou a nao querer comer mais nada e hoje com 1 ano e 2 meses rejeita totalmente qualquer tipo de comida salgada, seja ela sopinha, comida sólida ou em pedaços . Não pega nada na mão e por isso estou desesperada e não sei o que faço.
    Se você perguntar o que pode ter ocasionado isso eu não sei te responder pois ele passou a nao querer mais do dia pra noite.
    Você teria alguma sugestão ou saberia me dizer o que posso fazer?
    As pediatras pedem para ir oferecendo, sem forçar, mas meu medo é não querer mais comer.
    Não quero esperar. Preciso de ajuda pra resolver isso.
    Abraço Andrea

    1. Mayra Abucham

      Oi Andrea, esta questão está acima da minha alçada… Se quiser me mandar um email (mayra@dedinhodemoca.net) posso te encaminhar a uma nutricionista que trabalha comigo na Dedinho de Moça, a Priscila Maximino. Beijo,

  12. Juliana

    Essa contribuiçao para o blog vai ser otima!
    Meu filho em breve inicia com as papinhas e confesso que estou apavorada com o assunto! é tanta informaçao.. tantos detalhes!

    Adorei as dicas!
    E parabens pelo novo design do blog, ficou otimo :)

    1. Mayra Abucham

      Que legal Juliana, espero junto com a Shirley, poder te ajudar neste momento. Beijo,

  13. Fabiana Fontainha

    Adorei as dicas, vou guardá-las para quando eu começar a dar papinha para o Serginho. Fiquei apenas com uma dúvida sobre como deve ser a papinha a partir do segundo mês. Devo incluir até quantos alimentos diferentes? Já pode colocar carne?
    bjs

    Fabi Fontainha
    http://www.mamaepratica.com.br

    1. Mayra Abucham

      Oi Fabi, alguns pediatras indicam que as primeiras papinhas sejam de 1 ingrediente só, apenas para identificar possíveis alergias, mas logo que os ingredientes são considerados “seguros” o ideal é usar um ingrediente de cada grupo, como descrito neste post aqui: http://www.dedinhodemoca.net/2013/08/29/papinha/
      Beijo!

  14. aldevania

    Olá minha bb tem três meses quero saber quando posso começar
    Dar algum alimento pra ela vou ter que tira a mama dela com oito
    Meses pq vou volta a trabalha será q já posso oferecer mamadeira pra ela
    Desde já obrigado

  15. Daniele

    Gostei muito das dicas. Ainda essa semana começo a introduzir a papinha. E estava tão em dúvida. Saberia me dizer onde posso achar receitas e cardápio pra semana?

  16. Liliane

    Olá, adorei as dicas. Minha bebê, Gabriela fez na quarta, 6 meses. E antes de completá-los eu já estava dando papinha de verduras e legumes. Preciso de ajuda. No horário de almoço, justamente de 11hs às 13hs tenho que, estar no trabalho (Rádio) e sempre estou dando as papinhas tarde demais. Será que isso prejudica ? Tenho notado que, quando não come papinha, fica mais nervosa e agitada. Um grande abraço. Parabéns!

  17. Gisele

    Sou de Caxias do Sul-RS, comprei o livro e veio hoje, amei! Meu bebê faz seis meses amanhã e a minha filha tem 6 anos, fiz o arroz carnavalesco e ela amou! Comeu tudo! Sério, adquiram o livro meninas! É ótimo!

  18. daniely

    otmais dicas!!!

  19. Emanuela

    a minha dúvida é a seguinte: minha bebe desde que começamos com a IA ela está com o intestino bem preso,precisamos até a fazer uma lavagem.
    Quais os alimentos que soltam o intestino?
    Quais podemos misturar?
    Obrigada

    1. Shirley Hilgert

      Emanuela, isso varia de criança para criança, mas alguns que costumam soltar o intestino são: azeite de oliva, mamão, ameixa, milho verde entre outros. Abs.

  20. Caroline

    Shirley por favor me ajude, gostaria de saber em qual horário vocêda o jantar para o Léo, vou começar a janta com a minha filha e estou perdida.
    Obrigada e beijos.

  21. Jacqueline

    Minha filha vai completar dois anos mes que vem e estou tendo muita dificuldade porque ela nao come direito, nem mesmo besteiras com iogurte, danoninho, bolo, pao ela come. Ja nao sei mais o que fazer!! Me ajudem por favor!! Obrigada!! Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Jacqueline, a dicas que eu tenho sobre o assunto estão aqui no blog, na categoria BEM ESTAR > ALIMENTAÇÃO (veja no menu principal). Bjs e boa sorte!

  22. Fabiana

    Minha filha tem 10 meses, e depois que ela completou 6 meses, ela não quer mais comer frutas, Gostaria se pudesse me ajudar de alguma dica para conseguir introduzir as frutas na alimentação dela, pois já tem dar esmagadas, raspadas em suco e nada.

    Desde já fico grata pela atenção.

    Fabiana Horner

  23. Ticiana

    Estou adorando o assunto. mas queria umas receitinhas de papinhas

    1. Macetes de Mãe

      No blog temos uma parte especial com várias receitinhas, dê uma olhada aqui: http://www.macetesdemae.com/categoria/receitinhas Espero que ajude! Bjs

  24. Anne

    Aqui no site voce diz para NAO bater ou penerar, somente amassar, mas no livro algumas receitas pede para bater ou penerar. Qual seria o certo?

    Obrigada, Anne

    1. Shirley Hilgert

      Anne, vou responder pela Maira pois eu já conversei com ela sobre isso. A informação válida é a que está no post. Depois do livro produzido, eles reviram essa informação. Aqui no blog já está atualizada. bjs

  25. eliene

    Oi minha bebê, tem 7 meses posso dar janta,e carne para ela

    1. Shirley Hilgert

      Eliene, veja o que seu pediatra indica. Abs.

  26. Eliane Eduardo

    Olá, preciso de ajuda.
    Minha filha tem seis meses, come frutas desde 5 meses, tem uma semana que começou a comer papinha de legumes que eu mesma faço, ( ela adora) mas desde então está com a pele em volta da boca,buchechas e pescoço cheio de bolinhas vermelha, aonde suja de papinha, oq pode ser e oq devo fazer para não parar de dar a papinha?
    Obrigada.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Eliane!
      Você deve levá-la ao pediatra e verificar se ela é ou não alérgica a algum ingrediente da papinha.
      Bjs

  27. Viviane Vieira

    Falar sobre introdução é sempre um assunto importante. Trago uma correção, sobre o ovo, cuja orientação é que seja introduzido aos 6 meses atualmente (Clara e gema). Isso reduziria o risco de alergia.
    Vi uma resposta da autora falando do BLW e associando a risco de engasgos. Isso não representa a técnica. Aqui está um post que conto a minha experiência, como nutricionista, na introdução de alimentos da minha filha: https://blogmaternidadesemneura.wordpress.com/2015/05/19/a-comida-esta-a-mesa-vivenciando-a-introducao-de-alimentos/

  28. Wanessa

    Adorei as dicas, o Henrique não gosta de batata, vou então tentar batata doce, estou começando agora, e oque eu sei que fruta ácida ele não gosta, tipo laranja Bahia, maçã e etc, já banana e mamão papaia ele ama.

  29. mireli

    Minha filha vai fazer 10 meses,já tentei e continuo tentando mais não aceita nada da papinha,só mamadeira e alguma bolachinha,dou vitamina E agora comprei sustagem, ela é gordinha mais mesmo assim fico desesperada dela não aceitar a comida salgada….o Q fazer?

  30. Juliana

    Meu bebê não gosta de nada que ofereço. Está com 6 meses, e só mama no peito. Estou ficando preocupada…

    1. Fernanda

      O meu be e TB. Não co sigo fazer ele comer . tb está co. Seis meses. VC já co seguiu com a sua?

  31. Ludymilla

    Boa noite,
    Mayra, gostei muito das dicas, porém fiquei preocupada com uma recomendação sua: o óleo de canola, pois já li alguns artigos que condem esse óleo artificial por ser altamente inflamatório.
    Muitos médicos dizem que o melhor é o óleo de coco.
    Você tem algo a dizer sobre isso?
    É muito importante esclarecermos isso, pois é a alimentação de nossos bebês!
    Att

  32. Carolina

    O óleo de Canola não existe!!! É o pior óleo! A planta é transônica e seu nome é Colza e possui o ácido erúcico que é prejudicial a saúde e principalmente ao tecido cerebral.

  33. Débora Dutra

    Olá adorei as dicas, meu bb completou 6 meses a uma semana e o pediatra falou pra introduzir a alimentação. tudo de uma vez: suco, fruta e papinha.
    lá ele falou q podia dar com dois legumes e uma folha. eu fiz mas fico preocupada se não fara mal.
    obrigada!

Deixe seu comentário