Quando meu bebê irá dormir a noite toda?

Imagem: Kveller

Imagem: Kveller

“Quando meu bebê irá dormir a noite toda?”. Com toda a certeza do mundo, essa deve ser uma das perguntas que as mães mais se fazem. E, junto com ela, vem outra: “O que posso fazer para meu bebê dormir a noite toda?”. Essa segunda é uma das que eu também mais ouço. E a as minhas respostas costumam ser sempre as mesmas: “Se eu tivesse essa resposta, já teria colocado em prática com o meu filho, pois ele acordou todas as noites até completar um ano, com fases em que chegava a acordar 8 vezes por noite!” ou então, “Se alguém tivesse essa resposta, juro que já estaria rica! Pois teria escrito um livro a respeito e bombado de vender mundo à fora.”. (Claro que respondo com mais delicadeza, mas é mais ou menos isso aí que digo mesmo.)

E, na verdade, o que quero dizer, amigas, é: não tem resposta para isso. Não tem. Ninguém pode prever que dia o seu filho vai dormir a noite toda. Sim, sei de mães (raras, muito raras, raríssimas) cujos filhos passam a dormir a noite toda com dois meses de idade (aqueles bebês que a gente lê em livros e sonha em ter igual) e outras, como a minha cunhada, que acordou todas as noites (TODAS, gente!) até seu segundo filho completar cinco anos (depois do primeiro ter sido um dormidor daqueles!). Enfim, o que quero dizer é que cada bebê é um bebê e que não podemos acreditar, como nos vendem em livros, que todos irão dormir a noite toda depois de dois meses de idade só porque podem fazer isso.

Ok, biologicamente um bebê já poderia dormir a noite toda, mas isso respeitadas as condições normais de temperatura e pressão, ou seja: ele conseguir se alimentar adequadamente, não ter cólica, não ter dores, não ter refluxo, não ter a sua personalidade própria diferente da daquele bebê do livro ou do bebê da sua amiga, e por aí afora…

A grande maioria das minha amigas teve bebês que começaram a dormir a noite toda com seis meses de vida. Assim, acreditei que comigo seria mais ou menos o mesmo. Mas não foi. O Léo continuava acordando depois dessa idade e assim foi até ter um ano. No início, ficava me pergunta O QUE EU ESTAVA FAZENDO DE ERRADO, mas eu não estava fazendo nada de errado, meu bebê só era diferente do delas ( e tinha refluxo, o que complica ainda mais tudo na vida de um mãe).

Agora sobre a segunda pergunta: o que eu posso fazer para meu bebê dormir a noite toda? Sinceramente, quando me perguntam isso, eu sempre digo: NADA! Nada além de esperar, pois cada bebê tem seu próprio ritmo e cabe a nós aprendermos a respeitar isso. Mas aqui cabem também algumas observações. A primeira é: quando eu falo em fazer nada e simplesmente esperar, quero dizer nada de fora do convencional, do que já é esperado da gente, que é: alimentar bem o bebê, preparar um berço seguro e confortável, vesti-lo adequadamente, proporcionarmos um ambiente tranquilo e silencioso e tentar criar uma rotina do sono, o que ajuda bastante (no fim do post tem alguns outros textos que falam sobre isso). E a observação dois é: hoje que eu consigo pensar e falar com mais serenidade sobre o assunto, porque quando o Léo ainda acordava a noite toda, eu também surtava e queria vê-lo dormir. Eu também me arrastava no dia seguinte e não achava isso nada legal. Foi só quando parei de esperar que as coisas mudassem e que aceitei que ele acordava e pronto é que consegui começar a ver as coisas com mais tranquilidade. E garanto, demorou, exatos um ano, mas hoje ele dorme a noite toda e muito bem (o que também não me permite acreditar que será para sempre, porque em se tratando de crianças, a toda hora muda alguma coisa).

Ah, mas e as tais teorias e técnicas que ajudam o bebê a dormir a noite toda e que super funcionam, afinal, a amiga ou a vizinha fez e deram certo? Nesses casos, são as teorias do “choro assistido”, em que se deixa o bebê chorando por alguns minutos, depois entra no quarto, mostra que está lá, sai, deixa chorar mais um tempo, e assim vai. Tudo isso por algumas noites até que o bebê acostuma, seu sono engrena e ele passa a não acordar mais durante a noite. Sim, isso existem, mas eu prefiro não falar sobre isso aqui, pois é uma técnica controversa que eu não testei, não coloquei em prática, e creio que jamais teria coragem de colocar.

Enfim, escrevi tudo isso para dizer que: se seu filho é um bebê e ainda acorda à noite, isso é normal. Você não está fazendo nada de errado. Se você quer saber o que pode fazer para ele dormir uma noite toda, eu respondo: não sei. Cada bebê é um e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Mas o que funciona para todas as mães é ter paciência. Eu demorei para entender isso, mas depois que aceitei, as coisas ficaram bem mais fáceis para mim. Boa sorte!

Leia mais sobre esse assunto aqui no blog:

O poder do Shhhhhh

10 dicas para ajudar o bebê a dormir melhor

Sonos e músicas que ajudam o bebê a dormir

Soluções para noites sem choro

 

72 comentários

  1. janaina

    Concordo com o texto!!! Não há nada pra se fazer para o bebê dormir a noite toda, afinal muita das vezes ele acorda com fome, então tem q alimenta-lo, e quando for a hora dele, ele vai dormir! Mães tenham paciência!

  2. Daniele Regnier

    Olá!! Sou sua seguidora desde o comecinho do seu blog e acho que é SUPER instrutivo!
    Só discordo quando vocês generalizam a maternidade como uma “batalha” diária!
    Sim, não é fácil e tem seus desafios mas se você dançar a musica conforme as necessidades das crianças é tudo mais prazeroso do que penoso…

    Quanto a hora de dormir a noite toda, minha bebê hoje com quase cinco meses DORME A NOITE TODA DESDE OS DOIS MESES!! Das 18hs ate as 6h30/7hs E eu não acho que foi sorte, nem personalidade forte, entre outras coisa… FOI AMOR E ROTINA!
    E sim, ela teve cólicas, manha e fome nas madrugadas!!!
    Agora o que eu fiz de diferente??
    Como você citou, muitos livros mandam deixar os bebes chorarem e por ai vai…
    Li vários, muitos por sugestão do seu Blog, mas EU ADAPTEI!!!
    A Catarina sabe esperar e isso começou na maternidade!
    DEI COLO, ACORDEI QUANDO ELA PRECISOU sempre priorizando as vontades dela e organizando a minha vida na rotina dela!

