Será o fim da APLV do Léo?

Quem acompanha o blog sabe que o Léo tinha/tem APLV. Digo “tinha/tem” porque ainda não fizemos o teste definitivo para ter certeza de que ele está curado. Só que isso deve acontecer em breve. Muito em breve. E aí…. “guenta” coração de mãe.

Na verdade, já há alguns bons meses, o pediatra dele mandou eu introduzir leite normal na dieta do pequeno (para quem não sabe, ele toma um leite especial para bebês com APLV, que se chama Neocate) para testarmos como estão as coisas, só que não foi tão simples assim.

Primeiro, sendo prudente, ele pediu para eu apenas testar derivados e alimentos preparados com leite ou derivados. Ou seja, eu devia dar uma cenourinha refogada na manteiga, dar algumas colheradinhas de iogurte, oferecer um pedaço de queijo. Fazer isso em pequenas quantidades e dia após dia, para testarmos.

E eu, obediente como sou, fiz. Testei os alimentos preparados com um pouco de manteiga e “checked”, deu certo. Depois ofereci um pouco de iogurte natural e ele aceitou, bem pouquinho, mas comeu e foi tudo bem. “Checked” também. Em seguida, foi a vez de dar alguns pedacinhos de queijo. Léo também comeu (pouco) e não teve nenhuma reação (refluxo, prisão de ventre ou diarreia).

E aí, seria a vez de testar leite. Só que, justamente na semana que fomos testar, ele teve um resfriado e o pediatra mandou segurar. Depois, ele melhorou, só que passou mal ao comer um ovo (vomitou), então, também achei prudente esperar uns dias para iniciar o teste. Na sequência, fizemos uma viagem ao exterior e eu fiquei com medo de fazer essa mudança brusca na dieta dele antes disso. Quando voltamos da viagem, ele estava com uma super virose, com vômito e diarreia e, é claro, eu não podia começar o teste. E, por fim, veio o final de ano. E com uma viagem para a Bahia programada, para um lugar quase inóspito de 800 habitantes, eu não podia me arriscar a ter o meu pequeno passando mal. Ou seja, segurei de novo o teste.

Só que agora não tem mais jeito. Não há mais desculpas. Eu preciso me munir de forças e coragem e preparar uma mamadeira de leite em pó “normal” e oferecer para ele.

Por que eu digo que preciso de coragem? Porque eu saí dessa história traumatizada. Encarar os primeiros meses de vida do Léo sem saber o que ele tinha e depois esperando ele melhorar (coisa que demorou) me abalou, mexeu comigo, me deixou super insegura com relação ao leite voltar para a dieta dele. Até porque, posso dizer que o Léo come derivados de leite, mas não necessariamente ama. Quando dou iogurte, são algumas colheradas e ele não quer mais. Ou seja, será que o fantasma da alergia foi embora mesmo ou será que ele está só mais calminho?

Posso ser sincera? Acho, de coração, que ele está curado. Acho que vou dar a tal mamadeira e ele não terá as reações bizarras que tinha há muitos meses atrás, quando mamava no peito e tomava leite artificial normal. Mas para mim será um desafio oferecer a primeira mamadeira de leite para ele. Sei que vou fazer isso com o coração apertado, prestando atenção a cada mínima reação, talvez até com os olhos marejados, lembrando de tudo que passei por conta dessa infame alergia (quem é mãe de uma criança com APLV vai entender PERFEITAMENTE do que eu estou falando).

Bom, em breve o teste acontecerá. Devo demorar um pouquinho para vir aqui contar para vocês qual foi o resultado, pois vou querer ter certeza de que tudo está bem antes de cantar vitória. Mas hoje peço, de coração, que vocês torçam por nós. Quero muito vir aqui e dar uma notícia positiva, que vai encher de esperanças tantas outras mães que vivem esse mesmo problema que eu vivi.

Desde já agradeço os pensamentos positivos! :-)

Entenda a nossa história com a APLV:

APLV – Alergia à proteína do leite de vaca – um problema nem sempre fácil de identificar

Desabafo de uma mãe com um filho com APLV

Como conseguir gratuitamente a fórmula para APLV

47 comentários

  1. Auro Florentino

    Pensamento positivo, sempre!

  2. Alessandra Garcia

    Boa Sorte!!! Vai dar tudo certo…

  3. Eliane

    Como nutricionista digo que você não precisa passar por esse estresse porque ele não precisa do leite de vaca, não dê. Deixe só com os derivados e algum leite em alguma receita culinária e capriche em outras fontes de cálcio. Pode oferecer leites vegetais…você acompanha o blog das Delícias do Dudu e conhece já as alternativas! Boa sorte.

