As 20 coisas que mãe detesta

coisas que mae detestaSe tem uma coisa que eu tenho certeza (agora, é claro!) é que só entende o que é ser mãe quem é. Quem imagina, lê a respeito, convive com sobrinhos ou afilhados pode ter uma vaga ideia, mas só sente na pele mesmo quem pariu. Fato!

E é por isso que só mãe entende as frescuras de outras mães (que para mim não tem nada de frescura). Quem não é, quando vê a gente fazer algum comentário, observação, alerta ou pedido, vira a cara e faz biquinho, achando tudo aquilo um exagero. Mas vai ter um filho para ver se não ia fazer igual? Ah, ia! Aposto, que ia!

E pensando nessas “frescuras” de mãe, que como disse para mim não tem nada de frescura, resolvi fazer o post de hoje, com uma listinha básica de 20 coisas que mãe detesta. Justamente, para evitar que os desavisados saiam cometendo gafes por aí e criando mal entendidos ou verdadeiras guerras familiares (ou você duvida que uma mãe, do alto do seu desequilíbrio hormonal, poderia decretar guerra contra a cunhada, sogra, prima o tia que ultrapassou os limites? Eu não! Não duvido nada!).

Enfim… com vocês, as 20 coisas que mãe detesta! (e não deixem de compartilhar com os desavisados, viu!)

  1. Que acorde o bebê/criança
  2. Que dê comida sem perguntar antes se pode
  3. Que fique passando o bebê de colo em colo (quando é recém nascido)
  4. Que pegue o bebê no colo e não solte mais (quando é recém nascido)
  5. Que beije a mão e rosto do bebê (quando é recém nascido)
  6. Que faça visitas sem avisar (também quando é recém nascido. Tudo é mais complicado nessa fase)
  7. Que questione se mama no peito
  8. E, se a resposta for não, que questione por que não mama
  9. E, se a resposta for sim, que questione por que ainda mama nessa idade (não dá para acertar nunca, vocês já viram, né!)
  10. Que fique perguntando por que a criança chora tanto
  11. Que fique perguntando por que a criança não dorme
  12. Que fique perguntando, sem parar, se o bebê não está com frio, calor, fome, entre outros…
  13. Que questione a decisão do tipo de parto
  14. Que questione por que o bebê ainda não senta, não fala, não engatinha, não anda
  15. Que insista que no seu tempo as coisas eram diferentes (e melhores)
  16. Que faça comparações, sejam da criança ou da mãe
  17. Que questionem a decisão de colocar na escolinha, não colocar na escolinha, contratar babá, não contratar babá, largar o trabalho para cuidar do filho (enfim, qualquer uma dessas decisões. Não é necessário questionar, garanto que a decisão foi muito, muito, muito bem pensada! E, muitas vezes, sofrida)
  18. Que condene as decisões sobre a alimentação da criança (sempre tem alguém achando que é um exagero os pais darem só orgânicos ou o fim do mundo a criança ter comido um Danoninho com dois anos de idade. Mais um assunto difícil de agradar todo mundo).
  19. Que fique contando vantagem, falando que o filho dormiu a noite toda com dois meses, atingiu todos os marcos de desenvolvimento antes da hora, come de tudo sem reclamar e é super comportado (mentir é feio, viu! kkk!)
  20. E, principalmente, que julgue e condene sem nem saber o que se passa na casa do outro. Uma das coisas mais comuns hoje em dia! Até para quem é mãe e bastante experiente no assunto (que vergonha!!!)

Querem aumentar essa lista? Com certeza dá! Deixem, nos comentários abaixo, a listinha das coisas que vocês detestam quando fazem com vocês ou com os filhotes. Com certeza, muitas outras mães vão se identificar.

Leia outros posts similares:

 

 

 

282 comentários

  1. FLAVIA

    amiga, tem que colocar ai que uma das coisas que as mães odeiam, é a avó, (geralmente a sogra), falando o tempo todo que o bebe esta com fome, mesmo que tenha mamado a 15 minutos….rsrs… eu odiava!!!

    1. Andy

      outros que incluiria e que vivenciei e me irritam ainda:
      – nossa, não tem nada da mãe (principalmente a mesma pessoa falando a toda hr)
      – como se parece com a tia, ela até parece a mãe do bebê (ah isso me deixou o bicho)
      – postarem fotos sem te pedir
      – dar milhões de palpites sem que vc os solicite
      – nossa, o filho do fulano é mais novo e bem mais gordo
      – tá com soluço, dá um susto (se tratando de bebe pequenino)
      – fazer visitas de manhã não se importando em acordar mãe e bebe que dormiram tarde ou acordaram durante a noite
      – levar pessoas estranhas junto na visita sem perguntar se os donos se importam

      1. marcia

        E quando dizem que o seu bebê se parece com todos da família, menos com vc…
        Só falta dizer que parece mais com o animal de estimação do que com a mãe. …
        Ódio

        1. Suellen

          Pior… no meu caso ele realmente é a xerox do pai. Mas quando eu acho algo parecido comigo minha sogra logo corta: “Nããããão, meu pai era assim tb”, “fulano da pqp da minha família, da 23º geração atrás tb era assim”. Simplesmente tudo que eu acho que meu bebê é parecido comigo ela acha alguém da família dela ou do meu sogro pra comparar e dizer que não tem nada meu! Dá um ódio!

          1. heny fabri

            oi,comigo tambem e assim,se falo que meu filho tem a orelha parecida com a do meu irmao ja vem meu sogro e diz”ah a orelha dele parece com a do pai da Terezinha(minha sogra),e se falo que ele tem a sobrancelhas igual a minha a sogra ja diz “parece com a da Vanessinha”(cunhada) isso me irrita,e pra piorar minha sogra pensa que e mae do meu filho se ela pega o menino no colo ninguem mais pode pegar nem eu,fico furiosa.

          2. Wh

            Me rachei de rir com o comentário da Suellen! ahsuasuasha dá raiva mesmo viu!

          3. sandr

            Eu odeio quando colocam comida na boca do meu bebê com o talher que está sendo usado Afffff q nojo

          4. Cristina

            Eu passo a mesma coisa… meu filho nasceu a cara do pai mas está mudando e agora tem vários traços e jeito meu, muitas pessoas já falam isso… mesmo assim a família do meu marido só ve o deles, falam como se eu tivesse sido so uma barriga de aluguel “deles”…. é um tal de “nosso” bebê pra ca e “nosso” bebê pra lá… da vontade de falar: nosso o casse#e que o bebe é meu….
            O cúmulo foi minha sogra falar que o olho azul dele é igual o da avó dela… só um detalhe, eu e metade da minha família temos olhos azuis… vai vendo….

          5. Mamãe de Primeira Viagem

            Suellen, passo pela mesma situação. Outro dia me irritei e mandei uma foto minha bebê pra minha sogra e escrevi assim ” até que eu era bem bonitinha né? Não vejo mal algum minha filha parecer um pouco comigo”
            Será que existe algum artigo que trata sobre esse tema? Gente! Pra que tanta comparação?! Minha filha não pode parecer simplesmente com ela?

        2. Mamãe de Primeira Viagem

          Nossa! Tbm não aguento isso… É a cara do pai! Não tem nada de você. Parece com o pai, avó, prima de 3.º grau, aquela tia que vc nem conhece, vizinho, cachorro, gato, papagaio, piriquito…
          Affffffff!!! Cansa!!!

      2. Wh

        Adorei o que algumas disseram sobre: “é a cara do pai” , “tem o cabelo igual da tia (irmã do pai do bebê)” , ” a tia (irmã do pai do bebê) tb demorou pra andar” , faz isso ou aquilo igual ao pai ou igual a qualquer outro ser que seja da família do pai. É um saco, viu! é como vcs falaram meninas, parece que é filha da tia então né… as sogras e as próprias tias esquecem que a mãe tb tem família!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
        Outro dia eu nao aguentei e falei pro meu marido: aff, acho um saco quando sua mãe fica dizendo que nossa filha tá demorando a andar igual a tua irmã e que nossa filha parece sua irmã quando bebê. afina, a filha é minha ou da sua irmã?
        falei meeeeeesmo!!!!!

    2. mariana

      eu odeio quando minha sogra vem aqui o que demora mais sempre que vem é questionando e dizendo que a minha filha ta magra ou que minha filha não parece comigo que é a cara do pai ai eu digo vc queria o que que ela parecesse com o vizinho isso me da muita raiva

    3. Sara

      Sooooofro! Estou desesperada, minha mae faz isso comigo, nao posso mais!! Chega a ser crueldade!

    4. Anna

      Sogra é o bicho ..nem de avó deveria ser chamada a minha se acha a mãe do meu bebê

    5. Leila

      Quando os parentes moram longe e querem passar uns dias com seu filho sem você antes dela completar 1 ano de vida.

  2. Daniela Paranhas

    Tudo verdade… comigo, além de tudo isso, teve gente que me disse: _ bebê bonita assim, quando cresce fica feia!!! Kkkk

    1. Carol

      Afê!!! Responderia na mesma linha… A é? Então vc era uma bebê bem linda né?
      Que sem noção esse povo!

  3. aline

    Isso é uma super verdade, todos esse itens ja passei por isso. porque ele ainda nao fala direito ( o menino acabou de fazer dois anos). Deixa ele ver desenho para aprender a falar.
    odeio mae que nao olha os filhos por exemplo durante uma festinha, eu to de olho nos meus 3 e ai me vem filho dos outros puxando cabelo dos meus ou me pedindo pra cuidar deles… olha so q eu ja tenho 3 bebes nao custa cada uma olha o seu ne,… me irrita quando umas criancas batem nos meus e a mae olha e disse coisa de crianca… nao … nao eh! eh falta de educacao. Se os meus baterem nos outros certeza vao ficar sem sobremesa,,rsrsrs

  4. Grazielly

    Que fique apertando nossos bebes msm q eles chorem a pessoa não para de apertar

  5. Aline

    Perfeito eu acrescentaria 2 coisas:
    Que fiquem ligando e se não atende insistam e depois liguem no celular.
    Quando a criança está quase dormindo vai e mexe com o bebê.

  6. Greyce

    Alguém que queria dar algum alimento quando a criança ainda não provou, no meu caso, a minha sogra, ela acha q tem o direito de dar o primeiro feijãozinho pro meu filho, ela q deu o primeiro feijão pros filhos dela e se acha no direito de dar para o MEU filho, mas beeeem capaz, odeio esse tipo de coisa.

  7. Anne

    Aumentando a listinh: “Que peguem nossos filhos do colo contra a vontade deles”. ODEEEEEEEIO!

    1. Vanessa

      E bem issooooooooooo…
      •Que fique perguntando, sem parar, se o bebê não está com frio, calor, fome, entre outros…
      Odeeeeiioooooooo de morte… minha sogra fica falando isso sem parar… uiiiiiiiiiiiii

  8. Nelly

    Estou grávida de 6 meses e nem consigo imaginar a possibilidade de não matar alguém que queira beijar meu bebê no rosto, ou acorda-lo, ou fazer tantas perguntas kkkkk

  9. Ana Paula

    Podemos completar com o comentário:
    Nossa que gordinho/magrinho
    Não precisa perguntar tudo ao pediatra
    É a cara do pai
    Perdeu toda aquela roupa!
    Pra que tanto sapato?
    E a máxima: não dou presente pq ela ja tem de tudo!

    Mesmo o bebê sendo gordinho, é chato ouvir isso o tempo todo…
    Se eu pergunto e sigo o pediatra é minha opção!
    Sei que é a cara do pai, mas tb vejo meus traços nela… Falam de um jeito que parece produçao independente (dele rs)
    A pessoa quer que o bebê cresca sem perder roupas rs
    E se nao quer dar presente, arruma outra desculpa! Rs

  10. Ana Paula

    Podemos completar com o comentário:
    Nossa que gordinho/magrinho
    Não precisa perguntar tudo ao pediatra
    É a cara do pai
    Perdeu toda aquela roupa!
    Pra que tanto sapato?
    E a máxima: não dou presente pq ela ja tem de tudo!

    Mesmo o bebê sendo gordinho, é chato ouvir isso o tempo todo…
    Se eu pergunto e sigo o pediatra é minha opção!
    Sei que é a cara do pai, mas tb vejo meus traços nela… Falam de um jeito que parece produçao independente (dele rs)
    A pessoa quer que o bebê cresca sem perder roupas rs
    E se nao quer dar presente, arruma outra desculpa! Rs

    1. Vanessa Sayão

      Ana você completou bem mesmo a listinha da Shi… Mas uma coisa eu concordo plenamente com você “é a cara do pai”, aff isso me tira do sério, tenho a mesma impressão que você, pois falam de um jeito como se nós mães fossemos somente a barriga solidária que gerou o bebê.

    2. Flávia

      Arrasou mesmo nessa listinha, completou bem…mas essa de dizer que nao vai dar presente porque já tem muito é bem coisa de sogra..hauahaua que raiva, nao quer dar presente nao fala nada entao…

      1. Lara

        Tenho que completar: detesto quando dão presentes que vc disse para não dar!

    3. Priscilla

      Ana, além de irritar o tempo todo, todo mundo falando que é a cara do pai, ainda dizem que tem a pele e a cor do cabelo da tia (irmã do pai), ou seja, o que meu filho tem de mim, nada???? Isso irrita profundamente!
      Outra coisa que irrita quando o bebê é recém nascido é tocarem a campainha para ver se ele acorda quando for visitá-lo; visitar TODOS OS DIAS até os 5 meses de idade (isso aconteceu comigo) e sempre na hora que ele estava dormindo. Quando o bebê chorava corria para longe de mim para tentar fazer o menino parar de chora! Helloooooo…quem faz filho para de chorar é a mãe!!! Isso me irritava demais!!! Me chamavam de fresca, chata e neurótica. OI???? Como assim? Eu tenho o direito de ser qq coisa com o meu primeiro filho e ponto. Respeito é fundamental! E até hj, meu filho está com 11 meses, ouço críticas. O garoto é super saudável, feliz e carinhoso, mas ninguém vê isso…só sabem criticar! Enfim…tem q ter uma paciência de jó!

      1. Amanda

        Concordo Priscila!!! Nem vamos mais na minha sogra pois ela só gosta de falar, e qdo não concordamos, briga… nem tento mais nos aproximar, chegou a nos chamar de neuróticos, prefere não ver o neto… paciência…

  11. Lorena Narezi

    Que questionem a idade da mãe,porquê teve filho tão cedo ou porquê esperou tanto.As pessoas não sabem o que se passa na vida da outra e querem colocar “regras”.

