A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

Instagram - FOTO 01 - CONCEITOEu fui uma daquelas crianças que amava ir para a escola. Quando eu não tinha ainda nem idade para frequentá-la, eu já sonhava com o dia que colocaria uma mochila nas costas e seria levada pela mão para descobrir um mundo totalmente novo, repleto de letras, números e cores. E desse tempo mágico, de descobertas, aprendizados e diversão, eu guardo muito vivas duas memórias muito especiais.

A primeira era o início das aulas, quando eu saia com a minha mãe para comprar o material escolar que iria me acompanhar pelos próximos meses. Eu era apaixonada por material escolar novinho. Eu gostava de tocar as páginas lisinhas e branquinhas dos cadernos, gostava das capas reluzentes e do cheirinho de novo dos livros, era encantada pelas cores vibrantes dos lápis de cor, canetinhas e tintas. A outra, era a chegada em casa após a aula, quando encontrava com a minha mãe para almoçar e ela perguntava como havia sido o meu dia, o que eu havia descoberto de novo, do que havia brincado e o que eu mais tinha gostado de aprender. Minha mãe fazia questão de sempre fazer uma ponte entre a casa e a escola, de acompanhar o que acontecia na sala de aula e de me fazer ver quão importante seria para o meu futuro tudo que estava descobrindo no hoje.

E agora, ao conhecer a campanha-manifesto “Como foi a escola hoje?” lançada pela marca STAEDTLER, referência em instrumentos para desenho e escrita, não pude deixar de me recordar dessa doce época. Navegar pelo site, conhecer melhor o projeto e me encantar com a causa me fez voltar no tempo e dar ainda mais valor pelo carinho, atenção e paciência que a minha mãe sempre dedicou aos meus anos escolares (muito do que eu conquistei na minha vida acadêmica – duas faculdades e duas pós- graduações – vieram dessa participação sempre tão ativa e dessa atitude sempre tão presente).

E é por isso, por perceber o quanto o engajamento da minha mãe influenciou no meu amor e dedicação pelos estudos, que venho aqui hoje convidá-las a conhecer mais de pertinho o projeto “Como foi a escola hoje?”. Mais do que uma simples pergunta, é uma mudança de atitude e de comportamento, que prega a importância dos pais realmente preocuparem-se e envolverem-se com a resposta que advém desse questionamento.

E essa iniciativa idealizada pela STAEDTLER está belamente ilustrada no vídeo abaixo. Com cenas tocantes, eles mostram por que é tão importante a presença, participação e engajamento dos pais na rotina escolar dos filhos.

Além de prazeroso, esse cuidado de se manter próximo à vida escolar do filho é extremamente importante e benéfico. De acordo com os professores, crianças cujos pais são presentes em sua educação tem melhor desempenho escolar, pois sentem-se mais seguras para aprender.

E por falar em segurança para aprender, a STAEDTLER tem desenvolvido produtos que auxiliam de forma direta nesse sentimento. Mas como um lápis escolar, por exemplo, pode ajudar uma criança a se sentir mais segura? Vocês já vão entender.

Entre tantas distrações eletrônicas, é difícil fazer os pequenos se concentrarem no lápis e no papel. E, se quando eles finalmente se focam a ponta do lápis teimar em quebrar isso acaba atrapalhando o aprendizado, pois não é só o grafite que rompe, mas também a concentração, a ideia, o raciocínio.

E, para garantir que a criança se mantenha focada e não se desmotive com tantas pausas, a STAEDTLER desenvolveu uma linha especial que, por não precisar ser constantemente apontada, garante que a criança mantenha a concentração e sinta-se mais segura para riscar, escrever e colorir. Os lápis dessa linha, a Wopex, duram até duas vezes mais que os lápis comuns, o que favorece tanto o meio ambiente quanto o rendimento escolar das crianças. Já os lápis de cor STAEDTLER, outro destaque da linha escolar, contam com um sistema antiquebra chamado ABS: uma camada branquinha que protege o grafite colorido. Assim, a criança pode pintar bem forte sem que a ponta corra o risco de quebrar.

lapisdc-jumbo

Espero, de verdade, que essa ideia lançada pela STAEDTLER e abraçada pelo Macetes de Mãe faça parte do seu dia-a-dia. Que se você, até hoje, perguntou “Como foi a escola hoje?” só por perguntar, mude de atitude e realmente pergunte e se envolva de coração com a resposta, pois isso fará toda a diferença na vida do seu filho.

Para saber mais sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, não deixe de navegar pelo site do projeto “Como foi a escola hoje?”. Lá você encontrará entrevistas com pedagogos, gráficos para acompanhar o desenvolvimento da criança, espaço para troca de experiências e tantos outros conteúdos relevantes.

linha-escolar-completa-staedtler

publi-incentivo

Deixe seu comentário