Estomatite: o que é, sintomas e como tratar

estomatiteAté eu ter um filho eu nunca havia ouvido falar em estomatite. E a primeira vez que ouvi, em um grupo de discussão de mães na internet, achei que se tratava de um problema no estômago (claro!). Só que não é. E vocês já vão entender porque.

Na metade de dezembro, mais ou menos, o Léo começou a ficar meio “baqueadinho”. Num certo dia, ele não estava com o “brilho” e ânimo de sempre. Mas se durante o dia ele ficou quietinho, à noite ele resolveu botar a boca no trombone. No meio da madrugada eu acordei com ele aos berros e quando fui tirá-lo do berço ele queimava em febre. Nem precisei medir a temperatura para ter certeza que ela estava alta, bem alta.

Na hora mediquei com o antitérmico de sempre, passei o resto  da madrugada com ele no colo e no dia seguinte fui esperando ele melhorar. Não liguei para o pediatra, pois achei que era só um resfriadinho e pronto (até porque o nariz dele também estava escorrendo um pouco), só que aí ele parou de comer.

Tadinho! Até abria a boca, colocava o alimento para dentro (dava perceber que ele tinha apetite e fome), mas segundos depois ele cuspia e começava a chorar. Na hora minha sogra disse: isso está com cara de dor de garganta. E quando uma mãe de quatro filhos dá pitaco, não dá para desconsiderar, afinal, experiência é o que não falta.

Bom, aí, por mais tranquila que eu seja quanto a resfriados e males mais “leves”, liguei correndo para o pediatra e marquei uma consulta. Assim que ele examinou o Léo veio o diagnóstico: estomatite.

Na hora pensei: mas como é que ele conseguiu ver um problema no estômago se só fez um exame na garganta? Bom, a resposta era simples: o problema não era no estômago, por mais que o nome pudesse indicar, mas na garganta. Ele estava com três aftas enormes (para a sua pequena boquinha) e por isso não conseguia engolir e por isso também teve febre forte.

Descobri, nessa consulta, que “stoma” em grego significa boca, e por isso aftas na boca e garganta são chamadas de estomatite.

Bom, depois dessa, prometi que iria fazer um post sobre o assunto, para que outras mães não passassem tanto tempo totalmente alienadas sobre o tema como eu passei.

Aí vai:

O que é essa tal de estomatite?

A estomatite é uma virose que costuma acometer crianças e que dá aftas na boca e garganta. Na maioria dos casos ela é causada por um vírus da herpes que nós mesmos carregamos no organismo mas, em outros, ela é causada por um vírus chamado coxsakie e, nesse caso, além das tais aftas caraceterísticas da estomatites, a criança também terá pequenas lesões (bolinhas vermelhas) nas mãos, pés e do lado de fora da boca (a do Léo foi do primeiro caso).

Quais são os sintomas da estomatite?

O principal deles é o aparecimento de pequenas aftas (de um a cinco milímetros de diâmetro) no interior da boca e garganta, as quais causam bastante desconforto e dor, o que leva a criança a parar de comer. Além disso, a criança poderá ter febre alta (até 40 graus, não duvido que o Léo chegou a isso) e ter os gânglios do pescoço aumentados.

A estomatite é perigosa?

Normalmente não, em alguns dias ela tende a passar. Entretanto, em casos raros, ela pode se espalhar e atingir os olhos, prejudicando a córnea de forma irreversível. Por isso, se seu filho estiver com estomatite e você perceber que ele está com os olhos vermelhos, lacrimejantes e estiver sensível à luz, leve-o a um médico o quanto antes.

Como se trata a estomatite?

Por ser causada por um vírus, não há um tratamento específico para a estomatite. A melhor solução é esperar o problema passar, o que deve acontecer entre 10 e 14 dias. Nesse tempo, há alguns cuidados que podem ser tomados para amenizar o desconforto: checar com o pediatra se ele indica algum medicamento para dor, oferecer bastante líquido, de preferência fresco, e oferecer também alimentos frescos ou gelados (acesse esse post do blog Delícias do Dudú para dicas de alimentos que podem ser oferecidos enquanto a criança estiver nesta fase).

Em que faixa etária ela é mais comum?

De uma  cinco anos. Mas pode ocorrer antes ou depois.

