Dicas para lavar roupas de bebês e crianças

dicas para lavar roupas de bebes e criançasEu já fiz, aqui no blog, um post com dicas par lavar as roupinhas do bebê que está para chegar, mas hoje é a vez de falar um pouquinho sobre como lavar as roupinhas de um bebê um pouco maior e de crianças . Ah, e tem diferença? Tem sim! Uma coisa é lavar roupas que nunca foram usadas, só para tirar o pó que elas acabam pegando e deixá-las mais macias e gostosinhas para vestir, e outra, completamente diferente, é lavar roupas ainda super delicadas, mas já manchadinhas pelo uso.

Bom, vamos às dicas e a algumas explicações do que eu tenho feito aqui em casa:

Em primeiro lugar, mesmo você não tendo mais um bebê recém nascido em casa, eu indico você continuar usando bacias e baldes separados para lavar as roupas do bebê (para deixar de molho, para organizar e para não misturar com as roupas dos adultos, etc…). Acho que vale a pena esse cuidado pois, assim, não se corre o risco de uma roupa delicada entrar em contato com um resto de alvejante, com uma roupa mais suja e por aí afora.

Um ponto que muda com relação às dicas que dei para lavar roupinhas do bebê que está para chegar é que, agora que o bebê já chegou e já tem uns mesinhos de vida, você não precisa mais lavar as suas roupinhas à mão. Você pode usar a máquina de lavar com total tranquilidade e, no caso de roupas não tão sujas, optar pelo ciclo de lavagem para roupas delicadas, para garantir um maior cuidado com a peça.

omo roupas delicadasUma coisa que continua igualzinha ao processo de lavagem das roupas de recém nascidos é a importância de se utilizar um sabão adequado para isso. Para lavar as roupas dos bebês, mesmo que eles não sejam mais tão novinhos, é indicado usar um sabão próprio para roupas delicadas e que não agrida a pele do bebê. OMO lançou justamente uma opção que atende essas duas necessidades: o Novo OMO Roupas Delicadas. Ele cuida das roupinhas do bebê, ajudando a preservar o seu tecido e detalhes e, ao mesmo tempo, foi pensado especialmente para não agredir a pele, já que possui uma fórmula hipoalergênica, e dermatologicamente testada, justamente para evitar alergias e irritações na pele dos pequenos.

Mas e agora que eles já cresceram e se sujam mais, como limpar as manchas que ficam nas roupinhas? No caso de manchas – de frutas, papinha, de terra, etc… – o sabão OMO Roupas Delicadas também é indicado para esse tipo de ação local, ou seja, pode ser aplicado diretamente sobre a mancha e depois é só lavar a peça normalmente na máquina.

No caso de roupas ultra delicadas (linha ou lã, por exemplo) ou com detalhes e apliques, é indicado também o uso de saquinhos protetores para a lavagem na máquina. Eles ajudarão a manter a estrutura dos tecidos e a evitar que os detalhes se desprendam ou sejam danificados.

A máquina de secar também está liberada. Inclusive, é indicada, pois a sua temperatura elevada ajuda a eliminar germes que, por ventura, possam ter ficado na roupa. Mas aqui, um detalhe importante: o uso da máquina de secar é indicado contanto que a roupa aceite esse tipo de processo de secagem. Eu, por exemplo, uso máquina de secar para 99% das coisas do Léo, menos no caso de tecidos e materiais que possam encolher ou de estampas que possam “derreter” e “colar”.

Por fim, é super indicado que se passe todas as roupinhas do bebê pelo lado avesso já que isso também ajuda a “esterilizar” as peças.

Um cuidado especial: não se deve utilizar nenhum sabão com fragrância forte e marcante para lavar as roupinhas dos bebês. A lavagem deve ser feita sempre com um produto de fragrância suave, pois nessa idade as crianças ainda são muito sensíveis a cheiros. Nesse ponto, o OMO Roupas Delicadas também é indicado, já que o seu perfume é super suave e diferenciado dos sabões comuns.

publi-patrocinio

17 comentários

  1. Amanda Poliana

    Adorei a dica, não conhecia o OMO para roupas delicadas. Minha filha Tessa tem 2 meses e meio, e ainda uso sabãoe de coco pra lavar suas roupinha, ele deixa as roupas limpinhas mais não tem fragrância. Vou experimentar…

  2. Alessandra

    Shirley é uma grande coincidência? Ou você está com alguma parceria com o blog Potencial Gestante? Ontem e hoje as duas abordaram o mesmo tema (hoje sei que você publicou primeiro)… Está ficando chato isso!!! Dois blogs que acompanho falando todo dia a mesma coisa.. Não curti.. porque ler dois… se estão ficando iguais?!! Fora que o de hoje lá.. também foi patrocinado pela mesma empresa.. mas o de ontem… era sem patrocínio… e ambos no mesmo tema!!!

    1. Shirley Hilgert

      Nosssa!!!!!!!!!!! Agora até entrei no blog Potencial Gestante para ver o que estava acontecendo. Juro para você que foi coincidência e que não há nenhuma parceria entre nós. Eu adoro o blog Potencial Gestante (mesmo, mesmo!), mas não tenho tempo para acompanhá-lo, então não sabia dos posts de ontem e hoje.
      O de hoje foi um publieditorial, então pode sempre acontecer de sair sobre o mesmo assunto em dois blogs similares. Mas o de ontem, coincidência total. Quer dizer, parcial, pois ambos os textos falam da loucura de ser mãe, mas o dela, pelo que vi rapidinho agora, fala sobre sair de casa e o meu texto não falava exatamente sobre isso.
      Infelizmente, quando se segue blogs que tratam sobre o mesmo tema, irá acontecer de você encontrar assuntos similares em ambos, e às vezes pode acontecer de ambos os assuntos serem tratados no mesmo dia. Mas foi super, super, super coincidência, de verdade!
      E você comentou que a gente fala todo o dia a mesma coisa. Eu creio que não. Pelo que você colocou, o “problema” aconteceu ontem e hoje, e não sempre. Correto?
      Achei sua colocação até um tanto indignada, mas acho que não há necessidade para isso. Vira e mexe essas coisas vão acontecer, porque uma blogueira não sabe o que passa na cabeça da outra, não lê o blog da outra todos os dias, e aí esse tipo de coisa acontece sim.
      Bom, espero que nos perdoe por essa coincidência que nenhuma de nós duas (eu e a Luiza, do PG) tivemos culpa. Desculpe aí, ok? bjs

      1. Alessandra

        Desculpa!!! Se minha colocação pareceu “indignada”… na verdade foi… Triste!! Porque gosto dos dois… e leio sempre (e AMO o seu pois é atualizado diariamente… sempre.. ) mas é chato ler todo o dia o mesmo assunto!!! E foi só ontem e hoje mesmo… mas achei que pudesse ser a partir de agora… para sempre.. kkk

        Beijão!!!

        PS: O de ontem… é parecido e não igual mesmo!! E morri de rir com o seu… me identifico mais!!

  3. Fabiana

    Não conhecia essa linha do OMO, sempre usei o sabão líquido OLA que tem um cheirinho super suave, lavo as roupas do meu baby com ele há 1 ano…….vou experimentar, gosto do seu blog por trazer novidades ao nosso dia que é tão corrido! Bjs

  4. Juliana Freitas

    É bem interessante esse OMO, mas atualmente uso o OLA para roupas do meu bebê, além de limpar muito bem as roupinhas (até mesmo as mais sujas) fica um cheirinho maravilhoso.

  5. Não conhecia o OMO Roupas Delicadas! Adorei!

  6. Alyne

    Shi, gostaria que essas novidades chegassem por aqui, encontrar sabão de coco em pó já é uma luta no interior da paraíba!
    Agora agradecer pela dica do nesofrida estou simplesmente apaixonada! Incrível como é simples e funciona muito bem!

  7. Josi

    Olá pessoal! Sou gestante, fiz meu chá de fraldas este mês e estou com muitas roupinhas para lavar. Gostaria de trocar uma ideia com vocês, se posso lavar as roupas da minha pequena na máquina de lavar com o OMO roupas delicadas, ou se é só para bebês maiores. O que recomendam? beijooo

    1. Shirley Hilgert

      Pode sim. Só cuide para a máquina estar bem limpinha, sem resquícios de produtos fortes dentro dela, que possam passar para as roupinhas. bjs

  8. Yanah

    Olá Shirley, tudo bem?

    Querida, estou com uma super dúvida quanto a lavagem de roupinhas que vão para maternidade. Você sabe me falar se a lavagem feita em lavanderias são seguras? Olhei a 5àSec por ter mais confiança nos produtos e procedimentos, mas ainda estou em dúvida. Você tem alguma sugestão?

    Muito obrigada, bjinhus!! =)

    1. Shirley Hilgert

      Ih, não sei responder. Infelizmente. Eu acabei lavando tudo em casa. bjs

  9. Andressa

    Olá, para sabão uso o Ola Baby e amacinane o mon bijou baby… muito suave e maravilhoso o cheirinho……….

  10. Nádia Fialho

    Oi quero uma opinião sua, comprei Ola roupas delicadas, meu neto nasce em abril, queria saber se posso
    usar esse produto para lavar as roupinhas de recém nascido, tenho medo de dar alergia no rótulo não especifica se dá para bebês!
    Um abraço!!!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Nádia!
      Não conheço o produto, então não tenho como lhe informar.
      Bjs

  11. Mariana

    Olá! Meu bebê está com 4 meses, e desde antes dele nascer, eu tiro muuuitas dúvidas por aqui! Adoro!
    Parabéns!
    Até agora venho utilizando o sabão líquido Ola bebê, deixa um cheirinho suave e limpa bem as roupinhas. Mas vou experimentar o Omo roupas delicadas.
    Bjos

  12. Natalia

    Ola, gostaria de saber se tenho que higienizar a máquina com vinagre branco ou água sanitária sempre que for lavar as roupinhas do bebê?

Deixe seu comentário