  12. Natalie

    Odeio qdo acordam meu bb (já está na lista)… Mas também qdo fazem ele dormir no colo “a força” mesmo qdo falo que ele dormiu a tarde toda e peço p tentar manter ele acordado… Aff…

  13. Luana

    Dizer que o bebê tem cara de bravo! A criança as vezes é séria em ambientes desconhecidos e com pessoas que não tem costume!
    Questionar se tem sede
    Questionar se a roupa não é muito quente ou muito fria…..
    Se o calçado é apropriado…..

  14. karina

    Se tem uma coisa que eu aprendi com a maternidade, é de NUNCA, JAMAIS, questionar uma mãe!!!

  15. Semíramis Santos

    Ou quando questionam porque seu filho/a não come tal coisa, já que o filho da sobrinha da vizinha já come… Ou que qualquer chorinho é cólica ou sono!
    Tem muita gente que querem ser os experts da situação mesmo sem ter filhos…

  16. Pâmela

    Tudooooo verdade!!!!!!

  17. Fernanda

    Detesto quando vou sair com a minha filha e a vovó vem fazer mil recomendações,(tipo: esta levando casaco, e água, tem fralda etc..) como se eu não soubesse o que levar e o que fazer.

    1. Ivania

      Muito bom!!! Meu filho vai fazer 3 aninhos, e detesto quando as pessoas ( sogra, cunhada…rs) desfazem uma ordem minha, tipo, eu acabei de dizer calça o chinelo, e elas dizem: não mamãe tá calor…e joga o chinelo longe…afff . ensinando o menino a desobedecer a própria mãe! Ou quando fica enchendo a criança de doce e bolacha 10 minutos antes do almoço…depois fica falando q tem q levar o menino no médico porque ele não come comida…lógico, tá com a barriga cheia!
      Eu li muuuito e pergunto tudo pro pediatra SIM…decidi descobrir sozinha como cuidar do meu bebê em vez de perguntar pras avó…depois is dar briga…a mãe fala uma coisa e a sogra outra…rsrsrs
      Bjus pra vcs…Adorei!

  18. Renato Tomazi

    Que as avós , quando estão tomando conta delas, dêem coisas de comer(principalmente doces) escondido ou sem a nossa permissão!

  19. vanessa

    Ficar dizendo: Não vejo a hora que ele nasça, não vejo a hora que ele coma, que saiam os dentes, que fale, que ande… A ansiedade alheia perturba!!! Vamos viver o hoje pessoal!!!

  20. Patricia Lima

    Que fique comparando com quem o bebê se parece, tentando deixar pai ou mãe constrangidos.
    Acho um tédio essa brincadeirinha sem graça. :)

  21. Edna Garres

    Ficar perguntando dos remedios que a crianca toma, querendo ver a formula ate da pomada, pq sempre tem um melhor, ai ai da nos nervos.

  22. Carmem

    Detesto quando falo para as pessoas que meu filho não gosta de certas atitudes em relação à ele, e continuam fazendo! Ai ai ai…

  23. karol

    Quando a criança tá chorando, e diz: eu acho que ele ou ela está com dor de cabeça!!!!! Dar um teresinha para ele ou ela . Aff que não têm cristão que aguente, uma pessoa dessa colocando doença na criança. E ainda mais quando essa criatura e da família…..

  24. Joice

    Detesto quando fazem minha filha de boneca e ficam dando no colo de crianças ou pegando e levantando ela do lugar como se fosse um boneco.

    1. Camila

      Concordo com você Joice, também odeio isso. Como se o bebê fosse um brinquedo, e ainda ficam de cara feia quando a gente não deixa outras crianças pegar no colo. Eu não deixo mesmo, já não gosto quando certos adultos pegam no colo imagine uma criança!

    2. Roberta

      Detestei quando minha cunhada colocou minha filha de 3,4 dias no colo da filha de 4 anos. Simplesmente decidiu isso! Depois de dizer para a criança, me perguntou “ah, eu posso?”. Achei isso o cúmulo.

  25. Aline

    apertar as bochechas e fazer a criança chorar p ver o ‘biquinho”, afff, q ódio.. dá vontade de dar um tapa na cara da pessoa p ver o “vermelhinho” tbem.

  26. Georgia

    A sogra (sempre ela!): Qualquer choro do bebê significa estar doente ou com alguma dor. É a barriguinha!” “Deve ser dor no corpinho de tanto ficar no colo!” entre outras, e aí quer encher a criança de remédio!
    Quando estamos estabelecendo limites para a criança e os nossos “nãos” são “sims” na casa delas!
    Passo até mal de raiva. kkkkkkkkkk…

  27. Carolina Pires

    Morrendo de RIR com os comentários!! TUDO verdade! E pelo que percebo QUASE SEMPRE vem de gente de perto! Família! FORÇA pra gente!!!!

    1. Rosangela

      Ontem mesmo ouvi uma otima: “qual o sexo do seu bebe? Outra menina? Ahhh que pena… mas o importsnte é ter saude ne”. Hein? Como assim? Todo mundo é obrigada a ter um menino e uma menina por acaso?

  28. Ellen

    Vou imprimir esta listinha e colocar na porta da geladeira da minha sogra, pensem numa pessoa totalmente palpiteira… Ela faz a maioria das coisas da listinha, mas o que me deixa mais brava é achar que a Helô (minha bebê) só sente cólica e fome( e olha que a Helo, hoje com 3 meses só teve cólica uma vez), vive falando que eu não vou dar conta de amamentar, além das comparações e as terríveis histórias que ela tem para contar… aff ninguem merece!!!

  29. Adriana Ribas

    Detesto ouvir a frase ” Mas ela ainda mama “? Minha filhinha tem dois anos, amo amamentar e enquanto Deus me permitir e ela quiser vou continuar amamentando, cheguei a ouvir é comodo pra ti mas ta na hora de parar, afff, quanta bobagem e desinformação juntas.

  30. Aline

    Concordom tudo e com todos os comentários! Esses dias atrás meu bebê de 6 meses ficou doentinho com catarro no pulmão, mas não era pneumonia, tive que escutar de um ser que tem 4 filhos que jamais os filhos dela tinham ficado doentinho com catarro no pulmão!É mole, os filhos dela devem ser de aço…Afff…

  31. laura

    odeio que fiquem colocando bolinhas de cobertor molhada de cuspe na testa do bebe quando ele tá soluçando kkkkk

  32. Silvana

    Sensacional !! As visitas “sem avisar” era o que mais me irritava…
    Já repassei pra várias amigas…

  33. Maristela

    Concordo!! A lista está perfeita e, no meu caso, acrescento que odeio quando pegam meu pequeno no colo e simplesmente “somem” com ele da minha vista… Qual a necessidade de pegar o bebê e ir para longe da mãe???

  34. Ana Carolina

    Odeioooo minha sogra querendo que eu tire a minha filha do peito logo ( desmame) pra poder ficar com ela, ela quer
    Que eu dou mamadeira logo só pra bebê não depender mais de mim. Odeiooooo esse comportamento amamentar é saúde é saudável pra nós.

    1. Renata

      Comigo também acontece isso. Ela disse que quer que ela “desapegue” de mim! Que coisa mais insana de se dizer!

  35. Amanda

    Concordo com todos os itens!
    Detesto quando por algum motivo minha filha começa a chorar e alguém pega ela sem me pedir para acalmá-la antes de mim! A mãe sou eu e eu quero acalmar a minha bebê!!!

  36. Carla

    Que deem refrigerante ou qualquer outro tipo de besteira para o meu bebê, eu é quem decido a melhor idade para ele ingerir essas coisas, se pudesse evitar não tomaria tão cedo mas a colaboração e pouca !!

  37. Marjorie

    Parabéns…meu bebê esta indo para 1 mês e estou começando a vivenciar todos os itens desta lista…e sei que vou poder aumentar bastante com o passar do tempo!!!

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada Marjorie :) Beijos

  38. Deise

    Tem uma mãe na minha família que implica comigo (estou grávida de 24 semanas) toda vez que me vê lendo (eu amo ler, um dos maiores prazeres da minha vida, insiste que qnd meu bebê nascer não vou mais ler, e por mais que eu me esforce, ela me quer ouvir dizer que concordo! Eu sinceramente estou apreensiva pq sei que ela vai ficar me vigiando para dizer “AHHH EU DISSE! VC NÃO LÊ MAIS!!!!” isso é horrível! Me sinto vigiada… reclama do meu cachorro, da minha leitura, que eu sou fresca pq tenho dificuldades na gestação (tento ter meu 1° bebê à 8 anos)! Nossa… isso pq nem nasceu! Imagina qnd nascer? Não sei se vou dar conta de manter a boca calada… #socorro

    1. Priscila leite

      não fique calada, fala tudoooo e dá pra ler sim, não como antes, tem 3 meses que estou lendo um rsrs(as vezes é preguiça minha mesmo) mas dá sim, não se preoucupe e leia na frente dela kkkkk, bjusss

    2. Cristina

      Isso tb acontecia comigo…. depois que nascer TUDO acaba, vc não vai mais ter tempo de nada… tipo sua vida vai acabar e vc só vai cuidar do bebê… é sobre a minha cachorra?? Eu sempre tratei ela como um bebe ai falavam que eu ia ver amor depois que o bebe nascesse. … bem, o meu ta c dois meses e ta difícil fazer muitas outras coisas, mas sei q vai melhorar. … sobre minha cachorrinha, tento sempre arrumar um tempinho pra dar uns beijos nela…não é fácil mas não deixei de amar minha bebe peluda pq meu filho nasceu….ficava p. Com isso

      1. Laura

        Minha cunhada diz “aproveite essa casa limpinha agora, porque depois que nascer vira um chiqueiro” me da uma raiva isso, pq a casa dela é uma zona a minha vai ser também, e me criticam o tempo todo pq eu vou colocar meu filho na creche e voltar a trabalhar, não é uma opção minha mas é simples se eu quiser que não falte nada para meu filho eu preciso trabalhar e além do mais a creche faz muito bem para o desenvolvimento da criança.

  39. Ana

    Eu completaria essa lista com os seguintes itens:
    …toda mãe detesta…
    Que apareça visita em casa sem ser avisar e usando perfume forte, sem lavar as mãos (principalmente quando a pessoa apresenta na pele cheiro de cigarro), “aparecer” doente ,dentre outros.De um modo geral é beeeeem difícil manter a casa em ordem com os pequenos brincando no chão e receber as pessoas com a casa bagunçada nem pensar!Bom senso sempre também é recomendado!
    Que as pessoas questionem por quê sua/seu filha(O) é moreninho se você é tão branquinha, ou o contrário.
    Pessoas desconhecidas na rua que cismam que vão pegar seu filho(a) no colo porque acharam bonito(a).Essa ninguém merece mesmo!!!!Não deixo!rsrs
    Pessoas fumando ou com muitooo cheiro de cigarro quererem pegar/segurar a mão / beijar o seu lindo bebê.

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pela contribuição Ana :) Beijos

  40. Patricia

    Me incomodou muito todas as criticas sobre a chupeta e a mamadeira, tive problemas de saúde sério na amamentaçāo as 2 vezes e tive que aderir a esses recursos e sempre tinha alguém pra me criticar e isso tudo é bobagem com o tempo eles largaram, nunca tiveram problemas com cáries e têm os dentinhos perfeitos é só a mãe ter um cuidado a mais.

  41. Andreia

    Clássico: precisa tirar a chupeta senão os dentes ficarão tortos kkkkkkkkkkk detalhe: minha filha vai fazer um ano. Acho que cabe aos pais educar e ensinar e aos demais apenas dar carinho já irá ajudar muito né! Bjos adorei o post, compartilhei, vai que alguns se tocam né rsrsrsrs

  42. karol

    Concordo PLENAMENTE com a Joice! ODEIO ver minha filha pulando “de galho em galho”…. Coisa mais irritante… E botar no colo de outra criança sem eu saber, ver, permitir…. Affff q odio!!

  43. MIchelle

    O que me irrita profundamente a mania que as pessoas tem de ficar pedindo algo que a criança está comendo só para ver se ela dá e a pessoa que é bom não pega… Me tira do sério, faço a pessoa pegar, já que pediu, tem que aceitar…

  44. Daiane

    O Pior é quando seu filho está de “mau humor” e começam a falar: Nossa que menino chato…

  45. Juliane

    Eu detesto quando minha filha está chorando por ter acontecido algo como um tombo por ex. e outra pessoa pega ela (a vó por ex) para tentar acalmar e não deixa você pegar! Fico muito irritada!!!

  46. Denise

    Que fiquem perguntando: ” De quem são os olhos, o nariz, a boca… ou que engraçado, ele é crespinho E vocês tem o cabelo liso, tem alguém na família crespo?”
    Ou dizem:” Ele tá atrasadinho, né? Ainda não fala!”
    Quando o bebê ainda não fez seis meses e só mama no peito e querem dar comida, justificando que ele tem fome de comida.

  47. Amanda

    Que façam recomendações à mãe (avó) ao invés de faze-las para vc A MAE DA CRIANÇA SOU EU E NAO A MINHA MÃE!!!!!!!!!

  48. mari

    Fala sério!!!! As 2 avós do meu filhote deviam ler e reler este post umas 3 vezes para ver se entra alguma coisa na cabecinha… hahaha…. mas o pior pra mim e meu marido tb reclama é o tal de “no meu tempo….” Aff!! Vamos evoluir minha gente! Quantos estudos já foram realizados de 30 anos pra cá!? Outra que me irrita e minha sogra fala TODA HORA, após cada umas das inúmeras perguntas sobre os cuidados com meu bebê é: ” nossa! Nunca vi isso!” Opa!? Por um acaso sou um ET cuidando de um bebê!? Aff!!! Cansativo! Depois fica perguntando para meu marido pq eu afastei… Que santa aguenta!? Pronto! Desabafei! Hahahaha….

  49. Amanda

    Odeio quando a pessoa está doente e cisma de vir visitar assim mesmo. Não foi o caso da minha filha, mas a bebê da minha amiga foi para a UTI porque alguém gripado foi visita-la recém nascida.

  50. Patrícia

    Esse post está maravilhoso, e os comentários acima, também!
    Minha filha nasce este mês, e vivo ouvindo coisas muito parecidas, a respeito de como deve ser a MINHA criação, e o pior: como OS OUTROS vão fazer com ela! Volta e meia ouço: “ai, não vou tirá-la do colo quando ela nascer”; “quando ela vai viajar sozinha comigo?”; ou “não segure muito ela, criança no colo da mãe fica chata”).
    Não suportoooo! Acho que será muito difícil lidar com essas pessoas e comentários inconvenientes!
    Shirley, que tal fazer um post com idéia de ótimas respostas pra gente dar pra esse povo inconveniente (Como a Ana Paula fez acima)? Seria maravilhoso!! Queria dar um chega pra lá bem efetivo na sogra! kkkk

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada Patrícia! Ótima ideia, obrigada pela dica! Beijos

    2. edilaine

      Minha sogra tb aparecia direto sem avisar. Até o dia que meu marido (pasmem, o próprio filho) teve a idéia de fechar toda a casa pra simular que não tinha ninguém! Funcionou!

  51. Vanessa Sayão

    Que fale que é a cara do pai como se nós mães fossemos apenas a barriga solidária.
    Que toda vez que você vai viajar com seu bebe tenha que escutar mil recomendações do tipo, cuidado com o sol, cuidado com o que vai dar pra ele/ela comer.
    A fulano, não compra isso pra ele/ela não porque já tem muito.
    Quase fui ai ve-lo mas não deu, quase comprei mas não comprei (se foi quase então não precisa falar).

    Estou só esperando a viagem de carnaval começar a ser programada pra dar um chega pra lá no 2 item…

  52. Sabrina

    Que fique balançando seu filho com toda força do mundo! Que fique passando por cima de suas decisões e dizendo que não ta nem ai se vc não gosta!
    Que coloque seu filho de 2 meses para pular feito um maluco.
    E para finalizar que façam coisas com seu filho e qndo vc e seu esposo pedem para nao fazer dizem: eu lhe criei assim e vc ta ai bem vivo.
    Pelo amor de Deus, os tempos são outros e o filho é seu e não deles, por mais que sejamos pais de primeira viagem sabemos o melhor para nossos filhos, não custa nada fazer o que pedimos, afinal nós somos os pais.

  53. Louise

    Hahahahaha
    Amei esse post! Mãe quer escutar que o filho pareça com ela! Pode ser com a avó materna e a mãe não vai querer. A gente carrega 9 meses e quer que pareça com a gente (nem que seja o branco dos olhos! Rsrs).
    Bjo

    1. Macetes de Mãe

      Hehehehehe, verdade Louise :) Beijos

  54. Tamara

    Acho que todas nós, mães ouvem muito todos esse comentários. Mas acho tb q não devemos nos importar até pq em algum momento das nossas vidas, faremos esses mesmos comentários para alguma mamãe…

  55. Evanescente

    E quando você deixa seu filho com alguém por um tempo pra fazer algo na rua,dai quando volta,o filhote faz uma manha.dai temos que ouvir. -comigo ele sempre fica calminho e obediente!

  56. Fernanda

    Quando você opta por amamentar seu bebê exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e tem gente que fala: “Tá calor, dê água pra ele.” Aff… O leite materno já é por si só um alimento completo, não é preciso dar água a ele até os seis meses.

  57. Roberta

    Nossa gente a lista ta otima, mas realmente o q mais me irrita é dizer q é a cara do pai! E esse comentario sempre vem da família do marido né?! Affff me irrita profundamente.

  58. Alessandra

    Quando o meu filho está atacadíssimo (seja por sono, fome, puro mal-humor ou birra mesmo) fica “500” pessoas em cima da crianca deixando a mesma ainda mais irritada, nervosa e mal-humorada mesmo eu tentando falar, acima dos gritos da crianca e das outras 500 vozes dando opiniao para, “por favor, deixem ele quieto!”

    1. Marta Martins

      Nossa,essa é demais…junto com o ela cjora porque tem dores,fome,…etc… Hello alguem que dê um bocado de paz e espaço a mae e ao bebé.
      Sem contar que ele adormece e ao minimo gemido ja esta tudo em cima dele

  59. Gláucia

    Não suporto quando dizem, amo criança gordinha e deixam os filhos comerem oque querem, irem direto na geladeira, subir em cadeiras para se empanturrarem sozinhos. Criança não é porco. Hoje em dia tem até campanhas na televisão contra obesidade infantil. Eu apoio e sou adepta.

  60. Andreia

    Meu filhote andou com 1a3meses, eu odiava qdo ouvia “ja anda? Nao. Ah não se preocupa, menino e mais preguiçoso mesmo!” Péssimo! Kkkkkk adorei a lista, se tiver outro vou colar na porta de casa! Kkkkk

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou Andreia :D Beijos

  61. Bruna Silva

    Quando as pessoas ficam falando que o bebê ta chorando pq ta com gazes ou cólica…
    Não é pq o filho dela teve que a minha vai ter… Parece que as pessoas acham que tudo que os filhos delas passaram, todas as crianças TEM que passar… Que raiva!!!

  62. Mariana

    Não eh pergunta… Mas odeio quando alguém se dirige à minha bebê falando: “minha bebê”
    Principalmente sogra! Ela é MINHA, eu sou a mãe!
    Agora uma pergunta que me tira do sério eh: ” quando vc vai cortar o cabelo dessa menina hein?” Minha bb eh cabeluda, todos os dias ouço essa pergunta e sempre tenho que respirar fundo, contar até 10 pra não mandar catar coquinho!

  63. Dayse

    Odeio que fica comparando minha filha com o irmazinho dela que é de outro casamento do meu marido, nem se parece mais parece que a sogra e a cunhada fala pra te ve irritada affz.
    Odeio quando vem fala que to brincado com minha filha do modo errado.
    Odeio quando quer da uma de super vó(sogra) quando meu marido aparece sendo que só pega quando ele chega

  64. rita

    Estoi com 28. Semanas e ja escuto desde cedo “vou fazer com sua filha Tudo o que eu faco com o meu”‘ ou “se precisar vou gritar mesmo com ela”…odeio desde ja!!!! De quem eh a filha entao….Eh MINHA!!!

  65. Carla Cavalieri

    Verdade mesmo… e sem dúvida alguma!!!

  66. vera

    Daqui uns dia ,,, as pessoas vão ter que visitar a criança muda e sair calado,pois td e motivo de critica e ñ de aprendizado

    1. Maricy

      Vera, concordo com vc!
      Também fiz um texto (não estou o vendo aqui) falando sobre isso: Que ter filhos faz parte a troca de informações… E as mesmas avós (sogras) que muitas criticam, são as mesmas que ajudam nas horas mais difíceis…

    2. Ana

      Tem gente exagerando mesmo nas reclamações, mas se a mãe quiser aprender ela vai perguntar, se ela não perguntar fique calado e cuide de sua vida. E dar pitaco (dependendo MUITO do pitaco, muito mesmo) é para pessoas muito próximas, no máximo mãe, sogra, cunhada com filho, o resto tem que ficar é de bico fechado mesmo e sem encher o saco. Nem sou mãe ainda e já to prevendo vários stress com a família imensa de meu marido. imagina meu filho chorando e vem a tia do meu marido falar “deve ser fome”, como se ela conhecesse meu filho melhor que eu.

  67. Luciana

    Concordo com tudo, mas tem algo muito triste e dolorido, quando comparam nossos filhos! Podemos até ter mais afinidade com um ou outro, mas aí atribuir que um tem um jeito manhoso e o outro não, que “primeiro não tem parceiro” e estas coisas me deixam muito triste! Tem que tratar os filhos do mesmo jeito! Me assusta também pensar que o tempo passa rápido, e logo mais, seremos nós as sogras e vovós. Será que vamos lembrar de tudo isto para não repetir? As vezes não dizer nada, na expectativa de não incomodar, também pode ser visto como falta de atenção. É tudo tão complicado!!!!!

  68. Iassodara

    Destestava quando eu terminava de amamentar , tomar do meu colo e sacudir dizendo que estava apenas brincando um pouco.

  69. Danielle

    Odeio qdo ficam perguntando pq eu dei a vacina particular e não no posto….eu dou onde quiser!!!!!

  70. Simone

    Odeio quando desconhecidos vem pegando nos meus filhos… Já lanço um olhar zangado e mando um “Não te conheço, não gosto que toquem nos meus filhos”!!!!
    Eles não são touch screen!!!! ;p

  71. Cris

    Aumentando mais pouquinho, mãe que se faz de coitada vc tenta ajudar e ela acha ruim , então porque comenta , fica quieta e eduque da sua maneira e pronto

  72. Dyane

    Detesto quando perguntam se só tenho uma filha, e quando digo que sim a pessoa já vem com a lapada:
    “E já está encomendando um menininho pra fazer um casal né???”

    Oh raiva Povo!!! Qual é a lei que me obriga a ter mais de um filho???
    E pior ainda, qual a lei que me obriga a ter um casal? É crime ou pecado ter duas meninas???

    Vou lançar um movimento: “A barriga é minha e eu tenho quantos filhos eu quiser, mesmo que eu queira só um!!!”

    Rum!!!

    Adorei o post!!! Parabéns!!!

  73. Thamy

    Detestava quando meu bebê chorava e minha sogra não me devolvia. Ficava tentando acalmá-lo mesmo ele chorando sem parar!! E claro, não parava… só comigo!! Eu que tinha que pegar do colo dela senão não devolvia mesmo.
    Detestava também quando estava amamentando e minha sogra sentava do meu lado e ficava olhando meu peito bem perto e perguntando: Está sentindo o leite descer? Ele não está mamando, está só chupetando! O pior era quando ela ficava apertando o meu peito pra ver se estava cheio!! Afff
    Outra coisa que ela faz é ligar em casa e mesmo quando a gente não atende, insiste mais de 10 vezes no telefone fixo e dois celulares! E detalhe: Sempre tarde da noite!
    Odeio também quando eu não quero dar algum alimento para o meu bebê antes de certa idade e ela diz: Pode dar, não faz mal! Já mandou até eu dar leite com toddy pra ele!!

  74. Thamy

    E mais uma… sempre da sogra kkkk
    O bebê não gosta de barulho, gosta de dormir no escuro e no silêncio. Daí vem “uns”e “umas” dizer que eu preciso acostumá-lo com barulho!! Ahhh… vá dormir com barulho você!!

  75. Maricy

    Conclusão: A pessoa não quer ouvir NADA a respeito de seu filho – rs.
    Com relação ao recém-nascido, eu concordo completamente! Mas com relação aos outros assuntos, isto flui naturalmente quando se tem uma criança. Mães trocam informações…
    Tenho uma filha de 3 anos e sobre tudo acima foi comentado, depende muito do contexto.
    Muitas querem perguntar para outras mães, por curiosidade, mas não querem que perguntem nada com relação a seu filho? Faz parte!!
    A mesmas avós (sogras) que dão palpites, ás vezes, são as mesmas que te ajudam na hora do aperto. Elas são assim mesmo…
    Saí do meu (bom) emprego para cuidar da minha filha; Em fevereiro ela fará 3 anos e ainda não foi pra escola… vamos colocá-la agora quando completar os 3. Muitas acham um absurdo, já ouvi muito isso, mas não discordo de quem optou com colocar na escola cedo…
    Ter filhos é assim: ouvir, falar, trocar informações, aceitar ou não palpites ;-)

    1. Shirley Hilgert

      Oi Maricy, tudo bem? Na verdade, esse texto é uma amostra de tudo que eu escuto as mães falarem por aí que odeiam. E não que todas odeiam as 20 coisas sempre. kkk! Algumas odeiam umas, outras outras. Mais ou menos isso. E sobre a troca de informações entre as mães, isso super acontece e é super importante. O que não pode é a pessoa ficar perguntando no intuito de querer comparar, falar que o que a pessoa está fazendo está errado, que o filho dela está atrasado. E te garanto: isso acontece. Infelizmente!
      bjs

  76. Gisele

    Também não gosto que digam q meu filho é quieto, vai fazer 3 anos no domingo, fala tudo e mais um pouco com quem ele se sente a vontade. Não fala com qualquer um, melhor q nunca vai dar trela pra estranhos.

  77. Ana Paula

    Falar q devo levar meu filho de 3 meses a praia só porque o dela foi com 4 meses , Odeio , não é porque ela levou o dela que eu devo levar o meu, vou levar quando quiser.

  78. Eloisa

    Apenas mais um item, que é o que mais me irrita: Pessoas desconhecidas (que não sei onde colocaram a mão) passarem a mão na cabeça da criança, seja da idade que for. Dá vontade de correr pra casa e lavar a cabeça do pequeno! Pra que fazer isso?

  79. Karin

    Eu tbm sofri com meu bebe. O pico foi quando a família do esposo se reuniu em volta dele recém nascido revirando o menino em busca de marcas que comprovassem que ele era um legitimo ***** (sobrenome da família do meu esposo) Reviravam a orelhinha, pezinho, comparavam o nariz, e pintinhas. E eu despreparada pra um absurdo desses sentada na cama me sentindo refém a cada marca não encontrada! Por fim cansei e respondi! peçam logo um DNA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E amamentar então? Meu bebe nasceu com lingua presa, e eu sofri muito por ele não pegar o peito, e a maioria insistia em cobrar que eu não fiz o suficiente. Até especialista em amamentação contratei em casa!
    Quando estava pequenino o leite era fraco….engordou, chamaram de sapinho! E só nos resta paciência!

  80. Marina

    Irritante é a pessoas que quer beijar o seu bb usando batom e ainda por cima, qdo o pega no colo, sua sua roupinha! Outra coisa é quando o bbsta resmungando ou chorando e a pessoa diz para o seu filho: ” sua mãe não te dá comida? Sua mãe não cuida de você?” Muuuito irritante!

  81. Nicole

    Bem, todas as coisas acima são BEM irritantes, mesmo – acho que já passei por todas, sem exceção! mas a TOP pra mim é “Nooossa, é só você chegar para elas (tenho gêmeas) ficarem chatinhas e birrentas. Estavam ÓTIMAS até você chegar! mãe e pai estragam, mesmo, os filhos, né?” dou uma risadinha de canto de boca e falo: pois é………. Ah nemmmm!

  82. Lariss

    Desculpem meninas, mas vcs mães de hj são cheias de Pitis, quando meus filhos nasceram, antes de terminar a dieta de 40 dias, receberam todas as visita de parentes amigos, forma muitos amados. É porisso que hj se criam filhos sem limetes, existe muita mães neuróticas nesse blog. Deixe a vida fuir como deve ser.

  83. Larissa

    Concordo com tudo! Odeio quando a criança começa a chorar ou ficar enjoadinha e aquelas tias, avós querem adivinhar o que a criança tem dai agente (que simplesmente conhece o bebê mais que qualquer um) fala por exemplo é sono e elas ficam discordando e querem pegar o bebê como se agente não soubesse o que está fazendo! Outra coisa que me irrita demais são os comentários: Nossa vc exagera nisso… vc ta protegendo muito, deixa comer doce … Eu fazia assim, assado e meus filhos estão ai ninguém morreu por isso!
    Gente cada um tem sua forma de criar os filhos, é claro se a mãe está fazendo algo absurdo, que prejudique ai sim a pessoa pode falar, mas tudo com bom senso !!

  84. MONIQUE

    Odeio, quando dizem que é pra cortar o cabelo da minha filha, porque ta muito grande, ou porque ta feio, afffffffffff.
    Odeio, quando dão à ela algo pra comer sem me pedir permissão.

  85. Quezia

    Bem, a lista é ótima, mas eu ainda tenho algumas coisas a mais para colocar. Tenho filho em idade escolar…ele tem tarefa de segunda a quinta-feira…o único momento do dia que eu posso auxíliá-lo é a noite…daí, aparecem aquelas visitas sem avisar, ou mesmo que avisando, saem da sua casa 23h sabendo que há a tarefa para ser feita e que vc levanta as 6 da manhã no outro dia.
    A máxima sobre presentes tb é ótima: eu não dou presente pq ele/ela já tem tudo!!!
    Outra coisa tb é saber d loooouuucuuuraaaaa que é o seu dia-a-dia como profissional, mãe, esposa, filhos nos escola e ainda cobrar sua presença constante na família sendo que as pessoas que cobram são as mais ausentes possíveis…isso me tira do sério! Acho que é só…kkk…se eu me lembrar demais ítens, posto novamente….kkkkkk

  86. Renata

    Adorei o post! É tão bom desabafar!
    Eu arranjei uma briga porque decidi NÃO usar chupeta! Eu optei, eu aguento os trancos. E eu ouvia o tempo todo “essa guria choraria menos se tu desse bico!”. Graças a Deus, meu marido me apoiou, e nos deram algum descanso.
    Fico chateada com a sogra esperando ansiosamente pelo desmame, para que a minha filha “se desapegue” de mim! Onde já se viu dizer um troço desses?????
    O brabo é ouvir as comparações entre as crianças da família: “ah, mas a fulaninha não teve cólica!”. Poxa, cada criança é única! Parece que a família do meu marido pensa que as características deles são dominantes, que só porque a beltraninha era simpática desde sempre, a minha filha não pode estranhar ninguém! E nem adianta dizer que puxou a mãe, que a mãe era “bicho-do-mato”, pois ninguém ouve.
    E, por fim, o trabalho de fazer dormir a criança indo por água abaixo por gritos, barulhos, discussões do vizinho, etc.

  87. Renata

    Uma das coisas que mais me incomodou quando estava gravida e logo assim que tive meu bebê, é que muitos diziam que eu seria muito fresca e que ninguém poderia sequer pegar meu filho. Ficava irritadíssima, pois nunca tive a menor frescura com meu bebê.
    Outra coisa que me incomodou bastante foi o dia em que a bisavó do meu bebê chegou a minha casa de surpresa na hora em que estava dando o almoço dele. Ela simplesmente me perguntou: vc não está dando comida demais a esse menino? Na verdade nem respondi, pois minha vontade era de mandá-la catar cõco no asfalto

  88. Juliana

    Amei a matéria, e adoro essa blogueira, pensa como eu! rsrsrsrs ♡ :)

  89. Rosangela

    Sabe oq acho péssimo em qualquer fase da criança ,são aquelas pessoas que ficam beijando os bebes ,chegam ate babar ,isso alem de desagradavel é prejudicial pra saúde ,existem milhares de bactérias q os adultos tem na boca ,isso pode facilmente contaminar o bb,eles ñ tem anticorpos necessarios para combater esse tipo de bactéria ,q são comuns na fase adulta.isso
    já é um problema se for uma pessoa saudável, imagine uma pessoa resfriada ou com algum tipo de infecção viral mais grave.Fique atentas !!!

  90. Wellison Leite

    Teve um que teve coragem de falar “É você está com uma grande problema, vai ter que desfazer do seu cachorro” aff.

  91. Juliana

    Geennteeeee, como pode?? Tudo igualzinho, rsrsrssrs… Tudo isso eu concordo! Tem uma pra completar, no primeiro dia da minha bebe em casa, veio uma tia e disse: não toma agua quando da mamar nao!!! aaaffffffffffffffffffffffffffffffffff… haja paciencia!

  92. Lilian

    É bem assim….poderíamos acrescentar que quando é o segundo, ninguém tem o direito de fazer o que quiser com o mais velho…achando que “agora vamos aproveitar que ela está dedicada ao segundo e fazer tudo o que nunca fizemos com o primeiro”….meu Deus, é uma agonia conduzir o pós parto do segundo e ainda ter mil preocupações e sentimentos misturados em relação ao primeiro. Lilian – São Sebastião SP.

  93. maria

    detesto quando saio com meu bebe e alguem vem passar a mao na perninha dele acho de muito mal gosto; como se tivesse acariciando a perna do bebe, aconteceu uma vez de um vizinho fazer isso enquanto passeava com ele no carrinho fiquei um pouco sem graça e disse que ele nao gostou ai ele passou a pegar no pe do bebe, se acontecer de novo vou dar um fora pois isso me deixou consttrangida e doente

  94. Daniela

    Ai, comigo aconteceu também duas coisinhas que me deixaram muito irritada, a pessoa vem visitar e começa a questionar tipo Ela não esta dormindo muito? Não é melhor ligar para o médico? Detalhe, a menina tinha duas semanas de vida!! E outra, Ela ta soluçando muito não tá? Não é melhor ligar para o médico? Aiii é de perder a paciência não é? Então eu perdi!! kkkkkk

  95. juscilene

    pior é a sogra que acha que sabe de tudo que encher um bebe de 2 semanas de chás,fica toda hora querendo levar o bebe pra casa dela acha que cuida melhor que a mãe é um saco,esquece que a mãe não é elas…

  96. Élen

    É tudo vdd mesmo, mas o que mais me incomoda é quando as pessoas pegam com a mão suja no rosto, cabeça e na mão mesmo ele não sendo mais recem – nascido, pois tem gente que espirra e esquece de lavar as mãos, eu já vi isso várias vezes, mas eu não deixo pegar nele, fico de olho se espirrou na mão, eu falo e falo mesmo!!!! Outra coisa é pegar o bebe e falar “viu mãe não sente a sua falta…ahh ele gostou do meu colo e não quer mais sair” affff mil vezes, meu bebe é muito simpático e vai com todo mundo e sorri tb, mas eu fico em cima e nada de levar para longe e se demorar a me devolver, faço me dar de volta. Palavra de mãe é lei, pediu o filho tem que devolver, mas tem gente que não devolve mesmo com os braços estendidos, isso tb me mata.

    Bjuss

  97. Sabrina

    e qdo beijam seu bebê na boca?????? :o total falta de noção…. tenho vontade de matar…

  98. Aline

    Oi postar fotos sem pedir permissão COM CERTEZA! Sobretudo com a criança sem roupa, esse mundo tá louco hoje, vc não dave quem é quem! Fora aquelas pessoas que só faltam arrancar o bebê do seu colo, pegam sem pedir, basta você se afastar um segundo do bebê.

  99. Leiliane

    Detestamos DEMAAAAAAIS tudo isso !!
    algumas ” besteirinhas” me encomodou bastante e me encomoda ate hj.
    EX :

    – A vó (sogra) achar que sabe das necessidades do bb mais que a mãe.

    – dizer que tem que tomar mingual,ate mesmo antes de fazer 1 mês, pra criança dormir a noite toda .

    – que tem que chupar chupeta a qualquer custo !

    – tem que pegar mamadeira !

    – falar o tempo todo ” se pegasse chupeta, não choraria tanto assim ”

    – o bb esta chorando com fome ( não sabe ela que o bb acabou de comer, antes dela chegar ), mais como ela quer saber de tudo ne ….

    – trocar a fralda do bb, e dizer que ele estar “assadinho ” ( insinuando que, a mãe não observa o seu bb )

    – que somos louca em não dar água antes dos 6 messes, e dar água por opção dela.

    – insistir que a criança coma, mesmo sem a mesma estiver com fome.

    -que a criança deve, comer de tudo, pois criança criada com ” frescura” fica doente o tempo todo.

    Enfim… existe vários motivos que nois mamães detestamos !!
    as pessoas deveriam ter um pouco mais de educação e respeito com a escolha que cada mãe toma pro seu filho… Cada bb é diferente do outro, (mesmo quando são irmãos )
    cada fase é uma fase, cada mãe pensa diferente, toda mãe sabe e sente as necessidades do filho !

    isso é um desabafo de uma mãe que enfrentou e enfrenta isso o tempo todo da vó “sogra”.
    Mais aprendemos a relevar algumas coisinhas ne verdadde ?!
    bjus meninaaaaas :*

    instagram – @leiliane_mk
    Facebook – Leiliane Cavalcante

  100. Keila

    Eu odeio quando pedimos para as avós e avôs não fazerem determinadas coisas com nossos filhos e eles respondem: Eu criei foi cinco….acha que não sei mais cuidar de criança? Nenhum de vcs morreu….

    Afffff….que ódio.

  101. luanna

    Parece que esse post foi escrito por mim, pois acontece quase tudo isso. Achava que ja era chatice minha, mas vejo que quase todas as maes se irritam com este tipo de situação. Até entendo que as avós ou parentes estejam tentando ajudar, todavia nem todos os conselhos são sábios (e eles sempre acham que a opinião deles é melhor que a nossa). E apesar de ser mãe de primeira viagem, por instinto nos temos capacidade de cuidar dos nossos filhos. E nós fazemos isso com prazer maior do mundo. Não é questão de frescura é opção, e é claro que eu tenho direito de optar como conduzir a criação do meu filho. Conselhos são bem vindos, desde não soem como imposições, afinal de contas a mãe (do bebê, é claro) 99 % das vezes saberá o que é melhor para seu filho. Vcs por acaso já viram uma sogra falar que cuidava mal dos filhos dela?

  102. luanna

    -Detesto quando fala que minha filha e morena igual ao avô, detalhe que eu sou morena gente!!!
    -Ou quando fala que a bebê gosta muito de mim ( será que devia era me detestar) !!!
    – quando falam que a bebê me quer so para mamar. Ainda que fosse só por isso, acho muito desagradável.
    Mas uo foi quando minha sogra falou que ia dar água escondido, mesmo depois de eu ter feito uma rrsenha explicando que não havia necessidade e minha opção era amamentar exclusivamente aaté seis meses. O detalhe é que ela nem lembra a idade em que começou a dar água pro filho dela. Fui grossa com ela, nao me segurei tava de saco cheio dessas cobranças.

  103. Renata Oliveira

    Falar que meu filho fica mais comportado longe de mim…. Que eu o “estrago” com mimos…..affff é pra tirar do sério….

  104. Gabriela

    A lista está ótima! Adicionaria dois itens:
    – A cunhada, que nunca teve filho, querendo te ensinar a amamentar.
    – Uma amiga da sogra, que você nunca viu na vida, chega pra visitar o recém nascido e faz uma lista de desgraças que jura que vão te acontecer (leite empedrar, seio sangrar, o bebê ter muita cólica…). E, para complementar, fala como os netos dela são perfeitos.

  105. Deridiane

    Acho que uma coisa que poucas vão passar mas que eu passo e me irrito muito é o fato de minha sogra questionar as vezes que eu fui no médico e ele recomendou algum medicamento ( dizendo que ia viciar a criança ou ser ruim pro fígado dela). Outra máxima que venho passando ultimamente é que tenho que ensinar minha filha de 2 anos a comer comida integral(tudo) eentre outros alimentos para que ela não engorde!!!! Absurdo minha filha está com peso e desenvolvimento perfeito. Fora querer que a nenê pose lá várias vezes por semana, pois ela é “mais querida/comportada lá “. Afffff que raiva isso já é ser neurótica.

  106. Thalita

    Exatamente!!! Falar que a mae pega muito no colo, tirar a criança do colo dos pais para acalmar (como se fosse melhor que eles pra isso), questionar a quantidade de troca de fraldas, dizer que a criança mama demais (no peito!) e está muito gorda, que vai ficar obesa desse jeito, pegar no bebê novinho sem lavar as mãos, fazer visita doente/resfriado…

  107. Maria

    O que mais me irrita é perguntar como está o desenvolvimento da minha filha. Fico na dúvida se eles querem saber do desenvolvimento mental ou físico. Por que não usar um termo mais simples: como ela está? E se eu como mãe quiser dividir algum detalhe do desenvolvimento físico ou mental eu divido.

  108. Fabiana

    Dizer que sujeira ajuda a criar anticorpos (tudo tem limite), porque ela ainda usa fraldas?(minha filha tem dois anos e meio), que frescura perguntar tudo pra pediatra…

  109. Maristela

    Detesto quando as pessoas pegam minha filha no colo e saem de perto de mim sem avisar pra onde a estão levando e quando eu vou atras preocupada dizem que sou muito insegura…aff

  110. Thais Pontes

    Nossa, tudo que eu pensei em escrever foi escrito já…rsrsrs. Bom saber que não estou sozinha nessa. Mas o que me deixa mais irritada é as pessoas mais próximas ficarem discutindo minhas decisões com outras pessoas que não tem nada a ver com a minha vida. DETESTO! Detesto também quando minhas filhas choram e as pessoas correm para acalmar e elas querem vir pro meu colo e as pessoas ficam segurando. Agora eu aprendi e falo logo: Vem pro colo da mamãe que a MAMÃE que sara…. rsrsrsrs.

  111. Natália

    Gente eu odeio qndo saio com a minha filha e o povo quer encostar, pegar na mão etc… então desenvolvi uma técnica p evitar isso: sempre saio com ela no carrinho com o cortinado (de carrinho) por cima. Pronto!! Ninguém pega nela!! Por enquanto tá dando certo!! Rsrsrsrsrsrs

  112. marina silva

    Eu odiava quando embalavam e falava não é para embalar .e essa coisa de ser parecido um dia estava no pronto com o meu pai e uma pessoa falou é a cara dele achando que ele era o pai , mas o pior e que eu sou a cara do meu pai gente idiota.