  4. Vanessa Sayão

    Pensamento positivo e boas vibrações de mãe para mãe para você e para o Léo nessa nova fase. Vai dar tudo certo! Boa sorte ;)

  5. Carina Mendonça

    Oi Shirley. Eu sou mãe APLV. Já nos falamos algumas vezes. Neste final de ano passei por dois testes. O teste do ovo (Luca tb era alérgico a ovo) e o teste para sair do Neocate para o Pregomim. Você conhece? É um leite com a proteína hidrolisada. Esses testes Luca tem que fazer em um hospital, e tem que ser um hospital público, pois o laudo de médicos particulares não vale para que eu possa ganhar o Neocate da prefeitura. Ou seja… Imagina o stress!! Passamos horas fazendo esses desencadeamentos. É muito tenso. Sempre com medo da frustração, de voltar tudo…. Mas aparentemente Luca está livre da alergia ao ovo. Graças a Deus. E tudo indica que passará realmente para o pregomim(ainda está no período de observação). Ele aind está um pouco longe da cura total, mas isso dando certo já será um grande avanço.
    Tenha certeza absoluta que estou torcendo por vc. Como vc mesma disse, só mães de bbs APLV vão te entender 100%.
    Boa sorte pra vcs!!!!!

    Ps Com qt tempo está o Léo? Luca está com 1 ano e 1 mês.

    1. Shirley Hilgert

      Oi Carina, tudo bem? O Léo está com um ano e oito meses (faltam alguns dias). Que bom que por aí as coisas tem melhorado. Fico feliz! bjs

  6. Tamara

    Fingers crossed!!!!

  7. Juliana Moura

    Passei por isso a quase três meses aqui em casa, e graças a Deus deu tudo muito certo…Trocamos o Pregomin Pepti pelo leite normal, até agora tudo certo…o pior aqui no meu caso é que o irmão mais velho, ele tem 7 anos tem IL e acha que como a irmã de 1 ano e quatro ele pode tentar a introdução do leite mas no caso dele não é bem assim…mas vamos levando com dois tenho que ter um jogo de cintura para lidar com essas questões…Adoro deu blog…e vai dar tudo certo…

  8. Paola Lara

    Estou nessa também, ainda não introduzi nada com traços de leite na dieta do Rafa, pois a pedido do medico estou aguardando os seus dois aninhos (maio) para começar a saga…

    Estou na expectativa de que dê tudo certo… assim espero.

    Abraços, e boa sorte!!!

  9. carol

    Shirley, vc fez exame de sangue nele? Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Fiz há algum tempo atrás. bjs

  10. Andressa Secco

    Pense positivo, vai dar tudo certo!!! Eu tbm tenho uma bebê com essa Alergia e tbm passei por situações terríveis e fico pensando no dia em que a pediatra vai introduzir o leite na dieta dela, é dificil para nós superarmos o mede de tudo o que aconteceu voltar a acontecer, mas tenha fé que ele com certeza está curado e vai dar tudo certo.

  11. Ylusca Lages

    Oi Shi, esse é meu 1º comentário no blog que acompanho desde de grávida. Primeiro devo agradecer você por tudo, pois foi através do blog que descobrir APLV da minha bb hj com 6 meses. Sim foi através do seu blog que ouvir falar de APLV foi através do seu blogs que comecei a relacionar os sintomas da minha bb com APLV e comecei a pesquisar sobre isso, foi eu quem fiz o diagnostico da minha bb é só confirmei com a equipe médica e foi através do grupo de mães do seu blog que conheci outro grupo de mães com filhos APLV que tem sido imprescindível nessa caminhada rumo à cura APLV.
    Hoje estou muito feliz por você e espero de coração que tudo der certo.

    1. Shirley Hilgert

      Ylusca, tudo bem? Fico muito feliz em saber que o MdM ajudou você a identificar o problema da sua filha. Que alegria perceber que a nossa história está sendo útil para outras pessoas. Beijos! Boa sorte para vocês.

  12. Anna

    Tomara que dê certo e que o Leo esteja curado. Sei o quanto testar vai exigir coragem, mas faz parte, né? Meu filho de 2 meses tem APLV também e não vejo a hora de poder dizer que ele está curado. Mas sei que ainda vai um bom tempo.
    Boa sorte e coragem aí.

  13. Caroline

    Olá Shirley!! Adoro os posts do seu blog, são ótimos, completos e que, com certeza, ajudam muita gente! Meu bebê foi “diagnosticado” aos quase 3 meses. Até os 3 meses foi o maior perrengue pois ele chorava muito com cólicas e gases. Até então o que ouviamos falar era: é cólica e passa aos 3 meses. Disse “diagnosticado” porque até hoje nenhum pediatra nos afirmou isso. Moro numa cidade onde pediatras bem orientados quanto a APLV é escasso! Só depois que apresentou sangue nas fezes é que desconfiaram. E aí foram intermináveis 3 meses de dieta, sem apresentar melhora no quadro, até que desisti do LM e parti pro Neocate (não conseguimos nenhum auxílio da prefeitura). Mas graças a Deus hoje ele está muito bem (tem 9 meses), come muito bem, está um bebê bem mais tranquilo. Fico ansiosa e ao mesmo tempo receosa quanto aos testes que em breve sei que terei que passar.
    Que Deus abençoe o Leo! Vai dar tudo certo!!!

  14. Raquel

    Lendo seus relatos tenho quase certeza que meu bebe tem Aplv. So que ele ganha peso normalmente entao a pediatra diz que nao deve ser Aplv. Mas meu bebe tem muita dificuldade para mamar, faz coco muito mole e muito acido (assa semana sim e semana nao) e ate hj com quase 5 meses tem gases e colicas

  15. Julien

    Boa sorte, minha pequena também tem APLV e eu sei o que passamos até descobrir.

  16. Alessandra Dias

    Fé, vai dar tudo certo! o seu coração de mãe, já até te disse isso!

  17. Alessandra Dias

    Fé, vai dar tudo certo! E seu coração de mãe já sabe disso!

  18. Bianca Siquieroli

    Estou torcendo por vocês, tenho uma bebe de 4 meses e ela tambem tem alergia, e sei direitinho o que esta passando o problema é que a minha nao quer tomar o neocate de jeito nenhum, e a pediatra pediu pra desmamar ela porque direto saia sangue nas fezes dela mesmo eu fazendo toda a restrição alimentar (nao comendo nada que tinha proteina do leite ou ovo), o unico leite que ela tomou foi o Nam Soy, mais tenho notado que ela esta com muita colica. Já estou ficando nervosa, pra ver se consigo introduzir o neocate!!!
    Estou na torcida por vocês assim como desejo que a minha melhore logo!!!

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada!!!! bjs

    2. Mariana

      O meu menino tb não aceitou o neocate, me orientaram a aumentar a diluição (1 medida para 60ml água) e deu certo! dei diluido por um dia e depois ele aceitou normal, mas eu coloco umas gotinhas de essencia de baunilha…

  19. Renata

    Estou emocionada com seu relato, e desejo do fundo do coração que você alcance a cura do seu lindo filhote…meu filho de 1a e 1m tem APLV e peço os dias a Deus por sua cura…volte para contar como foi…Deus abençoe vcs!

    1. Shirley Hilgert

      Obrigada!!!!

  20. Izabela

    Deus vai abençoar e tudo dará certo.

  21. Marcelle

    Oi passei por isso c minha filha de 6 anos e hj o meu bb de 4 meses tb tem. Ela foi até os 2 anos. Testamos c 1a6m e c 2a, mas eu dava bem pouquinho do nan só p testar, n era a mamadeira cheia n. Na primeira tentativa a reação foi na pele, o q nunca tinha aparecido, ela ficou cheia de placas vermelhas.
    E c 2 anos deu td certo. Mas ela n curtiu mt as coisas c lactose pq nunca tinha comido, até hj tem coisas q ela n se agrada mt, quase não come e sinceramente n faço mta questão pq n são tão saudáveis. As pessoas estranham pq ela n liga p chocolate, mas ela n foi acostumada a comer, então n liga.
    Desejo q td de certo. E agr estou tb na dieta brava c meu bb, estou amamentando e esta mt difícil, ele tb toma neocate, vamos ver até qdo. Comecei a dieta na segunda semana de vida dele. Gd bjo adoro seu blog

  22. Louise

    Olá, Shirley!! Acabei de descobrir que o meu filho com um ano tem APLV!! Surpreendentemente ele ainda mama no peito e eu sempre tomei leite e ingeri alimentos deriavdos do leite, ele nunca apresentou reação alguma!! Apenas quanto tentei desmamar ele apresentou as reações! Acompanho sempre seus relatos sobre a APLV e tenho uma dúvida! Nesse processo todo de restrição alimentar do Léo em relação ao leite ele fez algum tratamento para a alergia (coloquei assim, pq não sei se é dessa maneira q posso falar)? E baseado em que você e os médicos resolveram que era hora de reintroduzir os alimentos e finalmente o leite na dieta dele!! Bjo, adoro seu blog!!!!

  23. Sabrina Caetano

    Olá Shirley.. sou mãe de gêmeos, o Miguel e o Pedro, que hoje tem 2 anos e quase 10 meses. Descobri que somente o Pedro tinha APLV. Descobrimos quando eles tinham no máximo 4 meses( olha quanto tempo nós sofremos). Foi uma luta até descobrirmos, ele chorava de dor, os médicos diziam que era cólica comum.. mas não desistimos e procuramos uma gastro que receitou o aptamil pepti e, então, pela primeira vez vi o Pedro Henrique dormir sem chorar ou se contorcer de cólica. Ele tomou o aptamil puro até um ano e meio praticamente, mas já iniciamos a entrada dos alimentos derivados e vez ou outra ele tinha reações (diarréia na maioria das vezes). Foi quando começamos a fazer as mamadeiras com medidas alternadas, por exemplo, para cada 4 medidas do aptamil pepti usavamos 1 medida do aptamil comum. E assim foram aumentando as medidas do leite comum até que ao completar dois anos o Pedro estava totalmente curado. Hoje come de tudo e toma leite em pó, o aptamil 3. Geralmente as crianças com APLV são curadas aos 2 anos, ainda bem!!!

    Espero que o seu pequeno já tenha se adaptado…

    PS: Adorei o seu blog, parabéns!!!

    1. Shirley Hilgert

      Sabrina, obrigada pela dica!!! Estou tentando dar leite em pó normal para o Léo, mas ele está estranhando o sabor. Mas não desisto. :-)
      Mas tudo de leite que ele tem experimentado (derivados) ele tem aceitado bem.
      Bjs e obrigada pela dica.

      1. Karla

        Oi Shirley! Se não deu reação para os derivados de leite significa que ele não tem mais APLV certo? Que ótima notícia!

  24. Gabriela Trazzi Carvalho

    Oi, Shirley! Mais alguma novidade quanto à introdução do leite na alimentação do Léo? Te mandei um e-mail sobre isso, pois estou também nesta fase com o meu filho de 1 ano e 2 meses e esta noite ele vomitou. Estou desconfiando que é por conta do leite… Que tudo dê certo com os nossos pequenos! Bjs

    1. Shirley Hilgert

      O Gabriela, respondi por email. vc recebeu? bjs

  25. Márcia Valéria

    Olá…
    Sou fá do seu blog…
    Meu filho tem 2 anos e 9 meses eu descobri ALPV nele com 1 mês. Este mês fizemos o teste nele e deu tudo Zerado Classe 0 Negativo. Estou incluindo aos poucos alimentos com leite e derivados, até agora tudo bem não teve reação….

    E o seu filho curou????

    bjs

    1. Shirley Hilgert

      Márcia, tudo bem? Estamos ainda fazendo testes. Derivados ele come normalmente, mas o leite só introduzimos há alguns dias. Como hoje ele teve um pouco de diarréia, ainda não podemos dizer com 100% de certeza que está curado. Vou seguir dando e verei como será. bjs

  26. Thalita

    Shirley, tudo bem?
    Faço parte de um grupo no facebook de mãe de filhos alérgicos, e essa semana foi lançada a campanha #poenorotulo. Não sei se chegou até você alguma coisa sobre isso, mas é basicamente uma forma de chamar a atenção para a importância de se ter identificado nos rótulos de produtos industrializados os possíveis alérgenos.

    Como você tem muitas seguidoras e com certeza influencia muita gente, será que poderia dar uma força? Desculpe se estiver sendo inconveniente, pode inclusive apagar meu comentário se achar que estou sendo!

    Atenciosamente,
    Thalita

    1. Shirley Hilgert

      Thalita, tudo bem? Obrigada pela informação. Já aderi ao movimento. Quero e vou muuiiiitto colaborar. Ideia genial! Beijos!

      1. Thalita

        Poxa Shirley, você não sabe como fiquei feliz!!!

        Muito muito obrigada! De coração mesmo!

        Beijo!

  27. geise

    oi Shirlei !!!

    estou acompanhando sua trajetória com seu pequeno, estou com minha bebe completando 2 meses hoje e tomando Label para refluxo, no entanto como sou mãe curiosa igual vc, pesquisei muito sobre aplv e vejo muitos dos sintomas e queria tirar algumas duvidas com vc ja que passou por isso, porque se DEUS quiser e ele quer seu pequeno ja esta curado !!!

    toda vez que ele mamava ele vomitava ??? chorava para mamar??? quando estava acordado passava a maior pare do tempo chorando???

    então a Sophia não chora para mamar, ela mama bastante, muitas vezes acho que ate se enche de tanto mamar…( estou dando peito e quando preciso sair a minha mãe da uma mamadeira de complemento- aptamil AR) ela passa algum tempo durante o dia bem querida, ou dependendo do dia, o dia inteirinho ….. no entanto sinto dificuldade na respiração dela em muitos dias, quando resolve vomitar , vomita muito e tem dias que tenho que passar com ela no colo….esta com muitos gases, com cheiro bem ruim….

    você acha que precisamos nos preocupar, minha pediatra diz que é so refluxo, mas estou preocupada…..e nao consigo parar de pensar nisso, quando vejo leite e derivados fico pensando se devo ou nao comer…

    adoro seu blog e nada melhor do que conversar com quem ja passou do que esperar uma resposta que nunca vem….

    boa noite e aguardo sua noticia de que seu filhote esta bem….

    abracos geise

    1. Shirley Hilgert

      Olá, ele nunca vomitava, na verdade. O refluxo dele era oculto. Mas ele chorava em TODAS as mamadas, passava o dia soltando puns e chorava muito. Muito. Abraços!

  28. Monica

    Oi, Shirley! Conheço seu blog há pouco tempo e adoro! Resolvi pesquisar sobre APLV, pq minha filha de 8 meses tem (descobrimos com 4 meses). É angustiante, e o que me faz sofrer também é o fato de que muitas pessoas acham que eu exagero, que a Olivia não tem nada… parece piorar mais minha ansiedade… Eu e meu marido pretendemos ir ao Chile em abril, mas confesso que estou super insegura, pq ela já come papinha no almoço e jantar. Como é bom ter um cantinho onde podemos desabafar e trocar informações! Parabéns pelo blog! Bjs

  29. Karla

    Ola Shirley! Minha filha esta com 5 meses e toma Neocate desde os 2 meses. O que acho estranho e que ela mama muito pouco para 5 meses, somente por volta de 90 mls. Ja ouviu dizer que este leite e tomado em menor quantidade do que os demais?

  30. Priscilla

    Ola Shirley! Meu filho vai fazer 5 meses amanhã e também tem APLV descobri a mais ou menos um mês, quando tentei introduzir em sua dieta o leite normal, tentamos o Pregomin mas não deu certo, ele esta tomando o Neocate as uns 15 dias, não vejo a hora de tudo isso acabar, me emocionei com seu relato e de coração desejo que seu filho já esteja livre da APLV. Que Deus abençõe voces….

    1. Shirley Hilgert

      Priscilla, boa sorte para vocês! Vou ficar na torcida. bjs

  31. Dayane

    Boa tarde Shirley,

    Não sei se poderia proceder desta forma mais tomei a liberdade para anunciar aqui que tenho 3 latas Neocate Junior fechadas para venda R$ 60,00 cada e 2 abertas praticamente cheias para doação. Todas estas latas foram compradas por este motivo as fechadas estamos vendendo.
    Meu filho teve alta da Gastro Pediatra depois de 8 meses de tratamento somente com o Neocate e graças a Deus depois da provocação a Alergia não existe mais.

    Se alguém tiver interesse e quiser entrar em contato no dayanemafra@hotmail.com estou a disposição.

    Abraço.
    Dayane

  32. Debora

    Shirley fico feliz em saber que “o inferno” chegou ao fim. Meu bebe começou no neocate tem 10 dias.
    Você fez algum tratamento para que a alergia fosse embora mais rápido?

  33. ana carolina valencio

    Quando comecei a desconfiar que minha menina tinha APVL procurei muitas informações na web, foi quando cheguei ao seu blog. O seu relato com o Léo me ajudou a diagnosticar a alergia da minha filha. li tudo o que vc escreveu … hoje estou na fase de começar a transição para ver se a alergia passou. Estou com as mesmas dúvidas e angústias que vc relatou, mas com uma esperança no coração da alergia ter passado. Não vejo a hora de dar uma mamadeira de leite de vaca para ela rsrsrs. obrigada por compartilhar suas experiências. Elas foram fundamentais para eu passar com esperanças de melhoras, o início difícil, de choros e muitas cólicas. Pq como vc fez, só quem tem filhos com APVL entende. Obrigada!

Deixe seu comentário