    E quando eu digo rotina, não são cinco dias por semana e no final de semana é festa! Rotina aqui em casa são 7 dias da semana 24 horas por dia… é cansativo! Muita gente me acha paranoica! Mas eu não ligo e já colho os frutos a três meses!

    Enfim, não estou aqui para julgar, mas muitas mães saem com seus bebês a noite, passam o dia todo na rua com os pequenos, não tem um cantinho sossegado para amamentar, deixam qualquer pessoa pegar no colo, e ainda querem que a criança seja tranquila e durma a noite toda!!!

    RESPEITO, ROTINA E AMOR = 12 horas de sono

    1. Shirley Hilgert

      Daniele, tudo bem? Concordo 100% com você que rotina e amor ajuda, e muito, em tudo do bebê. Inclusive o sono. Entretanto, como eu disse no texto, o que funciona com um bebê, infelizmente, não funciona com outro. :-( Durante o dia, eu tentei desumanamente introduzir uma rotina na vida do Léo, mas demorei muito tempo para conseguir porque ele tinha refluxo oculto e APLV e isso tornava a nossa vida bem complicada (horas ele mamava, horas não, aí fazia intervalos, maiores, depois menores, enfim…). Mas durante todo esse tempo, a rotina da noite foi religiosa, ele tinha hora para mamar, tomar banho e ir para o berço. O que foi um sonho, pois ele sempre pegou no sono muito fácil (até hoje). Só que durante a noite as coisas eram complicadas. Ele acordava inúmeras vezes. E isso tudo mesmo eu não saindo à noite (por seis meses eu não o tirei da rotina da noite, com raríssimas exceções), não recebendo visitas, amamentando ou dando mamadeira em lugares calmos, etc, etc, etc… OU seja, mesmo fazendo tudo, tudo, tudo, tudo que eu lia nos livros, a noite era animada aqui em casa. E por incrível que pareça, as noites só melhoraram quando eu relaxei e me dei o direito de viver mais a minha vida e começar a encaixar meu pequeno nela. Enfim, o ponto que quero chegar é que, muitas vezes, acreditamos que o que funcionou para nós funciona para todo mundo e aí queremos ajudar compartilhando a nossa experiência (eu faço isso no blog direto, o blog é isso), só que nem sempre funciona. Talvez, se outra mamãe fizer exatamente o que você fez (eu cheguei bem perto), as coisas sejam bem diferentes para ela. E talvez até você mesma, num segundo filho, fazendo tudo que fez no primeiro, terá uma experiência diferente. Beijocas! E super obrigada por deixar a sua experiência aqui. Fico muito feliz quando as leitoras participam e colaboram tão positivamente com o blog. Bjs

  3. Carolina

    Adorei! Muito acolhedor como sempre!
    Aprendi com o tempo que meu bebe é sim diferente do da vizinha e dos livros, e se eu tiver 5 filhos todos vão ser diferentes entre si. Vivi uma situação que não vi ninguém contando nada igual, e acho que serve para as mamães cujos filhos já dormem a noite toda: minha filha com 1 semana de vida dormia 6h direto a noite e com menos de 1 mês dormia 10h, 11h seguidas, sem um pio. Isso até 5 meses de vida… Isso mesmo, ATÉ. Daí então (hoje ela tem 1 ano) ela passou a acordar a noite. Tem semanas que menos (até nem acorda), tem semanas que mais; e por todos os motivos variados, por fome, por cólica, ou por simplesmente querer a minha presença, ou do pai.
    Pois quando todos os bebes estão aprendendo a dormir bem a minha resolve desaprender? E passei pela mesma situação que você: quando parei de procurar técnicas e motivos e passei a aceitar minha filha como ela é, tudo melhorou.
    É cansativo? Muito. Testa sua paciência? Muito. Mas acho que a essência do que você quis passar é: não se martirize, não se critique, não culpe seu filho. Não há formula pronta que sirva para todos. Vi vários depoimentos de pessoas que tentaram varias técnicas que funcionaram por um tempo e depois não mais. Meu exemplo ilustra muito bem isso.
    Minha filha vai voltar a dormir bem logo? Oi vai acordar a noite como seu sobrinho, até os 5 anos? Não sei. Só sei que vou proporcionar tudo que precisa para ela dormir bem.
    Parabéns!
    Adorei a nova cara do blog também.

    1. Shirley Hilgert

      Carolina, você entendeu exatamente o que eu quis dizer. Obrigada por explicar um pouquinho melhor aqui. Beijos!!!!!! :-)

  4. Paulinha

    Meu bebe dorme a noite inteira ele tem 45 dias! Acorda ad vezes com gases e dorme sozinho
    Eu acordo mais do que ele preocupada e até mesmo para tirar leite com a bomba pois ficar 8 horas sem dar leite meu peito dói e empedra … Um fofo mas são 8 horas seguidas até liguei para médica achei muito estranho isso para um RN!!bjs

    1. Shirley Hilgert

      Menina, que sonho! Como falei no texto, alguns bebês já dormem bem desde cedo, mas não é a regra. Na verdade, é bem raro. Você teve sorte! Muita sorte! Beijos e continue aproveitando seu bebezuco. Tudo de bom para vocês! :-)

  5. Taís

    Adorei o teu texto!! Vou mostrar pra minha mãe ver que não há nada de errado com a minha filha. Ela fica achando que tem algum problema porque minha filha acorda de 2 a 3 vezes por noite pra mamar, enquanto que os bebês das amigas dela dormem a noite toda… Discordo da leitora Regina quando afirma que rotina faz o bebê dormir a noite toda. A minha bebê tem rotina desde que nasceu, toma banho sempre no mesmo horário, mama em geral no mesmo horário, o quarto é super tranquilo, tem contato com poucas pessoas,tem um cantinho tranquilo pra mamar, a gente quase não sai de casa, ela é bem tranquila e ainda assim não dorme a noite toda! Acredito que cada bebê é um bebê, com sua personalidade e necessidades. Já aceitei que minha filha precisa de mim de 2 a 3 vezes por noite, paciência! Quando ela estiver pronta pra dormir a noite toda ela vai dormir. E eu também!

  6. Jakeline Rosa

    Meu pequeno, fez um ano dia 29/10, e ainda não dorme a noite toda. Por 2 noites, tentei a técnica do choro assistido, mas, não achei muito legal. Ficava acordada por 2 horas, ouvindo o choro dele, e depois de muito cansada, resolvi dar a mamadeira, não demorava 5 minutos pra ele dormir novamente. Então, depois disso, aceitei a situação. Ele está com fome, e pronto. Agora, quando ele acorda (às 03;30 ou 04:00), eu já dou a mamadeira.

  7. Jordana

    Concordo plenamente! Tenho o Theodoro de 3 anos e 5 meses que acordou até os 4 meses de 2 em 2 horas e seguiu acordando e tomando mamadeira até os 2anos, já a Dalila q irá fazer 4 meses dorme a noite toda desde a segunda semana de vida! Um sonho! Também, acho q eu estaria louca se ficasse o dia inteiro com os dois e ainda não pudesse dormir… O q eu fiz de diferente??? Nada! Claro q sou um pouco menos neurótica com ela, mas penso q isso não interfere no sono!

  8. Pietra

    Amo seu blog, muito gostoso de ler e me ajuda muito!
    Concordo totalmente com você! Cada bebê tem seu tempo, não podemos comparar e querer que o seu durma a noite toda só pq a da vizinha ou amiga já durma. Dou muito amor, carinho ( pelo amor de Deus acho que a maioria de nós damos né?) e sim, ele tem um rotina… Mas aos 9 meses ainda não dorme a noite todo! Seu dia vai chegar, nosso dia! Sei que estou fazendo tudo certinho!
    Um grande beijo, parabéns pelo blog

  9. Carolina

    Oie,
    Sempre lei suas publicações e ADORO! Percebo que não estou sozinha no mundo…
    Minha filha tá com 5 meses (linda por sinal!!). Ela com 3 meses decidiu começar a dormir a noite toda por si só. Não fiz nada, foi pura decisão dela. Mas no primeiro mês a Laura simplesmente não dormia, tive que aprender a fazer “um esquema” no sofá para eu e ela conseguirmos dormir,foi barra!
    O pediatra da Laura (OOOOTIMO!)sugeriu que o pai dela, por uma semana, na medida que ela acordasse fosse ninar ela, para podermos tirar a mamada noturna. Mas isso foi impossível… Meu marido trabalha 12 hs por dia, 7 dias por semana… Eu não ia fazer isso com ele!!! Ele tá sempre disposto a ajudar… mas tadinho.
    Finalizando, meu anjinho da guarda me ajudou… e estamos dormindo da 21 hs até as 6hs… Tá muito bom!!! De vez em quando ela acorda, mas mesmo assim tá muito bom…
    Abraços

  10. Djuliane

    Bom, meu bebê tem 2 meses, e a 1 semana passou a dormir a noite toda (ainda não acredito.. rsrs), Mas é exatamente isso, sempre ficava me perguntando, se ele seria como minha sobrinha que só dormiu a noite toda com 8 meses :o. Desde quando ele tinha 3 semanas, tentei impor uma rotina.. Banho, seguido de massagem, a ultima mamada e então berço, sempre as 9:00 hrs da noite, então ele acordava as 3:00 hrs mamava e voltava a dormir até as 8:00 hrs, aii do nada simplesmente ele parou de acordar pra mamar na madrugada. Oque fiz de diferente? Nada, bem pelo contrário, eu continuo acordando as 3:00 hrs. rsrs
    Cada bebê tem seu tempo, e por sorte minha o meu é bem dorminhoco .. o/

    1. Shirley Hilgert

      Que sonho!!!! E é realmente isso que você falou, cada bebê tem seu tempo. AS coisas ficaram muito mais fáceis para mim quando eu percebi e aceitei isso. Bjs

  11. Agda Cardoso

    Eu sou do time da Carolina, com um ano meu filho voltou a acordar de madrugada. Também não stresso, sei que vai passar, além do mais, tenho que entender que ele é apenas um bebê que não sabe nada desta vida, está aprendendo a respirar, comer, dormir…É como um texto que circula no Facebook no qual o bebê diz que está treinando a mãe para ficar acordada, muito fofo diga-se de passagem, eu não tenho coragem de aplicar as técnicas que causam choro! E sabe outra coisa que penso: a vida é curta, passa muito rápido, não sabemos o que virá no dia de amanhã.

  12. Bianca

    Meu Pedro de quase 8 meses sempre acorda a 01h e as 04h pra mamar. As vezes a mamada da 01h eu consigo pular com a chupeta e uma embaladinha. Mas dá uma pena, já que estou acordada, pq não dou o peito né? Agora a das 04h é impossível, tem que ter uma mamada e um cheirinho… E sinceramente, eu adoro! Acho que se ele começar a dormir a noite inteira, vou sentir falta da nossa rotina da madrugada… Kkkk e olha que sempre fui bem dorminhoca, mas meu organismo se adaptou totalmente a rotina do Pedro. E meu dia-a-dia é bem corrido. Sou mãe, se decidir ter um filho, tenho que estar disposta e preparada para o que der e vier!

  13. Maíra

    Meninas, por engano fiz uma compra duplicada de carrinhos e agora tenho um novo para vender.
    O modelo é Bugaboo Bee Black.
    Interessadas, me escrevam :)
    mairavasques@gmail.com
    Beijos

  14. liliane

    Nossa tava precisando let isso hj…Meu bebê está com 5 meses e há alguns dias tem dormido muito mal…Esta madrugada até chorei sem saber o q fazer. Mas não o q fazer a não ser ter muita paciência… Sábias palavras mais uma vez Shirley; obrigada…..

  15. Vanessa Oliveira

    Oi Shirley! Em primeiro lugar, seu blog ficou lindo!! Adorei tudo por aqui!!
    Eu me considero uma sortuda, ganhei mesmo na mega sena, meu bebê tem 4 meses e dorme a noite toda, houve um tempinho que ele dormia de dia, e chorava a noite, então criei uma rotina de dormir, sem imposições, dou um banho nele, coloco pra mamar e deixo ele no colo até pegar no sono, não sei se é sorte, mas funciona pro Davi.
    Também não sou adepta a deixá-lo chorar, pesquisei sobre isso e achei uma teoria chamada base segura na infância, onde crianças que são atendidas prontamente pelas mães até os primeiros oito meses, se tornam crianças independentes e mais sociáveis do que as que não são, o pediatra do Davi confirmou essa teoria, então, estamos no caminho certo!! Beijão!!

  16. Juliana Gonçalves

    Como sempre mais um texto maravilhoso! O que posso dizer da minha experiência? Eu me preparei para acordar todas as noites, ou melhor, não dormir depois que minha filha nascesse. Digo, me preparei psicologicamente…. E ao contrário do que esperava, minha filha foi dessas de colocar inveja, pq aos dois meses dormia absolutamente a noite toda! Mas claro que não seria assim pra sempre né? Desde que ela entrou na creche, aos 6 meses, ela passou a acordar. Algumas noites ela acorda umas 5x. Na maioria fica entre uma e duas. Ouço praticamente todos os dias que devo substituir o peito pela mamadeira “pq é fome”, ou que devo deixá-la chorando “pq é manha”, afinal ela já vai fazer 10 meses e “deveria estar dormindo a noite inteira”. Só que nós duas estamos muito bem com esses encontros noturnos, ehehe. Claro que tem dias que eu pareço um zumbi, de tanto sono. Mas sei que um dia isso passa, e eu vou morrer de saudades de acordar durante à noite, pegá-la no colo e sentí-la se aconchegando. Então vivo cada dia, curtindo cada momento e sem muitas expectativas pela noite inteira de sono. Beijo gramde pra vc e pro Leo!!!

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada pelos beijos para mim e e para o meu pequeno. :-)

  17. Bruna

    Eu sou das sortudas. Minha Alice dorme a noite toda desde antes dos 2 meses. Não faço nada de diferente, é coisa dela mesmo, uma dorminhoca. O que ajudou muito também foi ela não ter tido muitos episódios de colica. Mas estou consciente de que isso pode não ser sempre assim, então vou curtindo os dias um de cada vez.

  18. Leila

    Minha pequena tbem já passou por várias fases, hj com 2 anos, ainda acorda ” religiosamente ” entre 4 e 5 da manhã. Eu não acho que quando dizemos ” batalha diária “, estamos dizendo que não temos amor, paciência , rotina , etc.. E sim e um desabafo pois ser mãe 24 h cansa e muito.
    Estou aprendendo a não me sentir culpada por sentir cansaço, pois a culpa não agrega em nada, a nao ser nos deixar mais cansadas, rsss .
    Porém acho que os pequenos tem que entrar na nossa vida e rotina, claro com limitações pois temos um pequeno que depende exclusivamente de nos, mas ir jantar fora com eles, shopping uma vez ou outra faz bem para ambos : filhos e pais . Bjs

  19. Flávia

    Eu acredito q a aceitacao da mudanca na rotina da mae muda tudo. A partir do momento q me convenci q tinha q acordar pra cuidar da minha filhinha de madrugada, ela passou a dormir melhor, e tudo melhorou, o amor e a paciencia sao fundamentais e a crianca sente isso.nao devemos ser tao neuroticas afinal tudo passa muito rapido no mundo da maternidade, sao fases.bjos

  20. Roselaine Silva

    Concordo com o que as pessoas colocaram nesse espaço! Rotina, calma, amor e aconchego sao as palavras-chavez para o sucesso de uma noite bem dormida. Agitar o bebê com ruídos e outros estimulos sempre provocam mal estar nele! Minha pequena que está com 10 meses, desde os dois meses – nem bem completados – dormia a noite toda. Até hoje ela faz de 10 a 12 horas de sono à noite. E à tarde faz alguns cochilos tbem. Outra dica que dou às mamàes énfazer a criança arrotar SEMPRE após as refeicoes. Isso evita problema de refluxo tbem. Ficar com ela ao colo, um tempo, pegando-a na posicao vertical, ajuda e muito! Além disso, hidratá-la bem, durante o dia, com sucos, chas e agua, pois muitas vezes, a dificuldade no sono ocorre por coisas simples, como sede no bebê….. Sucesso a todas nós!!

  21. Náy

    Parabéns pelo blog!Acompanho há quase 1 ano, desde que me descobri grávida e gosto muito.Adoro o tom bem humorado dos seus textos.Minha bb tem quase 4 meses e sempre foi ruim pra dormir a noite,mesmo com uma rotina estabelecida.Tentei de tudo,até a cama compartilhada,mas nada funcionou.Todo dia a minha madrugada é uma aventura diferente.Tem dias que a minha bb só acorda uma vez a noite,mas tem dias que ela acorda 6,7,8 vezes e muitas delas acorda e não dorme mais.Acho bem desgastante,mas fazer o quê!Quanto a me isolar com o bb em casa,discordo.Concordo com a Leila, de que temos que incluir o bb em nossa rotina.É claro que com devidas adaptações, mas não concordo que mãe e bb devem viver presos em casa.

  22. Kely Jalovicar

    Eu adoro o seu blog. De todos que já li, o seu é o melhor!!!

    Quanto ao bebê não dormir, estou passando por isso a exatamente 05 meses, mas de um tempo pra cá, aceitei que será assim até quando meu bebê achar que tem que ser….e por isso, vivo um dia de cada vez….

  23. Bianca

    Meu bebe por enquanto esta sendo um anjinho!!Desde 1 mes e meio dorme a noite toda, das 21, 22 ate pelo menos as 5:30!!!!Gracas a Deus!

  24. mirlane rocha

    Quero dizer que, meu bebê a partir do momento que completou 1 mês, ele dormiu a noite toda,e sempre o mantive apenas no leite materno, as cólicas que teve eram durante o dia, agora ele já esta com 6 meses na fase de introdução de alimentos. Mas o sono dele mudou, não dorme mais cedo e acorda cedo, já conversei com a pediatra dele pois ele praticamente dorme somente as 00:00 e sobre deixar ele chorar é complicado, primeiro, moro com meus sogros, segundo, ele chora tão alto que os vizinhos podem pensar que eu estou batendo nele, tem o horário todo certo pra comer, entretanto percebo que agora ele tenta manter o horário de quando estava na minha barriga e eram as 00:00 que o pai chegava do trabalho e conversava com ele na minha barriga e ele parava de mexer e me deixava dormi.
    Tento fazer a risca todas orientações da pediatra dele, mais nem tudo que ela fala funciona com ele, agora estou tentando mudar aos poucos o horário dele dormir, tentando diminuir a hora pra fazê-lo dormir sem ser uma tortura, sou mãe de primeira viagem, e gosto muito de ler e me informar sobre como cuidar melhor do meu pequeno, na família já tem um neto de 7 anos e no início, todos queriam que eu cuidasse do João como o outro foi cuidado, mas eles são totalmente diferentes, pois um exemplo, o primo mais velho, não gosta de comer muitas coisas, tem alergia, e já o João gosta de quase tudo que come.
    por isso tem coisas que pro João dá certo, que para o primo não deu.
    e isso me fez ver que como vc disse nem tudo que dá certo pra um, vai ser igual pra outro bebê, mesmo você fazendo tudo com amor, dedicação, paciência.
    E quero dizer que gosto muito de ler seus post são muito bons e nos ajudam muito!!!

  25. Flávia Carneiro

    Eu adoro este blog desde que meu filho nasceu, achei pesquisando e não deixo de ler, parabéns!
    Meu bebê começou a dormir por 6 horas seguidas aos 2 meses. Antes disso, amamentava de 3 em 3 horas porque ele pedia, nunca impus meus horários a ele, sempre segui a natureza do corpinho dele. O que ele pedisse eu atendia e pronto. Depois, aos 4 meses ele começou a ir dormir muito tarde, as vezes as 4 da manhã. Então eu fiz o seguinte: acordei ele as 8hs da manhã (com o coração apertado, pois detesto tirá-lo do sono!), mas foi necessário. Durante 3 dias ele ficou meio perdido, chorão e dormiu tarde mesmo assim. No terceiro dia, ele não aguentou o cansaço e dormiu as 18:30 e foi até a manhã seguinte. Continuei acordando ele as 8hs e ele foi dormindo cada vez mais cedo. Hoje com 6 meses, coloco ele pra dormir mais ou menos as 8:30 da noite e ele costuma dormir de 10 e já chegou a dormir até 13horas seguidas. Não o acordo mais. Não sigo rigidamente o horário, as vezes é mais cedo as vezes mais tarde. O que importa é que ele está feliz e a rotina tem se mantido. Tem suas exceções, claro. Às vezes desperta a noite, vou lá e coloco a chupeta e ele dorme novamente. Mas a rotina tem que existir mesmo: tranquilidade, não saio com ele a noite, dou banho e amamento sempre antes dele dormir, tudo igual. Mas durante o dia ele quase nunca dorme, as vezes cochila por 1 hora, as vezes não. Quando ele dorme 2 horas seguidas a tarde, ele fica muito animado a noite e custa a dormir. Mas acordando ou não, é muito importante acompanharmos cada momento, pois um dia eles serão adultos, homens feitos e nem precisarão de nosso colinho (pelo menos pra dormir) e então sentiremos saudades de tudo… Acredito que cada bebê tem sua personalidade, e isso vem de cada um, Um beijo a todas as mamães e saúde para nossos bebês!

  26. Ana Laura

    Oi Shirley, boa tarde!

    Adoro o seu blog…parabéns pelo trabalho! Sobre esse assunto estou desesperada, meu bebê tem nove meses e meia e não dorme bem. Sigo toda uma rotina mas cada noite é uma surpresa. Será que isso vai passar logo? Estou acabada…rsrs. Qdo o seu bb começou a dormir bem? Desde já agradeço. Bj

  27. Anne

    Tudo bem Shirley, descobri seu blog recentemente, simplesmente me tornei FÃ!!! Vc sempre expõe os assuntos do nosso cotidiano maternal de uma forma clara e objetiva! Mas tô aqui pra dizer que meu bebê tem 5 meses e desde os 4, passou a dormir de 20h até 6:30!!! Não sei se foi coincidência, mas no mesmo período adotei a técnica da encantadora de bebês, que é TOTALMENTE CONTRA a técnica do choro assistido. A técnica dela basicamente consiste em uma rotina na qual o BANHO seja a ultima “atividade” do bebê, AO INVÉS da mamada, porém, entre 22h e 23h tem que “abastecer o tanque” do bebê, tentando não despertá-lo. Bem, adotei exatamente como está no livro, e como falei anteriormente, coincidência ou não, estamos dormindo a noite toda (contudo eu seeeempre acordo váárias vezes pra ver se o João tá bem… Rsrsrsrsrs). Beijo e até a próxima!

    1. Shirley Hilgert

      Menina, eu também fazia tudo isso. Exatamente como a encantadora sugeria, mas aqui não dava certo. Nem a tal mamada das 23h o Léo aceitava. Ele dormia feito uma pedra nesse horário e não tomava nem uma gota (eu oferecia com ele dormindo). Ou seja, mesmo a técnica, funciona para alguns e para outros não. Infelizmente! :-(

  28. gisele

    Minha filha com 9 semanas já dormia a noite toda. Colocava ela para mamar às 19:30 e às 20h já estava dormindo. Nunca dei a “mamada dos sonhos”, até porque eu e meu marido sempre dormimos cedo. Por quase dois meses ela dormiu até 5:30, 6 ou 6:30 da manhã. Contudo, infelizmente ela voltou a acordar para mamar. Sempre 1 vez e em horários diferentes. Me nego a escutar choro de madrugada…. não sei o que é isso! Ela mama (e muito) e volta a dormir, sempre foi assim. Prefiro aguardar para ver até quando ela vai assim…

  29. Darla

    Só hoje vi esse blog, procurando algo no google que me desse uma resposta para o fato de meu pequeno Samuel de 5 meses acordar 3 ou 4 vezes por noite.
    ando bem estressada com o fato de não conseguir dormir, e por vezes já me vi comparando meu filho ao de uma vizinha que dorme muito. Compreendo que é preciso antes de mais nada amá-lo intensamente para ajudá-lo a se sentir seguro e confiante, mas é muito embraçoso não ter tempo para nada, dormir mal e não ter tempo para o marido…. Tenho rezado muito para que Samuel acorde menos à noite, pois temo que isso o atrapalhe também.

  30. Thainara

    Assim que a Maria Eduarda nasceu ela acordava direto com fome, pois não tinha muito leite só colostro! Ela trocou o dia pela noite e o que eu fiz foi… SE ELA DORME EU DURMO! Com as visitas ela começou a ficar mais acordadinha de dia e com isso dormia mais a noite. Em 18/03 fará 2 meses e acorda apenas uma vez a noite para mamar e detalhe sem chorar, eu a escuto chupar o dedo através da babá eletrônica e já levanto para trocar a fralda e dar de mamar. Dorme mais ou menos as 22:30 e acorda umas 02:40 e depois só vai acordar umas 05:40 a 06:00 e de dia fica dando cochilos!
    Durante o dia brinco com ela e tento deixá-la acordada, mas há momentos que ela fica enjoadinha querendo dormir então deixo e mesmo assim não atrapalha o sono da noite!

