Dicas para congelar papinha e mantê-la saborosa e nutritiva

papinha congeladaMais um mês se passou e cá estou eu de novo, para a nossa segunda edição da coluna Alimentação Infantil. Hoje optei por trazer para vocês dicas de como congelar papinha, pois sabemos que junto com o final de ano e as férias vem também as viagens e aí, muitas vezes, é às papinhas congeladas que recorremos.

Muita gente tem preconceito com relação à comida congelada, mas posso garantir que se você fizer uma papinha caseira caprichada e congelá-la imediatamente, a comida que você irá servir para o seu filho será muito saudável.

Abaixo, algumas dicas bem simples e práticas que irão facilitar a sua vida e garantir que a papinha se manterá nutritiva mesmo depois de congelada. Espero que gostem! Qualquer dúvida, entrem em contato através do campo de comentários.

  • Depois de preparada, não deixe a papinha esfriando na panela ou em cima da pia. Coloque-a ainda quente em potinhos e leve-a direto ao freezer (só tome cuidado para não colocar alimentos quentes sobre alimentos já congelados).
  • Use etiquetas para identificar as papinhas preparadas. Anote em cada embalagem quais os ingredientes utilizados e a data do preparo/congelamento.
  • Para garantir que se mantenham nutritivas e saborosas, papinhas podem ser congeladas por, no máximo, um mês.
  • O descongelamento deve ser feito no forno microondas ou banho-maria, pois descongelar em temperatura ambiente oferece maior risco de contaminação do alimento.
  • Quando for descongelar ou aquecer a papinha, acrescente uma colher de sopa de água para garantir uma melhor consistência.
  • Se utilizar recipientes plásticos para congelar a papinha, escolha os que não contém Bisfenol A em sua composição, uma substância prejudicial à saúde. Os recipientes plásticos que são livres dessa substância são identificados com a inscrição BPA Free (saiba mais sobre esse assunto clicando aqui).
  • A papinha, depois de descongelada, pode ser guardado na geladeira por até 24h, no máximo. Mas lembre-se: se o bebê começar a comer e não terminar, o resto deverá ser descartado para evitar que o contato com a saliva leve à contaminação da comida.
  • Nunca congele nada que já tenha sido descongelado.

Observações finais:

  •  Diferentemente do que se acredita, levar alimentos quentes para o freezer ou geladeira não causam danos aos mesmos.
  • Papinha fresca é ainda mais gostosa que papinha congelada. Assim, sempre que possível, prepare e ofereça no mesmo dia. Mas como isso nem sempre é possível em viagens, aproveite as dicas acima e bom passeio!

Leia o primeiro post da coluna Alimentação Infantil:

Dicas para introduzir papinha na dieta do bebê

 

foto sobreMayra Abucham é engenheira de alimentos e chef de cozinha, autora do livro “O que fazer para meu filho comer bem?” e mãe de quatro filhos: Pedro, Julia, Francisco e Felipe. Durante cinco anos, atendeu e orientou famílias que buscavam o prazer de comer bem (através da Dedo de Moça) e é atualmente consultora em alimentação infantil (na Dedinho de Moça). Seu vasto conhecimento teórico e prático em alimentação saudável a levou a integrar o time de profissionais do quadro “Meu filho não come”, do programa Bem Estar da Globo, ajudando crianças com seus problemas alimentares através de um approach lúdico, que tem como diferencial o envolvimento das crianças em todo o processo da alimentação.

69 comentários

  1. Fernanda

    Adorei as dicas. No meu primeiro filho, só encontrei explicações complicadas de como congelar as papinhas caseiras e acabei nunca usando esse artifício, que, como bem disseste, se torna a melhor alternativa em alguns casos. Obrigada!

    1. Mayra Abucham
  2. sara

    Ai que medo colocar a papinha quente , para o congelador….não estraga???

    1. Mayra Abucham

      Sara, esta sua dúvida é super comum! Com as geladeiras e freezers de hoje em dia, não estraga não! É muito mais recomendado do que deixar a papinha esfriando em temperatura ambiente, que é a faixa onde os microorganismos se multiplicam mais. Beijo!

  3. Larissa

    Perfeitoo!! Estou quase fazendo as malas para primeira viagem com meu bebê de 7 meses…essas dicas caíram como uma luva :)

    1. Mayra Abucham

      Que bom Larissa, boa viagem!

  4. Tatiana

    O congelamento em plásticos é prejudicial mesmo que depois, na hora do aquecimento a comida seja retirada desta embalagem?? Estava congelando em copinhos plásticos de café, tudo dentro de um saquinho zip zap… Na hora de descongelar era só apertar o copinho que a comidinha sai e eu já esquentava só o alimento… Achei que o bisfenol fosse liberado só no aquecimento…

    1. Mayra Abucham

      Tatiana, sinceramente não sei te responder… Beijo,

  5. Fabiane

    Adoro suas dicas. Com certeza vou anotar mais esta.

    1. Mayra Abucham
  6. Gabriele

    Adorei o post mas fiquei com uma dúvida. Depois da papinha congelada eu posso colocar numa térmica? Já q cou sair com o bebê pra outro lugar ou devo preferir papinhas vendidas em s
    Mercados?

    1. Mayra Abucham

      Oi Gabriele, eu acabo usando as papinhas industrializadas quando viajo, por ser mais conveniente, mas levar a papinha congelada numa térmica também é uma opção! Beijo,

  7. Thaise Hobold

    Freezer já está ficando cheinho!
    Para quem está sem ideia, eu fiz as seguintes receitas:

    Abóbora com carne bovina e ervas
    Purê de batata, chuchu e frango
    Purê de batata, cenoura e frango
    Beterraba, abobrinha e fígado de galinha
    Batata baroa,couve folha e carne bovina
    Abóbora, cenoura e fígado de galinha
    Batata, espinafre e frango

    e muuuito feijãoooooo e lentilha!!!

    1. Mayra Abucham

      Que legal Thaise! Adorei as combinações!

  8. Paula

    Gostaria de saber se pode usar tds os legumes, pois uma vez descongelei uma papinha que tinha batata e ficou parecendo “talhada”… muito esquisito, não sei o que aconteceu!

    1. Mayra Abucham

      Oi Tatiana, isso também já aconteceu comigo… Antes de esquentar coloque uma colher de água e depois misture vigorosamente com um garfo ou batedor de arame. Beijo,

  9. Suelem

    Como sempre, as melhores dicas encontro aqui! Muito obrigada!

    1. Mayra Abucham
  10. Paula

    Vi na foto potinhos de vidro, super práticos para congelamento de papinhas… Mas como higieniza-los de forma adequada para reutiliza-los? Tenho medo de jogar água quente e quebrar…

    1. Mayra Abucham

      Paula, estes potes de vidro grosso dificilmente vão quebrar com água quente… Beijo!

  11. Sandra

    E a batata, não temproblema congelars e ela for ingrediente da papinha? Sabe aquele papo que fermenta, etc e tal…
    A as folhas verdes na sopa, sem problema tb ficar um mês?

    1. Mayra Abucham

      Oi Sandra, não há problema! Beijo,

  12. Mariane

    Congelo bastante a comida do meu filho e fico mais tranqüila ao saber que estou conservando os nutrientes! Estou em viagem nesse momento e não deu pra trazer comida congelada. Pra piorar ele não esta se adaptando muito aos legumes e frutas daqui (além do fuso que atrapalha)… Qual a dica? Papinha pronta é mesmo ruim (pouco nutritiva) ou é uma opção?
    Obrigada
    Mariane

    1. Mayra Abucham

      Oi Mariane, acho que para uma viagem, a papinha industrializada é uma boa opção! Beijo,

  13. Jane

    Ótimas dicas mas tenho uma dúvida: e a sopinha fresca, conservada em geladeira, até quando posso usá-la?

    1. Mayra Abucham

      Oi Jane, sugiro usá-la no mesmo dia, ou no dia seguinte, no máximo. Beijo,

  14. Aline

    Pode congelar nesses potinhos de vidro das papinhas industrializadas? Não tem problema usar a tampinha de metal desses potinhos?

  15. Juliana

    a papa doce também pode ser congelada?!
    Obrigada!

  16. Sabrina

    Qual o melhor recipiente para congelar as papinhas e como preparo a carne para integrar o cardápio do meu filhote de sete meses e quatro semanas??

  17. Brenda Souza

    Oi Shirley,
    acompanho seu blog todos os dias e acho o máximo. Parabéns! Peguei suas dicas da papinha de fase 1 e começei a dar pra minha filha. Agora estou na fase 2, e como ela está indo pra escolinha, estou enviando a papinha congelada neste inicio pra eles darem lá pra ela. Agora com a inclusão de novos alimentos gostaria da sua opnião. Tenho que acrescer a carne na papinha com legumes e feijao de acordo com o que pediatra recomendou. Eu posso continuar preparando tudo junto (legumes cozidos e carne e depois tritrurados no mixer) e guardar no freezer pra levar pra escola no dia seguinte? Lá eles esquentam no microondas e misturam com o feijão novinho da escola. Pode ser feito assim, ou a carne tem que ser feita na hora tb?
    Outra dúvida é sobre a gema do ovo que tenho q introduzir 3 x na semana. Esta tb não pode ser misturada na papinha congelada né, tem que ser cozido e oferecido na hora junto à papinha, isto? Te agradeço e aguardo. Grande abraço.
    Brenda Souza