 

96 comentários

  1. Tamara

    Ah, era isso que ele tinha no fim do ano passado? Tadinho! Eu sou a rainha da estomatite desde criança. Não passo um ano sem ter! :/

    1. solange

      nossa minha filha esta com a boca machucadinha e com muita febre a tres dias nao sei mais o que fazer ja levei no pediatra ele medicou mas mesmo assim queria uma ajuda

    2. Jaqueline Schineider

      Meu Deus como é sofrido ver um filho com estomatite. Por aqui vivemos o drama desde 2014 quando apareceu febre alta de 40° de 4 em 4 horas, e quase sempre quando cai a resistência ela insisti em aparecer. Aciclovir é o que não pode faltar em casa, infelizmente novamente a estomatite apareceu depois de uma gripe. Como é um tipo de vírus, ele fica no organismo em estado de latência e ao ter um ambiente favorável ele se manifesta. Ainda nao vi nada que faça minha pequena sofrer tanto :(

  2. Ana Bonadia

    Eu também nunca tinha ouvido falar sobre estomatite até me tornar mãe. Minha filha também teve recentemente e o pior foi a febre alta em torno de 40 graus que demorava muito para baixar. Foram três dias assim.

  3. Marcela Guedes

    Adorei o post!
    Obrigada pelos esclarecimentos.
    É sempre muito bom quando eu leio algo construtivo, hoje em dia as pessoas costumam usar a internet apenas para reclamar!!

  4. Luciana

    Meu filho teve com 6 meses e me pegou de surpresa pois estomatite evolui rapido a tarde ja estava cheio de bolinhas vermelhas no corpo e febre levei logo ao pediatra,e ficou bom logo em 3 dias.

    1. Isabella

      O que o médico passou pra passar em três dias assim ?

      1. Paizinha

        Oh minha linda o que vc deu ao seu filho pra passar em três dias os sintomas da estomatite pq hoje tá com três dias que sofro com o meu menino de 3anos sem comer nem beber já tomou até soro na veia

      2. moises fidelis gonçalves fidelis

        ola,sou pai,e como vejo os comentários minha filha tbem deu isso,fomos ao pediatra e ela(medica),nos deu ima pomada para passar na boca,e disse pra darmos muita coisa fresca,não gelada,ai dei gelatina,sorvete,musses,e outras coisas,e não é que funcionou.

  5. Tati

    Meu pequeno começou a ficar febril no domingo, até então achávamos que era do dentinho que está nascendo, mas a febre persistiu e foi ficando mais forte e o que mais nos chamou a atenção foi que ele perdeu o apetite (coisa rara), ontem levamos ele na pedi e o diagnostico foi exatamente esse: estomatite. ele estava com três feridinhas no queixo, na língua e garganta das aftas. Na mesma hora medicamos e hoje (23/01) já não teve mais febre porem ficou o dia todo querendo só colo e dengosinho.

  6. Bianca Santos

    Eu acho que a minha filha teve Esmatite por esses dias. Pois não quiz comer, teve febre e bolinhas vermelhas prox. a boca. Apenas dei atitérmico e ficou por 2 dias assim.

  7. Glauce

    Nossa, é terrível, passei por isso com Gabriel, muito sofrido. E o pior é que só procurei o pediatra 24 horas depois do início da febre.

  8. kelly

    O pediatra do meu filho receitou extrato de propolis SEM ALCOOL.Deu certo…apliquei com um cotonete, 4x por dia, ele ,ficou bom rapidinho.Mas tem que ser maior de 1 aninho a criança.C
    Achei somente em casas de produtos naturais.

  9. LUCIANA M VICCO

    Estamos no meio de um processo da estomatite, e dentro de tudo que o JM já apresentou, afirmo com todas as letras que foi a pior coisa, ficou incomodado com algo na lingua apenas algumas bolinhas e mesmo recorrendo ao pediatra era muito cedo diagnosticar esse processo a principio viral, então temos de ficar vendo o nosso bichinho sofrer com o ciclo do virus, febre, dor, falta de apetite(ate tem e nao conseguem engolir), e nessas as HD são inumeras, escarlatina, roseola, estomatite, glossite…2 dias depois retorno ao pediatra onde apareceu as primeiras feridas que foram até poucas. O bacana foi o pediatra querer acompanhar, fez tto sintomaticos e logo vamos subir imunidade com vitaminas já que fica dificil comer, e evitar tudo que é acido e citrico. Mas na segunda visita foi diagnosticado também uma bronquite, coisa nova por aqui também. Estou no nordeste e jamais pensava que teria algo respiratório pura lendaaaa. Parte boa deixou de chupar a chupeta por pura dor agora pergunta dela, morro de dó claro, aproveitei a deixa e conversando com uma amiga ela disse que com o filho dela foi assim também….

  10. lucrecia

    minha filha de 5 anos esta com estomatite tem 3 dias é muito dolorosa essa fase,ate a gengiva esta inflamada nao consegue comer nada,estou com muita dó dela…

  11. adriane martins

    adorei a matéria.a pesquisa simples e com um bom vocabulário.utilizei algumas partes p/ uma pesquisa de faculdade em que faço enfermagem.parabens e muito obrigado

  12. Euziane

    Estou passando pelo msm processo!! Nossa e muito sofrimento..
    Meu filho nao quer comer nada,.. So Deus!!

