Saia tutu – aprenda a fazer

saia tutuSaia tutu é uma daquelas saias rodadinhas, bem armadinhas, feitas de tule e que ficam lindas para tirar fotos de bebês, usar em festinhas à  fantasias ou simplesmente vestir para se divertir.

Pois dá para fazer uma dessas saias em casa e é super fácil. Atém quem não tem muita experiência com o mundo da costura, se tiver um pouco de tempo livre e paciência, poderá se aventurar. Abaixo o passo a passo, que terei de um site gringo que, vira e mexe, eu visito.

1. Primeiro você deverá recortar um pedaço de tecido no formato circular. Opte por um tecido que seja da mesma cor do tule que você irá usar. No centro desse tecido, você fará outro corte circular, que será a cintura da saia. Esse corte circular menor deverá ser maior que o tamanho da cintura da criança, pois ele deverá passar pela sua cabeça ou bumbum na hora de vestir. Lembre-se também de cortar o círculo maior e depois o menor tendo em vista o comprimento da saia (se a distância entre a borda menor e a maior do tecido for muito pequeno, a saia ficará curta). Bom, depois disso feito, você deverá cortar um pedaço triangular do pano e depois unir as duas pontas através de uma costura. Veja a imagem que fica mais fácil de entender:

saia tutu 1

2. Depois que essa primeira parte estiver concluída, prenda o tule à saia. Para isso, corte tiras de tule vá costurando essa tira no tecido, de forma que o tule fica “massarocado” sobre o tecido de baixo. Se você usar uns alfinetes para prender antes e só depois dar os pontos, com uma linha da cor do tule e do tecido, ajuda. Veja como fazer:

saia tutu 2

3. A terceira fase do processo diz respeito à finalização da cintura da saia. Quando você recortou o círculo menor no tecido, ele com certeza ficou maior que a cintura da criança, para que ela pudesse vestir a saia. Agora, fixe um elástico largo nessa parte do círculo menor. O elástico sim deve ter o tamanho da cintura da criança, para que ele ceda quando passar pela cabeça ou bumbum (ao vestir), mas para que fique ajustado no corpo quando vestida a saia (dica, primeiro também fixe o elástico com alfinetes e só depois passe a costura definitiva). Veja:

saia tutu 3

4. Pronto! Sua saia tutu está pronta. Agora pode colocar na filhota e arrasar no modelito e nas fotos!

saia tutu 4

Tutorial completíssimo, com mais detalhes explicativos para a produção da saia tutu em: The Creative Vault. Não deixe de espiar. Lá tem todo o passo a passo e super explicadinho. Não tem erro.

6 comentários

  1. Ana Carolina

    Tem um jeito mais facil ainda de fazer esse tipo de saia! Só q o tule fica esticadinho!! E o melhor tudo é q vc nem precisa saber costurar!! É bem simples!! Eu fiz pra minha bebe de 11 meses tirar foto agora em janeiro!! Basta elastico e tule cortado o dobro do tamanho q vc quer! E ai é só ir dando nó no elastico!! E por fim uma fita de cetim pra dar acabamento
    Bjoss

  2. Camilla

    Lindo demais!

  3. Que lindooo! As fotos das menininhas também ficaram muito fofas! Parece bem fácil mesmo! Tenho uma afilhada de 4 meses e já fico imaginando ela com essas roupas fofas!
    Beijo.
    http://ideiasefilhos.wordpress.com/

  4. heloizinha

    linda a sai ameei!!

  5. REINALICE

    AMEI TODAS AS DICAS

  6. suelen

    Adorei tudo!!! muito lindo ,otimas dicas!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário