Alimentos para prisão de ventre em bebês e crianças

alimentos para intestino preso em criancasIntestino de bebê ou criança preso é uma tristeza. Os bichinhos sofrem prá caramba. Hoje em dia, o Léo não sofre mais com esse problema, mas quando era bebê, recém nascido, foi um horror. Ele praticamente não fazia cocô (sintoma da APLV dele) e como ele ainda não se alimentava de nada a não ser leite, o negócio ficava pior ainda. Basicamente, não tinha muito o que fazer, não tinha o que dar, e toda vez que vinha uma crise de intestino preso muito forte, era ao pediatra que eu tinha que recorrer.

Mas depois que a criança já se alimenta de sólidos, nós mesmas podemos equilibrar a dieta dos pequenos de forma a soltar um pouquinho o intestino deles. Basicamente, o que eu tenho percebido sobre o assunto é que há duas formas de fazer isso: uma é oferecer alimentos já reconhecidos por suas propriedades laxantes e a outra é prestar atenção à reações dos nossos pequenos e identificar quais são os alimentos que fazem com que o intestino deles trabalhe melhor.

Assim, abaixo, trago uma lista de alimentos que são reconhecidos por soltarem o intestino das crianças (e adultos) e outros que não são tão conhecidos assim por essa função, mas que aqui em casa tem um efeito ótimo. Quem quiser, também pode deixar nos comentários abaixo a lista dos alimentos tem sido utilizado nas suas casas para esse fim. As demais mamães agradecem.

Frutas:

  • Ameixa seca: acho que é o alimento mais reconhecido por soltar o intestino. Ele pode ser oferecido através de chazinho, quando o bebê é menor (Modo de preparo: deixar duas ameixas de molho num copo de água de um dia para o outro), ou a própria fruta mesmo, quando o bebê já se alimenta de sólidos.
  • Mamão: depois da ameixa, outro famoso por soltar o intestino é o mamão.
  • Manga: também ajuda a soltar o intestino. Com o Léo, é tiro e queda. Funciona muuiiito!
  • Laranja: é reconhecida por seus efeitos laxantes, mas no Léo não tem muito resultado.

Fibras:

  • Aveia: também possui propriedades laxantes e aqui a dica é oferecer junto com mamão (cuidado ao oferecer com banana, pois a banana é conhecida por prender o intestino).
  • Linhaça: também pode ser misturada a alimentos laxativos para  potencializar os seus efeitos.

Grãos:

  • Feijão, lentilha, ervilha: são conhecidos por funcionarem como laxativos também.

Legumes:

  • Milho verde: aqui em casa funciona como um laxante e tanto! E várias amigas também já me relataram o mesmo.
  • Cenoura: aqui também funciona como laxante, apesar de não ser um legume reconhecido por possuir essa propriedade.
  • Abóbora: também tenho percebido que, quando o Léo come abóbora, o intestino dele fica, digamos assim, mais animado (PS: mas nem o efeito da bóbora, nem o da cenoura, se equiparam ao poder do milho. kkkk!)

Sementes:

  • Gergelim: tem ótimo efeito laxante.

Óleos/azeites:

  • Azeite de oliva: tem um excelente efeito laxante sobre o intestino do Léo. Não sei dizer se é famoso por ser um alimento laxativo, mas aqui em casa funciona muito bem para esse fim.

Água:

  • Muitas vezes, a criança está com intestino preso por falta de água no organismo. Por isso, sempre que você estiver enfrentando esse problema, ofereça muita água ou outros líquidos.

 

Importante:

  • Antes de oferecer aveia e linhaça para seu filho, cheque com o pediatra se ele autoriza a inclusão desses alimentos na dieta da criança.
  • Crianças que mamam apenas leite materno podem ficar períodos maiores sem evacuar sem risco à sua saúde. No caso de dúvidas sobre qual seria esse tempo máximo, converse com o pediatra.
  • Lembre-se que o indicado é a criança alimentar-se exclusivamente de leite materno até seis meses e, depois, contarem com o leite materno na sua dieta até os dois anos de idade. Além de todos os benefícios já conhecidos, isso ajuda no funcionamento equilibrado do intestino.
  • Se a criança se alimenta de fórmula, veja com o pediatra a possibilidade de trocá-la, caso os episódios de intestino preso estejam se tornando frequentes.
  • Faça massagens no abdômen (circular em volta do umbigo) e movimento de bicicletinha com as pernas para auxiliar no melhor funcionamento do intestino.
  • Sempre que tiver na dúvida se o seu filho está com o intestino preso ou não e o que deve ser feito para amenizar ou resolver o problema, converse com o pediatra. Esse post traz algumas dicas, mas somente um profissional poderá dar a orientação adequada.

 

63 comentários

  1. Rack

    O eu bebe ainda nao teve prisao de ventre mas seu post é maravilhoso, ainda mais pra mim que sou mãe de primeira viagem ;)

    Seguindo, retribui?

    bjs
    http://blogmaedocaio.blogspot.com.br/

    1. iluminada

      Procuro ter uma alimentação bem equilibrada com o meu bebê, um dia alimentos com mais fibras, outros menos fibras para não prender e nem soltar o intestino. É muito bom está variando para que o bebê e o organismo tenha o seu equilibrio correto.. Suco de frutas variadas, suco de legumes. Abóbara em forma de suco adicionando umas gotas de limão, couve com melaço de cana e gotas de limão. Desse jeito você consegue ter em casa seu bebê vermelhinho e com saúde. Cuidado com as farinhas processadas!

  2. Tamara

    Acho que a questão da laranja só funciona quando come com o bagaço, não é isso?

  3. Jack

    Estou sofrendo com minha bebe de 2 meses com esse problema.A pediatra ja passou cha de ameixa,suco de laranja lima,cha de erva doce e massagens.Nada resolve.A 20 dias ta so no leite materno antes eu tava complementado com nam.Vou voltar na pediatra essa semana.Estou usando spositorio nela a cada 5 dias,mais e muito sofrido.Bjs pela dica.

    1. micheli

      O leite nam ele e muito conhecido mas ele resseca tente o aptamil1, ou o nestogeno1 eu so uso esse com minha filha desde quando saiu da maternidade

    2. Tatazinhah

      Tenho uma bebê de 4 meses e meio e estou dando mucilon de multi cereais mas queria saber se o de aveia e melhor pra solta o intestino?? Pq desde novinha ela tem o intestino preso ai dava NAN CONF sempre foi muito bom soltava corretamente,mas infelizmente n pude mante lo pois e muito caro ai Muciloon Multi cereais ai apergunta e essa qual muciloon e melhlr p solta o INTESTINO ??por favor me ajudem

    3. Charleide

      Sempre ouvi relatos de mães que davam Nan e os seus bebês ficavam com prisão de ventre, creio que o problema possa estar no leite.

  4. Tatiana Cali

    Uma coisa que deve ser observada também é a individualidade de cada bebê. embora alguns alimentos sejam conhecidos há séculos como laxativos, para algumas crianças eles podem fazer o efeito contrário.
    Meu sobrinho, por exemplo, que sofria com prisão de ventre, quando começou a ingerir mamão piorou e muito e a pediatra disse que algumas crianças realmente fazem o efeito contrário. Hoje ele já pode comer, mas moderadamente, pois se abusar tranca mesmo!
    Parabéns pelas dicas.
    Bjs, Tati.

  5. natalia

    Meu filho tem 5 anos e sofro cm ele, já tentei isso tudo,e só o remédio supositório funcionou ate agora.
    Vou tentar o Tamarine que TB e muito falado..
    Mas vou levar ele no psicólogo pois acho q os motivos são outros.

  6. Dei cha de ameixa pra minha filha mas ela tem so 1 mes sera qe faz mal ou faz bem?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Yasmim!
      Sugiro que você consulte um pediatra, não sei te dizer. Bjs

    2. joice

      mães colocar um ameixa na mamadeira da criança com água para soutar o coco

  7. Flavia

    Já ouviram falar de bertalha, Taioba, são dois tipos de verduras, são otimas para isso. A e água de coco tb é ótimo!

  8. Auzenir Silva

    Boa tarde!
    Adorei as.suas dicas sobre a dieta, mais meu filho tem 8 anos e sofre de prisão de ventre desde bebê, já dei quase tudo que vc citou as vezes funciona e as.vezes não. Eu tenho.uma pergunta: qual o leite adequado para meu filho tomar, o integral ou o desnatado, será que vc pode me ajudar? Bjossss

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Auzenir!
      O ideal é você perguntar para o pediatra do filhote, ele vai saber te dizer o que é melhor.
      Bjs

  9. Luana Ribeiro

    Olá ,eu sou a Luana e eu sofro muito com a minha filhinha ela tem 2 anos e 8 meses e tem prisão de ventre desde que nasceu vivo numa luta diaria pois ate hoje é assim, tds os itens mencionados acima já foram experimentado por mim e mesmo assim é dificil.Faço suquinho de ameixa com mamão ,mamão com laranja manga ai nos ajuda um pouco .
    Fiquem tmb atentas mamãe ao oferecer massa pra seu bebês como cremogema mucilon prestem atenção pois quase perdi minha filha com mucilon ressecou ela de mais sua evacuação parecia pedras saiam muito secas e duras fiquei desesperada pois como saia duro ela tinha que colocar muita força e ficava com outra cor de pele roxa vermelha nossa como sofri mais gracas a Deus tudo isso passou mais fiquem atentas

  10. gisele muniz

    Boa tarde, meu nome é gisele e tenho uma filha de 2 anos e 3 meses ,estamos sofrendo muito,por causa do intestino preso, o meu problema é que ela não come nada de fruta, nada de verdura.
    come o mucilon que ja troquei os sabores mas nada adianta.
    Como a mamae Luana falou que a filha dela piorou muito por causa da mucilon,vou substituir pela aveia.
    Gostei de todas as dicas das mamaes, vou fazer os chazinho para ver se ela toma.

    Bjs mamae.

  11. Lucas Rodrigues

    Olá…. Sou Lucas e tenho uma filha de 1 ano e 3 meses…. E desde que ela fez 4 meses ela vem sofrendo com prisão de ventre… A ponto de que eu tive que vsir até internet… O pediatra nao me ajudou em nada… Farei essas dicas ai em cima… Mas gostaria de saber se tem mais…. Toda vez que ela vem com uma crise dessa ela se machuca e eu como pai me desespero sentimentalmente… Se houver mais por favor me mandem pelo whatsapp…. Obg
    Whatsapp: 021971333294

    1. Macetes de Mãe

      Olá Lucas!
      As dicas que tenho são essa compartilhadas no post.
      Mas outras mamães e papais poderão lhe ajudar através dos comentários :)

  12. Marcia Paiva

    Oi mamaes/papai
    Eu estou começando a sofrer tbem. Introduzi alimentos no meu filho de seis meses e desde então passou da diarreia (sintoma aplv) para prisão total. Estou fazendo tudo que me indicam e vou deixar aqui. Talvez deem mais sorte que eu:
    #Colocar uma Folha de alface pra cozinhar com a papa e dar.
    #Bater ameixa seca, suco de laranja e mamão e dar
    #Colocar uma colher de café com azeite de oliva na papa em todas as refeições.
    #Usar um cotonete embebido com óleo jhonson (uso óleo de amêndoas por que jhonson tem traços de leite) e colocar so um pouquinho no ânus para liberar os gases e ajudar na evacuação.

  13. Jessica Regina

    Olá minha filha tem 2 anos e 6 meses e tem problema de prisão de ventre, já dei óleo mineral com orientação do pediatra, mais não ajudou muito, gostaria de saber qual a quantidade de farinha de linhaça posso dar a ela, e se posso colocar no leite ou em outro alimento. Agradeço se me ajudarem estou desesperada. Obrigado

  14. Robeania

    A minha sobrinha Alice sofre de mais pra fazer cocô as vezes vai para no medico afff o que fazer pra ajudar ela é difícil de comer certas frutas e verduras e legumes

    1. Macetes de Mãe

      Olá Robeania!
      Tente fazer refeições com alguns dos ingredientes que citei, se não der certo o melhor é consultar um pediatra.
      Bjs

  15. Glaucia

    Ola meu filho vai fazer 2 anos e agora ta com esse problema e o que ta ajudando ele nos ultimos dias e o suco de goiaba com mamao.A goiaba prende ,mas deixo o suco fraco e peneuvo de goiaba e o unico que combina com o mamaoai ta dando certo,dou 2a3veses por dia.Espero que possa dar certo com os seus filhos mamaes,boa sorte bjsro o mamao e misturo.O s

    1. Carla

      Gláucia, tente misturar com o mamão cenoura, fica uma delícia o suco, e a cenoura também ajuda no efeito laxativo…

  16. Iris

    Meu Senhor! Achei que só eu sofria com a prisão de ventre da minha filha! Tbm estou com problemas pq minha filha não come frutas, verduras e legumes… 1 ano e 10 meses e já escolhe o que vai comer, nem pressão piscologica resolve. Apelei pra homeopatia vamos ver se resolve! É muito sofrimento, fico apavorada!

    1. Leticia

      Iris, gostaria de saber se deu certo o tratava-me com homeopatia. Estou pensando em fazer isso com a minha filha de 2 anos e 8 meses que também tem intestino preso

  17. Michelle

    Oi gente minha filha tem 4 anos, e desde que ela tinha 2 anos, sofro com sua dificuldade em evacuar. Já dei diversos tipos de laxantes. Éo pior ela ficar até uma semana sem evacuar,fico dando mamão, linhaça, manga e nada.já não sei mais o que fazer. O único laxante que realmente funciona nela éo lacto purga. Não sei o que faço?

  18. victoria

    Oi sera que alguém pode me ajudar estou sofrendo com minha filha de 9 messes com ressecamento já não sei mas o que fazer ! alguma ideia

  19. Alcione

    Lembre se mamãe, que quando comemos muita carne e amamentamos,prejudica tbm o BB,a carne por ser dura eh difícil a absorção.prefira comer frango e peixe, e sempre q da come uma salada de alface lisa,ajuda bastante no intestino da criança

  20. Carla

    Ótimas dicas, adoro o blog. Gente meu baby não tem prisão de ventre, mas às vezes é natural que fique ressecado, uma coisa que uso com ele e o resultado é ótimo é QUIABO, eu não como quiabo, então fiquei surpresa como funcionou tão bem..É algo natural e saudável, e para ele é o melhor laxativo.

  21. Pati

    Oi, tenho uma filha de 1 ano e 11 meses que também sofre com prisão de ventre desde bebê. Ela toma o leite enfamil 2 e come bem frutas e verduras. O q melhorou foi cortar o trigo e derivados da alimentação (mesmo integral) por orientação da pediatra dela q tb é nutróloga. Qdo eu vejo q ela está com muota dificuldade dou um fitoterapico chamado lactulona, ele não vicia o organismo pois não é laxante, só ajuda a amolecer as fezes.