  31. Mayara

    Minha filha começou a dormir a noite inteira com 27 dias, as vezes acordava, mas com 60 dias eu não dava mais mamá de madrugada quando ela acordava, com o tempo ela acostumou e nunca mais acordou, só voltou a acontecer quando os dentinhos estavam nascendo!

  32. Cida

    Oii!! adorei seu texto!! foi um dos melhores textos que eu já li sobre o sono dos bebês!! vc tem razão, cada bebê é único e dormirá a noite inteira no seu ritmo. eu ainda estou tentando aceitar isso, mas como vc disse temos que ser muito pacientes!! em relação a minha princesa, ela tem até dormido bem a noite o problema dela é as tais sonecas diurnas!! ela não dorme mais de 30 min. e tem chorado bastante e percebo que é por isso pelas sonecas que não restauram ela totalmente eu acho…..o que devo fazer!! aceito sugestões, help!!! :( bjus

  33. Lissandra

    Sei bem o que é isso. Meu filho tem 13 meses e só dormiu 6 horas direto em 3 dias. Acorda muito!!! Li bastante livros e blogs e imaginava que iria tirar de letra, que nada, e isso que ele tem uma rotina bem definida. Tem dias que só coloco ele no berço e dorme e outros que chego a ficar 2 horas tentando fazer ele dormir, é muito cansativo. O pediatra diz que ele é como uma pilha que carrega rápido, que não precisa dormir muito. Obrigada pelo texto, me deixou mais tranquila porque sempre parece que fazemos tudo errado. Beijos

  34. marcia simas

    qual o horário mais apropriado para dar banho a noite em um bebe de um mes, eu estou dando esse banho as 18:30, mas dai ela demora a pegar no sono.

    1. Shirley Hilgert

      Márcia, sinceramente, acho um ótimo horário. Até 19h30min acho bom. Depois disso já fica tarde e pode ficar frio para o bebê. bjs

  35. Ale Cruz

    Está sendo ótimo ler tudo isso: seu texto excelente e os depoimentos, meu bebê tem 9 meses e meio, e hoje resolvi dar mais uma das muiiiitas pesquisadas, estou desde as 5 acordada com ele. Desde que nasceu nunca dormiu direto e nem muito. Realmente vejo que é dele, porque se desenvolve adequadamente: é esperto, risonho e de personalidade forte. Temos uma rotina da melhor forma e de jeito nenhum vai para a cama antes das 23:00h…se tentarmos ele dorme meia horinha e já era sono, só depois das 2 da manhã. Estou percebendo que o negócio é relaxar mais e me adaptar. O problema é realmente me arrastar durante o dia e a casa de pernas para o ar rsrs, outra coisa que gera muita frustração é a comparação com outros bebês, mas vamos que vamos né?? Beijokas!!

  36. leticie

    Eu sou uma abençoada,Mae feliz aos 37 anos…raridade por ter um bb a dorme de 8 a 10 há toda noite desde os 2 meses. Ele sempre foi mto bonzinho, teve alguns episódios de coloca, q eu na ânsia por evitar , gastava duas hs das nossas tardes e inverno, com ar condicionado bem quentinho no quarto, fazendo chantala e banho de ofuro.. Fse abç

  37. Aline

    Eu sou uma das mães sortudas que o filho dorme a noite toda desde os 3 meses. Acho q tive sorte, pelo q vejo o pessoal comentando. Desde q nasceu ele dorme na cama comigo, e eu acostumei a dar mamar deitada na cama. Ele segue o meu ritmo…..dorme qd eu deito e acorda qd acordo….mas nao foi intencional…aconteceu por um acaso….

    1. Macetes de Mãe

      Que maravilha Aline, você é muito sortuda!!
      Bjs

  38. Fabricia

    Minha filha dorme a noite toda desde os 2 meses;; e mesmo quando acorda a noite eu amamento ela na mamadeira e ela dorme rapidinho.. hoje ela estar com 4 meses.. eu e meu marido acordamos cedo para trabalhar e não sei como seria minha vida se minha filhota não dormisse.. Única coisa que costumo fazer é ter uma rotina com ela.. mesmo ela acordada as 10 horas eu apago a luz do quarto deixo uma luz fraquinha e coloco ela para dormi .. acho que ela já tem uma noção que silênçio e escuro é para dormi e claridade e barulho é para brincar.. em compensação ela na rua não dorme nadinha e fica com a corda toda.. mesmo em viagéns eu matenho a rotina dela de dormi..

  39. Vivian

    Ameeeei esse texto! Vocês não imaginam como estava precisando ler algo assim!!
    Minha filha começou a dormir a noite todas aos 2 meses de vida… Era um sonho! Só que com 5 meses ela passou a acordar 2 vezes na madrugada e só consegue voltar a dormir depois de mamar! Meu marido quer que eu faça a técnica do choro… Tentei, mas não consegui passar de 15 min. Ou seja, não farei!!!
    Shirley nós vamos no mesmo pediatra, esses dias falamos de você!!! Adoro seu blog! Beijos

  40. Talita Kloh

    Adoro seus posts! Estou me sentindo mt feliz! Minha filhinha de apenas 2 meses e meio já está dormindo 7 horas direto! Ela ainda está dormindo no meu quarto (o pediatra indicou que ela dormisse até os três meses). Uma dica interessante é que quando ela chorava durante a noite, ia no banheiro primeiro fazer xixi (para não ficar apertada durante o mama) e quando voltava ela já estava dormindo feito um anjo! Com o tempo notei que ela dava esses choros de 30 segundos e dormia de novo… Provavelmente, era quando ela trocava a fase do sono… Mas nem isso ela tem feito ultimamente! Enfim, concordo plenamente com vc sobre o tempo de cada bebê e que nós, mães, temos que respeitar isso!

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pelo carinho e pela dica Talita!! :)
      Bjs

  41. carla

    sinceramente…esse texto não ajudou em nada!

    1. Shirley Hilgert

      Carla, o texto era só um relato, desabafo. bjs

  42. Erica

    Minha bb está com 5 meses e não vejo a hora de tb dormir a noite toda!! Fico acabada o dia inteiro por não ter descansado direito a noite…

  43. Giovana

    Pois, pra mim, o texto ajudou E MUITO!!!!
    Mariana hoje tem um ano e dorme a noite toda… Pelo menos sabe dormir… Mas tem vezes em que acorda na madrugada e, nas últimas duas semanas, aprendeu que “o berço tem espinhos”: cada vez que vou colocá-la, quando acorda na madrugada, grita e esperneia desesperadamente… Até que eu sou vencida pelo cansaço (depois de ninar e tentar colocá-la no berço por 5X impossível encontrar mais paciência…) e acabo colocando-a em nossa cama, onde dooooorrrrmeeeee tranquilamente…
    Enfim… O ato de fazer a Mariana dormir é sempre uma novela mexicana… Faço rotina igual todos os dias, faço de tudo… E me desespero ao ler (em inúmerosssss sites) o “passo a passo” sobre como fazer o bebê dormir… É tão gratificante e “aliviante” ler um post desses e saber que não sou um E.T. e que “a grama do vizinho também não é tão verde assim”!!!! Obrigada, Shirley, por me fazer sentir uma boa (e normal) mãe!!!!!

  44. Giovana

    Pois, pra mim, o texto ajudou E MUITO!!!!
    Mariana hoje tem um ano e dorme a noite toda… Pelo menos sabe dormir… Mas tem vezes em que acorda na madrugada e, nas últimas duas semanas, aprendeu que “o berço tem espinhos”: cada vez que vou colocá-la, quando acorda na madrugada, grita e esperneia desesperadamente… Até que eu sou vencida pelo cansaço (depois de ninar e tentar colocá-la no berço por 5X impossível encontrar mais paciência…) e acabo colocando-a em nossa cama, onde dooooorrrrmeeeee tranquilamente…
    Enfim… O ato de fazer a Mariana dormir é sempre uma novela mexicana… Faço rotina igual todos os dias, faço de tudo… E me desespero ao ler (em inúmerosssss sites) o “passo a passo” sobre como fazer o bebê dormir… É tão gratificante e “aliviante” ler um post desses e saber que não sou um E.T. e que “a grama do vizinho também não é tão verde assim”!!!! Obrigada, Shirley, por me fazer sentir uma boa (e normal) mãe!!!!!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom saber disso Giovana, fico muito feliz!
      Obrigada pelo carinho.
      Bjss

  45. Renata

    Olá macetes de mãe, sou uma fiel leitora de seu blog e adoro.
    Sobre este post ne vi na obrigação de dizer que, se respeito, rotina e amor fossem resultar em 12 horas de sono, meu Deus… Como seria fácil, pq aqui o que não falta é isso junto com muita paciência. Acho incrível a facilidade que as pessoas tem de generalizar tudo e todos, eu concordo plenamente que ate mesmo a personalidade do bebe influência. Ninguém aqui esta se referindo como uma batalha diária a maternidade, mas nem todos os bebes sao fáceis. Minha Bianca tem 1 ano e quatro meses, NUNCA dormiu a noite toda, passo 22 se não 24 horas acordada com ela, desde que nasceu, não da tempo de por ela no berço que acorda chorando, se bate, e assim tenho levado, já fizemos tomografia, encefalograma e nada apareceu, gastamos horrores com exames, médicos, remédios e nada, no outro dia estou exausta, acabada, e ela tbem, fica muito abatida, e qi me pergunto, qdo isso vai passar??? E eu respondo: não sei. So tendo muito amor e paciência mesmo. Agora eu pergunto: Será mesmo que so precisamos de Respeito, rotina e amor para 12h de sono????

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Renata!
      Obrigada pelo carinho :)
      É verdade!
      Bjs

  46. Leila

    Olá mamães! Meu bebe tem 3 e meio. Ele sempre acordou pelo menos duas vezes à noite para mamar, mas há exatos 7 dias ele esta dormindo a noite toda somando ate 12 horas. Fico feliz mas tambem um pouco preocupada se é normal ou nao. Vou perguntar pra pediatra na próxima consulta. Bjs pra todas.

  47. Paloma

    Olá, tenho uma bebe de 3 meses, tenho uma IMENSA dificuldade em fazê-la dormir. Ela só adormece no peito (mamando) depois a coloco no berço, as vezes dorme a noite toda, as vezes acorda pra mamar ou porque tem cólicas.
    Mas minha duvida é, como fazer ela dormir sem ser no peito, ela fica muito irritada, chora muito de perder o ar e só se acalma no peito. Sempre a coloco no berço ja dormindo porque acordada nunca consigo ela chora demais.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Paloma!
      Aqui no blog tem um post que fala desse assunto, acredito que vai te ajudar bastante.
      Segue o link: http://www.macetesdemae.com/2014/09/bebes-que-so-dormem-embalados-ou-mamando-como-mudar-esses-habitos.html
      Bjs

  48. Roberta

    Acho que sou a mãe mais sortuda do universo. Minha filha desde dos dois meses dorme a noite toda. Mama meia noite e acorda em torno das 6. Nunca teve cólica e não me dá trabalho dia inteir. Acorda no berço e fica brincando sozinha. E pra dormir durante o dia e só colocar uma fralda no rosto.

  49. Clayton

    Boa Madrugada.

    Queria mesmo que existisse um livro dizendo as técnicas para fazer uma noite de sono ocorrer, estamos aqui a quase 2 meses sem saber oque significa dormir, e infelizmente a unica palavra que encontro neste momento é desespero. Sei que somos pais de primeira viagem, mas estamos do lado, nao deixamos faltar o necessário para o lorenzo ficar bem e ter sua noite de sono, mas toda noite e choro e como algumas disseram, zumbis pela casa, to so pedindo e MUITO que chegue ai menos uma noite de sono, pois isto é um grande desejo meu e de sua mae. Toda noite estamos lá, acordados e oque mais me corta o coracao e ver ela com toda paciência do universo dando leite pra ele e caindo de sono mesmo, quase desmaiando por nao conseguir dormir tanto de dia quanto a noite, pois nem de dia ele para de chorar. Enfim foi um desabafo, fico aqui desejando sorte aos que estao passando pela mesma coisa e dizendo aos pais de sorte, aproveitem as noites e durmam bem, se possivel, pecam pelos que estao aqui acordados, pois a madrugada é longa e dificil.

    Abracos.

  50. Helena

    Nossa, eu tive muita sorte, minha bebe tem 2meses e dorme a noite todinha, UFA *-* agradeço a Deus ?