  113. sylvia

    Adoreeeeiiii essa listinha e os comentários são ótimos….rsrsss. Infelizmente passei por tudo isso, mas o que me deixou mais p….da vida (desculpa a expressão, mas não encontrei outra…rsrsss), foi quando minha sogra soltou a seguinte pérola: “Vê se cuida direito dessa menina”….Hããããã?????……agora pergunto: Pq eu não cuidaria bem da minha filha?? Nesse dia eu quase perdi a elegância….kkkkkk. Haja paciência. Não deixem de ler futuras mamães!!

    1. Katia

      E isso já é motivo pra tanta raiva e perder a elegância?

      1. sylvia

        Olá Katia, desculpa mas sim, esse comentário tira qualquer mãe do sério. Aposto que se vc conhecesse a pessoa vc teria uma opinião diferente. Uma coisa é se preocupar e querer participar, outra coisa é querer controlar e ditar regras de como devemos criar nossos filhos. Garanto p/vc que qdo os filhos dela (sogra) eram pequenos e alguem fosse palpitar ou fizesse um comentário maldoso como esse, ela não seria nem um pouco educada.

  114. Fernanda Lesiw

    Kkkk me diverti lembrando as vaaarriiasss discussões sobre a sabatina de perguntas e respostas sobre o desenvolvimento da criança…. e consulta ao pediatra.. faltou essa…. q todos devem saber tudinho q se passou na consulta… e q não deve ficar ouvindo td q o médico fala e bla bla bla…..

  115. Ana Paula

    Além destas citadas de beijar no rosto, acordar e falar q tem td do pai e da família dele, q pegue no colo e não largue mais( fico looouca) também odeio que pegue no colo e fique com a cara enfiada no rostinho do bebe o tempo inteiro, tem pessoas da família do meu marido q fazem isso e eu não suporto!

  116. Poline

    Pra mim o pior é quando me falam: tadinho da chupeta pra ele, sera que ele não sente falta e se ele chorar?? Como ele vai sentir falta do que nunca teve kkkkkkk e se ele chorar eu vou cuida dele para que ele pare… Isso é o que mais me irrita

  117. Glauce

    Concordo plenamente com a lista. Uma coisa que também me irrita bastante é quando outras pessoas estão com minha filha, ela começa a chorar eu vou pegá-la e aí falam: ” ah, tá chorando porque viu a mãe!! ” ou ” é só a mãe chegar que começa a chorar! ” Ooo povo sem noção! Kkkkkk

  118. Manu

    – postar fotos sem minha autirização;
    – dar palpites sem eu ter pedido sugestão;
    – avós ditando o que deve ou não ser feito com o bebê (principalmente sogro e sogra… afffff)

  119. Mônica

    Eu acrescentaria nessa listinha uma coisa que eu odeio que faziam e fazem até hoje com minha filha,pegarem na mão dela quando a pessoa acaba de chegar da rua e sequer lava as mãos para fazer isso. Ai que ódio disso. Tenho que passar por isso até hoje. Não sei qual a necessidade de ficar pegando nas mãos de uma bebê.

  120. Katia

    Gente!! Quanta irritação com as sogras. Elas tem muito mais experiencias que a gente. Alguns comentarios, as vezes são bobagens, mas daí deleta e vamos pra frente. Pra que essa irritação toda. Eu sou mãe de dois meninos, pequenos ainda, mas espero um dia poder participar da criação dos meus netos. De coração, depois do que li aqui o que falaram das sogras fiquei muito preocupada com o futuro!

  121. Fernanda

    E qdo uma pessoa se sente no direito de beijar oi bebê na boca? ???? Me irrita profundamente. Não sei o que fazer, só o tiro imediatamente de perto

  122. Juliana R

    Pior do q falar que o bb não está com sono, pq os olhos estão bem abertos! É desconhecidos na rua virem direto pegar na mãozinha do bebê, mesmo não sendo mais recém nascido. Sei lá por onde andou aquela mão! O pior são as senhoras mais velhas, que mesmo eu virando a bebê e afastando a mãozinha, só descansam e vão embora depois de me atordoar e conseguir pegar na mão! Haja álcool gel!

  123. Juliana

    Eu ouvi da minha sogra qdo minha filha tinha cerca de 40 dias: “ela tá saudável e esperta, não é que vc conseguiu mesmo cuidar dela direito!”
    Era pra ser elogio? Pq minha vontade era voar no pescoço dela!

    1. sylvia

      Afff, dá mesmo vontade de voar no pescoço da pessoa que faz um comentário desse tipo…kkkkkk

  124. Kelly

    Convocar pessoas para irem à maternidade na hora do parto, como se a decisão coubesse a terceiros, que não a própria grávida.
    Se plantar na maternidade e levar convidados.

    Sogras são especialistas em irritar. Kkkk

  125. Paula

    Concordo com tudo! Mas o que mais me irrita de momento é as pessoas falando com ele que nem bebezinho. Ele tá com seis meses é o meu bebe, mas já pedi para falarem com ele normal. Li algums coisas sobre a fala dos bebês é uma delas é essa que não se conversa com bebê falando desse jeito. Temos que conversar normalmente. Já falei isso umas trezentas vezes pra mulher do meu cunhado e ela nunca aprende. Qualquer dia és estouro. Outra coisa que odeio é que fiquem compartilhando as fotos dele. Coisa mais chata. Não compartilho dos filhos de ninguém e ficam compartilhando as do meu!

  126. claudete

    Uma coisa é certa: se for seguir cada palpite que nos dão , não vamos criar nossos filhos!

    1. Macetes de Mãe

      Adorei a frase Claudete! É muito verdade!! Bjss

  127. Roberta

    Gente.. Tenho um tio fumante que sempre que me encontrava com a minha bebê ” pedia ” pra pegar no colo, fedendo cigarro !!! Argh… Que nojo , a resposta sempre negativa fez com que ele parasse de perguntar…
    Foi uma tremenda saia justa na família!

  128. Debora

    Pior do que insistir pro pequeno tomar refrigerante, só mesmo fumar perto dele!

  129. Thais

    Muito Bommmm!!!!

    Mas para mim a pior das piores, é quando pega a criança e beija dos pés a cabeça enquanto está com ela no colo… odeio, me tira do sério à sete anos.
    Um beijo tudo bem, mas beijar a todo instante. … insuportável! Minha filha de 7 anos tem trauma de colo, de tanto que minha sogra beijou e beija ela.

  130. Polyanne

    O que mais me tirava do serioera quando era questionada porque apenas amamentava que o menino,com dois meses, já podia tomar leite com massa para dormir a noite toda. Eu ficava a ponto de matar um que falasse isso perto. foescolha e não me arrependo se tivesae outro ia amamentar exclusivamente durante seia meses

  131. Grace

    Meninas, parece que a clássica “eh a cara do pai” afeta muitas de vcs também, assim como aqui em casa, a minha, não só tem a cara do pai como o sangue eh o dele, eu até brinco falando que se um dia eu estou na rua com ela e ela faz um escândalo, chorando por algo como ela faz vez ou outra =(, vão achar que eu estou seqüestrando a menina, até provar que a filha eh minha….. Mas me irrita muito, quando dizem…. Ela tem a cara do pai e o gênio da mãe!
    #macetesdemae, precisa crianr um post! Como ou a melhor maneira de lidar com a SOGRA, pelos posts acima, parece que o dia a dia do convívio com as sogras eh um grande problema na vida das mães!!! Acredito que este seria seu post mais desafiador, rs e de maior sucesso! Bjos

  132. Fabiana Lima

    Gente detesto qdo dizem que meu bebê de seis meses tem que parar de mamar só no peito, que está na hora de dar papinha, que não vou aguentar e ficar doente pq ele mama toda hora, e uma prima chegou ao cúmulo de querer dar feijão com macarrão pro meu filho, uma comida que foi preparada pra família toda, sabe-se lá com que temperos. Meu bebê é super saudável e vai mamar até qdo quiser e quem decide a hora de dar papinha sou eu e minha pediatra. E outra, só descobri o sexo dele com seis meses de gravidez, aí vem uma colega de trabalho insana e dá meias cor de rosa de presente pq tem certeza que é menina pq escondeu no ultrassom. Aaaaffff, ninguém merece.

  133. Rosa sass

    – Noooooossa mas ainda nao tem dente?!?!?! Ja era pra ter nascido neh?
    – Tadinho…vai ficar com vontade de comer esse chocolate ou beber esse refrigerante (um bb de 11 meses)
    – Pegar meu filho e nao me devolver mesmo q ele esteja aos berros…e ainda começa a chacoalhar
    – Ele nao ta dormindo demais (ou de menos)?! Ele vai dar trabalho pra dormir depois
    – Mas vai mamar de novo (no peito)?! Ele acabou de mamar…meu Deus…nao eh normal isso
    – (e o q mais me irritou): meu bb chorando desesperado de fome, a pessoa pega o baby, leva pra beeeem longe de vc, balança, chacoalha e ainda quer dar palpite de como e oq vc deve fazer…e diz q o q vc faz esta errado!

    Sera q esse povo nao se toca q eh suficientemente inconveniente?!

  134. Nadia Lopes

    Detestável também, é gente que não teve filho tentar ensinar a melhor maneira de criar os nossos, questionar a educação e as combinações entre pais e filhos. Acho que todas mães aqui sabem que estamos sempre aprendendo e não temos aliás obrigação de saber tudo acertar sempre, mas deixem que com nossos filhos façamos do jeito que julgamos o melhor né?

  135. Ketlin

    Adorei!! E concordo!!
    Ainda acrescentaria:
    – Ficar perguntando porque o bebe está chorando
    -Postar fotos sem pedir para os pais
    – Ficar falando “não vejo a hora que ela faça isso ou aquilo”.. Poxa vida, eles já crescem tão rápido e ainda ficam desejando que esse crescimento seja mais acelerado ainda…afff

    Depois que agente vira mãe viramos literalmente uma onça para defender nossos pequenos e o que achamos que é certo para eles… Sem contar que tudo é tão novo para nós (mães de primeira viagem), surgem tantas dúvidas e queremos tanto fazer o melhor para eles e ainda vem um monte de gente dar palpite e fazer esses comentários que não tem nada a acrescentar…

  136. Fabiana

    Ótima lista e muito real!! Só mesmo nós, mães pra agüentar comentários assim.
    Pra acrescentar a lista, não sei se já comentaram, o que me irritava muito é quando alguém perguntava como estava a rotina com o bebê e eu “burra” dizia que estava corrido e mal dava conta de almoçar direito, ir ao banheiro, etc o que eu escutava era: “Nossa, mas na minha época eu cuidava de 2 e da casa toda e dava conta de tudo” – você só com uma bebê e faxineira toda semana não consegue como??…Arrrrr certeza que vcs me entendem né?

  137. Cibele

    Piadinhas do tipo: nossa como ele é lindo! Dê parabéns ao pai seja ele quem for! (vindo da família do meu esposo)

  138. Katy

    Já ouvi tooodos esses comentários, mas comigo ainda teve uma criatura que veio me visitar, e, antes de cumprimentar disse: -Nossa que barrigão, nem parece que a criança nasceu!!! E em seguida viu o pai da minha filha (tá bom ele era barrigudinho mas isso não é problema de ninguém) e perguntou se o pai estava grávido agora, aff fiquei doida.

  139. Luciana

    Odeio quando ficam comparando: nossa o priminho dele é tão calminho e ele está sempre chorando… é muito brabo…
    Ou fiquem questionando porque seguimos tanto o que o pediatra diz… é muita bobagem… por que tomar água mineral? cigarro nem faz mal…
    Ou ainda… ele ainda dorme no teu quarto??? Sim, ele vai dormir no meu quarto até quando eu quiser.

  140. Sabrina Donatti

    Pra mim o pior não é quando são pessoas que não tiveram filhos e sim quem já teve e fica falando esse monte de besteiras.
    Eu tenho este probleminha, ainda mais que a pessoa já teve o filho faz mais ou menos uns 18 anos e a gente vê na cara que não fez tudo muito bem. Mas mãe é mãe e cada uma é de um jeito, mas achar que sabe tudo e por isso pode dar o que quiser pra minha filha, aí não dá!
    Adorei!!!
    Beijos

  141. Roberta

    Me identifiquei com essa lista e alguns comentarios.
    Mas algo que me irritou mtooo e nao vi ninguem comentar: eh logo depois de seu acordar e mamar, ir pro colo da “dita cuja” (mais comentada por aqui…kkkkk) e começar a chorar, ela dizer que eh manha! Detalhe, seu bebe com 3 meses esta fazendo manha! Fora a cara de “do” que ela faz quando estamos almoçando e minha filha fica nos olhando e ela diz: “que do! Ela esta passando vontade! A vovó te da uma carninha pra ti chupar.” Ui!!

  142. valeska

    Já passei por td isso. Agora é a fase dos brinquedos..
    Já avisei para que não dêem brinquedo, não tenho mais onde guarda los.
    E parece que falo grego.

  143. Priscila

    É, tô vendo que não tá fácil pra ninguém rsrs. A campeã na arte de irritar é a sogra, seguida da cunhada, é claro. Passei por várias situações descritas aqui, mas acho que o que mais irrita é dizer que a criança se parece com a família inteira, menos com a mãe.

  144. Marcos

    Adorei este post!

    Curto, compartilho e e digo a todas, inclusive minha esposa, não gaste tempo e nem energia pensando, discutindo ou mesmo se importando com os comentários e blablablas dos outros! Seja mães, cuidem de seus filhos como acham que de devam, lembrem-se de que a sua família agora é você seu filho e seu companheiro/a, seja ele/a quem for.
    Construa sua família a seu modo e de seu companheiro/a e não se importem com o pensando indevido dos outros.

    Paz!

  145. VANESSA

    Totalmente desnecessários as seguintes comparações: Que fulano já fala o alfabeto com 2 anos de idade, que fulano já conhece tudo de computador com 3 aninhos, já isso …. já aquilo. Pessoas com esses comentários são egoístas e de mente fraca.

  146. Lys

    Odeio quando dão (normalmente minha sogra ou minha mãe) alguma comida pro meu filho que eu digo que não quero que dê. E quando dizem: _Não precisa fazer tudo o que o pediatra diz. O cara estudou 10 anos e trata de crianças há um 30, mas elas que sabem mais! Aff…
    E a que mais me irrita é: _Eu dava isso pro meu bebe. Ja pode dar danoninho. Dá vontade de responder que o filho é meu e dou pra ele o que eu achar que devo. Ódio!

  147. Marília

    E quando estão constantemente a comparar os nossos filhos com todos…menos comigo, que sou a mãe…ou atribuir características que são minhas e que os meus filhos as têm, a outros da família…o que fazer? o que responder sem ser completamente mal educada?

  148. jo...

    Odeio tudo q vcs publicaram kkk mas uma coisa q odeio de morte é meu sogro pegar minha filha sem lavar a mão. Teve um dia q ele tava mexendo com serviço de pedreiro lá veio o velho pegando nela todo sujo. Outra coisa q não suporte é q fume perto dela. Teve um dia q eu estava com ela no colo la veio ele com o cigarrao jogando fumaça pra todo lado, aí foi o fim não aguentei e falei… nossa nem eu tô suportando este cheio de cigarro imagina a menina. Se toca né. Bjs meninas

  149. Naiane

    Vixi…quanta coisa chata q escutamos… Mas eu tinha raiva quando estava amamentando (ceio) discretamente (sem expor aquele peitão todo) cobrindo com um cheirinho do bebê e vinha um ou uma sem noção e puxava o paninho p ver!!! Meu!!!! Que raiva! Se estava coberto, não era p ver!!!

  150. natalia thomazine

    E que falam que o bebe se parece com todooooooooooooo mundo, menos com a Mãe…Coisas de sogra e cunhadas sem noção

  151. Simone

    Aiii meninas alem de todos essas coisas q odiamos ouvir… viviam me encomodando pq os meus filhos ou estamos com quebrante ou arca caída, pq eles nao paravam de chorar pq tinham muiitas colicas affff ou então ai a fulana e tao carinhosa e cuidadosa com o filho nunca vi ninguem como ela, ou pedir pra nao vir a minha casa pois queria descansar e fikar um pouco quieta en casa a bem dita visita fala ta cansada por que??? Vc tem a noite inteira pra descansar!!! So falta dizer vc nao faz nad pra estar cansada afffff meninas e o pior neh q esses comentarios vem de mulheres e q muiitas vezes tem filhos

  152. Romeika

    Odiava quando tiravam a minha filha chorando do meu colo, e visitas eram um pesadelo. Quando minha filha tinha pouco mais de um mês a família do meu marido (que felizmente mora longe) veio nos visitar. A minha bebê sempre deu muito trabalho pra dormir, cochilar, e pouco antes de eles chegarem eu finalmente tinha conseguido fazê-la dormir e colocá-la no bercinho. Minha cunhada sem um pingo de nocao tinha acabado de chegar (e fumado um cigarro !) e entrou no quartinho da minha filha, a acordou e a pegou no colo! Mais tarde a tirou do meu colo enquanto chorava e ficou enfiando uma chupeta na boca dela, contra a vontade da bebê, apesar de eu ter dito que já tinha tentando várias marcas e ela nao queria de jeito nenhum. Dá um ódio só de lembrar!

  153. Rosângela

    Detesto sdo qualquer palpite sem noção mas amo dicas !!! Eu tenho 4 filhos super saudavel e tem gente que acha que ainda pode vir criticar E ainda se é crítica construtiva mas vem falar coisas sem noção !!! Só por Deus

  154. Andreia

    Quer me ver brava é quando vc faz uma festinha de aniversário para comemorar e para sua filha brincar com outras crianças (pois é tímida) mas sua mãe ou sogra não larga a criança de jeito nenhum. Fica puxando de um lado para o outro e não deixa a criança interagir com outras… Monopoliza totalmente a criança. E se vc pega a criança para tirar alguma foto ou brincar, faz cara feia…
    Disputa não dá né… Parabéns pela lista e complementos. Adorei !!!

  155. Juliana

    Odeio quando eu digo que não é para fazer alguma coisa e as avós ou tias ficam todas magoadas. A ffilha é minha e poderiam pelo menos perguntar minha opinião antes de sair fazendo as coisas. E depois ainda jogam na cara que eu estou com ciumes

  156. Meire

    tenho várias reclamações q se eu fosse listar todas vcs ficariam lendo o resto do dia… mais vou citar umas 3… a primeira q eu odeio e fazem desde que meu filho nasceu (tem 1 ano e 11 meses) é alem de dizer q é a cara do pai, q não tem nada a ver comigo (o q é mentira pq ja comparei minha foto de criança com a dele é somos parecidos super sim) e ainda ficam chamando ele pelo nome do pai, isso é o q mais me deixa P da vida, nao consigo nem disfarçar fecho a cara na hora, ja até cheguei a falar para uma pessoa q chamou ele pelo nome do pai q o nome dele é Anthony… a outra coisa q eu odeio é neguinho querer saber mais do q eu q SOU MÃE, carreguei 9 meses na barriga, crio ele há 2 anos e conheço muito bem meu filho não preciso de nenhum Zé povinho falando o q eu devo fazer… e a outra é me repreenderem quando dou bronca no meu filho por ele ter feito arte, manha ou qq outra coisa q eu nao tenha gostado… enfim gente tem muito mais coisa q eu odeio mais as principais são essas! bju

  157. Isis

    Que digam que é a cara do pai, o pai diz que é igual a mãe nessa idade, mas continua insistindo que é a cara do pai.
    A criança faz um ruído tiram do bebê conforto, sem ela ter acordado.
    Ficam do teu lado enquanto amamenta conversando com a criança, que ódio, ela larga o peito, praticamente tiram dos teus braços.

  158. Juliana

    Que fiquem nos vigiando durante a amamentação, especialmente nos primeiros dias, quando temos uma dificuldade enorme com a pega. Minha sogra ficava em cima, dizendo: “Ah, ela não vai mamar agora”. Teve um dia que estava particularmente difícil, no terceiro ou quarto dia de vida da minha bebê, e eu tentando manter a calma para amamentar quando a doce sogra disse: “Acho que ela não vai mamar no peito, tem mãe que não consegue”.

  159. Sheila Nascimento

    Durante a gravidez, detestava quando passavam a mão na minha barriga, palpitavam sobre a escolha do tipo de parto, perguntavam sem parar, qual era o sexo do bebê, depois de descobrir o sexo, palpitavam no nome, que estava exagerando no enxoval.

    Após o nascimento:

    – Palpites sobre as mamadas
    – Visitas inesperadas e ainda por cima, com estranho….e horas a fio!
    – Palpites sobre a alimentação
    – Oferecer qualquer tipo de alimento sem me perguntar…principalmente se for doce!
    – Pasmem com essa: – nossa, ele não toma refrigerante!? Não toma até hoje, graças a Deus…e está com 6 anos.
    O resto, concordo com tudo que foi escrito!

  160. Gabriela

    Sem dúvidas tds os comentários são verdadeiros…Já passei e passo por situações que só Deus na causa!! A falta de noção dos mais citados (sogro e sogra) é d+. As frequências nas visitas, os palpites desnecessários e o pior, o bendito PERFUME DO MEU SOGRO. Ahh como eu qria explodir tds os vidros de perfume (de péssima qualidade) dele. Minha filha nunca cheirou bebê..sniff

    1. Fernanda

      Nooossaaaa!!!

      Essa da visita dos sogros, e o cheiro do sogro!
      Parece que foi eu quem postei.
      Rsrsrs..
      Mas o agravante era os horários das visitas, a falta do aviso, e o pior:
      Trazer desconhecidos sem o consentimento meu e do pai.
      Aff…, ninguém merece!

  161. dany

    AFF…que neurose pelo amor de Deus

  162. Van

    Odeioooo q acorde meu bb que levou quase uma hora pra cair no sono….vizinhos, até marido quando tá em casa não tem noção alguma….no ano novo então, vieram alguns amigos aqui que promrteram não fazer muita algazarra, no fim tive que ficar pedino pra falar mais baixo o tempo todo. …odeio pois sou eu que terei que fazer o bb dormir de novo e deixar de curtir aquele momento de sossego…..sogra falando que tá com fome então arrghhhhh….e pra piorar meu bb eh o xerox do pai, ai já viu neh..

  163. regina

    Caramba! Nunca pensei que ser mãe significasse ser anti – social, idiota e praticar tantas imbecibilidades….esse post devia se chamar “neuras de mãe” e não “macetes de mãe”…..afffff….quanta asneira! ” VOSSOS FILHOS NÃO SÃO VOSSOS FILHOS…. SÃO FILHOS DA ANSIA DA VIDA POR SI MESMA! ELES VÊM ATRAVÉS DE VÓS. ..MAS NÃO DE VÓS! Por isso acho melhor deixarem se ser tão possessivas e os ensinarem a viver no mundo.

    1. Cristina

      Nossa vc deve ser sogra ou não ter filho pra escrever isso… todas que passamos por essa a coisas ficamos incomodadas sim… é com toda razão

  164. Lara

    Nossa que chatiasse, mãe não gosta de nada né?! Tem que colocar a criança em uma redoma de vidro entao e levar pra uma ilha deserta. Aff

  165. Livia

    Que publiquem fotos do meu filho em redes sociAis, sem minha autorização…

  166. Livia

    Que perguntem se é menino ou menina. Tá em duvida, cale-se!

  167. Ju

    Isso tudo é verdade.
    Mas o que eu mais odeio é as pessoas sem noção falar que é a cara da tia (irma do pai) sendo que a criança é a minha cara! Os outros pode falar que é a minha cara que sempre ela vai dar um jeito de falar que nao é! Nossa fico P.. Carregar 9 meses na barriga pros outros chegar e falar isso !
    odeioo que tira do meu colo e nao solta mais ! Fica com a criança no colo ate eu ir embora! Parece que nao quer que pegue de jeito nenhum! Morro de ciumes ! Ficoo com uma raiva!
    E tbm quando a pessoa vai e da as coisas pra comer sem se quer perguntar pra mim se pode! Eu sou a mae eu acho que tem que pergunta pra mim primeiro antes de dar ou de fazer as coisas nossa fico super revoltada!
    E a principal bebe é meu porque tem que publicar foto dele? E se quer publicar eu acho que tem que perguntar pra mim antes! Nao ficar publicando foto como se o bebe fosse da pessoa! Ai que odiooo!!

  168. Katia

    Odeio quando vem questionar sobre o jeito que estou educando meus filhos, se dou brinca, deixo de castigo ou saio de perto pra conversar falam que eu JUDIO da criança!!!! Isso me deixa P… Da vida!

  169. Monica

    Odiava quando optei por sair do meu emprego para dedicar me integralmente ao meu filho e questionavam tanto sobre minha opção. E ainda hoje ouço que eu não faço nada!

  170. Poli

    Minha sogra cismou q minha bebê tem q largar o peito(ela te um ano e neve),é leva ela para virgens curtas(3 4 dias)antes eu ficava pra morrer,mas ela tem o q merece,minha filha não deixa ela dormir ela acorda as três pra mamar e ela não tem o q ela quer kkkkkkk

  171. Juliana

    Quantos anos ela tem? Mas como é pequena e magrinha pra idade dela. As pessoas (crianças) tem biótipos diferentes. Por acaso isso me incomoda muito! Minha filha é inteligente, bem humorada, feliz, linda e magricela. Não queria nada diferente.

  172. Mamãe Tagarela

    “Ah, no meu tempo não era assim” Eu escutei tanto essa frase que até o Papai Tagarela chegou a se irritar com a mãe dele. Acredita?! Muito boa a lista. Nós mães deveríamos nos preocupar menos com isso, mas é difícil né? Principalmente quando são recém nascidos…

  173. Natália

    a coisa que uma mãe mais detesta (eu pelo menos) é pessoas mal informadas dando “pitaco”.
    Quer fazer do seu jeito? Tenha um filho! Se já teve e fez tudo o que queria? Tenha a sensação de dever cumprido! Quer opinar? Pelo menos informe-se antes de falar/julgar!
    Ahhh…
    E não queira fazer da sua vida a minha! Pessoas são diferentes, os filhos são diferentes e os tempos são outros!

  174. Queive

    Bem interessante a lista e das mamis aqui também.
    Eu espero que quando meu filho nascer (estou com 33s), as pessoas se lembrem que eu não tenho paciência. kkkkkkkkkk
    Gente, na boa, não vou ter saco para mimi e nem palpites alheios.
    A lista do recem nascido chega a me dar pânico……Não quero visite doente o bebê, pegando o bebê com a mão suja, beijando rostinho ou a maozinha. Aiiii socorroooo! Vou surtar! kkkkkkkkkkk

  175. Irla

    A sabedoria vem com a idade e a experiência. Ouvir o comentário e interpretar como crítica ou como simples troca de experiências ou de opiniões depende de cada um. Sou mãe de dois adolescentes e já me senti ofendida quando questionada pelo meu modo de criar os filhos, mas quando olho pra trás, vejo quantas bobagens eu fiz eu que poderia ter evitado se tivesse ouvido com a mente aberta o que me diziam. Se não quer ouvir críticas, opiniões ou comparações a respeito do seu filho, vá morar com ele numa ilha deserta ate que ele cresça o suficiente pra te criticar. Abs.

  176. Juliana

    Que falem que seu leite não está sustentando!

  177. Klay

    Ficava uma onça quando perguntavam o nome do “meu filho” que está no carrinho igual a Pantera Cor de Rosa!

  178. Daniella

    …quando é uma menina e os pais optaram por não colocar brincos e todo mundo pergunta: – é um menino?
    e inúmeras vezes dizemos : é uma menina! …então surge a pergunta: Pq não colocaram brincos?? Ahhh que saco!!!!

  179. Cláudia de Freitas

    Quando oferecem ou dão refrigerante para meus filhos, mesmo sabendo que não dou e que não gosto que o façam. E ainda dizem que é frescura minha privá-los disso.

  180. Marcela

    kkkkkkkkkkk, pensei q era só comigo!! Essa da sogra falar q TUDO no bebê parece com a família do meu marido!… Tenho vontade de estrangulá-la… juro!!! rs

  181. Mônica

    Odiava quando estava dando de mamar e vinham olhar, chamar ele, e a mãe fica igual uma idiota com o peito de fora esprando a criança voltar a mamar. Ainda hoje detesto quando estou dando comida à ele e ficam chamando e brincando com ele, tudo sua hora.