  22. Julia

    Oi mamães! O meu bebe tem 1 ano e 2 meses e desde pequninho passa por fases em que fica trancadinho. Uma coisa que funciona muito bem pra ele é a uva passa, pois ele adora e come quantas eu permitir… Ela tem muita fibra e por isso ajuda muito, normalmente no dia seguinte que ele come o intestino dele já funciona… E além disso ela tem muitos outros benefícios! Espero que funcione pra vocês! Beijos

  23. Alice

    Ola!
    Meu filho tem 1 mes e não faz cocô a 2dias e ele tem muitos gases preso , a pediatra já passou remedio ( Lufital , flagass e simeticona ) e nada funciona . Meu filho sofre muito com isso e eu tambem , como toda mãe não gosto de ver meu filho sofre ..
    Bom .. vou ver se esses alimentos funciona .
    Parabéns pelo post , com essas dicas você ajuda muitas mães

  24. maristela

    Dicas muito bodas

  25. rafaele

    Olá meu filho tem 3 anos é um pouco ressecado,mais depois q voltamos de uma viagem a praia onde pessoas desvonhecidas viram q ele tinha feito cocô na sunga e rirarm ele segura até quando não pode e fica com a mão fazendo o cocô voltar pra dentro e quanto mais ele segura mais duro fica, mais acho q é mais pisicológico do q intestino preso msm. Tenho bastante paciência maos ele sofre com isso.

  26. fabricio

    Boa noite!

    Já tentamos essas dicas,faltando apenas a introdução de mais água. Neste caso, qual seria a medida ideal para um bebe de 9 meses?

  27. Elton

    Mamão papaia, abacate, abobora com carne ou frango picado, uma colher de óleo mineral por dia tbem ajuda soltar…vagem,chuchu,Suco de laranja natural,beterraba entre outros…falo isso Pq uso com meu filho….e em último caso, MINILAX SUPOSITÓRIO…

  28. Luciana Gonçalves

    Boa noite eu tenho um bebê com 1 mês que tb sofre com gases
    Eu dei chá de camomila ,erva-doce
    Luftal,fuxicoria está dado certo
    E estou revendo monjas alimentação
    Espero que isso venha ajudar por e dói ver nosso bebê assim

  29. Paula

    Tenho uma bebê 2 meses hoje faz 5 dias sem fazer côco já dei chá de erva doce e camomila e nada mais ela solta muito pum ela só mama leite marteno o que faço ??

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Paula!
      É melhor você checar com o pediatra da sua bebê.
      Bjs

  30. Dailson prestes

    Olá boa noite, hoje eu e minha esposa passamos um desses problema com a nossa filha 2 anos e dois meses fui para NET e achei vocês, lendo as experiência de vocês observei que esses casos de prisão de ventre e mas, comum nas criança entre dois anos indiantes ou e relativo ?

  31. laiane teixeira

    ola tenho um filho de 5 anos e a mais de 3 que ele sofre com intestino preso, já tentei de tudo, ta sendo acompanhado por um pediatra e nutricionista, mas nada ta resolvendo o problema dele q já passou ate 2 semanas sem fazer coco.. to desesperada por não saber mais o que fazer e nem a quem recorrer.. agradeço se alguém puder me dar uma dica do que fazer.
    obrigado bjos

  32. Josiane Araújo.

    Eu tenho uma filha de 11 meses , ela também sofre muito , pra fazê coco o que ajuda ela um pouco a evacuar e o abacate puro, mais eu não sei se eu posso dar todos os dias, pq ele contém muito gordura.

  33. Luciana

    Faltou Abacate! Aqui em casa é tiro e queda! Uva também é muito bom pra soltar, ou in natura ou o suco integral vendido no mercado.

    Parabéns pelo post! Se eu tivesse visto isso antes sofreria menos! Rsrsrs

  34. Ana

    Uma fruta excelente para ajudar no funcionamento do intestino é o KIWI. Mães, mucilon, farinha láctea, sustagen e todos esses preparados são cheios de AÇÚCAR!! Utilizem a aveia (farelo ou flocos finos). E não esqueçam que a ÁGUA é muito importante na hidratação para o funcionamento do intestino.