    1. lais_coca

      Boa noite, estou dentri de um hospital no meio de uma madrugada sofrida exatamente 3:40 da madrugada minha filha de 6 anos esta internada a 4 dias tomando soro e sem comer nada bem água ela coloca na boca, eu desesperada entrei na net para saber nais informações sobre essa doença por os médicos dizem que não tem o que fazer mais estou muiti preocupada ela não come nadinha…..

  13. wendy

    Minha filha esta exatamente assim ,febre alta e levei a emergencia e a medica disse que era dor de garganta e passou antibiotico,tenho certeza que é estomatite e já suspendi o antibiotico e estou tentando fazer ela comer ,da uma dó!

  14. ingrid

    minha filha tem 3 anos e esta com estomatite ja tem uma semana e a dela veio bem forte com varias feridinhas na boca ela ta começando a comer e mastigar denovo agora depois de quase 6 dias só tomando liquido a pediatra me indicou o suco da gelatina q tem vitamina e hidrata também
    parbéns pelo blog gostei muito das explicações

  15. michele

    Ola! Meu bebe tem 7 meses e estar com umas bolinhas branca na boca na lingua, noa quer comer da pena foi no medico ele passou nistantina mas de vez melhora ta piorando oque eu faco me ajundem por favor sou mae de primeira viajem e o pai tb. Estamos muito preocupado!!!

    1. Shirley Hilgert

      Michele, tem que falar com o médico. Boa sorte. bjs

  16. fabiana

    Ola meu filho tem 8anos e conheceu essa tal estomatite Senhor coisa horrivel nunca tinha escutado falar nem tao pouco visto ele esta com as aftas enormes mta febre so que esta com vomitos e diarreia os olhos começaram a lacrimejar o pediatra receito amoxilina e li toda a materia comentarios dizendo q n pode oq eu devo fazer entao?

    1. Shirley Hilgert

      Fabiana, tem que checar com o pediatra. Não posso dar essa orientação. bjs

  17. lili

    Nossa meu pequeno esta a 20 dias sem se alimentar direito,nao esta comendo quase naada a boquinha toda vermelha e e essa tal de estomatiti teve 3 dias de febre mais agora esta melhorando gracas a deus!!!

  18. Luciana Neves

    Bom dia. Sou Odontopediatria e gostaria de deixar uma opção de tratamento que é a laserterapia. Aplicações de laser de baixa intensidade nas lesões por estomatite melhora consideravelmente mais rápido a cicatrização. Além de proporcionar efeito analgésico e antitérmico local uma vez que o laser promove aceleração celular, regenerando mucosa. Procurar um cirurgião-dentista que faça as aplicações também é uma forma de tratamento. Beijinhos!

  19. Geisi

    Meu filho teve estomatite herpetica esse ano, quase 15 dias. 1 semana só para descobrir, passou por vários médicos de um hospital daqui. O pediatra dele estava viajando, falei dos sintomas pra ele por Whatsapp e ele disse que provavelmente seria a estomatite, mãe que era para leva-lo novamente ao médico. Já havia feito vários exames. Não havia pediatra de consultório para atendê – lo. Levei a uma cidade próxima e lá na consulta após os exames (realizados novamente) o outro pediatra que havia entrado no lugar da 1a diagnosticou estomatite. 7 dias depois voltou a febre. O pediatra dele disse que poderia ser virose caso desse algum outro sintoma. 2 dias de febre e mais nada. Essa é a estomatite bifasica. Depois de sarar volta a febre e depois de uns dias acaba. Vale a dica mamães.

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pelo depoimento Geisi!
      Vai ajudar várias mamães :)
      Bjss

  20. Grazi

    Ola a pediatria disse que minha bebê de 9 meses esta com estomatite mas o único sintoma e a febre alta estou insegura

  21. Alrsandra

    Meu filho Miguel tem 3 anos esta com a lingua, labios, gargantas e bochechas cheios d aftas a 2 dias estou muito preocupada nunca avia visto isso estou medicando com nistantina.. Não aguento mais v ele chora toda vez q vai comer estou com coração partido.
    Isso não e grave ne me ajudem.

    1. Macetes de Mãe

      Olá Alesandra!
      Sugiro que você procure um pediatra.
      Bjs

  22. suely

    Oi a minha filha esta com dois anos e três meses e só este ano ela já teve estomatite três meses seguidos sera que e normal da tanto assim?

    1. Shirley Hilgert

      Suely, teria que checar com o pediatra dela. Não sei responder. bjs

  23. Juliana Brito

    Gente já é a segunda vez q minha filha tem… o segredo é bismujet antes das refeicoes e nistatina na boquinha pras aftas… é muito sofrimento mesmo… mas dar aguinha gelada ajuda tbm. ;)

  24. veronica

    Não se fazem mais médicos como antigamente.. Levei minha filha na emergência pois estava com uma febre que não passava, a médica nem olhou direito e já saiu disparando ” garganta inflamada” epassou amoxicilina como se quisesse despachar a gente de lá logo! Voltei no dia seguinte e a outra plantonista, com cara de bunda, diagnosticou estomatite! Agora estou eu aqui administrando um antibiótico forte pra minha bebe a toa!

  25. Samy

    Meu Bebê de 1 ano esta com estomatite e desde ontem não come absolutamente nada, só suquinho e água! Estou preocupado com a desidratação! Ele esta sendo medicado, mas continua dengoso e sentindo dor!

  26. Ana

    Obrigada pela publicacao e explicacoes. Meu filho de 2 anos e 8 meses tambem esta passando por isso. Passamos 6 dias de muito sofrimento. Ele e eu chorando pq e triste demais essa doenca. Um sentimento enorme de impotencia. Mas fiquem tranquilas mamaes temos que insistir em liquidos. Uma fruta q ajudou muito foi a lima e a laranja lima pq tem bastante vitamina C q ajuda no combate as microbacterias, na inflamacao das gengivas e fortalece o sistema imunologico.

  27. Tânia

    Minha filha vai fazer três anos em maio e já é a segunda vez que da estomatite. A primeira vez veio branda e durou 5 dias e dessa vez veio mais forte e ela chora o tempo todo e tem dificuldades até para falar… Esta tomando nistatina e cepacaina ….. O que mais me deixa chateada é ela não conseguir comer…. Isso tb ocorreu devido a imunidade baixa… Alguém poderia me indicar um tratamento com especialista?

  28. Meire correa

    Tenho uma filha de 1a 7m , e à alguns dias ela acabou de se curar dessa estomatite, que parece nunca ter fim quando é nosso filho que está doente. Ela já teve a segunda vez. Ficou desanimada, não comia quase nada, só queria colo e a febre de quase 40° não passava e durou 6 dias para ela sumir. Não precisa tomar antibiótico, já que ela é viral. Só com o tempo ela melhora e não podemos fazer muita coisa para ajudá-los.

  29. Giziane

    Meu bebê tem 10 meses e está com estomatite pela segunda vez… Desde que começou a frequentar berçário ele vive gripado, com tosse, corisa e de brinde pegou estomatite uma em março e outra exatamente 1 mês depois… No PS a plantonista receitou antibiótico… mas como já havia tratado ele de estomatite apenas com analgésicos e spray pra garganta chequei com a pediatra e ela me falou que não é necessário antibiótico para estomatite… Fica a dica!
    Mas é triste ver meu bebê com fome e não conseguir nem comer e nem mamar :-(
    E como baba, não consegue fechar a boca… Tudo incomoda…
    Vou tentar algumas dicas de alimentação deste post.

    1. Dayane

      Oi estou passando por isso wual o nome desss spray

      1. Mariana

        O spray é hexomedine, mas não ajuda muito não.

  30. Cristiana Leão

    Estou passando pela terceira vez com a minha filha Mariana Flor, ela tem 5anos. E estava lendo em outro site sobre ser “mão-pé-boca” e a sujeira entra causando a doença viral.
    É assim mesmo com a minha filha…
    Vou amanhã no médico pra ver se passa a nistatina.
    Adorei seus depoimentos e aff… que chato estomatite!!!

  31. Jaqueline Lemos

    Minha filha de 1Ano e 8meses esta com estomatite e se agravou a 2dias esta com bolinhas na boca aftas e na maozinha e pezinho tbem ja evei ao pronto atendimento e ele receitou 3medicamentos gingilone profenid e outro tem um nome mais complicado porem aimda esta sofrendo muito com isso na verdade sofremos tpdps ne mamae e papai tbem pq e muito ruim ver seu bebe q nem fala direito passando ppr uma situacao como essa. Comp e virus o medico disse q nem sempre p remedip ajuda pq nao tem bacterias pra serem mprtas e apenas um virus q passou ppr ali pode ter vindo da chupeta q bebes qdo vai pra escola e tbem qdo tem convivio com outras criancas tem costume d trocar as chupetas e ai q aparece o virus q acaba vindo de alguma criaca q ja eestavq com o virus..Mamaes força a todas nos bjs fiquem com Deus..

