Organizando a casa para iniciar o ano

Como já comentei em outro post, a palavra de ordem de 2014 é LEVEZA. E, sendo assim, uma das coisas que resolvi fazer foi deixar a nossa casinha mais leve também , me desfazendo de tudo aquilo que não tem uso e organizando direitinho aquilo que sobrou. Eu tenho esse hábito, de fazer uma faxina geral, todo o início de ano, mas no ano passado, ainda vivendo a loucura da chegada do Léo na minha vida, não consegui. Então, você já viu! A casa juntou um monte de tranqueira de dois anos. Um horror!

Mas desse ano não passou! Desde sábado, estou feito uma doida dentro de casa, abrindo e tirando tudo de dentro de armários, gavetas, prateleiras e caixas, jogando muita coisa no lixo, separando muitas outras para doar e arrumando bem bonitinho o que realmente é útil em nossas vidas e vai ficar por aqui.

E fazendo essa organização geral, achei bacana vir aqui dar algumas diquinhas para vocês, para que, quem sabe, vocês também empolguem-se  com a ideia e resolvam fazer o mesmo. E, posso dizer? Vale muuuiiiiittttoooo a pena! Quando temos filhos, juntamos mais tranqueiras ainda e temos menos tempo para encontrar o que precisamos no meio do caos que vira as nossas casas, então, ter menos coisas e tudo bonitinho no seu lugar ajuda muito.

Abaixo as minhas diquinhas para a organização anual de início de ano.

Comece por aquilo que você julga mais importante ter organizado, pois nessa hora você estará mais animada e aí se dedicará melhor à tarefa. Conforme o tempo vai passando, o cansaço toma conta e a empolgação com a tal faxina vai baixando e aí, não tem muito jeito, você vai fazer meio matado. Eu comecei pelo armário do banheiro, pois era algo que estava carecendo demaaaaaaais de uma arrumação. Depois, fui para o armário da cozinha e, por fim, para o guarda-roupas do Léo. Mas, é claro, que a tarefa não acabou. Pelos próximos dias deverei tirar mais muuuiiita coisas daqui de casa. Só espero que a empolgação dure e que eu ache tempo livre para fazer isso.

Como saber o que vai e o que fica? Muito simples! Se não foi usado no último ano ou se foi usado muuuuito pouco, eu me desfaço. Nada melhor para liberar espaço e deixar a energia fluir dentro de casa.

Depois que as coisas saíram dos armários, não deixe de passar um pano úmido com o produto de limpeza da sua preferência. Afinal, com o armário vazio a limpeza ficará beeeeem melhor.

Antes de colocar as coisas de volta, use e abuse de caixas organizadoras. Eu sou a tarada das caixinhas e potinhos, não vivo sem. Ao longo do ano guardo algumas caixas que julgo interessantes e depois as reaproveito para essa organização dos espaços. Fica super prático. E, e outra dica: latas de leite em pó também são ótimos organizadores. Vários itens pequenos, como medicamentos, linhas e agulhas, material de escritório, etc… podem ser guardados dentro delas.

De quanto em quanto tempo tem que se fazer essa super faxina? Eu tenho o hábito de fazer sempre no início de janeiro, justamente aproveitando aquela empolgação típica de ano novo, mas nunca deixo de fazer uma “revisão” semestral, já que temos o hábito de viver trazendo coisas novas para dentro de casa.

Sempre que faço essas faxinas fico pensando como é incrível o fato da gente juntar um monte de coisas, não usar um tantão delas, e simplesmente ir se acostumando com a presença delas dentro de casa. E aí, elas ficam lá, por meses e meses ocupando um espaço no qual poderia estar algo realmente útil, de forma mais organizadinha e levando mais praticidade às nossas vidas.

E vocês? Como é por aí? Também cultivam esse hábito de receber o ano novo com a casa limpa e livre de tranqueiras? E quais são as suas dicas e macetes para executar essa tarefa?

Abaixo algumas fotos da minha organização:

organizando a casa 1

Tantão de coisas que saíram dos armários.

organizando a casa 3

Como já comentei, sou a louca das caixinhas. Uso essas duas para organizar os cosméticos em cima da pia.

organizando a casa 4

Mais caixinhas organizando as gavetas. Essa é a gaveta de maquiagens.

organizando a casa 2

Latas de leite em pó organizando a caixa de remédios.

7 comentários

  1. Vanessa Sayão

    Comecei arrumando a pasta de documentos!!! Estava tão cheia de papel que já não fechava mais.Tirei demostrativos de contas já pagas de 2013 e só ai diminui metade do volume da pasta… Esse fim de semana irei para os armários também e já sei que lá ficarei o fim de semana todo ;)

  2. Viviane

    Sempre faço isso também, inclusive começei o dia hoje na faxina no guarda-roupas do meu filhote. Ah, gosto demais das suas dicas!!!

  3. Joana

    Nossa, vou começar minha super faxina amanhã, estava fuçando na net para encontrar as dicas e fiquei super feliz de encontrar aqui.. Depois volto pra contar como foi.

  4. Me mudei em fevereiro do ano passado, e mês que vem, portanto, faz 1 ano. E vou usar o “aniversário de mudança” pra organizar tudo, como eu fazia na casa antiga. Eu sou a tarada pra mudar móveis de lugar rsrsrs… depois de uma faxina então, parece que é outro ambiente! Minha casa nova é pequena, então não tem muita opção de mudar muito, mas qualquer coisinha já faz uma diferença enorme!
    Beijos pra você.

  5. Germana

    Adoro sentir a leveza depois de jogar um monte de coisas inúteis!!! Gosto de fazer no fim do ano para começar o ano bem!

  6. Marcella

    Eu tb adoro as caixinhas, organizadores! Tenho 2 crianças de 4 anos e um bebê de 3 meses…então já viu né! Haja organização! Mas até acho que minha casa é organizada! Mas quero mais! A minha varanda de fundos é enorme e normalmente é nessa área que eles brincam, aí comprei um baú comprido desses que ficam no pé da cama e coloquei na varanda e ali dentro ficam as bolas e os carrinhos grandes! E no quarto deles tem umas 4 caixas organizadoras onde ficam os brinquedos e uma estante de 4 prateleiras…. E eles tb entraram na organização, o que eles tiram do lugar, depois guardam tudo! Muito bonitinho! Outro dia passo mas das minhas organizações!

    1. Macetes de Mãe

      Que bacana Marcella!
      Ótimo, vamos adorar mais contribuições suas :)
      Bjss

Deixe seu comentário