  35. Maria Moreira

    minha filha tem 1ano e 5meses e sofre muito com intestino preso,ja não deixo ela comer nada que ajuda pender mais, só que não adianta ela continua sofrendo muito. Oque eu faço?Ela não toma leite e ainda mama no peito.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Maria!
      As dicas que tenho são as que estão no post. Quem pode lhe ajudar melhor é o pediatra da sua filha.
      Bjs

  36. Ana Paula

    Minha pequena tem 1 ano e tbm esta passando por isso.
    Acabei de voltar da pediatra e tirei minhas duvidas. Ela me disse q devo evitar alimentos com farinha( bolachas, bolos.) e ate o Néston, que achei q era bom por conta das frutas, mas o que a pediatra me explicou é q a quantidade de fruta q tem neles e praticamente zero, é só sabor mesmo, ele é na verdade farinha r açúcar, e isso tbm se aplica ao Mucilon.
    Ela recomendou dar frutas( mamão, manga, pêra, ameixa etc..) e tbm alimentos verdes (alface, couve, brócolis etc…), que ajudam o intestino a funcionar melhor.
    E oferecer bastante água ao bebê.
    Espero que com essas dicas ela melhore, e que eu possa ter ajudado outras mães.

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada por compartilhar as dicas, Ana Paula!
      Bjss

  37. nazare lopes

    tou dando mussilon de arroz com aveia sera que e bom ele tem um mês e vinte dias

  38. Aurea

    Minha filha tem dez meses sofre muito pra fazer Coco dou o musilo. Será que e ele que tá prendendo ela. Ela toma o apitamil 3

  39. Carla

    Achei ótima a orientação!!! Com relação à ameixa, queria só deixar uma dica… Eu cozinho a ameixa seca sem caroço com água até ela ficar bem molinha… Passo no liquidificador e faço uma pasta… Essa pasta misturo com banana amassada e dou… E eu mesma como no pão, como se fosse geleia! É ótimo pra intestino preso.

  40. Aureliane

    Olá, o meu filho tem 1 ano e 2 meses, o intestino dele sempre foi regulado, mas a hora q mudei o leite em pó, para o leite de fazenda, prendeu muito. E agora voltei com o leite em pó, mas o intestino continua preso e ele come todas frutas, e ama mamão.

  41. Bibiana

    Meu bebê tem 9 meses e nunca ficou com o intestino preso, quando eu vejo que demora um pouquinho, sigo essas dicas, do mamão, aveia, água, e também uma fruta que não está na lista e funciona com ele: abacate, mas com moderação porque é gorduroso

  42. Karla

    Obrigada pela ajuda.

  43. Solange

    Oii minha filha tem 1ano e 3 meses e agora k aconteceu d ter intestino preso tadinha sofreu muito agora to tentand procura alimentos k ajudem pra funciona bem sem precisa d medicamentos laxantes

  44. andre

    como você da o milho verde para o bebe?

    1. Shirley Hilgert

      Cozinho e tiro da espiga. Aí dou de colher. bjs

  45. Katielli dos Santos Matos

    Essa dieta a cima serve pra crianças de cinco anod?

    1. Macetes de Mãe

      Acredito que sim!

  46. Cristiane

    Oi minhas queridas meu bebê tem 7 meses. Tem 2 meses que começou comer papainha e desde então tem muita dificuldade de fazer coco. Já dei mamão mais não adiantou..o que eu posso fazer?

  47. Rita de Cássia

    Boa tarde, minha filha tinha o intestino preso e desde os 5 meses a pediatra me disse para deixar 5 ameixas de molho de um dia para o outro em 1 litro de água e fazer a mamadeira dela com essa água. Deus super certo, na época Ela mamava nestogeno e nutribom (de cereais que não prende muito).

Deixe seu comentário