  32. yone

    Gostei muito da matéria!
    Minha filha tem 5anos,e após tomar amoxicilina, por suspeita de inf.d garganta.Ontem a levei no pronto socorro c febre e com dificuldade p respirar,pois se queixava d incômodo na garganta…Entao disse ao médico q havia 5dias q tinha terminado d tomar amoxicilina. Ai o médico deu o diagnóstico:Estomatite.A lingua dela ta igual um morango,to sofrendo junto c ela!O medicamento vejo q nao e diferente dos demais aqui citado,Ibuprofeno, Paracetamol…

  33. Angela

    Minha sobrinha Ana Carolina de 3anos e 3 meses está com estomatite, tem 9 dias e só aumenta as feridas na boca, não come nada e agora já não bebe, estamos desesperados. Já foi em 2 médicos e o tratamento é o mesmo. Mas agora nem os remédios ela quer tomar. Que Deus nos ajude a ajudar ela. Obrigada pela explicação. Abraços.

  34. Katherine

    Olá mamães,
    Meu filho tem 2 anos e 4 meses e em março começou aparecer feridinhas vermelhas na região das plantas dos pés, mãos e também na volta da boca, ele tinha febre e não conseguia engolir . Levei na pediatra e ela disse que era a “síndrome da mão boca pé “, é a famosa estomatite.. um vírus e é transmitido através das mãos sujas e colocadas na boca , alimentos mal lavados. A medicação foi somente para febre e doer já que para o vírus não havia nada o que fazer, pois ele se instala e dura em torno de uma semana. Então restou ficar com o Bernardo em repouso e a base de uma alimentação líquida. Depois de uma semana houve melhoras mas, este mês, quase dois meses depois, começou a cair as unhinhas dele tanto das mãos quanto as dos pés. Achei que fosse algum fungo ou falta de vitamina, pesquisei na net e depois fui na pediatra, e foi confirmado, o caimento das unhas é uma consequência dessa “síndrome mão boca pé “. Também não há o que fazer somente deixar cair e crescer novamente. :( :( Fica um alerta para as mamães.. Pois nós sofremos ao ver nossos filhotinhos nesse estado não é? Melhoras para os babys de vcs.

  35. Adriana

    Olá, meninas!
    Estou apreensiva meu filho tem três anos, sou separada e ele passou o final de semana com o pai, por tanto, ele reclamou hoje da boca tem duas aftas, quando voltou da escola, tirando uniforme percebi bolinhas nos pés e nas mãos, e resolvi pesquisar na internet o que poderia ser. Para minha surpresa achei vocês e estou um pouco mais tranquila por não ser tão grave,amanhã levarei ele ao hospital.
    Obrigada!!!!!

  36. Waldearia

    Já marquei uma consulta para o meu filho de 11 meses pra amanhã.
    Ele esta com todos esses sintomas, estou muito preocupada.

  37. Regiane

    Olá mamães estou aflita! deixei meu filho com minha mãe e vim trabalhar hoje foi constatado que é estomatite, estou muito triste por não estar com ele agora, mas já providenciei a pomada que foi receitada e spero que melhore logo, não quer comer nada reclama de dor teve febre também constante….

    1. Anna Biella

      Olá Regiane! Olá mamães!! Todas sabemos o quanto é aflitivo ver os nossos filhinhos sofrendo de tanta dor devido a estomatite. Alé dos tratamentos convencionais existe um MUITO eficiente! A laserterapia. O laser tem uma ação analgésica, antiinflamatória e cicatrizante. Ele reduz a dor imediatamente e acelera a cicatrização das feridinhas. E o melhor! A laserterapia é um tratamento que não dói, os resultados são rápidos e por ser uma luz é bastante atrativa às crianças que aceitam facilmente o tratamento!

  38. Aline

    Nossa, vc me ajudou muito, meu filho está com estomatite e simplesmente a médica não soube explicar direito e vc explicou muito. Obrigada

  39. Dra. Anna Biella

    Olá mamães!! Só nos sabemos a aflição que ficamos quando vemos os pequenos sofrendo com essas feridinhas né. Além dos tratamentos convencionais, existe o LASER que tem um grande potencial analgésico imediato, ação antiinflamatória e cicatrização muito mais rápida dessas feridas. Melhor ainda!! O tratamento de laserterapia é rápido, indolor e , por ser uma luz, é bastante atrativo às crianças que aceitam facilmente o tratamento. Vale muito a pena!!

    1. É possivel um adulto ter estomatite desde que vimos somente em casos infantis?
      minha filha tem 19 anos e apareceu um monte dessas coisas na boca, mas primeiro teve uma forte dor de garganta que nem se quer flava, febre muito alta, tinha que trocar o pijama no meio da noite de tanto que suava… gostaria de obter uma reposta, pois eu digo a ela que é estomatite e ela encanou com outras coisas..

  40. Cristina

    Olá gostaria de saber se é normal ter várias vezes estomatite? Por que minha filha já teve 3 vez ela tem 3 anos

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Cristina!
      Sugiro que procure um pediatra, ele poderá te dizer.
      Bjs

  41. Nayana Pinho

    Nossa o meu filho ta com estomatite, então comecei a pesquisar, levei ele no pediatra, ele me passou uns medicamentos. Mais nossa tadinho ele não consegue comer.

  42. Kathleen Karine

    Meu filho está tendo Estomatite e nunca sofri tanto na minha vida..
    Vendo o sofrimento dele agora ele está melhorando pois estou dando em Escalas Paracetamol e Dipirona entre Variações de Três Horas e aplicando um Spray anestésico…
    Ele já está bem melhor Graças ao meu Bom Deus…

  43. Fabiana

    Como é triste. A minha filha está com estomatite

  44. Adoramos o post, nossa filhinha está com isso.que sofrimento. e nos foi muito útil uma reportagem do dr. Drauzio Varela.

  45. Andréa Rosane Farias Paixão

    Eu tenho uma filha de 1 ano e 4 meses, ela está com estomatite, passei uma madrugada acordada com ela que só chorava, teve duas vezes vômito por causa da dor, mas ela senti fome e a minha sorte é que ela é forte e consegue comer mesmo que seja um pouco.

  46. Mislene Alves

    Oi meninas minha filha tem 2 anos e 11 meses e está com estomatite.Que doença terrivel ela sofre muito de dor.O pediatra receitou antbiotico ,analgesico e antinflamatorio e um spray que acabaram hoje.Mas a boca ainda está ferida melhorou mas ainda doi muito pra ela se alimentar e limpar a boca.Ela tomou por 5 dias será que é i suficiente?Será que ainda vai demorar pra cicatrizar?

  47. shirley

    Oi bom dia…
    Não encontrei os alimentos gelados para estomatite, pode me ajudar?

  48. Priscilla

    Olá minha filha faz 3 anos agora dia 25 e conhecemos essa tal estomatite muito triste mesmo muito sofrimento para eles, febre altíssima até o terceiro dia e agora com a boca cheia de aftas e a gengiva inchada e sangrante está melhorando já estamos no sexto dia desse sofrimento e é difícil vê-la sofrendo tanto está praticamente a base de água e danone, mas espero que ela sare logo. Boa Sorte a tds!

  49. Thalita

    Meu filho tem 6 meses e esta com estomatite tadinho o medico mando que eu desse paracetamol e usar uma ppomada chamada gengilone começou sábado vamos ver ate dia vai isso

  50. Amanda richard

    Boa noite meninas minha filha tem 1 ano e 7 meses e tem dois dias que tá com estomatite, tô muito chateada já não sei o que Dá pra ela comer Pq tá difícil pra se alimentar já não sei o que fazer meninas ,

  51. juliana

    bom dia minha filha júlia de 2 aninho começou ficar enjoadinha sem querer comer chorava eu sem saber oque fazer estava ficando desisperada vendo minha filha sem comer ela até tentava comer um pouco mas não conseguia levei na pediatra descobrei que estava com etmatite

  52. juliana

    bom dia minha filha júlia de 2 e um meses aninho começou ficar enjoadinha sem querer comer chorava eu sem saber oque fazer estava ficando desisperada vendo minha filha sem comer ela até tentava comer um pouco mas não conseguia levei na pediatra descobrei que estava com estomatite uma bolinhas vermelha na garganta ela so pode comer frio ou gelado até fica boa.

  53. Lúcia Rodrigues de Andrade

    Bom dia, estou muito triste e preocupada, pois hj meu neto de 2 anos e 8 meses foi diagnosticado com Estomatite, apesar de ter tido dois filhos, hj já adultos, inclusive um deles é a mãe do Davi meu neto, nunca passei por isso com eles. E qdo se trata de neto as preocupações aumentam. O que mais me preocupou foi o fato de que se afetar as córneas pode causar danos irreversíveis. Fora as dores, febres e incômodos para se alimentar.

  54. Thaís

    Meu filho está a cinco dias assim já fiz de tudo ele não aceita nada chora pedindo pra come e não consegue já passei nistatina floral até antibióticos o médico passou e nada resolve

  55. Marcella

    Minha filha teve o pediatra passou aciclovir por ser associado ao vírus da herpes , ajudou muito !!! Mas oq aliviou muito a dor e ajudou ela a se alimentar um pouco foi dar leite de magnésia :0 sim nem o médico falou foi um farmacêutico q deu a sugestão ! Impressionante como funciona dava uma colher de sopa na seringa jogava assim na boquinha até ela engolir , em alguns minutinhos ela parava de chorar e já aguentava um iogurte ou gelatina !