  182. Di

    Eu trabalho fora e quando saio do servico,saio correndo pra ve-lo, e teve um dia que simplesmente levaram ele pra brincar bem na hora que eu chego… Pense em alguem que ficou irritada… E pior que fiquei de ruim,porque fui buscar ele e falei que nao tinha problema levar desde que quando eu chegasse em casa, ele estivesse la… Falta de noção… Tipo,o filho é meu! Ja me dói passar o dia longe, e ainda quando chego ele não tá em casa…

  183. Ana

    O meu problema nem é sogra, e sim uma cunhada.
    Quando minha bebê tinha dez dias, ela falou que quase comprou uma lata de NAN pra dar pra minha filha.
    E uma vez que estavamos de carro e ela tirou a bebê do bebê conforto e ficou com ela no colo com o carro em movimento.
    Fora que sempre que vê a bebê ela faz uma vistoria nos sapatos, meias e roupas pra dizer que está apertado.
    Até meu marido já se irritou.

  184. camila

    Gente eu to aqui morrendo de rir…não sou mãe ainda…mas tenho muitas amigas mães que passam por isso td. Vendo vcs falar e vendo como minhas amigas reagem. Credo as vezes parece ate q as pessoas sao más e sm nocao. Adorei esse post…me fez pensar sempreee antes de falar qq coisa pras mamaes que tanto gosto. Julgar isso eu n faco…e cada mamae eh uma cada bebe eh um…e so qm tem q dar conta disso sao vcs. ADOREI fiquei brava aqui c essas.situacoes barraaaas q vcs passam e ri de pensar como algumas pessoas sao sm nocao!? Que Deus abencoe a vocacao de todas…bjinhos

  185. Sara

    Que a mae ou sogra achem que sabem sempre o que é melhor para os nossos filhos e insistam em impor as suas vontades!

  186. Camila

    Uma coisa q eu ODEIO eh qndo a minha filha recem dorme e vem a minha sogra e acorda ela…
    Aí a minha filha chora…sabe o q ela faz???
    Toma mãe q a filha é tua e to indo embora…
    E nem adianta avisar q a nene recem dormiu pq ela nao ta nem aí!!!

    E só pq ela teve 4 filhos ela acha q eu tenho q criar do jeito dela
    Afffffff

  187. Danielly Borges

    Que as pessoas respeitem a vontade dos pais de NÃO dar chupeta…. Já deram chupeta pro meu filho escondido de mim…

  188. Danielly Borges

    Que as pessoas respeitem a vontade dos pais de NÃO dar chupeta…. Já deram chupeta pro meu filho escondido de mim…

  189. Lorena

    Engraçado as outras mulheres que ja são mães ate podem se identificar mas são justamente delas que eu ouço essas coisas que sa vontade de voar no pescoço…

  190. Priscila

    Bem Isso.
    Minha Princesa tem 7 anos. Uma vizinha nossa toda vez que encontra a minha filha, fica beijando e abraçando ela… toda vez mesmo… beija e beija nossa eu não gosto não.
    Estou sem saber o que faço, me ajudem mamães, como falar com essa vizinha sem magoá-la.
    Obg!

  191. barbara

    Nossa q tanto !!!! Kkk
    Odeio q compare minha filha com outras crianças !!! Se ela faz bagunça se ela e quietinha se ela e calada e chata se fala muito e faladeira
    A da um tempo
    Ela e minha e quem crio sou eu !!!!ela e o q quiser ser

  192. caroline

    Sabe, eu odeio tanto mais tanto que quando minha filha esta tentando aandar (muito fofo) alguem nem que seja a propia vó vai la e pega ela nocolo! deixaela andar! e quanxdo eu falo , solta elaaa as pessoas na maioria das vezes ficam de mal e colocam a minha filha de mal jeito no chao!!!!!! que odiooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  193. luciana

    Odeio….quando falam:
    1) “nossa, como acalma quando vai no colo do ppai como se VC fosse incompetente para cuidar da sua filha…
    2) menina é mais ligada com o pai…sendo q a pessoa esta vendo sua filha pela segunda vez e não sabe o quanto VC fica com sua filha…
    3) ter que administrar as crises de ciúmes de outras pessoas, quando no momento, VC só quer poder curtir o seu grande momento e não pode….
    4) te tratar como se VC não soubesse fazer nada….quem carregou durante 9 meses foi VC, quem cuida, da banho, alimenta, da carinho, acorda diversas vezes durante a madrugada…..tudo isso VC quem faz, mas todos ao redor sabem muito mais q VC….
    5) ate quando VC vai descer a escada com sua filha no colo…. VC desaprender ate a andar….questionam ate o fato de VC descer com sua filha no colo…isso q moro num sobrado e todo dia desco e subo as escadas com minha filha no colo….
    6)e por fim, a filha não deve ser sua, debe ser do pai com a vizinha…. Pois a criança não tem nada de VC, tdeve parecer ate com o cachorro…mas com VC …imagina….

    Tem hora que enche o saco….vontade de não deixar mais ninguém que nao saiba se portar, hegar ao lado da sua filha….ao deu lado…

  194. Gessica

    Tenho uma filha de 2 meses e meio e minha sogra que sempre quis ter uma menina e teve dois meninos. E quando minha filha nasceu.. pronto ela acha que a filha é dela ! Teve um dia que achei que fosse ter um treco, ela me disse que se ela não trabalhasse ela iria ficar o dia todo com a bebê e que só ia me trazer pra dar mamar !! Perae a filha é MINHA EU QUE SOU A MÃE ! A minha bebê não pode chorar que ela vem correndo e pega a bebê no colo como se eu tivesse feito algo! E sem contar que ela fala que não vê a hora da beber parar de mamar no peito para ela ficar mais tempo com a bebê !! Olha não ta sendo fácil só Deus mesmo. Aaahhh E não podia faltar !! É a cara do pai, não tem nada seu, até o gênio é do pai! Desabafei ;p

  195. Gessica

    Eu também estou em uma situação muito complicada. Minha teve dois filhos e o sonho dela era fer uma menina. Pronto assim que a minha nasceu começou o terror, ela quer ser a mãe da minha filha ela ja teve até a audácia de dizer que se ela não trabalhasse ela iria ficar o dia todo com a bebê e me dar só pra dar mamar. Vê se pode EU QUE SIU A MÃE DELA ! E como se ja não bastasse ainda me disse que não vê a hora da bebê desmama pra poder ficar mais tempo com a minha filha. só Deus mesmo . E sem contar que quando a bebê ta mamando ela fica cheirando a bebê pedindo pra eu colocar acabeça pra trás pra ficar mais perto da bebê, nossa quero morrer com isso é um momento meio e a minha filha e ela fica em cima.

  196. camila oliveira

    Caracas muito bom…conconcordo c todas essas coisas…precisava desabafar…acho q avos,principalmente sogra acha q temos q fzer do jeito delas,que do msmo jeito que criarao os filhos tem q ser c os nssos…q raaaaaivaaa…quero acrescentar nesta lista quando alguem pode ser ate. A avo(sogra)”posso levar ali ja volto”naoooo pde ,meu filho so tem 9 meses,msmo q tivesse 5 anos nao deixaria,soh confio se estiver comigo ou meu marido e tmb mnha mae…..aff entre outras coisas q so deus p nos dar paciencia..da vontade de fugir p bem longe so nos e nossos filhos!!!!bjus amei….

  197. Rita

    Mãe detesta que a criança fique com a sogra e quando vai buscar a criatura fale: vc vai dormir a noite toda, porque aqui deu um trabalhão medonho; não pude fazer nada mas vc vai poder dormi à noite.

  198. sofredora mãe

    Experimenta ter uma de 24 um de 16 e outra de 5

  199. Zilma

    E quando nossa filha é tímida e ficam obrigando ela a falar, tipo minha sogra ficava obrigando a menina a pedir bênção? Afff não aguentei e explodi: ela fala a hora que ela quiser! Ora bolas!

  200. sandra nascimento soares

    Minha baby Isadora tem 10 meses e dorme comigo na cama à noite, odeio as pessoas querendo que ela durma no berço, principalmente o pai afff. Sou eu quem acorda se ela acordar, então prefiro ela perto de mim correto!?

  201. Day

    Kkkk de tudo que foi escrito me fez voltar a 3anos atrás quando o meu filho nasceu, mae de primeira viagem porém tinha ideia de como ia ser, mas nunca imaginei que a minha sogra iria me chatear tanto, ensinando pro meu filho a primeira palavra “vovó”, eu que pari, que passo as noites acordadas, que faço de tudo e mais um pouco e ainda a primeira palavra tem que ser avó? Nem pensar

  202. ANA MARCIA SANTOS

    nao podemos esquecer de quando a avó no caso (sogra) pega a criança pra sair sem perguntar si pode. da uma raiva parece que eu nao existo , aff…

  203. Luciana

    Nossa da para acrescentar muita coisa, mas a principal já está na lista como por exemplo * dizer que o meu bebê está com fome quando está chorando e ainda ficar calculando a quanto tempo foi a última mamada. * ficarem dando opinião, principalmente pessoas que não são mães. * falar que estou com cara de cansada. * não entregar o bebê para a mãe quando ele está chorando. * ou pior tirar o bebê do colo da mãe quando ele está chorando. Isto aconteceu comigo da muita, muita raiva. *Ficar oferecendo comida para o bebê, sendo que ele ainda nem come.

  204. Cris

    Nossa ja da nos nervos so de ler…
    Mais meninas vou contar a minha experiencia com a sogra, estou gravida de 6 meses e ja ouvi comentarios que tenho vontade de matar porem o pior de todos e o que mais me magoou foi contar para a minha sogra que estou gravida de uma menina e ela olhar para mim e dizer, é nao tem jeito de virar avó de um menino mesmo. Nossa foi como me dar uma facada.

  205. Regiane

    Tudo vdd.. Passo por vários itens desta lista … É a treva

  206. Marie

    Eu odeio uma pedagoga, amiga da familia do meu marido, cinquentona, sem filho que deu palpites sobre meu filho de 1 ano e meio, indicando e questionando o porque de não colocarmos ele na creche, depois, pegou a mamadeira da minha mão e foi tentar dar para ele, sem pedir licença e depois o pegou e o levou para ir a andar na rua, e depois o colocou no colo de uma criança que não sabia segura-lo direito… dei umas cortadas nela, mas na hora da opiniao sobre a creche fui bem grossa. pena que fui tarde! Deveria ter sido logo na primeira intromissão…

  207. Aline

    A lista é quilométrica!!!! Eu eu passo por quase todas essas situações… mas uma qie tenho certeza que não tem.na lista é a última mer*** que minha sogra fez… DAR FACA PRO MEU BEBÊ DE UM ANO BRINCAR! Pronto.. essa se superou… É eu sei… queria esganar ela… sorte que eu tirei a tempo da mão dele. O que ela pensou? Que ele ia usar a faca pra empurrar a comida pro garfo? Com um ano?
    –‘

  208. Patricia

    O pior e quando ficao ensinando ele a chinga odeio isso e fica querendo se intromete no feito da gente cuida. Da paupites se A gente pedi e de morre mesmo

  209. Gracieli

    Gente… Me sentindo um E.T.!!!

    Não me irritou com praticamente nada… Eu colocaria na lista apenas pegarem meu bebê usando perfume (e me entregando ele com cheiro de adulto) e as críticas da minha mãe pelo biotipo dos meus filhos, magros! Lembro que minha irmã era seca, o vento levava, acho que ela esqueceu…

    Fora isso não me aborreço com nada… Talvez pq o amor que as pessoas sentem pelos meus filhos, mesmo envolvidos em criticas e palpites, desperta em mim uma enorme gratidão!

    Saber que pessoas, além de mim, se interessam e se preocupam com ele, a ponto de serem inconvenientes, é pq tbm os querem bem!

    Não critico quem se irrita, é uma questão de temperamento, momento, jeito…

    Sobre a comparação, ela é mãe da evolução e dos costumes, fazemos isso o tempo todo, rotulamos, pensamos… É que nem todos tem freio na língua, né!?

    Apesar de todos os palpites e intromissões, penso muito nas vezes que pude tomar um bom banho pq minha sogra estava segurando meu bebê, pelas vezes que pude pegar um cineminha com meu marido pq meus pais resolveram ficar um pouco com as crianças, mesmo dando coisas que eu não daria para comer… Penso nas pessoas que deram seu palpites pq viram algo e julgaram necessário, pq por um minuto se preocuparam com os maiores bens da minha vida: meus filhos!

    Se alguém olha pra eles com zelo, admiração, cuidado, amor ou preocupação, essa pessoa já cativou meu bem-querer e uma boa dose da minha paciência!

    Adorei ler tudo! Senso de humor é tudo!!!

  210. vanessa

    Ahh passei por tdas essas..mas tem piores..
    Tirar o bebe do seu colo qdo ele esta mamando peito e se destrai..
    Qdo vc se empolga para dar a primeira frutinha dai a cunhada toma da sua mao, da a fruta e tira foto p por no face..
    Qdo chega alguem q vc nunca viu na vida e o fulano q ta c ele no colo antes mesmo de falar oi ja pergunta “qr pegar?”
    Qdo as tias se acham mae da criança..
    Qdo ficam te falando q vc acorda tarde ou q só qr dormir… sendo q o bebe nao te deu sucego a noite tda.
    Dentre muitas mais que passo por ser vizinha da sogra..

  211. sol

    Tem tb os aqueles cara de pau que vem visitar um RN estando gripados isso não se faz sinceramente da vontade de mandar embora já q não se toca,ahh e os q tomam banho de perfume para visitar casa q tem bebês.

  212. Thais

    – O-D-E-I-O visitas em grupo de 5,6 pessoas e para piorar, no período da noite;
    – Odeio que conversem gritando perto do meu baby (que é recém nascido);
    – Odeio a família do meu marido falando o tempo todo que a cara do pai (eles fazem questão de ressaltar isso todo o tempo e achar semelhança em tudo que o baby faça com como era meu marido quando bebê);
    – Odeio que fiquem mexendo com o RN enquanto tento fazer ele dormir;
    – E por fim, mas não menos importante, E-U- O-D-E-I-O estar amamentando e as pessoas ficarem em cima olhando e pior, colocar a cabeça em cima para ver o bebê mesmo vc já tendo dito que seu peito não é público e que vc odeia essa atitude.

  213. Aline

    Minha mãe sempre quando vem em casa, fica pelo menos duas semanas, moramos em estados diferentes. Minha filha de 10 anos volta e meia responde mal, e quando chamo a atenção ou ponho de castigo, minha mãe a defende “vem cá com a vó, fica aqui que eu te protejo”, e tira a menina do castigo. Passado uns dias, minha filha responde pra ela, aí ela lá diz “mas tu tens que fazer alguma uma coisa, essa menina está muito mal criada.”

  214. Ana

    Li muitos comentários maioria me identifico. Sim é bom ouvir algumas coisas alguns conselhos. Principalmente quando é mãe de primeira viagem como eu. As vezes ficamos perdidas. Mais o exagero é muito negativo tanto para mãe como para o bebê. Eu sofro muito com isso pq moro longe da minha família e só ouço como ela é parecida com o pai com a filha do tio de 3° grau(lado do pai). Minha sogra tem mania de doença já ouvi que minha filha tinha bola na cabeça tinha pé torto, tinha problema pra enchergar ( a bichinha encherga melhor que muitos por ai) que tem infecção no ouvido já ouvi de tdo ! A mais nova que tenho que levar ela no neuro pq faz birra ! Cada dia é uma coisa nova pior que meu marido escuta e depois vem me encher mais o saco ainda! Levo minha bebê a cada 3 meses em consultas de rotina. Dificilmente ela fica doente graças a Deus nunca precisei ter aquela famosa caixinha de remédios pra tdo tipo de problema pq ela sempre foi saudável.
    Vou levando até onde não sei, mais estou admirada com minha paciência. Isso me deixa muito deprimida pq são muitas críticas se fosse tão horrível como mãe minha filha não estaria crescendo saudável e feliz! Uffaaaaa desabafei

  215. Isabella Almeida

    Olá Shirley.
    É a primeira vez que comento aqui. Parabéns pelo seu blog, ele é maravilhoso e muito informativo. Descobri ele a 4 dias e estou literalmente devorando tudo…kkkkkkk. Sou mãe de primeira viagem, estou esperando Sophia, vou completar 26 semanas. Depois de ler seus vários posts sobre coisas que as pessoas acham que devem nos dizer (porque nós não sabemos de nada nesta vida, todo mundo sabe mais que a gente, e minha Sophia nem nasceu ainda…affff), isso confirma algo que para mim, é comum no nosso país: o povo brasileiro tem uma mania de se meter na vida dos outros, todo mundo tem um conselho ou alguma coisa para falar pra vc, e vc não precisa ser íntimo e nem da família, talvez por essa espontaneidade ou abertura que temos para com as outras pessoas, basta uma conversa, e aí já podemos entrar e dá pitaco em tudo na vida da pessoa. Tudo é motivo pra falarem, e não é só quando vc engravida, é em qualquer momento da vida das pessoas: vc é magra ‘menina, vc precisa comer mais’, vc engorda ‘tá grávida?’, falam do seu cabelo, da sua roupa, quando vai noivar, quando vai casar, quando vai ter um filho (a minha veio agora com quase 12 anos de casada…mas isso é outra história!), todo mundo que vc conhece, quando te encontra tem algo para falar, mesmo sem vc querer saber, ser íntimo ou pedir qualquer opinião… Já falei sobre isso com meu esposo, e ele concordou comigo. Infelizmente, isso é comum, e temos que aprender a conviver com isso, mas tem horas que é um saco, affff. Estou pensando em fazer um quadro com esses posts seus e colar na porta de casa pra quando vierem nos visitarem…. Kkkkkkkkkkk… Meu marido não deixaria, já fui direta em muitos momentos com pessoas da família e pessoas de fora, e ele me deu bronca depois, e reconheço que em alguns momentos realmente fui grossa. Eu sou aquela pessoa super paciente, calada, por causa destas coisas que já observei a muito tempo na minha vida, eu não sou muito de falar o que penso por aí, guardo o penso comigo, justamente para não sair fazendo por aí esse tipo de coisa. Agora. Com a gravidez, acham que minha impaciência é por causa da gravidez, mas não é, muito coisa já estava aqui, mas estava guardado, para eu não ser indelicada com os outros, porque tem mais um detalhe sobre este comportamento do nosso país: as pessoas são muito boas para falarem, opinarem e darem pitaco sem vc pedir, mas na hora de ouvirem…ahhh…o outro é o ser mais grosso, mal-educado e sem paciência da face da terra. Vc não sabe de nada da vida e tem que ouvir e concorda calada, ou como vc sempre diz, fazer cara de paisagem… Talvez os hormônios colaborem um pouco também, mas muita coisa já estava aqui… Me desculpe pelo desabafo Shirley. Entendo perfeitamente tudo isto que vc colocou nos posts, e vou entender muito mais depois que Sophia chegar. Obrigada por compartilhar tudo isto com a gente, tem me ajudado muito, pois não tenho conversado muito com outras pessoas depois que engravidei. Como vc estava procurando um sentido é uma direção pra sua vida quando engravidou do Leo, também estou procurando por isto agora, e ler sobre estas coisas no seu blog, me ajudou muito. Parabéns pelo seu trabalho, e que Deus continue a abençoar vc é sua família linda!!!
    Um super beijaosao em vc e nos pimpolhos!!!!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Isabella!
      Adorei o seu comentário, obrigada por compartilhar aqui, e volte mais vezes :)
      Muito obrigada pelo carinho, desejo o mesmo para você e sua família.
      Bjss

  216. Valquiria

    Me Mata quando pegam minha filha e insistem em ñ se contentar em beijar a bochecha e ficam beijando a boquinha dela e o nariz como só pq é bebê acha q eles ñ sente mau hálito!!! Morro de raiva!

  217. Edilaine milena

    Sabe essa é minha maior preocupação não quero nem imaginar as pessoas me falando – há eu fazia assim não com meu filho eu não assado, e tal, ou que falem
    Eu com meu filho fiz diferente eu nunca vi fazer desse jeito, ou me cobrar não é assim pega o BB desse jeito olhabele ta com fome olha ele ta assi . AFF não vou suportar. Estou grávida e sou chata, penso direto esse assunto porque acho que vai acontecer é meu primeiro filho e vou querer educar ensinar e criar meu filho junto com meu marido sem a permissão de ninguém o que devo fazer nessas horas se acontecer alguma cousa desse tipo ? Me ajudem

  218. Bárbara

    Quando o bebê está com soluço, a pessoa vem com um pedaço de papel cheio de saliva e coloca no meio da testa dele. Fala sério… Que coisa mais nojenta!!!

    Comparar com outros bebês, por mais que as vantagens sejam para o seu filho.

  219. Cristina

    Passo por praticamente tudo que foi comentado aqui… é impressionante como as pessoas não se ligam !!!
    Meu bebê nasceu a cara do pai, mas com o tempo está mudando, com vários traços e jeitos meus, várias pessoas falam isso… mas pra família do meu marido nada… tudo é deles… falam como se eu fosse uma barriga de aluguel deles… nunca acham absolutamente nada meu…. a sim, o gênio… quando é alguma coisa negativa ai é minha… genioso como a mae, peida como a mãe (mesmo nunca me vendo fazer isso) alérgico como a mae… a minha sogra teve a capacidade de falar que o olho azul dele é igual o da avó dela. … mas isso nada tem a vem com o fato de eu, a MÃE dele ter olhos azuis e metade da minha família. … mas é igual da dela, da cunhada, do primo, do tio, da pqp dela…
    Aparecer sem avisar tb é de matar… eu ja pedi pra não fazer isso, pq eu posso estar descansando com o bebê ( que ta difícil de dormir a noite) ou posso estar com uma amiga q querer conversar a vontade ou posso não estar afim de fazer sala pra ninguém. … agora o q ela faz??? Usa o pretexto de buscar meu marido no trabalho e quando abro a porta dou de cara com ela…e liga 7:30, 8 da manhã sendo que sabe que é a hora q as vezes o bebê me deixa dormir um pouco…( mesmo eu já pedindo pra não ligar antes do meio dia) …. é ouvir que ele ta sempre dormindo, tem que ficar acordado pra ver a vovó….ai eu falo: vem as três da manhã que ele ta acordado…quem fica c ele sou eu mas ninguém quer ficar c o bebê a madrugada toda tentando fazer dormir…. agora NADA me dá mais raiva do que falar com o meu filho com voz de retardada como ela faz… já falei q é homem não tem que ficar falando com nhe nhe nhecom vozinha falando errado e fininho…. é ela faz so pq sabe q eu não gosto…

  220. Paula Garcia

    Acho que todos os comentários se encaixam pra mim detesto quando os outros ficam falando que minha filha parece com as tias ou seja la com quem for.
    Quando eu passo tempo encinando ela fazer alguma coisa e quando chega na casa dos outros ela faz o que eu ensinei e eles acham que ela aprendeu sozinha. Isso ne deixa muito nervosa

  221. Vik

    Nossa me identifiquei em várias situações citadas.
    -Pessoas que não lavam as mãos e pegam o bebê, principalmente as que fumam.
    -Aquelas que insistem em ficar beijando a mão da criança mesmo você dizendo que o bebê está na fase de colocar a mão na boca. Além daquelas que ficam agarrando a criança e beijando como se o mundo fosse acabar aquele dia. A criança chega a ficar com o rosto babado.
    Ainda acrescento mais alguns itens:
    -Na hora em que você está amamentando ou dando mamadeira a pessoa fica com a máquina fotográfica colada em você pra tirar foto da criança, díspara o flash na sua cara e não se toca, afinal ficamos invisíveis. O pior é vc já ter falado que a criança precisa de sossego pois se distrai e mesmo vendo que o bebê parou de mamar a pessoa continuar fazendo.
    -A pessoa subir em cima da sua privada pra ficar tirando foto da criança na hora do banho. Além de toda vez achar que o banho é um show de tango pra ficar a plateia assistindo
    -Quando estou amamentando e o bebê às vezes para de mamar, a criatura ficar falando que acha que ele não quer mais mamar no peito.
    -você chegar na casa da pessoa e esta sair empurrando o carrinho do seu bebê e nem ao menos te cumprimentar e achar que isso é ok por você ter se tornado mãe e estar em segundo plano.
    -Ir na sua casa quando o bebê é pequeno, chegar tarde, comer e nem ao menos tirar o prato da mesa.

  222. Cristiane

    Odeio quando estranhos ficam tocando nele hoje fui em uma loja estavo procurando um brinquedo pro bebê aí um homem com uns 56 anos cabelos brancos alto gordo foi até o carrinho do bebê e ficou apertando as bochechas dele na maior intimidade eu larguei tudo é fui lá ver de perto com vontade de chingar bater ….. mas respirei fundo e fiquei seria aí depois ele ficou rodeando próximo do bebê fiquei só observando ……o motivo é por que não conheço não sei quais são as intenções hoje em dia tem gente roubando crianças têm pedófilos tem gente porca que não lava as mãos enfim é complicado …… poderia tbm ser uma pessoa do bem mas a presença daquele homem me incomodou e me deixou irritada sigo minha intuição e a voltade era de mandar ele pra pqp

  223. Cristiane

    Odeio que pessoas estranhas toque em meu filho principalmente se ficar cheio de intimidade apertando bochechas e tal …..da vontade de dizer fio quem é vc nunca te vi vc me conhece ? Conhece meu? Não então menos ! Pode ser uma pessoa do bem mais Vai saber quem é se é um mal caráter……. um pedófilo… um ladrão de crianças Deus me livre estou revoltada até agora com o atrevimento

  224. Anne suellem

    Odeio quando pegam as coisas da minha filha sem pedir, quando eu vou ver a pessoa tomou de contar. Eu não surto!!!!

  225. Ingrid

    Minha sogra me deixou quase louca esses dias, pois cai na besteira de dizer pra ela que meu bebê ficava até 4 dias sem fazer cocô (o Pediatra disse ser super normal ficar até 7 dias) Ela disse que não aceitava isso, que o bebê tinha que fazer todo dia. Até no grupo de whats da família ela falou sobre o cocô do MEU filho. Sem falar no particular.

  226. Cristiane talita

    Eu odeio quando a minha sogra que não cria o meu filho ensina ele a chama lá de mãe.

  227. katiane

    gostaria de saber porque nossos filhos tem o abito de pegar nos mamilos
    nunca vi coisa tao chata ja fiz de tudo e o meu filho nao para com isso.

  228. Patricia

    Meu Deus,todas passamos pelas mesmas situações.
    Acho que o pior de tudo e o tal de comparar tudo com a família do pai,como se não tivesse mãe e a mãe não tivesse família. Tirar nossa autoridade,ou seja,ensinando desrespeitar é gente vamos combinar, só Pq é tua acha que tem o direito de arrancar a criança do seu colo,achar q a criança só ri e faz as coisas com ela.
    Essas coisas me dão gastura

  229. Dani

    no meu caso tbm… afffs.. ela realmente eh a cara do meu marido…
    mas, nossa!! ela nao se parece nenhum pouquinho com vc… toda hora…enche o saco!

    ficar dando palpite quando eu nao pedi 😠😠😠
    por que? por que? porque? aff me tira do serio!

  230. Lia

    Ri muito.. e vejo o quanto sofremos.. pior a minha sogra e a cunhada.. ambas falaram por um bom tempo que meu filho não parecia filho do meu marido (meu marido eh japones) e eu loira de olhos claros.. nem preciso dizer que o bebe nasceu de olhos azuis e lindo!! Na epoca eu so ria, mas depois isso comecou a me irritar e comecei a dar fora. hoje ngm fala isso e se falarem nao vai prestar.
    Cada uma neh..

  231. Ana

    O meu filho é realmente a cara do pai. Que também é a cara do pai dele. Quando o meu filho nasceu e a minha sogra foi visitar no hospital disse para quem quis ouvir: “Ahhhh é mesmo a minha cara!! (a cara dela….)”

  232. Berenice

    Pegar o nénem semlavar as mãos..raiva..

  233. Débora

    outra coisa que a maternidade detesta, é que a sogra queira que o bebê vá visitá-la todo dia! aff

  234. Dani

    O pior de td mesmo é a chata da sogra e as CUnhadas achando que sabem melhor do que vc! Não tenho paciência…

  235. Rivia

    estou gestante e odeio quando alguém da pitaco nas coisas que quero fazer. O filho vai ser meu eu compro o que eu quiser!

  236. Mari

    Muito chato quando chegam na sua casa para visitar a qualquer hora. Faz brincadeiras sem graça ( do tipo, nossa mais ele não está com calor , fome, frio. Essa mamãe é doida mesmo) gente isso me deixa com muita raiva. Ou quando simplesmente chega, nem senta, já pega seu filho no colo e fala ( vamos dar uma voltinha) nem pergunta se pode.Muito estressante haja paciência .

Deixe seu comentário