  18. Karina

    Amiga, procurei bastante sobre como devo congelar as papinhas do meu filho. E achei muitos lugares dizendo que não se deve colocar a papinha quente no freezer. Que é pra fazer o tal de branqueamento, esfria-lo colocando a panela da papinha em um recipiente com gelo. Aí sim, depois deve ser colocado no freezer. E agora? Não sei oq faço, socorro gente!

    1. Elen

      Olá Karina!
      Vi que sua pergunta não teve resposta e espero te ajudar. Sou nutricionista e mãe de 2.
      Com relação ao branqueamento, ele é indicado no caso de congelar o legume sozinho, sem o preparo. Caso queira congelar a mandioquinha por exemplo. Você dá uma fervida de uns 3 min e joga na água gelada e congela.
      Já a papinha pronta não há necessidade do branqueamento.
      O melhor é congelar direto mesmo pois como foi dito, é a melhor forma de se evitar contaminação e os equipamentos de hj não estragam qdo colocados alimentos quente.
      Espero ter ajudado!

  19. Keli Santos

    Tenho a mesma dúvida da Karina a respeito de se fazer branqueamento antes de congelar

  20. Elaine

    Adorei as dicas e blog um bj!

  21. Joelma

    Olá , vou começar a oferecer a papinha com feijão , me disseram q só caldo , pois como minha princesa tem 6 meses e tenho medo de gases e cólicas , como faço ??

  22. Bruna Gomes

    Oi adorei sua sua dica acima. Mas eu também gostaria de dicas para preparar variadas papinhas para. minha bebê.Bjus

  23. Angelina

    Posso congelar nos potinhos de vidro de papinhas industrializadas? Minha dúvida é se as tampinhas são adequadas…
    Obrigada

  24. Marilia G Fiorott

    Tenho a mesma dúvida se as papinhas podem ser congeladas em potes de vidro com tampa metálica

  25. Renata

    Olá! Papinha que leva batata na receita tbém pode ser congelada?
    Dizem que batata não pode congelar…

    1. Shirley Hilgert

      Renata, na verdade, fazer mal não faz, mas ela fica com uma consistência estranha mesmo. bjs

  26. Mirella Rodrigues

    Descongelar a papinha no microondas nao perde os nutrientes dos alimentos?

  27. Isaíra

    Já li muitos artigos em que o aquecer ou descongelar no microondas reduz propriedades importantes do alimento como as vitaminas e eu acredito nisso, então não recomendo e não uso microondas para alimentação do meu filho!

  28. Ana Cláudia

    Nossa, me tirou do sufoco, pois meu bebê tem 06 meses, está na creche e não está comendo corretamente por medo da minha parte em oferecer a ele comida “requentada”, pois trabalho fora o dia todo, então nesse caso, faço o almoço e a jantinha dele do dia seguinte, e fico com receio dele sofrer alguma infecção. Grataaaaa, estava mesmo precisando de ajuda!!! Bjinhos

    1. Macetes de Mãe

      Olá Ana!!
      Que bom que o post te ajudou, ficamos muito felizes :D As papinhas vão estar sempre ótimas!
      Bjss

  29. juliana mãe de Davi

    Com relação ao feijão,posso congelar e depois da ao meu filho?
    Durante quanto tempo posso oferecer o feijão a ele se tiver no congelamento?
    E so pode descongelar em banho-maria ou micoondas?
    Tipo se eu clocar em uma panela e descongelar no fogo pode?
    Muitas perguntas né,mas são minhas grandes duvidas há meu bb tem 1 ano e 3 meses.

  30. Carina

    Adorei as dicas vão ser muito úteis..

  31. Marilin

    Uma dúvida , posso fazer a papinha no almoço e colocar uma gema de ovo e armazenar para a janta na geladeira?

    1. Shirley Hilgert

      Não sei responder. Tem que checar com o pediatra. bjs

  32. ariana

    oi Shirley so mim tira uma duvida eu to fazendo sim com as sopinha eu coloco no potinho ainda bem quente levo para congela . ir do congelado direto para banho maria …sim ta certo ?