  56. Rosa Sass Filadoro

    Meu filhote teve 2 vezes estomatite: com 1 aninho e depois teve sapinho com 1 ano e 11 meses.
    Foi horrível…primeiro por eu não saber como lidar, pq ele só chorava, SÓ CHO-RA-VA. Parou de comer e inclusive de mamar!
    Emagreceu cerca de 2 Kg pq foram 2 semana tensas…só de colo e sorvete de massa (que era o que o sustentava e aliviava um pouquinho a dor).

    O levei no hospital por conta da altíssima febre (39,8). A médica lá falou de uma tal de estomatite e passou um remédio. Fiquei com o pé atrás e não comprei o remédio. No dia seguinte fui à pediatra onde ela deu o mesmo diagnóstico. Chorei horrores junto com ele. A dor dele era a minha dor…ele tinha fome, mas não conseguia comer, tadinho.

    Aos poucos o remédio foi fazendo efeito e do sorvete passou pra mamadeira, depois sopa geladlinha sem NENHUM sal. Mas foram 13 dias HORRÍVEIS.

    E 11 meses depois, achei que era estomatite de novo, e não…era SAPINHO. Os sintomas comportamentais são os mesmos, sem comer por uns 6 dias. Ser mãe não é nada fácil, mas vale, E MUITO, o esforço e a dedicação.

  57. Raniele

    boa tarde… meu filho começou a não querer comer, e fui ver ele estava com a boca cheia de ferida nem mesmo o mamar dele ele não quer mais, ai começou a surgir machinhas vermelhas formando bolinhas nas mãos e nos pés e estão começando a se espalhar pela as perna e braços, fiz exame de sangue e não deu nem um tipo de infecção. será que tem algo que possa fazer para amenimizar a dor ?

    1. Macetes de Mãe

      Você deve levá-lo ao pediatra, Raniele.
      Bjs

  58. marcia

    gente meu filho tem 3 ano e 9 meses e esta sentido todos esses sintomas e ñ esta comendo nd
    antes disse ele comia super bem e isso esta me preucupando ….
    isso é grave ???? e o q eu faço pra curar ???

    1. Macetes de Mãe

      Você deve levá-o ao pediatra, Marcia.
      Bjs

  59. Eligiane Alves de Sousa

    Minha bebê de 7 meses estar também com estomatite !!! Choro junto c ela …..meu amorzinho!!!!

    1. Bruna

      Bom dia Eligiane, tenho um bebê de 1 ano e ele foi diagnosticado ontem com estomatite, como já foi falado não existe tratamento certo….o que se pode fazer é usar analgésicos e antitérmico para amenizar a dor, porém a minha pediatra (de muita confiança) me passou uma receita para passar na boquinha do bebê para anestesiar e amenizar a dor, depois que fiz e passei no meu bebe, ele voltou a comer pois como as aftas ficaram anestesiadas ele não sentiu dor para se alimentar! Vou passar pra vc…..caso queira tentar.
      COMPRAR:
      Nistatina suspensão oral = 1 frasco
      Dexclorfeniramina 2mg/5ml = 1 frasco
      Xilocaina gel = 1 tubo

      Com esses três remédios voce vai fazer uma mistura:
      3ml de nistatina
      1ml de dexclorfeniramina
      1ml de xilocaina
      Misturar tudo e aplicar na língua, gengiva, bochecha e céu da boca com a ajuda de uma fralda. Essa mistura é para cada uso, usar 3x ao dia. Procurei usar uma meia hora antes das refeições!

      Boa sorte com a sua bebê!!!!

  60. Adela

    Meu bebê tem 4 meses, ele foi diagnosticado com estomatite, agora ele está com fome mas, faz 12 horas que não mama , estou muito preocupada ele se desidratar…

  61. Diego

    Eu sou pai e não aguento ver meu moleque chorando toda hora. Estava com 4 aftas enormes na boca. Não existe nada pior do que ver seu filho passando mal, levar no médico e nem ele sabe oq passar… passa somente remedio para aliviar a dor. Meu menino tem 2 anos e 9 meses. Queria um anti viral. Por que ninguém inventou isso ainda?! esse tal de aciclovir. Será que ele pode tomar. Estou desesperado.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Diego!
      Imagino sua tristeza :( não é fácil ver nossos pequenos chorando.
      Infelizmente não sei te dizer se ele pode tomar. Espero que já esteja melhor. Abs