  51. Vanessa

    Bom dia. Essa noite meu bebê dormiu a noite inteira de 7:30/8h até as 5:30. Como é o meu primeiro filho tenho muitas dúvidas. Médicos que me dizem deixar o bebê dormir o quanto ele quiser, outros que tenho que acordar meu filho de 4/4h no máximo para ele comer. Bem confesso que hj fiquei desesperada pq ele não acordou a noite visto que tem 2 meses e 19 dias, mas eu acordei as 3:30 e ele estava dormindo, fico achando que ele acordou de madrugada e eu não o escutei, enfim tenho muitas perguntas, a maternidade não é fácil e fico me cobrando se realmente estou fazendo tudo certo para meu bebê pois tenho medo de estar errando. Ele já toma leite artificial. Fiquei mais tranquila agora em saber que é normal o bebê nessa idade ja dormir a noite toda. Obrigada pela socialização de suas experiências, ajuda muito.

  52. Christine

    Concordo com o texto. Cada bebê tem seu ritmo e acho essa técnica de deixar o bebe chorando à noite um tanto quanto cruel. Confesso que fiz exatamente o contrário. A cada resmungada da minha filha eu já estava de pé no berço esperando para ver se voltava a dormir ou se iria chorar. Se chorasse pegava, se não, voltava a dormir, e assim foram todas as noites, até ontem, em que ela completou 3 meses e passou a noite toda dormindo.
    Agora vamos ver quantas noites serão assim. Pois bebês são uma caixinha de surpresa!

  53. Aline

    Realmente um bebe é bem diferente do outro e acho que não existe uma técnica que da certo para todos.

    Meu bebe dormiu a noite inteira desde os dois meses, parecia um sonho, quando menos esperei ele começou a dormir direto, mas agora que voltei a trabalhar ele com 6 meses, começou a acordar, não entendo o porque, ja que continuo fazendo as mesmas coisas de sempre, trocando antes de dormir e dando mama.

  54. Débora Fonseca

    Oi! A minha filha tem um pouco mais de um mês e meio e desde que nasceu dorme praticamente todas as noites inteiras, sem acordar….

  55. Moana

    Concordo plenamente, meu filho está com 3 meses e 28 dias, e somente há 15 dias está dormindo quase a noite toda. Quando ele estava com 2 meses e meio, mais ou menos ele entrou num período que eu acredito que tenha sido a crise dos 3 meses, acordava a cada duas horas, as vezes de hora em hora, eu estava desesperada, qnd eu conseguia colocá-lo pra dormir e levava-o para o berço ele acordava, parecia mais que o berço tinha espinhos. Foi um período de verdadeiro terror. Ate que tentei varias coisas pra ele ficar no berço e dormir nem que fossem 4 hrs seguidas, ate que desisti de tudo e me acalmei, uma bela noite ele dormiu 6 hrs seguidas e eu nem vi porque estava dormindo também rsrsrs, ele dorme às 9 da noite mais ou menos e acorda às 4 da manha. Ate que ontem, nao sei o que houve que nao foi assim, como você disse no texto, com crianças tudo pode mudar.
    Obrigada pela atenção.
    Beijos

  56. Estela

    Meu bebê está com 9 meses e não dorme a noite toda , já cheguei a pensar que estava fazendo algo errado pois sempre vejo mães falando que seus bebês com essa idade já dormiam a noite toda , até pensei que era porque não dormia com cama compartilhada, mas depois de ler esse post vejo que não sou a única a passar por isso rsrsr.

  57. Cristiane

    A minha foi do nada tbm…. começou a dormir da 00:00 as 05:30-06:00 do nada… aí ela acorda, mama e dorme até as 09:00-10:00, dependendo do dia.. porém não são todos os dias q ela tira a soneca a tarde, mas nunca me fixei em impor rotina, apesar de fazer td sempre igual a noite, mas ela q foi se acostumando ao horário dela, eu estou tentando fazê-la dormir mais cedo, sei q não pode dormir tarde assim, mas estou tendo paciência, só que essa menininha é complicada viu, rs. Só faz oq quer parece… Mas graças a Deus eu to conseguindo descansar bastante, ela faz isso desde os 2 meses e agora ela tá com 3, como ajuda dormir horas seguidas…

  58. Carina Gomes

    Sei que o post foi publicado há um bom tempo, mas o assunto é semlre atual! Inclusive ja estou relendo ele pela terceira vez!
    Meu filho tem 2 anos e 7 meses e NUNCA DORMIU A NOITE TODA!
    Tem noites que acorda apenas 1 vez, como também tem noites que acorda 2, 3 vezes! Já tentamos algumas coisas, mas nada! Sem contar que agora, ele acorda de madrugada e vem para o nosso quarto e aí é quando ele dorme um pouco mais tranquilo!
    Já tentei ir dormir na cama dele, mas não sei certo! ja tentei deixa-lo chorar, mas não conseguimos e sem contar que ele já sai do quarto dele e vem para o meu! Já tive várias conversas com ele, ele aceita, dia que vai ficar no quarto dele,mas esquece rapidinho!!!já não sei mais o que eu faça!😦😦😦

  59. Marina

    Oi Shirley, adoro seu blog! E nesse texto parece que me ouvi falando, rsrsrs. Concordo plenamente com você, não há o que se pode fazer, e ter paciência e aceitação é o melhor caminho. Meu bebê está com 10 meses e passou a acordar só duas vezes por noite há 3 semanas. Espero que gradativamente ele deixe de acordar, pelo menos por um tempo! Mas duas vezes já está ótimo, nossa vida mudou!
    Uma observação sobre aquele método de deixar chorar por alguns minutos — eu também não consegui aceitar e não fiz. Até que, quando ele tinha 9 meses e engrenou a acordar de hora em hora TODAS as noites, eu vi no Facebook um post sobre a psicóloga Renata Soifer Kraiser. Ela estudou o sono do bebê e desenvolveu um método próprio. Está tudo explicadinho neste curso gratuito online: http://terapeuta.psc.br/curso-sono-do-bebe/
    Ela estudou o tempo que se pode esperar, deixando o bebê chorar, sem que ele se sinta abandonado. Isso me convenceu a tentar. Em 3 noites surtiu efeito, e foi assim que meu bebê passou a acordar só duas vezes. Ele nunca demorou mais que 3 tentativas pra pegar no sono.
    Como você mesma sempre enfatiza, cada bebê é diferente. Mas… de repente o curso acaba ajudando alguma mãe por aqui. Abraços a todas.

Deixe seu comentário