  33. Samantha

    Shirley, boa tarde! Minha bebê é APLV e estou tendo um pouco de dificuldade na preparação das papinhas. O franguinho usa só o caldo ou tritura no liquidificador? Fiquei com receio de colocar desfiado e minha bebê engasgar e acabei usando só o caldo. Também tenho medo de usar cebola para temperar ou qualquer outro tempero indicado pela pediatra. Minha bebê já vai fazer 7 meses e só consegui dar maçã, pêra e chuchu, ela teve diarréia com abóbora.
    Obrigada.

    1. Shirley Hilgert

      Samantha, eu dava frango desfiadinho ou batido no liquidificador. bjs

  34. weslaine

    minha dúvida ainda não foi bem esclarecida. Queria saber se posso congelar a papinha caseira naqueles potinhos de vidro de papinha industrializados?

    1. Shirley Hilgert

      Sim. bjs

      1. Amanda Ferreira

        Estou tendo problemas em congelar as papinhas, faço a papinha a casa 15 dias e congelo nos potinhos de papinha industrializada e percebi que muitas vezes o potinho se rompe e perco a papinha tenho que jogar tudo fora, vc sabe como faço para evitar isso?

        1. Shirley Hilgert

          Amanda, não sei dizer. Sempre congelei em potinhos plásticos. bjs

          1. Thayara Monique

            Que potinhos plásticos e esse???

  35. Joana

    Com relação a nunca congelar nada que foi previamente congelado, tinha o hábito de comprar carne/frango, seprar em saquinhos de 100g e mantê-lo congelado cru até o dia do preparo…aí então eu congelava as papinhas prontas/cozidas em porções…. isso não pode? obrigada!

    1. Shirley Hilgert

      Nesse caso pode sim. Sem problemas!

  36. Michele

    Gostaria de saber se já posso deixar os alimentos temperados e leva-lo ao congelador. Digo, com cebola e outros temperinhos indicados para o meu filho.

  37. KARINE BARRETO

    depois que fizer a sopa posso liquidificar e congelar?

    1. Shirley Hilgert

      Sim. bjs

  38. Patricia

    Bom dia,
    Eu que preparo todas as refeiçoes da minha filha,normalmente faço uma sopa de carne e outra de frango com alguns legumes, e 1 carboidrato. Ela rejeita pedaços, e vai fazer 1 ano. Quero começar a inserir comida mais solida, como congelar? Como preparar? Estou com muita dúvida. E depois de descongelar ela pode consumir em qtos dias?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Patricia!
      Aqui no blog tem post com dicas de receitas e como congelar, procure por papinhas. Vai estar tudo explicadinho.
      Bjs

  39. Esther

    Bom dia!
    Adorei as dicas! Gostaria de uma ajudinha em relação ao material da embalagem. Será que pode congelar as papinhas em marmitinhas de alumínio? Terá a mesma duração?

  40. Paula Cortez

    Ouvi dizer q não se deve congelar alimentos processados. O correto é que sejam congelados ainda em pedaços pra nao perder os nutrientes. E sobre o descongelamento, eu tiro um dia antes do congelador e coloco na geladeira, para que haja um descongelamento seguro. Minha duvida é sobre o aquecimento: Eu conheço em potes plásticos sem BPA, mas na hora de aquecer em banho maria, parece estranho fazer isto em pote plástico. Ai passo os alimentos para um pote de vidro. Do que ele trincou com o calor e perdi toda a papinha. Qual seria a opção correta? Bjs

  41. Amanda de Almeida

    Olá.
    Adorei as dicas.
    Mas tenho uma pergunta.
    Estamos indo viajar (mais ou menos 2h de viagem de carro) .
    Vamos ficar 3 dias fora, vou fazer as papinhas congelar e levar em uma sacola térmica, ao chegar no local e seguro colocar no congelador novamente?
    Como você recomenda?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Amanda!
      Acredito que sim, se eles estiverem bem conservados na sacola térmica é tranquilo congelar novamente.
      Bjs

  42. JESSICA FERNANDES

    OLÁ, ADOREI O POST.. SENDO QUE MINHA DÚVIDA É.. TODO DIA DE NOITE FAÇO A PAPINHA SALGADA DO MEU FILHO PRO DIA SEGUINTE (ALMOÇO E JANTA). PARA O DIA SEGUINTE,ELA DEVE SER CONGELADA OU POSSO APENAS ARMAZENAR NA GELADEIRA?

    E QUANTO A PAPINHA DOCE, GOSTARIA DE FAZER ALGUMAS COMBINAÇÕES, RECEITAS NOVAS, PARA MEU FILHO COMER NO DIA SEGUINTE? É RECOMENDÁVEL CONGELAR FRUTAS?

    1. Shirley Hilgert

      De um dia para o outro pode ficar na geladeira sem problemas. abs.

Deixe seu comentário