    2. Laura

      Me falaram sobre tomar Nistatina… Mas seria melhor perguntar a um médico…

  62. LETÍCIA

    Ola minha filha de dois anos e sete meses contraiu esse vírus. A nove dias teve um febrão a noite toda sem dormir. No início imaginei que fosse um resfriado,pois o nariz estava congestionado. De manha levei no pediatra ele disse que não era nada. Porém no dia seguinte uma ferida debaixo da língua. Daí imaginei que foase estomatite. Levei no pronto socorro e logo o diagnóstico… estomatite
    Quando perguntei de medicamento o insensível do médico disse que não tem nada o que fazer. Fui na farmácia, e um farmacêutico me indicou o mesmo que muitos aqui usam,Hexomedine
    Porém o alívio é pequeno e rápido
    Mais qndo está doendo muito ela mesmo pede pra por.
    Porém a dois dias me vi com febrr alta ,muita dor de cabeça, e no corpo. Achei que seria garganta.
    Mais pra minha infelicidade e surpresa apareceu na minha garganta várias feridas e gengiva muito inchada…ou seja estomatite
    Agora que as feridas da minha filha ta melhorando
    Será que corre o risco de ela se contagiar de mim de novo ?

  63. Laura

    Minha filha em seis anos e três meses. E está com estomatite. Sem dúvida é a pior coisa pela qual a vi passar. Teve as febres altas por cinco dias e meio. Está no sétimo dia da doença e só a febre passou. Está com feridas enormes e feias inclusive nos lábios. Não come, só bebe pouca água na seringa. Não aceita passar o Hexomedine, nem a pomada que o pediatra receitou. Emagreceu visivelmente.
    E eu estou arrasada. Dói demais ver a bichinha desse jeito. Dizem que dura de dez a quatorze dias… Não vejo a hora de passar…

    1. Dayane

      A febre começou quando?

  64. Dayane

    A febre aparece quando?

  65. Rayane

    Meu filho de 2 anos está com esses sintomas, levei ele ao pediatra e ele me disse que ele tava com a Síndrome Mão Pé Boca, passou uns remédios e tals. Meu filho ficou a semana bem mais quando foi quinta feira amanheceu com uma ferida na língua e desde então tá com febre altíssima, e não quer comer nada muito mal bebe água.
    O que eu faço? Me ajudem por favor.
    A e aliás semana passada ele já havia dado febre ficou uns quatros dias sem dah febre e na quinta a febre voltou.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Rayane!
      Tem um texto sobre a síndrome aqui: http://www.macetesdemae.com/2015/09/sindrome-mao-pe-boca.html
      Pode ser que te ajude.
      Bjs

  66. VANESSA MORAES

    Meu filho está com Estomatite, tem 3 anos.
    A pediatra mandou lavar a boca com bicarbonato de sodio ( se preparem por q choram demais), Nistatina 1 ml de 6 em 6 horas e AD MUC.
    Que doencinha terrível essa.

  67. Mariane

    Meu filho de 1 ano teve… Meu marido pegou e eu também… É horrível… A boca dele chegou a sangrar… 😩😓 ainda bem que já passou!

  68. Juliane

    Passei por esse problema, mas não sabia que é assim que chama. Minha pediatra aconselhou também que durante alguns dias eu passasse a comida do Davi no liquidificador e que desse preferência a alimentos mais adocicados como beterraba e abóbora.

  69. Delaie

    Bom dias,
    O meu filho tem 2 anos e 04 meses, esta com as feridinhas na boca e nas amídalas a medica do Pronto socorro mandou eu dar antibiótico sendo que ele esta vindo de um outro tipo de antibiótico, porem n comprei ainda,
    Sera que devo dar esse antibiótico?pois li em um outro site que n adianta e sim tomar remédio
    para dor

  70. Sou pai e blogueiro, e hoje meu filho acordou com esses sintomas, como de costume vim buscar informações na internet pra não me preocupar até leva-lo ao médico, e agradeço pelo post.

    Estou muito mais tranquilo agora.

  71. Daniela

    gente o segredo da estomatite e limpar com gasinha molhada com agua filtrada e bicabornato,pois akelas placas branca não deixa a criança comer pois os fungos estão ali tem que limpar vai sair sangue e as placas bracas mas vai melhorar .

  72. Rafaela

    Oi meu bebê tem 6 meses ,apareceu com uma febre repentina e no dia seguinte apareceu umas bolinhas na pena no rosto e afta na boca ,ele não conssegue comer nada ,levei ao hospital a medica disse que é Estomatite e que leva 10 a 15dias ,to desesperada vendo meu pequeno sofrendo alguém pode me dizer se leva tudo isso de tempo mesmo?

    1. Shirley Hilgert

      Costuma demorar mesmo. Infelizmente. bjs

Deixe seu comentário